A transferência embrionária é o passo final, culminante no processo de fertilização in-vitro (FIV). Neste momento nos inunda uma sensação de dever cumprido! Mas também uma enorme sensação de expectativa e otimismo, pois 12 dias depois faremos o exame de sangue (beta-hcg) que vai confirmar a tão sonhada gravidez.

Neste post explicaremos como é este período de espera do exame de gravidez, e o que a mulher deve fazer para ajudar a conseguir o resultado positivo.

Abordaremos três pontos principais: o repouso, as medicações utilizadas, e os sintomas que acompanham este período.

O REPOUSO PÓS-TRANSFERÊNCIA

Um dos pontos mais polêmicos, e que gera mais dúvidas e angústias na paciente é a necessidade de repouso após a transferência embrionária. Em parte, esta dúvida é culpa nossa – profissionais de medicina reprodutiva. Vou explicar por que !

O problema é que a conduta médica é muito variada entre as clínicas. Desde profissionais que orientam não haver necessidade de nenhum repouso diferenciado, até aqueles – em flagrante exagero – que recomendam que a paciente fique 12 dias de repouso absoluto até fazer o beta-hcg !!

Portanto, é normal que este assunto suscite muitas dúvidas e confusões. Por uma lado, o repouso é um ato lógico e racional. O raciocínio é de que quanto mais quieta a paciente ficar, menor o risco dos embriões se deslocarem no útero, e maiores as chances de implantação. Além disso, o repouso não traz nenhum problema e não tem nenhum custo !! (apesar de poder representar redução temporária de ganhos para quem é autônomo, ou para as empresas).

Porém, em medicina, nem sempre o que é lógico se mostra clinicamente eficaz. Como ciência, a medicina deve se embasar em evidências obtidas e validadas através de estudos científicos bem elaborados e executados, e submetidos ao crivo de pesquisadores da área por todo o mundo. Somente assim estaremos sendo verdadeiros e corretos com as pacientes, e entregando-lhes o tratamento mais correto.

 

A VERDADE CIENTÍFICA

E os estudos neste aspecto apontam que o repouso da paciente após a transferência embrionária não faz nenhum efeito benéfico na chance de gravidez !! É isto mesmo – por estranho que possa parecer, o fato de você ficar um, dois ou mais dias de repouso em casa não vai influenciar em nada a sua possibilidade de engravidar na FIV.

Apesar de este achado contrariar o senso comum, é o que as evidências científicas afirmam. Se formos analisar com mais cuidado e rigor a questão, a lógica começa a aparecer.

Primeiro, se o repouso fosse tão fundamental, dificilmente teríamos qualquer gravidez na espécie humana. Afinal, que mulher, após ter relação no seu período fértil e estar sob possibilidade real de gravidez, permanece de repouso por horas ou dias? Nenhuma, claro!

Segundo, o útero é uma cavidade virtual. Isto significa que as paredes do útero são juntas, uma contra a outra, não existe um espaço vazio entre elas. Ou seja, quando os embriões são transferidos, ficam aprisionados entre as vilosidades endometriais, e são um conjuntinho microscópico de células. Portanto, mesmo que a mulher levante e caminhe, não há qualquer tendência a que os embriões se desloquem do ponto onde foram implantados.

Portanto, é fundamental que esta orientação seja passada de forma clara às pacientes, para não gerar angústias e stress desnecessários. É muito grande o número de pacientes que me escreve no blog lamentando porque sua FIV não deu certo devido a ela não ter feito o repouso necessário. Repetimos que não há nenhuma evidência científica neste sentido. A FIV pode não ter dado certo por vários outros fatores, muito mais importantes, e não por um maior ou menor repouso. Quando orientamos corretamente, também retiramos este espectro de “culpa” da paciente.

 

COMO ORIENTAR NA PRÁTICA CLÍNICA

Tendo explicado e estabelecido o que mostram as evidências científicas, vamos explicar como conduzimos este aspecto do tratamento de FIV no dia-a-dia.

Achamos que o repouso possa ser importante por outros motivos. Por uma lado, traz certo conforto e maior segurança ao casal, que passou por um tratamento psicologicamente desgastante. O fato de ficar de repouso em casa por um a dois dias pode trazer tranqüilidade em um momento crucial que é a espera pelo resultado do tratamento.

Outro motivo é o físico. A estimulação ovariana causa aumento importante do volume dos ovários, com sensação de “inchaço” no baixo ventre. A coleta de óvulos é um procedimento invasivo, no qual uma agulha perfura várias vezes os ovários para captar os óvulos. Portanto, é natural que no dia da transferência (geralmente 2 a 3 dias após a coleta de óvulos) e em alguns dias seguintes, a mulher esteja sentindo incômodo e algumas dores no baixo ventre e abdome. Desta maneira, permanecer por um ou dois dias em repouso também pode lhe trazer conforto físico neste período.

Entretanto, ressaltamos que é indispensável que o casal seja esclarecido de que este repouso é por motivo de conforto à mulher, e não para aumentar a chance de gravidez no tratamento.

E ainda, neste sentido, bastam 24 a 48 horas de repouso pós-transferência. Não há justificativa plausível, a não ser em casos de complicações do procedimento, para se recomendar repouso absoluto prolongado, deixando a paciente prostrada na cama por 12 dias (até o exame de beta-hcg) !! Inclusive, em alguns casos, este repouso domiciliar prolongado pode ter um efeito contrário ao que expusemos acima, aumentando desnecessariamente a ansiedade angústia da mulher, principalmente daquelas que tinham uma rotina dinâmica de atividades no seu dia-a-dia.

Após as 24 a 48 horas de repouso, oriento que a paciente possa retornar suas atividades normais. Deve evitar apenas, até porque foi submetida a procedimento cirúrgico (coleta de óvulos), atividades físicas ou esforços excessivos neste período de 12 dias pós-transferência.

Espero que tenham aproveitado a leitura. Nos próximos posts continuaremos no assunto, explicando quais as medicações a serem tomadas, e quais os sintomas que ocorrem neste período pós transferência embrionária.

Até lá !!

1.054 Comentários para “O repouso depois da transferência embrionária na FIV”

  1. fabioeugenio disse:

    Oi Cris,

    Não. Estas dores não mantêm relação com o resultado !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  2. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Existe um risco maior de parto prematuro, mas que pode ser minimizado com pré-natal bem acompanhado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. fabioeugenio disse:

    Oi Marcel,

    Obrigado pelo incentivo !

    Em relação ao que aconteceu, não interfere na implantação. Fique tranquilo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Odeth,

    Um discreto sangramento neste período pode ocorrer!!

    Pode aguardar e fazer o exame.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. Elizangela disse:

    15 dias após a implantação a minha irmã liberol um liquido quente – parecia um leite com chocolate bem fraquinho. E no final da noite sangrou como ocorre no início do período mestrual. Implantaram 3 óvulos, o médico dela só retorna na próxima semana. Os laboratórios só retornam ao funcionamento na segunda. Será que ela perdeu os 3?

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Elizângela,

    Mesmo assim o resultado pode ser positivo. Somente o beta para definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. Sarah Silva disse:

    Oi Dr! Tenho uma dúvida; após a FIV e antes do Beta, posso viajar de avião ?

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Sarah,

    Pode sim, sem problemas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  9. Sofia disse:

    Boa noite fiz a transferência de 2 ontem mas estou com cólicas e estoucom medo até de dar gargalhadas pq dói. Estou me preocupando a to

  10. fabioeugenio disse:

    Oi Sofia,

    Estas cólicas são comuns neste período. Sem problemas !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  11. Camila S disse:

    Boa noite Dr Fábio, fiz minha transferência dos embriões no dia 17/01 e tive relação sexual 10 dias depois. Tem algum problema?

  12. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Em geral não há problema.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  13. Roberta disse:

    Boa noite.
    Dr. Fiz uma transferência no dia 28.01 e hoje com uma semana o médico pediu pra fazer um ultra-som para verificar se o endometrio está respondendo de acordo com a medicação utilizada. Mas fiquei com dúvidas pois aparecerem folículos no exame, isso é normal?

  14. Tata disse:

    Olá Dr. Fiz minha transferência ultimo dia 03, infelizmente obtive somente 3 ovulos e somente 1 vingou porém o médico disse ser um A8. Portanto tranferimos somente 1 embriao. Desde então estou de repouso estou no D3. Acha que minhas chances de gravidez diminuem muito com a implantação de 1 embriao? (Eu 32 anos ele 37).
    O problema de infertilidade vem do meu esposo na qualidade do esperma, eu não tenho problemas. Pode me ajudar.

  15. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    É normal sim. Existem folículos no ovário em qualquer época.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  16. fabioeugenio disse:

    Oi Tatá,

    Realmente as chances com apenas um embrião são pequenas, mas como sua idade é ótima há esperanças sim.

    Boa sorte!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  17. Kiki disse:

    Boa noite,
    Dr. Fiz a transferência dia 9/2/16 o repouso das 48hs posso me livantar e dar uma volta dentro de casa, comer na sala de jantar ou devo me levantar só pra ir ao banheiro?

  18. Kiki disse:

    Boa noite,
    Dr. Fiz a transferência dia 9/2/17 o repouso das 48hs posso me levantar e dar uma volta dentro de casa, comer na sala de jantar ou devo me levantar só pra ir ao banheiro?

  19. Geisy Gomes disse:

    Ola, boa noite. Minha amiga fez fiv, e colocou tem 8 dias, teve um leve sangramento no 6 dia. Fez o beta no 7, e deu negativo. Está correto então ela não estar gravida.
    Obrigada!

  20. Daniela disse:

    Oi Dr, eu fiz minha transferência ontem(14/02), só conseguir um embrião, tenho 34anos, estou sentindo umas colicazinha, uma leve dor de cabeça. minhas chances diminuir?? Eu não tenho nada, a dificuldade foi com os espermatozóides do meu esposo. Sei q não era pra está tão ansiosa, mais uma amiga minha fez no mesmo período q eu, e o dela foi negativo. S

  21. Daniela disse:

    Olá, boa noite Dr, tenho 34 anos, fiz transferência de um embrião ontem dia 14/02. O meu útero no dia 09/02 estava com 10mm de espessura. Tenho alguma chance? Estou sentindo um pouco de cólica e uma leve dor de cabeça. Eu transferir o embrião com cinco dias de fertilizado. Eu passo a contar hoje como D6?

  22. fabioeugenio disse:

    Oi Kiki,

    Você pode ter vida normal, sair, estudar, trabalhar,evitando apenas esforços físicos excessivos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. fabioeugenio disse:

    Oi Geisy,

    Só dá para saber cerca de 12 dias após a transferência, com o beta-hCG.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  24. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Existem boas chances. Pode fazer o beta-hcg a partir de 26/02.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  25. Joelma disse:

    Bom dia, Dr! Eu tenho 30 anos e fiz a transferência de dois embriões no estágio de blastocistos. Estou com um pouco de cólica, é normal? Quando devo fazer o Beta HCG?

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Joelma,

    Cólica é comum neste período. Faça o beta-hcg após 12 dias da transferência.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  27. Ro disse:

    olá dr. Fábio,
    Tenho 43 anos e fiz transferência de apenas um embrião a 13 dias atrás. A dois dias comecei a ter um sangramento com um pouco de cólica e estou no que seria meu período menstrual. Estou apreensiva. Ainda tenho chances de estar grávida?

  28. Angela disse:

    Fiz a transferência de dois embriões dia 22/02 mas ja estava numa crise de faringite e tenho tossido muitoooo. Isso pode atrapalhar na implantação? ??

  29. fabioeugenio disse:

    Oi Rose,

    Há possibilidade de positivo sim. Faça o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  30. fabioeugenio disse:

    Oi Ângela,

    Em geral não atrapalha.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  31. Mara veiga disse:

    BOM DIA Dr FABIO ,FIZ UMA FERTILIZAÇAO EM VITRO EM.ABRIL DE ,2016.
    FOI COLHIDO 20 OVULOS ,TINHA,35 ANOS COLOCARAM 2AMBRIÕES,NAO DEU CERTO.FICARAM 12CONGELADOS.
    AGORA EM MAIO VOU FAZER OUTRA TENTATIVA,COM OS OVULOS CONGELADO.
    QUERO SABER SE A MAIS CHANCE DE ENGRAVIDAR COM OS OVULOS ,CONGELADOS
    E SE NAO A PROBLEMAS DE ESTAREM CONGELADOS,
    TENHO 6 EM CADA POTINHO GRARDADOS VAM UTILIZAR 3 E OS OUTROS PODEM SER QUARDADO NOVAMENTE??

  32. Chisleny disse:

    Olá dr. Fiz a transferência de 2 embriões dia 13/03 até ontem 20/03 estava sentindo leve dores abdominal e ontem à noite tive forte dor de cabeça…será que está tudo certo?
    Meus embriões os dois tiveram nota AA e tenho 32 anos…Ainda estou de repouso só volto a trabalhar na próxima semana. Estou fazendo tudo certo?

    Outra dúvida; um dia antes de fazer a transferência fiquei internada pois senti forte dores abdominal e nas costas tomei remédio de dor na veia, essas medicações pode prejudicar a transferência????

  33. fabioeugenio disse:

    Oi Mara,

    Existem ótimas chances com embriões congelados. Sendo óvulos congelados as chances são um pouco menores.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  34. fabioeugenio disse:

    Oi Chisleny,

    Suas chances são ótimas, e estes sintomas não vão atrapalhar a implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  35. Ivana disse:

    Olá Dr.

    Meus embriões estão 2 anos congelados, 1 embrião era 8A1 e o outro 8A2, porém meu médico falou que ao descongelalar ele perdeu umas células e ficaram um 8 B, o que achas?

  36. Adeila disse:

    Dr. Tenho 40 anos. Foi realizada a transferência hoje dia 25/03 o repouso é absoluto podendo levantar somente pra higiene e comer ou posso ficar mais a vontade levantar sentar… Foram transferidos 2 embriões quais as chaves to tão esperado positivo ? Estou usando utrogestan via oral e introduzindo via vaginal e tomando Duphaston. Obrigada aguardo resposta.

  37. Dhuly disse:

    Olá!
    Fiz a transferência dia 24/03. Está tudo bem. Não tive cólica e nem sangramentos. porém sempre tive muitas enxaquecas que pasam quando tomo Cefaliv. Será que posso tomar? A minha disse que sim mas na bula diz que é recomendado. Qual a sua opniao , foutor?

  38. Dhuly Silva disse:

    Olá!
    Fiz a transferência dia 24/03. Está tudo bem. Não tive cólica e nem sangramentos. porém sempre tive muitas enxaquecas que pasam quando tomo Cefaliv. Será que posso tomar? A minha disse que sim mas na bula diz que é recomendado. Qual a sua opniao , foutor?

  39. Faby disse:

    Oi Dr. Fábio,

    Dia 07/03 fiz tec de 03 embriões de ótima qualidade em D2.
    Porém fiz o beta no dia 20 e 23/03 e os dois deram negativos, valor <1.20.
    Aí parei com a progesterona e o estradiol, e até a data de hoje não desceu pra mim, pode ter dado falso negativo?

    obrigada

  40. fabioeugenio disse:

    Oi Ivana,

    Ainda assim há boas chances.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  41. fabioeugenio disse:

    Oi Adeila,

    Pode levantar e sentar normalmente !

    O mais importante é manter medicações, e seguir orientações do seu médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  42. fabioeugenio disse:

    Oi Eva,

    Qualquer medicação que possa ser evitada neste período é mais prudente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  43. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    É improvável, pois foram 2 exames negativos. Pode aguardar mais um pouco a menstruação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  44. Mari disse:

    Olá boa tarde Dr
    Fiz ontem à transferência de 2 embriões em bom estado, tenho 43 anos porém o médico receitou-me apenas 100 ml de progeterona injetável . Será que não é pouco? Por outra sou hipertensa crônica e minha T.A esta alta durante este últimos dias pois troquei a medicação, será que não prejudicará na implantação dos embriões?

  45. Mariliza disse:

    Fiz uma implantação no dia 29/3 resultado no dia 7/4 negativo , comecei a menstruar no dia 8/4 fiquei por um dia com o sangue muito escuro e pouco depois começou uma menstruação forte , com o fluxo super intenso , estou assustada nunca menstrue assim , por favor preciso saber se é normal depois do resultado ser negativo vim assim com tanta intensidade . Normalmente tenho apenas 3 dias de menstruação é super pouco . Tenho 45 anos . Por favor e obrigada .

  46. Jociane disse:

    Boa Tarde! Tenho 46 anos e meu marido 55, em 05/04 fiz uma transferência de 1 embrião doado, no primeiro dia de descongelamento, tinha 9 celulas e perdeu 1, pois com o nosso material colhido a 2 anos atrás, o embrião apresentou deformidades genéticas. Categoria do transferido, embrião 8b. Até o momento não senti nenhum sintoma. Tomo primogyna 8/8 e progesterona via vaginal de 12/12 e ainda ácido fólico diariamente. Quais são minhas chances?? Beta marcado para 17/04.

  47. Cristiane disse:

    Boa noite….fiz a fiv a 4 dias de um blastocisto 2bfiz repouso so nos 3 dias …e como chocolate…isso vaime prejudicar no bom resultado????
    E essa classificação de embrião e Boa? ??

  48. LAURA disse:

    Após Fiv quanto tempo deve ser a abstinência sexual?

  49. fabioeugenio disse:

    Oi Marlini,

    Sendo progesterona injetável, a dose geralmente é em torno de 50 mg/dia.

    E a pressão alterada em geral não interfere na implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  50. fabioeugenio disse:

    Oi Mariliza,

    Pode haver fluxo menstrual mais forte após um tratamento sem gravidez, pelos hormônios utilizados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  51. fabioeugenio disse:

    Oi Jociane,

    Chance em torno de 20 a 30%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  52. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    Não interfere na implantação!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  53. fabioeugenio disse:

    Oi Laura,

    Não há estudos científicos específicos neste aspecto. Recomendamos até o teste de gravidez ou o primeiro ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem