Uma mulher de Orlando, EUA, tornou-se a mulher mais velha em relato científico a dar à luz após a fertilização in-vitro (FIV) utilizando seus próprios óvulos, em ciclo a fresco. Detalhes do seu tratamento foram relatados em publicação na revista Fertility Sterility, da American Society of Reproductive Medicine (ASRM) em maio de 2014.

Belinda Slaughter, que tinha idade de 46 anos no momento do tratamento, engravidou depois que os médicos transferiram quatro embriões criados usando seus óvulos, e espermatozoides de seu marido. Um embrião se implantou com sucesso e Belinda deu à luz um menino em setembro passado. A notícia foi anunciada pela clínica responsável pelo tratamento, Fertility CARE , em Orlando , Flórida.

“De um modo geral, as opções para mulheres com subfertilidade em seus 40 e poucos anos, notadamente após 43 anos, têm sido limitados a tratamentos de FIV com óvulo-doação, ou mesmo a adoção ” , disse médico da Fertility CARE, Dr. Mark Trolice . “Mas a maioria das mulheres preferem ter um filho biologicamente relacionado (com seus próprios óvulos”.

A mãe esclareceu que não tinha nenhuma pretensão de quebrar algum paradigma e só queria ter um filho. “Dr. Trolice esclareceu que por causa da minha idade, eu tinha apenas uma chance em torno de 1 a 2% de conceber , mas ainda assim eu queria tentar ” , disse ela.

Uma mulher na Índia é a mãe mais velha, através de tratamentos, do mundo atual, dando à luz uma filha com a idade de 69 anos , através de FIV com óvulos doados (relato publicado em 2008) . A mulher mais velha a ter concebido naturalmente é uma mulher britânica de 59 anos, Dawn Brooke, em 1997.

Dr. Richard Paulson , da Universidade Keck School of Medicine do Sul da Califórnia , disse: “O que é notável sobre este caso não é exatamente a idade da mãe, e sim a idade do óvulo, que tinha 46 anos”.

Já houve outros relatos de mulheres mais velhas a conceber com óvulos armazenados (congelados), mas com óvulos a fresco nesta faixa de idade foi o primeiro publicado na literatura médica.

A subfertilidade tem relação direta com a idade feminina, já que número de ovos diminui, e existe aumento dos riscos de anormalidades cromossômicas. A redução mais significativa na fertilidade nas mulheres é visto a partir dos 35 anos .
“De maneira alguma uma mulher deve usar este exemplo para adiar a fertilidade até idades maiores”, disse o Dr. Trolice .”Após os 40 anos de idade , as mulheres enfrentam enormes obstáculos para engravidarem, e os riscos de complicações ficam maiores a cada passo do caminho”.

Mães mais velhas enfrentam riscos maiores de aborto, e outros problemas de saúde para a mãe e o bebê . A gravidez de Belinda Slaughter não foi sem complicações: foi necessário cerclagem (sutura do colo do útero) para manter o bebê no lugar, e ela foi permaneceu internada no hospital por dez semanas. A criança nasceu por cesariana pesando 1580 g, com 31 semanas e meia de gravidez, ou seja com prematuridade importante.

Belinda disse que seu conselho para mulheres que estão se aproximando do seu final de vida reprodutiva (por volta de 40 anos) é que congelem seus óvulos, caso não sejam casadas ou não se sintam preparadas ainda para engravidar. Este cuidado pode tornar o processo mais fácil futuramente. E ela ainda diz que não desistam se realmente querem ter um bebê.

Esperamos que tenham tido uma ótima leitura. Até o próximo post!

217 Comentários para “FIV: mulher engravida aos 46 anos com seus próprios óvulos”

  1. rubenita almeida chaves costa disse:

    tenho 42 anos e não tenho mais as trompas, quero fazer uma inseminação (FIV) quais são minha chance? quero muito engravidar.

  2. fabioeugenio disse:

    Oi Rubenita,

    O tratamento necessário é a fertilização (FIV), e não a inseminação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. Eli disse:

    Tenho 42 anos, tirei um ovário com um cisto, e também as trompas, queria muito engravidar, será que consigo através da fertilização? Onde poderia fazer aqui em SP? Já sou mãe, mas estou em outro relacionamento e meu parceiro não tem filhos.

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Eli,

    Se você tem um ovário restante, pode sim fazer a FIV.

    Para indicações de clínicas acesse o site da sociedade brasileira: http://www.sbra.med.br

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. Marcia disse:

    tenho 46anos por causa de endometriose fiz a retirada do meu utero aos 36 anos.
    Me casei em 2011 e meu marido deseja ter um filho.
    O que fazer?
    E possivel fazer uma FIV e buscar uma barriga de aluguel?
    Sera q tem uma chance pra mim??

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    É possível sim, mas com doação de óvulos + útero de substituição.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. lurdes da silva disse:

    Doutor estou na minha 3 fiv e estou no oitavo dia ,mas hoje fiquei muito nervosa, gostaria de saber se isso atrapalha, coloquei 3 embriões de 8 celulas será que tenho chances.
    no 3 e 4 dia tive cólicas leves e no sétimo dia tive cólica um pouco mais forte o que significa.

  8. lurdes da silva disse:

    Doutor hoje no 9 dia após colocar o embrião tive um sangramento e um pouco de cólica estou preocupada isso é normal faltam 3 dias para fazer o beta
    esqueci de falar tenho 36 anos será que tenho chance de engravidar.
    obrigado.

  9. fabioeugenio disse:

    Oi Lurdes,

    Suas chances são ótimas, pois os embriões parecem estar de boa qualidade.

    E os sintomas são inespecíficos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  10. fabioeugenio disse:

    Oi Lurdes,

    Você tem chances sim, e discretos sangramentos podem ocorrer neste período.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  11. JUCIARA disse:

    tenho 22 anos de laqueadura feito no umbigo , tem chances do meu pro pio corpo rejeitar a laqueadura , com o decorrer dos anos ?

  12. JUCIARA disse:

    vejo muito falarem sobre mulheres que engravita depois de muitos anos feito laqueadura!! e eu não sei se fui amarrada ou cortada , nao sei como e feito esses procedimentos umbilical !

  13. fabioeugenio disse:

    Oi Juciara,

    Possibilidade existe, mas é muito raro ocorrer.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  14. JUCIARA disse:

    obrigado Dr: Fabio!!

  15. Nilza Barros disse:

    Olá Dr: Acabei de fazer 46 anos e tem 19 anos q eu fiz a laqueadura pelo umbigo. tive minhas duas filhas normal antes. Ha uma possibilidade de fazer a reversão?
    Obrigada!

    Nilza

  16. fabioeugenio disse:

    Oi Nilza,

    As chances com a reversão são muito pequenas. A melhor opção é a FIV com doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  17. Alessandra Campos disse:

    Bom dia!

    Tenho 42 anos, estou no meu segundo casamento e quero muito engravidar mais fiz uma ligadura de trompas a 17 anos atras posso fazer a fertilização. Poderia me indicar aqui no Rio de Janeiro uma clinica para esse procedimento.
    Atenciosamente.
    Alessandra Campos.

  18. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    Você pode engravidar sim através da FIV. No site da SBRA você encontra clínicas credenciadas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  19. maria disse:

    Congelar os ovulos é para quem tem dinheiro, esses tratamentos de fertilização também é para quem tem dinheiro, não é para pessoas humildes, sem contar que são tratamentos preconceituosos que limita sua utilização por pessoas sem recursos financeiros é de mais idade.

  20. GENI disse:

    OLA FOI RETIRADO MINHAS TROMPAS GOSTARIA MUITO ENGRAVIDAR A POSIBILIDADES

  21. Reinaldo Oliveira disse:

    Dr.
    Minha esposa fez laqueadura no primeiro casamento, fizemos a recanalização tubaria mas teve resultado esperado pois uma da trompas tem uma obstrução e a outra esta passando muito pouco,ela tem 41 anos e possível engravidar, e quais as chances de sucesso com a fiv utilizando os óvulos próprios.

  22. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Concordo com você que são tratamentos caros. Existe uma luta antiga da Sociedade Brasileira de Reprodução para aumentar os centros que oferecem tratamentos pelo SUS (ainda são muito poucos no Brasil).

    Em muitos países, os tratamentos são custeados pelo governo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. GISELE disse:

    Dr.Fábio , tenho um relacionamento homoafetivo, e minha companheira tem 42 anos e faz o controle de um pequeno mioma, é possível ela inseminar meu óvulo e ter uma gestação tranquila? queremos fazer isso daqui 2 anos ela vai estar com 44 anos , fico muito preocupada pois tenho muito medo que possa acontecer alguma coisa com ela ou com o bebê.

    abs.

  24. dheni disse:

    Tenho 43 anos e nunca tive filhos,será que ainda posso fazer FIV com os meus óvulos?

  25. fabioeugenio disse:

    Olá Geni,

    Existem ótimas possibilidades de gravidez pela FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Reinaldo,

    Existem ótimas chances neste caso através da FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  27. fabioeugenio disse:

    Oi Gisele,

    É possível gravidez sim, com controle obstétrico rigoroso (pré-natal).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  28. fabioeugenio disse:

    Olá Geni,

    É possível sim, a depender de sua reserva ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  29. sandra disse:

    É verdade este tratamento e só para quem tem um situação financeira boauma situação financeira boa pobre não faz e eles tem preconceito da idade tem que ter ovulos doador pos eu com 43anos não pode ser com meus próprio ovulo estou revoltada

  30. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Aos 43 anos você pode tentar sim com seus próprios óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  31. Maria disse:

    Sou grata por responder minhas 2 perguntinhas, coisa rara hoje em dia para médicos que tem muitas responsabilidades diárias,um abraço!!!!

  32. Marcela disse:

    Dr. Fiz 2 fiv (2013 e 2014). Não deu certo. Não se sabe os motivos, segundo a clínica. Essa informação procede? Será que devo fazer a 3° vez? Tenho 43 anos. Tenho miomas fora do útero.

  33. fabioeugenio disse:

    Oi Marcela,

    Acho que deve tentar novamente sim. Através de exames pode-se tentar definir se houve alguma causa para os insucessos anteriores.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  34. ivone disse:

    tenho 45 anos, gostaria de saber se tenho chance de engravidar fazendo fertilização.

  35. Chris disse:

    Oi , ano passado eu engravidei, fiz uma inseminação cadeira com meu melhor amigo, na primeira foi um sucesso , mais infelizmente tinha que fazer um aborto, pois a minha bebê estava sem celebro , o meu médico disse q isso acontece raramente , acabei de fazer 43 anos , e estou pronta emocionalmente para engravidar de novo, gostaria de saber se tenho chances de engravidar fazendo fiv usando meus próprios ovulos ??? Obrigado

  36. veronica disse:

    Olá Dr.
    tenho 44 anos, tive quatro filhos saudáveis, minha laqueadura ocorreu há 17 anos. hoje casada com um homem maravilhoso e sonhamos e ter nosso filho sem doação de óvulo é possível?

  37. simara2014 disse:

    Olá. Tenho 27 anos e tive uma gravidez ectópica 2013 .depois de alguns meses esta tentando engravidar sem sucesso .Fiz a hister e contou que minhas trompas sao obstruida .entrao optei pela fiv .fiz o exame antimuliriano e constou que tenho baixa reserva ovariana o resultado foi 0.30 repeti um mes depois deu 0.10 quais sao as chance de engravidar com meus ovulos?obrigada.

  38. fabioeugenio disse:

    Oi Ivone,

    Pode sim, mas a chance maior é com óvulos doados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  39. fabioeugenio disse:

    Oi Chris,

    Há chances sim, a depender da qualidade dos embriões formados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  40. fabioeugenio disse:

    Oi Verônica,

    A chance é baixa, mas existe sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  41. fabioeugenio disse:

    Oi Simara,

    Pelo anti-muleriano sua reserva é realmente baixa, mas é preciso fazer também a contagem de folículos antrais pelo ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  42. Cley disse:

    Ola, Dr,tenho 41 anos,tive um aborto em 99 devido uma rubéola,e até hj não consegui engravidar, somente hj tive uma noticia que meu ovários esta diminuindo e minha menstruação esta no final? eu quero saber como posso engravidar,pois soube tbm. que tem que ser com óvulos doado. Quero saber se há possibilidade de uma gravidez e se minha irma pode ser doadora, Porem ela ja fez laqueadura. Socorro me ajude???

  43. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    A doação oferece ótimas chances no seu caso, mas a doadora tem que ser anônima.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  44. Adriana disse:

    Oi doutor
    tenho 42 anos, uma filha de 19 anos e há 2 anos atrás tive um aborto espontâneo. Tenho miomas: submucoso com 2,5 cm e um intramural com menos de 2 cm. O especialista em reprodução humana disse que tenho que retira-los por vídeo. Meus exames hormonais estão ok? Tirando esses miomas quais são minhas chances, visto que esse ano completo 43 anos em maio?

  45. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    As chances naturais são baixas, mas você pode fazer algum tratamento para engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  46. disse:

    Oi doutor, tenho 27 anos e meu marido 30, vamos fazer a vivem abril desse ano,por motivo de espermograma de baixa quantidade foi indicado esse tratamento,eu não tenho problema algum. Qual nossa hance de sucesso para p nós, obgda.

  47. fabioeugenio disse:

    Oi Débora,

    As chances são excelentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  48. edileuza disse:

    vou fazer agora em março 44 anos nunca tive filho, pois evitei fui a um especialista em reproduçao humana fiz os exames deu tudo certo não tenho nenhum problema a medica passou os medicamentos para da inicio ao tratamento na procima mestruação quais minhas chances de ter uma gravidez com susseso

  49. Ana Paula disse:

    Olá Doutor, tenho um filho de 8 anos que teve centralização fetal devido à uma insuficiência placentária, engravidei pela 2a.vez e abortei com 7 semanas devido à oligrodamio severo, engravidei pela 3a.vez, detectamos que o bebê teria sindrome de down através da amnoncentese e com 34 semanas minha bebê teve morte intrauterina. Existe algum tratamento que eu posso gerar outro bebê com saúde e sem os riscos passados anteriormente? Tenho 40 anos. Obrigada desde já.

  50. fabioeugenio disse:

    Oi Edileuza,

    Em torno de 5 a 10% de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  51. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    Deve-se pesquisar a síndrome anti-fosfolipídio. E em relação ao risco genético, o tratamento preventivo é a FIV com análise genética (PGD).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  52. edileuza disse:

    Olá Doutor sou edileuza tenho 44 anos nunca tive filhos pois evitei tenho uma vida saudavel meus isames que fiz deu tudo certo a minha medica disse que vou fazer a vertilização invitro quais as chances de ter uma gravidez com susseso

  53. fabioeugenio disse:

    Oi Edileuza,

    A chance de gravidez é em torno de 10%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  54. Isabel disse:

    Tenho 46 anos gostaria de saber se posso engravidar a esta idade obrigada

  55. fabioeugenio disse:

    Olá Isabel,

    Pode sim. O tratamento indicado é a FIV com doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  56. REGIANE SOUZA disse:

    Oi doutor tenho 32 anos e fiz uma laqueadura já faz sete anos gostaria de saber se posso fazer a FIV pois estou no meu segundo casamento e se posso engravidar com meus próprios óvulos.

  57. fabioeugenio disse:

    Oi Regiane,

    Pode sim fazer a FIV com seus próprios óvulos. As chances de gravidez são ótimas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  58. luciana souza disse:

    ola dr,estou com 42 anos ,meus ultimos exames terão alteração no me TSH e o LH,que nem sei o certo ,so que em outro deu nao muito alto,meus ovarios estavam menor ate uns anos atras agora deu normal.estou com duvidas pois meu medico me falou que so por ovos doados.e ai e possivel com os meus ovos?que remedio eu posso tomar para me ajuda ,

  59. luciana souza disse:

    o meu fsh deu116,15 lh 72,84 e o outro28.87 lh 7,48

  60. dora disse:

    Oi, tenho 46 anos e engravidei sem tratamento aos 44, mas tive um aborto espontanio. gostaria de saber se ainda tenho chance de ter uma gravidez natural?

  61. Elaine disse:

    Oi dr. fiz tratamento para FIV, meus 2 embrioes foram para analise e deram alteracao no cromossomo 16,18 e 19. Se eu tentar de novo sera que consigo ter embriaoes saudaveis ou nao?

  62. Rodrigo disse:

    Dr. Bom Dia,

    Gostaria de saber quais as chances de uma mulher de 48 anos, que não mestrua a 3 anos, engravidar de forma natural?

  63. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Somente com avaliação criteriosa de sua reserva ovariana pode-se decidir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  64. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Realmente seus exames hormonais estão muito alterados, e pode ser melhor tentar com óvulos doados. Mas só com avaliação clínica completa para definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  65. arlete disse:

    Oi dr.eu acabei de entrar na menopausa ,tenho 44 anos e uma filha de 20, não tenho nenhum problema uterino e gostaria de saber se eu poderia fazer uma inseminação utilizando os óvulos da minha filha.

  66. fabioeugenio disse:

    Oi Dora,

    Há chance sim, mas muito baixa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  67. fabioeugenio disse:

    Oi Elaine,

    Pode conseguir embriões saudáveis sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  68. fabioeugenio disse:

    Oi Rodrigo,

    É extremamente raro.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  69. fabioeugenio disse:

    Oi Arlete,

    Você pode engravidar na FIV com doação ovular. Mas a doação tem que ser anônima, não pode ser sua filha.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  70. Raquel disse:

    Boa tarde, Dr. Fabio!

    Tenho 42 anos e fiz uma FIV em junho do ano passado, 2014, que não deu certo. Não houve evolução embrionária. Gostaria de entender melhor porquê o embrião não fixou no útero. Também, gostaria de saber se há possibilidade de engravidar naturalmente ainda, sendo que meu marido possui espermatozóides de baixa motilidade. Grata.

  71. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Somente com consulta e análise dos exames podemos definir o melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  72. alessandra disse:

    Dr. tenho 39anos e minha histero deu trompas elevadas e na trans só tinha 3 óvulos pequenos medindo 2,1×1,8×1,8 com volyme de 2,3 cm e com foliculos recrutados fui informada por um especialista que só engravido por FIV e que meus óvulos ñ dava sócom ovodaçao, isso realmente procede?

  73. alessandra disse:

    corrigindo ovarios pequenos com aquela medida e foliculos recrutados, conclusao adenomiose miometral e ovarios reduzidos

  74. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    Mesmo com reserva ovariana baixa, você pode tentar inicialmente com seus óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  75. maria aires disse:

    Dr. Fábio.
    Tenho 45 anos. Fiz 2 videolaparoscopia miomas e 1 retirada de polipo. do utero. Com isso obstrução das trompas. Ainda estou ovulando. Outro fator não tenho doador do espermatozoides. É possivel a FIV? Há fatores de risco para a idade? E sobre o doador do espermatozoides?

  76. Bian disse:

    Dr tenho 35 e 4 meses qual a minha chance de engravidar através da fiv meu marido tem pouquíssimo espermatozóides no ejaculado porém ele fez os exames de genética e deu td certo

  77. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    A melhor chance é a FIV com doação ovular. E você pode conseguir espermatozoides em um banco de sêmen.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  78. fabioeugenio disse:

    Oi Bianca,

    Formando bons embriões, a chance é em torno de 50 a 60%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  79. Laudelina Fernandes Meira disse:

    Olá, doutor Fábio, tenho 43 anos e logo farei a 2º fiv, nunca engravidei. Retirei vários miomas e um pólipo, ano passado. Estou fazendo reposição hormonal, tsh 8.60, progesterona 79, FSH 11.4. Esposo com 41anos,oligospermia grave, baixa motilidade. Quais são as minhas chances.

  80. fabioeugenio disse:

    Oi Laudelina,

    Depende da qualidade dos embriões formados, sendo em média 20%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  81. Regiane disse:

    Olá dr. Fábio.
    Tenho 43 anos, três filhos adultos e estou no segundo casamento. Meu marido não têm filhos.
    Nunca tive nenhum peoblema ginecológico, nada de cistos, miomas… Fiz exames recentemente (ultrassom, fsh, lh, transvaginal) e está tudo bem. Existe margem de porcentagem de eu engravidar, de sofrer um aborto ou gerar um bb com algum problema?

  82. ana lucia oliveira disse:

    Oi tenho 45 anos nuca fiquei gravida, nunca tive problemas genecologicosas não consigo engravidar sera que posso no método normal gostaria muito de ser mãe!!!

  83. Mari Ariadne disse:

    Ola Dr. Fabio
    tenho 44 anos já fiz uma FIV em 2004 e tenho uma filha de 10 anos, tenho embriões congelados da mesma época. Posso fazer transferência com a minha idade, qual a minha chance de gestação de uma criança saudável

  84. rosilene disse:

    Tenho 39 anos fiz laqueadura de trompas gostaria muito de engravidar novamente, como faco , se tem como usar meus ovulos, me responde gostaria muito de saber

  85. fabioeugenio disse:

    Oi Regiane,

    Depende do resultado de seus exames clínicos, e de seu marido. Consulte um especialista para avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  86. Eli Martins disse:

    Olá Dr. Fábio.

    Tenho 45 anos e nunca tive filhos. Ano passado fiz uma cirurgia para retirada de miomas no útero e gostaria de engravidar. Fiz diversos exames não apareceu nenhuma irregularidade. FSH 12, LH 10,4, ambos fase folicular. Progesterona 721, prolactina 17 (ambos fase lutea). Não tenho diabetes, pressão alta, obesidade ou qualquer doença.
    Quais as chances de obter sucesso na gravidez, utilizando meus próprios óvulos e os riscos do bebe nascer com problemas….
    Gostaria de usar os meus óvulos, mas temo estar cometendo uma irresponsabilidade.
    O espermatozoide será de doador.

    .

  87. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Lúcia,

    As chances naturais na sua idade são muito baixas. Consulte um especialista para tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  88. fabioeugenio disse:

    Oi Ariadne,

    A chance é muito boa pois considera-se a qualidade de quando foram congelados (você tinha 33 anos).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  89. fabioeugenio disse:

    Oi Rosilene,

    É possível sim fazer a FIV com seus próprios óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  90. fabioeugenio disse:

    Oi Eli,

    As chances com seus óvulos são em torno de 2 a 5%.

    O risco genético (cromossômico) é em torno de 5%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  91. Eli Martins disse:

    Muito obrigada, Dr. Fábio.

  92. Elvina Nunes Cruz disse:

    Olá Dr.

    Tenho 49 anos e dois filhos, liguei as trompas aos 24 anos, eu e meu
    marido queremos ter mais um filho,só que com meus próprios óvulos.Fiz
    exames ginecológico e está tudo bem, estou menstruando normalmente
    será que é possível?

  93. fabioeugenio disse:

    Oi Elvina,

    As chances são muito baixas. O ideal realmente é a FIV com doação de óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  94. Dulce disse:

    Olá doutor tenho 46 anos meu marido não tem filhos quero engravidar mas fiz laquiadura a 27 anos quais são as chances? Muito grata!

  95. fabioeugenio disse:

    Oi Dulce,

    Você tem ótimas chances de gravidez pela FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  96. celestina cuononoca disse:

    Tenho 46anos quero engravidar sera que
    tenho chances .

  97. fabioeugenio disse:

    Oi Celestina,

    As chances naturais são baixas. Existem boas chances pela FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  98. lili disse:

    Oi dr tenho 46 anos fiz fertilizaçao em vidro com ovulos doados tem 18 dias hoje o primeiro beta deu negativo mas vou ter que fazer o 2 o meu progesterone esta bom mas apareceu um sangramento quando faço xixi e linpo to tendo colicas to preucupada com o sangramento meu dr mando esperar pelo 2 beta nao mi preucup ar mas estou disisperada

  99. fabioeugenio disse:

    Oi Liliana,

    Após 18 dias o beta já tem que está positivo para caracterizar gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  100. anonima disse:

    Oi Dr. tenho 43 anos, tenho uma filha com 21 anos, nunca tive problemas ginecológicos e nem de saúde pois tenho excelente forma, meu estilo de vida é saudável e pratico esporte, apos o meu primeiro parto usei DIU até março do ano passado e quando retirei engravidei no mês seguinte qual seja abril, porém a minha gestação foi até a vigésima semana ( setembro) tive parto prematuro e o meu bebe tinha síndrome de dow. Este ano optei pela FIV com PGD para evitar outra gestação com bebe portador de síndrome. Na punção foram colhidos 10 óvulos e apenas 8 foram para análise e voltaram apenas 2 saudáveis os outros 6 tinham algum tipo de síndrome, no dia 15 de julho (domingo) foram transferidos os 2 embriões saudáveis, gostaria de saber qual é a minha chance de estar grávida.

  101. Roberta disse:

    Olá Dr. Fábio,tenho 44 anos e três filhos, o mais velhos com 28 anos que nasceu com deficiência auditiva e baixa visão devido a rubéola congênita, depois tenho uma filha de 24 anos e outra de 17 anos sem nenhuma deficiência graças á Deus. Agora estou no meu segundo casamento á 13 anos e meu marido não tem filho, antes nós não tínhamos condições financeiras e agora ja estou com 44 anos. quais a chances de nós conseguirmos realizar uma fertilização com sucesso com meus próprios óvulos?

  102. fabioeugenio disse:

    Oi Iza,

    Suas chances são ótimas pois são embriões geneticamente normais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  103. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    Há chances sim, apesar de baixas. Depende também de sua reserva ovariana atual.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  104. Gardy disse:

    Boa tarde Dr.
    Tenho 48 anos, professora, nunca tive filhos, sou hipertensa com medicação de losartana, não sou diabética, nem obesa, ainda menstruo todos os meses, gostaria de saber se ainda tenho óvulos saudáveis e quais as chances de uma FIV com meu óvulo. Onde devo recorrer? quais os custos?

  105. ghenny disse:

    Dr. gostaria de fazer uma fertilização in vitro tenho 44 anos será possivel usar meus próprios óvulos? Qua? é porcentagem?

  106. fabioeugenio disse:

    Oi Gardy,

    As chances de FIV com seus próprios óvulos são muito baixas, em torno de 2%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  107. fabioeugenio disse:

    Oi Ghenny,

    Depende de sua reserva ovariana. A princípio é possível sim , mas as chances são baixas, em torno de 5 a 10%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  108. ana paula dos santos fontes disse:

    boa tarde…tenho uma uniao estavel e gostaria de saber doutor se posso colocar meu ovulo no utero de minha mulher para termos o nosso filho. estamos juntas a 8 anos

  109. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    É possível sim, através da fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  110. cris disse:

    Dr. Fabio, estou no meio de uma FIV, tenho 46 anos, estou no 13 dia de estimulação dos folículos. Tenho 6 óvulos amadurecendo de um lado (um com 16 mm e outros com 13mm, 12mm e outros que nao sei bem o tamanho) e um enorme de 25mm do outro. Me surpreendi com a matéria, pois achei que fosse mais comum mulheres de 46 engravidarem com seu próprios óvulos. Será que tenho chance? Já tenho um filho de 16 anos.

    Muito obrigada.

    Um abraço

    Cris

  111. cris disse:

    continuando, hoje é o último dia de estimulação dos folículos, talvez cresçam só mais um pouquinho, não sei de chegam a 18mm como desejado, tenho chances? Estou tomando Gonal 300, Menopur e Ovidrel. Amanha ja muda a medicação. Obrigada. Cris

  112. fabioeugenio disse:

    Oi Cris,

    Certamente você terá óvulos maduros. O problema é que a chance de fertilização, e implantação dos embriões é muito baixa na sua faixa de idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  113. Anonimo disse:

    Olá Dr Fabio,

    Aos 44 anos já fiz 9 induções e seis transferências todas com resultado negativo… Agora decidi receber óvulos doados. Tenho endometriose e adenomiose focal com 50% de comprometimento do útero ( segundo o médico). A doadora tem 23 anos, será que tenho boas chances? Em torno de quanto porcento?

  114. Gloria rosa disse:

    Olá meu nome é glória rosa tenho 22 anos quero saber se uma mulher depois dos 40 anos corre algum perigo fertilização minha amiga pode em grávida mais o marido tem um problema q ele não pode fazer filho e é o sonho dela é ser mais tem dois filhos adotivos mais ainda tem a esperança de te um filho q bem d seu ventre por favor preciso muito d uma resposta pois vir em uma mulher um n brilho no olhar d mt sonho gente quem poder mim ajuda meu número é esse aqui 018 981552717 obrigado. …

  115. Leidinha disse:

    Bom dia de Fábio,

    Fiquei como anônima na mensagem acima, mas sou a Leidinha e já escrevi várias mensagens aqui e sempre fui muito bem esclarecida. Muito obrigada. Abs.

  116. Leidinha disse:

    bom dia, Dr Fabio

    Aos 44 anos já fiz 9 induções e 6 transferências, mas infelizmente todas tiveram resultados negativos… Agora serei receptora de óvulos de uma doadora de 23 anos. Eu tenho endometriose e adenomiose focal com comprometimento de 50% do útero (segundo o médico). Quais São as minhas chances nesse procedimento? Quanto ao útero dessa forma, é possível um embrião de melhor qualidade se fixar ? Obrigada

  117. fabioeugenio disse:

    Oi Cileide,

    Chances ótimas, em torno de 60% por implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  118. fabioeugenio disse:

    Oi Glória,

    É perfeitamente possível engravidar pela FIV mesmo em mulheres com mais de 40 anos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  119. fabioeugenio disse:

    Oi Leidinha,

    Mesmo com útero um pouco alterado existem boas chances de implantação sim, de embriões de ótima qualidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  120. Leidinha disse:

    Dr Fabio

    Obrigada pelas respostas. O senhor poderia falar um pouco sobre janela de implantação. E como funciona no caso de recepção de óvulos, que o endométrio e preparado para receber o embrião fora desse período.

    Obrigada!

  121. fabioeugenio disse:

    Oi Leidinha,

    Nos tratamentos nós induzimos a janela de implantação no endométrio em determinado período, para transferir o embrião no momento correto.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  122. Leidinha disse:

    Boa tarde Dr Fábio!

    Obrigada pelas respostas, porém ainda estou com uma dúvida. Fiz um ultra transvaginal e o resultado foi esse:

    Exame realizado por vias suprapúbica e endovaginal revelando:

    Bexiga com boa repleção, apresentando paredes com espessura normal e contornos regulares. Conteúdo líquido anecóide.

    Útero em retroversão, com contornos normais e textura heterogênea, destacam-se duas formações nodulares hipoecogênicas, de contornos regulares, na parede corporal posterior, medindo 0,7 e 1,0 cm. Medidas do útero: 8,5 x 6,5 x 5,2 cm. Volume = 151 cc.

    Eco endometrial centrado, de aspecto trilaminar, com espessura de 0,8 cm.

    Não foi observado conteúdo significativo na cavidade uterina.

    Não se observam massas sólidas na topografia anexial.

    Ovários com textura habitual, apresentando formações císticas uniloculares bilaterais, com conteúdo anecóide, medindo até 0,9 cm, de provável natureza funcional.

    Ovário D: 2,3 x 1,8 x 1,5 cm. Volume = 3,3 cc.

    Ovário E: 2,9 x 2,0 x 1,3 cm. Volume = 4,0 cc.

    Mínima quantidade de líquido livre na cavidade pélvica.
    CONCLUSÃO:

    Útero retrovertido, com textura miometrial heterogênea, destacando-se duas formações nodulares miomatosas na parede corporal posterior.

    Restante do exame dentro dos limites da normalidade.

    O que me deixou muito preocupada é o volume 151 cc. A minha transferência será dia 24/10 o que o Sr. acha desse exame, como está meu útero? Meu último ciclo foi 01/10, vou ser receptora e tenho 44 anos.

    Obrigada Dr Fábio, confio muito nas suas respostas, e confesso que fico mais tranquila…

    Abs.

  123. fabioeugenio disse:

    Oi Leidinha,

    Não há nenhum problema com este volume no seu útero. Pode implantar os embriões tranquilamente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  124. Leidinha disse:

    Bom dia Dr Fabio!

    Fiz a minha transferência dia 24/10, foram três blastocistos, segundo o médico dois estavam ótimos e um bom…. No quarto dia após a transferência dosei estradiol que deu 254 e progesterona deu 60 são bons esses resultados?

    Obrigada!

  125. Leidinha disse:

    Dr. Fábio, bom dia !!

    Acabei de pegar o resultado dos hormônios dosados com 7 dias de transferência e estou preocupada caíram os valores o estradiol no quarto dia estava 254 e agora 225 e a progesterona estava 60 agora está 33, e eu continuo com todas as medicações inclusive tomo progesterona injetável, utilizo duphaston e ultrogestam 4 ovulos…. É normal acontecer essas quedas hormonais ou significa algo ruim ??

    Obrigada Dr..

  126. Márcia disse:

    Dr. Fábio, fiz 45 anos e ,não tenho filhos com meu atual marido. Desejo fazer a reprodução in- vitro com meus próprios óvulos. Tenho 3 FG filhos saudáveis e sou muito saudável. Há alguma possibilidade de sucesso e é possível escolher o sexo pois sempre sonhei em ter uma menina.

  127. fabioeugenio disse:

    Oi Leidinha,

    Estão normais, mas não indicam nada em relação ao resultado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  128. fabioeugenio disse:

    Oi Leidinha,

    Estas dosagens não conseguem prever o resultado do tratamento!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  129. Baba da costa disse:

    Tenho 40 anos e estou na minha terceira FIV, tenho muito medo de não dar certo.
    Será que se falhar desta vez posso tentar novamente?

  130. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Existe possibilidade com seus óvulos, mas é baixa.

    A escolha de sexo nos tratamentos somente é permitida nos casos de doenças genéticas familiares.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  131. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Pode sim. Não há um número limite de tentativas.

    Mas se não houver sucesso, avalie outras possibilidades.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  132. Leidinha disse:

    Dr. Fábio bom dia!!

    Acabei de receber o resultado do meu beta positivo 256,5 no D10, e queria dividir essa alegria. Muito obrigada por todas as respostas que o senhor me deu esclarecendo as minhas dúvidas.

    Abs.

    Leidinha

  133. fabioeugenio disse:

    Oi Leidinha,

    Parabéns, e muita saúde na gravidez !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  134. Bia disse:

    Olá Dr Fábio

    Tenho 38 anos, não tenho problema para engravidar nem meu marido, tenho um filho de 5 anos e este ano tive um bebê com síndrome de edwards. Não descobri no pré-natal, somente na semana do parto. Tenho muita vontade de ter outo filho, mas saudável. O que você me aconselha, pois engravido com muita facilidade porém tenho medo das divisões cromossomicas dos ovulos.
    Abraços

  135. sandra lima disse:

    boa tarde

    fiz 44 anos ha 2 semanas tenho um filho de 19 anos hoje sou casada pela segunda vez e meu marido deseja ter filho tem alguma possibilidade
    de eu engravidar naturalmente fiz todos exames e meu útero está normal?

  136. fabioeugenio disse:

    Oi Bia,

    Uma excelente opção é a fertilização in-vitro com PGD (análise genética dos embriões).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  137. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Há sim possibilidades, mas baixas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  138. Maria disse:

    Doutor Fábio, há 18 meses venho tentando engravidar. Tenho 36 anos. .. Tenho miomas pequenos mas, meus demais exames estão todos normais. O espermograma do meu esposo deu problema na motilidade e morfologia,(ele não tem varicocele) Meu médico nos indicou IIU. Não há medicação pra resolver o problema dos espermas? Meu medico disse que a medicina não desenvolveu soluções para as questões masculinas. outra coisa, vi matérias que dizem que mulheres que fazem esses tratamentos para engravidar desenvolvem câncer nos ovários devido as medicações. É muito triste esse diagnostico pois, não temos recursos para fazer o tratamento. Nossa única esperança é Depender do único que pode realizar qualquer coisa. Não sendo nada impossível pra Ele. Deus.

  139. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Realmente em casos de fator masculino (alteração do espermograma) as opções de tratamento direto do homem são poucas.

    A melhor opção é a reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  140. Rosilene disse:

    Olá , boa noite ,gostaria de saber se pra fazer a fertilização em vitro demora muito, quantos dias tem que ficar sendo medicada,??

  141. fabioeugenio disse:

    Oi Rosilene,

    O tratamento todo dura cerca de 15 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  142. Cacau disse:

    Boa tarde Dr. Fábio, tenho 46 anos e fiz fiv com doação de ovulos dia 21/12 coloquei 2 blastócitos, amanhã vou fazer o beta, mas não o D11 pós transferência fiz o clear blue e deu negativo, será q ainda tenho chandes de ter um positivo no beta? To usando primogina e utrogestan, quais são minhas chances?

  143. Ju disse:

    Olá Dr.
    Tenho 39 anos e fiz 2 IIU que não deram certo. Meu médico me aconselhou a fazer FIV, mas tenho medo de ter hiperestimulação ovariana devido á alta dosagem hormonal, por isso, penso em fazer outra inseminação.Tenho chances de engravidar ou devo realmente partir para a FIV?
    Obrigada
    Ju

  144. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Há possibilidade sim, pois estes outros exames são pouco precisos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  145. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    As chances são muito maiores com a FIV, e há estratégias eficazes para evitar hiperestimulação ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  146. Roberts disse:

    Olá, fiz 46 anos em dezembro e estou grávida de um mês, não fiz tratamento algum, porém, estou com medo por conta da idade. Qual exame posso fazer o mais rápido possível para verificar e o bebe é saudável.

  147. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Com 9 semanas você pode fazer o NIPT (exame de cromossomos fetais no sangue materno).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  148. ROSANGELA disse:

    Tenho 47 anos tenho miomas grandes não sou mãe existe a possibilidade de ser mãe ainda .Quanto aos miomas não sinto dor minha menstruação vem 5 dias e não tem dor na relação sexual.
    Gostaria de saber se posso ser mãe ainda .
    Att Rosangela

  149. fabioeugenio disse:

    Oi Rosângela,

    Você pode engravidar sim, através da fertilização in-vitro (FIV) com óvulo-doação.

    Antes de implantar os embriões no útero, deve avaliar se é necessário retirar os miomas (miomectomia).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  150. Doutor tenho 47 anos e tenho dois filhos, fiz laqueadura aos 23 anos, quero engravidar novamente. Tenho uma dúvida, sobre os óvulos doados.A criança nasce com os tracos genéticos da outra mãe? Ou seja os óvulos não serão meus, meu filho vai ser parecido com a minha família ou com a família da doadora?

  151. Claudia Cristina Gervasio disse:

    Tenho 45 anos,ja fui a ginecologista estou tomando acido folico com tres meses antes de engravidar,pois parei com o anticoncepcionale ela pediu para que esperasse estes tres meses para depois tentar engravidar,pois meus exames deram todos normais,ja tenho dois filhos um de 24 anos e outra de 8 anos,tem algum exame que possa fazer para evitar ou para ver com antecedencia sindrome de dow,tenho uma saude otima mas mesmo assim ela disse que pode ocorrer..Obrigado..

  152. Solange disse:

    Doutor Fabio, boa noite!
    Tenho 42 anos recentemente completados, meu marido 51. Não tomo anticoncepcional há mais de 15 anos.
    Engravidei só uma vez em 2009 e tive ectópica com retirada da trompa. Em 2014 descobri um pólipo pequeno endometrial, fiz a cirurgia e perfurou o útero. Não retirei o pólipo ainda. Menstruo normalmente, meu ciclo é 28 dias.
    Não tenho problemas de saúde, pressão, diabetes etc. Estou acima do peso 20 kilos.
    Sou louca para ser mãe. Recentemente fui a GO mas ainda não fiz os exames que ela pediu, mas meu mundo desabou quando ela disse que eu só poderia ser mãe se fizesse FIV. Gostaria muito se pudesse aliviar meu coração me respondendo. é possível inseminar? se não, quais minhas chances com meu próprio óvulo na FIV? até que idade é aconselhável tentar a FIV? quais as chances de vir gêmeos ou trigêmeos? Deus o abençoe! Obrigado!

  153. Rosa Gontijo disse:

    Olá Dr.Fábio,
    Tenho 46 anos, tenho 3 filhos (27, 22 e 11 anos), sou laqueada, fiz exame e estou com 3 folículos, gostaria de saber a possibilidade e sucesso de fazer a FIV.
    Obrigada

  154. fabioeugenio disse:

    Oi Milva,

    Geneticamente o bebê tem os genes da doadora, mais do seu marido (espermatozoides).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  155. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Não tem nenhum exame que possa identificar antecipadamente a síndrome.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  156. fabioeugenio disse:

    Apenas nos casos da FIV com PGD (análise genética)

  157. fabioeugenio disse:

    Oi Solange,

    O tratamento mais efetivo é a FIV sim, e você não deve perder tempo pois as chances diminuem muito a partir de sua idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  158. fabioeugenio disse:

    Oi Rosa,

    Com seus próprios óvulos a chance é muito baixa. A melhor opção é com doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  159. Doutor,

    tenho 30 anos, aos 22 anos entrei na menopausa então meu utero é muito pequeno. Meu sonho é ser mãe, será que existe alguma possibilidade de eu engravidar?

  160. fabioeugenio disse:

    Oi Elielde,

    Há possibilidade através da FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  161. Leidinha disse:

    Boa tarde Dr Fábio!

    Estou grávida de 27 semanas e no meu ultrassom deu placenta previa, meu médico pediu apenas repouso de 10 dias, eu não tenho sangramento. O sr. pode falar um pouco mais sobre esse assunto.

    Muito obrigada !

  162. fabioeugenio disse:

    Oi Leidinha,

    O importante é realmente evitar esforços, para não ter sangramentos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  163. Eduardo Alves de Morais disse:

    Boa noite Dr Fabio minha esposa tem 45 anos esta gravida mas nao fizemos tratamento algum nao esperavamos esta de 2 meses por enquanto esta td ok,porem estamos preocupados com saude dela e da criança quais as precauçoes que devemos tomar obrigado aguardo sua resposta..

  164. fabioeugenio disse:

    Oi Eduardo,

    Iniciar imediatamente o pré-natal, e fazer os exames indicados pelo obstetra.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  165. Olá doutor.

    TENHO 42 ANOS E ANO PASSADO TIVE UM ABORTO ESPONTÂNEO, GOSTARIA DE SABER SE AINDA TENHO CHANCE DE ENGRAVIDAR NATURALMENTE?

  166. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Chances existem sim, mas é melhor fazer exames reprodutivos seus e de seu marido.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  167. Eu Nice disse:

    Olá Dr. Tenho 37 anos, fiz uma FIV e deram dois óvulos degenerativos . No meu caso só resolve com óvulos de doador? Abcs

  168. fabioeugenio disse:

    Oi Nice,

    Depende do caso. Deve-se avaliar uma estimulação diferente para tentar obter melhores óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  169. Márcia disse:

    Dr. Tenho 45 anos, minha última menstruação foi em fevereiro deste ano. Nunca tive filhos pois meu marido teve padeira quando jovem. Tenho uma imensa vontade de ainda ser mãe. Existe alguma chance???

  170. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Existe chance sim. O melhor tratamento na sua idade é a FIV com doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  171. Cristina disse:

    Doutor tenho 45 anos. Minha dúvida é saber quais as chances de eu engravidar naturalmente. Menstruei dia 8/06 e este mês ainda não menstruei. Já fiz dois testes de farmácia e deram negativo. O que o doutor acha?

  172. Edmaria nunes barndao disse:

    posso fazer a iseminasao com meus proprio ovolo sou laqueada tem com

  173. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    As chances são muito pequenas. Faça o beta-hcg para confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  174. fabioeugenio disse:

    Oi Edmaria,

    Você pode fazer sim a fertilização (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  175. Susi disse:

    Bom dia, Dr. Fabio!

    Aos 43 anos fiz uma histerossalpingografia e descobri que minhas trompas eram obstruidas, mas uma delas desobstruiu no exame e 2 meses depois descobri que estava grávida. A gravidez foi normal e correu tudo bem. Hoje estou com 45 anos e gostaria de ter outro filho. Existe alguma chance de engravidar naturamente? Vou fazer alguns exames hormonais e o anti mulleriano.

  176. fabioeugenio disse:

    Oi Susi,

    Chances existem, apesar de serem baixas. Consulte especialista para avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  177. ROSA disse:

    TENHO 46 ANOS TENHO UMA MENINA DE 10 ANOS E TEM 2 ANOS QUE TENTO ENGRAVIDAR..FIZ UNS EXAMES ESTRADIOL 45,8/.FSH-HORMONIO FOLICULO ESTIMULANTE 19,9 .HOMONIO LUTEINIZANTE LH 8,3 . HORMONIO TIREOESTIMULANTE ULTRA SENSIVELTSH 3,52..PROLACTINA 30MIN.APÓS REPOUSO 6,31…QUAIS AS CHANCES DE ENGRAVIDAR DE NOVO ..ESTOU COM O PAI DA MINHA FILHA E ELE É SAUDAVEL E TEM 53 ANOS..

  178. fabioeugenio disse:

    Oi Rosa,

    Com seus óvulos as chances existem mas são muito baixas. Se não conseguir, uma ótima opção é a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  179. Cel disse:

    Tenho 41anoa, engravidei natural da minha primeira filha aos 38anos. Agora com 41, não consego. Tentei natural, indução fiv com meus óvulos frescos e fiv com meus óvulos congelados. E nada. Porque? Eu tinha congelado 15 ovulos aos 35anos e nem eles deram certo

  180. fabioeugenio disse:

    Oi Celeste,

    Deve-se fazer avaliação detalhada para falha de implantação. Porém, muitas vezes os exames não encontram um por que específico da falha.

    A própria chance natural é relativamente baixa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  181. Mercia disse:

    Fiz laqueadura a 12 anos tenho 38 quero fazer fiv com meu ovulo .aqui em alagos tem esse tratramento

  182. Celine disse:

    Tenho 47 anos minha menstrunção é regular porém, esse mês tá atrasada há 15 dias o q terá acontecido não quero engrávidar sinto cólicas leves em baixo ventrelevo e lombar do lado esquerdo pois tenho cisto ovariano tô preocupada
    Obgda.

  183. fabioeugenio disse:

    Oi Mércia,

    Veja as clínicas em todo o Brasil no site da sociedade brasileira de reprodução assistida (SBRA).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  184. fabioeugenio disse:

    Oi Celine,

    É preciso exame ginecológico para investigar a causa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  185. Olá gostaria de saber porque é tão difícil a gente fazer fertilização em vitro na idade de 40 anos pra cima. Pois gostaria de ter essa alegria em casa. Me ajudem eu não tenho condições de fazer pago.

  186. fabioeugenio disse:

    Oi Maryluce,

    Acesse este link para informações de tratamentos pelo sus:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/apos-7-anos-saude-estuda-incluir-fertilizacao-vitro-no-sus-em-2012.html

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  187. sara disse:

    Olá, tenho 48 anos. Menstruação regular, nunca tive filhos. Gostaria de saber se é possível engravidar com própios óvulos com inseminaçao artificial. E quanto aos riscos.

  188. fabioeugenio disse:

    Oi Sara,

    Possibilidade existe, mas com seus próprios óvulos esta chance é muito baixa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  189. Ana Lucia disse:

    Dr . Acabei de completar o D11 da Fiv foram 2 embrioes B e 1 C . Temho 4w . Fiz hoje o Beta e deu 2.39 . É possivel reverter esse resultado num proximo exame no D15

  190. Ana Lucia disse:

    Dr . Acabei de completar o D11 da Fiv foram 2 embrioes B e 1 C com meus proprios ovulos. Temho 42 anos. Fiz hoje o Beta e deu 2.39 . É possivel reverter esse resultado num proximo exame no D15? Temho chances em uma nova tentativa?

  191. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Lúcia,

    É difícil positivar, mas deve repetir com 2 a 3 dias.

    E existem sim chances em novas tentativas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  192. patricia disse:

    ola dr!gostaria de saber se posso fazer segunda cirurgia para obstrução de trompas tenho 43 anos ea 4 anos fiz reverssão so q no exames a 2 anos atras resultado foi obstrução não tenho condição para fiv o que devo fazer não tem mais tratamento?

  193. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    As chances de reversão com uma segunda cirurgia são menores ainda do que na primeira.

    Procure se informar sobre algum centro de FIV pelo sus na sua região.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  194. Andreia disse:

    Oi, Dr.
    Tenho 41 anos e uma filha de 19 anos, tento engravidar ja passei por duas fiv mas sem sucesso.
    Sou portadora de endometriose e adenomiose.
    Terei chances numa próxima tentativa com meus próprios óvulos?

    Obrigada

  195. fabioeugenio disse:

    Oi Andreia,

    Chances existem, mas depende de sua reserva ovariana e qualidade dos óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  196. Antônia santos disse:

    Olá Doutor tenho 38 anos a 15 anos fiz uma cesariana e retirei as trompas ,hj me arrependo muito quero ter um filho pelo amor de Deus o que
    faço me ajude

  197. fabioeugenio disse:

    Oi Antônia,

    Há ótimas chances de nova gravidez pela FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  198. arleni aires disse:

    boa tarde, Tenho 46 anos( em março faço 47). Obstrução nas duas trompas. Fiz em outubro contagem dos folículos, à época constatou seis folículos bons. Ainda é possível fazer a FIV com meus óvulos? A idade de 47 anos, pode dificultar ainda mais o processo?

  199. fabioeugenio disse:

    Oi Arleni,

    Pode fazer, mas as chances com seus óvulos são mínimas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  200. debora disse:

    Bom dia
    Tenho 33 anos e tive dois filho um seguido o outro, por este motivo operei com a laqueadura quando tinha 23 anos quase 24 anos
    a alguns meses atras perdi uma das minha preciosidade deus a levou o meu caçula e agora gostaria muito de ter mais um filho
    o método feito segundo o medico foi cortou queimou e amarrou as pontas ( laqueadura)
    quanto tenho de chance e se este é o único método q poderia tentar uma gravidez? Método FIV

    No aguardo e ficaria muito grata em ser respondida

    Debora

  201. fabioeugenio disse:

    Oi Débora,

    Sem dúvida a melhor chance é através da fertilização in-vitro (FIV). A possibilidade de sucesso é muito alta !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  202. janaina disse:

    boa noite meu sonho é ser mãe amo crianças e tenho 44 anos fiz exames e o que tenho dede dos 15 anos é ovario micropolicistico estão pequenos e agora apareceu dois miomas mas fora do utero, os medicos falam que nao tenho propblema algu para engravidar mas não consigo engravidar, o que devo fazer todos falam que pela minha idade não vou conseguir ter um filho… Isso é verdade DR.

  203. fabioeugenio disse:

    Oi Janaína,

    O tratamento de maior chance na sua idade é a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  204. Simoni disse:

    Olá Dr. Eu fiz 43 anos em Dezembro. Dediquei muitos anos da minha vida aos estudos e trabalho. Gostaria de saber se ainda tem como eu ter filho com os meus próprios embriões? Teria como eu congela-los ainda? Pois não tenho um parceiro. E se caso eu ainda poder usar meus embriões,
    , como que eu faço para encontrar um doador de esperma? Não tenho problemas de saúde e faço exames ginecológicos todos os anos. Obrigada

  205. Simoni disse:

    Olá Dr. Eu fiz 43 anos em Dezembro, tem como eu fazer uma GOV com os meus próprios ovulos?

  206. fabioeugenio disse:

    Oi Simoni,

    Há possibilidade sim, mas não perca tempo. E você pode utilizar banco de sêmen (doador).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  207. DALETE DE CARVALHO SAMPAIO disse:

    tenho 46

  208. DALETE DE CARVALHO SAMPAIO disse:

    OLA TENHO 46 ANOS TIVE TRES FILHOS COM 17 ANOS 19 E 22 E FIZ LAQUEADURA COM 22 MAS ME ARREPENDI MENSTRUO NORMALMENTE ,GOSTARIA DE SABER SE TENHO POSSIBILIDADE DE ENGRAVIDAR PELA INSEMINACAO
    ?

  209. fabioeugenio disse:

    Oi Dalete,

    Pela inseminação , não. Mas é possível pela FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  210. Bery disse:

    Oi Dr, tenho 41 anos, todos os meus exames foram considerados muito bons, antimuleriano 2,8, HFE 5,9, progesterona 428, 24 folículos antrais… seria arriscado eu esperar mais um ou dois anos para ter filho natural? É possível a reserva ovariana cair em poucos meses?

  211. fabioeugenio disse:

    Oi Bery,

    Muito arriscado !! Não pela reserva ovariana, mas pela queda importante na qualidade dos óvulos.

    Não perca tempo!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  212. Dotor Boa noite meu nome é Janaína tenho 43 anos fiz ligadura de trompa faz 21 anos tenho alguma chance de engravidar?

  213. fabioeugenio disse:

    Oi Janaína,

    Há chances sim através da fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  214. Kamila disse:

    Tenho 36 anos e meu anti mulheriano deu 0.5. Estou usando serophene. Quais as minhas chances de engravidar naturalmente?

  215. fabioeugenio disse:

    Oi Kamila,

    Difícil avaliar sem estar te acompanhando e sem ter todos os outros exames de fertilidade do casal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem