A transferência embrionária na fertilização in-vitro (FIV) – Como implantar o embrião no útero - Medicina Reprodutiva - Dr. Fábio Eugênio

O processo final e culminante da FIV é a transferência embrionária. Em post anterior explicamos a formação do embrião, seu desenvolvimento e como selecionar os embriões a transferir. Hoje vamos falar como é feita a transferência.

O objetivo do procedimento, a transferência embrionária, é colocar no interior da cavidade uterina, ou seja, no endométrio, os embriões escolhidos na fertilização in-vitro (FIV) de maneira eficiente, rápida e com mínimo trauma possível ao endométrio – de preferência sem trauma nenhum !!

O primeiro passo é selecionar quantos e quais embriões transferir. A meta é otimizar o máximo possível a chance de gravidez, minimizando o risco de gravidez múltipla de grande ordem (trigêmeos ou mais).

QUANTOS  TRANSFERIR?

Em relação ao número de embriões transferidos devemos sempre seguir o que determina a resolução  do conselho Federal de Medicina, em relação ao número máximo de embriões de acordo com a faixa de idade.

Em mulheres até 35 anos, no máximo 2 embriões. Entre 35 e 40 anos, no máximo 3 embriões. Após 40 anos, podemos transferir até 4 embriões por tentativa. É fundamental esclarecer que este é um limite máximo em cada faixa de idade, mas a decisão final do número de embriões (respeitados estes limites) é do casal, após orientação da equipe médica sobre a qualidade dos embriões,  chances de implantação e riscos de gravidez múltipla.

Ou seja, uma mulher com 25 anos pode decidir transferir apenas 1 embrião, enquanto uma mulher com 38 anos pode solicitar a implantação de apenas 2 embriões. Para tomar esta decisão de maneira adequada, é preciso informação detalhada da equipe médica e embriologistas sobre o ciclo de FIV do casal. Assim eles podem decidir com mais segurança.

QUAIS TRANSFERIR?

Determinado o número de embriões a serem transferidos, o próximo passo é escolher estes embriões.

Quase sempre, é lógico, a escolha recai sobre os embriões de melhor qualidade. Esta qualidade é avaliada segundo as características de cada embrião: número de células em relação ao dia de cultivo, simetria das células, e presença/ausência de fragmentação.

Assim os embriões são classificados em tipo A, B, C ou D. Os de tipo A são os de melhor qualidade, e, portanto, com maior capacidade de implantar no útero. Porém, a chance de implantação dos embriões tipo B também é muito boa. Embriões de tipo C e D em geral tem células assimétricas ou fragmentação elevada: as chances de implantação são menores, mas existem, e não é incomum nos depararmos com gravidezes normais advindas de embriões com esta classificação.


COMO TRANSFERIR?

A meta a ser alcançada é colocar de maneira atraumática os embriões selecionados no endométrio do centro da cavidade uterina. É um procedimento completamente indolor, e que, portanto, não requer anestesia.

A paciente inicialmente enche sua bexiga, através da ingestão de líquidos. O objetivo é criar uma janela acústica. O líquido facilita a propagação do som, e, portanto, melhora a visualização das estruturas no ultrassom. Como o útero de localiza  embaixo da bexiga, quando esta fica repleta, temos uma excelente “janela” de visualização do útero.

Esta visualização é fundamental para realizar uma boa transferência embrionária. Somente assim podemos garantir que a pontinha do cateter vai ficar posicionada exatamente na cavidade uterina quando os embriões forem transferidos. Por isso, vários estudos científicos já comprovaram que as chances de gravidez são maiores quando a transferência embrionária é feita sob visualização ultrassonográfica.

Na sala de transferência a paciente fica em posição ginecológica. O médico coloca um espéculo para visualizar o colo do útero. Em seguida faz a limpeza, retirando secreções do orifício externo do colo (entrada do útero).

Em seguida ativa o ultrassom para visualizar todo o útero e cavidade endometrial. Neste momento também avalia a posição uterina (ante ou retrovertido), angulação do canal do colo uterino, e possíveis obstáculos à passagem do cateter, como por exemplo uma cicatriz hipertrófica de uma cesárea prévia. Desta maneira, a visualização ultrassonográfica permite que estas variações sejam detectadas e superadas, através de manobras de direcionamento do cateter, para que se atinja de maneira precisa a cavidade uterina.

O cateter de transferência é um delicado tubinho plástico, confeccionado com material específico não-tóxico para os embriões. na verdade são dois tubos que se acoplam. Um externo que servirá de guia e será primeiramente introduzido no útero; e um cateter interno ainda mais delicado onde os embriões vão ser carregados junto com um pouquinho de meio de cultura. Este cateter interno passa dentro do primeiro (já colocado no útero) e vai depositar os embriões lá no endométrio.

Estando com boa visualização do útero (ultrassom), então o médico toma a camisa externa do cateter de transferência embrionária. Esta camisa externa é um tubo plástico cuja ponta é radiopaca, ou seja, pode ser identificada pelo ultrassom. Desta maneira, olhando e guiando pelo ultrassom, este cateter é delicadamente inserido no canal uterino até que sua ponta chegue ao chamado orifício cervical interno (entrada da cavidade uterina e endométrio).

Com o cateter nesta posição, e ainda com ajuda do ultrassom, medimos a distância da ponta do cateter até o centro da cavidade uterina: é ali que vamos depositar os preciosíssimos embriões !! Esta distância é exatamente  o quanto o cateter interno vai passar dentro do externo na hora da injeção dos embriões.

Somente neste momento é que avisamos ao embriologista que estamos prontos, e que ele já pode trazer os embriões. Então os embriões são retirados da incubadora, carregados no cateter interno acoplado a uma pequena seringa, e trazidos à sala de transferência. O cateter interno é passado no interior do externo (que já estava em posição), permitindo que os embriões sejam transportados sem risco por todo o colo uterino, até atingir o centro da cavidade. Neste momento, a seringa é cuidadosamente comprimida e os embriões depositados gentilmente no endométrio.

Aguardamos alguns segundos e, com extremo cuidado, retiramos os cateteres juntos (externo e interno) e entregamos ao embriologista, que vai fazer a conferência do conjunto no microscópio para garantir que nenhum embrião permaneceu no cateter,e que, portanto, todos ficaram na cavidade uterina.

Todo este processo deve ser muito bem realizado, passo a  passo. Demoras na colocação dos embriões, traumas no canal uterino ou endométrio que levem a sangramento, cólicas uterinas, ou outras intercorrências podem prejudicar o procedimento de transferência e comprometer as chances de gravidez. Além de um médico habilidoso e experiente, é fundamental a atuação em conjunto e harmônica de toda equipe.

Este é o passo final, culminante no processo. Neste momento nos inunda uma sensação de dever cumprido !! Mas também uma enorme sensação de expectativa e otimismo, pois 12 dias depois faremos o exame de sangue (beta-hcg) que vai confirmar a tão sonhada gravidez. Em novo post explicaremos como é este período de espera do exame, e o que a mulher deve fazer para ajudar a conseguir o resultado positivo.

Bem, esperamos ter esclarecido como é o processo de transferência embrionária na FIV. Até nosso próximo post, sempre com informações relevantes e de qualidade em medicina reprodutiva, para vocês.  Até breve !!

944 Comentários para “A transferência embrionária na fertilização in-vitro (FIV) – Como implantar o embrião no útero”

  1. Aline disse:

    Olá, Dr. Fábio!
    Acabei de fazer minha 2 TEC com dois blastocistos e faltam 3 dias para o beta e estou bem ansiosa. Estou sentindo cólicas leves e pontadas no baixo abdome, às vezes pontadas no óvario direito e no útero mesmo, mas bem fraquinhas e ocorrem várias vezes ao dia, mas sem nenhum sangramento.Sinto minha barriga inchada, gases e mt dor nas pernas e na região lombar.
    Isso é normal?Posso estar grávida?
    Obrigada, Aline.

  2. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Os sintomas neste período são muito inespecíficos. Fica tranquila e aguarda o teste.

    Vou ficar torcendo por um positivo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. Aline disse:

    Olá, Dr!
    Sua torcida me deu mt sorte!
    Fiz o beta e deu positivo com quantitativo de 1.102 após 12 dias da TEC.
    Como transferi 2 embrioes será que pode ser gêmeos com esse beta alto assim?Quero mt!!!
    Deus abençoe o senhor!
    Obrigada, Aline

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Parabéns !!

    E o beta inicial realmente está alto, sugerindo gemelaridade. Mas somente dá para saber quantos quando fizer o primeiro ultrassom.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. Aline disse:

    Uhullllll!!!Quero mt gêmeos!
    Obrigada mais uma vez Dr.Fábio!!!
    Estou feliz demais e seja feita a vontade de Deus!
    Semana que vem faço a Ultra e talvez eu tenha alguma novidade!!!
    Fica com Deus!!!!!!
    Aline

  6. joao marcelo disse:

    Ola Dr: Fabio

    A minha esposa fez a ICSI no dia 07/12/2012, e foram implatados dois embriões , no terceiro dia apos a ICSI, teve muita colicas por tres dias seguidos e depois diminui mas não passou, e hj esta com dores nas costas, pernas , cabeças e pequenas colicas e normal , e faltam cinco dias para ela fazer o beta

  7. joao marcelo disse:

    Ola Dr: Fabio

    A minha esposa fez a ICSI no dia 07/12/2012, e foram implantados dois embriões , no terceiro dia apos a ICSI, teve muita colicas por tres dias seguidos e depois diminui mas não passou, e hj esta com dores nas costas, pernas , cabeças e pequenas colicas e normal , e faltam cinco dias para ela fazer o beta, no dia 21

  8. joao marcelo disse:

    Ola Dr: Fabio

    Apos eu enviar ou comentario anterior a minha esposa teve uma colica mais forte, como a de segunda feira, ela tomou buscopan duo, e diminuiu as dores e é normal esta colicas que vão e que vem, e hj ela so estava com uma pequena dor abaixo do umbigo, desde ja muito obrigado pela sua atenção

  9. fabioeugenio disse:

    Oi João,

    Estas dores podem ser decorrentes do estímulo ovariano. Mas é importante conversar com o médico que fez o procedimento.

    Boa sorte no test.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  10. VALQUIRIA disse:

    Dr Fábio, boa tarde!
    me tire uma dúvida: fiz minha FIV fora do meu estado… voltei p casa no mesmo dia de carro 3 horas de viagem,porem, a pista muito boa lisa e tal deitei o banco do carro e vim.
    o senhor acha q isso pode causar algum dano aos fetos transferidos?
    obg pela oportunidade de tirar minhas dúvidas!

  11. valquiria disse:

    corrigindo aos embriões transferidos.

  12. fabioeugenio disse:

    Oi Valquiria,

    Não há nenhum problema para a implantação em você viajar após a transferência.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  13. Francisca disse:

    Boa Tarde
    Dr Fábio , tenho 33anos e 6 anos de casada, meu marido fez vasectomia há 12 anos, estamos querendo muito um filho, então estamos nos organizando financeiramente, meu marido tem o sêmen congelado, você poderia me informar quanto custa a fertilização in-vitro, e quais as chances de conseguir engravidar na primeira tentativa. Dr Fábio só queria marcar a consulta depois de ter uma idéia de quanto custa esse tratamento. Desde já agradeço-lhe pela atenção. Abraços

  14. fabioeugenio disse:

    Oi Francisca,

    O custo completo da FIV, incluindo medicações, é em torno de 14 a 15 mil reais.

    Na sua faixa de idade as chances de gravidez são excelentes.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  15. Karine disse:

    Oi Dr. Fábio!
    Estou no D10 após transferência de duas mórulas, tenho 32 anos e essa é a primeira FIV. Não sinto nenhum sintoma específico de gravidez, somente umas pontadas de vez em quando e cólicas fracas. A única diferença mesmo que notei foi o aumento de espinhas. Estou extremamente ansiosa porque está se aproximando o dia do beta.Como não pude fazer a transferência no mês da estimulação, transferi óvulos congelados. Esse fato reduziriam as chances?
    Obrigada, Karine.

  16. fabioeugenio disse:

    Oi Karine,

    Na sua idade as chances são excelentes. E os embriões congelados mantêm a ótima chance de gravidez.

    Boa sorte!!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  17. Karine disse:

    Dr. Fábio, fiz o beta no D11 e deu 220! Muito feliz, obrigada pela torcida!
    Abraço, Karine.

  18. Andrea disse:

    Bom dia

    Dr Fabio fiz a transferência de 3 embriões e fiz xixi logo em seguida, há algum problema qto a isso?

    Abs

    Andrea

  19. Lu disse:

    Oi Dr. quero saber algo com relação a implantação de embriões, apliquei 3 no dia 12 de janeiro, senti colicas prisão de ventre uns sinais de quando em vez no baixo ventre, e estou a espera para fazer o exame de confirmação mais infelizmente dia 21 comecei a sentir dores fortes no baixo ventre, e em pouco tempo começou o sangramento, a médica pediu que tomasse o buscopan duo de 6 em 6h e fazer repouso, fiz isso mais dia 22 as dores aumentar e tive vomitos, será que perde meus bebés?

  20. fabioeugenio disse:

    Oi Karine,

    Que excelente notícia.

    Parabéns pela gravidez !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  21. fabioeugenio disse:

    Oi Andrea,

    Nenhum problema !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  22. fabioeugenio disse:

    Olá Lu,

    É muito precoce para sabermos o que pode estar acontecendo.

    Siga as orientações da médica, e aguarde o dia de fazer o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. fiz minha 2ª fiv dia 24/01/2013 transferi 3 embrioes so fiquei enjoada e cansada mas nada demais mas hj com 3 dias acordei sentindo colicas na regiao pelvica, o que significa?

  24. Andrea disse:

    P q o exame deve seer feito somente no D12? No D11 já poderia vir um positivo?

  25. fabioeugenio disse:

    Oi Viviane,

    Um pouco de dor pélvica nesta fase é perfeitamente comum, e não preocupa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Andrea,

    É que às vezes, antes de 12 dias, os valores positivos do beta podem ainda ser muito baixos e não serem detectados nos exames.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  27. Patricia disse:

    Oi Dr. Fábio.
    Me tira um dúvida, quando o Sr. diz em resposta anterior que o custo total da FIV é em torno de R$14 a R$ 15 mil…. isso inclue o congelamento dos embriões não transferidos para ultero ou isso é a parte?

  28. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    O congelamento embrionário é um custo à parte.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  29. Dr. Fábio,
    Suas informações são bastante esclarecedoras. Fico mais tranquila porque elas coincidem com o que meu médico sempre me disse. Tenho 48 anos e fiz uma FIV pela primeira vez há 6 dias. Os exames prévios deram todos normais e, ao que parece, somente a questão da idade é que impossibita a gravidez. Infelizmente somente foram implantados 2 embriões porque os demais (5) não vingaram. Não tenho sentido muitas reações a não ser a sensação de inchaço no baixo ventre como o senhor já explicou em outro post. Vou fazer o beta no próximo dia 21. Não preciso dizer que a ansiedade toma conta de mim e do meu marido, mas tenho a impressão que não vou conseguir… Será que tenho alguma chance ainda que pequena??
    Grata pelo seu retorno.
    Um abraço,
    Maria Aparecida

  30. Dr. Fábio,
    Esqueci de dizer que tenho um filho de 10 anos gerado por gravidez normal. Uma dúvida: os tipos de remédios indicados para a ovulação antes da punção podem ter um efeito diferente, ou seja, alguns podem ser mais eficazes que outros?
    Um abraço,
    Maria Aparecida

  31. fabioeugenio disse:

    Oi Maria Aparecida,

    Lógico que existem chances, que variam com a idade da mulher e a qualidade dos embriões implantados.

    Vou ficar torcendo por seu resultado positivo !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  32. fabioeugenio disse:

    Maria Aparecida,

    Em geral todos fazem bom efeito de estimulação ovariana. Mas há pequenas diferenças, que podem ser manipuladas de acordo com o caso clínico e característica de cada paciente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  33. Sónia Mula disse:

    Ola Dr Fábio,

    Fiz a minha segunda FIV, transferir 2 embrioes execelente no dia 08/03/13
    No dia 16-03-13 (D9) fiz o beta e deu 112miu/ml repeti 2 dias depois isto é dia 19-03-13 (D12) resultado do beta 277miu/ml é um bom sinal?
    Mas tenho duvidas que possam ser gemeos, há essa possibilidade de serem gemeos?

  34. Liz maia disse:

    Estou na 2¤ fiv e ha tres dias do beta ocorreu um pequeno sangramento amarronzado, o que pode ser? O processo foi todo ok transf de dois blastocistos no quinto dia.
    Obrigada!

  35. fabioeugenio disse:

    Olá Sônia,

    Certamente é um resultado positivo !!

    Parabéns pela gravidez !!

    Existe possibilidade de ser gêmeos, mas que somente pode ser aferida pelo ultrassom, dentro de 15 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  36. fabioeugenio disse:

    Oi Liz,

    Pequenos sangramentos em borra podem acontecer neste período, e não têm importância no resultado do tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  37. Marisa disse:

    Dr. Fábio ,tenho 31 anos , fiz uma FIV em março mas não pude transferir meus embrioões por ter tido uma hiperestimulação, vou fazer a transferencia sábado agora dia 20 de abril de 2 embriões 3d de classificação B. Tenho blastocistos tbm 2 mas não sei por que a medica decidiu transferir os d3…
    Tem alguma diferença ?? Isso diminuem minhas chances ??
    Na quarta meu endometrio estava com 9mm e trilinear, continuo tomando a primogyna e usando a utrogestan ….
    Abs Marisa

  38. luana disse:

    Oii Dr Fabio
    Queria fazer uma pergunta fiz minha 1 fiv dia 15/ 04 trasferencia de 2 embriões tenho 31 anos e sou ligada tenho 2 filhos uma de 11 e outro de 5 fiquei de repouso 3 dias não senti nada ate agora, queria saber se o embrião não conseguir acopla no útero tem algum sintoma tipo sangramento?

  39. fabioeugenio disse:

    Oi Marisa,

    Os blastocistos podem ter uma maior chance de implantação do que os embriões de D3.

    Seu endométrio está com boa resposta à preparação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  40. fabioeugenio disse:

    Oi Luana,

    Normalmente não se sente nada neste período. É ter paciência e aguardar o dia do beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  41. rosana disse:

    Olá Dr Fabio, tenho 28 anos fiz 3 tentativas de In vitro e nenhuma deu positivo! meu médico depois disso me disse que eu teria que retirar as minhas trompas, pois tenho obstrucao tubarea com idrossalpinge, que pelo liquido que soltava das trompas nao segurava os embrioes. Enfim… fiz a cirurgia, esperei 2 ciclos de menstruacao, e semana passada fiz minha 4 tentativa, foi trocado tambem minha medicacao, estou aguardando meu beta para o dia 01-05, estou bem dolorida, diferente das outras vezes!!! será que tenho chances agora que retirei minhas trompas?

  42. joselma disse:

    Olá Dr.Fábio Boa Noite ,tenho 34 anos transferir 2 blastocisto ,estou no D8,e tudo que sinto é umas pequenas cólicas que vai e vem quase não noto,o meu seio estão inchados e doloridos desde a pulsação,e algumas espinhas aparecerão ,tenho bastante gases também ,tenho alguma chance ?é minha segunda tentativa ,a primeira transferir 3 embrião de 3 dias,uso utrogestan de 4 vezes por dia ,estou bastante ansiosa.Obrigada

  43. Olá Dr. Fabio,
    tenho 45 anos, e dois filhos do meu primeiro casamento…Me casei novamente a dois anos e , como nao havia engravidado ate então, eu e meu marido optamos pela FIV, a qual foi realizada com sucesso na semana passada… Nunca apresentei nenhum problema com fertilidade, nem nas minha gestaçoes anteriores; o motivo mesmo é a minha idade, e nao queriamos prolongar mais a espera. Na transferencia do embriao( foi um só), o medico me disse que foi tudo perfeito e que tudo correu muito bem; inclusive vi atraves do ultrassom o embriãozinho instalado no meu utero!
    Queria saber quais as chences de ter dado certo e se o fato de eu ter visto no meu utero ja é um bom sinal de gravidez…
    abraços, obrigada 🙂

  44. fabioeugenio disse:

    Olá Rosana,

    A retirada da hidrossalpinge pode aumentar as chances de implantação.

    Você já deve ter o resultado. Espero que positivo !!

    Boa sorte.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  45. fabioeugenio disse:

    Oi Joselma,

    Os sintomas neste período são inespecíficos. Porém, como você transferiu 2 blastocistos, suas chances são excelentes.

    Você já deve ter feito o beta-hcg. Torço que tenha sido positivo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  46. fabioeugenio disse:

    Oi Valéria,

    As chances com a FIV aos 45 anos são pequenas, mas estão presentes. O fato da transferência ter sido boa é importante.

    Vou ficar torcendo por seu resultado positivo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  47. Solene disse:

    Ola Dr. Fabio, gostaria de saber quais sao minhas chances de conseguir uma gestacao por meio de fiv aos 32 anos, sendo a 1 tentativa?

    Fico no aguardo, Abcs.

  48. fabioeugenio disse:

    Oi Solene,

    Formando embriões de boa qualidade, suas chances são em torno de 60%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  49. marcela disse:

    olá dr Fabio, tenho 32 anos e estou na minha 3a Fiv, é normal repouso de apenas 3 dias? Fico muito encucada se estou fazendo realmente o correto. E para ter de fato a nidação pode não ocorrer nenhum sangramento? Porque estou no 6D e sempre fico esperando vir uma manchinha rosa. obrigada pela atenção.

  50. Julia disse:

    Olá, Dr. Fábio! Me ajude!
    Fiz FIV de 2 embriões, hoje é o terceiro dia. Antes meus seios estavam bem inchados e doloridos. Hoje, já não estão mais e confesso que, desanimei. Essa é minha quarta FIV. Meu ESTRADIOL deu 1196,0 o que isso significa??? (Fiz 1 dia após a FIV a pedido do médico)

  51. PAULA disse:

    Olá Dr. Fabio, fiz 2 inseminação, na 2 engravidei mas foi ectópica, partir para fiv na 1 engravidei,mas depois o beta regrediu, fiz com embriões congelados, mas deu negativo.
    Agora faz 4 dias que foi feito a transferência de 4 embriões, sendo 2 de classe A, um B e outro C, uma duvida é: nãp estou sentindo nada, so senti no dia seguinte das transferência colicas, agora são tão rapidas e cause não percebo, há possibilidade de engravidar sem sentir nenhum sintomas, a partir de que dia começa a aparecer os sintomas?
    Aguardo resposta…desde de ja agradeço a atenção.

  52. Márcia disse:

    Olá Dr. Fábio, tenho 42 anos e fiz uma FIV dia 10/06/13 e fiz um Beta hoje que deu 0,154 não sei o que quer dizer, meu médico pediu para repetir sábado já que eu fiz antes do 12D. Estou muito ansiosa, pois foi feita somente transferência de de 1embrião, segundo médico muito bonito.
    Estou com medo de não ter dado certo, mas confio em Deus!
    abs,

  53. Roberta disse:

    Olá Dr. não tenho nenhuma pergunta, mas só gostaria de compartilhar que estou na minha primeira FIV, D6, implantação de somente 1 embrião e agora de repouso; suas informações além de esclarecedoras, aliviaram as culpas e diminuiram as fantasias, trazendo mais tranquilidade enquanto aguardo o beta. Obrigada.

  54. fabioeugenio disse:

    Oi Marcela,

    O repouso de 3 dias está ótimo. E não precisa haver nenhum sangramento para acontecer a nidação.

    Vou torcer por seu resultado positivo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  55. fabioeugenio disse:

    Oi Júlia,

    Os sintomas neste período são inespecíficos, assim como esta dosagem de estradiol. Paciência para fazer o beta-hcg 12 dias pós transferência.

    Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  56. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    A gravidez pode ocorre sem nenhum sintoma inicial. Apenas o beta-hcg vai dar esta certeza.

    Bos sorte !!

  57. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Este valor está negativo, mas você deve repeti-lo para confirmação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  58. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    Estou na torcida por seu beta-hcg positivo !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  59. natalia disse:

    Olá Dr. Tenho uma dúvida quanto ao uso do Ovidrel após a transferencia de embrioes congelados. Como ele pode interferir no valor do beta-hcg? Fiz um e deu 119. Pode ser do medicamento? Obrigada.

  60. fabioeugenio disse:

    Oi Natália,

    O Ovidrel pode interferir na dosagem de beta-hcg (falso-positivo) até 7 dias após a injeção.

    Porém 119 é um valor bem alto, e provavelmente já significa implantação embrionária.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  61. Daiane disse:

    Dr. Fábio!! Tenho 31 anos e meu marido 34 anos, estamos na 3ª FIV sem sucesso, com útero de substituição, pois, fiz uma histerectomia há 4 anos. A pessoa que irá gerar nosso bebê tem 41 anos. Na lª foi colocado 1, na 2ª , 2 e agora na 3ª, 3. O que o Dr. acha que está acontecendo que não estamos conseguindo?? Não sei mais o que fazer, pois, o investimento é muito grande a cada tentativa, além do desgaste emocional é claro. Obrigada

  62. Rose disse:

    Boa noite, hj estou no meu D-9. Fiz minha 2ª TEC. Sinto cólica, como se fosse descer minha menstruação. As vezes da umas pontadas. Meus seios doem. Tive dor de cabeça no D-8. Estou sentindo mta moleza no corpo, mto sono e indisposição. Será que já posso saber com esses sintomas, ainda no D-9, se estou grávida? Obrigada pela atenção. Ótimo blog!

  63. fabioeugenio disse:

    Olá Daiane,

    Difícil responder sem estar acompanhando seu caso clínico. É fundamental reavaliar os embriões formados, e o endométrio da receptora (útero de substituição).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  64. fabioeugenio disse:

    Oi Rose,

    Conforme já falei, os sintomas neste período são inespecíficos – não dá para saber se houve sucesso ou não.

    É ter paciência e aguardar o dia do beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  65. Regina disse:

    Boa noite Dr. Fábio.

    Fiz fiv em 10/06 (transferencia de 3 embriões) e o beta no D12 (22/06) deu 348 (positivo!!). Repeti o beta na quarta (26/06) e o valor foi 903. Li em alguns fóruns que se o beta não dobrar em 48h êh sinal de que a gravidez não ira evoluir bem e um aborto vai ocorrer. Êh verdade??

  66. olá dro….td bem? estou mto triste tenho 36 anos feito em 8 de maio…e no ultimo dia 22 fiz a 1 fiv,foram colocados 2 embriões classe A ,e ontem fiz o beta deu mto mas mto baixo,0,1,,,vou fazer de novo pq tenho 3 congelados,o q o sro acha,tenho chance na segunda…nao entendi de nao ter dado certo pq estava td ótimo exames e embrões….sera q foi por causa do trabalho?pois comecei sangrar no 8 dia depois de ter limpado uma casa de 2 andares…obrigada, ver suas mens me fortaleceram mto um abraço Sirlene!

  67. fabioeugenio disse:

    Oi Regina,

    Em geral o beta deve dobrar a cada 48 a 72 horas. Mas não é uma regra absoluta.

    A subida do valor do seu exame foi satisfatória.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  68. fabioeugenio disse:

    Oi Sirlene,

    Que pena que não foi desta vez. Não deve ter sido por causa do trabalho !!

    Mas você também tem ótimas chances com os congelados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  69. Flávia disse:

    Olá Dr. Ontem dia 02/02 fiz a aspiração dos óvulos, foram coletados 16 óvulos, mas vou ser doadora. Acabaram de me ligar do hospital marcando a minha transferência para dia 05/07. Ela ocorrerá no 3° dia, isso é bom ou ruim? Eu acreditava que o melhor dia seria o 2°, tem alguma coisa a vê? Quero saber também se o fato da minha trompa ser obstruída diminui as minhas chances de pegar um POSITIVO?
    Grata,
    Flávia

  70. Camila Costa disse:

    Boa tarde, Dr. Fábio!!
    Tenho 30 anos e estou no aguardo para o beta dia 08/07. Ocorre que transferi 3 embriões congelados, no mesmo dia da tranferência (26/06) comecei a sentir muitas cólicas e dores com intervalos aparentemente nos ovários, uma vez que dói as vezes do lado direito outras do esquerdo……latejando. Ontem tomei um comprimido de buscopan, as colicas deram uma aliviada mais o desconforto principalmente do lado esquerdo continua. De vez em quando sinto tb umas fisgadas tipo choquinhos no meio da barriga bem abaixo do umbigo para baixo. E a dor de cabeça forte vai e volta, é normal nesse período?
    E uma ansiedade sem tamanho.
    Obrigada desde já, por sua ajuda.
    Que Deus lhe abençoe.

  71. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Suas trompas não atrapalham em nada as chances na FIV. E a transferência geralmente é feita no 3o dia mesmo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  72. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    São sintomas que podem ocorrer. Fico na torcida por seu resultado positivo !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  73. ju disse:

    olá DR.fabio gostaria de saber se depois da transferencia do embriões posso ficar tomando primogyna até na gravidez ou esse remedio causa problema no feto já que na bula diz não é indicado para mulheres gravida, obrigada

  74. PAULA disse:

    Oi Doutor Fábio, meu resultado deu positivo, 15 dias após a fiv deu 1.621 depois de dois dias 3.933, só que no 18 dias da transferência na hora da aplicação do utrogestan veio uma manchinha maronzada e logo depois desceu uma agua marronzada bem clara, e as vezes quando me limpo vem uns pontinhos como se fosse uns fiozinhos marrom bem claro, estou com muito medo, o que pode ser…desde de já agradeço a atenção.

  75. Flávia disse:

    Boa tarde Dr.
    Hoje transferi dois embriões. O processo foi indolor, mas a médica me deixou um pouco preocupada pq na hora q eles estavam sendo transferidos e ela começou a visualizar a entrada deles no útero ela perdeu a imagem, isso me deixou insegura e preocupada. O Senhor acha q isso é motivo pra eu achar que nao vai dar certo? Outra coisa que ocorreu. Umas 3hr após a transferência estava deitada em casa e senti um ardor acompanhado de uma dor bem no útero. O que pode ser isso Dr? Quantos dias ou horas a pós a transferência ocorre a implantação?
    Grata,
    Flávia

  76. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Durante ao processo inicial de implantação do embrião pode ocorrer pequeno sangramento, que em geral não interfere coma gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  77. fabioeugenio disse:

    Olá Ju,

    Pode seguir as recomendações do seu médico e manter o tempo necessário.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  78. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Se o cateter estava na cavidade uterina, não tem problema ter perdido a imagem.

    Fica tranquila quanto aos sintomas, são normais, e aguarda os 12 a 14 dias para o beta-hcg.

    Boa sorte!!

  79. Flávia disse:

    Boa noite Dr.
    Pelo que entendi estava sim na cavidade ia iniciar a retirada dele já, e depois disso eu vi a médica dizendo olha eles aki, acredito que eles conseguiram visualiza-los já no útero, né? Dr. lei alguns depoimentos de meninas que sentem cólicas fraquinhas e etc… a ausência de sintomas pode significar que as coisas não estão correndo bem? Depois dakela dor e queimação no útero nao sinto absolutamente nada, é como se não tivesse feito nada.
    Me desculpe tantas perguntas, mas como fiz meu tratamento em hospital público não tenho acesso aos médicos sempre que preciso.
    Grata,
    Flávia

  80. claudia disse:

    ola dr, vou fazer tec em outubro. ja tenho uma menina resultante de tec. tem dicas para melhorar implantaçao e aumentar probabilidade de gravidez 😉 obrigada !

  81. Paula disse:

    Olá Doutor Fábio, estou de 6 semanas e 3 dias, fiz a transvaginal, deu que estou gravida de trigêmios, mas um está sem batimentos cardíacos, um a frenquência cardíaca está está 117bpm, e o outro está 108bpm, gostaria de saber se tudo normal?
    O que vai acontecer com esse que está sem batimentos, será que é por isso que estou tento pequenos sangramentos escuros e algumas borra de café que vem e vai?
    Desde de já agradeço sua atenção.

  82. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Pode não haver nenhum sintoma. A certeza mesmo somente com o exame de beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  83. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Procure ter hábitos de vida saudáveis, e siga rigorosamente as orientações da equipe médica que vai realizar seu tratamento.

    Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  84. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Este embrião sem vitalidade será reabsorvido pelo seu organismo, e pode levar a pequenos sangramentos.

    Siga rigorosamente as orientações do seu médico !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  85. Flávia disse:

    Olá Dr.
    Infelizmente meu resultado foi negativo. Tenho dois embriões congelados ainda, mas por alguns fatos ocorridos eu perdi a confiança na esquipe de médicos que realizaram o procedimento. Será que é possível eu fazer a transferência desses embriões em uma outra clinica mesmo eles estando congelados nesse hospital? O Sr. sabe me informar a base de custo para isso, caso seja possível?
    Grata,
    Flávia

  86. paula mariza disse:

    Boa Tarde Dr fiz minha trasferencia de embrioes dia 04/07 um com 6 celulas e o outro com 8, fiz o beta dia 17/07 e deu positivo, quero saber de quantas semanas eu estou / eu conto do dia da menstruação?

  87. Ana Lucia disse:

    Boa noite,gostaria de tirar uma duvida, apos a fiv estou gravida de gemeos, mas um deles está sem batimentos, e tem um hematona subcorionico mesmo nível do saco gestancial, esse está do lado esquerdo e o que tem batimentos está do lado direito, quando foi essa manhã desceu uma bola de sangue junto com muito sangue, depois so ta vindo uma borrinha escura.
    A minha duvida é será que essa bola de sangue é o embrião junto com hematoma, pode ser prejudicial para outro bebe?

  88. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Lamento que ainda não foi desta vez.

    É possível levar os embriões para outra clínica, sendo o transporte em botijão de nitrogênio líquido.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  89. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Parabéns pela gravidez !!

    A contagem obstétrica de semanas é a partir do primeiro dia da menstruação (no início da estimulação ovariana)

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  90. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Lúcia,

    A única maneira de saber é fazendo ultrassom transvaginal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  91. Angela disse:

    Boa Noite Dr. Fábio, tenho 42 anos fiz uma TEC dia 08/07 e meu beta HCG deu 20,37 no dia 19/07. Desanimei completamente, mas o médico me pediu para continuar a medicação e repetir o exame dia 22/07. É possível (ou comum) o valor sofrer alteração????

  92. fabioeugenio disse:

    Olá Ângela,

    Por ser um valor positivo porém baixo, o correto é exatamente manter a medicação e repetir após alguns dias.

    Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  93. Raphaella disse:

    Olá Dr. Fabio, fiz minha primeira IIU no dia 19, no mesmo dia umas 8hs depois tive colica intestinal muito forte seguida de diarreia, isso pode ter interferido no procedimento? Estou sentindo pontadas no útero há 2 dias mais ou menos e sao constantes mais fracas, seria normal?
    Obrigada!

  94. Fernanda disse:

    Boa tarde Dr Fabio,

    Parabens primeiramente pelo seu site ,ajuda muito a todas nós mulheres que tentamos e queremos muito engravidar com a ajuda médica.

    Meu caso é o seguinte: fiz a transferencia de 2 embriões no D3 , que foi Dia 18/7. Eu recebi embrioes com ovulos doados. Nao tive nenhum sangramento, somente muitos gases e colicas. Estou usando Utrogestan 400mg 2xdia e estradiol 6mg/dia.
    Hoje, Dia 29/07 fiz o Beta HCG e o resultado foi 46,5 ml/uml. Porem fiquei na duvida se esse resultado é positivo Ou nao… E se eh bom Ou nao.

    Muito obrigada desde ja.
    Abs,

    Fernanda

  95. fabioeugenio disse:

    Oi Raphaella,

    Alterações intestinais não influenciam os resultados da IIU. Fica tranquila.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  96. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    O resultado é positivo sim. Parabéns !!

    Para acompanhar, repita com 48 a 72 horas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  97. MARIA disse:

    Oi Dr Fabio,
    durante a transferencia dos embriões minha bexiga estava muito cheia, e senti muito desconforto após o procedimento e nem consegui relaxar, o sr acha que isso pode ter prejudicado a implantação. Foi transferido 3 embriões B de 2D, tenho 39 anos, será que tenho chances, já fiz uma FIV e obtive resultado positivo.
    Obgada Maria

  98. Daniely disse:

    Olá Dr. Fábio
    Tenho 27 anos, sou casada há 3 anos e há 2 tento engravidar e não tenho logrado êxito. Meu esposo fez um espermograma que deu normal, eu já fiz controle ovulatório e histerossalpingografia, que também deram normais, parece que não temos problema algum. Neste caso, qual procedimento deveríamos tomar?
    Grata.
    Abs,
    Daniely

  99. Daniely disse:

    Desculpe Dr, mas também gostaríamos de saber os custos em média para o procedimento que deveríamos adotar.
    Obrigada,
    Daniely

  100. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    O incômodo da bexiga cheia não interfere em nada na chance de implantação embrionária.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  101. fabioeugenio disse:

    Oi Daniely,

    Nos casos de subfertilidade sem causa aparente, como já se passaram 2 anos, a indicação é partir para os tratamentos de reprodução humana.

    Consulte um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  102. fabioeugenio disse:

    Oi Daniely,

    O custo vai depender do tratamento escolhido.

    Para maiores informações, nosso telefone em Fortaleza (85) 4012.6361

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  103. Graziela disse:

    Dr.
    Tenho uma dúvida. Fiz a Inseminação in vitro a poucos dias mas não estava numa fase muito boa, peguei um resfriado forte com muita tosse, gostaria de saber se isso pode vir a prejudicar o resultado. Agora estou melhor, meu médico pediu para tomar amoxilina triidratada. Fico na dúvida que isso prejudique em alguma coisa.

  104. fabioeugenio disse:

    Oi Graziele,

    É improvável que um quadro gripal ou resfriado vá interferir na sua chance.

    Fica tranquila e segue as orientações do seu médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  105. Luna Zabara disse:

    Olá Dr. Fábio…. Bom, gostaria de saber quais seriam as chance de uma mulher engravidar aos 48 anos através da FIV ?

  106. Simone Alves disse:

    Olá Dr. Fábio,
    Por favor: já aviso que aguardo anciosa pelo seu retorno!!!! Bem, já fiz seis tentativas de FIV e nada (pego o resultado da sexta daqui há três dias, mas já sinto que não deu!!!!). Não sei mais o que fazer! Tenho 37 anos, embriões, endométrio e demias exames excelentes. Mas, meu cariótipo deu alterações cromossômicas, translocações no 5 e 7. Os médicos acreditam que isso possa ajudar na não implantação e remomendaram uma biópsia do embrião. Ai meu Deus! Só de pensar em tudo novamente, piro! O que eu falo Dr.? Quero muito gerar meu bebezinho! O Sr. acha que tenho chance? Devo investir na biópsia? Acho tudo isso muito desgastante, caro e incerto. O que o Sr. me aconselha? Grata.

  107. fabioeugenio disse:

    Oi Luna,

    Nesta faixa de idade o tratamento indicado é a FIV com óvulo-doação, e as chances são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  108. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    Se existem translocações nos seus cromossomos, e falhas repetidas de implantação, o melhor caminho é realmente a FIV com PGD (análise genética dos embriões).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  109. fernanda rios disse:

    Boa noite estou no 7 dia pós tec ontem senti uma colica só meus seios doem mas pouco tenho 25 anos ovarios policisticos marido tudo ok. faço meu beta dai 4 dias. quais sãos minhas chances. obrigado

  110. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Na sua faixa de idade as chances são excelentes.

    Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  111. janaina disse:

    Ola Dr. Fábio
    Gostaria, inicialmente, de parabenizá-lo pelo carinho e pela assistência a TODOS que postam suas dúvidas e angústias neste post. O senhor é um excelente médico e um grande ser Humano! Pode estar certo que ajuda muitas pessoas! Agora… meu caso: 34 anos, 1 aborto prévio ha 1 ano, 1a tentativa com FIV. 22 oócitos, 14 embriões. 3 de excelente qualidade (segundo informações do médico assistente). 2 destes foram transferidos hoje. Os demais, optamos para avaliar quais destes evoluirão a blastocisto para posterior congelamento. Desde a punção sinto cólicas e distensão abdominal importantes que melhoram com repouso… É normal?! Minhas chances são boas?
    Grande abraço
    Janaina

  112. Priscilla disse:

    Bom dia, Dr!

    Como toda mulher passando por FIV estou muito curiosa sobre todo o procedimento. Achei seu site extremamente interessante e informativo.
    Fiz a minha 1ª transferência de 2 embriões de excelente qualidade (conforme informações médicas) ontem, dia 24/08. Tenho 33 anos e sem problema algum e meu marido com azoospermia. Foram encontrados bons sptz na punção.
    Como ainda não sabíamos se encontraríamos sptz ou não meu médico optou por uma indução bem baixa (tomei indux, 2 por dia, por cinco dias e 2 injeções de gonadopin 150 e mais 2 de gonadopin 75) e mesmo com baixa estimulação produzi seis óvulos muito lindos.
    Tivemos 4 embriões de ótima qualidade e 2 foram congelados.
    Meu médico pediu para fazer meu beta no dia 07.
    Gostaria de saber quais as chances que temos de engravidar agora de primeira?
    Estou praticamente sem sintomas, apenas um incômodo na região do baixo ventre, sem dor ou cólicas.

    Agradeço desde já a atenção!

    Abraço!

  113. fabioeugenio disse:

    Oi Janaína,

    Obrigado pelas palavras de incentivo !!

    Suas chances são excelentes, e é esperado que sinta cólicas e distensão pois sua resposta ovariana foi forte.

    Boa sorte !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  114. fabioeugenio disse:

    Oi Priscilla,

    Levando em conta sua idade e as qualidade dos embriões suas chances são excelentes, podendo chegar a 60% por tentativa.

    Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  115. Gabriela disse:

    Dr. Fabio, tenho 42 anos e estou na primeira FIV.

    Após a estimulação, foram capturados 3 óvulos que resultaram em dois embriões de boa qualidade.

    Ontem foi feita a transferencia. Segundo o médico o endometrio estava muito bom.

    O procedimento foi um pouco traumático pois meu útero é didelfo com o lado esquerdo atrofiado, tubular e retrovertido. O médico demorou um tempo até acertar o canal.

    Você acha que tenho chances de engravidar?

    Graças a Deus já tenho um filho de 5 anos que veio de forma natural.

    Atenciosamente,

    Gabriela

  116. Ana disse:

    Dr. Fabio, bom dia.
    Fiz a primeira FIV no mês passado e o resultado foi negativo. Vou fazer a transferência dos embrioes congelados nesse mês de setembro. O médico me receitou apenas o primogyna a partir do 2º dia do ciclo e marcou de eu voltar no consultório para fazer a ultra no 15º dia do meu ciclo. Estou muito insegura e com medo de ovular antes da ultra. O primogyna segura a ovulação? Corre o risco de eu ovular antes da ultra? Obrigada.

  117. fabioeugenio disse:

    Oi Gabriela,

    Com dois embriões de boa qualidade as chances são boas sim.

    Vou ficar torcendo pelo seu positivo !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  118. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Normalmente o Primogyna bloqueia o processo ovulatório. Através do ultrassom é possível confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  119. kellinha disse:

    oi doutor estou no 8ºdia da minha trasnferencia de vez enquando sinto umas colicas mais vai e vem isso é normal? pois com essa é minha 3ª tentativa as primeiras engravidei pois colocarão os embrioes na classificação 4c,6c, mais tive aborto espontanio agora fiz de novo com os embrioes 4b,6b,8b, quais são as chances de eu engravidar? tenho 2 filhos e fizeram a laquiadura há 17 anos atraz, farei o beta no dia 10/09/13 abraço.

  120. Juliana disse:

    Bom dia Dr. Fábio,

    Tenho 36 anos e fiz minha 2º transf. sendo essa de 2 embriões congelados tipo 8B, mas no momento da transferência senti cólicas. Isso pode ter prejudicado o resultado?
    E também logo no dia seguinte peguei um resfriado muito forte, como não sou de pegar resfriados achei que poderia ser o organismos em conflito com os embriões, espero estar errada.
    Faço meu beta em 15/09 e não tenho sintoma nenhum.
    Será que tenho chances?
    Muito obrigada.
    Juliana

  121. Dan disse:

    Oi dr. Bom dia! Fiz a 1ª fiv q ñ teve sucesso . Hoje faz 8D que fiz outra estou muito preocupada pois no dia de colocar os meus embriões o meu colo se lateralizou e a minha medica colocava o especulo e tentava colocar no lugar senti bastante dor , ao passar o cateter doía bastante ela fez prova de vários pois ela falava que estava sem passagem para o cateter , até que conseguio passar um bem fininho . Quando cheguei em casa sangrava bastante hoj faz 8D e estou com colica como se fosse a menstruação que vai vim! Mas com tudo isso o senhor acha que pode interferir na implantação ? Por favor me mande a resposta fuçarei muito grata!

  122. Dan disse:

    Desculpa ficarei muito grata!

  123. kellinha disse:

    BOA TARDE DR. FÁBIO HOJE ESTÁ FAZENDO 11 DIAS DE TRANSFERÊNCIA DE 3 EMBRIÕES NA CLASSIFICAÇÃO 4B,6B,8B NOS 8 DIAS DE TRANSFERÊNCIA NÃO SENTI ABSOLUTAMENTE NADA MAIS ONTEM A NOITE TIVE UM PEQUENO SANGRAMENTO MUITO POUCO, COMO SE FOSSE UMA BORRA DE CAFÉ ISSO É NORMAL? SINTO MUITO ENJOO E DOR NAS COSTAS E COM O SEIOS DOLORIDOS ESTÁ COMPLETAMENTE DIFERENTE DO ANO PASSADO PORQUE COM ESSA É A TERCEIRA TENTATIVA TENHO 38 ANOS TENHO 2 FILHOS, FIZ LAQUIADURA A 17 ANOS,AMANHÃ 10/09 FAREI O BETA QUANTITATIVO.MUITO OBRIGADA ATÉ AGORA ABRAÇOS.

  124. fabioeugenio disse:

    Oi Kellinha,

    Os embriões estão melhores, então suas chances são muito boas, a depender de sua idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  125. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Um pouco de cólicas leves no momento da transferência não atrapalha a implantação. E muito menos o resfriado !!

    Boa sorte.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  126. fabioeugenio disse:

    Oi Dan,

    Transferências embrionárias difíceis, e com sangramento importante, podem diminuir as chances de implantação. Mesmo assim há chance de sucesso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  127. fabioeugenio disse:

    Oi Kellinha,

    Pequenos sangramentos neste período podem acontecer, sem influência nos resultados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  128. Janaina disse:

    Dr. Fabio, bom dia.
    Tenho 39 anos e estou no 3D de implante de dois blastocistos. Endométrio 7,5.
    Meu médico não solicitou dosagem hormonal e nem beta quantitativo. Somente o beta daqui há 15 dias. Devo realizar outros exames, ou somente o beta solicitado?
    Obrigada
    Janaina

  129. grazi disse:

    Oi Dr. Tenho uma dúvida, ontem fiz a transferência de dois embriôes, um 8a e um 7b, tenho 34 anos, porém comecei com uma tosse alérgica e estou com medo de causar aborto. Tenho medo de usar algum medicamento que prejudique, mas tb tenho medo de expulsar os embrôes. Isso é possível, há alguma forma de evitar?

  130. fabioeugenio disse:

    Oi Janaína,

    Somente o beta-hcg no dia solicitado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  131. fabioeugenio disse:

    Oi Grazi,

    Não há perigo de expulsar os embriões devido à tosse. Mesmo assim converse com seu médico para uma medicação que alivie este sintoma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  132. Janaina disse:

    Tenho 33 anos de idade tive uma ovulção em volta de 13 mas destes embriões só sobreviverão 2 que forão transferidos no dia 14 estou no 4 dia .Dr Fabio será que tenho boas chances de estar gravida de gémeos. Entreguei a Deus porque esta escrito que eu posso tudo naquele que me fortalece

  133. Janaina disse:

    Dr .Fabio Eugenio o meu teste esta marcado para o dia 25 de setembro

  134. Diego disse:

    Ola Dr. Fabio, minha esposa transferiu 02 embriões dia 10/09, desde então ela começou a sentir pequenas cólicas, mas ontem a noite ela notou um sinalzinho que ela descreve como borra de café, hoje pela manhã ela notou de novo, com um pouco mais, isso pode ser normal ou é um sinal negativo? ela tem 32 anos e 8 meses, e os embriões estavam congelados…., abraço Dr e obrigado…
    Diego

  135. Janaina disse:

    Dr Fabio Eugenio
    Tenho 33 anos fiz a transferencia de 2 dois embriōes no dia 14 estou no quarto 4 dia .tive uma ovolação de 13 mas só sobreviverão e 2 será que tenho alguma chance de emgravidar tenho o ovário poliquistico.

  136. fabioeugenio disse:

    Oi Janaína,

    Se os embriões forem de boa qualidade, você tem ótimas chances de gravidez.

    Boa sorte no exame !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  137. fabioeugenio disse:

    Oi Diego,

    Estas pequenas manchas sanguíneas neste período não interferem com as chances de implantação. Fiquem tranquilos e aguardem o dia do exame.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  138. Dr.Fabio Eugenio
    Sou a janaina fiz a transferencia de 2 no dia 14 estou no sétimo dia ñ tenho sintoma nem um será que isto é normal ? O meu teste esta marcado para o dia 25.

  139. Sheila disse:

    Bom dia Dr Fabio,

    Estou na minha 3 FIV, faz treis dias que fiz a tranferencia, tenho uma duvida, apos a transferencia, que foi indolor e com sucesso segundo o meu medico, senti escorrer pela minha vagina um liquido, eu ainda estava na posicao ginecologica, e a enfermeira me secou e disse que era normal, e é mesmo normal?

    Obrigada pela atencao dr.

  140. fabioeugenio disse:

    Oi Janaína,

    Pode ser normal não sentir nada neste período. Aguarda o exame e boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  141. fabioeugenio disse:

    Oi Sheila,

    É normal. Pode ser até soro fisiológico que se usa para limpar o colo do útero.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  142. Sheila disse:

    Obrigada Dr. Fabio!!!
    muito amavel!!!
    fiquei bem mais tranquila…
    Meus melhores cumprimentos

    Sheila

  143. beth disse:

    Oi Dr Fabio,
    Fiz a fiv de embriões congelados ontem dia 23 é a minha segunda tentativa tenho 30 anos, mas me sinto resfriada e com tosse, isso não dificulta a implantação né. Obrigada

  144. fabioeugenio disse:

    Oi Beth,

    Sem problema para a implantação.

    Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  145. Diego disse:

    Ola Dr, Fabio, infeslismente não deu certo a nossa primeira FIV, gostaria de saber se é normal não dar certo na 1º tentativa, se as chances aumentam na 2º e depois de quanto tempo pode-se fazer a 2º tentativa? abraços Dr.
    Diego

  146. Margarida disse:

    Doa noite dr tenho 34 anos fiz a minha1 ivf no dia 25 agora estou aguardando o meu beta,mais tenho tido muita dor de cabeça e os meus peitos estão muito inchado.

  147. fabioeugenio disse:

    Oi Diego,

    As chances são as mesmas, e a nova tentativa pode ser feita no ciclo seguinte.

    Abs e boa sorte,

    Dr. Fábio Eugênio

  148. fabioeugenio disse:

    Oi Margarida,

    São sintomas normais. Fique tranquila, e boa sorte no exame.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  149. Maira Brito disse:

    Dr.Fabio, estou no preparo do endométrio tomando natifa 1 mg e irei transferir 2 embriões congelados daqui a 2 dias, só que antes da transferência estou sentindo umas fisgadas de cólica é normal sentir cólica antes da tec? é por causa do medicamento? Obrigada desde já.

  150. fabioeugenio disse:

    Oi Maira,

    Pode haver alguma cólica neste período, sem prejuízo da implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  151. Keylly disse:

    Olá Dr, boa tarde!!
    Dr Fábio, realizei transferência de dois blastocistos dia 02/10/2013. Até hoje, sinto apenas distensão abdominal, muitas gases e seios doloridos à palpação. Não sinto cólicas ou outra coisa qualquer. Isso é um mal sinal? Se eu fizer o beta hoje, pode dá positivo? Tenho 31 anos. Desde já, muito obrigada pela atenção!

  152. ligia disse:

    oi dr. Fabio eugenio tenho 48 anos e estou na menopausa a 8 anos fiz uma fiv a 4 dias pois sou utero de sbstituiçao da minha nora com o meu filho queria saber se tem mesmo esse repouso todo ate de dirigir pois eles não me deixam, pois fico quieta pois vai k não da certo ai eu posso psnsar que foi por causa do repouso que não fiz,,ja tive 4 filhos não fiz reposo nenhum. por favor me responda vou ter k ficar de molho ate meu bta

  153. ligia disse:

    ha falando nisso a medica disse k meu utero esta otimo e meu endometrio chegou a 11 queria saber se isso ajuda? a dar possitivo pois depois de tres dias não estou sentido nada a não ser um incomodo no abdomem

  154. Angela disse:

    Boa tarde Dr, fiz minha transferencia no D6 ( 2 blastocitos), no comeco fiquei preocupada por ser acima de 5 dias, mas depois vi que tem maiores chances. Hj estou no quarto dia apos a transferencia, e ontem na madrugada acordei com uma pontada forte no ventre que durou 3 minutos e agora estou sentido tpm, dores na lombar e peso na barriga, quais sao as minhas chances de engravidar de pelo menos 1 bebe? Foi minha primeia FIV e tive 3 IU negativas e uma FIV cancelada por nao responder ao medicamento, meu problema eh somente ovulos qe nao amadurencem. Estou usando Crinone e Progesterona injecao instramuscular. Obrigada ( idade 35 anos)

  155. Angela disse:

    Boa Dr Doutor, gostaria de saber quais sao as chances da minha gravidez: fiz FIV com D6 , no sexto dia ( blastocitos), meu problema eh crescimento de foliculos, fiz 3 IU que deram negativas e uma FIV que foi canceada pois nao respondi ao Gonal, esse ciclo fiz com Folistim e Menopur, transferi 2 embrioes , tenho 35 anos, estou colocando Crinone e Progesterona instramuscular. Obrigada

  156. eloisa disse:

    ola doutor tenha uma duvida,fiz a captalizacao dos ovulos,so q tive hiperestimulo,ai meu medico falou q posso fazer a tranferencia no proximo ciclo,esse proximo ciclo seria quando dias depois da minha mestruacao???

  157. Aline Bispo disse:

    Oi Dr. Fábio tenho 21 anos e tento engravidar a um pouco mais de dois anos e nada, já fiz todos os exames e Deu normais exceto a Ultrassom Transvaginal que deu que tenho Polimicrosisto, meu esposo Fez e deu Tudo normal, meu medico disse que ele acreditava que eu não estou ovulando então mim passou Clomid tomei como ele passou e minha menstruação atraso, ela atrasava só que os três meses atrás ela veio certinha que fiz um tratamento com Glifage,porém o mês de Setembro não veio minha menstruação e hoje é dia 15-10-2013 e nada da menstruação o que devo fazer?Fiz um beta e deu negativo, fiz teste de farmacia e fiz uma ultrassom transvaginal hoje não deu Polimicrosisto, deu utero e Orvarios Ecograficamente Normais, quero muito engravidar, pois apesar da minha idade sou Casada a 6 anos já e tou nessecitando de ajuda,mim ajuda

  158. Ana disse:

    Olá Dr. Boa noite, fiz minha transferencia no dia 09/10, um blastocisto e uma morula, e meu beta será no dia 18/10. Mas hoje nao resisti e fiz um teste clear blue… Negativo. Posso ainda ter esperança? Muito obrigada!

  159. JULIO disse:

    Dr. Fabio, minha esposa está na 2 tentativa de fiv icsi, na primeira o embriou grudou mas parou de evoluir. Agora para a transferência dos congelados, o medico recomendou começar a tomar natifa, mas na bula consta que ele é teratogênico… queremos saber porque tomar este remédio, e, ainda, manter tomando o remédio por três meses, ou seja, na fase de formação do bebe. Pq então não tomou na primeira tentativa?

  160. Vaguida disse:

    Dr. Fábio,fiz transferência FIV dia 02/10/2013, positivo em 14/10/2013. Hoje dia 19/10/2013, apareceu um sangramento marrom com pouco volume. O que sera?

  161. Cristina disse:

    Dr Fabio, hoje é meu nono dia após a transferencia. Estou apavorada, pela manhã fiz eco e estava tudo como tem que estar, endométrio ok e ovários ainda inchados. A tarde parece que tudo mudou comecei a ter fisgadas, tive um pouco de borra marrom junto a progesterona, meus seios estão inchados mas não tenho dor. Não estou nem querendo me mexer de medo. Será que tenho que me conformar que não deu?

  162. fabioeugenio disse:

    Oi Keylly,

    Estes sinais são inespecíficos: não significam que deu certo ou que não deu. Apenas o beta-hcg pode dar certeza.

    Abs,

    Dr, Fábio Eugênio

  163. fabioeugenio disse:

    Oi Ângela,

    Na sua idade, transferindo 2 blastocistos, as chances são excelentes !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  164. fabioeugenio disse:

    Oi Lígia,

    Segundo estudos científicos realizados não faz diferença ficar de repouso, em relação às chances de gravidez na FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  165. fabioeugenio disse:

    Oi Lígia,

    O bom desenvolvimento do endométrio é fundamental para a implantação embrionária.

    A espessura de 11 mm é ótima.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  166. fabioeugenio disse:

    Oi Ângela,

    Chances excelentes, tendo em vista sua idade, e por terem transferido blastocistos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  167. fabioeugenio disse:

    Oi Eloísa,

    A partir da menstruação se prepara o endométrio para transferência. Em média 12 a 15 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  168. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    O primeiro passo pode ser uma indução de ovulação. Converse com seu médico para orientação sobre as medicações.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  169. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Você fez o teste muito cedo. Aguarde 12 dias e faça o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  170. fabioeugenio disse:

    Oi Júlio,

    O Natifa é a medicação utilizada para preparo do endométrio em ciclos de transferência de embrião congelado. Está correto o uso conforme lhe foi receitado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  171. fabioeugenio disse:

    Oi Vaguida,

    Pode ser somente da implantação embrionária, mas informe imediatamente seu médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  172. Raquel disse:

    Haveria como apagar a mensagem anterior? não sei porque aparece a foto!

  173. Angela disse:

    DR. sou eu novamente, minha FIV com 2 blastocistos deu negativa, nao sei o que aconteceu, fiz ja varios exames, como : NK, Linfocitos T Cd4 e 8, Cardiopilina IGg e IGm, Anti DNA, FAN, Antitireoidiana, Anticoagulante Lupico e Crossmatch ( esse deu negativo entre eu e meu marido), tudo esta correto. O que pode ter acontecido? Meu endometrio entava 9 no ultimo ultrassom, nao tenho endometriose, ou seja, estava super positiva. Tem algum outro exame que possa ser feito ou poderia mesmo acontecer de nao implantar? Nao sei se troco de medico pois nao moro no Brasil e estou perdida quanto a isso.
    Obrigada pela ajuda.

  174. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    Os sintomas neste período são inespecíficos. Pode aguardar e fazer o teste de gravidez com 12 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  175. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Apaguei sua mensagem anterior, conforme solicitou, e vou responder sua pergunta: nos casos de endometriose severa, mesmo controlada, a qualidade embrionária pode estar prejudicada.

    Ainda assim, se houver falha repetida de implantação, é importante afastar fator genético.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  176. fabioeugenio disse:

    Oi Ângela,

    Pode não haver implantação por fatores do próprio embrião. Se está acontecendo falha de repetição pode valer a pena fazer a vacina ILP, já que seu cross-match foi negativo.

    Outra opção é a análise genética dos embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  177. eliane disse:

    Olà Dr, fiz a transferencia de 2 embrioes congelados,21/10, depois de 4 dias me sinto um pouco pesada, com os seios aumentados, com umas fisgadinhas na barriga e com seçreção vaginal tipo agua(bastane).Isso pode ser efeito da medicação? OU é um mal sinal?

  178. Danielle disse:

    Boa tarde;

    Fiz uma fiv implantaram 2 embriones,mas infelizmente nao deu certo, no decimo dia veio minha mestruaçao. Agora estou aguardando um consulta porque tenho mais 2 embriones congelados. Me poderia explicar como funciona esse processo? Vou ter que tomar remedios? estou super ansiosa pois nao sei como sera o processo.

  179. ju disse:

    Dr. depois de tres fiv negativa ,revolvi por conta propria a dar vitaminas para meu marido pq ele tem pouco esperma por isso resolvi dar ( tribulus terrestris,centrum,reforgan,acido folico,beminal plus,vitaE,sulfato ferroso)gostaria de saber se essa vitaminas são muita e se ele corre risco de doença renal ou não ? quero saber se essa vitamina são boas obrigada.

  180. clarissa evangelho disse:

    Olá dr Fabio,

    Fiz uma fiv o beta deu positivo mas tive sangramento, estou usando o ultragestam 2 pela manha e 2 anoite e tomando primogyna. Quanto tempo posso tomar a primogyna?

    Aguardo retorno

  181. fabioeugenio disse:

    Oi Eliane,

    Pode ser efeito das medicações. Fica tranquila e aguarda o dia do beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  182. fabioeugenio disse:

    Oi Danielle,

    O preparo do endométrio para transferir embriões congelados é muito simples, e as chances de suceso são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  183. Fernanda disse:

    Olá dr, boa tarde.
    É o seguinte dr. Fábio estou muito aflita. Tenho 28 anos e Dia 18 de outubro, fiz minh primeira FIV, colocaram 2 embriões, meu beta sera amanha dia 30 de outubro. Mais onte no D10 tive uma forte cólica e mestruei, cor bem vermelha e com fluxo grande. Hoje a cólica continua, mais além de vermelho esta marrom como uma borra de café. Liguei para a clinica e me disseram que tenho de ficar de repouso hoje e amanha, e fazer o Beta e continuar com o medicamento mesmo mestruada.
    Meu Deus?…., Sr. dr me da uma luz, isso é um negativo né? Tenho que sair dessa agonia,,,,medo de acreditar que posso estar e me frustar…
    O senhor ja viu casos como o meu e darem psitivo?

    Aguardo ansiosa. Obridada pela atenção e parabéns pelo trabalho!

  184. fabioeugenio disse:

    Oi Ju,

    Prescrição de vitaminas, ou qualquer outra medicação, somente sob orientação médica !! Se não você pode m ais prejudicar do que ajudar !!

    Consultem um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  185. fabioeugenio disse:

    Oi Clarissa,

    O tempo indicado pelo seu médico da FIV. Siga as orientações.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  186. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Se o sangramento foi forte a possibilidade de beta positivo é pequena, mas existe. Siga as orientações recebidas e realize o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  187. Vanessa disse:

    Fiz FIV com embriões congelados e estou gravida de 11 semanas. Estou fazendo uso de 6cps de Natifa ao dia. É comum usar essa medicação nas 12 primeiras semanas já q li na bula que é contra indicado para gestantes? Devo parar imediatamente? Quais os riscos que corro? Grata.

  188. Luciana disse:

    Boa tarde!
    Dr. Fábio,

    Estou a 5 anos realizando o tratamento FIV, mas sem sucesso.
    Foram 4FIV….
    Meu esposo tem um problema, poucos esperma, pouca mobilidade em fim naturalmente os médicos dizem não ser possível uma gravidez.
    A vezes penso porque não está dando certo, tenho ótima saúde, já fiz todos os exames e tina 28 anos quando comecei agora estou com 32.
    Será que deve continuar tentando, não só pela questão financeira que realmente para a maioria é difícil, mas a questão emocional é complicado demais…
    Desde de já agradeço …
    Desculpe o desabafo.

  189. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    É comum o uso nestes casos. Somente mude qualquer dose sob orientação do seu médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  190. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Sei como é difícil ter tantos resultados negativos. Mas você tem idade excelente, e chances muito boas.

    Procure mudar o tipo de estimulação ovariana, ou outros aspectos do tratamento (converse com a equipe médica).

    Procure um apoio e atendimento psicológico, e não desista do seu sonho !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  191. Carla disse:

    Olá Dr. Fábio!
    Fiz minha TEC dia 01/11/13 e no dia acabei dirigindo por 1 hr, carro automatico e não fiz repouso absoluto. Hoje dia 11 pós TEC fiz um teste clean blue e deu negativo será que foi por isso? Obrigada

  192. Carla disse:

    Boa tarde!
    Dr. realizei minha primeira TEC dia 01/11 com 3 embriões, meu endométrio estava 9mm. Neste dia o Dr. me disse que estou com um pólipo no útero. Isso vai atrapalhar?
    Obrigada

  193. Andrea Silva disse:

    Boa Noite Dr Fábio.

    Descobri recentemente que meu esposo se enquadra nos homens que possuem poucos espermas, pouca mobilidade e com isso descobrimos o porque estou demorando a engravidar (1 ano e 7 meses).
    Estamos estudando a possibilidade de fazer a FIV no inicio do ano, sendo que estou com 31 anos e com saúde normal, ovulação normal.
    Gostaria de saber, qual seria a possibilidade de engravidar na primeira FIV, sendo que ele tem 500 milhões de espermas bons ?

    Aguardo
    Grata

    Andrea Silva

  194. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    O fato de dirigir não atrapalha em nada a implantação.

    Já a presença de pólipos endometriais pode diminuir a chance de implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  195. fabioeugenio disse:

    Oi Andrea,

    Na sua faixa de idade, as chances com a FIV são excelentes, mesmo com espermograma alterado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  196. Priscila disse:

    Boa noite!
    Dr. posso fazer beta com 13 dias de TEC, já é tempo suficiente para dar resultado correto? Qual é a espessura correta do endométrio para TEC? Obrigada!

  197. Priscila disse:

    Boa noite!
    Dr. toda mulher que faz a TEC tem q apresentar um pouco de sangramento (na nidação) para ser positivo ou algumas ficam gravidas e não apresentam nada de sangramento?
    att

  198. Vanessa felipin disse:

    DR.Fabio

    fiz transferencia de blastocisto no dia 28/10/13 fiz beta hcg dia 11/11/13
    deu 7337.6 positivo ,so que no dia 12/11/13 final de tarde comecei ate um pequeno sangramento na cor vermelha vivo isso aconteceu ate amanha do outro dia.13/11/13 logo apos almoco sem sangramento so que hoje dia 14/11/13 as 21:00 iniciou sangramento dinovo,isso e normal?

  199. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    A partir de 12 dias o beta-hcg já deve dar positivo.

    O ideal é que o endométrio esteja acima de 7 a 8 mm.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  200. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    Pode haver ou não pequeno discreto sangramento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  201. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Pode ser apenas da implantação. Para confirmar que está tudo bem repita o beta-hcg para avaliar a subida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  202. Lidiane disse:

    Olá dr..
    fiz transferência de 2 embriões de dia 5…passado 7 dias apos a transferência ocorreu um pequeno sangramento de cor vermelho claro..no dia seguinte esta marrom escuro e isso tudo sem cólicas..liguei assustada para minha medica ele so me disse que era normal acontecer nessa fase…mas o que pode estar acontecendo..tenho 27 anos,infertilidade masculina!!!obrigada pela atenção.

  203. Adriana disse:

    Dr. Fabio, gostaria de saber se as colicas podem atrapalhar a implantacao dos blastos. Tenho sentido muita colica e evitado tomar medicacao, mas uma amiga me disse que tenho que tomar de 8 em 8 horas pq as contracoes da colica podem inviabilizar a implantacao. Isso confere?

  204. fabioeugenio disse:

    Oi Lidiane,

    É normal na época da implantação ocorrerem discretos sangramentos !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  205. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Não há relação entre os sintomas de cólicas e as chances de implantação. Mas também não precisa ficar sentindo cólicas !! – pode tomar a medicação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  206. Adriana disse:

    Olá Dr Fábio, tenho a síndrome de Rokitansky, fiz reconstrução da vagina, e até então com 36 anos o diagnostico era que não tinha útero, porém fiz um ultrassom dia 26/11/2013 e o médico visualizou útero, porém não conseguiu visualizar o colo uterino. Minha pergunta é, se realmente esse diagnóstico se confirmar (tenho útero, mas não tenho o colo pois vou fazer uma Ressonância magnética) é possível fazer a transferência embrionária ou não? É imprescindível ter o colo uterino? Obrigada pela atenção

  207. Margarida disse:

    Boa noite dr estou a me preparar mais uma vez para minha segunda tentativa ,tendo em conta que a 1 tentativa não deu certo agora farei a 2 em janeiro.

  208. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Pode ser que seu útero seja pequeno (apenas um resquício) e com alterações.

    Neste caso, a melhor opção é a FIV com gestação de substituição (útero de uma parente sua).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  209. fabioeugenio disse:

    Oi Margarida.

    Boa sorte para você !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  210. Luciene disse:

    Olá Dr. Fábio,
    Tenho 39 anos ,já tenho três filhos ,e fiz laqueadura a 10 anos atrás ,me casei novamente e resolvemos ter outro filho , Fiz a minha primeira FIV ,os nossos exames não deram nenhum problema ,a minha transferência de embriões foi dia 02/12 e meu beta é para 16/12 ,depois da indução obtive 04 folículos ,somente dois cresceram e foram aspirados somente esses dois ,desses dois , 01 óvulo estava maduro , e a qualidade desse embrião era 7A ,e passou Utrogestan 02 óvulos a noite e dois pela manhã ,o meu médico falou que era excelente e a probabilidade era boa ,a minha dúvida é a seguinte ,por eu ser fértil e já ter tido três filhos ,as minhas chances de engravidar são maiores do que uma pessoa com endometriose ou micropolicistos,e também as chances aumentam com a qualidade do embrião?

    Grata,

    Luciene Soares

  211. fabioeugenio disse:

    Oi Luciene,

    Certamente por você já ter tido filhos, suas chances de gravidez na FIV são maiores do que em mulheres na sua faixa de idade que nunca engravidaram.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  212. vera lúcia disse:

    oi! Dr.
    Fiz minha FIV foi feito dia 02 de dezembro de 2013,os sintomas que sinto é muitas gases, colica e uma leve tontura, e muito diurese.

  213. fabioeugenio disse:

    Oi Vera,

    São sintomas normais do período, principalmente se sua resposta ovariana tiver sido forte.

    Boa sorte!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  214. flavio disse:

    Dr Fabio minha esposa fez uma transferência dia 09 /12 de apenas um embrião o endométrio dela estava com 13mm quais as chances sendo que o medico nos falou que eram de 50% com dois embriões ela tem 30 anos . obrigado desde já.

  215. fabioeugenio disse:

    Oi Flávio,

    Com um embrião de boa qualidade, na idade dela, de 30 a 40%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  216. Renata disse:

    Olá Dr. Fabio tudo bem?

    Eu tenho 39 anos e já fiz tres tentativas de IIU e não deu certo apesar da boa resposta da indução ovulatoria. Gostaria de saber qual a minha chance em fazer uma FIV e o resultado ser positivo, mas atualmente estou preferindo com a doação de ovulos, pois os hormonios de indução mexeram muito comigo e acho que a chance de ter melhores embriões com ovulos doados será maior.
    Qual a sua opinião? Qual o preço para esse procedimento?
    Obrigada

  217. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Suas chances são ótimas com a FIV, inclusive com seus próprios óvulos – acho que esta deve ser a opção inicial.

    O custo clínico médio da FIV, incluindo medicação, fica entre 13 e 15 mil reais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  218. Luciana Aparecida disse:

    Olá Dr°
    Hoje faz 8 dias que transferi dois embriões, e desde o quarto dia venho sentindo dores lombar cólicas leves e sensação de barriga inchada, estou muito preocupada, é os mesmos sintomas que tenho quando vou menstruar, o meu beta é só dia 23/12 liguei para o meu médico ele pediu para tomar buscopan DUO, essa é a minha 3ª tentativa, confesso que estou muito apreensiva e com medo do resultado, o senhor já mulheres com esses sintomas e que o resultado POSITIVO?

    Luciana

  219. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Sim, é muito comum sentir estes sintomas no período pós-transferência.

    Fica tranquila e aguarda o exame.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  220. Vania disse:

    Bom dia, doutor!
    Fiz uma ICSI dia 11/12…tudo ocorreu bem (sou receptora de óvulos).
    Foram transferidos 2 embriões com aproximadamente 8 e 9 células e deixamos outros 2 congelados. Tenho 44 anos e em nossos exames prévios não foram detectadas causas aparentes que nos impossibilitassem ter filhos. O
    único desconforto que tive foi uma cólica do tipo menstrual dia 17/12 que justamente era do dia da menstruação “aparecer”.
    Fiz o beta quantitativo dia 23/12 com resultado 17.8 e repeti o exame hoje.
    Neste quadro, gostaria de saber sua opinião.
    Desde já agradeço e um Feliz Ano Novo!”
    Vania

  221. Gustavo disse:

    Dr. Minha esposa tem 37 anos implantou 3 pela segunda vez está no nono dia e começou com dor na barriga e nas costas e após colocar o ultragestam sai uma manchinha no papel pode ser sinal de não sucesso?
    Obrigado

  222. Rosângela disse:

    Olá Dr.Fábio.Minha prima foi o útero de substituição, na hora da transferência soube que ela possui o útero retrovertido e houve dificuldade na colocação do embrião, o resultado do beta deu negativo. Gostaria de saber se o fato de ter o útero retrovertido e a dificuldade da transferência tem a ver com o exame ter dado negativo.

  223. fabioeugenio disse:

    Oi Vânia,

    O valor foi positivo, mas deve haver uma subida regular deste valor para confirmar gravidez evolutiva (o valor em média dobra a cada 3 dias).

    Abs e boa sorte,

    Dr. Fábio Eugênio

  224. fabioeugenio disse:

    Oi Gustavo,

    Estes sintomas e sinais são inespecíficos. Deve-se aguardar o dia e fazer o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  225. fabioeugenio disse:

    Oi Rosângela,

    O útero retrovertido não influi na chance de sucesso. Já a dificuldade na transferência embrionária pode diminuir as chances de implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  226. juliana disse:

    Dr tenho um irmã de 22 anos e ela casada a 4 anos e ela tem ovario policistico e retirou uma trompa, ela tenta engravidar desde quando se casou mais não consegue , quais a chances dela em uma FIV ?e se o valor fica mais barato ou todos os preços são iguais ?

  227. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    As chances são excelentes tendo em vista a idade dela. Os custos são semelhantes a qualquer FIV, mas ela pode ter um menor gasto de medicação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  228. KARENINE PAES disse:

    Olá Dr. Fábio,

    Parabéns pelo seu trabalho, tem me encorajado imensamente, amanhã farei mina primeirra punção para FIV, – em RECIFE, tenho dúvidas se a bexiga no dia da transferência tem que ficar completamente cheia ou apenas sem tá completamente esvaziada já resolve ?! Tenho medo de não suportar… e fazer xixi… rsrsrs… acho que não suportarei, tendo em vista outros depoimentos. Karen

  229. Danielle disse:

    Boa Noite Dr Fábio
    Tenho 33 anos fiz minha primeira fiv a 4 anos atras, ja tie duas gravidez tubárias antes disso… a primeira fiv não deu certo tive apenas 8 ovulos e 4 embrioes… foram colocados 2 e os outros 2 congelados.. este ano voltei a clinica querendo fazer uma nova Fiv mas me aconselharam a transferir os congelados…. Não tenho muita fé mas estou começando o estradiol… será que foi certo fazer com esses embrioes que estão 4 anos congelados? outra duvida é quanto ao repouso como minha cidade fica a 5 horas da clinica fiquei em um hotel no 1 dia pos tec depois voltei e fiquei na cama direto até o beta que nem precisei fazer pois a menstruação veio… meu quarto ten dois degraus para descer e subir para ir ao banheiro…. Devo ficar na cama? quantos dias de repouso?

  230. Lidiane disse:

    Olá Dr. Fabio, vou completar 31 anos em abril, tenho 1 filho de 9 anos, minha cunhada nao pode ter filhos. Ela ja tentou 2 vezes a inceminação sem exito, mas ela tem dois embrioes congelados, meu irmao, esposo dela, me sugeriu “emprestar’ meu utero para que eu poudesse desenvolver o filho deles, e irei fazer. Nao entendo muito isso,estou pesquisando sobre o procedimento, minha duvida é saber se implantado somente 1 embrião quais a chances de da certo, e parece que eles ja foram descongelados tem algum problema?
    Ah, meu irmao disse que os embriões são de classeA… Obrigada pela atenção.

  231. gislaine disse:

    olá, usei ovidrel dia 10/01, no dia 17/01 fiz um beta quantitativo, deu 18,0
    pode ser um falso positivo, pelo uso do ovidrel?

  232. fabioeugenio disse:

    Oi Karenine,

    Precisa apenas estar suficientemente cheia para permitir a visualização do endométrio pelo ultrassom.

    Boa sorte no seu tratamento !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  233. fabioeugenio disse:

    Oi Danielle,

    Existe chance efetiva de gravidez sim com os congelados.

    E no dia seguinte à transferência, pode andar normalmente e voltar ao trabalho!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  234. fabioeugenio disse:

    Oi Lidiane,

    A chance com apenas 1 embrião é em torno de 30 a 40%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  235. fabioeugenio disse:

    Oi Gislaine,

    Pode ser um falso positivo do uso do Ovidrel. Repita após 72 horas. Se aumentar então é positivo mesmo !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  236. marcia disse:

    dr fiz uma transferência de embriões congelados dia 13 /01/14
    e com 9 dias fiz teste de farmácia que deu negativo sera que fiz exame muito cedo ou posso perder as esperança mesmo tenho tido cólicas
    fracas mais estou tomando todos os medicamentos indicados

  237. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    O teste de farmácia é muito inespecífico, e você fez muito cedo.

    O certo é aguardar 12 dias e fazer o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  238. Luz disse:

    Ola boa noite

    Dr.Fabio gostaria de esclarecer uma duvida , esse e a minha 3 fiv que vou fazer dessa vez tou um pouco desanimada, quais sao os cuidados que eu tenho que ter o que posso fazer muito reposo ou levar uma vida normal , o que posso comer .(desculpa la o meu portugues nao e muito bom)

    bj luz

  239. licia disse:

    oi Dr. Fábio
    tenho 32 anos, fiz a transferência de 1 embrião, gostaria de saber se por isso tenho menos chances de engravidar e se tem alguma chance de ser gêmeos? obrigada.

  240. Lilian disse:

    Tenho embriões congelados e gostaria de saber quanto custa a transferencia de embrioes ?

  241. Camila disse:

    Olá Dr Fábio!
    Gostaria que me tirasse uma dúvida, tenho 31 anos, fiz minha primeira FIV a poucos dias com implantação no 5 dia, mas o dr só quis implantar um embrião, dizendo que era de boa qualidade, os outros 3 foram congelados. Gostaria de saber se as chances não aumentam quando se implantam 2 embriões?
    Desde já agradeço a resposta e o parabenizo pelo seu trabalho!

  242. fabioeugenio disse:

    Olá Luz,

    Pode ter vida normal, sem excessos, e alimentação saudável (não precisa nenhuma vitamina específica).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  243. fabioeugenio disse:

    Oi Lícia,,

    A chance de gravidez é menor do que se tivesse transferido dois embriões, e a possibilidade de gêmeos muito rara.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  244. fabioeugenio disse:

    Oi Lilian,

    Varia em cada clínica, a depender do método usado para o congelamento e posterior descongelamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  245. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Certamente a chance é maior quando se implantam 2 embriões, mas também é maior a possibilidade de gêmeos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  246. marcia disse:

    ola dr como disse no outro comentário fiz a minha primeira fiv de dois embriões congelados infelizmente não deu certo
    estou me preparando para a segunda e tenho uma pergunta
    pode nao ter dado certo porque os embriões eram congelados ???

    eu tenho 30 anos e gostaria de saber se posso pedir pro meu medico
    pra dessa vez em plantar 3 embriões a sumindo o risco de ter trigêmeos ou ele nao pode fazer por causa da minha idade

  247. Ediane Pinheiro de Lima disse:

    oi Dr. Fábio.. ai estou com muito medo tenho 20 anos faz 5 anos que tento engravidar procuremos um especialista ele nos recomendou FIV amanha é dia da minha transferência embrionária estou bem nervosa, medo do resultado final..

  248. marta lina g disse:

    hola doctor obrigada pos todas as informações dadas aqui gostaria de saber quanto o senhor cobra para fazer fiv

  249. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Os embriões congelados de boa qualidade, e com a técnica correta, oferecem a mesma chance de gravidez de embriões a fresco.

    Na sua idade o correto é implantar no máximo 2 embriões por tentativa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  250. fabioeugenio disse:

    Oi Ediane,

    Fica tranquila pois as chances são ótimas.

    Boa sorte.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  251. fabioeugenio disse:

    Oi Marta,

    O custo médio é de 14 a 15 mil reais, incluindo procedimento + medicações.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  252. olivia disse:

    Dr. fiz minha FIV dia 24, nao senti absolutamente nada ate o ultimo domingo dia 02/02, qdo tive um peq sangramento e passou, porem ontem ,na vespera do beta , menstruei, hj fiz o beta assim mesmo,porem gostaria de saber se tenho possibilidades de conseguir um positivo ainda??

  253. fabioeugenio disse:

    Oi Olívia,

    Se houve menstruação normal, a possibilidade de positivo é muito baixa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  254. valeria disse:

    Oiii Dr Fabio gostaria de saber fiz minha primeira fiv dia 25/01 coloquei 2 embrioes classe A mas no dia 08 fiz o beta e deu 1,00 muito baixo ou seja negativo. meu medico fez uma ultrasom e disse que se meu endometrio nao estivesse expesso ele iria ja suspender a medicação que estou tomando, mas como meu endometrio esta expesso tenho chances e pediu pra repetir o exame agora na quinta feira sera se ainda tenho chances? pois não tive sangramento algum so tenho os seis bem inchados!

  255. valeria disse:

    detalhe tenho 33 anos e endometriose ja me submeti duas videos para retirar… a ultima foi a 7 meses atras isso teria consequencia?
    isso pode dificultar a implantação?

  256. fabioeugenio disse:

    Oi Valéria,

    Muito pouco provável um positivo após 15 dias da transferência, a não ser que tenha havido erro laboratorial.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  257. fabioeugenio disse:

    Oi Valéria,

    Se a endometriose está tratada, ou sob controle, não atrapalha na implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  258. Ediane disse:

    oi Dr

    hoje estou no d11 depois da fiv e de tarde veio começou vim uma borrinha marrom tipo sangue bem pouco por enquanto oque significa ?

  259. fabioeugenio disse:

    Oi Ediane,

    É inespecífico, pois pode ser da implantação. Faça o beta-hcg no D12.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  260. luciana disse:

    olá Dr. Fabio, hoje passei a tarde inteira lendo os relatos do seu blog, eu estou lisogeada em lhe fazer uma pergunta:
    fiz a minha transferência dia 11/02/2014 pela manhã, graças a Deus não doeu nada foi tudo muito tranquilo, tenho 36 anos e a 7 anos tento engravidar, tenho problemas de obstrução de trompas. Transferi 03 embriões sendo 02A e 01B, desde esse dia estou em casa hoje foi que eu me levantei para andar mas um pouco dentro de casa,senti uma cólica bem franca ontem pela manhã, porém urino muito, estou usado o ultragenstan de 200mg 03 cápsulas. e sinto um corrimento sem cheiro e sem cor durante o dia é normal, fora isso só os meus seios inchados, a barriga inchada me acordo de madrugada com uma fome, no dia 25/02/2014 irei realizar o meu beta.

  261. maria madlena disse:

    ola bom dia Dr.Fabio sou madalena tenho 38 anos fiz uma tec transferi 2 embriões dois dias antes do primeiro beta tive um pequeno sangramento ,cólicas mas deu positivo dois dias depois fiz secundo beta com mesmos sintomas deu positivo.Tou com 18 dias de gravidez e continuo com cólicas e pequenos sangramentos e normal ou algo esta malou também pode ser da minha medicação tomo estrofem.Progeffik e aspirina,obrigada

  262. Lidiane disse:

    Olá Dr Fabio!!
    embriões congelados no dia 3 tem menos chances no descongelamento?

  263. Helena disse:

    Boa tarde doutor!!!

    Doutor eu tenho 41 anos, eu já tentei por duas vezes estimulação dos ovarios sem sucesso, então decidimos ser receptora de ovulos, tomei injeção de LORELIN IM, estou esperando 10 dias após para fazer US acho que é pra ver o endometrio?? que na ultima histeroscopia estava com 7cm, o ideal seria o endometrio estar medindo quanto doutor???

    Agradeço desde de já o seu esclarecimento, que nos ajuda muito….

    Grande abraço.

    Helena

  264. Helena disse:

    Digo, na ultima histeroscopia que fiz a histerometria é de 7cm??? será que é a medida do endometrio, pois eu não entendo, o que é histerometria? Sou bem leiga nesse assunto.

    Obrigada.

    Helena

  265. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    São sintomas normais do período. Boa sorte no seu exame !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  266. fabioeugenio disse:

    Oi Madalena,

    Qualquer pequeno sangramento na gravidez deve ser acompanhado com dosagens de beta-hcg e ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  267. fabioeugenio disse:

    Oi Lidiane,

    Não. As chances são tão boas quanto com congelamento no D2. O que importa realmente é a qualidade embrionária.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  268. fabioeugenio disse:

    Oi Helena,

    Inicialmente o endométrio deve estar fino (< 5 mm). Ao final da preparação, o ideal é que esteja acima de 8 mm.Abs,Dr. Fábio Eugênio

  269. fabioeugenio disse:

    Oi Helena,

    Histerometria é a medida do comprimento do útero (do colo até o fundo).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  270. Maite disse:

    Dr. Parabéns pelo apoio e dedicação.
    Hoje D3 fiz a transferência de 2 embriões, um A8 e um A7, tenho 34 anos e gostaria de saber quais são minhas chances de sucesso. Meu endometrio estava com 8mm trilaminar 2 dias antes da captação.

  271. Angela disse:

    Boa noite Dr Fábio,

    Vou fazer uma TEC dia 27/02. Fiz uma tentativa ano passado e tive uma gravidez bioquímica. Sou homozigoto MTHFR porém com homecisteína normal. Aconselha o uso de heparina? A partir de quando???
    Abraço
    Angela

  272. Maisa disse:

    Dr depois de 4 dias da injeção de choragon, não aguentei esperar e fixz um beta o valor foi 40, sera q estou gravida ou ainda é influencia do remedio? fiz um novo beta deois de 48 hrs do primeiro se o valor dobrar indica gravidez? bjs

  273. Helena disse:

    Obrigada!!! doutor por esclarecer todas as dúvidas que todas nós temos… Muito obrigada mesmo…

    Grande abraço.

    Helena

  274. fabioeugenio disse:

    Oi Maite,

    Pela descrição as chances são excelentes, pois os embriões e o endométrio estão ótimos.

    Boa sorte!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  275. fabioeugenio disse:

    Oi Ângela,

    Se a homocisteína é normal não existe indicação formal para a heparina. Mas deve-se avaliar outros fatores relacionados à implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  276. fabioeugenio disse:

    Oi Maísa,

    Deve ser um falso positivo do choragon, mas se assim for, em geral, o valor vai diminuir em um segundo exame.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  277. marcia disse:

    ola dr como tinha tito em outro comentário fiz minha segunda tentativa
    de fiv transferi um embrião de ótima qualidade
    fiz um um otimo repouso mais hoje fiz o meu beta e infelizmente
    acabei de receber meu resultado e mais uma vez deu negativo
    estou arrasada
    dr oque pode estar acontecendo ??
    pois eu tenho 30 anos o medico disse que as minhas chances sao boas pela minha idade apesar de ter sido um embrião so ele era de ótima qualidade nao estou entendendo oque pode ser oque pode estar acontecendo??

  278. Amanda disse:

    Dr. Fiz estimulacao ovariana para realizar a pulsao dos ovarios pra posterior fazer FIV…So que foi percebido distensao muito grande do meu abdomen devido a uma hiperestimulacao acho que devido eu ter a sindrome dos ovarios policistos…nessa caso o ideal esperad minha segunda menstruacao para que possa fazer transferencia?? Tou c 9 embrioes tipo A???

  279. Cristina disse:

    Dr. Fábio, fiz a transferência na útlima quinta-feira, foi bem rápido e tudo certo, dois blastocistos, uma hora e meia depois, eu dei dois espirros, mas nem tô gripada, isto pode ter atrapalhado?

  280. Alexandra disse:

    Dr. Fábio
    fiz minha 2 ICSI desta vez transferimos 3 mórulas (tenho 40 anos) , foi um ótimo ciclo conforme a dra disse , estou do D7 e ansiedade tá muito forte , desde q transferi sinto colicas fracas vão e veem dia sim dia não e dores de cabeça , e seios doloridos mais são muito alternados horas sinto outras não (como sabado nao senti absolutamente nada mais ontem domingo a dor de cabeça começou e esta ate agora).. estou usando o Evocanil e nao estou tomando nada para dor nao quero q nada atrapalhe na 1ª eu tomava e quero fazer difirente nao tive nenhuma borra (nidaçao ?) e agora acho q se aparecer não seria legal.. o beta sera dia 13 /03 será um positivo é o + queremos nao temos nenhum baby

  281. Alexandra disse:

    e completando tbem sinto dores em volta do umbigo, no abdomen, fisgadas no ovario … tanta coisa q deixa a gente em grande expectativas…

  282. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Devem ser feitos exames de avaliação para tentar descobrir a provável causa. Mas sempre devemos ter em mente, que mesmo com excelentes embriões, a FIV tem suas limitações e pode não haver implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  283. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    É mais prudente, para evitar a síndrome do hiperestímulo, congelar os embriões e transferir em ciclo posterior.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  284. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    Não tem nenhum problema. Fique tranquila.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  285. fabioeugenio disse:

    Oi Alexandra,

    As chances são realmente muito boas.

    Boa sorte!!

    Abs,

    Dr. fábio Eugênio

  286. fabioeugenio disse:

    Alexandra,

    Os sintomas são variados, e inespecíficos. Fica tranquila e aguarda o exame.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  287. Elisa disse:

    Boa tarde DR. Moro aqui nos EUA estou na minha segunda FIV, a primeira transferi 2 blastocistos D6, mas tive um negativo, troquei de medico e a mesma disse que a unica explicacao seria trombofilia , unico exame que ainda nao eu ainda nao tinha feito, Resultados: Cardiopilina ok, Phosphatudyserine ok , B2 Glycoprotein IGA 35 H ( aterado <=20), Homocysteine 10.9 ( alterado <10,4) Fator V Leiden not detected , Prothrombin not detected, MTHFR Positive for one copy of the C677 T mutation and one copy of the A1298C Mtation, Karyotype 46,XX, Lupus antic not detected , Cag Factor VIII normal, Protein C normal 87 de 70-180, Protein S normal , Antithrombin normal , CD56+/16+NK 11,50 ( referencia 0-11), Ela entao me deu Metanex e Vitamed para tomar, e estou tomando DHEA e outras vitamins para qualidade dos ovulos. Tive 6 foliculos 4 fertilizaram e so 2 sobreviveram e foram transferidos no 5 dia , ela disse que 1 estava Plus Plus A, ou seja, muito bom, comecei a tomar injecao anticoagulante Exoparine no dia da transferencia que foi terca passada dia 04/3, hj estou o 8 dia e a noite acordei com um colica forte que nao durou nem 1 minuto, tive isso na FIV anteiror estou com medo de dar errado novamente, eh normal essa colica?O senhor acha que tenho grandes chances agora, depois da descoberta e tratamento da trombofilia. Obs fiz corssmatch no Brasil e deu negativo, aqui nos EUA nao eh permitido a injecao do sangue do marido, sera que isso influencia muito? Obrigada e desculpa tantas perguntas.

  288. Elisa disse:

    Bom dia Dr. Sou eu novamente , ontem a tarde fiz um teste de farmacia que deu positivo a segunda linha logo aparaceu, mas hoje pela manha fiz com a primeira urina, apareceu a segunda linha so que mais franca que a de ontem, mas nitida, seria o motivo de ontem eu ter feito com um potinho e hoje diretamente no fluxo? Tenho medo de regredir o HCG, eh possivel o teste de farmacia detectar isso? Obrigada

  289. Paula disse:

    Boa tarde Dr Fabio,
    Estou impressionada com a sua disponibilidade e gentileza em responder às diversas duvidas. Nota-se seu comprometimento, humanizacao e dedicacao ao que faz.
    Acompanhei a transferencia de uma prima e tenho um questionamento.
    No momento que a embriologista foi checar se os embrioes haviam sido transeridos, foi observado que eles ainda estavam no cateter. Logo em seguida, o medico repetiu sem nenhum problema. Nao houve nem sangramento.
    Isso influencia a FIV? Ha algum risco de um dos embrioes terem sido perdidos? Geralmente eles sao tranferidos juntos? Obrigada pela atencao

  290. Rita disse:

    Bom dia, fiz minha 3ª FIV, e hoje no 5º dia desceu uma “borra de café”. Gostaria de saber se isso é comum, ou se devo me preocupar.
    Obrigada.
    Abç

  291. Diego disse:

    Ola Dr. Fabio, transferimos 02 embriões no dia 27/02, dia 11/03 fizemos o beta hcg e deu 8,11, dia 14/11 repetimos e deu 52,30, porém ontem dia 17/03 começou pequenos sangramentos rosados, hoje repetimos o beta, porém o resultado fica pronto só a tarde, como interpretar o resultado se está ocorrendo tudo bem? ele deverá estar pelo menos em 200? se tiver menos que isso corremos o risco de ter perdido os embriões? pode ser normal estes pequenos sangramentos? forte abraço Dr e sucessos…

  292. Diego disse:

    Dr., o beta hcg de ontem deu 352,7 porém ainda está ocorrendo pequenos sangramentos…

  293. Diego disse:

    Ola Dr., hoje dia 20/03 o beta hcg deu 455,8, o penultimo que tinha feito dia 18/03 deu 353,7, nota-se que aumentou, porém não dobrou, pode ser normal não dobrar? ou isso é sinal de problemas? abraços…

  294. Eleandra disse:

    Dr Fabio boa noite.
    Tenho 30 anos, ja tive aos 18 anos uma gravidez e perdi bem no início, meu mardo tem um filho de 11 anos.
    Fiz minha primeira Fiv em Janeiro, tive 6 óvolus e com apenas 2 embroes de esca 1 á 5 eram de 3. Considerando 1 muitooo bom.
    Hoje dia 22 de Marco 2014 fiz minha 2 Fiv, 8 Óvolus e 4 Embrioes, 1 com nota escala 1 a 5 estava 1 estava em 2, outro com 3 e um com 4, Considerando ! muitooo bom. Decidimos na hora colocarmos 3. Minha médica diz que sou multimileriana, mas nao entende a qualidade deles.
    O que o senhor me diz com sua esperiencia vasta? Serei mamae? se der negativo o que vc me aconselha?
    Obrigada,

  295. Ana Karla disse:

    Olá Dr Fábio
    Tenho 23 anos e fiz minha primeira fiv dia 14 de março, no decimo quinto dia do meu ciclo,transferi 3 bastocistos 2 sendo de boa qualidade, farei o beta amanhã dia 27 e estou confusa, não tive sangramento de nidação apenas leves cólicas no baixo ventre e não tive repouso algum durante esses dias apenas não peguei em peso. O fato de não ter sangramento de nidação e as cólicas querem dizer que não estou gravida?

  296. fernanda celestino disse:

    Dr, Boa tarde. Gostaria de saber se ha alguma forma de controlar a divisão dos embriões, para ter um numero pequeno para a transferência. Obrigada.

  297. Laura Nogueira disse:

    Logo depois da transferência, ainda na sala, senti um pouco de líquido escorrer… E normal?

  298. liziane disse:

    Dr. Fabio fiz a minha fiv tenho 42 anos foi somente um embrião a classificação é 3, sei que não é boa a classificação, gostaria de saber se o Senhor sabe me informar se teve mulheres que conseguiram engravidar com esta classifiação. Tenho outra duvida além do utrogestan 200mg estou toamando Primogyna 2 mg, segundo orientação da minha médica terei que tomar até os 3 meses. Só que na bula do Primogyna 2 mg 3 comprimidos por dia, informa que na gravidez não é para tomar. Se o Senhor poder responder as minhas perguntas ficarei grata.
    Felicidades!!

  299. Lidiane disse:

    Ola Dr Fabio!!
    gostaria de saber quais os melhores embriões pra resistir ao descongelamento…se são no 3 dia ou no 5?
    Abraços obrigado pela atenção!

  300. fabioeugenio disse:

    Oi Elisa,

    Se os exames de trombofilia estão alterados, pode ser necessário fazer o anticoagulante na gravidez (enoxparina), mas é pouco provável que isto tenha causado a falha na primeira FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  301. fabioeugenio disse:

    Oi Elisa,

    O exame de farmácia é muito pouco preciso. Faça o beta-hcg para analisar a evolução.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  302. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Obrigado pelo incentivo.

    Pode haver algum comprometimento da implantação nos casos de retorno de embriões no catéter, e necessidade de segunda transferência.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  303. fabioeugenio disse:

    Oi Rita,

    É um sinal inespecífico, sem relação com o resultado da gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  304. fabioeugenio disse:

    Oi Diego,

    Pode haver pequenos sangramentos neste período, mas apenas o acompanhamento da evolução do beta-hcg pode confirmar a vitalidade da gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  305. fabioeugenio disse:

    Oi Diego,

    A subida foi abaixo do esperado, mas deve-se continuar analisando esta subida nos próximos dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  306. fabioeugenio disse:

    Oi Eleandra,

    Você tem boas chances sim. Vou ficar torcendo por seu resultado positivo!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  307. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Estes fatos não têm relação com a chance de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  308. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    A maneira de formar poucos embriões é fertilizar poucos óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  309. fabioeugenio disse:

    Oi Laura,

    É normal sim. Geralmente é o soro fisiológico usado para limpar o colo do útero.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  310. fabioeugenio disse:

    Oi Liziane,

    Mesmo com embrião de menor qualidade, pode haver gravidez.

    E o Primogyna pode ser usado no início da gravidez para sustentação endometrial.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  311. fabioeugenio disse:

    Oi Lidiane,

    Depende mais da qualidade embrionária e da técnica laboratorial, e não do dia de desenvolvimento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  312. Renata disse:

    Dr. Fábio.
    Tenho 36 anos, em abril/2013 tive uma ectópica à direita onde foi feito laparoscopia conservadora (descobri no início), fiz a histerossalpingografia em julho/2013 dando sinal de cotte positivo e a trompa direita tinha sido conservada e ambas apresentando tópicas, pérvias, de calibre preservados e o meio de contraste alcançando a cavidade peritoneal, porém em set/2013 tive outra ectópica à esquerda onde foi feito videolaparoscopia e salpingectomia esquerda. Vou iniciar a 1 FIV na semana que vem e gostaria se corro risco e quais as chances de ter a 3 ectópica nessa trompa direita que foi preservada?

    Desde já agradeço,

    Renata

  313. valquiria fonseca disse:

    olá Dr Fábio, fiz a transferência de embrioes congelados… transferi 3!
    e estou tomando primogyna e ultrogestan, queria saber se esses medicamentos são normais depois da transferencia?
    estou cm muita duvida pq vi q esses medicamentos segura a mostra e tenho medo de ter avontecido isso e não estar grávida.

  314. Dênir disse:

    Oi, Dr.Fabio.
    Fizemos a FIV no dia 29/03 e no dia 10 fiz o BHCG quantitativo e o res foi 2.0 ou seja negativo. Então a Dra. Pediu que eu suspendesse o uso do primogyna, meticorten e ultragestam, porém só parei de aplicar o ultragestam e hoje dia 13, comecei a sentir dores fortes ao lado na barriga, e pequenos sangramentos, gostaria de saber se é normal.
    Obrigada.

  315. Ana P disse:

    ola Dr Fabio

    vou fazer transferencia na quinta feira (17/04) de manha e tenho um voo de 3hs (das 15-18hs) e depois mais uma viagem de carro de 2hs no mesmo dia. e entao chego em uma praia muito tranquila para passar o feriado.
    existe algum problema em fazer esta viagem tao longa no dia da transferencia?

    Obrigada
    Ana

  316. Simone disse:

    Olá Dr Fábio

    Fiz FIV recentemente, estou aguardando o momento de fazer Bhcg e com uma insegurança com relação a colocação dos embriões no útero.Quando colocaram 2 embriões no meu útero, tiraram uma “foto” da ecografia onde aparece um ponto brilhante, imagino que algum contraste do meio de cultura. Mas eles não são microscópicos? Se entrou o “tubinho” não pode sair o embrião neste meio fluido de cultura do útero?

    Agradeço sua ajuda

  317. Marli Rolim disse:

    Bom dia Dr.Fabio….tenho 46 anos e queria adotar um embriao,meu esposo tem vasectomia a mais de 22 anos e nao quer reverter pq sabemos q as chances sao minimas,e eu por conta de minha iidade,nao queria correr riscos….Qual melhor tratamento o senhor me indica com mais garantias de gravides? Ja tenho uma filha adotiva e nao temos problema algum em gerar um bebe adotivo.

  318. juliana ernandes segua disse:

    juliana

    gosta de saber eu tenho 26 anos e vou fazer FIV em setembro meus exames e o do meu marido derao td bons e eu quera saber qual e minha chance de engravida na primeira vez eu fiz a eco e consto 8 felicolo isto e um sinal positivo e bom?

  319. Paula B. disse:

    olá dr Fábio, primeiramente parabéns pelo trabalho, carinho e dedicação. tenho 30 anos, meu marido 35 e baixa produção de espermatozoides (12 milhões, com baixa motilidade e alt morfológicas) fiz minha punção em nov/13 – 24 óvulos congelados por hiperestimulacao. minha primeira transferência em março/14 2 embriões c6 em d3 – negativo. fiz a segunda em 17/04 2 embriões b8. desta vez descongelamos 12 óvulos, 9 fertilizaram, 3 pararam de evoluir e os outros além dos implantados foram: 7c, 6c, 4c e 5d. gostaria de saber quais os possíveis motivos de nossos embriões terem tão baixa qualidade??? estamos no aguardo dos cariotipos c banda g e exames imunológicos. há indicação de algum outro exame por hora??
    dr êh muito angustiante ser jovem, não ter nenhum problema feminino detectado e ver q as coisas não estão indo tão bem, a gente fica sem rumo, parece não haver luz no fim do túnel…
    desculpe pelo desabafo!!! desde já muito obrigada pela atenção, fique com Deus!!!!

  320. ericka disse:

    OLÁ DR.
    FIZ MINHA FIV PELA 1º VEZ NO DIA 05/04/14 E NO 12 DIA NO DIA 17/04/14 MENSTRUAÇÃO DESCEU, FIQUEI MUITO TRISTE POIS TRANSFERIR 3 EMBRIÔES O QUE PODE TER OCORRIDO.

  321. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    O risco de ectópica na FIV é muito baixo, em torno de 2 a 3% dos casos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  322. fabioeugenio disse:

    Oi Valquíria,

    É rotina usar estas medicações na transferência de embriões congelados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  323. fabioeugenio disse:

    Olá Adenir,

    Estas dores geralmente ocorrem quando está começando a menstruação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  324. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Nenhum problema. Não atrapalha a implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  325. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    Estes pontinhos brilhantes são pequenas bolhas de ar transferidas juntos aos embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  326. fabioeugenio disse:

    Oi Marli,

    As melhores opções são sem dúvida a doação ovular – podendo neste caso utilizar espermatozoide do seu marido captado do testículo, ou a adoção embrionária.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  327. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Suas chances são excelentes. Boa sorte!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  328. Carolina disse:

    Bom dia Dr, como está? Tenho 32 anos, fiz transferência há 3 dias de 1 embrião em blastocisto e 1 embrião cavitando. Gostaria de saber, em %, quais as chances de sucesso?
    Forte abraço
    Obrigada

  329. Maísa disse:

    Prezado Dr. Fábio,

    Tenho 41 anos e estou na minha segunda FIV, fiz transferência de 02 blastocistos no dia 16/04, a partir do 4º dia tive algumas cólicas muita dor de cabeça. Será que é da medicação (Primogyna 2mg, 2 vezes ao dia e evocanil 200mg, 2 vezes ao dia)? Hoje 10º dia da transferência, fiz um teste de farmácia, mas confesso que não fiz corretamente, e deu negativo. Meu beta é dia 30/04, será que devo continuar tendo esperanças, até agora nenhum sangramento, estou muito ansiosa.

    Um abraço.

  330. Deisi luci disse:

    Dr,tenho 30 anos,já fiz 2 IIU e neste periodo descobri a endometriose,estou me preparando para uma fiv,quais as minhas chances estou com muita duvida.

  331. Deisi luci disse:

    Tenho ouvido tatos comentarios negativos por causa da endometriose e o custo é muito auto tenho medo de não poder pagar uma nova tentativa.Obg!

  332. fabioeugenio disse:

    Oi Ericka,

    É difícil avaliar sem estar te acompanhando, pois várias situações podem estar relacionadas a falha de implantação.

    E também devemos lembrar que as chances com a FIV são muito boas, mas são limitadas – sempre pode haver falhas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  333. fabioeugenio disse:

    Oi Carolina,

    Na sua idade, com 2 embriões bons, as chances chegam a 60% ou mais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  334. fabioeugenio disse:

    Oi Maísa,

    São sintomas normais. Aguarde o dia correto para fazer o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  335. fabioeugenio disse:

    Oi Deisi,

    Suas chances com a FIV são excelentes, acima de 60% a depender da qualidade dos embriões formados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  336. Deisi luci disse:

    Muito obrigado Dr! É muito bom poder tirar duvida com outro profissional.Parabéns pelo trabalho…

  337. Nanda disse:

    Boa tarde, dr Fábio
    Não sei como expressar a minha ansiedade…
    Estou na 3Fiv, tenho 42 anos e dessa vez transferidos 04 embriões congelados: 1 mórula, 1 AB, 1B e 1 fragmentado. Quais são minhas chances?
    Essa é minha última chance. Não tenho mais recursos… É um sofrimento muito grande. Sonho em ser mãe novamente. Tive 01 casal de filhos e fiz laqueadura há 15 anos
    Obrigada por sua atenção e seu trabalho tão grandioso. Um abraço

  338. nayara disse:

    Dr tenho 27 anos já e minha segunda tentativa, fiz a criotransferencia falta 2 dias para fazer o teste, só que estou sentindo cólicas, dores de cabeça, estou com sensação que minha menstruação vai descer.. estou usando utrogestam e primogina 3 vezes ao dia. em relação as cólicas e normal?

  339. fabioeugenio disse:

    Oi Nanda,

    As possibilidades aos 42 anos são menores, mas no geral tem 2 embriões excelentes, e, portanto, existem chances sim.

    Fico torcendo por seu positivo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  340. ola, meu nome e Adriana, fiz minha primeira fertilização dia 27/04 e estou esperando p fazer meu beta-hcg dia 12/05 e estou muito ansiosa, mas também muito confiante.
    abraços!!

  341. fabioeugenio disse:

    Oi Nayara,

    É normal cólica neste período, e não tem relação com o resultado do tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  342. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Boa sorte para você!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  343. Isabel disse:

    Olá Dr. Fábio.
    Tenho 44 anos tive 5 gestações normais, sendo que 3 abortos ( 2 induzidos e um espontando na décima semana) e duas cesarianas aos 35 e 37 anos. Fiz laqueadura tubária na última cirurgia. Já li que as chances nessa idade são pequenas, mas minha dúvida recai sobre a condição do útero após duas cirurgias, se isso tem alguma influência e se é viável a implantação de um único embrião por vez, pelo risco de multiplicidade. Grata

  344. solange disse:

    Dr. tenho dois embriões congelados no Hospital de São Paulo Com qualidade dos embriões criopreservados: 1 embrião 6 III e 1 embrião 5 IV TOTAL: 2 embriões, na sua opinião eles têm chances de sucesso de implantação?

  345. fabioeugenio disse:

    Oi Isabel,

    As melhores chances no seu caso a ocorrem na FIV com óvulo-doação, e o útero em geral suporta bem uma terceira gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  346. fabioeugenio disse:

    Oi Solange,

    Depende do dia em que foram congelados (D2 ou D3?), mas a qualidade está comprometida. Mesmo assim há chance de implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  347. Deisi disse:

    Oi Dr,estou nas últimas doses de medicações para a fiv meu sangue é A- e do meu esposo A+,o medico pediu coombs indireto ele me explicou mais ainda ficou uma duvida,devo me preocupar? Obrigado!

  348. Lidiane disse:

    Olá Dr Fabio!
    Ontem 21/05 fiz transferência de um único embrião em fase se blastocisto.Resistiu bem ao descongelamento e me informaram que ele continuava de boa qualidade!!
    quais chances tenho de conseguir a gestação com apenas esse embrião? Tenho 27 anos causa infertilidade masculina! um grande abraco.

  349. Ketlin disse:

    Boa tarde Dr. Fabio!
    Já estive aqui a uns meses atraz tirando duvidas sobre a implantação do meu primeiro ambrião.
    Infelizmente não deu certo.
    Fiz todo procedimento novamente mas tive uma hiperistimulação pior do que da primeira vez, então dei um praso de 3 meses pra implantar meues dois unicos novamente embriões que restaram.
    Hoje tem 3 dias apenas e já estou sentindo os mesmos sintomas de antes e já me frustando por isso… muitas colicas! Meu medico disse que meus embriões já não eram da melhor qualidade, mas que teve casos piores do que o meu que deram certo… Meu marido é vazectomizado e segundo o dr a qualidade dos espermas dele não estão tão boas, e ele acredita que é isso qu pode dificultar mais.
    Não quero pensar no pior, mas caso não dê certo novamente, o que o sr me aconselharia? será que uma reversão poderia ser o proximo passo e deixarmos nas mãoes de Deus? Ou pelo fato dele ser vazectomizado a 15 anos nãio compensa passar por isso? Aguardo Dr. Obrigada!

  350. Ketlin disse:

    Oi Dr Fabio!!

    Esqueci de informar a minha idade… tenho 33 anos.

    Li a respeito tambem que a mulher nasce com uma quantidade certa de ovulos em sua vida.

    Pelo fato de sempre estimularmos com as medicações no momento do tratamento, essa quantia que temos, podem também ser diminuida mais rapido pelo hormonio produzir varios foliculos? Ou seja varios ovulos)

    Gostaria muito dessa sua resposta também, pois penso muito em partir por uma terceira FIV também devido a isso.

    Aguardo seu retorno!!!

    Obrigada!

  351. fabioeugenio disse:

    Oi Deisi,

    Se o coombs indireto estiver negativo, não há risco nesta primeira gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  352. fabioeugenio disse:

    Oi Lidiane,

    A taxa de implantação com 1 embrião é em torno de 30% a 40%.

    Boa sorte!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  353. fabioeugenio disse:

    Oi Ketlin,

    A chance de sucesso de reversão após 15 anos de vasectomia realmente é muito baixa.

    O estranho é o pequeno número de embriões formados no seu tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  354. fabioeugenio disse:

    Oi Ketlin,

    Não tem risco de diminuir a quantidade de óvulos devido a tratamentos repetidos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  355. Fafa disse:

    Boa tarde Dr. Fabio
    Após quantos dias da transferência dos embriões ocorre a nidação? Ela dura quanto tempo? Obrigada.

  356. Fabiana disse:

    Olá Dr. Fábio,
    Tenho 32 anos e as duas trompas obstruídas. Estou na minha 4ª transferência. Transferi 2 embriões dia 17/05. Ontem e hoje senti dificuldade de digestão (um pouco de enjoo) e hoje tive tipo uma diarréia fraca. Tenho esse sintoma (diarréia fraca) normalmente antes da menstruação. Tem relação? Pode ser da medicação do tratamento (prednisona e clexane)?

    Aguardo seu retorno,
    Obrigada!

  357. Olá Dra. Fábio, bom dia!
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site e pelo blog que são excelentes!
    Tenho 38 anos, histórico de endometriose e fiz uma videolaparoscopia em novembro/2013 para a retirada de da trompa direita pois tive hidrossalpinge.
    Agora em maio fiz uma FIV – ICSI, com a captação de 8 folículos no dia 19, onde conseguimos 3 oócitos. Conseguimos fecundar os 3 e a transferência foi feita no dia 22. Foram 3 embriões, sendo um classe A e os outros 2 classe B.
    A equipe médica me prescreveu o Utrogestan por 3 x ao dia a partir do dia da captação e 1 dose única de 10 unidades de Lupron no dia 25. No caso do Utrogestan, sei que trata-se de progesterona e sei da importância nessa fase. Mas não entendi o Lupron, porque pelas minhas pesquisas é um bloqueador de ovulação – é isso? Gostaria de saber qual é a função do Lupron nessa fase!
    Deixo um abraço e mais uma vez os meus parabéns!

  358. Márcia disse:

    Dr. Fábio bom dia
    Tive duas gravidezes ectópicas uma aos 22 anos e outra aos 31 anos. Agora estou com 40 e resolvi fazer a FIV. Meu primeiro tratamento foi um desastre. Tomei gonal (225) e monopur (75) e não produzir folículos. tenho alguma chance? Vale a pena continuar?

  359. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    Não é um processo estanque. É um processo contínuo que ocorre ao longo de dias (em média 3 a 7 dias após transferência), e vai se consolidando.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  360. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    São sintomas inespecíficos, sem relação com o resultado do tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  361. fabioeugenio disse:

    Oi Vera,

    Obrigado pelo incentivo!

    O Lupron pode ajudar na implantação, pois há receptores para o GnRH no embrião e endométrio.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  362. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    É preciso avaliar rigorosamente sua reserva ovariana, antes de qualquer nova tentativa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  363. Lidiane disse:

    Olá Dr…olha eu aqui novamente!!srsrs e claro com duvidas!
    Dr hoje estou no D9 apos TEC e sentindo dores fortes lombares..
    cólicas só senti uma vez! Dr isso pode ser as medicações que estou usando ( ultragestan 3x e estradiol 3x ) ??
    obrigada pela atenção um grande abraco

  364. Deisi disse:

    O brigado pela resposta Dr.Graças a Deus deu negativo o coombs indireto,fiz a transferência ontem 28/05 e estou tossindo muito isso pode prejudicar o sucesso da transferência?

  365. Vanessa disse:

    Olá DR Fabio!

    Fiz a minha primeira fiv, e transferi 2 ótimos embrioes, a transferencia foi feita dia 20/05/14 no dia 30/05/14 fiz o beta deu 0,1. Liguei para o meu medico, ele disse que a data correta para o beta é dia 03/06, será que ainda tenho chances.

  366. Ta disse:

    Oi Dr Fabio.
    Fiz uma TEC, 2 blastocistos.
    No segundo e terceiro dia apos a transferência, percebi junto com residuos do ultrogestam pequenos fiapos com sangue marrom.
    Isso pode significar que os embrioes nao vonseguiram implantarno utero?

  367. fabioeugenio disse:

    Oi Lidiane,

    Pode ser das medicações. Os sintomas são inespecíficos.

    Boa sorte no seu exame!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  368. fabioeugenio disse:

    Oi Deisi,

    Em geral não atrapalha.

    Boa sorte no exame.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  369. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    A possibilidade de positivar é pequena, mas existe. Siga as orientações do seu médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  370. fabioeugenio disse:

    Oi Taíza,

    É um sinal inespecífico – pode haver discreto sangramento neste período.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  371. Ana Torres disse:

    Olá Dr.
    Tenho 22 anos e nunca tive filhos. Um dos meus rim não funciona (doença do rim policístico).
    Vi em um site que isso é pode ser causa de infertilidade masculina, feminina também? Isso pode atrapalhar uma futura gravidez?

    Obrigada pela atenção!
    Grande abraço!

  372. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Normalmente não há relação com subfertilidade feminina.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  373. Mel disse:

    Boa noite Dr,
    tenho 24 anos e seis anos de casada, todos os nossos exames são normais, estamos nos preparando para a FIV!
    Gostaria de saber se tendo um imc de 31 e ovarios micropolicisticos, comprometem a porcentagem de sucesso da fiv?
    obrigada

  374. fabioeugenio disse:

    Olá Mel,

    Dificulta a estimulação ovariana, e pode haver resposta excessiva. Mas em geral, com formação de bons embriões, não há prejuízo às chances de gravidez.

    Lembre porém, que pelo sobrepeso, pode haver aumento da possibilidade de complicações durante a gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  375. Marina disse:

    Bom dia!

    Tenho 33 anos, fiz uma TEC de dois blastocistos dia 12/05 e, no dia 24/05, o BHCG quantitativo, deu positivo, maior que 1.000. Estou preocupada com o valor, pois achei bem alto para o D12. Receio uma gravidez molar, acho que por tantas decepções. Existe a possibilidade nesses procedimentos ou mais provável uma gravidez gemelar? Estou aguardando a ultra.Obrigada pela atenção e disponibilidade!

  376. fabioeugenio disse:

    Oi Marina,

    Com certeza, o mais provável é que seja uma gravidez gemelar (ou até trigemelar – é muito raro mais um dos blastocistos pode se dividir em dois!).

    Parabéns pela gravidez!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  377. Juliana Mitre disse:

    Boa tarde Dr Fabio!
    Tenho 36 anos e essa eh minha quarta fiv. Na primeira tive 8 óvulos e nenhum fertilizou, nem houve transferência. Na segunda tive 7 embriões transferi 2 e não houve gravidez e no mês seguinte transferi mais um que estava congelado e nada. A ultima fiv foi em outubro passado tive 4 embriões transferi 3 e o beta deu positivo. Porem dez dias depois eu tive um sangramento intenso fiz US e houve abortamento total. Desta vez foram poucos óvulos maduros, somente 4, e apenas 2 embriões q foram transferidos dia 06/06, D3. Um bom e um médio. Como vc pode ver cada tentativa eh completamente diferente da outra e continuo sem diagnostico qto a minha infertilidade. O que te parece? Acha q tenho boas chances mesmo tendo tido so 2 embriões? Obrigada! Juliana

  378. jaqueline disse:

    ola dr Fabio tenho 41 anos tinha varios miomas fiz uma miomectomia a 9 meses , a um mes fiz uma historoscopia , o medico diz q meu ureto esta td bem p fazer a Fiv , ja fizemos todos is exame e esta td bem, ja comecei a tomar o acido folico e uma vitamina q esquecio o nome agora, mas a minha preocupaçao maior e com a minha idade. pois sou muito ansiosa e nervosa sera q consigo ficar gravida na primeiro tentativa ah meu marido tem 37 anos

  379. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    As chances são boas sim. Mas chama a atenção esta variabilidade tão grande na sua resposta clínica em cada tentativa.

    Boa sorte!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  380. Caetano disse:

    Olá Dr. Fabio

    Minha esposa já fez duas TEC sem sucesso. Estamos preparando para terceira, no ultrason de hoje o endométrio esta medindo 18mm, a tec esta programada para dia 18/06/2014. o médico achou o endométrio muito grande mas disse que podemos realizar o procedimento. Existe um tamanho ideal do endométrio para realizar a TEC?

  381. fabioeugenio disse:

    Oi Jaqueline,

    Se os embriões formados estiverem de ótima qualidade, as chances são boas sim.

    Boa sorte.

    Abs,

  382. fabioeugenio disse:

    Oi Caetano,

    Existe uma espessura mínima ideal, acima de 7 mm. Em casos de endométrio muito espesso pode-se investigar por video-histeroscopia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  383. Lidiane disse:

    Ola Dr Fabio!
    Meus médicos pediram exame pra investigar cariótipo pois tive 3 repetidos negativos apos fiv sendo 2 transferência de a fresco e 1 tec negativo…Me informaram que se houver essa alteração cromossômica eu nunca vou ter filhos biológicos.Fiquei aflita claro..Dr isso procede?
    origada pela atencao..tenho 28 anos meu esposo azoopermico

  384. fabioeugenio disse:

    Oi Lidiane,

    Se houver alteração cromossômica pode-se selecionar um embrião saudável pela FIV com PGD.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  385. Danielle disse:

    Dr Fábio, estou no 3 dia da minha transferência, mas senti um dor abdominal e tive uma leve diarréia, isso pode atrapalhar? Tem alguma coisa que eu possa fazer?

  386. Alessandra disse:

    Olá dr Fábio,
    Tenho 39 anos e histórico de 3 abortos consecutivos (37, 38 e 39 anos) na semana 8 e nenhum filho. Engravidei naturalmente das 3 vezes. Já fiz todos os exames possíveis para investigação dos casos, dos quais apresentaram alterações: mutação heterozigoto dos genes da MTHFR C677T e A1298C, sendo que a HOMOCISTEÍNA está normal; Insuficiência de vitamina D (já estou repondo); Pólipo na cavidade uterina (já fiz a retirada); CROSS MATCH negativo e trissomia do cromossomo 16 no estudo genético fetal do último aborto. Saliento que eu e o meu esposo temos o cariótipo normal e só foi estudado o material do último aborto e não dos 2 primeiros. As minhas dúvidas:
    Seria possível ter tido 3 abortos consecutivos por causas genéticas mesmo tendo o cariótipo normal?
    Pólipo seria um dos motivos, mesmo sendo de apenas 1cm?
    Tenho chances com gravidez natural, já que não tenho problemas para engravidar ou teria indicação de FIV com a biópsia dos embriões por conta da qualidade?
    E também qual é o valor da FIV com a biópsia dos embriões?
    Qual seria o tratamento indicado no meu caso?
    Desde já agradeço imensamente a sua orientação e que Deus abençoe o seu trabalho.
    Alessandra

  387. fabioeugenio disse:

    Oi Danielle,

    Não atrapalha a implantação !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  388. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    São dúvidas melhor esclarecidas através de consulta e avaliação clínica.

    Mas avalio que você tem possibilidades de obter uma gravidez evolutiva.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  389. gizeli disse:

    ola doutor fiz 2 fiv e vo para o3 empate de 3 ebrioes congelado o que posso fazer para obirter sucesso neste tratamento pois ja estou esgodadas apesar que fazer tratamento em hc rb estado de saõ paulo é raro os medicos esplica alguma coisa é muito rapido todas as consultas
    e o meu sofrimento apos cada etapa e do meu companheiro tambem.gostaria de mais resposta o porque de naõ ter sucesso pois so tenho ovariopolicistico e meu marido baixa mobilidade espermatica

  390. Lilian disse:

    Ola Dr Fabio.
    Tenho 25 anos e meu marido 35 anos estamos a 4 anos e meio tentando engravidar sem sucesso, fizemos muitos exames e mediante os exame esta tudo ok conosco, em setembro de 2012 fizemos uma FIV e tive 8 óvulos fecundados e foram transferido 2 mas infelizmente NEGATIVO e os que restaram para analise não prosperaram para deixar congelado será que somos estereis.

  391. cristiane rita disse:

    fiz a fiv nio dia 09 de julho deram 12 ovulos e 10 fecundaram e 10 enbrioes transferiram 2 enbrioes no 4 dias apos a coleta dos ovulos o medico disse que era melhor pois ficariam os mais forte so os melhore nao entendo mais nao sinto nada so mos primeiros dias sinti muitos gaz e colicas mais o medico passou lufital e melhorei a tenho 30 anos quando nao da certo quando perde os endrioes senti alguma coisa ou nao qual a chance de dar certo fiz no hc em goiania na ria de reproduçao humana

  392. fabioeugenio disse:

    Oi Gizeli,

    Difícil opinar sem estar te acompanhando. Mas pode ser alteração da qualidade embrionária, ou da receptividade endometrial.

    Boa sorte em sua próxima tentativa!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  393. fabioeugenio disse:

    Oi Lilian,

    Você tem excelentes chances de engravidar pela FIV. Parece que os embriões formados não estavam com qualidade muito boa, mas você pode tentar novamente!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  394. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    Suas chances são ótimas aos 30 anos. Neste período ainda não dá para sentir nada específico.

    Boa sorte!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  395. cristiane disse:

    fiz coloquei 2 enbrioes faz 6 dias quando pede os enbrioes bom quando aborta sente alguma coisa da algum sangramento ou nao sente nada gostaria de saber

  396. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    Pode não haver nenhum sintoma quando ocorre perda. A única maneira de ter certeza do resultado do tratamento é com o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  397. Fernanda disse:

    Dr Fabio, hoje faz 9 dias da transferencia, e ontem fiz um teste de farmacia e deu positivo. Minha pergunta é..estou usando utrogestam esse remedio por pode influenciar e ser um falso positivo??

  398. cristiane disse:

    fiz a fiv no dia 9s hoje estou com 10 dias que coloquei dois enbrioes mais hoje pastei os bicos do meus seios e sai um pouquinho de agua bom parece agua nos dois seios quero saber pode se porque estou tomando o medicamento evocanil que a progesterona que e de 200 mg estou tomando de 8em8 horas pode ser por esta tomando esse medicamento ou nao vou fazer o beta na segunda feira

  399. cristiane disse:

    bom hoje esta com 11 dias que trasferi os 2 enbrioes fiz o teste de farmacia e deu negativo sera que aida tenho chances de pegar um positivo do beta eu ria fazer com 12 dias mais acho a que fou esperar ate o dia que o medico pediu para faez que e no dia 24 sera que tenho chances mesmo o de farmacia ter acusado negativo com 11dias apos a tranferecia

  400. cristiane disse:

    a esquece de falar liquido que sai dos meus seios e meio amarelado so sai quando aperta a ontem e hoje quando sai da minha vagina pouco da progesterona e com ela sai coisa como se fosse um gosma uma coisa bem grudenta o que pode ser

  401. cristiane disse:

    eu denovo hoje estou com 13 dias apos a traferencia ainda esta saido o liquindo dos meus seios quando aperto e tambem hoje notei que eles estao um pouco dolorindo e maiores e notei que as veias estao bem vezivel estou precupada a progesterona causa esses efeitos meu beta e dia 24

  402. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    O utrogestan não causa falso positivo no beta-hcg!

    No caso do exame precoce, o que pode causar falso-positivo é o ovidrel.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  403. jaqueline disse:

    fiz a coleta 23/07 só de trés ovolus pequenos. mas nao vai ser transferido agora pq a progesterona esta em 2,05 dr quais sao minha chance.

  404. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    Pode ser apenas da estimulação hormonal. Aguarde o dia do beta-hcg. Boa sorte.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  405. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    Você fez muito cedo, e ainda o exame de farmácia que é muito impreciso. Aguarde para fazer o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  406. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    Pode ser tudo da estimulação hormonal. Pode ficar tranquila e aguardar o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  407. fabioeugenio disse:

    Oi Jaqueline,

    Se formarem bons embriões, as chances são ótimas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  408. valéria de oliveira disse:

    Boa noite doutor!eu fiz a tansferencia dia 17 de julho e desde esse dia que sinto uma colica fraquinha e uma dorzinha na direção do ovário esquerdo,as vezes sinto tbm uma queimação nessa mesma região e após 7 dias começou a sair um gosminha pela manhã.o que pode ser isso?será bom ou ruim?

  409. valéria de oliveira disse:

    esqueci de falar essa é a terceira vez q faço a transferencia,mas das outras vezes não senti nada.essa dor pode ser um bom sinal?

  410. Simone disse:

    Boa noite Dr. Fábio!

    2ª Tentativa: Fiz a transferência de 2 blastocistos no dia 02/07 e hoje 30/07 que completa 6 semanas de gestação fiz a US Transvaginal e havia apenas um saco gestacional vazio. Será que posso ter chances ainda ? Pois não tive sangramentos.
    Obs. meu primeiro beta hcg foi baixo (13 UIL/L) e foi aumentando e no dia 21/07 deu 433 UIL/L.
    Devo refazer a US ?

    Desde já, obrigada.

    Abs,
    Simone

  411. Sueli disse:

    Dr Fabio, colhi os ovulos dia 17/07/2014 transferi 02 ovulos no dia 22/07/2014 fiz o exame hoje após 9 dias da tranferencia conforme pedido medico e deu 0,10 mUI/mL (negativo).
    Tenho 40 anos e ja tenho uma filha de 18 anos.
    Seria interessante colher novo BHCG daqui alguns dias? Ou esse resultado ja é definitivo?

  412. cristiane disse:

    boa tarde bom dia 24 era dia de fazer o beta so que eu fiz no dia 21 e eu tive um sangramento que eu pensei que era a mestruaçao so que sangrava so quando ia fazer xixi fora isso quase nao sagrava entao no dia 21 fiz o beta e deu negativo bom ate ai eu tudo bem a enfertilizacao in vitro pra mim nao tinha dado certo mais no dia fui fazer xixi e vi que minha bermuda esta suja de um poquinho de sangue mais pro lado de marrom charo so vei nessa hora ai ontem começou a vir uma coisa que parece catarro so que e marrom charo e os meus seios ainda esta saindo aquele liquindo bom o que pode ser sera que posso esta gravida

  413. cristiane disse:

    a esqueci o dia que minha bermuda estava suja foi no dia 2

  414. fabioeugenio disse:

    Oi Valéria,

    Estes sinais são inespecíficos – não têm relação direta com implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  415. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    O correto neste caso é repetir com 1 semana o ultrassom, quando já deve haver vesícula vitelina + embrião.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  416. fabioeugenio disse:

    Oi Sueli,

    O correto é fazer o beta após 12 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  417. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    A maneira de esclarecer é repetindo o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  418. Michelle disse:

    Doutor Fábio, boa tarde
    Fiz uma primeira tentativa de preparo de endometrio e o médico me pediu para tomar 4 comprimidos de Estradiol em uma única vez. Lembro que passei muito mal todos os dias que ingeri essa medicação. Agora estou preparando novamente o endometrio, porém em tratamento com outro médico e estou tomando o Estradiol de 8 em 8 horas. Existe uma forma correta de ingerir esse medicamento? Faço o uso também de Prednisona (Meticorten 5mg) e o Clexane 40mg. Posso usar o AAS também?
    Obrigada,
    Michelle

  419. Júlia disse:

    Olá dr. Fábio

    Estou pra transferir dois embriões está semana. Meu médico me receitou 6mg por dia de Natifa. Quais os prejuízos pra minha saúde este medicamento pode me trazer?
    Diz na bula que aumenta as chances de ter câncer de mama e no endometrio. Estou com medo.

  420. fabioeugenio disse:

    Oi Michelle,

    Existem vários protocolos de uso do estradiol, a depender do objetivo do preparo.

    E o AAS pode ser usado sim, se houver necessidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  421. fabioeugenio disse:

    Oi Júlia,

    No uso para preparo de endométrio este risco é basicamente zero.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  422. Marli Deise disse:

    Estava me preparando para 3 FIV, mas meu endométrio deu resultado 5,9, está muito fino, o Dr. receitou só adesivos estradol para colocação, sem nada oral, sérá pouca dose hormonal, por isso o endometrio não respondeu bem?Tenho 48 anos e já estou tentando a 3ª FIV, o que o Dr. aconselha eu tomar de estrogenio para melhorar meu endometrio , e poder fazer a transferencia de embriões com sucesso no proximo ciclo, tive sucesso na 1ª FIV com primogina, devo tentar de novo, aguardo resposta Marli Deise.

  423. cirley disse:

    Ola Dr° Fabio

    estou aciosa hoje to D11 sinto seios latejando e um pouquinho colica.
    sera um sinal de positivo.

  424. cirley disse:

    olha eu novamente fiz beta qualitativo com D10 sendo resultado não reagente, pode haver possibilidade de nos D12 vim positivo, estou com muito medo de um negativo.

  425. Lizandra disse:

    Olá Dr. Fábio!

    Tenho 30 anos e não tenho problemas de fertilidade, quem tem é meu marido, que teve hidrocele quando criança o tornando estéril, porém semana passada conseguimos alguns poucos espermatozoides os quais fertilizaram 07 óvulos meus. Porém, somente 02 foram transferidos no D4, pq os demais não “vingaram”.

    Minha médica nos mostrou minutos antes da transferência a imagem dos dois embriões que ia ser transferidos, e ela nos mostrou uma pequena fenda se abrindo em ambos, dizendo que esse era um ótimo sinal.

    Gostaria de saber se mesmo de oito óvulos fertilizados, dois somente vingaram, esses dois embriões têm chances de se implantarem e darem se

  426. michelle disse:

    Dr. Fabio Eugênio
    tenho uma questao fiz a primeira FIV a exatamente 1 semana atras e o meu doutor pediu para que eu fizesse uma us transvaginal para acompanhamento medico. O medico que fez nao detectou nenhuma gravidez . Sera que é muito cedo para ver algo no endometrio ou ja posso considerar que nao deu certo?
    tenho 32 anos.

  427. Denyse disse:

    Dr. Fiz transferência de 3 embriões 2A e 1C,tenho 25 anos e achei que tudo daria certo no entanto meu beta deu negativo,após 6 dias do beta negativo,começou a descer uma borá marrom,passado algumas horas veio um sangramento muito forte,com umas bolas de sangue,que durou uns 3 dias logo depois continuou vindo borra de café.Tem alguma explicação pra n ter dado certo,n falei com meu médico ainda.de jã agradeço

  428. fabioeugenio disse:

    Oi Marli,

    Existem estratégias, como uso do adesivo ou aumento da dose, para tentar melhor endométrio, pois 5,9 mm é realmente pouca espessura.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  429. fabioeugenio disse:

    Oi Cirley,

    O exame preciso é o quantitativo com 12 dias pós-transferência.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  430. fabioeugenio disse:

    Oi Lizandra,

    Se estes dois embriões são de boa qualidade, as chances são ótimas de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  431. fabioeugenio disse:

    Oi Michelle,

    O ultrassom somente começa a identificar saco gestacional cerca de 25 dias após a transferência dos embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  432. fabioeugenio disse:

    Oi Denyse,

    Somente com acompanhamento clínico podemos tentar definir uma causa para a falha de implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  433. elizangela disse:

    ola dr.Eugenio!
    Eu fiz um Transfer dia 27/08/2014, e oggi tive o resultado de gravidez negativo. A enfermeira me disse que o Valor era baixo de 2.00 mais ela nao me deu o Valor exato. e que pra ser positivo seria acima de 2.00. seria possivel me esclarecer qual e o Valor HBCG certo. desde ja obrigada.

  434. fabioeugenio disse:

    Oi Elizângela,

    O ideal é o beta inicial acima de 50 a 100 ui.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  435. Maria Estela disse:

    Olá Dr Fabio ,boa noite!
    fiz uma fiv 8 de fevereiro e tive um descolamento de placenta precisei fazer curetagem. Fiz uma nova fiv 15 de setembro 14 e meu beta deu positivo mais no segundo beta ele baixou acabei perdendo novamente .
    Minha médica disse que meus exames não tenho problema nem um. O que o sr acha?

  436. elizangela disse:

    Dr Fabio

    estou com uma duvida. ja fiz 2 fvi com os meus proprios ovulos que depois diagnosticado insuficientes.agora ja e a 2 vez que faco fvi com doacao de ovulos e com resultado negativos.ja fiz histeroscopia e meu utero nao tem nada de anormal.tomo remedio para a tsh . nao sei oque deu errado pois dessa ultima vez estava tranquila espirutualmente fazendo as coisas normalmente sem stress. qual pode ter sido o motivo e qual pode ser a solucao para uma Nova fvi?
    Serei grata de coracao pela sua opniao.
    muito obrigada.

  437. fabioeugenio disse:

    Oi Estela,

    É necessário uma avaliação completa para falhas de implantação, e aborto de repetição.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  438. fabioeugenio disse:

    Oi Elizângela,

    Difícil opinar sem estar te acompanhando, pois a implantação depende de variados fatores: embrião, endométrio, etc.

    Sem dúvida há necessidade de uma reavaliação completa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  439. elizangela disse:

    Muito obrigado dr. Fabio o Senhor me ajudou bastante. Pena que esta no Brasil e eu na Europa pq senao seria com certeza uma sua paciente, pois o Senhor e muito prestativo no que faz.
    im forte abraco.

  440. jacqueline disse:

    Boa tarde Dr. Fábio, Tenho 38 anos e fiz a transferencia de 3 embrioes 2 classe 8A e 1 classe 6A, ha 05 dias e não sinto cólica nenhuma, isso pode ser um sinal negativo. grata Jacqueline

  441. Lavigne disse:

    Boa noite Dr. Eu estou querendo fazer a FIV , mas tenho algumas dúvidas. Quando a mulher fala que está na segunda ou terceira tentativa, significa o que? Ela fez todo o processo de novo, inclusive pagando tudo de novo ou ela pode tentar com embriões que estavam guardados?
    E tenho 26 anos, tenho ovários micropolicistico, segundo minha médica o que tenho não é nada grave, está tudo normal comigo e meu marido varicoceles , ele tem 28. Quais as nossas chances ?
    Obrigada

  442. Cintia rodrigues disse:

    Olá Dr…. fiz tratamento com clomid por seis messes e nada….. e agora qual seria o proximo passo uma FIV. OU NÃO ainda

  443. DULCINEIA disse:

    Dr. Fabio, tenho 42 anos 2 filhos sou laqueada e fiz minha fiv no ultimo dia 09/09/2014 foram implantados 3 embriões de boa qualidade segundo meu medico… desde então tenho sentido cólicas leves piorando um pouquinho no 9 nono dia começou um pequeno sangramento marrom que me deixou louca… Meu medico me receitou um medicamento chamado primogyna comecei a tomar com medo pois a bula diz não ser um medicamento indicado para inicio de gravidez. Muita ansiedade….
    Quais são minhas reais chances de ter um beta positivo?
    Obrigada!

  444. fabioeugenio disse:

    Oi Jacqueline,

    Não precisa sentir nada especificamente para que o tratamento tenha sucesso. E os embriões estão muito bons!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  445. fabioeugenio disse:

    Oi Lavigne,

    Se há embriões excedentes, pode-se tentar com os congelados.

    Suas chances com a FIV são excelentes!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  446. fabioeugenio disse:

    Oi Cíntia,

    Pode-se tentar a inseminação intra-uterina, ou a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  447. fabioeugenio disse:

    Oi Dulcineia,

    Com 3 embriões, as chances são muito boas. E este discreto sangramento não muda sua chance de positivo.

    Boa sorte!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  448. Luciana disse:

    Olá Dr. Fábio! Achei o senhor muito atencioso em todas as respostas. Nós mulheres que passamos que enfrentamos problemas de infertilidade sofremos muito com a angústia da espera por um positivo. Fiz a FIV no dia 10 de setembro, e no dia 16/09 não aguentei de ansiedade e fiz um teste de farmácia que deu negativo. Sofro de endometriose e hoje dia 21/09 tive muitas cólicas intestinais, diarreia e ânsia de vômito, dor de cabeça e na circulação como sinto sempre que estou menstruada. Farei o Beta dia 24/09, mas fiquei muito preocupada com esses sintomas, será que isso pode prejudicar o implante dos embriões?

  449. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Estes sintomas não prejudicam a implantação.

    Boa sorte!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  450. TEresa disse:

    Boa noite, Dr.Fábio,
    tenho 40 anos, Fiz minha primeira FIV, transferi 4 embriões no dia 5/9/14. no D11 comecei a sangrar, como menstruação mesmo. me mandaram tomar duphaston para parar o sangramento. hj estou no dia 17 e meu beta está em 112, 13. o que isso significa? obrigada,
    TEresa

  451. Rosane Pena disse:

    Boa tarde Doutor Fábio

    Estou com 34 anos e 11 meses praticamento 35 anos e fiz minha terceira fertilização no dia 16.08 fiz a transferência de dois embriões com todas as células e sem nenhuma fragmentação como disse a embriologista eram capaz de revista, não aguentei esperar até o 12D e fiz um dia antes o Beta HCG dia 27.08 mas o resultado não foi muito alto deu 25,0 mas como não veio minha menstruação repeti no 13D 29.08 e para minha surpresa meu resultado foi 473,6 pensei que iria apenas dobrar o valor anterior mas estava mais que positivo, segui repetindo o Beta Hcg que aumentou bastante no dia 04.09 estava com 3,478,0 a médica disse que a suspeita era de ser gêmeos pelo o beta estar tão alto, mas como não adiantava fazer a eco antes do dia continuei repetindo o beta Hcg no dia 10.09 estava 14,916,0, no dia 12.09 fiz minha eco e estava um saco gestacional com 9mm e a vesicula vitelina com 5mm proporcional a 5 semanas de evolução mas não deu pra visibilizar o embrião e o médico disse que ainda era cedo pra me dar certeza de que seria apenas um BB, então segui fazendo o Beta Hcg mas pensei que teria que continuar dobrando o valor a cada dois dias e não estava mais acontecendo isso, no dia 17.09 meu Beta estava em 47,239,0 e no dia 22.09 estava 72,387,0 estava subindo bastante mas não tem mais dobrado a cada dois dias é normal?
    Não tive nenhum sangramento mas não tenho muitos sintomas a não ser sono e dores nos seios e sensibilidade na auréola da mama, amanhã irei fazer a nova eco com 7 semanas e queria saber se há possibilidade de ser gêmeos com esses resultados? Agradeço pelo retorno e por este espaço maravilhoso que criastes para esclarecer nossas dúvidas.

    Ps: Esqueci de comentar que já tive dois filhos por meios normais, mas fiz laqueadura com 26 anos por ter um casal de filhos e duas cesarea, mas 3 anos depois perdi meu filho com 5 anos de idade de uma maneira trágica, já estava separada do pai deles quando isso aconteceu, um ano depois conheci meu atual companheiro que não tinha filhos e desejava muito ter, entramos na fila pelo Sus em 2010 e só em março deste ano fomos chamados, em 2013 fiz uma tentativa particular mas tive hiperestímulo e meus embriões não eram de boa qualidade, fiz transferência mas o resultado foi negativo, então quando nos chamaram em março pelo Sus agendamos a primeira tentativa em abril, que tbm foi frustrada, não tive hiperestímulo pq a médica reduziu a medicação mas meus embriões não eram de boa qualidade e só dessa vez que quando tinha tudo pra dar errado deu certo, meu pai estava com cancer em estágio terminal e foi internado no dia que fiz a punção e durante todos os dias em que ele esteve internado eu ia visita lo e fiquei ao seu lado até o seu último suspiro, literalmente entreguei nas mãos de Deus pq ele que sabe o que faz e graças á ele o meu resultado foi positivo!

    Obrigada por sua atenção, que tenhas muito sucesso em tua vida e sejas reconhecido por seu excelente trabalho! Abraços

  452. fabioeugenio disse:

    Oi Teresa,

    É um beta positivo, mas baixo para D17. Repita após 72 horas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  453. fabioeugenio disse:

    Oi Rosane,

    O beta-hcg estabiliza (deixa de subir) depois de algumas semanas. O acompanhamento agora é pelo ultrassom (não precisa mais beta).

    Estou torcendo muito pelo sucesso de sua gravidez pois você tem uma história de perdas tão trágicas!

    Deus permita que sua gravidez evolua com sucesso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  454. Claudia disse:

    Ola Dr. Fábio
    Tenho 30 anos, saúde boa já fiz 2 FIV
    negativo, está e a minha 3 tentativa
    Tive 8 óvulos coletados no dia 22 do mês corrente e só 4 fecundados e 3 desenvolveram, foram transferido no dia 25, 3 embriões: 2 com 6 células, 1 com 4 células.
    Tenho muitas chances positiva?espero a tua ajuda..

  455. roberta disse:

    Oi dr Eugenio

    Fiz minha 1 Fiv em agosto transferindo 2 blastocistos,mas infelizmente não deu certo. Estou na minha 2 tentativa, transferi 2 embriões no d3 e estou no D9, aguardando o beta. Tenho 34 anos e meu marido 37anos. Quais as minhas chances? O que pode ter dado errado ma 1 vez??

  456. Rosane Pena disse:

    Obrigada Dr. Fábio,
    Dr. Fábio

    Na sexta feira dia 26.09 fiz minha segunda ecografia, tenho um único BB mas está tudo bem, dessa vez consegui escutar o coração do meu BB está com batimentos normais e ele estava com 1,71 cm a médica nos disse que estou com 8 semanas e 1 dia de gestação, está tudo evoluindo perfeitamente bem.

    Mais uma vez muito obrigada Dr. Fábio por este espaço maravilhoso, te desejo muito sucesso em sua carreira!

    Abs,
    Rosane

  457. sony disse:

    oi! dr transferi 2 embrioês no dia 27/09 e com quanto tempo posso ter relaçao .

  458. jacqueline disse:

    Boa tarde Dr. Fabio,

    Fiz meu Beta no dia 26/09 e deu positivo 255 Ui, a pedido do médico fiz a segundo beta dia 29/09, estou a dois dias com um corrimento de cor marrom, será que é grave ou apenas um Hematoma Subcoriônico, corro risco. muito obrigada

  459. edna disse:

    ola dr fiz o beta quantitativo com 12 dias apos a 2 fiv ,usando utrogestam 200 e primogyna 2mg deu inferior a 1.20 posso repetir e acontecer de da positivo pois sinto cólicas e pontadas e não tive nenhum sangramento me ajuda por favor

  460. Érica disse:

    Bom Dia Dr. Fábio!!!
    Fiz a fiv, no D12 meu Bhcg deu muito baixo ( 45 ), fiz outro Bhcg depois de 3 dias e deu 86, será que estou realmente grávida? ??

    Muito Obg! !!

  461. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    O número de células está um pouco abaixo do ideal, mas há chances de implantação sim!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  462. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    Suas chances são ótimas. Para avaliar as falhas são necessários vários exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  463. fabioeugenio disse:

    Oi Sônia,

    Esta orientação varia de acordo com cada clínica. Siga a orientação do seu médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  464. fabioeugenio disse:

    Oi Jacqueline,

    Pequenos sangramentos neste período em geral não interferem na evolução da gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  465. fabioeugenio disse:

    Oi Edna,

    Repita após 48 horas, mas a possibilidade de positivar é pequena.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  466. fabioeugenio disse:

    Oi Érica,

    Os valores são positivos (gravidez!), mas a subida está lenta. Repita após 72 horas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  467. Claudia disse:

    Bom dia Dt. Fábio

    Ontem finalmente foi o dia do meu BETA, mais infelizmente pela terceira vez recebi mais um (NEGATIVO), estou sem chão porque o médico diz que a os meus exames todos estão bons e o meu marido tem o esperma em boas condições para este tratamento, já gastei uma fortuna na busca do sonho de ser mãe, como médico o que me aconselha?

  468. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Difícil opinar sem estar te acompanhando. É preciso uma reavaliação completa para falhas de implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  469. boa tarde dr. tenho 34 anos e fiz minha primeira fiv e infelizmente deu negativa. segundo meu médico todos meus exames estavam otimos quais são minha chances em uma segunda tentativa.

  470. Dani disse:

    Ou Dr. Fiz transferência hoje, 1 embrião com 9 células tipo A, quando vouao bbanheiro no papel higiênico aparece um pouquinho de sangue, isso pode ter comprometido meu procedimento, seráque tenho chances?Tenho dois congelados 1 com 10 e outro com 9 todos de 3Dias. Obriga

  471. edna disse:

    muito obrigado doutor infelizmente deu negativo

  472. fabioeugenio disse:

    Oi Jacinta,

    Na sua faixa de idade as chances de gravidez são excelentes!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  473. fabioeugenio disse:

    Oi Dani,

    Discreto sangramento pode ocorrer, sem alterar a chance de sucesso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  474. fabioeugenio disse:

    Oi Edna,

    O importante é não desistir. Boa sorte.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  475. boa noite dr. quando fiz minha fiv meu médico pediu que repousasse apenas 5 dias, atendi seu pedido mas depois votei a minha rotina normal de trabalho fico a manhà toda sentada isso pode ter comprometido. farei uma nova consulta em novembro a pedido do médico e uma nova fiv em dezembro ou janeiro quais sào minhas reais chances. torça por mim e mim esclareça o que realmente devo fazer. estou tão aflita POIS MEU MAIOR SONHO E SER MÃE. ME AJUDE POR FAVOR.
    LHE AGRADEÇO…

  476. fabioeugenio disse:

    Oi Jacinta,

    Segundo estudos científicos, o repouso não é importante para a implantação. Em nossa rotina recomendamos apenas 24 horas em casa, e depois retorno ao dia-a-dia normal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  477. Dani disse:

    Dr. embrião com 9 células no terceiro dia é um embrião bom?

  478. Paula disse:

    Boa tarde Dr.
    Fiz duas inseminações a 1º deu 12 hcg a 2º deu 13 hcg. Então a minha médica pediu alguns exames pois ela achou que estava ocorrendo falha na implantação. Os exames deram ok, Então ela achou melhor passar para fiv. Então fiz a FIV dia 02 e ontem dia 16 fiz o teste deu 28 o exame ela achou super baixo, mas mandou que repeti-se. Estou usando ultrogestan de 8 em 8 horas.Minha dúvida é: Devido as falhas anteriores eu teria que tomar algum medicamento auxiliar para ajudar na implantação? Eu viajei 3 e meia dois dias após a transferencia e viajem em basta turbulenta pois e uma serra e tem bastante oscilações na estrada, moro em outra cidade isso inlfuencia? Eu ainda tenho colicas principalmente depois de urinar isso revela alguma coisa?

  479. FIZ MEU HCG E DEU 243,60 Mil/ml e positivo ou negativo me responda por favor

  480. Ana disse:

    Olá, Dr Fabio!
    Fiz a tranferencia de 2 embriões no dia 10 de outubro, e farei o beta HCG quantitativo amanhã.
    Nos dias que se seguiram, não senti cólicas. Apenas uma sensação estranha na barriga, uma pontadas nas fossas ilíacas de vez em quando.
    Desde ontem, porém, comecei a sentir uma leve cólica como se eu fosse menstruar, e hoje saiu uma pequena raia de sangue, bem leve, e esta leve cólica persiste.
    É possível que eu esteja grávida mesmo com este sintoma?

  481. Fanny disse:

    Hj fiz o Beta, fiz a transferência de 2 embriões no dia 11/10/2014. Hj não tive mais cólicas e pontadas no utero, pode ser algum problema?Ainda não peguei o resultado.

  482. Fanny disse:

    Meu exame qualitativo deu positivo devo acreditar nele, fiz a fiv no dia 11/10/2014. Fiz o quatitativo hj. Será que realmente estou grávida?

  483. Val disse:

    Dr. Fábio fiz a transferência de 2 blastocitos no dia 11 de outubro. No dia 24 de outubro fiz o beta o resultado foi não detectado. Posso estar gravida? O resultado não deveria ser apresentado? Já q o beta foi quantitativo. Estou sem saber o q fazer. A menstruação não veio.

  484. Val disse:

    Dr. Fábio fiz a transferência de 2 blastocitos no dia 11 de outubro. No dia 24 de outubro fiz o beta o resultado foi não detectado. Parei a medicação e a menstruação chegou no dia 27. Já sou mãe. Tenho 44 anos correu tudo tão perfeito. Mas os embriões não implantou. O q pode ter falhado? Já vou começar o lucros novamente. Me aconselha algum exame? O q posso fazer p não falhar nessa próxima fiv?

  485. Maria disse:

    Bom dia;

    Fiz o tratamento para FIV, onde transferi 3 embrioes do 3º dia e restaram 2, porém um não sobreviveu e congelaram um.

    Resumindo tenho um embriao de 5 dias congelado. Os 3 embrioes não implantaram

    Li uma matéria que diz q embrioes congelados aumentam as chances de gravidez. A minha dúvida é a seguinte, o que seria melhor, fazer um novo tratamento para ter mais embrioes e juntar com este que ficou congelado ou transferir apenas esse um congelado? Como é apenas um só estou sem saber…

    Obrigada.

    Maria

  486. Renata disse:

    Dr.Fabio

    Tenho 39 anos , sou mãe de um menino de 5 anos e estou tentando através da FIV engrvidar novamente. Fiz a indução e obtive apenas um embrião na qualidade de 6C. Há reais condições desse embrião aos er descongelado estar em boas condições para implantação? Com essa qualidade de embrião tenho condições de ter sucesso?

    Obrigada

  487. Elis disse:

    Olá uma pergunta eu tenho endometriose já fiz videolaparoscopia e 2 fiv sem resultado! Agora resolvi tomar o clomid mas perdi a receita e entao não lembro qual era o outro remédio pra engrossar o endométrio! Sendo q tenho que tomar junto o AAS poderia me ajudar?

  488. maria disse:

    Boa tarde dr, ja estive aqui antes mais gostaria q o senhor me tirasse uma duvida, tenho 34 anos sou receptora de ovulos e estou na minha segunda tentativa , no dia 27/10 transferir dois blastocisto a medica falou q estavam lindos , meu endometrio estava 12, meu beta está marcado para dia 07/09 hj não aguentei e fiz um beta qualitativo q deu negativo minha pergunta é ainda tenho chance de mudar esse resultado em tres dias?

  489. Alice disse:

    Tenho 28 anos marido com pouco e lentos espermatozóides , fiz uma tec de 2 blastocistos bons , hj estou no d7 e tive 2x ao dia borra de café ,ainda posso ter esperanças ou já é a mestruacao ?Estou tomando utrogestan e prymogina de 8 em 8 horas.

  490. fabioeugenio disse:

    Oi Dani,

    É uma ótima quantidade de células para 3o dia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  491. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Existem algumas medicações que podem ser necessárias nos casos de falhas de implantação, a depender dos exames.

    Mas a viagem não atrapalhou em nada.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  492. fabioeugenio disse:

    Oi Jacinta,

    Positivo!! Parabéns

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  493. fabioeugenio disse:

    Oi Jacinta,

    Positivo!! Parabéns

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  494. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    É possível sim, pois os sintomas são inespecíficos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  495. fabioeugenio disse:

    Oi Fanny,

    Estes sintomas são inespecíficos!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  496. fabioeugenio disse:

    Oi Fanny,

    Se o qualitativo está positivo, certamente o quantitativo vai confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  497. fabioeugenio disse:

    Oi Val,

    É difícil positivar, mas repita com 48 h para confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  498. fabioeugenio disse:

    Oi Val,

    As chances na FIV em sua faixa de idade são em torno de 5 a 10%, e pode não ter dado certo somente por probabilidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  499. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Se é um blastocisto (boa qualidade) tente primeiro com o que está congelado, antes de partir para novo ciclo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  500. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Existem chances de gravidez, porém pequenas, devido à qualidade embrionária baixa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  501. fabioeugenio disse:

    Oi Elis,

    Em geral se usa estradiol para o endométrio, mas somente use com receita médica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  502. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Tem sim, pois você fez o exame muito precocemente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  503. fabioeugenio disse:

    Oi Alice,

    Mantenha medicações pois podem ocorrer pequenos sangramentos neste período.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  504. Camis disse:

    Olá dr. Fábio,

    Primeiro, obrigada pela resposta. Mas gostaria de tirar
    outra dúvida. Estou no D5 da transferência com óvulos doados e senti mto desconforto no ventre. Mas no D4 (ontem) senti muita cólica e fisgadinhas no ventre. Pensei que pode ser um sinal de nidação… E claro que fiquei animada, embora isso nao possa ser certeiro nessa fase… Mas hoje – D6 – a cólica aparentemente passou. O que pode significar? Pensei ni seguinte: se a implantação já ocorreu, a cólica não tem motivo pra continuar…ou estou totalmente enganada?

  505. fabioeugenio disse:

    Oi Camis,

    Estes sintomas não tem relação com a implantação, ou o sucesso do tratamento. São inespecíficos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  506. Michele disse:

    Olá Dr. Fabio!
    Parabéns pela disposicao !
    Estou na minha terceira FIV, fiz a transferência dia 18/11, fui sabendo que seriam transferidos dois embriões de 8 células cada, e no momento da transferência o médico deixou voltar e danificou os dois embriões, a sorte q eu tinha outros dois embriões de 6 células. Fiquei muito decepcionada, porém agora não adianta pensar nisso e sim nas chances que tenho com esses!
    Tenho 35 anos, estou usando clexane, Estradot, crinone, utrogestan.
    Quais minhas chance de gravidez?
    Te agradeço.

  507. marisa disse:

    Ola dr, fiz uma tec em 18 de setembro com 2 embrioes, um blasto e outro ja estava cavitando….mas nao evoluiram…agora fiz uma uma tec com embrioes d3 com 9 e 11 celulas…hoje faz 3 dias da transferencia…tenho 34 anos e nos exames meu e do meu esposo deu infertilidade sem causa aparente…tenho chances de implantacao pelo fato de nao serem blasto? Obrigada

  508. Cristiane disse:

    Olá Dr. Fabio bom dia!
    Fiz minha transferência dia 19/11
    Nos primeiro e segundo dia,senti uma coloca horrível parecendo gases e dor nas costas horrível tbm! Não tomei nada, Hje melhorou!
    Repousei 02 dias! Sou cabeleireira trabalho em pé, sempre que posso sento um pouco, e nos fins de semana repousei,Hje com 5 dias sinto algumas pontadas bem embaixo,isso e normal? Tomo ultrogestan e me da zonzeiras, tomo via oral, pois vaginal e difícil no meu trabalho, o resultado e o mesmo?
    Meu trabalho atrapalha?
    Obrigado.
    Aguardo.

  509. Mariele disse:

    Bom dia Dr. Fábio!
    Fiz uma FIV em janeiro de 2014, sem sucesso. Iniciando novo tratamento, agora em novembro de 2014, não respondi aos medicamentos e vou receber óvulos de doadora. Porém, devido à minha ansiedade absurda, deveria ter iniciado o utragestan quinta à noite e introduzi oas cápsulas quarta à noite, acabei me confundindo. O tratamento então foi suspenso. Quais são minhas reais chances, tendo em vista que iniciarei novo tratamento a partir do dia 05/12?

  510. fabioeugenio disse:

    Oi Michele,

    Apesar de não serem tão bons quanto os de 8 células, estes embriões transferidos podem te proporcionar gravidez sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  511. fabioeugenio disse:

    Oi Marisa,

    Sendo embriões de qualidade, há boas chances de gravidez sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  512. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    Estes sintomas são normais, e não atrapalha você trabalhar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  513. fabioeugenio disse:

    Oi Mariele,

    As chances com doação são excelentes!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  514. Cristiane disse:

    Boa noite Dr.Fabio!
    Hje fez 12 dias que fiz a trasferencia,
    Sinto pontadinhas embaixo da barriga,
    Meu exame está marcado para quarta dia 13
    Hje saiu uma sujeirinha marrom e normal?
    Se eu fizer teste da farmácia da certo?

  515. Patricia disse:

    Olá Dr. Fábio
    Ontem 02/12 fiz a transferência dos embriões, o Dr implantou 2 embriões excelentes, como disse, tenho 34anos, tanto eu como meu marido deu sem causa aparente. No dia 17/12 vou fazer o primeiro exame de beta ,ele pediu quantitativo, fiquei em dúvida em relação o resultado, a partir de quanto é considerado positivo….a ansiedade começa agora….o tempo não passa…..ah! Se fizer o exame de farmácia antes de ir tirar sangue pode saber o resultado tb…pois até esperar, será uma loucura.
    Obrigada Dr pela atenção.

  516. Helena disse:

    ola Dr Fabio. tenho 43, fiz transferencia de 1 embriao meu e 2 doados, meu medico pediu p eu fazer o beta no d14 mas eu fiz no D12 e deu no quantitativo 1,30. liguei p o medico desesperada e ele disse p n desistir pois so no d14 daria o hcg no resultado. hoje d13 comecou sair um corrimento bege sem sangue. uma borra grande e depois diminuiu sera que e a tal borra da nidacao? sera que tenho chances do hcg subir ? estou muito deprimida pois ja e a terceira fiv, mas esta eu estava confiante por ter misturado os ovulos doados, o senhor acha que eu tenho chances?

  517. Kelly disse:

    Olá Dr., Bom dia!!
    Tenho 29 anos, fiz uma punção dia 05.12.14, foram, 18 folículos, 16 óvulos maduros. Após o procedimento, já em casa, senti muitas cólicas, tontura, vomitei por 2 dias, tudo que comia vomitava. O médico falou que foi por causa do estímulo que foi alto, passou Dramin B6 e retirou o parlodel e melhorei bastante. Dr., isso é normal depois de uma punção? Fiquei muito nervosa. Os embriões serão congelados e só após 1 ou 2 ciclos que serão implantados.

    Agradeço desde já.

  518. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    O exame mais preciso é o laboratorial, de sangue.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  519. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    O exame preciso é o beta-hcg quantitativo. O de farmácia é pouco preciso.

    Boa sorte!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  520. fabioeugenio disse:

    Oi Helena,

    É difícil este valor subir após o 12o dia, mas repita após 48 horas para confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  521. fabioeugenio disse:

    Oi Kelly,

    Você teve hiperestímulo, mas isso regride espontaneamente já que não houve transferência a fresco.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  522. cristina disse:

    gostaria de tirar uma dúvida tenho 39 anos ,tenho 2 filhas a mas nova tem 6 anos ..o tp q sou laqueada e gostaria de saber se tenho chance numa fiv e a probabilidade e tb se não der certo na primeira ;paga novamente td na segunda tentativa?obrigado,pela sua atenção.

  523. maria disse:

    Olá Dr Fabio eu tenho 35 anos e meu esposo 37 a nossa infertilidade é sem causa nós estamos na terceira tentativa da fiv duas em 2013 sem sucesso e dia 29/11/2014 foi feito a punção eu só tive seis óvulos e quatro maduros só um fecundou e no dia 03/12/2014 foi transferido o embrião que não me parecia muito bom porque a medica me disse que ele ainda tinha fragmentação mais tinha chance de gravides eu estou muito triste porque quero acreditar mais quais são as minhas chances eu também estou sentindo cólicas dês do terceiro dia da transferência e gases também é normal. obrigada…

  524. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    Suas chances com a FIV são ótimas, e podem ficar embriões excedentes para uma segunda tentativa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  525. suzana disse:

    Boa tarde, dr. Fábio!
    Tenho dois embriões congelados de 6 dias, já tentei 3 vezes a transferência mas todas as vezes que iniciamos o preparo do endometrio aparecem pólipos. Gostaria de saber se tem alguma maneira de não aparecerem mais durante o preparo? E se isso é comum acontecer? Desde já agradeço!

  526. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    As chances com apenas 1 embrião são menores, mas existe possibilidade sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  527. fabioeugenio disse:

    Oi Suzana,

    Devem ser retirados os pólipos por video-histeroscopia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  528. Luciana disse:

    Oi dr Fábio, fiz dia 15/12 agora uma videohisteroscopia e uma videolaparoscopia para retirar miomas. Estou com 44 anos e menstruo e ovulo todos os meses. Quero tentar FIV, quais minhas chances?

  529. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Depende de sua reserva ovariana. Deve-se avaliar se vale a pena tentar com seus óvulos, ou com óvulos doados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  530. Ana disse:

    Fiz a transferência de 2 embriões dia 22/12 e iniciei c primogyna 2mg, porém senti muitos efeitos colaterais, e o meu médico disse p suspender o uso no 4• dia de tomada.Será q poderá prejudicar a fixação dos embriões???Angustiada

  531. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Em geral o estradiol oral não é indispensável neste período, no caso de transferência a fresco.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  532. Ana disse:

    Olá dr, mais uma dúvida,eu realizei a punção dos óvulos no dia 20/06 e tive SHO, e por esse motivo fui internada, pois, tive derrame pleural devido o acúmulo de “água” no abdômen. No dia 22/12, realizei a tec e como disse na outra postagem, tive muitas reações e necessitei orar c o primogyna no 4• dia; no meu caso a transferência não foi a fresco.Sera q muda alguma coisa??? No dia 27/12 iniciei um sangramento tipo borra de café, que foi aumentando e está como o fluxo de menstruação ;porém,realizei o teste de farmácia e deu positivo.É normal no caso de tec ter este tipo de sangramento e estar grávida????

  533. Lidiane disse:

    Olá Dr Fábio estou um pouco preocupada com umas dores lombar e cólicas que estou sentindo, amNha farei o exame fiz minha transferência dia 22/12. O que posso tomar para essas dores?

  534. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Pode haver pequeno sangramento nesta fase inicial de implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  535. fabioeugenio disse:

    Oi Lidiane,

    Neste período, o mais seguro é o paracetamol.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  536. Fernanda disse:

    Estou tendo dificuldades para espessar o endométrio.
    Já usei oestrogel 6 mg, natifa com oestrogel, primogyna e não passa de 6,5 mm, o que poderia fazer para ajudar esse processo. Tudo foi tão rápido no meu tratamento mas agora estou sofrendo com isso.

  537. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Em alguns casos este é o máximo que seu endométrio pode espessar. Pode-se tentar ciclo natural, ou medicações adjuvantes como Sildenafila ou Arginina. Converse com seu médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  538. marta disse:

    dr. fabio, quando se transfere 2 embrioes de excelente qualidade, utero 11mm , so que no quadro de inicio de hiperistimulaçao ovariana , altera o resultado na implantaçao dos embrioes ?
    eu fiz a transferencia ja com dores fortes nos ovarios…estava inchadissima , resultado Fiv negativo.

  539. Fernanda disse:

    Dr Fábio, vc disse que em alguns casos este é o máximo (6,5 mm)que seu endométrio pode espessar mas, até onde sei, a transferência só é recomendável com o minimo 0,7 mm, é possível o embrião se fixar com essa minha medida?

    Obrigada!!!

  540. Rodrigo disse:

    Ola Dr Fábio,

    Minha esposa tem 34 anos e 8 meses fez a transferencia hj (D3) de dois embrões com niveis de qualidades 10a1 e 10b1, gostaria de saber qual a chances dela ficar grávida?

  541. fabioeugenio disse:

    Oi Marta,

    Em alguns casos de hiperestímulo pode haver menor receptividade endometrial.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  542. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    É possível, apesar de menos provável.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  543. fabioeugenio disse:

    Oi Rodrigo,

    As chances são ótimas. Boa sorte !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  544. tiffany disse:

    Boa noite.Dr Fábio fiz a fiv hoje no qual foram implantados 2 embriões, um de 13 células e outro de 15 ,tenho 26 anos quero saber a chance de gravidez ? obrigado…

  545. tiffany disse:

    bom dia .Dr Fabio estou muito anciosa com a resposta fiz minha 1 fiv no dia 23/01 de 2 emdriões de 3 dias 1 com 13 células e 1 com 15,quais são minhas reais chances de gravidez? obrigado…

  546. Fernanda disse:

    Dr,
    enfim esse mês meu endométrio atingiu 0,7 mm de espessura e meu médico marcou minha transferência para próxima sexta, vou tranferir 02 embriões com 8 células e qaulidade morfológica ótima, tenho 33 anos e meu marido 37 anos.

    Quais são minhas chances de sucesso?

    Se conseguir meu positivo eu posso viajar de avião?

    Qual é o prazo minimo para realizar uma viagem de avião e passear em outro país após o pisitvo de uma FIV?

    Abraços,
    Obrigada!

  547. Rosivania disse:

    Ola dr. Fábio, eu fiz a minha Fiv dia 19/01 mas D8 e D9 sangrei e ainda continuo sangrando. É possível ser a menstruação que desceu ?

  548. Rosivania disse:

    Acredito que não aconteceu a implantação… Quando poderei tentar a Segunda Fiv ?

  549. fabioeugenio disse:

    Oi Tiffany,

    Sua idade é ótima, então as chances de gravidez são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  550. fabioeugenio disse:

    Oi Tiffany,

    As chances dependem da qualidade dos embriões, e de sua idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  551. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    As chances são boas, e não há impedimento de viajar após a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  552. fabioeugenio disse:

    Oi Rosivânia,

    Um pouco de sangramento pode ocorrer na fase de implantação. Aguarde o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  553. fabioeugenio disse:

    Oi Rosivânia,

    Em caso de insucesso, você pode tentar novamente após 1 ciclo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  554. Rosivania disse:

    Infelizmente o HCG deu negativo sinto Dores pélvicas forte nas pernas nas cadeiras insônia cansaço fluxo de sangue forte com coágulos… Com esses sintomas serar possível tentar uma nova Fiv ? Tive 15 embriões , fiquei com foram 6 pra adoção e fiquei com nove usei um D5 e tenho 8 embriões congelados. Desde já agradeço

  555. Patricia disse:

    Dr. Fabio, boa tarde!
    Estou no D9 pos transferencia de embrioes (embriao, no caso, pois só tinha um no dia). O Beta é daqui a 3 dias e estou ansiosa. Não sinto dores nenhuma. No D5 tive colica forte, mas passou e de lá pra cá não sinto praticamente nada. Será que ainda pode ser positivo? É tão dificil essa fase de espera. Tenho 38 anos e baixa reserva (por isso tive apenas tres ovulos e 1 só embrião transferido). E estou fazendo a FIV com doador anônimo.

  556. fabioeugenio disse:

    Oi Rosivânia,

    Assim que útero e ovários ficarem normais você pode fazer nova implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  557. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Existem chances sim, mas somente o beta-hcg vai definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  558. Camila disse:

    Olá Dr. Fábio Eugênio,

    Tenho 37 anos e implantei dois embriões há 3 dias. Acontece que tenho endometriose e sinto normalmente cólicas fortíssimas no útero e no reto, que se iniciam logo após o período fértil e duram até a menstruação. Elas duram cerca de 15 minutos e vão e voltam. Estou sentindo dores no ovário, que segundo meu médico tem a ver com o volume do ovário. Mas, além dessas dores, tenho sentido as mesmas cólicas fortíssimas de sempre no útero e no reto. Isso é normal? Meu médico não deu atenção a esse sintoma. Estou na terceira Fiv e esse fato me deixou muito desanimada. Agradeço imensamente sua disposição e gentileza.

  559. Regis disse:

    Olá Dr.,
    Obrigada pela disposição em tirar nossas tantas dúvidas. Estou na 2a FIV, colhi 18 oocitos e 9 estão congelados para serem usados nesta segunda e ultima chance, pois não quero tentar novamente. Comecei o primogyna no quarto dia menstrual, estou no 3o dia de tratamento e por conta de um problema de coluna, tive que tomar tandrilax e miosan para aguentar a dor. O sr. acha que essa medicacao pode alterar as chances e o resultado? Qual medicacao nao devo tomar durante esse preparo do endométrio?
    Obrigada

  560. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Estas dores não interferem na chance de implantação. Pode manter a medicação e aguardar o dia do beta-hcg.

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  561. fabioeugenio disse:

    Oi Regilaine,

    Estas medicações não alteram o preparo endometrial pelo Primogyna.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  562. zulmira disse:

    Ola eu tenho 33 anos e ja tenho tres filhos do meu ex marido o problema ao treseiro filho eu fiz a laquicao de trompas…agora voltei a casar e eu e meu marido queriamis filhos juntos…..fiz os exames e meu marido tb….ja fiz a medicacao tudo foram tirados 4 e no dia a emplatacao dos embrioe q foram 2 tavam tudos bem…..a minha pergunta e se eu e o meu marido n temos Probleme qual a chance de eu ficar de baby. …hj e o primeiro dia…bjos

  563. Camila disse:

    Dr Fábio, surpreendente sua disponibilidade em responder-nos de forma tão rápida, educada e eficaz! Muito obrigada mesmo!
    Suas pacientes são privilegiadas! Desejo muito sucesso pro senhor. Abç.

  564. fabioeugenio disse:

    Oi Zulmira,

    As chances na sua idade, com bons embriões, é em torno de 60%

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  565. fabioeugenio disse:

    Obrigado Camila!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  566. Daniela disse:

    Bom dia doutor, passei para agradecer o carinho que tem por tds nos que, estamos nesta fase linda mais mto sofrida…Aproveitando a oportunidade como já falei na primeira vez fiz TEC dia 03-02 ontem a tarde tive um pequeno sangramento que logo depois parou e ate agora graças a DEUS não voltou aparecer.
    Mas a noite sentia do lado direito abaixo do ovário tipo uns beliscões,SERÁ QUE FOI TD PO ÁGUA ABAIXO???? Liguei no hospital e fui informada que nesta altura do tratamento é normal ,para fazer repouso e continuar o progeffik,vou fazer o beta na segunda estou desesperada j que tenho 37 anos ,já não tenho embriões congelados e dos dois que transferi um tem 8 células e o outro no descongelamento ficou com quatro. no 11º este sangramento não pode ser nidação é mto tarde não é??? Aguardo anciosa sua resposta.

    Sem mais ,obrigado.

  567. Mariza disse:

    Oi Dr. Fabio.
    Tenho 36 anos e fiz minha 1° transferência ontem, 13 de fevereiro. Embora eu tenha tido 4 óvulos, foi transferido apenas 1 embrião de CLASSE A, segundo meu medico. Tudo correu muito bem durante o tratamento e meus exames derão resultados normais. A princípio, meu único problema é a idade. Diante deste quadro, Quais as chances de dar certo nesta tentativa?

  568. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Pequenos sangramentos podem ocorrer neste período.

    Boa sorte no seu exame!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  569. fabioeugenio disse:

    Oi Mariza,

    Com 1 embrião tipo A, as chances ficam em torno de 30 a 40%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  570. Leninha disse:

    Oi Dr Fabio. Tenho 30 aos e fiz minha TEC
    dia 05/02/15, 2 embrioes sendo 1 com 7 celulas e outro com 6, ambos congelados no D3. Nao tive nenhum sangramento e sinto algumas dores na barriga mas nada fora do normal. Faco meu beta dia 16 e estou muito anciosa. Comigo tudo ok e meu marido produzia pouco espermatozoides. Meu mdico falou que a transferencia foi um sucesso. Quais sao as minhas chances na sua opiniao?
    Obrigada pela atencao e anciosa pela sua resposta.

  571. Andreia disse:

    Olá estou na minha 3 FIV, transferi 3 blastocistos tenho 34 anos, quais sãos minhas chances?? 2 resultado de hormônios estradiol 270 e progesterona 33,0

  572. fabioeugenio disse:

    Oi Leninha,

    As chances são muito boas, em torno de 60%.

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  573. fabioeugenio disse:

    Oi Andreia,

    Sendo blastocistos de qualidade, as chances são excelentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  574. Rosa disse:

    Tenho 21 anos e nao tenho nenhum problema quero transferir 1 embrião que esta congelado e já é blastocisto , há uma grande chance q eu engravide com 1 embrião ?? Ou sera melhor colocar 2??

    Obrigado

  575. fabioeugenio disse:

    Oi Rosa,

    Na sua idade as chances são ótimas, mas são maiores com transferência de 2 embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  576. eliane disse:

    Dr. Fábio Eugênio, Boa Noite!!!

    Fiz a transferência de três embriões (2 blastocistos e 1 que estava compactando, após o descongelamento, o médico achou que de boa qualidade.Hoje está 10 dias estou muito ansiosa com o dia de fazer o BETA e saber o resultado. É normal sentir cólicas, pois comecei sentir dores, Não tive repouso em relação a ficar bastante deitada, mantive as atividades diárias, rotina de trabalho normal.Será que tenho chances de estar grávida? Essa é a última tentativa, pois não disponho de recursos financeiros.
    Fiz a fertilização pela 2ª vez em dezembro de 2014, foram fertilizados 10 embriões (1 tipo B, 4 tipo C e 5 tipo D.No terceiro dia foram transferidos 3 embriões o B e 2 C. Do restante, dois no 5º dia chegaram a blastocistos e 1 compactando e foram congelados.Infelizmente a gravidez não evoluiu, o primeiro teste do BETA atingiu a taxa de 32,3, mas foi regredindo para 24,0 e 14,0.E o que restou foram os embriões congelados e resolvi fazer, tentar agora.

  577. Lidiane disse:

    ola dr Fabio!
    Fiz uma histeroscopia pra pesquisa da falha de implantação onde indicou que que não ha lesões aparentes a não ser área de vascularização aumentada em parede posterior esquerda próximo ao istmo! colheram pra biopsia, isso pode ser algo grave? obrigada pela atenção

  578. fabioeugenio disse:

    Eliane,

    As chances são muito boas! Fico torcendo por seu positivo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  579. fabioeugenio disse:

    Oi Lidiane,

    Em geral nada grave. Pode ser uma área de endometrite.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  580. Eliane disse:

    Olá, Dr. Fábio Eugênio, Boa Noite!!!
    Fiz o teste BETA e o resultado foi 341 mIU/ml.
    Estou muito feliz com o resultado, mas estou um preocupada porque sinto dores semelhantes às cólicas menstruais. Devo ficar em total repouso?

    Aguardo seu contato!

    Muito obrigada!

    Abraços Eliane

  581. fabioeugenio disse:

    Oi Eliane,

    Parabéns !! Um pouco de cólicas neste período é normal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  582. Rosivania disse:

    ola dr. Fábio , eu tenho 33 anos 6 meses de idade fiz ligação das trompas tem 9anos e 9meses, gostaria de saber se tenho chances de engravidar pq já fiz duas Fiv a primeira com 1 embrião tipo A e a segunda 2 embriões tipo A mas no D10 a monstra desce com muita cólica e dor de cabeça e me dar cansaço… Continuo tentando já que ainda tenho 6 embriões de boa qualidade … ou desisto? Me diz alguma coisa pq é muito doloroso pra mim tentar acreditar e não conseguir meu médico não fala nada. Uma médica faz a transferência e manda usar 3 Utrogestan 200mg 3x ao dia e manda fazer o beta Hcg com 12 dias e só me atende com quase um mês e me diz que só Deus sabe pq não segura o Bb e já marca outra Fiv sem fazer exames sem explicar nada acredito que to pirando não tenho com quem esclarecer essas dúvidas. Se poder me ajudar ? Agradeço

  583. fabioeugenio disse:

    Oi Rosivânia,

    Com duas falhas de implantação, é fundamental fazer exames de avaliação da receptividade uterina antes de nova transferência.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  584. Rosivania disse:

    Olá Dr. Fábio, bom fui ao médico ele me falou que não pode fazer nada quanto a não implantação dos embriões é normal não dar certo mas que na terceira vez terei 30 porcentos de chances de conseguir…. Bom ele me passou a tomar progynova 2 mg o senhor sabe me dizer pra que serve esse comprimido e se vai me ajudar ele falou pra começar tomar logo uma vez ao dia e depois ele avisa quando começo tomar o Utrogestan . Desde já agradeço

  585. Magna Rodrigues de Oliveira disse:

    Dr. Fábio, tenho 47 anos e fiz uma fiv com 2 embriões dia 03/03/15. Agora estou esperando o resultado dia 16/03. Até hoje, 10/03 não estou sentindo nada. Só os meus seios estão um pouco doloridos e um pouco maior. Estou me alimentando bem, não estou fazendo esforço físico. Relações sexuais é proibido neste período, pois não estou tendo. Será que está tudo bem com meus filhinhos?

  586. Magna Rodrigues de Oliveira disse:

    Dr. Fábio, me esqueci que a FIV foi com ovodoação.

  587. Patricia disse:

    Boa noite Dr.
    Estou na minha segunda FIV, no 11 dia, farei no 14 dia o exame. Desta vez foi diferente da primeira, na primeira já estava tendo sangramento nesta fase. Agora não apareceu nenhum sangramento,mas estou sentido leves pontadas abaixo do umbigo, minha barriga está estranha, parece que inchada. Estou muito ansiosa. Antes de fazer a FIV fiz acupuntura e continuo fazendo terapias. Esta me ajudando bastante.
    Desde já obrigada pela atenção….

  588. Lylian disse:

    Dr. Fábio,

    Fiz uso de pergoveris, ovidrel, cetrotide e crinone e no dia 16/01/15 fiz a FIV. Foram implantados 4 embriões, mas no dia 30/01/15 menha mostra desceu, não me concedendo a alegria de estar grávida. No entanto, eté o presente momento minha mostra não desceu, o que está me dando uma pontinha de possibilidade de estar grávida, pois minha mostra não costuma atrasar, girando em torno de 28 a 30 dias. Tais remédios poderiam causar atraso na menstruação? Será que posso estar grávida?

    Obrigada!

    Lylian Karla

  589. aguida disse:

    Olá Dr. Fábio Eugênio, gostaria de saber quais são os exames para a avaliação da receptividade uterina, pois estou na minha quarta FIV e meu médico não me pediu nenhum exame desde o negativo da primeira tentativa. obrigada

  590. Patricia disse:

    Dr boa tarde! Hoje fiz o exame de beta qualitativo e deu não reagente, o beta quantitativo fica pronto só segunda feira. Não tive sangramentos durante este tempo. No segundo dia da implantação saiu um gosma branca de aproximadamente 5cm, liguei para o médico, pois acreditava que o embriao tinha saído, ele disse que era normal. Hoje com este resultado será que era o embrião?
    At.

  591. Safpn disse:

    Olá, bom dia, Fiz três fivs ( estou na terceira e ultima, implantei 3 embriões de 3dias, dois tipos a e um tipo c, quando fiz o exame qualitativo deu como INCONCLUSIVO, e o de farmácia deu negativo, o exame quantitativo só fica pronto daqui dois dias. Isso significa que não deu certo?

  592. milagre disse:

    Dia 2 deste mes Marco 2015, fiz transferencia de 2 ambrioes unicos que tinhamos depois de alguns menos bons meses ate esta data, dia 7 apos transferencia positivo teste urina, hoje dia 13 apos transferencia deu positivo 2-3 teste urina clearblue, mas so dia 16 oficializar teste urina positivo para medicos e clinica, estou ansiosa por saber que cuidados devo ter, e como esta a minha barriguita dentro… Tive no muitos sintomas menos bons, colicas, gases, vomitos, azia, cheiro apurado neste momento, peitos mais cheios, e nao sabemos muito bem que vai acontecer, mas positivo rina teste confirma-se…. Quem sabe o que esperar e fazer daqui em diante?

  593. Marina disse:

    Olá Dr Fábio fiz a transferência de 2 embriões em 25/02, dia 10/03 fiz o beta e deu negativo, dia 13/03 fiz o teste de farmácia de deu negativo também. A mestruacao ainda não veio e estou tomando primogyna e progesterona desde o dia da transferência. Há a possibilidade de eu estar grávida?

  594. Patricia disse:

    Dr boa tarde! Fiz i exame e deu negativo. Já fiz todos os exames e tudo certo. O médico disse que não tenho mais nenhum exame para fazer. Mas como duas FIV sem sucesso. Não tem algum problema?at.

  595. Shacky disse:

    OLÁ DR. QUE BELO SITE ESTE VIU, PARABÉNS…MINHA DUVIDA EH A SEGUINTE, TENHO 35ANOS E 9MESES….TENHO UMA TROMPA OBSTRUIDA E ENDOMETRIOSE, FIZ MINHA PRIMEIRA FIV TRANFERINDO 3 EMBRIOES (8A,8B,7A), ESTOU USANDO CRINONE E ESTRADOT 100…E ESTOU NO AGUARDO DO BETA, MINHA DÚVIDA É: POR ESSE HISTORICO É POSSIVEL DIZER AS CHANCES DE GRAVIDEZ? E PORQUE É USADO ESSE ESTRADOT?
    MUITO OBRIGADA

  596. Patricia disse:

    olá Dr. Fabio tenho 28 anos e realizei uma FVI pois meu marido tem contagem de espermatozoides muito baixa, fiz a transferência de dois embriões blastocistos no dia 14/03, depois fiz uma viagem de 6 horas de carro a minha médica disse que não teria problema mas a preocupação sempre existe. Tentei ser doadora mas dos meus 10 folículos só 4 tinham óvulos ai desisti da doação, foram fecundados os 4 e se tornaram embriões, mas só dois evoluíram para blastocisto. To bem preocupada, to com os seios doloridos e se faço um esforço minimo ja tenho cólicas leves. Pela sua vasta experiencia qual seriam as minhas possibilidades de sucesso? Teria alguma coisa que eu poderia fazer que melhorassem as chances? Aguardo ansiosa sua resposta. Obrigada desde ja. Patricia

  597. susana oliveira disse:

    Olá Dr. Fábio Eugênio, Boa Tarde!!!
    Fiz o primeiro teste do BETA e o resultado foi 64 mIU/ml , após 2 dias fiz outro Beta e deu 154mIU/ml .
    após ter tido este ultimo resultado do BETA , estou um pouco preocupada porque começei nesse dia a perder sangue ja levo 4dias, como se fose a mestruaçao sangue vermelho claro, depois no domingo dia 15-03-2015 fui as urgencias fizeram me outro BETA e deu o valor de 252.0mIU/ml .
    estou muito preocupada porque me informaram que o valor tinha que triplicar e nao aconteceu e que puderia nao ser uma gravidez envelutiva e na proxima dia 20-03-2015 vou repetir o BETA pa saber se tá a enveluir por causa do valor e da perca de sangue , tou com muito medo de perder meu bebé .

    Aguardo seu contato!

    Muito obrigado!

    Abraços Susana

  598. susana oliveira disse:

    Dr. Fábio Eugênio foi uma FIV que fiz no dia 27 de fevereiro de 2015 . meteram me 2 embrioes um de 11 celulas e outro de 8 celulas , e tambem ando com algumas dores no fundo da barriga e com percas de sangue como se fosse periodo..

    Aguardo seu contato!

    Muito obrigado!

    Abraços Susana

  599. Elaine disse:

    Olá Dr! Tenho 30 anos. Eu e meu marido tentamos engravidar há 3 sem sucesso. Comigo tudo ok, mas ele tem baixa contagem de espermatozóides. Fiz minha primeira implantação em fevereiro de 2014 com 2 embriões, mas infelizmente o resultado foi negativo. Ainda tenho 5 embriões congelados e vamos fazer uma nova tentativa no próximo ciclo. Minha pergunta é, após um ano de congelamento os embriões podem perder qualidade? Qual a probabilidade de não sobreviverem as descongelamento? E quais as minhas chances?

  600. Elaine disse:

    Lembrando que os embriões foram congelados com 9 células e em fase de mórula (compactação) no 3° dia de desenvolvimento

  601. Elainy disse:

    Olá Dr. Tenho 38 anos fiz minha primeira fiv, e hoje d11 não aguentei e fiz um beta qualitativo que deu negativo…o dia do meu exame é dia 21, ainda tenho aguma chance…ah! o teste de farmacia também deu negativo..tenho varios miomas no utero, mas segundo meu medico são na parte externa e não atrapalam em nada…o que o senhor acha…a causa da infertilidade é masculina, baixa contagem de sptz e quase sem mobilidade..estou usando ultrageston, primogyna e estradote 4 adesivos

  602. Shacky disse:

    DR, É COMUM NAO SENTIR NADA 4 DIAS APOS A TRASNSFERENCIA, PERGUNTO ISSO PQ JA VI MUITAS MULHERES COM DIVERSOS SINTOMAS, UMAS PONTADAS, OU COLICA E ETC…FIZ MINHA FIV COM EMBRIOES DE 3 DIAS

  603. Marcia disse:

    Olá Dr Fabio,

    Admirável o seu trabalho, alem das inúmeras pacientes com que deve lidar diariamente, ainda consegue tempo para responder a nós, ansiosas e desesperadas por informações, a procura de indicações que DESSA VEZ, DEU CERTO!!!

    Pois bem, sou mais uma… rs

    Tenho 41 anos, estou na minha 3ª FIV, sendo a 1ª com 1 embrião meu, no qual sofri aborto na 6ª semana, foi horrível!
    Voltei a fazer a FIV com ovodoação e estou na minha 2ª tentativa. A 1ª com transf de 1 embrião de 8 células – negativo e agora estou no D9 da transf de dois embriões de 8 células. As vezes parece que sinto tudo e as vezes nada… mas senti cólica mais forte do D6 e +/- no D7 hoje D9 sinto uma colicazinha muito leve e estou com muito sono. Será, que DESSA VEZ, DEU CERTO!!!!
    Minha outra curiosidade é se ao engravidar com o uso de 6 óvulos de ultragestan diários, o corpo absorve por completo o remedio? isso pode ser sinal de gravidez?

    muito ansiosa… obg bj Márcia

  604. Margarete Maciel disse:

    Olá Dr. Fábio
    Tenho 37 anos,e gostaria de saber quais são minhas chances de gravidez com uma FIV nessa idade?

    Aguardo sua resposta ansiosamente.

  605. fabioeugenio disse:

    Oi Rosivânia,

    O Primogyna pode ser usado para preparar o endométrio para implantação embrionária.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  606. fabioeugenio disse:

    Oi Magna,

    Somente com o beta-hcg para ter certeza. Boa sorte!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  607. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Tudo certo. Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  608. fabioeugenio disse:

    Oi Lylian,

    Os remédios não causam atraso. Na dúvida faça um beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fãbio Eugênio

  609. fabioeugenio disse:

    Oi Aguida,

    Importante fazer histeroscopia com biópsia endometrial.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  610. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Provavelmente não tinha nenhuma relação com perda embrionária.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  611. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Como são exames pouco precisos, somente o quantitativo para definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  612. fabioeugenio disse:

    Olá Suzy,

    Mantenha as medicações e converse com su equipe médica. Parabéns !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  613. fabioeugenio disse:

    Oi Marina,

    Pouco provável, mas faça outro beta para confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  614. fabioeugenio disse:

    Oi Susana,

    Apenas com acompanhamento com beta-hcg podemos definir se pode ser uma gravidez evolutiva. Mantenha as medicações.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  615. fabioeugenio disse:

    Oi Elaine,

    O congelamento preserva muito bem a qualidade dos embriões. Então as chances são ótimas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  616. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    É importante fazer uma avaliação para falhas de implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  617. fabioeugenio disse:

    Oi Shacky,

    Suas chances são muito boas, de 50 a 60%, e o estradiol (estradot) é importante para o endométrio.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  618. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Suas chances aos 28 anos, com dois blastocistos, são excelentes. Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  619. fabioeugenio disse:

    Oi Elainy,

    Pode sim ainda haver positividade do quantitativo, mas as chances são menores.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  620. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Os sintomas podem ou não ocorrer, e não têm relação com o resultado do tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  621. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Os sintomas são inespecíficos – não têm relação com o resultado do tratamento. Aguarde o beta-hcg, e boa sorte!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  622. fabioeugenio disse:

    Oi Margarete,

    Depende da qualidade dos embriões formados, ficando em torno de 50%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  623. Marian disse:

    Dr Fábio fiz minha transferencia dia 06 de abril, estou no d7 hoje, transferi um embrião 8A e outro 8B . Gostaria de saber se pelo fato das classificações do embrioes serem diferentes. Eles podem ter atraso no nascimento e desenvolvimento um do outro? Ps; Se caso eu engravidar e de gêmeos. kkkk

  624. fabioeugenio disse:

    Oi Marian,

    Não. Eles se desenvolvem ao mesmo tempo. Boa sorte!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  625. Liliane disse:

    Dr Fábio, tenho 24 anos e estamos fazendo a 1ª FIV devido a problemas de infertilidade do meu marido. Correu tudo bem com meu tratamento, produzi 12 óvulos, sendo 8 maduros, 6 fertilizados e desses, 4 se desenvolveram até a fase de blastocisto. No dia 14 de abril foram implantados 2 no sexto dia, gostaria de saber se no 6° dia as chances de implantação são maiores? A médica pediu para que eu fizesse o HCG dia 24, já dá pra saber se é positivo ou não com apenas 10 dias? Desde já agradeço

  626. fabioeugenio disse:

    Oi Liliane,

    Com blastocistos as chances de implantação são ótimas. Boa sorte!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  627. Eliza disse:

    Faz 19 dias que fiz a transferência de embriões, estou com o Beta Positivo, vou fazer a ultrassonografia aos 21 dias exatos, quais estruturas já são visíveis na ultrassonografia transvaginal nessa fase? Já é possivel ver Saco Gestacional, Vesicula e embrião?
    O que pode aparecer nessa fase?

  628. fabioeugenio disse:

    Oi Eliza,

    Em geral apenas o saco gestacional, e a vesícula vitelina.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  629. Eliza disse:

    Olá, Dr. Grata por responder seu site é ótimo!
    Se com 21 dias as vezes, em geral, ja aparece saco gestacional e vesícula, no minimo com quantos dias depois da fertilização transferência, já consigo ver o embrião com batimentos cardíacos?

  630. fabioeugenio disse:

    Oi Eliza,

    Em torno de 14 dias após transferência.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  631. Laura disse:

    Fiz o Beta hoje 04/05 deu Positivo!!!
    Estava lendo seu site e para entender melhor….
    Faz 15 dias que fiz a transferência de embriões,
    se fizer a ultrassom daqui 3 dias (isto é 18 dias após a transferência) ja da para ver alguma coisa??? Ja consigo ver meu bebe e o coração?

  632. katarina disse:

    Fiz minha transferência no ultimo dia 23 de Abril,não tive o resultado do beta ainda sinto apenas cólicas leves.Isso pode ser um bom sinal?

  633. fran disse:

    Dr fiz fiv em 11/04/15 tô com meu positivo porém três beta feitos deram evolução dois os três últimos não só aumentaram sem dobrar fiz um us dia 06/05/15 deu saco gestacional de 5,00cm compatível com 5 semanas e vesícula vitelinica só que não tô sentindo nenhum sintomas de gravidez com exceção de algumas cólicas vez ou outras muito leves e nem todo dia.tô com medo de não ter embriao ou ser gravidez não evolutiva tenho um us para dia 19/05 já dá para saber se e gravidez não evolutiva e é normal não sentir sintomas e estar tudo bem

  634. fabioeugenio disse:

    Oi Laura,

    Parabéns!! Mas a visualização por ultrassom somente cerca de 25 a 30 dias pós transferência.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  635. fabioeugenio disse:

    Oi Katarina,

    Estes sintomas são inespecíficos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  636. Iracy disse:

    Dr. Fábio

    Giz uma Fiv em 2012. Coloquei 3 embriões e fiquei gravida. Apenas um se implantou. Tenho 1 congelado, estou com 40 anos e pretendo realizar um novo procedimeNto. Quais minhas chances ?

  637. fabioeugenio disse:

    Oi Fran,

    Só tem como confirmar gravidez evolutiva exatamente com a repetição do ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  638. fabioeugenio disse:

    Oi Iracy,

    Com 1 embrião, a chance é em torno de 30%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  639. Patrícia Garcia disse:

    Olá dr. Fábio,

    Gostaria de saber se é possível fazer a transferência antes de completar 3 dias da punção. Qual a chance???

  640. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    A chance transferindo no dia 2 é também muito boa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  641. Keila disse:

    Olá Dr!

    Fiz transferência de embrião hoje, foram produzidos 3 óvulos, mas somente um evolui. Tive endometriose profunda infiltrativas, fiz cirurgia a 1ano e 8 meses atras, hoje na hora da transferência senti muita dor, Isso pode interferir nas minhas chances de implantação? A dor pode estar relacionada à endometriose? Tenho 34 anos qual a minha chance? No dia da punção meu endométrio media 10 mm.

  642. fabioeugenio disse:

    Oi Keila,

    A taxa de implantação com 1 embrião é em torno de 20 a 30%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  643. patricia disse:

    olá Dr.tenho 31 anos, meu marido tem baixa produção de esperma, eu não tenho problemas aparentes, fiz duas FIVs sem sucesso em 2012. Neste ano voltei a clínica e o médico sugeriu fazer nova tentativa com esperma de doador e através de TEC, que segundo ele, está sendo mais eficaz atualmente.
    Fiz todo processo e o ciclo começou 5 dias após a punção, ele preferiu esperar o próximo ciclo então… esperamos e fui controlando a ovulação que demorou, porém quando o folículo dominante chegou a 18cm ele mandou eu tomar 1ml de choriomon 5ooo e 4 dias depois eu fiz a transferência de dois embriões, estou no 5D pós transferência, hoje só sinto um peso no ventre,principalmente quando estou em pé, mas já senti tontura ao levantar, dor de cabeça, cólicas intestinais fortes e gases nos 3 primeiros dia, estou usando evocanil ao invés de ultrogestan. Minha menstruação é pra vir dia 29/06 já que a última veio 31/5(quando comecei a controlar a ovulação)Mas meu beta está marcado para 7/7.
    Minhas perguntas seguem abaixo:
    pra que serve o chorimon5000? realmente a TEC tem mais chances? Esses sintomas que descrevi são indícios de implantação ou podem atrapalhar, principalmente as cólicas intestinais fortes? Seja sincero por favor, quais são as minhas reais chances de dar certo? Vou precisar apresentar um TCC durante o período de espera, fico bem nervosa ao falar em público, devo apresentar ou pedir atestado médico?

    Desculpe tanta informação e perguntas, mas estou muito ansiosa e confio muito no senhor.

  644. Priscila Xavier disse:

    Olá Dr. Fabio

    Tenho 37 anos, e ISCA, farei minha primeira FIV em Agosto pois, fiquei com os ovários hiperestimulados e vamos descansar 2 ciclos para depois fazermos a transferência. Então congelamos 3 embriões 8C e 2 Blastocistos, em que caso terei melhores chances? Implantando os 2 blastocistos ou os 3 tipo 8C?

  645. Bárbara Soares disse:

    Oi Dr Fábio,

    Fiz minha transferência de 2 embrioes no dia 23/06, mas infelizmente meu Beta deu negativo. Meus embrioes foram analisados pelo exame CGH e estavam normais.

    Soube do resultado do Beta no dia 02/07 e interrompi o uso do Primogyna. Aliás estava tomando este medicamento desde o dia 28/05, mas meu endométrio não engrossou o suficiente e aumentaram a dose para 8mg/dia até chegar no tamanho ideal.

    Minha regra veio logo em seguida, no sábado dia 4/01.

    Será que no dia da transferência meu útero já estava saturado?
    No processo de desconstrução do endométrio, preparando para menstruação?

  646. Michele disse:

    Parabéns pelo site !
    Doutor tenho 28 anos e meus exames ok.Já meu marido deu oligozoespermia, mesmo com baixa quantidade, ele possui 55% entre A e B … foi indicado a FIV. As chances de gravidez ocorrer na primeira tentativa, mesmo com esse problema são altas?

    Desde já agradeço

  647. Elizabeth flores disse:

    Olá Dr. Tenha 41 anos quero muito ingravida de novo, tenho um casal de filhos, fiz laqueadura a 18 anos atrás, e ainda meu útero esta emborcado, qual as possibilidade de ingravida, é como possa fazer esse procedimento, obrigada aguardo notícias.

  648. Elisabete Rosani disse:

    Dr. Fábio, sai líquido após a implantação? Como sua explicação foi tão detalhada, gostaria de saber pois fiz minha 1ª FIV recentemente (03/07/2015), infelizmente sem sucesso, pretendo fazer uma segunda tentativa, porém, antes gostaria de tirar essa dúvida que não achei em lugar nenhum. Após inserção dos embriões pelo cateter e depois de terminado os procedimentos. Quando o médico foi retirar o bico de pato para concluir, saiu muito líquido, é normal?? Minha dúvida é se naquele momento meus embriões saíram junto com o líquido… sei que parece loucura, mas sou tentante de primeira viagem e qualquer coisa fico encucada. Se puder me ajudar, agradeço muito.

  649. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    O Choriomon serve para induzir a ovulação. Os sintomas são inespecíficos, mas suas chances são muito boas!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  650. fabioeugenio disse:

    Oi Pricila,

    As chances são maiores com os blastocistos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  651. fabioeugenio disse:

    Oi Bárbara,

    Em geral podemos preparar por até 30 dias mantendo a possibilidade de implantação embrionária.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  652. fabioeugenio disse:

    Oi Michele,

    As chances são ótimas, pois vai ser feita a seleção dos melhores espermatozoides.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  653. fabioeugenio disse:

    Oi Elizabeth,

    Você tem boas chances de nova gravidez pela FIV.

    Primeiro passo é consultar uma clínica de reprodução.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  654. fabioeugenio disse:

    Oi Elisabete,

    Provavelmente é o líquido (soro fisiológico) usado para limpar o colo do útero. Não tem relação com os embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  655. Desconhecida disse:

    BOA TARDE DR. OPTEI POR A DOAÇAO DE OVULOS. A MINHA MEDICA FALOU QUE OS OVULOS QUE VOU IMPLANTAR E DE UMA JOVEM DE 30 ANOS. QUE A CHANCER E DE QUASE 80 POR CENTO ISSO É VERDADE ?
    ELA FALOU QUE TENHO 4 EMBRIOES DE QUALIDADE . QUE VAI SER TRANSFERIDO 2 ; E DEIXAR 2 CONGELADOS. PRA UM POSSIVEL TENTATIVA NOVAMENTE SE EU QUEIRA AINDA TER MAIS. EU JA SOU MAE DE 3 FILHOS. MAIS HOJE TENHO AS TROMPAS OBSTRUIDAS E POR ISSOO NAO CONSIGO ENGRAVIDAR. HOJE TENHO 45 ANOS . TENHO UMA MESTRUAÇAO NORMAL . CICLO DE 26 DIAS. MI DA ALGUMA LUZ SOBRE MEU CASO. SIM MEUS EMBRIOES ESTAO DE QUARENTENA ISSO É IMPORTANTE.

  656. fabioeugenio disse:

    Oi Vilma,

    Suas chances são excelentes, pois o óvulo é de uma mulher de 30 anos!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  657. Renata Fabiana disse:

    Dr. Fábio,

    boa tarde !

    Tenho 41 anos. Fiz o tratamento para a ICSI. Consegui 4 óvulos que foram fertilizados e 3 resultaram em embriões de 6 a 8 células.
    A transferência dos 3 embriões foi feita ontem, 23/07/15, com grande sucesso.
    Quais minhas chances reais de um positivo ?

    Muito obrigada !

  658. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Chances muito boas, em torno de 40%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  659. cleidimar disse:

    Tenho 40 anos fiz em abril uma indução com Elonva, Menopur, e o bloqueio com orgalutran ! e antes da aspiração usei o gonapapyptil dayle ! consegui 14 óvulos e 13 fertilizaram e foram congelados no D3 devido o endométrio ter afinado, a qualidade dos embriões são A e B, Gostaria de saber se o descongelamento afeta a qualidade ? estou tomando Natifa para engrossar o endométrio. No 19º dia do ciclo eu ainda não tinha ovulado e o endométrio estava 7 mm é uma boa espessura ? pode fazer uma TEC após o vigésimo dia do ciclo ?

  660. Marcia Cristina Lopes Gomes disse:

    Boa noite Dr. Fabio, sou Márcia de Macapá, fís a minha coleta dos óvulos e o meu esposo dos espermatozoides em abril, e não pude injetar, pois ovulei muito e senti muitas dores, mais está marcado agora pra dia 14 de agosto a transferencia dos 2 embriões, mais parei a medicação domingo e a minha menstruação ainda não veio vai dar certo, quando tenho que menstruar estou muito ansiosa, já sou mãe de 2 meninos 1 de 15 anos e o outro de 13 anos e sou ligada à 13 anos quais são minhas chances, tenho 5 embriões e fís o exame.

  661. fabioeugenio disse:

    Oi Cleidimar,

    Os embriões congelados em geral mantém a mesma qualidade do que a fresco.

    O ideal é espessura a partir de 8 mm, mas depende também do aspecto endometrial.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  662. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Suas chances são muito boas, caso os embriões estejam de boa qualidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  663. Renata Haneda disse:

    Olá Dr. Fábio, bom dia!

    Fiz a transferência de 2 embriões (D3), no entanto, não foi realizado o procedimento “Assisted hatching”. A minha preocupação é que logo após a transferência já levantei da maca para fazer “xixi”, pois a minha bexiga estava bem cheia. Isso pode ter sido prejudicial?

    Agradeço imensamente desde já!

    Abraços,

    Renata

  664. Lucimay disse:

    Dr Fábio irei fazer uma TEC esse mês na primeira USG meu endométrio está 7 mm tipo B o que significa esse tipo B ?

  665. Dalia disse:

    boa tarde Dr.
    no dia 29/07 fiz a transferência de 2 embriões. desde então sinto ligeiras cólicas e ultimamente dor na coluna, fora a dor nos seios que é sempre. no D8 (ontem) pela manhã quando estava na wc ao limpar vi que sangrava bem rosado. tomei banho e ao longo do dia não tive nenhum sangramento porem sempre que vou a wc ao limpar noto pequeno resíduos marrons/castanho. ademais hoje sinto um incomodo no baixo ventre como se fosse uma pressão. é normal tudo isso?

  666. Flávia disse:

    Ótimo conteúdo, bem explicativo. Pretendo após a graduação me especializar na área, consegui esclarecer muitas dúvidas quanto como ocorre o processo

  667. karine disse:

    Boa tarde!dr.Fábio

    Fiz minha primeira fiv mês passado tenho 26anos transferi um blastocisto porém deu positivo mas 2 dias após caiu muito esse mês que vem vou fazenda segunda transferência ficou 3 blastocisto congelados um de 5 dias e 2 de 6 aí a médica informou que eles nãotransferirem 2 embriões pela minha idade e por conta que pode vim 4 pondo 2 e pondo 1 já correr o risco de vim 2 devido a algum procedimento que e feito em cultura lá e comum acontecer isso pode mesmo acontecer apenas um blastocisto multiplicar ?

  668. Sidineia disse:

    Tenho 40 anos, fiz minha fiv e de 10 óvulos sobrou apenas um . Meu primeiro beta com 14 dias deu 1138, repeti após dois dias e deu 3168 . É um resultado bom dr. Mas não há possibilidade de ser gêmeos pelo fato de ter transferido apenas um? Abraços dr que Deus te abençoe sempre.

  669. Beatriz disse:

    Olá Dr Fábio, gostaria de saber uma coisa muito importante, quero fazer uma FIV mas não quero doar embriões, descartar ou congelar, queria usar ‘todos’ em um único procedimento, tipo será que tem como serem produzidos somente o número de embriões que forem usados ou algo parecido? Não sei se isso é possível, mas gostaria muito.. que fosse assim, ou congelar para usar de outra vez, mesmo os que não forem os melhores embriões,exceto aqueles que não desenvolverem naturalmente. Por favor me responda. Obrigada!

  670. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Sem problemas em levantar após a transferência !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  671. fabioeugenio disse:

    Oi Lucimay,

    Significa endométrio ecogênico (ainda não ideal).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  672. fabioeugenio disse:

    Oi Dalia,

    Tudo normal !! Pode aguardar o exame com tranquilidade..

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  673. fabioeugenio disse:

    Oi Karine,

    É raro, mas pode sim haver divisão do blastocisto e gemelaridade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  674. fabioeugenio disse:

    Oi Sidneia,

    Está excelente !! Mas somente podemos saber se o embrião dividiu em dois (gêmeos) quando fizer o primeiro ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  675. Mariza Santos disse:

    Bom dia Dr. Fabio
    Fiz transferencia de dois embrioes no dia 19/08, estou hoje no D4 e ontem a noite tive uma forte crise de rinite e espirrei muito, inclusive senti uma dor forte no baixo ventre, isso pode prejudicar na implantaçao dos embrioes?

  676. Flavia disse:

    Olá de.Fábio dia 20 fiz a transferência de 3embrioes sendo que um deles é blasto, mas a transferência foi realizada no D6,tem algum problema

  677. Andrea disse:

    Ola
    Fiz a minha transferência dia 19/08, e estou no quarto dia de espera do resultado. Quando estou para ficar menstruada, sinto alterações nos seios, um pouco de inchaço, e sensibilidade, ficando dolorido ao toque.
    Estou tendo esse sintoma desde ontem, mesmo estando longe o dia de ficar menstruada. Pergunto: Isso pode ser interpretado como um bom sinal?

  678. Keilla disse:

    Dr boa noite!
    Hoje faz dois dias que fiz a minha transferência, colocamos 4 embriões todos de ótima qualidade. Porém dois voltaram e tiveram que serem recolocados.
    Isso implica em alguma coisa?
    Esta é minha 3 vez que faço uma FIV.
    Tenho 33 anos sou laqueada quais são minhas chances?

  679. Keilla disse:

    No ato da transferência não foi usado USG

  680. fabioeugenio disse:

    Oi Beatriz,

    É perfeitamente possível formar o número de embriões a transferir, e congelar os óvulos excedentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  681. Jane Carla disse:

    Boa tarde! Doutor Fábio,
    tenho 38 anos e a 4 anos tento a FIV, com 24 anos tive um diagnóstico de hidrossalpinge e tive as tropas obstruída nos SUS. Na primeira tentativa coloquei 2 embriões de 3D, porém tive fincadas no útero, coloquei 2 congelados e tive o mesmo sintoma. Na segunda tentativa também os sintomas era do mesmo jeito e ao quinto dia percebia que os embriões não havia migrado. Na terceira tentativa foi diferente e pedir ao médico atestado para ficar em casa, porém relataram que não necessitava e a vida é “normal”, porém no quarto dia saiu uma água saindo da minha vagina e no sétimo dia também. Isso poderia ser os embriões? E você me recomenda algum exame diferente, já que transferir embriões de qualidade A e B e aparentemente não tenho nenhum problema.
    obrigada

  682. Lima disse:

    Minha esposa tem 43 anos não apresenta problema de fertilidade. Eu estou com 50. Nós dois temos traço falciforme. Tivemos uma filha com traço e uma com a doença. `queremos mais dois filhos: é possível uma fiv com pgd para evitar o traço e a doença e também gerar um embrião que seja compatível para doar medula a minha filha afetada pela doença?

  683. Thalita disse:

    Olá Dr. Fábio, bom dia!!

    Desde já te parabenizo pela disposição de tirar todas as dúvidas dessas fivetes atordoadas. Comigo não seria diferente….rsrsr
    Tenho 29 anos e fiz minha 1ª TEC de 2 embriões em D3, um já em mórula e outro 8A. Fiz o beta com 12 dias e deu 136, do D14 repeti e deu 353,2…
    Pelo que já li, é um bom sinal, pois duplicou em 48h.
    Minha dúvida….teria a possibilidade de ser gêmeos? (Achei um pouco baixo).
    outra dúvida, não tenho sintoma algum, a não ser muito sono. Isso significaria algo?
    Ficamos tanto tempo em acompanhamento, que esses dias sem respostas nos deixam loucas…rs
    Hoje estou no D23 e angustiada que chegue a sexta-feira, pois farei a ultra.

    Abs
    Thalita

  684. fabioeugenio disse:

    Oi Mariza,

    Provavelmente não vai influir na implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  685. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    O blasto está adequado para D6, mas os demais embriões estão um pouco atrasados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  686. fabioeugenio disse:

    Oi Andréa,

    São sintomas inespecíficos, sem relação com resultado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  687. fabioeugenio disse:

    Oi Keilla,

    Suas chances aos 33 anos são excelentes. Porém, hoje em dia, não se concebe mais transferência embrionária sem ultrassom, pois o seu uso aumenta as chances de implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  688. fabioeugenio disse:

    Oi Jane,

    Estes sintomas são realmente normais.

    No seu caso precisa uma avaliação detalhada de falhas de implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  689. fabioeugenio disse:

    Oi Lima,

    É possível sim a FIV com PGD para selecionar embriões normais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  690. fabioeugenio disse:

    Oi Thalita,

    A subida está normal, mas somente o ultrassom pode confirmar se é um ou são dois. Mais provavelmente apenas 1 embrião implantou.

    E os sintomas são normais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  691. Lima disse:

    RELEMBRANDO MINHA HISTÓRIA
    Minha esposa tem 43 anos não apresenta problema de fertilidade. Eu estou com 50. Nós dois temos traço falciforme. Tivemos uma filha com traço e uma com a doença. `queremos mais dois filhos: é possível uma fiv com pgd para evitar o traço e a doença e também gerar um embrião que seja compatível para doar medula a minha filha afetada pela doença?

    Fabioeugenio disse:
    26 de agosto de 2015 às 12:50
    Oi Lima, É possível sim a FIV com PGD para selecionar embriões normais.Abs,Dr. Fábio Eugênio

    TEMOS INTERESSE, esclarecendo: nossa última filha nasceu há dois messes e 12 dias, parto normal e concebida naturalmente. Mamou até os 45 dias. Somos do maranhão onde devemos fazer os procedimentos, custo aproximado, quando começar?

  692. fabioeugenio disse:

    Oi Lima,

    Para marcação de consultas comigo em São Luís ligue (98) 3303.2030 e fale com nossa secretária Suzana.

    Em Fortaleza ligue (85) 9.9909.0227 e (85) 3047.8080

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  693. Fernanda V Castro disse:

    PREZADO DR.
    Vi a solicitação do Sr Lima e despertou interesse, pois necessito dos mesmos procedimentos, isto é, tenho um filho falciforme e me interessa um procedimento que me permita uma concepção sem risco da anemia falciforme e doenças do gênero, também, gerar um bebê com compatibilidade para doação de medula ao meu bebe afetado.
    A clínica do Sr pode oferecer o diagnóstico genético pré-implantacional (PGD) para a anemia falciforme em conjunto com a compatibilidade para doação de medula o que chamam de “HLA “matching”?
    Agradeço.
    Fernanda Castro

  694. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    O PGD para doenças gênicas é feito rotineiramente. o HLA-matching nem sempre é possível.

    Para informações ligue (85) 3047.8080

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  695. Fernanda disse:

    Olá Dr!
    Dia 31 fiz transferência de dois embriões de 5 dias, e no meu d9 fiz um teste de farmácia, e deu negativo, no d10 tive um pequeno sangramento rosado, além de estar sentindo alterações no meu humor, meu beta está marcado para o dia 16, estou muito insegura, será normal tendo em vista o teste negativo e o pequeno sangramento?

  696. ghenny disse:

    Dr. pretendo fazer a fertilização fiz alguns exames meu FSH foi 16.9 mUi/mL e meu estradiol foi 44.4 pg/mL eles estão em que estados bons ou ruins?

  697. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Você fez um exame pouco preciso (de farmácia), e muito precocemente. Aguarde o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  698. fabioeugenio disse:

    Oi Geni,

    Este FSH alto pode significar reserva ovariana diminuída.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  699. Carla disse:

    Olá Dr. Fábio! Após implantar 2embrioes devo continuar com uso de aspirina prevent, primogina2 Mg até o dia do beta?

  700. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Os esquemas diferem caso a caso. Siga as orientações do seu médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  701. Ana disse:

    Olá Dr.
    Após a transferência dos embriões é necessário aplicar a progesterona. Mas nos casos onde a mulher sente cólicas intensas com o uso da progesterona, existe outro medicamento que possa substituí -lá?
    As cólicas intensas prejudicam a implantação dos embriões no útero.
    Obrigada

  702. Valeria disse:

    Boa tarde

    Fiz transferência no dia 23 e na manhã de 25 acordei demasiado quente e ao colocar a capsula de progesterona senti o útero muito quente. Fiquei com medo porque li que no devemos tomar banho quente, ir a saunas ou jacuzzis, será que por estar tão quente nessa zona prejudiquei alguma coisa?

    Obrigado

  703. Elis disse:

    Dr tenho interesse em investigar mais a fundo a infertilidade por fatores imunológicos pois já apresentei mais de 1 vez falha na implantação (resultado positivo e depois menor) e já foram descartados todos os outros motivos com vários exames. Sou de SLZ-MA e vi que o senhor tamb´rm atende aqui. Gostaria de saber se exames como crossmatch, Dosagem de células NK e Pesquisa da mutação do gene do fator V de Leiden podem ser feitos aqui em São Luís na sua clinica.

  704. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Não há medicação que substitua. Pode-se tentar via oral ou intramuscular em alguns casos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  705. fabioeugenio disse:

    Oi Valéria,

    Não tem nenhuma interferência !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  706. fabioeugenio disse:

    Oi Elis,

    Estes exames são feitos em laboratório especializados, não na clínica.

    Para informações sobre atendimento em São Luís ligue (98) 3303.2030

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio