O Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou recentemente, em abril de 2013, as normas éticas sobre os procedimentos de reprodução assistida. Atentos aos avanços científicos das técnicas dos tratamentos de subfertilidade, e ainda a evolução cultural da própria sociedade, os conselheiros do CFM procuraram tornar a resolução mais abrangente, atual e igualitária, facilitando o acesso de pacientes aos benefícios do processo, mas sempre mantendo o extremo cuidado de proteger a saúde e integridade dos casais e bebês nascidos dos tratamentos.

Certamente muitas dúvidas surgem para os casais que estão à procura dos tratamentos de reprodução assistida, inclusive o que pode ou não ser feito, de acordo com a nova resolução. Neste post vamos explicar o que muda em relação à doação de óvulos.

DOAÇÃO DE ÓVULOS

A doação de óvulos é o procedimento realizado, dentro da fertilização in-vitro (FIV), para os casais cujas mulheres não mais possuem óvulos para fertilizar, seja por perda da reserva ovariana ou por retirada cirúrgica dos ovários.

Normalmente, as doadoras são pacientes que estão se submetendo à FIV, que tenham até 35 anos de idade, óvulos de boa qualidade e em quantidade superior ao necessário para formação de adequada quantidade de embriões. De maneira voluntária, estas mulheres podem doar parte dos óvulos para aquelas mulheres que não os têm.

Este procedimento já estava normatizado na resolução anterior. Nesta nova resolução, foram mantidos o limite de idade (35 anos) para doadoras e o anonimato do processo. Este último ponto é fundamental: a doadora não pode saber para quem está doando, e a receptora não pode saber de quem está recebendo os óvulos. Cabe à equipe médica, dentro dos critérios de responsabilidade e bom-senso, fazer o pareamento entre doadora e receptora para que estas tenham a maior semelhança possível.

A novidade na resolução atual é a possibilidade da doação compartilhada. Neste processo, uma mulher com grande produção de óvulos e que esteja dentro dos critérios para ser doadora, pode se comprometer a doar parte dos seus óvulos em troca de ajuda financeira nas medicações de estimulação ovariana, custo este que seria assumido pela receptora.

Certamente esta mudança na resolução é muito bem-vinda. A procura por doação ovular é muito superior à oferta e, portanto, com estas novas regras, poderemos diminuir um pouco a espera de muitas receptoras de óvulos. Além disso, muitas mulheres jovens com indicação de FIV e que não tinham condições financeiras de arcar com todo o tratamento poderão agora realizar o processo.

É fundamental, porém, muito critério da equipe médica na realização deste processo, somente permitindo que seja realizado quando existam excelentes condições de sucesso de tratamento (gravidez) para ambas as partes.

Outra mudança na nova legislação é quanto à idade limite para a mulher ser receptora de óvulos, que foi fixada em 50 anos. Isto porque, após esta idade, os riscos maternos e fetais aumentam de maneira considerável.

Esperamos tenham gostado do nosso post. Na próxima semana, falaremos sobre outro assunto importante: como a nova resolução age sobre a doação temporária de útero (Gestação de Substituição). Tenham uma ótima semana e não deixem de acompanhar mais novidades através da nossa página no Facebook e do nosso perfil @medreprodutiva no Twitter.

28 Comentários para “Doação de óvulos: o que muda com a nova resolução”

  1. Deidelane disse:

    Olá Dr. Fábio. Quantas dúvidas nesse momento em que vou iniciar a fiv, uma delas é se eu for doadora de óvulos será que pode atrapalhar a quantidades de óvulos bons para implantação e o congelamento tenho receio de que dividindo não tenha quantidade suficiente para implantar e também congelar. Agradeço!

  2. fabioeugenio disse:

    Oi Deideleane,

    Depende de sua reserva ovariana. O ideal é que fiquem pelo menos cerca de 6 a 8 óvulos maduros para você.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. Simone disse:

    Olá Dr!
    Preciso de sua orientação qto à medicação p trombofilia antes da FIV,é preciso usar Clexane antes do procedimento?ou só dp de 48h?Qtas mg?
    Obrigada!!Abraço

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    Depende de cada caso, e da patologia (trombofilia) subjacente. Siga as orientações da equipe médica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. Maria disse:

    ola Doutor,

    Há um ano fui diagnosticada com menopausa precoce, devido a amenorreia e FSH elevadissimo..

    Agora resolvi encarar a situação e fiz uma pilha de exames, meu FSH veio muito alto: 150, estou a 5 meses sem menstruar, sendo que antes menstruei com o uso do cicloprymogina, fiz exames de histeroscopia, cariótipo, IGA, IGC, varios mesmos, que nao indicaram nada, porém fiz o ANTIMULLERIANO que deu um valor acima do que esperava: 0,81!! Com isso, foi dito que eu poderia esta sem receptores de FSH!!

    Estou muito confusa!!
    Me ajude!!

    grata.

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Este valor de antimulleriano está baixo, compatível com o quadro (falência ovariana precoce). É importante associar o ultrassom de contagem de folículos antrais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. Maria disse:

    Dr. Fábio Eugênio muito obrigada pela resposta, vou procurar agendar uma consulta com o senhor e levarei meus exames! N fiz essa US de foliculos antrais, vou ao endocrinologista tambem para me pedir exames de alguns hormonios, vi falar que a insulina pode influenciar na falta de ovulação.

    Muito Obrigada, estou mais tranquila.

  8. Roberta Queiroz disse:

    Boa noite Dr Fábio
    Irei fazer minha Fiv agora em dezembro , tenho 30 anos e fui diagnosticada com endometriose apenas no ovário esquerdo
    Para ser doadora tenho que produzir quantos óvulos bons ?
    Quantos podem ser implantados em mim ?
    Desde ja fico muito grata

  9. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    O ideal é produzir acima de 10 óvulos. Mas nem sempre você pode ser doadora, pois a qualidade dos óvulos na endometriose pode ser menor.

    Para implantar, na sua idade, no máximo 2 embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  10. vladia regia disse:

    dr o senhor sabe informar se aqui em fortaleza tem alguma clinica que tenha descontos para fazer fiv,fiz uma fiv agora dia 8 de abril,mas deu negativo e que ao todo foram 13,000.00 mil reais fiz um emprestimo no banco vou pagar 21,000.00 juros altissimo,mais tinha que tentar.
    meu mundo dezabou.

  11. Vanesca Alves disse:

    Bom dia Dr. Fábio!
    Tenho 32 anos e adoraria fazer uma
    Pessoa feliz. Queria muito ser uma doadora de óvulos. Tenho 3 lindos filhos e eu como muitas dela tenho um grande sonho. De ter uma linda menina. Caso aja interesse tenho um grande prazer em ver uma família feliz.

  12. fabioeugenio disse:

    Oi Vládia,

    Lamento seu resultado negativo. Procure se informar sobre o programa Acesso, que permite descontos principalmente nas medicações.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  13. fabioeugenio disse:

    Oi Vanesca,

    Parabéns pela sua generosidade. O primeiro passo é consultar uma clínica de reprodução.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  14. andressa disse:

    tomei cromid o mes passado e nao comsegui emgravidar o que faso e tenho cisto embaixo do ovario

  15. fabioeugenio disse:

    Oi Andressa,

    Se houve ovulação, pode fazer até 4 a 6 ciclos de indução.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  16. Chisa disse:

    Ola Dr. Peço ajuda, fiz a minha fiv no D17, tenho 31 anos e usei ovulos de uma doadora com
    28, o medico disse que o sao de boa qualidade. Tenho sentido dores abdominais, colicas que enfraguecem as pernas. Sera isso normal? Tenho boas chances com ovulos doados? Peço resposta por favor. Que Deus lhe abencoe

  17. fabioeugenio disse:

    Oi Isabel,

    As chances com óvulos doados são excelentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  18. Susana Faustino disse:

    Olá ! Estou tentando ser doadora de óvulos , estou na fase dos exames , estão quase todos prontos , porém descobrimosdescobrimos que tenho trombofilia (deficiência na antitrombinalll). Será que esse problema me impedirá de fazer a doação?

  19. fabioeugenio disse:

    Oi Susana,

    Isoladamente não é um problema que impeça você de ser doadora.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  20. Agelica disse:

    A receptora do óvulo não é mãe genetica da criança, está certo minha conclusão doutor???

  21. fabioeugenio disse:

    Oi Angélica,

    Está correta, mas a maternidade é muito mais do que apenas genética !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  22. Claudiana disse:

    Muito. Bom os depoimentos! Dúvidas tiradas.

  23. Dayana disse:

    Não canso de agradecer ao Dr.Fabio,
    talvez ele nem lembre de mim, pois são
    tantas pacientes. Médico atencioso,
    humano,super comprometido com seu
    trabalho, fiz meu tratamento com ele,
    tenho um filho lindo e saudável. Quem
    sabe, próximo ano volto novamente.
    Obrigada Dr.Fabio. Dayana Nascimento.

  24. fabioeugenio disse:

    Oi Dayana,

    Claro que lembro de você !! Obrigado pelo carinho.

    Que Deus abençoe com muita saúde você e seu filhinho.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  25. Debora disse:

    Oi. Eu tento engravidar a mais de 3 anos, em 2015 descobri que tenho a sindo ovário micro policístico. Com base em pesquisa vi que muitas mulheres conseguem engravidar tomando cha de uxi amarelo e unha de gato quero saber como isso ocorre, se e possível engravidar e quais os efeito a favor e contra. Pois eu tomei por 6 meses tenag e acido fólico e ate o momento não tive ajuda alguma. Vc pode me ajudar. Entre en contato pelo meu imail obrigada

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Debora,

    Não há nenhuma evidência científica de que estes produtos influenciem na fertilidade da mulher.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  27. Ju disse:

    E se a mulher tem Herpes genital,
    Ela pode doar óvulos?

  28. fabioeugenio disse:

    Oi JU,

    Pode sim, desde que não esteja com doença ativa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem