×
Blog

Fórmula matemática prediz a chance de uma mulher engravidar

22 de outubro de 2012

Um modelo matemático foi desenvolvido que prevê a probabilidade de um casal engravidar. O modelo usa dois fatores principais – a idade da mulher, e o período de tempo que o casal está tentando – para determinar a probabilidade de gravidez. Pesquisadores da Escola de Economia de Londres, e Warwick Medical School no Reino Unido dizem que este modelo poderia ajudar a determinar o tempo ideal para um casal considerar a necessidade de procura de um tratamento de fertilidade, no caso de não conseguir conceber.


Chance de engravidar

 

O estudo, publicado na revista PLoS One, confirmou que quanto mais tempo um casal passava tentando engravidar sem sucesso, menor a sua chance de engravidar em ciclos menstruais subsequentes. O casal foi considerado subfértil se a sua possibilidade de engravidar em um determinado ciclo menstrual foi de menos de 10 %, ou menos do que 50 % para os próximos 12 ciclos.

A idade de uma mulher também foi um fator fundamental na previsão de gravidez. As mulheres mais velhas atingiram o nível de subfertilidade após menos ciclos menstruais tentando engravidar. Mulheres com 25 anos de idade foram considerados subférteis se não conseguiram engravidar após 13 ciclos menstruais, tempo este que se reduziu para 10 ciclos em mulheres com idade de 30 anos, e seis ciclos em mulheres de 35 anos. A probabilidade de engravidar para mulheres com 40 anos ou mais no primeiro ciclo de tentativa foi inferior a 10%.

Dr. Peter Sozou, da Escola de Economia de Londres, co-autor do estudo, disse: “Comparativamente poucos casais jovens têm baixa fertilidade, e assim para estes casais, a razão mais provável para que não engravidem nos primeiros ciclos é falta de sorte. Há uma boa chance de concepção se apenas continuarem tentando”.

“Mas os casais mais velhos são mais propensos a ter baixa fertilidade, por isso é mais provável para eles do que para os mais jovens que a não gravidez após alguns meses seja devido à baixa fertilidade ‘, acrescentou.


Tratamento de fertilidade

 

O tempo ideal para procurar tratamento de fertilidade deve equilibrar as potenciais intervenções desnecessárias, contra o fato de deixar para buscar tratamento muito tarde, explicaram os pesquisadores. O conselho atual é que os casais devem considerar a busca de investigação e tratamento de fertilidade após 12 ciclos de tentativa. Os pesquisadores confirmaram que essa diretriz é bastante lógica, mas também sugeriu que os casais mais velhos – onde a mulher tenha 35 anos ou mais de idade – podem se beneficiar de procurar o tratamento mais cedo, depois de apenas seis ciclos de tentativa.

Os pesquisadores usaram teorema de Bayes, uma fórmula que leva em conta como um novo fato vai afetar a probabilidade de ocorrência de um evento, para investigar como o número de ciclos menstruais passados tentando engravidar afetaria a probabilidade de concepção para os próximos ciclos. Os resultados também destacam que o acaso (probabilidade) desempenha um papel importante na concepção para casais de todas as idades.

O Professor Geraldine Hartshorne da Universidade de Warwick, e um dos autores do estudo, disse: “Muitos casais não estão cientes de que o acaso desempenha papel importante na possibilidade de engravidar. Os casais esperam conseguir engravidar assim que começam a tentar; então, perceber que não está acontecendo pode ser uma desagradável surpresa. Procurar ajuda médica em um assunto tão pessoal ainda é algo constrangedor. Portanto, saber quando é o momento exato para começar a investigação da subfertilidade é de grande utilidade ao casal”.

“Não podemos determinar exatamente quando, ou se, uma mulher vai engravidar – mas esta análise do estudo pode prever suas chances, e dar uma estimativa de porcentagem de gravidez no próximo ciclo”, acrescentou.

O modelo desenvolvido vai precisar passar por mais testes e estudos científicos, antes que possa ser usado de forma confiável em ambiente clínico.

Espero que tenham aproveitado a leitura deste post. Próxima semana voltamos com a segunda parte do post que explica a transferência embrionária na fertilização in-vitro.  Até lá !!

2 Comentários para “Fórmula matemática prediz a chance de uma mulher engravidar”

  1. Gessiara disse:

    Eu sou casada a 6 anos tenho 24 anos e nao consigo engravidar. Quais as chamces de conseguir engrqvidar com o medicamento indux?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Gessiara,

      A chance por ciclo ovulatório na sua faixa de idade é de 15 a 20%.

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem