Cientistas americanos demonstraram, em pesquisa recente, que pode ser possível isolar e cultivar células-tronco produtoras de óvulos, a partir dos ovários de mulheres adultas.

Pesquisadores do Massachusetts General Hospital da Universidade de Harvard , em Boston-EUA, extraíram células-tronco germinativas capazes de produzir óvulos a partir dos ovários de camundongas adultas. As células-tronco geraram óvulos espontaneamente em laboratório, e os pesquisadores foram capazes de amadurecer as células usando tecido ovariano humano enxertado dentro dos camundongos.

É uma notícia fantástica, principalmente para as mulheres que dependem atualmente da doação de óvulos para engravidar. Este procedimento – FIV com doação – tem resultados excelentes, mas existe uma dificuldade atual nas clínicas de reprodução em conseguir doadoras espontâneas.

Esta dificuldade decorre principalmente de três fatores. Em primeiro lugar há uma demanda muito superior à oferta de óvulos doados, visto que cada vez mais mulheres procuram este tipo de tratamento devido aos excelentes índices de sucesso. Em segundo, os protocolos de estimulação ovariana (gonadotrofinas) estão atualmente mais suaves, com menores doses e maior precisão, e, por isso, não há tão frequentemente produção excessiva de óvulos. Por último, as mulheres estão adiando mais sua primeira maternidade, e assim o perfil de idade das mulheres que procuram os serviços de medicina reprodutiva tem aumentado – com isso a maioria não tem requisitos para ser doadora, como ter menos de 35 , ou ainda, idealmente, menos de 30 anos.

Os resultados do estudo, publicados na revista Nature Medicine , mostraram que os óvulos advindos das células-tronco, que pareciam normais ao microscópio, poderiam ser fertilizados com espermatozoides para produzir embriões .

O chefe da pesquisa , Dr. Jonathan Tilly, afirmou que o estudo “abre o caminho para o desenvolvimento de tecnologias sem precedentes no intuito de superar a infertilidade em mulheres”. Principalmente naquelas cujos óvulos estejam em quantidade, ou com qualidade, muito reduzida.

“Podemos chegar ao ponto de realmente ter uma fonte ilimitada de óvulos humanos” , disse ele.

Os resultados, que confirmam os resultados de uma pesquisa anterior também realizada pela equipe do Dr. Tilly, desafia a visão que as mulheres têm um número limitado de óvulos, e não são capazes de produzir mais nenhum após o nascimento.

”Tudo o que ensinamos aos especialistas em medicina reprodutiva pode mudar radicalmente, como consequência deste trabalho”, comentou o Dr. Allan Pacey, presidente da Sociedade Britânica de Fertilidade.

O médico Stuart Lavery, ginecologista e diretor da clínica IVF Hammersmith, disse que os achados eram “potencialmente um marco da pesquisa em reprodução humana”.

Em declarações à BBC, ele afirmou: “Se esta pesquisa for confirmada , pode derrubar um dos grandes assimetrias de biologia reprodutiva – determinar que o conjunto reprodutivo de gametas da mulher pode ser renovável , assim como é no homem”.

Mesmo se os resultados do estudo forem confirmados, a pesquisa ainda está em seus primórdios, e ainda não atingiu um estágio que possa ser usado em seres humanos, fato que pode estar a alguns anos de distância.

Pedindo cautela , David Keefe , professor de obstetrícia na NYU Langone Medical Center , em Nova York , disse: “A humildade é um requisito absoluto neste campo. Você está lidando com os sonhos e esperanças das pessoas”.

Espero que tenham gostado do post desta semana, e que também foi nosso último post do ano de 2013. Após breve recesso, voltaremos com força total em 2014, com o compromisso de manter a qualidade científica das nossas informações, e a promessa de aumentar a freqüência das publicações, com atualizações sempre semanais.

Obrigado por terem estado conosco durante mais um ano!

Que Deus abençoe a todos (as). Feliz Natal, e um fantástico 2014!!

7 Comentários para “Óvulos podem ser produzidos de células-tronco ovarianas”

  1. Inês disse:

    Gostaria de verificar tão os eBoa noite! Gostaria de saber como está a liberação do tratamento com célula tronco para ovulação para mulheres na menopausa e que deseja ainda engravidar com próprio óvulo. Tenho 45 anos e 1 ano e meio sem menstruar.

  2. fabioeugenio disse:

    Oi Inês,

    Ainda em fase de pesquisas. Por enquanto, o único tratamento efetivo é a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. Eu fui ligando eu tenho 11 anos de idade eu gostaria de saber como é que eu faço para desligar a minha Stronda que é meu sonho ser mamãe de novo fui ligada muito nova

  4. Queria saber como é que eu faço para desligar fui mãe com 11 anos de idade queria saber como é que eu faço para reverter minha ligação não importa o preço impossível ser mamãe de novo

  5. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    A depender de sua idade, existem ótimas chances de nova gravidez pela FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  6. Cristy disse:

    Tenho 44 anos e perdi o 2o bebê na 7a semana. O intervalo entre as duas gestações foi de seis anos! Estou fazendo exames. Mas gostaria de saber se posso coletar óvulos por “precaução” antes de completar 45 anos. Tenho medo de que as consultas, exames e tratamentos demorem tanto a ponto de quando finalmente eu puder tentar de novo eu já nem tenha mais óvulos bons para uma gestação saudável. Obrigada!

  7. fabioeugenio disse:

    Oi Christina,

    Pode sim coletar óvulos e já congelar os embriões fertilizados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem