Fórmula matemática prediz a chance de uma Mulher Engravidar - Medicina Reprodutiva - Dr. Fábio Eugênio

 

Um modelo matemático foi desenvolvido que prevê a probabilidade de um casal engravidar. O modelo usa dois fatores principais – a idade da mulher, e o período de tempo que o casal está tentando – para determinar a probabilidade de gravidez. Pesquisadores da Escola de Economia de Londres, e Warwick Medical School no Reino Unido dizem que este modelo poderia ajudar a determinar o tempo ideal para um casal considerar a necessidade de procura de um tratamento de fertilidade, no caso de não conseguir conceber.

O estudo, publicado na revista PLoS One, confirmou que quanto mais tempo um casal passava tentando engravidar sem sucesso, menor a sua chance de engravidar em ciclos menstruais subsequentes. O casal foi considerado subfértil se a sua possibilidade de engravidar em um determinado ciclo menstrual foi de menos de 10 %, ou menos do que 50 % para os próximos 12 ciclos.

A idade de uma mulher também foi um fator fundamental na previsão de gravidez. As mulheres mais velhas atingiram o nível de subfertilidade após menos ciclos menstruais tentando engravidar. Mulheres com 25 anos de idade foram considerados subférteis se não conseguiram engravidar após 13 ciclos menstruais, tempo este que se reduziu para 10 ciclos em mulheres com idade de 30 anos, e seis ciclos em mulheres de 35 anos. A probabilidade de engravidar para mulheres com 40 anos ou mais no primeiro ciclo de tentativa foi inferior a 10%.

Dr. Peter Sozou, da Escola de Economia de Londres, co-autor do estudo, disse: “Comparativamente poucos casais jovens têm baixa fertilidade, e assim para estes casais, a razão mais provável para que não engravidem nos primeiros ciclos é falta de sorte. Há uma boa chance de concepção se apenas continuarem tentando”.

“Mas os casais mais velhos são mais propensos a ter baixa fertilidade, por isso é mais provável para eles do que para os mais jovens que a não gravidez após alguns meses seja devido à baixa fertilidade ‘, acrescentou.

O tempo ideal para procurar tratamento de fertilidade deve equilibrar as potenciais intervenções desnecessárias, contra o fato de deixar para buscar tratamento muito tarde, explicaram os pesquisadores. O conselho atual é que os casais devem considerar a busca de investigação e tratamento de fertilidade após 12 ciclos de tentativa. Os pesquisadores confirmaram que essa diretriz é bastante lógica, mas também sugeriu que os casais mais velhos – onde a mulher tenha 35 anos ou mais de idade – podem se beneficiar de procurar o tratamento mais cedo, depois de apenas seis ciclos de tentativa.

Os pesquisadores usaram teorema de Bayes, uma fórmula que leva em conta como um novo fato vai afetar a probabilidade de ocorrência de um evento, para investigar como o número de ciclos menstruais passados tentando engravidar afetaria a probabilidade de concepção para os próximos ciclos. Os resultados também destacam que o acaso (probabilidade) desempenha um papel importante na concepção para casais de todas as idades.

O Professor Geraldine Hartshorne da Universidade de Warwick, e um dos autores do estudo, disse: “Muitos casais não estão cientes de que o acaso desempenha papel importante na possibilidade de engravidar. Os casais esperam conseguir engravidar assim que começam a tentar; então, perceber que não está acontecendo pode ser uma desagradável surpresa. Procurar ajuda médica em um assunto tão pessoal ainda é algo constrangedor. Portanto, saber quando é o momento exato para começar a investigação da subfertilidade é de grande utilidade ao casal”.

“Não podemos determinar exatamente quando, ou se, uma mulher vai engravidar – mas esta análise do estudo pode prever suas chances, e dar uma estimativa de porcentagem de gravidez no próximo ciclo”, acrescentou.

O modelo desenvolvido vai precisar passar por mais testes e estudos científicos, antes que possa ser usado de forma confiável em ambiente clínico.

Espero que tenham aproveitado a leitura deste post. Próxima semana voltamos com a segunda parte do post que explica a transferência embrionária na fertilização in-vitro.  Até lá !!

236 Comentários para “Fórmula matemática prediz a chance de uma mulher engravidar”

  1. Boa Noite,
    Meu nome é Fernanda Mendonça, tenho 31 anos e 10 meses e meu marido tem 36 anos. Desde outubro do ano passado estou sem tomar anticoncepcional e não estava menstruando. Após vários exames detectei um bloqueio na eixo da hipófise (níveis de estrógeno e progesterona bem baixos mas FSH também baixo). Além disso o padrão do meu ovário é policístico mas não tenho a síndrome. Fiz 3 ciclos de indução, apenas 1 com sucesso já que nos outros dois vários folículos cresceram e tive que cancelar o ciclo para não tem hiperestimulação. Desta maneira, tentei uma FIV e na coleta dos óvulos tive a síndrome do folículo vazio e não consegui coletar nada (meu estrógeno na época da coleta foi de 500 e haviam vários folículos grandes).
    Gostaria de saber mais sobre o assunto. Isto pode voltar a acontecer? Tenho que me preocupar com o ocorrido?

  2. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Esta síndrome é rara, mas infelizmente pode voltar a acontecer. A estratégia é mudar o tipo de medicação de estímulo e de gatilho da ovulação na FIV, para tentar conseguir óvulos maduros.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. santanofim disse:

    eu queria algoma nocao de miomas maais gostei apenas

  4. any ferreira disse:

    boa noite
    meu nome é any tenho 23 anos,meu noivo tem 25,venho a ter relaçoes sem proteçao desde julho deste ano para engravidar,e até o possivel momento nada acontece.o devo fazer doutor?

  5. maria vanda disse:

    boa tarde tenho 38 anos desde dos 20anos que sonho ser maé mais nuca comseguir.en gravida..tenho polimicrosito.ja fez tratamento mais ñ comseguir entrei en depreção.de tanta cobrança..do meu marido..sera que ainda posso tenta..ou não adianta…si tem algu que passa.. faser mia jude.por favou obrigado..

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Any,

    Você tem idade excelente, e pode aguardar até 1 ano por gravidez natural.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. fabioeugenio disse:

    Oi Vanda,

    Lógico que você pode engravidar, com tratamento adequado.

    Consulta um especialista para analisar as opções.

    Atenciosamente,

    Dr. Fábio Eugênio

  8. Imaculada disse:

    Oi boa noite
    Dr sou prima de 1° grau do meu esposo, gostaria de saber se quando eu engravidar posso ter filhos com problema.
    Existe alguma vacina?
    O que devo fazer pois estou pensando em engravidar.

  9. fabioeugenio disse:

    Oi Imaculada,

    O ideal é consultar um geneticista para fazer uma análise genética familiar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  10. Jonathan disse:

    Qual a formula usada pra se saber a fertilidade e chance ?
    Sei que ainda nao é comprovada que è totalmente eficaz. Mas mesmo
    Assim gostaria de saber a formula .
    Obrigado

  11. fabioeugenio disse:

    Oi Jonathan,

    Medicina não é matemática. Não há como calcular chance exatas.

    Levamos em conta a história clínica do casal, idade da mulher, e tempo de subfertilidade, para fazer estimativas aproximadas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  12. voyance disse:

    Everyone loves what you guys tend to be up too.

    This sort of clever work and reporting! Keep up the excellent works guys I’ve you guys to blogroll.

  13. taiana disse:

    Boa Tarde Dr.
    Tenho 34 anos e e dez meses, estou tentando engravidar desde agosto do ano passado. Ainda não conseguimos. O senhor acha que devo aguardar o período de um ano ou devo voltar a consultar meu médico para verificar se há algo errado?
    Abços

  14. fabioeugenio disse:

    Oi Taiana,

    Se seu ciclo é regular e história clínica normal (o ginecologista confirma), pode aguardar até 1 ano.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  15. Ana Marilia disse:

    olá, tenho 25 anos e meu esposo tem 46 anos, somos casados a 4 anos e desde sempre tentei engravidar..1 ano antes de casarmos tomei anticoncepcional para o diagnostico de ovário policistico, porém sem resultado positivo, fiz várias transvaginal e todas sempre com o mesmo resultado, útero normal, ovários policisticos, daí comecei a tomar o indux…porém sem sucesso, após o ciclo recomendado pelo médico….daí meu esposo fez espermograma e o resultado foi tudo normal, então tento engravidar todos os meses, porém meu ciclo menstrual é de 28 a 32 dias…. a sete meses atrás fiz novamente a transvaginal e a mesma coisa deu no resultado, fiz histerossalpingografia e o resultado foi bom nenhuma obstrução no canal tudo certo, tomei por 3 ciclos o clomid + metformina, e até agora sem sucesso….já não sei mais o que fazer…tenho medo de não conseguir engravidar..

  16. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Os próximos passos são a inseminação intra-uterina ou a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  17. Ana Marilia disse:

    Obrigada por responder!

  18. Suzana Elias disse:

    Olá Dr,estou com problemas para engravidar.
    Tenho SOP,mas ja fiz varios exames,inclusive histeroscopia mas meu médico disse que já não tenho mais nada,pois meu útero está limpo,e o espermograma do meu marido está ótimo.
    Estou no terceiro ciclo de Utrogestan(via vaginal) e terceiro ciclo de Serophene,e junto com ácido fólico.
    E até agora nada de vir meu bebê,não está adiantando meu médico falar tal dia é seu período fértil,pois parece que não faz diferença…
    Me ajude!

  19. fabioeugenio disse:

    Oi Suzana,

    A chance por ciclo ovulatório é em torno de 20%. Por isso pode demorar um pouco.

    Se está havendo ovulação satisfatória, pode tentar mais alguns ciclos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  20. josiane oliveira disse:

    oi tenho 16 anos estou sem anticoncepcional a 1 ano e 2 meses e não consigo engravidar, porque tenho dores muito fortes em baixo da barriga

  21. josiane oliveira disse:

    o que tenho será q nunka vou ter um bebê…

  22. BETINHA disse:

    tenho 36 anos,tive cisto no ovário,mais operei,depois da operação engravidei,tenho 1 filho de 10 anos,e agora quero engravidar de novo ,parei o remédio em janeiro de 2014,tenho relação quase todo dia ,tenho possibilidade de engravidar ainda esse ano,por favor me responda !!!!!!!!!!

  23. BETINHA disse:

    ESQUECI DE DIZER QUE RETIREI 1 OVÁRIO
    ,SENDO O ESQUERDO

  24. fabioeugenio disse:

    Oi Josiane,

    O primeiro passo é uma consulta com especialista para avaliação e tratamento correto.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  25. fabioeugenio disse:

    Oi Betinha,

    Você pode engravidar ainda este ano sim. Após 6 meses de tentativa procure seu ginecologista para fazer alguns exames de avaliação reprodutiva.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  26. disse:

    Oi Fabio vim contar um pouquinho minha história! tenho 20 anos,sou casada e tomei o anticoncecional por 8 meses,parei faz 3 meses pois eu e meu esposo queremos um filho e dé preferência uma menina rs..Desde que parei o anticoncepcional fiquei muito esperançosa,ai passou o primeiro mês,estava normal mas quando foi no segundo mês achei que estava grávida.! Pq comecei a nausear direto e vomitei várias veses dps que almoçava,achei o bico do meu seio maior. Sendo que minha amostra tinha vindo normal no mês anterior,ai ficava em dúvida pq não estava atrasada,ai esperei ela vim no próximo mês, sendo que minha amostra não é de atrasar, e atrasou 4 dias fiquei super esperançosa mas no 4 dia ela veio,mas mesmo assim fiz o beta pra se estava grávida por causa dos enjoos e vômitos frequentes! Fui e fiz o beta e deu Negativo, fiquei arrasada eu achei que estava grávida e esperando à tão desejada menina que eu e meu esposo quer, qe vai se chamar Lara (: ! Se passou dias e estou na tentativa, começei às pesquisas e vi do remédio Clomid que estimula os óvulos,e achei o tão falado Chã de Hiame!Estou pra ir pra minha ginecologista e ia pedir a ela o Clomid,mas estou pensando em fazer o cha! Fabio gostei muito de vc,e dos seus comentários! Eai oq vc me recomenda o cha ou o remédio Clomid?? Um beijo e estou no aguardo da sua resposta e que Deus te abençoe!..

  27. disse:

    Você é ginecologista é? Você já ouviu falar do cha de hiame? Ele funciona mesmo? É verdade que o cha engravida mas rápido? Eo Clomid é uma boa Tomar? Eu tenho 20 anos, você tem ideia de quanto tempo eu posso engravidar?? Obrigada pela atenção!

  28. disse:

    Eu tenho 20 anos e meu esposo 35 a idade dele pode afetar na tentativa de engravidar? Meu esposo é gêmeos, e tem muitos históricos na família de gêmeos! Eu queria gêmeos,tem como eu fazer algo pra estimular à ficar grávida de gêmeos?? Obrigada!!

  29. alele disse:

    ola Dr. vou iniciar uma fertlizacao ….pois estou ha 4 anosntando e nada …. embora nossos exames estejam ok… o meu medico me passou o bloqueador no 21 do ciclo e apos menstruar passou a njecao fostimon no decimo dia para iniciar as inducoes…. o q o dr. acha ???? duvidas neh…..aguardo

  30. elisabeth disse:

    tenho 37 anos, parei o remédio em março de 2014, o meu ciclo é regular é de 27/28 dias, tive consulta no GO no dia 26.04.2014 e disse que estava tudo bem e que nessa altura estava em ovulação!
    Mas até a data de hoje ainda não engravidei! não sei deve fazer mais exames, os ultimos que fiz foi dia 01.04.2014 que foram os seguintes:
    prolatcina -hPRL 9,6 pg/L
    Foliculoestimulina – hFSH 3,7 ul/L
    Luteoestimulina – hLH 6,4 Ul/L
    17-beta-Estradiol E2 187,2 ng/L
    Progesterona -PRG 0,6 pg/L
    Gonadotrofina Coriónica – hGC total + beta hCG livre «2
    Testosterona Total ,039 pg/L

    Por favor pode me dizer se está tudo bem?
    Obrigada

  31. fabioeugenio disse:

    Oi Ju,

    Três meses é muito pouco tempo, e muito cedo para qualquer tratamento! Na sua faixa de idade pode aguardar até 1 ano por gravidez espontânea.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  32. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    As chances com a FIV São ótimas, e o Fostimon é uma boa droga indutora.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  33. fabioeugenio disse:

    Oi Elisabeth,

    Na sua faixa de idade pode tentar naturalmente por até 6 ciclos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  34. andre leal disse:

    ola Dr tenho 27 anos a 5 anos não uso ac e meu noivo tem 26 anos estamos tentando ter nosso filho mês passado tentamos e nada meus exames deu tudo normal estou ansiosaa nervosa precisando de dicas para engravidar

  35. mara disse:

    Oi tudo tenho 21 anos e meus esposo 30,tem 10 meses q estou tentando e nada descobri que tem microcisto, não sei mais o q fazer ja tomei vários remédios q dizem q é bom e nada ainda,será q espero os 12 meses ou procuro logo tratamento?

  36. fabioeugenio disse:

    Oi Andrea,

    Um mês é muito pouco tempo. Concentre as relações no período fértil, e procure ter hábitos de vida saudáveis (alimentação e atividade física).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  37. fabioeugenio disse:

    Oi Mara,

    Se existe SOP, melhor conversar logo com um especialista para avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  38. Thamires Vg disse:

    Eu tenho sop. E quero engravidar. Tenho 21 anos e meu marido 32.
    Quero saber que remédio é o melhor para eu engravidar logo?! Tomava remédio desde os 15 anos e parei em outubro de 2011,no ano seguinte a minha menstruação ficou irregular e eu fiz o exame transvaginal e atestou o sop. Quero muito engravidar.

  39. fabioeugenio disse:

    Oi Tahmires,

    Se seu ciclo é irregular, converse com seu ginecologista para fazer uma indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  40. cícera disse:

    olá dr. tenho 22 anos i há 8 meses venho tentado engravidar. fiz indução cm indux por 3 ciclos i nada. meus exames i de meu esposo deu tudo OK. pq será q minha menstruação desce todo mês ..? mesmo tendo relação praticamente todos os dias sem nenhum tipo de proteção? u que há comigo? aguardo resposta

  41. jane Santos disse:

    Olá Dr.
    Tenho 24 anos ,tenho ciclos de 28 a 29 dias e meu esposo tem 34 anos.Este é nosso 1º mês de tentativas, mas meu esposo já tomou muitos antibióticos e eu gostaria de saber se isso pode diminuir nossa fertilidade e a chance de gravidez neste primeiro mês.

    Agradeço desde já e parabéns pelo site!

  42. fabioeugenio disse:

    Oi Cícera,

    Você pode aguardar até 1 ano, antes de partir para os tratamentos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  43. fabioeugenio disse:

    Oi Jane,

    O uso de antibióticos não interfere na fertilidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  44. Roberta disse:

    Boa noite Dr. Fábio Eugênio.
    Tenho ovário policistico e comecei fazendo o tratamento com
    anticoncepcionais durante 2 anos. Desde jan/2014 comecei a fazer
    Tratamento para engravidar com Um especialista em reprodução humana, fiz vários exames como histeroscopia, histerossalpingografia o resultado deu tudo normal. Comecei a tomar remédios para indução da ovulação como FEMARA e FOSTIMON etc. Meu medico sempre falou que os resultados foram ótimos com os renedios, fiz 3 tentativas e não consegui engravidar. Acabei deixando de fazer o tratamento por ser muito caro e não ter conseguido. O senhor acha que devo tentar pra ter um resultado positivo quantas vezes? Pq acontece de não conseguir engravidar mesmo o tratamento dando certo? Estou pensando em voltar a fazer o tratamento em novembro/2014.

  45. hirlana disse:

    Olá dr. Com 16 anos descobri que estava com ovários microfonia isto. Comecei a tomar elani ciclo por 4 anos. Em novembro de 2013parei para poder engravidar. Em maio fui a minha ginecologista e constatou que não tinha mais, estava tudo normal. Meu ciclo menstrual e normal. Hoje tenho 20 anos e meu esposo 36 anos. Já vai fazer um ano e nada. Será que devo procurar tratamento ou esperar? A minha ginecologista já me recomendou a tomar ácido folico, já estou no segundo vidro. Agora em dezembro faz 6 meses que estou tomando ácido folico.

  46. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    A chance por ciclo ovulatório é de 15 a 20%. E você pode tentar por 4 a 6 ciclos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  47. fabioeugenio disse:

    Olá Hirlana,

    Se já passou 1 ano sem gravidez, é importante fazer os exames reprodutivos completos do casal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  48. jose geraldo disse:

    boa tarde minha esposa recebeu o exame de gravidez e estava esta assim poisitvo mais de 10mil o que significa essa porcentagem?

  49. Denise Souza disse:

    Oi Dr Fabio?Por favor me tire uma duvidas,tenho 36 ano
    s casada a dezeito anos com o pai da minha unica filha que tive aos dezesete anos,com 28 anos tirei o Diu de cobre comecei a tentar engravidar novamente mas sem sucesso ate hj ,ja fizemos espermograma,clomid,histeroscopia ,histerisalpincografia td normal ate entao minha pergunta e sera q vou conseguir engravidar novamente? Me ajuda Dr pois e meu sonho novamente pois hj sou uma mulher madura e nao mas uma adolecente.Obrigad

  50. fabioeugenio disse:

    Oi José,

    Significa uma gravidez muito bem implantada.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  51. fabioeugenio disse:

    Oi Denise,

    Não há mais porque esperar. A indicação é partir para os tratamentos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  52. Ana Paula disse:

    Olá, meu nome é Ana Paula, tenho 23 anos. Eu e meu espeso resolvemos tentar engravidar. Eu tomava microvlar a dois anos e meio. Parei no final de novembro e gostaria de saber quais as probabilidades de engravidar nesse primeiro mês sem anti, se a chancea ou se vai demorar mais um tempo por eu ter tomado o remédio por muito tempo. O remédio interfere na fertidade? Ou volta ao normal no primeiro mês?

    Grata

  53. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    Você volta a ovular normalmente já no primeiro mês.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  54. maico disse:

    Tempos a tras fis um exame de fertilidade.
    E deu qe tenho 51 % fertil quais sao as chances de
    Engravidar uma mulher com esa %

  55. Celi disse:

    Olá Dr. Fábio, tenho 38 anos, meu esposo 35. Tem 3 anos que estamos tentando nosso filho. Aos 36 anos paramos o anticoncepcional, engravidei no 2°ciclo mas foi uma gravidez tubária acabei perdendo a trompa esquerda. Fiz a histerossalpingografia, tudo normal com a trompa direita. Voltamos a tentar, no 3° ciclo engravidei novamente, ja estava com 37 anos, tive aborto espontâneo. Resolvi investigar, fiz varios exames apenas o crossmatch que deu negativo. Estou fazendo as vacinas com linfócitos masculinos. A 6 meses estamos tentando e ainda nao consegui engravidar, tomei clomid por 3 meses mas meu endometrio ficou fino, tive que usar o natifa. Enfim… Ja estou com 38anos, quais as chanced de eu conseguir engravidar naturalmente?

  56. fabioeugenio disse:

    Oi Maico,

    A chance depende de vários outros fatores do espermograma, e também da fertilidade dela.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  57. fabioeugenio disse:

    Oi Celi,

    Pela sua idade melhor não esperar mais gravidez natural. Consulte um especialista para tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  58. Celi disse:

    Oi Dr. Fábio, mas no meu caso teria um tratamento com bons resultados com custo
    menor que a fertilização in vitro? Infelizmente o plano de saúde não cobre otratamento, atualmente não disponho do valor da fertilização.

  59. fabioeugenio disse:

    Oi Celi,

    Através de exames pode-se definir os tratamentos possíveis, e as chances.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  60. letticia disse:

    ola,boa noite ha exatamente 4 anos que tento engravidar mais nao consigo e ainda nao tive coragem de procurar uma go,por medo de receber mas noticias tenho leite nos seios sem nunca ter engravidado..

  61. fabioeugenio disse:

    Oi Letícia,

    Não há porque ter medo, pois a grande maioria dos problemas têm tratamento eficaz.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  62. Dani disse:

    Bom dia.

    Dr. eu passei por uma cirurgia de utero septado e retirada de endometriose a 6 meses, venho tentando engravidar ja fazem uns 2 anos, com meu esposo está tudo ok, nesse caso é necessário tratamento para gravidez, pois antes de operar tive uma gravidez sem sucesso.

  63. Daniela disse:

    Bom dia, Dr Fábio.
    Minha história é a seguinte:
    Tenho 39 anos. Há 13 anos atrás, engravidei do meu ex marido, mas perdi o bebê logo no início da gravidez (5 semanas). Depois disso passei a evitar a gravidez, me separei e em junho de 2013, já casada novamente, comecei a tentar engravidar de novo. Em abril de 2014 engravudei e novamente perdi o bebê com 5 semanas. Em 2013/2014 fiz todos os exames possíveis e imagináveis: hormonal, vários US que constataram ovulação normal, histerossalpingografia, exames para busca de possível endometriose, ovários policísticos e nada. Tudo ótimo. Meu ciclo é bem regular (de 26 a 28 dias) e faço testes de ovulação e medição da temperatura basal quase sempre, que sempre atestam a ovulação entre 11 a 14 dia do início do ciclo (nunca falhou). Minha dúvida é: será que tenho problemas para engravidar tbm ou apenas para manter o bebê? Desde já agradeço sua atenção.

  64. fabioeugenio disse:

    Oi Dani,

    Como se passaram 2 anos, melhor partir para os tratamentos sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  65. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Somente consideramos dificuldade para engravidar após 6 meses a 1 ano de tentativas sem sucesso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  66. Luciane disse:

    Ola dr. tenho insuficiencia do colo do utero e meu bebe nasceu com 22 semanas infelizmente nao resistiu! Estou tentando uma nova gestacao! Tenho 36 anos! Em uma segunda gestacao as chances sao as mesmas? Obrigada

  67. fabioeugenio disse:

    Oi Luciane,

    O pré-natal deve ser rigoroso, pois pode ser preciso a cerclagem do colo uterino.

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  68. Rafa disse:

    Boa Tarde,

    Olá Doutor, tenho 29 anos e meu esposo tem 27. Há dez meses estamos tentando engravidar. Faço todos os meus exames de rotina e meu útero é normal e as taxas de hormônio também. Estou muito ansiosa e todos os meses espero por uma boa notícia. Acredita que devo procurar ajuda?

  69. jade disse:

    OLÁ DOUTOR FÁBIO, MEU NOME É JADE, TENHO 38 ANOS, JA TIVE DOIS FILHOS E QUERO TER MAIS UM, JA É A QUARTA VEZ QUE TENTO ENGRAVIDAR E NADA, FIZ VÁRIOS EXAMES E ESTÁ TUDO CERTO, MEUS MENSTRUAIS SEMPRE VIERAM CERTOS ADIANTADOS 4 DIAS, MAIS NESSAS QUATRO TENTATIVAS ESTÃO VINDO IRREGULARES, ADIANTADAS 8 DIAS, OU VINDO EM DIAS ERRADOS ,MAS SEMPRE ADIANTADAS OQUE SERÁ? ESTOU TOMANDO O ÁCIDO FÓLICO E CUIDO DA SAÚDE..PODE ME AJUDAR?

  70. fabioeugenio disse:

    Oi Rafaelly,

    Após um ano de tentativas, procure um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  71. fabioeugenio disse:

    Oi Jade,

    É preciso fazer exames para avaliar se você está ovulando normalmente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  72. Esperança disse:

    Ola tem 44 anos tive uma filha c 30 anos engravidei com 35 anos perdi com 3 meses e desde periodo até hj engravidei mais n tentei certinto,mais hj ãos 44 anos stou com desjo der mais um.minha saude é normal e meu ciclo e 21 dias certo.O que fazer para tentar de maneira normal? pq n tenho dinheiro p fazer d outros metodos.

  73. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Consulte um especialista para avaliar sua fertilidade atual.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  74. Esmeralda disse:

    Boa tarde Dr.
    Tenho 32 anos uma filha de 9 anos e 15 anos de casada e nunca usei anticoncepcional.
    Descobri que estou com mioma 11×11 mm e ovario policistico. Ela recomendou anticoncepcional alegando que séria necessário para descansar meu útero.
    Gostaria se saber o porque?
    Estou pensando seriamente em engeavidar.

  75. fabioeugenio disse:

    Oi Esmeralda,

    Se você quer engravidar não faz sentido anticoncepcional. Consulte um especialista para tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  76. Emilia disse:

    Boa noite Dr., tenho 30 anos e dois meses estou a um ano dois meses tentando meu marido vai fazer 35 anos nos dois já passamos por um checap médico, eu fiz uma videoparalascopia e não tenho nada, ele expermograma excelente você acha que estamos dentro do tempo, temos o mesmo tipo sanguíneo os dois, será que interfere? Até quando o Sr., acha que ainda devo esperar não aguento mais ir à médicos já até desisti, desde dezembro não vou mais porque cada um fala uma coisa…
    Já fui em quatro e os quatro não me dizem nada com nada.

  77. Polianamonteiro disse:

    Ola sou nova aqui eu tenho 23 anos e o meu espoço tem24eu quero muito engravida eu tenho uma filha de 7 anos eo mais novo tem 2 sera que tem chance de engravida rapido

  78. eliana rodrigues disse:

    Oi doltor tenho 24 anos e meu marido tem 25;o meu ciclo e de 30 dias.
    A dois meses estou tentando rngravidar;sera qe tem algo errado??

  79. fabioeugenio disse:

    OI Emília,

    Mesmo com todos os exames normais, como já se passou mais de 1 ano, melhor recorrer aos tratamentos de reprodução humana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  80. fabioeugenio disse:

    Oi Poliana,

    Você tem tudo para conseguir nova gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  81. fabioeugenio disse:

    Oi Eliana,

    É pouco tempo. Pode aguardar mais alguns meses antes de fazer alguma avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  82. Vanessa disse:

    Oie DR. Fábio, tenho 29 anos meu marido 27, quero engravidar com 30 anos gostaria se saber que exame eu e meu marido devemos fazer para ter uma boa gravidez. Obrigada

  83. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Faça exames pré-concepcionais com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  84. Emanuelle disse:

    Ola Dr Fábio, eu tenho 26 anos e tomei anticoncepcional por 7 anos e 7 meses, minha menstruação nunca foi regulada, agora fui no ginecologista e detectou que estou com SOP, e tbm constatou que estou com Pólipo Endometrial de 1,6cm, com isso, o Dr passou pra eu tomar o anticoncepcional Aixa, e voltar nele após o meu ciclo do mês que vem vier, para ver se o Pólipo caiu ou não, se não cair vou passar por uma pequena cirurgia para retirada do mesmo. Minha dúvida é será que eu vou conseguir engravidar????

    Grata!!

  85. fabioeugenio disse:

    Oi Emanuelle,

    Você tem idade ótima. Com tratamento adequado consegue engravidar sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  86. patricia disse:

    Boa noite tenho 43 anos e meu marido 26 estou tentando engravidar desde setembro já tenho 3 filhos do casamento anterior meu marido se encontra privado da sociedade então só consigo visitar uma vez por semana ficamos das 8 as 16 horas tentando e não estou conseguindo fiz alguns exames e comigo está tudo perfeito e é usuário de droga tem algum problema em relação a isso o que posso fazer

  87. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    As drogas podem comprometer a produção espermática. Ele precisa fazer um espermograma para avaliar, e preferencialmente abandonar o vício.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  88. carol disse:

    olá boa tarde!
    tenho 20 anos meu marido 27, estou tentando engravidar a 1 ano e 8 meses, fiz 2 endovaginal na primeira deu um pequeno cisto no ovario esquerdo, tomei o anticoncepcional por 3 meses apenas e voltei pra fazer a outra, na segunda vez ja não tinha mais o cisto. meu marido fez o expermograma e deu tudo ok, não constou nada. Devo esperar um pouco mais ou procurar um medico de novo para novos exames?

  89. fabioeugenio disse:

    Oi Carol,

    Como já se passaram quase 2 anos, já deve procurar um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  90. Juliana disse:

    Boa tarde. Tenho 43 anos,um filho com 29 e um de 14,meu marido tem 33 e estamos tentando um nosso agora,fiz todos os exames e está tudo certinho,parei com o anticoncepcional em novembro,qual a possibilidade d uma gestação?

  91. Jéssica Muniz disse:

    Olha doutor. Tenho 23 anos e meu noivo 44. Estamos tentando engravidar a 7 meses e nada.
    Estou bastante preocupada pois minha mensuração nunca foi regular e de um ano pra cá comecei a ter espinhas e pelos, mais meu peso é normal. Então, descartei a possibilidade de ser ovários policistico. A idade ddle pode ser um motivo? Será que não e caso dde tomar algum remédio que me ajude? Obri
    gada, abraços.

  92. Marcela Ambrósio disse:

    Olá doutor!!!Em Julho deste ano estarei fazendo 31 anos e meu marido 33. Me casei começo deste ano, e gostaria muito de aproveitar mais a vida de casada, porém a insegurança em adiar a gravidez, me deixa em dúvida, se terá algum problema em conseguir engravidar. Há uma grande diferença em deixar para engravidar após os 32 anos? Sabido que até o momento, nada foi constatado de errado.Agradeço.

  93. Andreia disse:

    Boa noite Dr….eu gostaria muito de engravidar tenho 44anos e nove meses….sou normal tenho uma boa fertilidade…mas meu marido ñ ele tem apenas 2% de fertilidade e toma remedio pra nao coagulação do sangue…isso dificulta uma possivel gravidez ?

  94. Andreia disse:

    Desculpe Dr nao disse a idade dele…47 anos

  95. Olá doutor , tenho 37 e tenho uma filha de11anos1 de outro relacionamento e a ccinco anos estou casada novamente e decidi parar de tomar remédio em parar de tomar remédio em dezembro de 2014 e até agora nada e todoos os meus exames deram normais quando devo procurar ajuda de um especialista beijos

  96. ELENI disse:

    Ola!!
    Tenho 37 anos, aparentemente sinto quando estou ovulando todos ps meses, sinto dolorido os ovários, quero saber qual a probabilidade de engrade de gestar novamente? Ja tenho dois bebes, uma com 11 e um com 8 anos.

  97. Carla disse:

    Boa Noite. Dr tenho 44 anos e meu marido 53 anos. Ele fez vasectomia no terceiro filho de outro casamento. Queremos um filho, mas ele fez vasectomia se fizer a reversão quais as chances? Eu tenho um filho de 25 anos, sou sangue AB negativo , meu filho é O positivo e tomei a injeção de matergan logo após seu nascimento. A probabilidade de filho saudável neste caso?
    Obrigada

  98. Laura disse:

    Olá Dr.
    Eu tenho 37 anos e seis meses e o meu marido 38 ele já foi operado do coração e tinha anticoagulante, corro risco de engravidar?

  99. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Em torno de 2 a 5% por mês. Converse com um especialista para opções de tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  100. fabioeugenio disse:

    Oi Andreia,

    Se é 2% de morfologia espermática normal, então atrapalha sim para gravidez. Consultem um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  101. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    Não está descartada a possibilidade de você ter SOP. Consulte um especialista para avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  102. fabioeugenio disse:

    Oi Marcela,

    Até os 32 anos sua fertilidade ainda estará muito boa, se não houver nenhuma doença ginecológica, e sua reserva ovariana for adequada.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  103. fabioeugenio disse:

    Oi Gabriela,

    Espere até 6 meses antes de procurar um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  104. fabioeugenio disse:

    Oi Eleni,

    Chance natural em torno de 10 a 15% ao mês.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  105. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    A melhor opção é fazer diretamente a FIV com ICSI, sendo os espermatozoides captados dos testículos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  106. fabioeugenio disse:

    Oi Laura,

    Se os exames estiverem normais há possibilidade sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  107. mone disse:

    Oi dr.fabio tenho 2 filhos e quero engravida mas não consigo a 6 anos fiz exames ta tudo certo só tem um pequeno mioma no útero e minha medica passo o Indux eu posso fica grávida com esse remédio tenho 37 anos me responde obrigado email do esposo

  108. fabioeugenio disse:

    Oi Mone,

    É possível sim. Se não funcionar passe para os métodos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  109. Aline disse:

    Doutor tenho 23 anos meu marido 29 temos um filho de 3 anos, tem 5 meses q estamos tentando uma nova gravidez e ainda nada! Oq posso fazer

  110. Nara disse:

    olá dr.
    Tenho 25 anos e meu namorado 31. Estou tentando engravidar, gostaria de saber se existe alguma dica ou algo que possa ajudar. Estou tentando a 1 mês.

  111. mone disse:

    Oi dr. Fábio quero saber se o Indux pode da dor na barriga cólicas
    E com anciãs obrigado

  112. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Você tem idade ótima, e, portanto, pode esperar até 1 ano por gravidez natural.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  113. fabioeugenio disse:

    Oi Nara,

    Somente ter hábitos de vida saudáveis, e ter relações no período fértil. E tomar o ácido fólico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  114. fabioeugenio disse:

    Oi Mone,

    Não é um efeito comum do Indux.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  115. Elizabete Rocha disse:

    Dr. Fabio, tenho 44 anos, endometriose, 4 inseminações e 8 fertilizações, nenhuma gravidez. Meus óvulos, até a última fertilização, eram de classe A, eram fertilizados e transferidos mas sem gravidez. Nunca fiquei sabendo o porquê e se ainda poderei engravidar mesmo com óvulos doados. Meu endométrio é ótimo, segundo os médicos, útero normal. O que mais poderia investigar pra saber porque os embriões não se implantam, não vingam?

  116. fabioeugenio disse:

    Oi Elizabete,

    Deve-se fazer investigação sobre falhas de implantação embrionária. Mas, sem dúvida, as maiores chances agora são com óvulos doados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  117. Giovana disse:

    Oi Dr, tenho 26 anos e meu marido tem 36. Há 02 meses parei de tomar anticoncepcional, não pelo porque quero engravidar, mas porque enjoei de ficar tomando, mesmo porque não tenho relações frequentes com meu marido.
    Tenho medo de engravidar por não me considerar preparada ainda, então, desde que parei de tomar o anticoncepcional e que acredito estar no período fértil, tomo a pílula do dia seguinte, para ter certeza que não ficarei.
    Li algumas respostas do Dr, e percebi que não há cálculo para se fazer para saber o período fértil. Porém, fazem duas semana e meia que acabou meu ciclo menstrual e eu tive relações com meu marido ontem e hoje já quero tomar a pílula do dia seguinte. Seria a segunda vez que estaria tomando.
    O Sr acha que tem essa necessidade caso eu queira evitar a gravidez ou posso ficar tranquila devido ao tempo que eu tomo anticoncepcional (+|- 5 anos).
    Minha genealogista disse que não preciso me preocupar muito com isso, pois a mulher tem apenas um dia que pode engravidar no período fértil.
    O que o Sr acha que devo fazer!? Me previnir tomando a pílula, ou não esquentar e voltar a tomar meu anticoncepcional?

    Obrigada pela atenção !! Aguardo resposta.

  118. jessica disse:

    Doutor tenho 15 anos e quero engravidar,muintos dizem que é sedo mais é oq eu quero…
    Mas o poblema é que eu tento a um ano e nada,oq eu devo fasse doutor ????

  119. Ellyn disse:

    eu mim chamo ellyn tenho 19 anos sou casada a 7 anos e des dos 16 tento engravida e não consigo eu tenho cisto já fiz tratamento e tudo mais e não consigo de maneira nem uma, sera que nunca vou ser mãe 🙁

  120. Grasiella disse:

    Olá Dr. Fábio, tudo bem?
    Completei agora em julho meus 38 anos, estou tentando engravidar a quase 1 ano, fiz vários exames solicitados pelo Gineco, falta apenas a ressonância para saber se tenho endometriose, mas acreditamos que não (eu e a médica) por eu não ter os sintomas. Meu marido tem 39 anos e tb fez o espermograma e está ok. Pergunto, qual a probabilidade de eu engravidar naturalmente, ainda é possível? Mesmo assim já agendei uma consulta com um especialista, acredito ser tarde pois não tenho-a óvulos congelados, não havia pensado nessa possibilidade. Estou preocupada e gostaria de saber a sua posição sobre a minha situação. Infelizmente não sei se terei condição para fazer um tratamento com especialistas em reprodução feminina pelo valor. Estou triste pois não sei o que fazer…
    Aguardo seu retorno.
    Obrigada!

  121. Ju disse:

    Oi Dr. Tenho 31 anos e meu marido tem 37 estou tentando engravidar a dois ciclos minha ultima mestruacao foi dia 12 de junho. Senti do dia 29 de junho ate o dia 05 de julho muita dor nos seios e colicas hj n sinto mais nada disso estou muito preocupada.

  122. fabioeugenio disse:

    Oi Giovana,

    Se você não quer engravidar no momento deve usar algum método contraceptivo efetivo (anticoncepcional ou DIU).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  123. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    Converse com seu ginecologista para exames de avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  124. fabioeugenio disse:

    Oi Ellyn,

    Consulte um especialista. Com acompanhamento e tratamento adequados você poderá engravidar sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  125. fabioeugenio disse:

    Oi Grasiella,

    A chance natural em sua faixa de idade é em torno de 10% mensal.

    O ideal é realmente procurar um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  126. fabioeugenio disse:

    Oi Ju,

    Suas chances são ótimas. Pode aguardar 6 a 12 meses por gravidez natural.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  127. Liliane disse:

    Bom dia Dr. Fábio, tenho 35 anos e estou tentando engravidar a 4 meses. Na minha última consulta ao gineco, ele observou no ultrasson que eu não havia ovulado. Os dois óvulos ainda estavam lá e meu período fértil já havia terminado.
    Aos 35 anos qual a média de ovulação no ano?
    Na mesma consulta ele já me fez o pedido da Histerossalpingografia. Seria coerente fazer esse exame agora?
    Grata!

  128. fabioeugenio disse:

    Oi Liliane,

    O normal é ovular todo mês!! Pode aguardar até 6 meses antes de fazer exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  129. Ana disse:

    Olá Dr. tenho 33 anos e meu esposo 45.
    Temos uma filha de 8 anos, e agora não estamos conseguindo engravidar de novo.
    Fiz indução clomid/ovidrel com acompanhamento de US seriada e ovulei em todos os ciclos 6 com indução e os dois seguintes.
    Exames normais, hormônios normais, espermograma normal, endométrio, muco, tudo normal.
    Meus ciclos são muito longos, sem uso de indutor chegam a durar 40 dias. Sempre ovulo depois do 20 dia do ciclo.
    Só não diz ainda a histero, Pq não faz aqui na minha cidade e farei mês que vem em Sp.
    Será que posso ter alguma obstrução nas trompas mesmo já tendo uma filha? Se a histero der normal, o que devo fazer depois?
    Obrigada!

  130. Marileide disse:

    Bom dia, tenho 37 anos e ciclos irregular, tenho um filho de 19 anos, já sofri um aborto, e usei Diu por quase 10 anos, quais são as minhas possibilidades de engravidar novamente? Meu marido atual tem 31 anos isso influi em algo? Grata.

  131. jack disse:

    Eu tenho 29 anos e meu esposo tem 28,anos somos casados à dois anos mesmo antes de se casar não usavam os preservativo, ai ele foi ao médico e descobriu que o esperma dele não tem força pra chegar com vida ao lugar devido,gostaria de saber qual seria o próximo passo a tomar

  132. Ana disse:

    Bom dia Dr. Fabio

    Tomei ac por 12 anos , agora estou com 32 anos e meu marido com 28, estamos tentando nosso primeiro filho. Parei com o ac no dia 24/06/15 , no dia 27/06 tive a menstruação que foi até dia 29/06/15 e depois em 20/07/15 até 22/07/08. Hoje para a minha tristeza fiquei menstruada outra vez. Estou preocupada , será que essa demora em engravidar pode ser divido ao tempo de AC ? Ou até msm a minha idade ? Será que já devo considerar o uso de indutor ??
    Gostaria de saber a sua opinião.
    Att. Ana

  133. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Pode haver sim obstrução tubária. Os próximos passos serão a inseminação (se trompas normais), e a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  134. fabioeugenio disse:

    Oi Marileide,

    Através de consulta e exames podemos definir as possibilidades.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  135. Andreza disse:

    Eu tenho 19 anos e meu marido também
    Já estou no segundo mês de tentiva e muito ansiosa sera
    Que vai demorar muito espero que não

  136. fabioeugenio disse:

    Oi Jack,

    Consultar um especialista. A depender do espermograma pode ser necessário inseminação, ou FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  137. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Você pode esperar normalmente por 6 meses a 1 ano por gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  138. fabioeugenio disse:

    Oi Andreza,

    Fica tranquila que as chances são muito boas e brevemente você deve estar grávida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  139. Karina disse:

    Boa tarde meu nome é Karina tenho 19 anos e meu marido tem 32 à um ano estou tentando engravidar mas não obtive resultado. Quais são as minhas chances de engravidar??

  140. fabioeugenio disse:

    Oi Karina,

    O primeiro passo é uma consulta e exames de avaliação reprodutiva para definir as chances.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  141. Juli disse:

    Boa tarde tenho 40 anos e meu marido tem 30 anos, não fumo e ele também não só estamos um pouco acima do peso. E eu gostaria de saber se caso eu engravide meu bebê pode ter algum problema. Temos duas meninas uma de 11 e outra de 7. Por favor me responda . Desde já agradeço!

  142. fabioeugenio disse:

    Oi Juli,

    Sobrepeso e obesidade podem aumentar alguns riscos durante a gravidez, como hipertensão e diabetes gestacional.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  143. Mara Cristina disse:

    Bom dia Dr Fabio, meu nome é Mara Cristina tenho 45anos, uma filha de 20 do outro relacionamento,meu marido tem 56 anos com ele está tudo bem, gostaríamos de ter nosso filho.Tenho boa saúde,mas infelizmente fiz uma cirurgia de ovário recentemente minhas trompas estão ok, porém foi retirado endometrioma do ovário direito e viram focus de endometriose no reto, peritônio e acho que nas trompas ñ sei,depois da cirurgia que foi dia 24/06/15 so mestruei uma vez não estou gravida, gostaria de saber se tenho possibilidades ainda de engravida e qual minha chance

  144. fabioeugenio disse:

    Oi Mara,

    Possibilidade existe, mas é baixa com seus próprios óvulos.

    Se não conseguir natural, a melhor opção é a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  145. nana disse:

    oi boa noite

    tenho 26 anos mas não tenho as trompas.mas já sou mãe.
    mas quero ser mãe novamente e meu marido tem 27 ans quais são as chance de eu engravidar pela invitro?

  146. fabioeugenio disse:

    Oi Nana,

    Suas chances são excelentes, em torno de 60 a 70%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  147. Ola

    Meu nome é fabiana, tenho 39 anos e sofri um aborto enduzido a um ano e 3 meses, estou tendo relação com meu namorado que tem 29 anos ja faz 4 meses, e ja fui ao medico e os exames estão tudo bem so estou com candida mas ja estou fazendo o tratamento.
    Nesse mes tive relação com meu namorado no meu periodo fertil, pois o meu periodo e de 26 a 28 dias. Senti dores de cabeça, dores abdominais, seios dolorido, mas por causa da cândida a medica me tocou e começou a sair um sangue.
    Fiz o teste de gravidez mas faltava ainda 13 dias para o meu periodo,e deu negativo e agora faltam 6 dias posso fazer o teste.
    E a medica me passou um remedio para candida mas estou com medo de fazer o tratamento pois nao tenho certeza se estou gravida, e na bula do remedio deiz que nos primeiro mes de gravidez nao e aconselhável…por favor me responda.

  148. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    O ideal é fazer o beta-hcg a partir do período do atraso menstrual.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  149. Lericha disse:

    Dr.tenho 21ano e meu esposo 18 já fiz exames e deu tudo normal já faz 1ano que estamos tentando ter um filho mas não consigo me dê conselhos ou dicas por favor

  150. fabioeugenio disse:

    Oi Lericha,

    Como você tem idade excelente, poderia apenas esperar mais 6 meses.

    Ou então consultar especialista para exames de avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  151. sirley disse:

    Oi dr.tenho 34 anos tomei anticoncepcional a mais de 8 anos e agora quero engravida mais ja tem 3 meses que parei e nao consegui oque eu devo faxer? Mim ajude por favor

  152. fabioeugenio disse:

    Oi Sirley,

    Você pode aguardar 6 meses a 1 ano por gravidez natural. Converse com seu GO para exames básicos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  153. Maria Julia disse:

    Boa noite Dr.
    Tirei o Mirena ano passado em novembro e estou tentando engravidar desde então. Faz 6 ciclos seguidos que estou tentando com femera, faço ultrasson pra ver a ovulacao e as X uso vidrel. Tenho 37 anos. O Sr. acha que devo esperar mais?

  154. luana luiza disse:

    Dotor tomei a injeção dia 13/03/15 e a ultima foi 02/06/15 e depois nao vei mais isso e normal nao vir por 4 meses ???

  155. fabioeugenio disse:

    Oi Maria Júlia,

    Após 6 ciclos, melhor partir para outros tratamentos de reprodução.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  156. fabioeugenio disse:

    Oi Luana,

    Que injeção? Anticoncepcional trimestral? Este sim pode suspender a menstruação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  157. sil disse:

    dr tenho 39anos quero engravida, . ja alguns anos nao tenho mestruaçao.eu consigo engravida .pois tenho um filho de 16anos.quanto ganhei o meu filho dexaram um pedaço de plasenta em mim .isto tem alguma coisa a ver.deste de ja agradeço bjs

  158. Nadia disse:

    Boa tarde Dr.
    Sou mãe de um menino de 2 anos e 4 meses e já faz 7 meses que tento engravidar novamente.
    Tenho 34 anos e meu marido 41. Já devo procurar ajuda?

  159. doraandrade disse:

    Dr. Eu tenho 45 anos tenho 2 filhos, e aos 40 anos engravidei mas tive um aborto espontanio, agora aos 45 anos engravidei novamente mas estava com uma infecção urinária muito forte e perdi meu bb novamente. Ainda posso engravidar e ter uma gestação tranquila.

    Obrigada por me responder Dr. Fábio Eugênio

  160. fabioeugenio disse:

    Oi Sil,

    É preciso exames para definir seu quadro clínico, e o tratamento adequado para você engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  161. fabioeugenio disse:

    Oi Nádia,

    Você pode aguardar até 1 ano por gravidez natural.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  162. fabioeugenio disse:

    Oi Dora,

    Procure um especialista para tratamento, e faça um pré-natal bem acompanhado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  163. Silvania disse:

    Olá Dr.

    Tenho 40 anos, nunca tentei engravidar, mas agora é o que mais desejo, tenho medo pela idade de correr o risco de não poder ser mãe, embora não tenha nenhum problema de saúde, nunca fumei ou bebi, faço exercícios, tenho ciclo normal, não uso anticoncepcionais e vou tentar engravidar a partir de agora, teria algum conselho ?

  164. fabioeugenio disse:

    Oi Silvania,

    Consulte seu GO para exames pré-concepcionais. Assim poderá liberar com segurança.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  165. Eliane disse:

    Oi Dr tenho trinta anos e meu namorado tem 34 tenho dois filhos do meu último casamento o mais novo tem cinco anos tive hiperprolactinemia e tive q tomar remdeio pra conseguir engravidar do mais novo durante a gravidez dele fiz novamente o exame d prolactina e estava td ok. Na hora do parto tive aderência meus partos foram cesárea os dois por opção minha o médico disse q eu não deveria engravidar mais pq talvez não agüentasse a terceira cesárea só que quero mto ter outro bebê agora o sr acha q corro algum risco por causa dessa aderência. Obgada

  166. fabioeugenio disse:

    Oi Eliane,

    Em geral não é impedimento, mas os riscos quem deve avaliar é o obstetra que te operou.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  167. Mariana disse:

    Olá, Doutor! Tenho 20 anos e tomo anticoncepcional. Esqueci de tomar a pilula dois dias seguidos terceiro e quarto comprimido. Tive relaçoes sem uso de preservativo nesses dias. Recorri a pílula do dia seguinte no terceiro dia. Agora gostaria de saber se continuo tomando o anticoncepcional normalmente ou espero vir o sangramento e recomeçar uma nova cartela, pois estou com medo que por causa da contracepção de emergencia a minha menstruação atrase na pausa que é só de 4 dias.
    Obrigada.

  168. Júlia disse:

    Olá Dr. Fábio. Eu tenho 19 anos e meu marido 22 anos. Ambos fumamos. Estamos juntos há 1 ano e 7 meses. Nunca nos previnimos e tomei yasmim 3 anos atrás 1 mês. Hoje minha menstruação está atrasada 6 dias. Ciclos irregulares porque sempre atrasa 2 ou 3 dias. Tenho alguns sintomas de gravidez mas gostaria de uma “luz” já que atrasa mas não vira

  169. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    Continue o anticoncepcional normalmente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  170. fabioeugenio disse:

    Oi Júlia,

    A única maneira de confirmar é pelo beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  171. vivi disse:

    OI DR fiz 40 anos esse mes tenho um filho de 23 e estou noiva de um rapaz de 27 anos estou tentanto engravidar a 9 meses tento relaçao so finais de semana sera que ainda consigo engravidar naturalmente?FIZ ULTRA VAGINAL DEU tudo certo

  172. vivi disse:

    Dr esqueci de comentar fui no medico de rede publica mal olhou meus exames e so disse a chance na sua idade e 1%por cento como ganhar na mega vc tem dinheiro para invidro eu disse q nao e ele então so disse tenta a sorte fiquei muito triste sendo que meus exames estavao tudo ok estou no peso ideal ,nao fumo , nao bebo sera que realmente uma mulher de 40 anos tem que desistir do sonho?estou pensando em tomar indux por conta o que o sr me diz?

  173. fabioeugenio disse:

    Oi Vivi,

    Na sua faixa de idade, após 6 meses de tentativas naturais, já se deve fazer todos os exames de reprodução humana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  174. fabioeugenio disse:

    Oi Vivi,

    De forma nenhuma você deve desistir do sonho, pois é perfeitamente possível uma mulher de 40 anos engravidar, e ter uma gestação saudável.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  175. Samanta disse:

    Oi doutor sou tentante a quatro anos tive dois abortos descobri que tenho prolactina alta fiz tratamento e baixou porem a ginicologista interompeu o medicamento da prolactina e agora estou tomando clomid e lutenil para tentar engravidar sera que vou conseguir e tem alguma chance sa prolactina subir novamente

  176. fabioeugenio disse:

    Oi Samanta,

    Há chance de gravidez sim, e fique fazendo o exame de prolactina para acompanhar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  177. Vânia disse:

    Bom dia Dr…Tenho 36 anos, meu marido 41 anos, estamos casados á 2 anos, nunca tomei anticoncepcional, sempre evitei de outras formas, mas agora queremos muito um filho, fiz o preventivo, a médica disse que estava tudo bem, á 2 meses estamos tentando e nada ainda, sei que é cedo, meu ciclo é de 26 á 28 dias, tentamos principalmente quando sei que estou no período fértil, o Sr. Teria outra dica para nos dar..obrigada desde já….fico no aguardo..abraços!!!

  178. Vânia disse:

    Ah, e já estou tomando o ácido fólico á 2 meses!!!

  179. Ka disse:

    Oi doutor Fabio, tenho vinte anos e namoro a três anos, estes últimos meses devido a correria do dia a dia tomei de forma irregular meu anticoncepcional, notei que passei a engordar e meu ciclo passou a ser bem irregular. A possibilidade de gravidez ? mesmo alguns testes de farmácia dando negativo? o que devo fazer para retomar ao uso adequado do meu comprimido?

  180. fabioeugenio disse:

    Oi Vânia,

    Você já está fazendo tudo certinho!! No mais é procurar manter alimentação saudável e praticar atividade física.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  181. fabioeugenio disse:

    Oi Kevyllina,

    Para tirar a dúvida faça o beta-hcg (sangue).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  182. larissa disse:

    Oi dr.Fabio….

    fiz a bariatrica (bypass) tem oito meses…
    meu sonho é me tornar mãe…

    ja posso começar a por esse
    sonho em pratica?!

    tenho medo por ter feito a cirurgia e acontecer
    algo de errado.
    mas conheço casos que deram super certo…

    gostaria que vc me tirasse essa duvida.

    obrigada desde já…beijos.

  183. fabioeugenio disse:

    Oi Larissa,

    Estando com o peso estabilizado, e tendo liberação do seu cirurgião gástrico, e do seu clínico geral, você já pode engravidar sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  184. Cirlene disse:

    Tenho 44 anos, 1 filho de 7 anos, meu marido tem 33anos e estamos tentando o 2º filho. Tenho um ciclo normal e já estou a 1ano sem ac, porem até agora nada. Quais as minhas chances de engravidar naturalmente?

  185. fabioeugenio disse:

    Oi Cirlene,

    As chances naturais são baixas. Como já passou 1 ano você deve consultar uma clínica especializada.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  186. Rosana disse:

    Ola, meu nome e Rosana tenho 40 anos tenho uma filha de 21 anos me divorcie e agora tenho um namorado de 30 anos temos tendo a um mês meu utero e ovarios estão normais quais as possibilidades e uma gravidez logo.

  187. fabioeugenio disse:

    Oi Rosane,

    Na sua idade, se estiver tudo bem, a chance é de cerca de 5 a 10% mensal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  188. Jackeline disse:

    tenho 38 anos e ja tenho um filho de 19 mas quero engravidar denovoe ha 10 anos fiz um transplante de rim isso me faz ficar infertil já que tomo vários remédios?

  189. celia silva silva disse:

    BOM DIA

    DR, TENHO 47 ANOS , ESTOU EM TRATAMENTO COM ZOLADEX POIS TENHO MIOMAS INTRAMURAL,, NUNCA ENGRAVIDEI,, SERÁ POSSÍVEL AINDA TER UM FILHO ? TOMANDO OVULANTES ,,CLOMID,OU SEROFENE POR EXEMPLO,, ,ou que tratamento fazer ? ,MEU PROBLEMAS SEMPRE FORAM OS MIOMAS ,, AGUARDO RESPOSTA

  190. catarina boco disse:

    Boa tarde Drº
    eu tenho 25 anos de idade estou com meu noivo a 4 meses e só agora iniciei a minha vida sexualmente activa, com ele estou tentando engravidar á 3 meses e ate agora nada, mais o meu período mestral é irregular não se devidamente calcular o meu periodo fértil, quero uma ajuda!

  191. fabioeugenio disse:

    Oi Jackeline,

    São necessários exames para avaliar sua fertilidade atual.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  192. fabioeugenio disse:

    Oi Célia,

    Você pode engravidar pela FIV com óvulo-doação, mas tem que avaliar se precisa retirar os miomas antes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  193. fabioeugenio disse:

    Oi Catarina,

    Três meses é pouco tempo, mas se seu ciclo é irregular converse com seu ginecologista para exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  194. mile disse:

    Boa tarde!
    Dr: tenho 29 anos descobri. Um mioma intramural. De 0,6cm estou tomando cerazette. Fiz o Ca 125. E deu 6,9 e o tamanho do útero tbm diminuiu
    O que o senhor aconselha? .tenho chance de engravidar

  195. fabioeugenio disse:

    Oi Mile,

    Mioma intramural de 0,6 cm não atrapalha para engravidar !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  196. Jormayse de Araujo Souza disse:

    Olá Dr. Fabio, boa noite.
    Tenho 42 anos , passei por dois casamentos e aos 23 anos tive uma primeira e única gravidez na qual sofri um aborto retido, sem motivos aparente. segundo os medicos não tenho qualquer problema que me impeça engravidar naturalmente e mesmo passando por dois casamentos ( os ex tem filhos ) e uma última relação séria, nunca mais engravidei… O Sr. acha que ainda tenho chance de engravidar?
    Abraços.

  197. fabioeugenio disse:

    Oi Jormayse,

    Tem chance sim, com avaliação e tratamento adequados !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  198. Ana grazziella disse:

    Tenho 25 anos e meu esposo 23 .
    Quando namorados usávamos camisinha quando nós casamos a cerca de 4 meses resolvi tomar anticoncepcional. Mais depois de dois meses tomando ele me pediu um filho.
    Já tenho um menino de 3 anos.
    Estou a dois meses tentando esse mês minha M veio duas vezes. Como saber o período fértil e se posso engravidar?

  199. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Peça para seu ginecologista fazer uma tabelinha, baseada nos seus ciclos menstruais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  200. Juliane Ribeiro disse:

    Dr. Boa tarde,

    Tenho 29 anos e meu esposo 31, não temos filhos ainda, a minha vontade é parar de tomar remédio para evitar filho no final desse ano, porem que meu marido quer esperar mais três anos, fico com medo pois a minha irmã ficou tentando engravidar durante 4 anos, graças a Deus ela conseguiu mais foi muito sofrimento, será que posso ficar tranquila e esperar esse tempo que meu esposo quer, ou se realmente é melhor já começar a tentar por causa da minha idade. E na minha ultima prevenção constatou que estou com ectopia isso dificulta. Muito obrigada aguardo resposta.

  201. fabioeugenio disse:

    Oi Juliane,

    Do ponto de vista biológico, sua fertilidade atual é maior do que daqui a 3 anos. E ectopia não atrapalha.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  202. Priscila disse:

    Olá, tenho 26 anos de idade e meu marido 24, tomei anticoncepcional por aproximadamente 8 anos… Queria saber quais minhas chances de engravidar? Tem apenas uns 2 meses q estou tentando.. Queria saber tb se pelo fato de eu ter tomado a pílula por tanto tempo direto pode influênciar numa possível gravidez saudável, ou seja, meu BB pode nascer com algum problema???

  203. Veronica disse:

    Tenho 23anos e meu marido 29..tenho 4anos tentando engravidar e não consigo,,,fiz exame e não deu nada com o passar do tempo fiz uma trans e descobrir que tenho policístico não tomo remédio… Será que posso engravidar.não sou gorda,,só que minha menstruação tem uns 6meses que não desce.

  204. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    Suas chances são excelentes. Tome o ácido fólico e pode aguardar até 1 ano. O fato de ter tomado pílula não interfere.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  205. fabioeugenio disse:

    Oi Verônica,

    Você precisa de um tratamento, provavelmente de indução de ovulação. Consulte um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  206. Jessy disse:

    Olá Doutor,
    Tenno ovario micro policistico descobri poise deposits de tres messes sem menstruar fiz o transvaginal. Entao o Doutor recomendou tomar anticonsepcional por 4 meses, ja tomei o circle da cartela , a guardei 7 Dias e home Serbia o dia de Voltar a tomar a cartela porém nao obtive a menstruacao , está correto nao menstruar mesmo tomando o anticonsepcional?

  207. fabioeugenio disse:

    Oi Jessy,

    Faça um beta-hcg, e se negativo, pode reiniciar o ACO após a pausa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  208. Daniela disse:

    Dr Fábio tenho 41 anos tive um menino com 20, não tomo anticoncepcional há mais de 18 anos, no meu período fértil menstruei dia 8 meu ciclo é de 28,29 dias meu marido ejaculou dentro dia 22 e 23, qual a chance de eu ter engravidado? , desde já obg pela atenção.

  209. Daniela disse:

    Escrevi mal , comecei uma frase e não a apaguei quis dizer que provavelmente ele ejaculou no meu período fértil, ele nunca teve filhos e nunca fez espermograma, só arriscamos, mas sempre transamos com coito interrompido e nunca engravidei. obg pela atenção.

  210. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Se houve penetração e ejaculação no período fértil há chance sim. Após 14 dias faça beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  211. gilmara disse:

    Dr. Fabio vou fazer 37 anos e meu marido tem 33, já tive um filho aos 17 anos e utilizei durante 13 anos o Dispositivo ultra uterino (DIU). Fiz a retirada tem 03 anos e tem uns 05 meses que tento engravidar novamente.
    Neste caso, devo continuar tentando ou posso procurar um medico especializado e qual medico seria.

    Obrigada!
    Abraços..

  212. gilmara disse:

    Completando a pergunta :

    A data da minha ultima menstruação foi dia 17 deste mês. Quais os dias do meu ciclo e as datas com probabilidades para engravidar.

    Obrigada!

  213. fabioeugenio disse:

    Oi Gilmara,

    Na sua faixa de idade, após 6 meses, já deve procurar consultar especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  214. suzana disse:

    Boa noite dr. Fabio
    Tenho 47 anos o meu sonho é se mae fiz todos exames e deu normal e dai em 2012 fiz varias ou 3 tentativas de procedimento de tentativas de embrioes dai resultado deu negativo entao a medica aconcelhou a fazer o EERA exame este para saber o dia exato de colocar os embrioes. Feito isso veio o resultado receptivo. Dai fiv mais 3 procedimentos mesmo com embrioes doados e em blatocistos deu negativo novamente sera que para mim nao tem mais soluçao?

  215. fabioeugenio disse:

    Oi Suzana,

    Estes quadros de falhas repetidas de implantação são difíceis de conduzir. Apenas com acompanhamento clínico do casal podemo determinar a possibilidade de algum tratamento diferente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  216. Juciane disse:

    Oi, Meu nome é Juciane Tenho 27 anos e meu marido tem 29 estamos tentando o segundo filho faz um ano que parei de tomar os anticoncecionais e não consegui engravida. Minha mestruação um mês vem antes do dia certo e outro mês vem dois dias depois do dia certo, pensei em tomar saúde da mulher pra regular sera q fev tomar? Desde já Obrigada.

  217. fabioeugenio disse:

    Oi Juciane,

    O primeiro passo é consulta do casal para avaliação, e exames de fertilidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  218. Valéria Vega disse:

    Oi. Tenho 26 anos e meu marido 24. Faz 6 anos que estamos juntos e não conseguia engravidar, tinha ovários multicisticos? Tratei com pílula TESS. Ele tem 2 filhas e eu 2 filhos, ambos de outro casamento. Depois de tantos anos consegui ficar grávida e meu filho nasceu de 34 semanas e com síndrome de Down. O que pode ter acontecido?

  219. Ana disse:

    Ola doutor, tenho 21 anos e ha 4 meses parei de tomar o anticoncepcional ciclo 21, e faz uma semana q estou tomando acido fólico.Estou em idade fértil e posso engravidar cm quanto tempo???

  220. fabioeugenio disse:

    Oi Valéria,

    O risco de doenças cromossômicas nos bebês aumenta com a idade da mulher. É muito raro na sua idade, mas pode acontecer.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  221. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    A chance mensal esperada é de 20 a 25%, e o prazo médio 4 a 6 meses.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  222. Boa Tarde,
    Tenho 29 anos e meu marido 33 anos. Tentamos por 1 ano e meio, até que um dia tive que ir direto para o plantão de tanta dor. Tive infecção nas trompas, fiz cirurgia dia 25/03 e retirei metade e um e um pedacinho da outra, mas o teste do “azul” (como minha médica diz) passou sem obstrução nenhuma. Os exames do meu marido deu tudo bem.E agora ela me deu clomid para tomar, qual o percentual de chance que tenho de engravidar? Muitas mulheres me falaram que não adiantou nada.

    Obrigada

  223. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Acho que antes deve reavaliar a trompa por histerossalpingografia.

    E a chance por ciclo ovulatório na sua idade é em torno de 20%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  224. Sandra disse:

    Tenho 41 anos, tive uma filha aos 28 anos, quero engravidar novamente e fiz os exames de sangue pedidos pelo ginecologista. Mas meu FSH é de 51,60; TSH 0,986; T4 LIVRE 0,95; LH 31,7; PROLACTINA 24,3; ESTRADIOL E2 54,7.
    Estou na menopausa? Tenho chances de engravidar? Qual seria o tratamento adequado?

  225. Sandra disse:

    Tenho 41 anos, meu FSH está 51,6 e menstruo regularmente. Meu ovário direito está com uma imagem nodular, de limites bem definidos e bordas regulares, medindo aproximadamente 2,71 x 1,74 x 2,10 cm. Esse cisto tem alguma relação com o FSH alto?

  226. Franciele disse:

    Oi doutor eu tenho 18 anos e tenho um filho de 2 anos e não consigo engravidar do segundo filho to tentando a 1 ano e 2 meses já fui no ginecologista e nada será que o saúde da mulher e bom ora engravid?

  227. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Os exames denotam reserva ovariana muito baixa, mas pode haver gravidez. Através de avaliação pode-se determinar o melhor método de tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  228. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Não tem. FSH alto é prenúncio de falência ovariana em meses ou anos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  229. fabioeugenio disse:

    Oi Franciele,

    Consulte um especialista em reprodução para realizar os exames de avaliação adequados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  230. Edneia senhoraes disse:

    Boa noite, sou Edneia e tenho 43 anos, tenho uma filha de 17 anos, e gostaria de ter mais um bebê, dos riscos já sei, gostaria de saber quanto as anomalias ao bebê, se posso saber já com 1 mês de gravidez se o bebé tem alguma anomalia??????

  231. fabioeugenio disse:

    Oi Edneia,

    Com 2 meses (cerca de 9 semanas) você pode fazer o exames NIPT que detecta algumas doenças cromossômicas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  232. Claudia disse:

    Bom dia Dr. Fábio

    Tenho 39 anos, e comecei a sentir sintomas de gravidez como, enjoo, vertigem, seios doloridos, dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sono demais ou insônia, muita fome, barriga inchada, as vezes pela manhã vou ao banheiro duas vezes para evacuar, em fim, não utilizo nenhum método para evitar, somente coito, fiz o exame de urina e deu negativo e meu ciclo até então não atrasou mesmo com os sintomas que vieram antes dá menstruação e ainda persistem.

  233. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Faça um beta-hcg que é mais preciso, e consulte seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  234. eli disse:

    OI DR TENHO 42 ANOS ESTOU FAZENDO TRATAMENTO DA FIV FIZ UMA CIRURGIA PARA RETIRAR POLIPO NO UTERO ,O MEDICO DISSE QUE A CIRURGIA NAO DEIXA SEQUELAS ISSO E VERDADE

  235. fabioeugenio disse:

    Oi Eli,

    A retirada de pólipo por videohisteroscopia em geral é muito segura.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem