Especialista em reprodução humana há 18 anos​, Dr. Fábio Eugênio Rodrigues inaugura nesta quinta-feira (19) a Clínica Medicina Reprodutiva em Fortaleza. A comemoração do espaço conta com um evento científico para convidados e imprensa com presença da Dra. Paula Andrea Navarro, uma das maiores especialistas em ginecologia no Brasil e professora da Universidade de São Paulo (USP). Na ocasião, a médica apresentará as novidades nos tratamentos de subfertilidade na Síndrome do Ovário Policístico (SOP) e também relacionados à endometriose.

Acompanhe na íntegra a cobertura ao vivo da inauguração da Clínica Medicina Reprodutiva:

dr-fabio-eugenio-clinica-medicina-reprodutiva

Em um primeiro momento, Dr. Fábio Eugênio inicia a apresentação da palestra da Dra. Paula Navarro. O especialista reforça a importância de um evento científico para o compartilhamento de informações e técnicas modernas. O assunto da palestra foi baseada nas dúvidas mais corriqueiras de pacientes e também dos leitores do Blog.

dra-paula-navarro-medicina-reprodutiva-dr-fabio-eugenio

Dra. Paula Navarrro inicia sua palestra pontua oss principais aspectos de abordagem de quem quer engravidar, como orientações pré-concepcionais, indução de ovulação por Citrato de clomifeno ou Gonadotrofinas, Drilling Ovariano e, claro, Fertilização in vitro!

dra-paula-navarro-medicina-reprodutiva-dr-fabio-eugenio2

A obesidade é um dos pontos abordados como fator de risco para a subfertilidade. No momento em que busca engravidar, a paciente descobre o sobrepeso aumenta a resistência a indução com CC e aumenta o risco de abortamento e outras morbidades obstétricas. “O ideal é que a paciente tenha o suporte de uma nutricionista para acompanhamento, mas orientações básicas como realizar uma dieta fracionada, reduzir carboidratos e aumentar a frequência da prática de atividades físicas”, explica.

Modificar o estilo de vida é um dos procedimento iniciais na avaliação em pacientes com Ovários Policísticos. Nessa hora fica o questionamento: “Será que a indução a ovulação já pode ser iniciada ou seria melhor realizar uma investigação no ciclo ovulatório da paciente”. A investigação é importante para identificar se a paciente está ou não ovulando necessariamente. Se positivo, a indução se torna desnecessária.

É necessário investigar se o casal tenta engravidar durante o período de pelo menos um ano sem sucesso. A investigação leva em conta:

– História reprodutiva e avaliação ovulação (clínica + progesterona, uma semana antes da menstruação).

– Avaliação da qualidade seminal

– Avaliação de permeabilidade tubária (HSG ou LPSC com cromotubagem).

No processo de indução de ovulação, a ovulação pode ocorrer de 4 a 7 dias após a ingestão do Citrato de Clomifeno, para então ser liberado para a prática de atividade sexual regularmente pelos próximos 7 dias. Se houve a condição da monitorização da ovulação por ultrassom, é possível obter informações como quantos folículos estão crescendo e com está o amadurecimento do endométrio. A análise é importante para identificar quando será iniciada a relação sexual entre o casal.

Na presença de 03 ou mais folículos (17-18mm) existe um risco maior de multiparidade, sendo desaconselhado a relação sexual. Em média, a ovulação com Citrato de Clomifeno ocorre em 60 a 85% da pacientes, endo que a gravidez ocorre de 8 a 15% por ciclo na pacientes. A taxa cumulativa depois de 6 ciclos da dose é de 30 a 50%. A chance da gestação sem indução é de 5 a 7%. E as chances de trigemealaridade é de 0,3%.

A segunda linha de tratamento se a paciente não respondeu ao Citrato de Climifeno é o uso das Gonadotrofinas. Para realizá-lo é necessário a monitorização por ultrassom obrigatoriamente. A aplicação ocorre do 2º ao 3º dia do ciclo menstrual. Atenção: o hCG não aumenta as chances de ovulação, apenas melhora o monitoramento. Da mesma forma, se a resposta for exagerada é orientado a suspensão do tratamento.

momento-duvidas-clinica-medicina-reprodutiva-dr-fabio-eugenio-dra-paula-navarro1

momento-duvidas-clinica-medicina-reprodutiva-dr-fabio-eugenio-dra-paula-navarro2

Após a apresentação, Dra. Paula Navarro abriu espaço para esclarecer as dúvidas dos participantes, utilizando-se de casos reais para exemplificar as respostas.

clinica-medicina-reprodutiva-dr-fabio-eugenio-palestra-endometriosse

No segundo momento inicia-se a palestra sobre a Infertilidade associada à Endometriose. Nesses casos, a especialista informa a importância de avaliar questões como idade, reserva ovariana, tempo de infertilidade, causas associadas, intervenções préviass, custos e condições econômicas do casal. Individualizar cada situação é fundamental.

 

17 Comentários para “Inauguração da Clínica Medicina Reprodutiva”

  1. Olá gostaria de saber onde fica a nova clínica de fortaleza e se Ceuta algum plano de saúde . Meu número para contato e 98785-6963 desde já agradeço

  2. fabioeugenio disse:

    Oi Meyre,

    Fica na Henriqueta Galeno 749, telefones (85) 9.9909.0227 e 3047.8080

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. zildene lima disse:

    Gostariamos dos videos dessa palestra sobre endometriose dr.fábio.
    me interessa muito este assunto.

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Zildene,

    A palestra da Dra. Paula Navarro foi excelente !!

    Em breve vamos disponibilizar no site.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. zildene lima disse:

    DR.FÁBIO.
    DIGAMOS QUE UMA MULHER COM ENDOMETRIOSE CONSIGA OBTER SUCESSO ATRAVÉS DA FIV,A DOENÇA AINDA PODE SER UM RISCO AO FETO NO DECORRER DA GESTAÇÃO?

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Zildene,

    Não traz qualquer risco ao feto durante a gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. Gilcilene disse:

    sou moradora de Macaé RJ , e gostaria de saber ondi tem uma clinica mais proxima de Macaé,e como fasso para entrar em contato.
    Fiz ligadura a 11 anos atras e agora quero ter outro filho,preciso de ajuda por favor,como fasso para entrar em contato com a clinica.

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Gilcilene,

    Existem várias clínicas aí próximo, no Rio de Janeiro.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  9. fabioeugenio disse:

    Oi Gilcilene,

    Existem várias clínicas aí próximo, no Rio de Janeiro.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  10. Olà Dr. Fàbio Eugenio me chamo Vanderlaynni e gostaria de saber como fazer, para uma reversâo de uma Laqueadura que fiz a 6 Anos. Gostaria de saber se è possivèl eu tornar a engravidar e como faço, para maiores informaçoês

  11. Olà Dr. Fàbio Eugenio gostaria de saber, como fazer para um Reversâo de uma Laqueadura que fiz a 6 Anos. Entâo agora estou arrependida querendo ter mais um filho, como faço para saber, se possivèl eu reverter està situaçâo e como. Desde jà obg e deixo aqui meu contato para que possam entrar em contato cmg 987919145 998186879

  12. fabioeugenio disse:

    Oi Vanderlyne,

    Através de exames determinamos se é melhor reversão, ou diretamente a fertilização in-vitro (FIV).

    Para agendar por favor ligue (85) 3047.8080 ou (85) 9.9909.0227

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  13. Daniele disse:

    Boa tarde Dr Fabio,é possível fazer a escolha do sexo numa inseminação.

  14. Josenilda disse:

    Doutor somos de Salvador, O senhor tem alguma clinica na cidade?
    Qual a mais próxima?

  15. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    Existe uma técnica de separação seminal (microsort), mas que ainda não está disponível no Brasil.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  16. fabioeugenio disse:

    Oi Josenilda,

    Em Salvador te indico as clínicas Cenafert e IVI.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  17. Inaugurada ha um ano, a Clinica utiliza tecnologia de ponta, comparada com os melhores centros de fertilizacao assistida existentes no mundo. Alem disso esta localizada em um local de facil acesso, com estacionamento proprio, que proporcionam maior comodidade para seus pacientes.

Deixe uma resposta

Mensagem