Indução de ovulação para Inseminação Ultra-uterina - Medicina Reprodutiva- Dr. Fábio Eugênio

Na semana passada abordamos a indução de ovulação básica nos tratamentos de reprodução humana, sua importância, seu objetivo e como é realizada. Hoje vamos conversar sobre a indução de ovulação para inseminação intra-uterina. Para saber mais detalhes clínicos sobre a técnica de inseminação, leia post anterior deste blog.

O objetivo principal da indução de ovulação na inseminação é o recrutamento, amadurecimento e ovulação de dois a quatro óvulos. E por que esta quantidade específica? É que estudos científicos comprovaram duas coisas interessantes…

Primeiro, porque se houver amadurecimento da apenas um folículo (óvulo) as chances de gravidez são menores. Por isso também a realização de inseminação intra-uterina em ciclos naturais – portanto sem estímulo ovariano, quando apenas um óvulo será liberado, oferece menor taxa de sucesso. Daí a preferência entre os especialistas de sempre estimular o ovário para a realização do procedimento.

Segundo, porque “o outro lado da moeda” também não é interessante, ou seja, o amadurecimento de mais de quatro folículos. Neste caso, o risco de gravidez múltipla é grande. Ou seja, se a estimulação levar ao amadurecimento de cinco, seis ou mais folículos, não haverá um aumento tão considerável da chance geral de gravidez, porém vai ocorrer um risco muito alto, e clinicamente inaceitável, de gravidez múltipla de grande ordem como trigêmeos, quadrigêmeos e mais.

Inclusive muitas das notícias que vemos veiculadas acerca de mulheres que engravidaram de quatro ou cinco bebês ao mesmo tempo, e às vezes até mais, são provenientes de tratamentos mal conduzidos de baixa ou média complexidade como indução de ovulação simples, ou inseminação intra-uterina. Por paradoxal que possa parecer, na fertilização in-vitro (FIV) o risco de múltiplos de grande ordem acaba sendo menor, porque controlamos o número máximo de embriões que poderão implantar no útero.

Sabemos de todas as dificuldades do casal subfértil, da luta para conseguir a gravidez, e entendemos que, por isso, na maioria das vezes o casal até deseja uma gravidez de gêmeos. E uma gravidez dupla tem um prognóstico muito bom, com um acompanhamento pré-natal rigoroso. Porém, devemos sempre alertar o casal para os riscos inerentes a gestações de maior ordem (trigêmeos ou mais), pelos riscos obstétricos e para os bebês. O tratamento não pode ser feito com este objetivo específico.

Portanto, o mais correto e prudente é cancelar o ciclo (não fazer a inseminação) se a indução de ovulação causar um estímulo muito forte ao ovário – mais de quatro folículos maduros. Melhor, e mais seguro, parar o processo e reiniciar o estímulo com doses menores.

Para conseguir este objetivo – 2 a 4 óvulos – lançamos mão das drogas estimuladoras dos ovários. Podem ser utilizados o Citrato de Clomifeno (Clomid , Indux) ou os inibidores da Aromatase (Femara) via oral. Porém as pesquisas apontam que o uso de gonadotrofinas (Gonal, Puregon, Bravele, Menopur, etc.) levam a um melhor estímulo ovariano e podem propiciar melhores chances de gravidez. Uma estratégia que muitos médicos usam é associar as medicações orais com as gonadotrofinas. Com isso se consegue um excelente estímulo ovariano, e ainda redução do custo, pois diminui a dose necessária de gonadotrofinas que são as drogas mais caras neste processo.

Os estimulantes orais são iniciados no segundo ou terceiro dia da menstruação, durante cinco dias. As gonadotrofinas são aplicadas via subcutânea, a partir do terceiro dia do ciclo, isoladamente ou associadas às medicações orais. A dose de gonadotrofinas ( 75, 112 , 150 ), e a freqüência de aplicação (diária ou em dias alternados), vão depender da idade da mulher, status hormonal, e avaliação prévia da reserva ovariana. O objetivo é aquele já detalhado: amadurecimento de dois a quatro óvulos.

Ao longo do processo de indução, que dura de 8 a 12 dias em média, a resposta ao tratamento é sempre monitorada através de ultrassom transvaginal seriado para confirmar o crescimento dos folículos ovarianos. Eventualmente solicitamos algumas dosagens hormonais – Estradiol, LH e Progesterona – para ajudar no raciocínio clínico em relação ao amadurecimento dos óvulos e momento exato de desencadear a ovulação.

Quando dois a quatro folículos atingem diâmetro médio de 18 a 20 mm, a ovulação é disparada através da administração subcutânea de hCG (gonadotrofina coriônica). Esta medicação simula a liberação de LH pela hipófise. Sob a ação do hCG, o óvulo sofre seu processo final de amadurecimento, completando sua divisão celular, ficando pronto para ser fertilizado pelo espermatozóide, e em seguida, é liberado do ovário (ovulação), sendo captado então pelas trompas de falópio.

Quase sempre, os óvulos são liberados do ovário 36 a 38 horas após a administração do hCG, e por isso a inseminação (introdução do sêmen no útero) é marcada para este momento.

Um procedimento de inseminação intra-uterina bem conduzido, com uma estimulação ovariana eficiente, garante que, no momento da colocação do sêmen no útero, haverá disponibilidade de dois a quatro óvulos bem maduros no sítio de fertilização, que é a porção final da trompa. Este sítio de fertilização é exatamente o local onde o espermatozóide alcança o óvulo e tenta fecundá-lo, para dar início ao fantástico e apaixonante fenômeno da vida humana.

Vamos ficando por aqui. Próxima semana vamos detalhar como se faz a estimulação ovariana para fertilização in-vitro (FIV).

Abraços a todos, e boas festas juninas !!

258 Comentários para “Indução de Ovulação para Inseminação Intra-uterina”

  1. tenho 22 anos e no exame de rotina descobri que tenho ovários polissísticos,fiz tratamento por 3 meses com diane após o término do tratamento não mestruei por 4 meses,voltei para a média e ela me recomendou clomid do 3 ao 7 dia da mestruação,mestruei dia 21 de maio e ate agora não veio,tenho uma endovaginal marcada para o dia 5 e ai sera que ja posso estar grávida

  2. fabioeugenio disse:

    Olá Ariela,

    Parece que está havendo uma falta de ovulação (anovulação), e , por isso, o ciclo está atrasando. Porém, deve-se sempre pensar na possibilidade de gravidez. O ideal é que você faça logo o exame sanguineo de beta-hcg.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. oi dr.Fabio tomei ijeção a muito tempo tem 6 meses q parei de toma quero engravidar e ate agora ñ goseguir sera q tenho algun ploblema ja tenho 3 filhos sendo q aminha primeira gravidez foi de gemeos duas meninas e um menino quero ter outro o q fasso me ajude. 

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    A depender de sua idade atual, como já se passaram 6 meses, existe indicação de realizar uma avaliação do seu potencial reprodutivo e de seu marido.
    Assim poderemos saber se existe algum problema, ou se você pode simplesmente aguardar mais um pouco.
    O fato de você já ter tido filhos é altamente positivo na chance de uma nova gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. cileide disse:

    dr.fabio,muito boas suas informação,mais gostaria de saber porque faz 2 anos que parei de tomar anteconcepcional,e até agora não consegue engravidar mais tenhe um problema que as taxas do espermatozoide do meu marido estão baixas,eu gostaria de saber o que pode ser  feito para me poder engravidar,e nunca teve nenhum filho,mais ele foi pai de 8 filho,e também ele tenhe 62 anos .
     

  6. fabioeugenio disse:

    Olá Cileide,

    Depende do grau de alteração do espermograma dele. Se houver algum fator tratável, tentamos inicialmente a correção deste fator.
    Se não houver como melhorar a produção dos espermatozóides, recorremos aos métodos de reprodução assistida, seja a inseminação intra-uterina, ou a fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. Carla disse:

    Dr. Fábio parabéns pelo site me esclareceu muito, porém gostaria de pedir sua orientaçao tenho 39 anos
    e não tenho filhos pois tive duas gravidez tubaria e tive as trompas retiradas, gostaria de saber qual seria 
    o protocolo a seguir para a indução a ovulação pois li no seu artigo que depende da idade ou seja da reserva ovariana, e eu fiz uma primeira tentativa que não me gerou muitos ovulos apenas 2 e por isso não consegui.
    Se me permite irei descrever o protocolo seguido:
     Do 1º ao 4º dia : 150 ui puregon e 150 menopur  
    Depois ultra e exame de progesterona resultado: 030 
    5º e 6º dia : 50 puregon e150 menopur
    7º  e 8 º150 menopur
    9º dia – 150 menopur e 1/2 cetrotide
    10º  dia – 75 menopur e 1/2 cetrotide
    E depois de dois dias ovidrel, por favor me esclarece pois acho que foi muito pouco as doses, outras
    pessoas que fizeram da mesma idade que eu tomaram os dias 300 ui de puregon. Estou muito confusa e 
    preciso de uma orientaçao. Desde ja agradeço imensamente por tudo que puder me orientar.
    Aguardo sua resposta.

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Carla.

    A primeira observação é que em mulheres que retiraram as trompas pode haver realmente uma queda da reserva ovariana, devido ao comprometimento da circulação sanguínea dos ovários no momento da cirurgia. Talvez por isso você teve uma resposta abaixo do esperado.
    Fica difícil interpretar uma estimulação ovariana quando não estamos acompanhando diretamente. Porém não entendi bem o porque da redução precoce das doses de gonadotrofinas (puregon e menopur).
    Acredito que é necessário uma reavaliação minuciosa de sua reserva ovariana, para programar um protocolo de estimulação que possa conseguir uma melhor estimulação ovariana, e um maior número e qualidade dos óvulos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  9. Marcela disse:

    Boa noite. Eu tenho uma menina de 8 anos de idade, mas desde então não consegui mais engravidar, hoje tenho 27 anos. Fiz todos os exames e na histerossalping ografia e deu obstrução de trompas, já estava com cirurgia marcada pra Janeiro. Mas em novembro de 2010 eu engravidei e tive uma gravidez ectópica, tive que ir para cirurgia e meu médico falou que minha outra trompa não estava boa, que o ovário não se comunicava com as trompas que por sua vez não se comunicava com o útero. Então ele falou que só posso engravidar através de uma inseminação artificial. Pela sua experiencia será verdade? Desde já te agradeço!!

  10. fabioeugenio disse:

    Oi Marcela,

    Na verdade, se você perdeu uma trompa por gravidez ectópica, e a outra trompa está comprometida, o tratamento indicado é a fertilização in-vitro (FIV), e não a inseminação.

    As chances de gravidez são excelentes.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  11. Marcela disse:

    Olá doutor!! Eu moro em Campina Grande, Paraíba, e tenho 27 anos e meu esposo tem 37 anos de idade. Onde o senhor atende e quanto fica a Fertilização? Muito Obrigado por sua atenção.
    Abraços!!!

  12. fabioeugenio disse:

    Oi Marcela,

    Nossa clínica fica em Fortaleza-CE.
    Você tem idade excelente para engravidar.
    Para maiores detalhes do tratamento, me acessa diretamente no drfabioeugenio@gmail.com

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  13. sheila disse:

    tenho 32 a 6 a  anos tento em gravida,ja fiz duas cirugia pra retira   mioma, todos meus exames estao normas

  14. fabioeugenio disse:

    Oi Sheila,

    É importante que realize os seguintes exames: ultrassom transvaginal, histerossalpingografia, e videohisteroscopia; e o seu marido um espermograma.

    Assim poderemos saber qual a causa da subfertilidade.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  15. dotor estou com 1 ovario esqerdo policisto o direito  normal tenho uma filha de10 anos do primeiro relacionamento so casada com outro a 8 anos meu marido ten 2 filhos do primeiro casamento ja fes todos exames ta normal eu tanben fis exames so acusou u sisto en janeiro desse ano depois de 9 dias contando do dia qe mestruei fis uma transvaginal ja tomei clomide e ate aqui nada d fabio preciso de ajuda meu ciclo mestrual e de 35 a 40 dias todo mes a regra ven esse mes de setenbro era dia 28 veio 02 outubro to disisperada

  16. Oi! Drº Fábio Eugênio,Td bem?
    Doutor,que tipo de procedimento posso faer para engravidar já que tenho 5o anos.
    Drº,meu companheiro tem 56,nunca teve oportunidade de ser pai e agora tem esse desejo.
    já me encontro na menopausa,não faço reposição pois a única coisa que sinto são os afrontamentos.Ainda tenho vagina molhada,não sinto dores na hora do sexo.Faço alimentação balanceada em cálcio e uso somente isoflavonas.Não menstruo mais.Ah!! tenho trompas cortadas(laqueadura) desde os vinte anos.
    Ajude-nos,esclareça-nos.Por favor.

  17. fabioeugenio disse:

    Oi Michele,

    Pelo seu ciclo menstrual pode ser um problema apenas ovulatório. A depender de sua idade podem-se tentar mais alguns ciclos de indução de ovulação (Clomid) ou partir para alguma terapia de reprodução assistida.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  18. fabioeugenio disse:

    Oi Cássia,

    Para você o tratamento indicado é a fertilização in-vitro (FIV) com óvulo-doação.

    Seu útero pode ser preparado para receber uma gravidez, mesmo você estando na menopausa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  19. oi tenho 31 anos  e uma filha de 7 anos a muito tempo tento engravidar novamente e nao consigo descobri que tenho utero di delfi ja fiz tratamento com menopur e ovidrel e nao deu resultado o que devo fazer

  20. fabioeugenio disse:

    Oi Vanderleia,

    Recomendo que você faça a avaliação completa (exames), e também seu marido.

    Assim poderemos definir o melhor tratamento.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  21. lucia disse:

    ola..peço ajuda..a sete anos fiz laqueadura,hoje estou querer nova gravidez(casamento novo)..comecei   ninha batalha com fiv …tomei o menopur  com.leuprolida 250mcg por 7 dias de manha e noite…mais nao ouve ovulo. o medico indicou fiv com ovulo doado..mais gostaria muito que eu ovulase ..o que fazer me ajude

  22. fabioeugenio disse:

    Olá Lúcia,

    Acredito que é preciso avaliar detalhadamente sua reserva ovariana (idade – exame hormonais – ultrassom), para decidir se há possibilidade de conseguir óvulos seus através de um protocolo diferente de estimulação (outras medicações).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. lucia disse:

    primeiro obrgdo…tenho 39 ..ate novembro…faço 40..meus ultimos exames hormonio  foliculo estimulante  fSh  en 2009  foi  6;94   em 2011  13.1  ———-prolactina em 2009   19:, 5   em 2011  6.62  e hormonio tireostimulante tSH 0.57  ..apos tomar o menupor como falei  ate hoje minha mestruaçao nao feio 

  24. marlei disse:

     ola meu nome é marlei tenho 29 anos,sou casada a 10 anos ,e não consigo engravidar,eu e meu marido ja fizemos vários exames,e não temos nada,isso é normal por favor me responda obrigado.

  25. fabioeugenio disse:

    Oi Lúcia,

    Seu FSH está alto, refletindo baixa reserva ovariana. Fundamental também é avaliar o ultrassom transvaginal de início de ciclo, com contagem de folículos antrais.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Marlei,

    Não é normal. Existe uma subfertilidade importante. procura um especialista em medicina reprodutiva para definir a melhor conduta, se a inseminação intra-uterina, ou a fertilização in-vitro.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  27. Rui Santos disse:

    Boa Noite,
    Gostaria de tirar uma dúvida sobre a Inseminação Intra Uterina. Eu Fiz uma Cirurgia de Varicoceles a 9 meses e meu espermograma houve uma melhora pouca, Segundo a Ginecologista da minha esposa a quantidade de espermatózoides é boa, porém os espermatóziodes Normais são 5% e a quantidade ejaculada é mais de 100 milhões. Quais são as chances de minha esposa engravidar? 

  28. fabioeugenio disse:

    Olá Rui,

    Para definir a chance com a inseminação precisamos de dados clínicos completos de seu espermograma, e ainda idade e análise de função tubária de sua mulher.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  29. JANE disse:

     
    oi Dr. tenho 27 anos meu marido 47 sendo que ele fez vasectomia a12 anos vc acha que ainda podemos fazer inseminação? depois de tanto tempo que ele operou  eu não tenho filhos !!

  30. admin disse:

    Oi Jane,

    Vocês podem conseguir gravidez sim. Mas não atravvés de inseminação.

    O método indicado é a fertilização in-vitro (FIV) com ICSI. Na sua idade as chances de gravidez são excelentes.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  31. carol disse:

    dr. fiz a insermincao intra-utenira.. mas a minha emdica disse q é quase impossivel de ficar gravida.. pq o meu marido tem o semen muito baixo.. o senhor vai viu alguem ingravidar mesmo assim???to na expectativa….mas eu sou super fertil.. tomei a medicação e tudo deu em mim100%…o problama e o semen dele..

  32. fabioeugenio disse:

    Oi Carol,

    Mesmo quando a quantidade de sêmen é baixa (menor que 5 milhões de espermatozóides móveis por ml) existe chances de gravidez, mas é mais difícil acontecer.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  33. Emily disse:

    Boa noite!
    Dr Fabio,
    Gostaria de saber as contra indicações pra as seguintes remedios:
    gonal300,cetrotide,ovidrel e menopur 75, pois tenho alguns pequenos miomas podem se desenvolver através desta medicação.
    preciso me certificar, pois hoje eles tem 2cm, e eu confesso que estou um pouco duvidosa.
    atenciosamente,
    Emily

  34. Juliana disse:

    Olá Dr Fábio
    estou fazendo um ciclo de estimulação ovariana com femara 2,5mg, do segundo dia do ciclo até o quinto.
    fui resistente ao clomid até150mg, minha duvida é se o femara tem melhor resultado e se não teria mais chance se ele fosse associado com as medicações injetaveis? Meuproblema e sop.
    beijão e obrigada.

  35. fabioeugenio disse:

    Oi Emily,

    Estas medicações são utilizadas por poucos dias (cerca de 10) e não vão influenciar no tamanho do mioma.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  36. fabioeugenio disse:

    Juliana,

    O primeiro passo é tentar o Femara por ser mais simples. Se não funcionar, associam-se as medicações injetáveis.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  37. cintya disse:

    dr tenho 29 anos porém meu marido é para plegico e por isso teremos que fazer uma fiv. pelo fato de eu não ter problemas aumentam minhas chances de engravidar?

  38. fabioeugenio disse:

    Oi Cintya,

    Suas chances aumentam, e são excelentes também por você ter idade ótima.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  39. Ana disse:

    Oi, doutor, deixei de tomar ac em janeiro/2012 e no inicio de marco ja estava gravida. Porem, qdo ja estava de nove semanas, sofrimum aborto retido pois meu embriao nao se desenvolveu. Tenho uma filha de 16?anos e 37 anos. Acho q nao terei problmas em engravidar novamente, mas existe um estímulo para ficar gravia de gemeos por conta da idade. È possīvel?

  40. fabioeugenio disse:

    Olá Ana,

    Acredito também que você não terá dificuldade de engravidar. E não é uma boa ideia fazer um tratamento apenas para aumentar a possibilidade de gêmeos, pois também podem vir trigêmeos (!!) ou mais.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  41. aline disse:

    bom dia Dr fabio,
    Meu esposo tem baixa quantidade de espermatozides, e eu segundo os exames nao apresento problema nenhum, gostaria de saber se poderia fazer uma induçao para aumentar as chances de gravidez produzindo mais de um ovulo, visto que a motilidade dele é boa, o que o Senhor acha?
    Aline

  42. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Depende de sua idade, e do tempo de subfertilidade. Porém, se o problema é um fator masculino, dificilmente a indução simples vai aumentar suas chances de gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  43. Eliane disse:

    Olá, dr. Fábio Eugênio,
    tenho 28 anos, sou cada a quatro anos meu esposo tem 34 anos, e moro na cidade de Crateús, consegui engravidar em agosto de 2011 após fazer uma histerossalpigografia, fiquei muito feliz mais tive um susto e um pequeno deslocamento estava com 11 semanas, meu bb morreu fiz curetagem. Desde então passado 10 meses não consegui engravidar, já fiz uso de indutor e nada mais tenho tido foliculos maravilhosos. Se você poder me ajudar ficarei muito grata pois quero ir aí em fortaleza pra esclarecer mais minhas duvidas e consegui meu tão sonhado filho.

  44. fabioeugenio disse:

    Oi Eliane,

    Terei a maior satisfação em atendê-la.

    Nosso telefone em Fortaleza é 4012.6361 ou 4012.6360

    Abraços,

  45. Eu tenho 20 anos e sou casada a 1 ano! Fazem 10 meses que parei com o ac fui na minha médica e ela me receitou indux já estou no terceiro mês de tratamento de 150 mg por dia! Será que tenho chances de engravidar? Meu marido fez uma cirurgia quando era criança nos testiculos será que é por causa dele que não consigo engravidar? Bjus fico esperando sua resposta!

  46. fabioeugenio disse:

    Olá Angélica,

    É fundamental fazer os exames de avaliação reprodutiva, seus e de seu marido. Assim podemos determinar a causa da subfertilidade.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  47. Boa tarde Dr. Eugênio meu nome e Priscila Feitoza tenho 25 anos já tento engravidar ha 1 ano e meio e não consegui, meu marido tem 43 anos e sonhamos muito com a maternidade. Ele já tomou medicação para aumentar os espermas eu tomei apenas acido fólico e nada, aparentemente em todos os exames que fiz esta tudo normal tenho apenas um cisto no ovário esquerdo que somente com a repetição de um novo exame vou confirmar. Tenho vontade de ser mãe de gêmeos mais em algumas entrevistas que vi sua e do Dr. Evangelista não e recomendado. No meu caso qual seria o tratamento indicado e quanto seria mais ou menos esse tratamento. Aguardo ansiosamente a resposta.

  48. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    Se os exames estão normais tanto se pode fazer a inseminação como a fertilização in-vitro.

    Os tratamentos aumentam a possibilidade de gêmeos, mas ainda assim a maioria das gravidezes são únicas.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  49. OBRIGADA!!!Dr. Fabio Eugênio vou marcar uma consulta assim que me liberar da faculdade!!!Me aguarde…

  50. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    Te aguardo!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  51. PATRICIA disse:

    OI DOUTOR TENHO 34 ANOS ,DESCOBRI QUE TENHO PROBLEMAS COM 30 ANOS .TENHO PROBLEMAS COM OVULAÇAO JA FIZ TRATAMENTO 2 MES COM CLOMID MAIS NAO DEU CERTO. SERA QUI DA PARA EU FAZER DI NOVO O TRATAMENTO COM A MEDICAÇAO MAIS SEM INTRODUÇAO IN VITRO… BJS

  52. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Em geral podemos fazer até 6 ciclos de estimulação com o Clomid antes de partir para novos passos de tratamento.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  53. estela silva disse:

    BOA NOITE DR FABIO

    sou estela de recife bem estou encaminhando esse imail para que se possivel o sr possa tira ulgumas duvidas minhas.
    faco tratamento com dr altina castelo branco da clinica narce.
    vou lhe contar o pouco da minha historia meu marido tem 33 anos com ele td ok eu tenho 23 anos tive meu 1 filho aos 17 anos sem nehum
    problema td comecou quando parei os comprimidos para engravida essa tenhe sido uma dura batalha.
    tive que fazer uma hesterossalpingografia depois fiz uma videolaparoscopia com as tropas td ok estava com algumas aderencias e nao tenho endrometiose bem a medica resolvel fazer inducao com indux fiz 4 inducao so a primeira que tive um foliculo dominante as outras os meus foliculos que por mes sao em media 23 a 30 foliculos nao crescer e nem amadurecem ou seja nao respodem a inducao tenho ovarios policist. o que deve fazer algum exame toma uma outra medicacao pelo fato de ter muitos foliculos mas nao crescer me ajude por favor.um abraco

  54. fabioeugenio disse:

    Oi Estela,

    Se os ovários não responderam ao Clomifeno (Indux) pode-se tentar indução com gonadotrofinas (injetáveis).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  55. ivanete disse:

    eu precisava saber se depois de fazer laqueadura nao amarrada se tem alguma coisa pra poder engravidar casei denovo e queria ter mais um filho pur favor me respondam

  56. fabioeugenio disse:

    Oi Ivanete,

    As opções seriam reversão da laqueadura, ou fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  57. Tatiana disse:

    Olá Dr. Fábio.
    Fiz inseminação e não deu certo. Injetei a gonal 75. Mas ovulei 2 óvulos com 14 mm, nem o médico esperava que eu ovulasse assim. Pegou todos de surpresa. Já que ele disse que eu ovularia com 18mm a 20 mm. Gostaria de saber se o uso de gonal 75, primogyna e ultragestan ajudam para eu conseguir engravidar naturalmente depois por alguns meses? Tomei estes 3 remédios para fazer minha inseminaçào. Este tratamento ajuda agora para eu engravidar naturalmente? Tenho ovários policísticos e meu marido tem mais ou menos uns 58 milhões de esperma movéis. Tenho 31 anos de idade. Como na ensiminação o medico previu que iria ovular na quarta, acabei ovulando na segunda de manhã, mas tive relações sexuais com meu marido no domingo um dia antes da ensiminação, porque ele disse que era bom para renovar os espermas para quarta-feira que seria o dia previsto por ele o procedimento. Sera que isto prejudicou a fertilizaçào do esperma em um dos 2 óvulos? Obrigada!

  58. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiana,

    Para prevenir a ovulação precoce na inseminação é preciso monitorizar mais frequentemente os ovários, e, se necessário, usar o antagonista de GnRH para evitar a liberação dos óvulos antes da inseminação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  59. Óla doutor Fabio.
    Tenho 37 anos nao tenho filhos tou tentando engravidar a 2 anos fiz todos os exames e esta todo bem comigo o espermograma do meu marido e que esta um pouco alterado .A minha genecologista encaminhou-o para um urologista e nao disse mais nada sera que nao vou poder ter filhos

  60. Dr. Fábio, bom dia!
    Ontém, 02/03 fiz uma inseminação intra uterina…correu tudo bem, não tive nenhuma dor, apenas um desconforto no momento do procedimento…amanhã 03/03, irei começar como o utrogestan. Porém hoje qdo me levantei para trabalhar, observei uma perda tipo o primeiro dia de menstruação e uma discreta cólica…seria isso normal??? obrigada!

  61. Dr. Fábio, desculpe…corrigindo a data do procedimento da inseminação…realizei na sexta, dia 01/03/2013.

  62. Ana disse:

    Oi Dr.,fui fazer um exame anual de rotina, fiz um exame e descobri que tenho um cisto no ovário esquerdo, estou muito apreensiva.
    Gostaria de saber o telefone da clinica onde atende em Fortaleza, pois liguei pra 4012-6363 e não atenderam? gostaria se possível agendar uma consulta, foi o Dr. Leocácio Barroso que indicou o senhor.
    Obrigada! aguardo um retorno

  63. fabioeugenio disse:

    Oi Elisabete,

    Fica tranquila pois os tratamentos de reprodução assistida são muito efetivos.

    A depender da alteração do espermograma decide-se o melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  64. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Pequenas manchas sanguíneas, e cólicas, podem ocorrer neste período.

    Boa sorte no exame de gravidez !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  65. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Fica tranquila pois cisto de ovário é uma alteração que pode ser tratada.

    Nosso telefone em Fortaleza é (85) 4012.6361

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  66. bruna disse:

    ola tenho 23 anos e fiz laqueadura e tenho tres filhos e estou em outro casamento quero ter um filho tenho chances de engravidar quais metodos .me ajude estou desesperada.

  67. fabioeugenio disse:

    Oi Bruna,

    Você pode engravidar novamente pela reversão da laqueadura, ou pela fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  68. Fatima disse:

    Oi Dr Fábio,

    Tenho 39 anos e estou fazendo a 5 meses a indução de ovulação, nos 3 primeiros meses fiz uso de 2 comprimidos de serofene durante 5 dias, a resposta foi boa de 2 a 3 óvulos por ciclo. A partir do 4 mês fiz uso do menopur, da primeira vez utilizei 6 ampolas de 75 mg e respondi com dois óvulos bons e da segunda usei nove ampolas e apenas um óvulo. Fiz apenas 2 ultra-som com meu GO para programar a relação, não e pouco? Em todas as vezes não tive relação antes da data indicada pelo médico que eu estaria ovulando, então se ovulei antes do programado pode não ter sido adequada a quantidade de ultrassom, o que o Sr. acha? Outra coisa, a inseminação artificial e mais eficaz que o coito programado? Parabéns pelo blog é excelente.
    Muito obrigada pela ajuda.

  69. fabioeugenio disse:

    Oi Fátima,

    A frequência de monitorização com ultrassom depende da complexidade do tratamento. Em minha experiência faço cerca de 3 a 4 por ciclo de baixa complexidade.

    E sem dúvida a inseminação oferece chances melhores do que o coito programado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  70. Ereni disse:

    Doa noite Dr. Fabio.

    Tenho 36 anos e meu marido 42, somos casados a mais de 10 anos e nunca engravidei, embora nunca tenha evitado. Fizemos exames iniciais e no espermograma foi constatado que 75% dos espermas sao imoveis, sendo somente 4% moveis e normais. Ainda retornaremos a sua clinica em Teresina, mas gostaria de saber, se a inseminaçao intra-uterina poderia resolver nosso problema?
    Att,

    Ereni

  71. fabioeugenio disse:

    Oi Ereni,

    Neste caso, levando em conta a alteração do espermograma, e o tempo de subfertilidade, a melhor opção é a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  72. Kris2014 disse:

    Olá Dr Fabio, gostaria de saber, eu tive 2 ectópicas, na primeira minha trompa direita foi retirada, na 2 ela esta bem k é a esquerda, fiz a histeros e passou contraste na esquerda, fiz uma vídeo no final de 2013; e agora dia 06/02 mst, tomei indux como deveria fiz duas eco na ultima os folículos estavam com 22, 20, 19cm. tomei a ovidrel… vou fazer mais uma eco de controle no sábado agora pra saber se ovulei…
    Gostaria de saber seu ponto de vista?
    Obrigada

  73. fabioeugenio disse:

    Oi Kris,

    Se a trompa está pérvia, você pode tentar alguns ciclos de indução.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  74. deborah disse:

    Boa tarde Doutor.
    Tive hiperestimulo, após tomar clomid 50mg 5 dias. Romperam 5 foliculos dominantes, corro algum risco?? Os foliculos estavam muito grandes 2,7 2,8 2,9 3,1 e 3,1
    O que acha??

  75. fabioeugenio disse:

    Oi Deborah,

    O risco principal neste caso é gravidez múltipla !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  76. sheila disse:

    olá tenho 35 anos e meu marido fez vasectomia há 6 anos gostaria de saber qual o metodo para termos outro filho, e valores e qual os procedimentos obrigado sheila

  77. fabioeugenio disse:

    Oi Sheila,

    As opções seriam a reversão da vasectomia (avaliar possibilidade com o urologista), ou a fertilização in-vitro (FIV) com PESA (captação de espermatozoides do testículo).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  78. Elisangela disse:

    Oi Dr. Fábio,

    Sou casada a 2 anos e não usamos nenhum método contraceptivo
    Meu marido tem 47 anos e eu 34 anos. Ele fez espermograma e deu alteração, tem quantidade porém 70% mortos, ele tem histórico de alteração hormonal. Aparentemente, comigo está tudo normal.
    Gostaria de saber se há condições de engravidarmos , o que fazer para investigarmos o caso dele. Não tenho noção a quem procurar , nem mesmo urologista .

    Obrigada!

  79. fabioeugenio disse:

    Oi Elisângela,

    Há condições de gravidez sim.Consulte um especialista em reprodução para avaliação e definição do melhor tratamento.

    Nosso telefone (85) 4012.6361 ou 4012.6360

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  80. Roberta disse:

    Olá, Doutor Fabio..

    bem hoje eu tenho 32 anos mais aos 13 anos tive problema de cisto do ovário onde foi retirado o avario direito e um pedaço do esquerdo, desde de então não mestrou a não ser que eu tome alguns remédios de homônimos. pois bem hj sou casada a 3 anos nunca mais mestrou a ultima ginecologista que eu fui disse que meu útero é bem limpinho só que é pequeno e agora queria muito engravidar será que tenho chances? queria saber que tratamento devo fazer ja que a medica me falou em fertilização com um ovulo doado

  81. Camila disse:

    Boa tarde, dr. Eugênio. Tenho 28 anos e parei de tomar anticoncepcional há um ano e neste período tive praticamente dois ciclos normais, os restantes foram anovulatórios. Fiz todos os exames indicados pela minha médica, inclusive a histerossalpingografia, e estavam normais. Tenho SOP e tomei anticoncepcionais desde a adolescência por este motivo. Meu marido também fez o espermograma e o resultado foi excelente. Comecei a fazer o tratamento com Indux (150mg) neste mês. Estou no 18º dia do ciclo e hoje (26/06) fiz minha terceira ultrassonografia para acompanhar a ovulação, mas o único folículo que desenvolveu está com 16mm desde segunda-feira (23/06), quando foi a segunda ultra, não evoluiu. Isso é normal por ser o primeiro ciclo de Indux, mesmo a dose sendo alta? Vou fazer a próxima ultra na segunda-feira. Ainda há chances de esse folículo evoluir? A médica havia comentado que talvez eu precisasse tomar a metformina também, mas ainda não indicou. Onde ela entra nesse processo? Desculpe tantas perguntas, mas como percebi que o sr. é muito atencioso ao responder e tem muita experiência, de repente pode esclarecer as minhas dúvidas, pois este processo de tentar engravidar é muito desgastante e me deixa muito insegura. Obrigada!

  82. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    Se você tem falência ovariana, a melhor opção é realmente a FIV com óvulo doado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  83. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    O processo de indução de ovulação é por vezes laborioso pois é necessário ir tateando a melhor dose e esquema. Você está fazendo o certo: realizando a indução com acompanhamento de um especialista.
    Se for necessário incluir alguma medicação, a monitorização vai definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  84. Mielina disse:

    Dr. Fábio.

    Fiz minha 1ª IA com resultado negativo agora em julo. Meu marido tem kruger em 4%. E eu tinha prolactina alta (agora está controlada com Dostinex), mas minha progesterona, depois que iniciei o tratamento com Dostinex em nov/13 de lá para cá caiu, e meus ciclos encurtaram. Antes meu problema era a prolactina, agora é a progesterona, qual é a relação entre esses dois hormônios, pq não consigo ovular a não ser com indução? Eu deveria partir direto para uma FIV? Estou na luta há 4 anos.

    Abç

  85. Nathalia disse:

    Olá meu nome é Nathalia tenho 18 anos, e há dois anos estou tentando engravidar e não obtenho sucessos.
    Já fiz varios exames, dentre eles a terrivel histerossalpingografia.
    Todos indicam que esta tudo certo, mas ja fiz indução da ovulação…..e mesmo assim não deu certo.
    Gostaria de uma luz, uma opinião diferente pois não aguento mais esta aflição.

  86. fabioeugenio disse:

    Oi Mielina,

    Se já se passaram 4 anos de tratamentos mais simples, a melhor opção é realmente a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  87. Monique disse:

    Dr infertilidade por fator menor trompas fixas sem mobilidade mas com passagem a médica recomendou inseminação intra uterina , a dúvida e se as trompas são fixas como iram captar o óvulo ? Tenho chances ?

  88. fabioeugenio disse:

    Oi Nathalia,

    Você tem idade excelente. Pode fazer 4 a 6 ciclos de indução antes de passar aos próximos tratamentos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  89. fabioeugenio disse:

    Oi Monique,

    Pode haver gravidez sim com a inseminação. Mas quando há fator tubário, o método mais eficiente é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  90. Carla disse:

    Olá Doutor!
    Tenho ovários policisticos e faço tratamento com anticoncepcional (Diane 35) há 2 anos. Fiz um transvaginal há 2 meses e minha médica disse que estava quase sumindo. Tenho uma vontade enorme de ter filhos. Tenho 26 anos e me sinto na idade certa para isso. Gostaria de saber se posso me submeter a indução a ovulação?

  91. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Após parar a pílula suas ovulações devem voltar regularmente. Caso contrário é que se usa a indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  92. Aline Brasileira valentim disse:

    Boa tarde, Dr. Fabio me chamo aline tenho 34 anos e tive duas gravidez ectopica a ultima em julho de 2014 foram retidadas as minhas duas trompas posso fazer Inseminação artificial sem as trompas, por favor o que devo fazer estou desesperada tenho um grande sonho de ser mãe estou pra enlouquecer me ajude em nome de jesus.

  93. Noelle disse:

    Dr. gostaria de saber qual a taxa mínima de espermatozoides para fazer a Inseminação Intra Uterina. Tenho 32 anos e sou fértil, mas meu marido tem uma contagem de 6 milhões, porém muito saudáveis.
    Obrigada

  94. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Você tem excelentes chances de gravidez através da fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  95. RenataVieira disse:

    Bom dia! Tenho 38 anos, farei 39 em outubro/14.
    Fiz a 1ª tentativa de FIV em junho/13 foram retirados 14 folículos não tendo oócitos maduros, mas conseguimos 3 folículos que viraram blastocistos e foram implantados apenas 2 de excelente qualidade (um deles estava ruim no dia da implatação). Nesta tentativa houve implantação, mas com 5 semanas parou de se desenvolver.
    A 2ª tentativa ocorreu em março/14 e tivemos foram retirados 17 folículos tendo 7 oócitos maduros e apenas 4 de boa boa qualidade (3 excelentes e 1 bom). Optou-se por implantar os 3 no 2º dia (ainda não eram blastocistos) e o 4º não virou blastocisto, por isso não foi congelado. O resultado foi negativo.
    Todos os exames hormonais encontram-se normais sendo inclusive descartada a trombofilia.
    A hipótese é que o excesso de peso esteja atrapalhando, pois tenho 1,58m e peso 77 kg e que haja problemas na fase de maturação dos óvulos.
    Minha pergunta é, além da perda de peso o que mais pode ser feito para melhor a questão do amadurecimento dos óvulos, tendo em vista que todos os exames encontram-se dentro da normalidade?
    Há algum exame específico que possa comprovar a disfunção no amadurecimento dos óvulos? Há tratamento?
    Minha preocupação é que farei 39 anos e receio que as chances de engravidar ou mesmo de ter material genético de boa qualidade de modo a gerar uma criança saudável. Poderia me esclarecer tais dúvidas?
    Desde já agradeço.

  96. suzana disse:

    ola Dr, tenho 33 anos uma filha de 17, sempre me cuidei p não engravidar mais agora estou mudando de idéia quero outro bebe,só que tenho o utero reto invertido isso pode me impedir de engravidar novamente?

  97. fabioeugenio disse:

    Oi Noelle,

    O ideal é acima de 5 milhões de espermatozoides móveis por ml de sêmen.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  98. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Além da perda de peso, em alguns casos o uso do GH (hormônio do crescimento) também pode ajudar na melhor qualidade dos óvulos e embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  99. fabioeugenio disse:

    Oi Suzana,

    Útero retrovertido não atrapalha em nada para gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  100. Diclea disse:

    Olá Dr, tenho 31 anos e dois filhos após o segundo filho fiz a laqueadura, mais em agosto de 2013 fiz a recanalização e esse mes tive uma gravides tubaria e precisei tirar a trompa direita. depois da cirurgia o medico disse q eu só tenho a trompa esquerda e que não esta boa e que tambem o avario direito tambem não estar ou seja só tenho ovario e trampa esquerda. Agora decidi vou fazer inseminação mais posso fazer? e qual a que posso ter mais sucesso?

  101. fabioeugenio disse:

    Oi Diclea,

    As chances maiores são, sem dúvidas, com a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  102. Susana do carmo disse:

    Dr.Perdir um bebe com 03 meses de gestação, ai começei a perceber que nao estava ovulando, ai estou fazendo um rasteamento de ovulação no 11º dia os folicos estao com tamanho 18, ai a medica falou que estava bom e que eu poderia ovular a qualquer momento. no 14º quando fui fazer a ultração deu que nao ovulei, e que o meu ovulo, morre ai ai vira um cisto. O que faço ja estou com 36 anos, TENHO CHANGES DE ENGRAVIDAR COM A INDUÇÃO ORAL?

  103. fabioeugenio disse:

    Oi Susana,

    Você pode sim engravidar com indução oral, se todos os outros fatores reprodutivos estão normais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  104. Roberta disse:

    Boa noite DR FAbio….fiz uma inseminacao no dia 15 de outubro vou fazer meu exame beta no dia 30 de outubro ‘ senti coliacas quase todos os dias, tinha que mentruar no dia 26/10 e nada….estou viajando mas anciosa 3 dias de atraso po sso me considerar gravida.

  105. Eva Antunes disse:

    Caro Dr.

    Tenho 37 anos, já tive dois filhos espontaneamente há 6 anos e 3 anos e estou há um ano e meio a tentar engravidar. Vou fazer uma inseminação artificial amanhã e estive a falar gonal e já fiz pregnyl ontem a noite. A minha duvida é: acho que estou a ovular hoje. Posso ter relações com o meu marido hoje mesmo tendo a IA marcada para amanha? O médico não proibiu apesar dos espermatozoides poderem ficar mais fracos! Muito Obrigada e adoro o seu blogue.

  106. Oi Dr . Fábio meu caso é q tenho 24 anos já tirei o ovário esquerdo
    por conta de um sisto e agora estou com outro no ovário direito
    com aproximadamente 4cm.
    E quero engravidar o que fazer?

  107. Gabriela disse:

    Dr. Fábio, boa Noite!!

    Tenho 28 anos e estou tentando engravidar há 1 ano, fiz ultra-sono que deu Ovários Micro Policisticos e a Histrossalpingografia e esta normal, os exames de hormônios FSH 8.2, LH 16.57, Prolactina 8.58 e Estradiol 58..
    já realizei 3 ciclos com Clomid de 100mg ao dia no entanto não fizeram resultado não tive nenhum folico, estou ficando desesperada, Gostaria de saber a sua opinião..
    obrigada..

  108. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    Tem que confirmar com o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  109. fabioeugenio disse:

    Oi Eva,

    Melhor guardar abstinência de 48 h para a inseminação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  110. fabioeugenio disse:

    Oi Ketheirin,

    Deve-se tratar este cisto de maneira conservadora – preservando seu ovário. Consulte um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  111. fabioeugenio disse:

    Oi Gabriela,

    Se não está ovulando deve-se mudar a dose ou o tipo de indutor de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  112. kerlem disse:

    Ola
    Tenho 20 anos e o medico constatou ovarios policisticos, to no 2°ciclo de tratamento menstruei dia 1° tomei o serofhene do 3° ao 8° dia 3 comprimidos ao dia… do 10° ao 25° dia to tomAndo o primogyna depois de tomar se nao vim a mestruaçao e Porq e gravidez….. minha Duvida e e demora muito pra engravidar ??? E pra Que Serve o primogyna???

  113. Fernanda disse:

    Oi Dr. Fábio, boa tarde

    A médica prescreveu Puregon 300 UI
    para eu tomar por 4 dias 100 UI, quantas caixa eu terei que comprar? uma só resolve?

  114. fabioeugenio disse:

    Oi Kerlem,

    A chance por ciclo ovulatório é em torno de 20 a 25%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  115. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Depende do tratamento que está sendo realizado, e da resposta do seu ovário.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  116. Fernanda disse:

    Dr. Fábio, Bom dia!

    Meu tratamento é o coito programado (indução da ovulação), fiz o tratamento com o Clomid, porém meus ovários não responderam a medicação, a médica então resolveu continuar o tratamento com o Puregon 300 UI, administrar 100 UI por 4 dias.
    Neste caso uma caixa do Puregon 300 UI da para este ciclo?

    Grata!!

  117. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Depende exatamente da sua resposta ovariana, mas em geral precisa de mais de uma caixa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  118. Ana disse:

    Ola Doutor Fabio,
    qual o exame para avaliar a reserva de ovulos que a mulher tem?ou contagem de foliculos?
    quando o foliculo eh collhido e esta vazio, significa que a mulher não tem mais ovulos?
    Agradeco desde ja.

  119. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Utilizamos dosagem de FSH e AMH, e contagem de folículos por ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  120. Melissa disse:

    Ola, tenho 37 anos, meu anti mulleriano é 0,4, os outros hormonios estão normais. Na ultima ultrassom evidenciou no total 5 foliculos antrais? Sera que tenho chances. Qual seria a melhor técnica. Será que tenho bons resultados com inseminação mais indudores para ovular?

  121. fabioeugenio disse:

    Oi Melissa,

    As chances com inseminação são entre 15 e 20%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  122. raquel disse:

    estou com a prolactina alta e janeiro vou fazer fiv tem algum problema

  123. Helena disse:

    Boa noite Dr Fabio!
    tenho 43 anos.
    Fiz uma inseminacao artificial, e duas fiv. sendo a ultima com embrioes misturados, um embriao com meu ovulo e dois com ovulos da doadora. Mas novamente nao deu certo. Estou pensando em fazer uma ultima tentativa e desta vez so com ovulos doados pois ja desisti dos meus ovulos e tbm por medo do meu filho(a) ter sindrome etc… Na ultima tivemos que pegar dinheiro emprestado no banco pra pagar a fiv que ficou em 15.000 que foi o mes passado. Agora vamos pegar de novo. Queria saber se o senhor acredita e quais sao as possibilidades de dar certo pois a clinica nao tem o aparelho( video) para se certificar se os embrioes ficaram no utero ou nao. estou insegura e com medo de estar so fazendo dividas sem nunca realizar meu grande sonho de ser mae.

  124. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Não há problema, e se necessário pode tomar medicação para baixar a prolactina.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  125. fabioeugenio disse:

    Oi Helena,

    Existem possibilidades sim, principalmente com óvulos doados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  126. Nadma disse:

    Olá! Fiz minha inseminaçao quarta dia 17/12/2014 estou ansiosa pra fazer o hcg com 14 dias… O único sintoma que estou sentindo sao cólicas leve cólicas, as vezes sinto umas pontadinhas de leve… Nao sinto dores nos peitos, somente pontadas tbm… Tive 2 foliculos bem evoluídos e o esperma do meu esposo deu um quantitativo de 480 milhões e recuperados com motilidade total foram 80 milhões… Posso ter esperança de que pode ter dado certo? Agradeço muito pelos esclarecimentos! Abraços!! Nadma

  127. fabioeugenio disse:

    Oi Nadma,

    A evolução foi boa, com dois folículos maduros e sêmen adequado. Portanto as chances são boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  128. Paula disse:

    Oi Dr.
    Fiz uma inseminação. Eu tinha 3 foliculos, mas apenas 2 ovularam. Fiquei com 1 cisto. E agora? Pode interferir no resultado da inseminação? Vou fazer o beta semana que vem (faz 1 semana q fiz a inseminação). E para os próximos meses? Eu queria ir direto para a FIV, mas precisa regredir este cisto ne?
    Att

  129. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Fique tranquila pois este cisto não atrapalha.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  130. Joana disse:

    Boa noite Doutor..tenho 38 anos e nunca engravidei. Tomei anticoncepcional por 9 anos. Em 2011 tentei engravidar sem sucesso.
    em maio de 2012 fiz uma indução com clomid e minha menstruação atrasou 60 dias. Em 2013 fiz novamente com clomid e novamente minha.menstruação atrasou 60 dias e após sua vinda tive alterações hormonais significantes q só normalizaram após a ingestao de menop. Fui orientada a procurar uma clinica de fertilizacao.
    Meu marido foi diagnosticado com oligoespermia e minha trompa direita estava obstruída com cisto e tive q retira-la em agosto do ano passado. Em setembro quando retornei a clinica de fertilizacao haviam dois foliculos ( um em casa ovário) o medico me deu letrozol por cinco dias e no dia q ele me pediu pra retornar os foliculos haviam liberado os ovulos.
    No mes de outubro iniciei um protocolo pra valer:
    No 16 dia do ciclo iniciei com gonapeptil, qdo veio meu ciclo comecei no 3 dia puregon 300ui e tb gonapeptyl. No 6 dia ele interrompeu td por achar q os foliculos não estavam bons, entao, me pediu queTomasse por 40 dias primolute nor. Retornei em novembro para um novo protocolo mas meus hormonios alteraram como se eu estivesse na menopausa. Fui diagnosticada como má respondedora e consultei um outro médico q disse q minha reserva ovariana era baixa. Doutor, ainda tenho cjance de engravidar?
    O indutores q estou usando podem estar provocando essa FOP?
    Com a má resposta do clomid e o atraso menstrua q causou em mim desde 2012 ja nao dava pra saber q eu era má respondedora?
    Agradeço desde já, mas é muito triste vc fazer um esforço pra pagar um tratamento tão caro e que nao fui avaliada com cuidado antes de comecarmos..
    Doutor, me ajude..

  131. Joana disse:

    Doutor, esqueci de uma observação: quando não uso idutor ovulo normal e quando utilizo essas bombas minha.menstruação desregula e meus horminios ficam.loucos. tenho insônia, quentura no corpo e irritação. Nunca havia sentido isso, só ocorreu apos a injestao desses medicamentos…e me informaram na clinica que tenho que ter no kinimo 6 ovulos para fertilizar. Vi aqui q sao de 2 a 4. É isso?

  132. fabioeugenio disse:

    Oi Joana,

    Não há uma quantidade mínima de óvulos. No caso de baixa reserva ovariana haverá poucos óvulos maduros, mas ainda assim pode haver formação de embriões e gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  133. Kelli disse:

    Doutor fiz inseminação no dia 2/2015, mais só um folículo chegou no tamanho de 18mm, quais são as minhas chano.

  134. fabioeugenio disse:

    Oi Kelli,

    O ideal é mais de um folículo (2 a 4), mas existem chances sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  135. kelly disse:

    Eu queria muito engravida mas por o motivo de eu ter o ovario policisco dificulta mas eu queria saber qual e a melhor maneira para mim engravida mas rapido me chamo kelly tenho 26 e nao tenho filho

  136. fabioeugenio disse:

    Oi Kelly,

    Pode ser a indução de ovulação. Mas são necessários exames para definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  137. vanessa disse:

    BOA TARDE, A DOIS ANOS TENTANDO ENGRAVIDAR, FOMOS A UMA CLINICA DE FERTILIZAÇÃO, REALIZAMOS TODOS OS EXAMES E TODOS DERAM TUDO OK… ENTÃO OPTAMOS PELA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL…NO SEGUNDO DIA DA MENSTRUAÇÃO FIZ O ULTRASSOM E TINHA CERCA DE 8 FOLICULOS NA LADO DIREITO E SEIS NO LADO ESQUERDO, ENDOMETRIO COM 6,8 MM ….ESTOU TOMANDO CLOMIDE POR CINCO DIAS E MENOPUR 75 EM DIAS ALTERNADOS…TENHO REALMENTE CHANCER DE ENGRAVIDAR? OBRIGADO.

  138. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Existe sim chance em torno de 15 a 20% com a inseminação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  139. Lili disse:

    Olá Doutor, tenho 43 anos e engravidei muito rápido em 2012, mas perdi 2 vezes. Agora estou com dificuldades, por isso, iniciei Clomid hoje, e pelo transvaginal tinham 2 folículos de 10mm cada.
    Minha dúvida, é que meu exame hormónio anti-mulleriano deu reserva muito baixa 0,16, que é quase menopausa.
    Tenho chances de conseguir engravidar?
    obrigada

  140. fabioeugenio disse:

    Oi Lili,

    As chances são baixas , mas existem sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  141. Fernanda disse:

    Dr. Fábio, boa tarde!

    Meu nome é Fernanda, tenho 30 anos. Já estou no terceiro ciclo da indução da ovulação, estou fazendo o tratamento de coito programado. No primeiro ciclo a GO passou o clomid, onde não obtive resposta ovariana, no segundo ciclo foi prescrito o puregon 300UI , com a dose de 100ui/ dia e depois reduziu para 75ui/dia, e menopur 75UI também não obtive resposta, agora no terceiro ciclo foi prescrito puregon 300UI , doses de 150ui/dia do terceiro ao sétimo dia do ciclo menstrual, será que com essa dose terei alguma resposta ovariana?

  142. Amanda disse:

    Doutor, eu tive um problema nos meus ovarios e tive que fazer cirurgia pra retirar, é possível eu engravidar mesmo assim? Qual melhor método?

  143. Larissa disse:

    Olá Dr.
    Esou no 3°ciclo com Serophene, e fiz minha USG no 14° dia do ciclo.
    O médico disse que estou com 2 folículos. Não me falou a respeito de tamanho nem nada, mas falou que o medicamento funcionou.
    Mas com apenas 2 folículos já é o suficiente para eu ter chances de engravidar? Quais outros exames poderia solicitar ao meu médico.

    Obrigada

  144. Rodrigo Souza disse:

    Doutor, boa tarde!!

    Minha esposa já parou de tomar os remédios há um ano e temos relação pelo menos uma vez por semana e ela esta muito ansiosa será porque não consegue engravidar ja que eu fiz o exame espermograma alguns anos atras e deu tudo dentro dos parametros

  145. Lara disse:

    Boa noite Doutor!
    Estou no segundo ciclo com clomid, hj realizei US, 16 dia e to com 1 foliculo lado esquerdo com 3,1mm. Minha médica falou p fazer US noventa na quarta. A dúvida e: rede foliculo não ta mto grande não, será que ainda tenho chance de ovular com ele nesse tamanho?
    Obrigada, aguardo!

  146. viviane disse:

    oi doutor, tenho 40 anos e há 05 meses não menstruo, acho que estou na menopausa. Tenho lúpus, não tenho filhos, mas sou louca para ter. Tenho alguma chance de engravidar?

  147. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Como você não respondeu a doses mais baixas, a tentativa é exatamente aumentar a dose.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  148. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Se você perdeu os ovários, o tratamento é a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  149. fabioeugenio disse:

    Oi Larissa,

    Para inseminação intrauterina, 2 folículos maduros é uma boa média.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  150. Gisele disse:

    Dr. Fábio, boa tarde. Tenho ovários policísticos e tenho hiperinsulinemia diagnosticado em um ultimo exame. Tomo Euthirox 100 e Metiformina 750 (Glifage 750XR). Tomava anticoncepcional regularmente (aquele de 28 comprimidos – Qlaira) e parei tem uns 3 meses. Desde então não menstruo de forma alguma. Tenho 33 anos e gostaria muito de engravidar. Não há nada de errado com o meu marido… faz espermograma uma vez ao ano… Gostaria de saber qual seria o melhor método para mim… se há alguma chance de eu engravidar, pois meu maior sonho hoje seria isso. Agradeço.

  151. fabioeugenio disse:

    Oi Rodrigo,

    É bom você atualizar o espermograma, e ela fazer os exames reprodutivos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  152. fabioeugenio disse:

    Oi Lara,

    Está pequeno. O folículo ovulatório tem acima de 18 a 20 mm.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  153. fabioeugenio disse:

    Oi Viviane,

    Primeiro é preciso fazer exames para determinar sua reserva ovariana, e estado hormonal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  154. fabioeugenio disse:

    Oi Gisele,

    Se suas trompas estão normais, a indução de ovulação pode ser usada como tratamento inicial.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  155. Leonardo disse:

    Olá Dr. Fábio,

    Minha esposa tem 42 anos e está com a reserva de óvulos baixa, impossibilitando até mesmo a fertilização em vitro. Gostaria de saber se temos outra possibilidades, se existe alguma forma de induzir a produção de óvulos?

    Queremos muito ter um filho!

    O Sr. pode nos ajudar?

  156. Rit disse:

    Estou com 42 anos e tenho um filho de 3 anos. Há cinco meses estou tentando engravidar e ainda sem sucesso. Na cesárea do meu filho, foi identificado que tenho endometriose, mas não apresento os sintomas (dores) da endometriose, recentemente em uma ecografia foi identificado um endometrioma no ovário esquerdo, e áreas de adenomiose no útero. A minha ginecologista acredita que ainda não consegui engravidar devido a minha idade, e não a problemas relacionados a endometriose, já que isso não impediu que eu tivesse uma gestação. Tenho uma boa reserva ovariana, fiz acompanhamento de ovulação por 4 meses, e nesse período a ovulação aconteceu normalmente, inclusive com evolução do endométrio adequada. Descobri um problema em relação a produção de hormônios pela tireóide, mas já estou tomando medicação para regular os hormônios, e estes já estão na taxa considerada ideal para uma gestação). A ginecologista indicou a inseminação artificial para o meu caso, ela acredita que não tenho mais tempo para esperar. Porém, tenho medo de uma gestação gemelar acontecer. Devo realmente partir para uma inseminação artificial de imediato? É possível evitar uma gestação gemelar? É possível realizar a inseminação artificial sem forçar que ocorra a ovulação de mais de um óvulo? Grata pela atenção.

  157. Cristina disse:

    Parabéns pelo site, muito informativo, e também pelo cuidado em responder as dúvidas das suas leitoras. 😉
    Bom, estou com 44 anos, sem nunca ter tido filhos e, fora o fator já preocupante da idade, não tenho nenhum problema. Meu marido é 10 nos mais novo. Engravidei naturalmente há mais de 15 anos, mas a gravidez foi interrompida. Estou tentando engravidar há mais de 2 anos e engravidei no fim do ano passado naturalmente de novo, mas sofri aborto espontâneo.
    Agora, estou no segundo ciclo de indução da ovulação, mas o que me preocupa é que os óvulos não atingem esse diâmetro de 19, 20 mm do seu texto. Segundo o médico que me assiste, na ultra de hoje, o óvulo foi liberado ontem, mas a expectativa era que hoje, domingo, ele atingisse um diâmetro maior do que na última ultra feita na quinta-feira, que apontou apenas 13 mm. Ele recomendou coito hoje e amanhã. Caso não engravide, no próximo ciclo de indução, farei a inseminação intra-uterina. Caso falhe, FIV. O que pode avaliar no meu caso? Obrigada. Abs

  158. fabioeugenio disse:

    Oi Leonardo,

    Não existe medicação específica para induzir produção de óvulos. Se não houver como estimular a opção é a doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  159. fabioeugenio disse:

    Oi Rit,

    É possível fazer inseminação somente com 1 folículo estimulado (óvulo), mas as chances de sucesso são menores.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  160. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    De quinta até domingo pode haver crescimento adequado do folículo até atingir diâmetro de ovulação.

    Acho que você deveria partir direto para a FIV, para não perder tempo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  161. Dirce disse:

    Boa noite doutor eu tive relação sem camisinha no dia 2 de maio e minha menstruação veio dia 20 de maio eu posso estar gravida ?

  162. fabioeugenio disse:

    Oi Dirce,

    Se foi menstruação normal, não há gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  163. Ju disse:

    Ola dr. em 2006 engravidei do meu primeiro filho e quando completou 2 meses de gravidez tive uma trombose venosa, tive que tomar heparina ate o final da gravidez, tive meu menino e deu tudo certo, tenho vontade de ter mais um filho, mas na epoca meu medico sugeriu a laqueadura (corte) e fiz, gostaria de saber se hoje com 35anos poderia fazer uma inseminacao em vitro. Obrigado!

  164. fabioeugenio disse:

    Olá Ju,

    Pode sim, e suas chances com a FIV são ótimas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  165. Carla Rezende disse:

    Dr. a minha duvida e: se eu não tenho trompas só posso fazer a FIV a inseminação intra uterina não resolveria o meu problema já que os custos da IIU e mais em conta. pergunto porque quem precisa e minha irmã as condições dela financeira não e boa e sendo esse outro e mais em conta ai ela poderia realizar o tão sonhado sonho de ser mãe.

  166. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Se a mulher perdeu as trompas, somente pode engravidar com a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  167. suzi disse:

    Dr bom dia! Tenho 40 anos.to tentando engravidar no terceiro ciclo com coito programado e indução de ovulação com menupur e ovidrel. Js tenho um filho de 05 anos. Meus exames deram normais e do meu maridoespermograma com 2000000 por ml. Esse eo melhor procedimento? Sempre tenho ovulos com 18mm antes do ovidre. Ainda tenho chances?

  168. fabioeugenio disse:

    Oi Suzi,

    Espermograma com 2 milhões por ml é muito baixo para gravidez por indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  169. suzi disse:

    Dr fabio desculpa. Mas são 20 milhões.

  170. suzi disse:

    Dr fabio. To no terceiro ciclo com indução menupur e ovidrel. Aparecia 2 a 3 folículos. Porem agora apareceu somente 1 com 18 mm e endometrio 13.6. Amanhã 14 dia tomo ovidrel. Tenho chance somente com 01 foliculo?

  171. fabioeugenio disse:

    Oi Suzi,

    Há chances, mas menores. Para inseminação o ideal é de 2 a 4 folículos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  172. suzi disse:

    Dr fabio não e inseminação e sim coito programado. E quanto ao espermograma meu marido 20 milhoes. Esse e o melhor procedimento?

  173. fabioeugenio disse:

    Oi Suzi,

    Contagem de 20 milhões por ml é normal, e pode tentar coito programado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  174. Francisca disse:

    Dr. Fábio,

    É verdade que na indução da ovulução o medicamento Letrozol tem menores chances de gravidez múltiplas do que o Clomifeno? Por isso que ele é mais caro?
    E tomar Natifa para melhorar o endométrio pode atrasar a menstruação no mês seguinte?
    Parei a pílula ano passado, mas vinha me previnindo. Liberei faz dois meses. É cedo para começar a tomar medicação?

  175. Elaine Alves disse:

    Dr. Fábio Estou tentando engravidar à dois anos e descobrir que tenho as trompas bilaterais obstruída qual o procedimento que devo fazer para engravidar? Tirando esse problema eu e meu marido estamos em perfeita saúde.

  176. fabioeugenio disse:

    Oi Francisca,

    O Letrozol pode realmente recrutar menos folículos do que o Clomifeno, mas não é por esta razão que é mais caro.

    Se você só está tentando há 2 meses é muito cedo para qualquer tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  177. fabioeugenio disse:

    Oi Elaine,

    A melhor opção, com ótimas chances de sucesso, é a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  178. Aline disse:

    Olá DR. Tenho 30 anos e tenho ovário policístico estou fazendo tratamento para inseminação, já tomei 8 unidades de bravelle da última vez q fiz o exame Usg o médico falou q estou com 1ovulo lado esquerdo com 10 mm, tenho possibilidade de engravidar de primeira?

  179. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    A resposta está baixa para inseminação, mas se este folículo amadurecer há possibilidade sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  180. maria disse:

    Olá Doutor! Estou fazendo tratamento pra engravidar,pois meu Anti-Muleriano deu 0,5.Será que consigo engravidar???

  181. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    A reserva ovariana é baixa, mas existe chance de gravidez sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  182. Josélia disse:

    Olá,
    Drº Tenho 42 anos, e a 6 seis meses estou realizando exames e algumas tentativas para engravidar, desde maio eu uso o Primogyna 2mg para regular meu ciclo, hoje fazem 16 dias de atraso menstrual. Devo fazer o beta manhã.
    Pergunto, é possível eu engravidar aos 42 anos? o Primogyna realmente regula o ciclo.

    Grata

  183. fabioeugenio disse:

    Oi Josélia,

    É possível gravidez sim. Mas o Primogyna é utilizado para vários tratamentos hormonais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  184. Adriana disse:

    Doutor Fábio, tenho 36 anos e tive um aborto retido. Fiz o amiu para a retirada dos restos ovulares. No ultrassom onde foi constatado o aborto, o médico verificou que os menus ovários diminuíram de tamanho. Isso é normal? O ovario volta ao tamanho normal para que eu consiga engravidar novamente? Qual o melhor método para engravidar? Obrigada!

  185. Marilene disse:

    Olá Dr. Fabio, boa noite,
    Tenho 39 anos e meu marido 31, a 2 anos estamos tentando mais ainda não conseguimos, eu fiz exames de sangue, hormonais e histerossalpigografia, comigo está tudo normal, porém meu o espermograma dele deu alterado, nº de sptz/ml: 74,4
    Sptz volume total: 178,6
    Viabilidade 60min. após colheita: 46%
    Prova de penetração: 10,0 ml
    Motilidade: tipo:1 (pobre).
    Formas Normais: 93%
    Anormais: 7%
    Hemácias: Algumas
    Leocócitos: raros
    Filamento de Muco: Discreto
    Células espermáticas: raras

    Gostaria de saber se tenhos chances com a Inseminação Intra-uterina, pois não tenho condições financeiras de arcar com uma FIV.
    Desde já agradeço pela atenção.

  186. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Um quadro de abortamento, com ou sem AMIU, não altera em nada o volume ovariano.

    Para definir o melhor tratamento para engravidar são necessários exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  187. Larissa disse:

    Dr. Fábio, boa noite, tenho 35 anos e tenho um filho de 2 anos e meio. Programamos tentar o segundo filho mas minha menstruação começou a ficar desregulada há alguns meses. Fui fazer os exames e o médico suspeitou de ovário micro-policístico. Nos exames não deu resistência à insulina, mas meu LH (21,2) deu o dobro do meu FSH (12,83). No ultrassom ele viu 12 folículos num dos ovários e nada no outro. Aí ele pediu o anti-mulleriano e o resultado foi 0,05. Peguei o resultado ontem e hoje fui ao médico. Fiquei com muitas dúvidas. Entendi que estou entrando em menopausa precoce ou falencia ovariana (apesar dele não ter dito isso com todas as palavras). É isso mesmo, né? Ele indicou clomid (50 mg) e metmorfina (500mg) para estimular a ovulação e tentar por vias naturais. Perguntei se já não seria mais indicado a FIV, pois fiquei com dúvidas se a indução não poderia acelerar o processo de menopausa/falencia ovariana. Ele disse que o ideal era começar assim e pediu o espermograma com capacitação. Com o resultado do espermograma em mãos ele decidiria pela FIV, inseminação ou apenas a indução da ovulação. Estou bem desesperada, não vi em nenhum lugar valor de anti-mulleriano tão baixo assim. Este exame pode dar errado? Quanto tempo ainda tenho de “vida fértil”? Se eu induzir a ovulação, não corro o risco de perder os poucos óvulos que ainda tenho? Me ajude, por favor.
    Obrigada.

  188. fabioeugenio disse:

    Oi Marilene,

    Depende da motilidade diferencial, e da morfologia de Kruger (não estão colocados no exame). A concentração está boa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  189. fabioeugenio disse:

    Oi Larissa,

    Está muito estranho seu resultado, visto que foram encontrados 12 folículos no ultrassom.

    Primeiro passo seria repetir os exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  190. Andressa disse:

    Olá!!Preciso tirar uma duvida,quem puder por favor não hesite em responder
    como meu marido têm OligoAstenospermia.Foi indicado Inseminação intra uterina.Realizei dia 20/09/15,indicada para fazer o beta dia 02/10/15.Fiz o beta quantitativo dia 05/10/15.Resultado 0,3mUI/mL(muito negativo,sem chance).Normalmente meu ciclo é de 30 dias.Mas como acelerou minha ovulação.Já era pra mim ter menstruado.Só que até hoje nada.No dia 2/10/15 achei até que ia menstruar, senti cólicas e só saiu um pingo de sangue rosado, como a menstruação não desceu,pensei que poderia ser nidação.Vc acha que esse valor de 0,3 pode aumentar?
    Abaixo uma breve descrição:
    Tomei 2 comp. do clomid do 5° ao 9° dia, em seguida primogyna 1comp manhã e 1 à noite e continuo tomando.
    Glifage 750mg (1 manha e 1 noite)
    1 comp vitamina E depois do almoço
    Dtn-fol(ácido folico)
    clomid (5° ao 9° dia, 2 comp.à noite)
    no 9° e 10° dia apliquei menopur 150 a cada dia
    no 11° dias as 20hs injetei 150mg de Choriomon-M
    Inseminação no 13°dia.
    no 13° dia até hoje uso Evocanil 200mg (1 com aplicado na vagina à noite)
    Ainda vou marcar minha consulta.Mas se alguém puder me tirar essa dúvida agradeço.
    Duvida- Será que a primogyna(serve para engrossar o endomentrio) está causando o atraso menstrual?

  191. fabioeugenio disse:

    Oi Andressa,

    Em geral o Primogyna não altera a menstruação. Faça exames hormonais e ultrassom para definir o diagnóstico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  192. SUDARIA disse:

    BOA TARDE ,

  193. SUDARIA disse:

    Tenho 44 anos e estou tentando engravidar, mas como nessa idade as chances são quase que zero, então fiz o tratamento p/ FIv, onde somente 02 ovulos foram captados, porem no dia da transferencia fui informada que um dos ovulos não amadureceu e o outro apesar de ter sido fecundado não gerou embrião. Será que numa proxima indução tenho chances de conseguir mais ovulos, ou o certo seria partir p/ a ovodoação???? meu tratamento começou com 450ul pergoveris por 04 dias, depois foi reduzido p/ 300ul(Pergoveris) junto c/ 02 comprimidos de serophene50 e 2 comprimidos de letrozol 2,5m de 12 em 12 horas. Depois a medicação foi reduzida p/ 150ul(Pergoveris) junto c/ cetrotide e por ultimo a aplicação de ovidrel.

  194. katia Soraia disse:

    Olá bom dia!
    Sou portadora de síndrome de ovários polícisticos, estou na segunda tentativa de inseminação artificial, porém, estou tomando fostimom, 8 ampolas, o meu ovário não responde, só aparece um folículo, alguém sabe me informar se essa injeção é ideal?

  195. fabioeugenio disse:

    Oi Sudária,

    Pode-se tentar esquema diferente de medicação, mas a chance é baixa. A melhor opção é ovodoação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  196. fabioeugenio disse:

    Oi Kátia,

    Pode ser necessário esquema diferente de estimulação, pois o ideal é madurecer 2 a 4 óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  197. Yohana disse:

    Olá doutor, tenho 20 anos e estou tentando engravidar a 1 ano e meio, fui ao ginecologista, fiz todos os exames que ele pediu e o único que deu alteração foi a prolactina, em um deu 65 , refiz e no outro deu 46. Vou ter muita dificuldade para engravidar ? Não entendi muito o que o médico me falou

  198. Aline disse:

    Olá Dr. Fábio,
    Qual o valor em média do procedimento de inseminação artificial e qual a medicação comumente utilizada para a indução da ovulação? Os mesmo que para a FIV?

    Obrigada

  199. fabioeugenio disse:

    Oi Yohana,

    Se o problema for somente este, o tratamento é simples – com medicações para baixar a prolactina.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  200. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    O custo médio é de 3 mil reais + medicações. As doses são bem menores do que as utilizadas na FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  201. Bárbara disse:

    Olá Dr. Tenho 27 anos e meu marido 28, somos tentantes a mais de 4 anos ele tinha baixa quantidade e qualidade no espermograma, ai um especialista em andrologia receitou o induz pra ele e em 5 meses teve um boa melhora contando q tive uma gravidez no mês passado mais abortei com menos de 1 mês. Tenho tratamento de IA marcado para o mês q vem vc acha q esse aborto pode atrapalhar?

  202. fabioeugenio disse:

    Oi Bárbara,

    Não vai influir no resultado da inseminação !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  203. Vanessa disse:

    Boa tarde,
    Tenho 36 anos e após vários exames e tentativas, inclusive com coito programado sem sucesso para engravidar, fui diagnosticada com anovulação crônica, qual seria a indicação de melhor tratamento.
    Vanessa Detoni

  204. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Se os outros exames são normais, pode estar indicada a indução de ovulação.

    Converse com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  205. Regina Barbieri disse:

    Eu tenho 32 anos, e estou fazendo um ciclo com clomifeno+menopur, estou no 10 dia e meus ovulos estão pequenos ainda é normal, pode acontecer de não responderem com medicação, a alguma outra alternativa ou dosagem

  206. BOM DIA DR.!!!!
    MEU marido tem 43 anos, varicocele e astenospermia, fizemos inseminação depois da capacitação seminal deu pra recuperar 20milhões e espermatozoides Grau A 13%, Grau B 76% Grau B 11% e D 0% e eu tinha 2 foliculos do lado direito que é o lado que tenho trompa elevada o esquerdo é normal mas não produziu foliculo tenho 30 anos.Como eu só tinha 2 fóliculos e os dois eclodiram.Tem boa chance de eu conseguir engravidar com apenas 2 foliculo???

    outra duvida esse ao engravidei 3 vezes naturalmente só que perdi a primeira com 5 semanas(aspecto de gravidez anembrionaria) a segunda perdi com 4 semanas e a terceira tava com 3 semanas.Fiz varios exame histerossalpingografia exames hormonais e deu normal.Meu único problema é que to acima do peso, mas o doc. receitou metiformina 1500mg por dia.O Doc. disse que geralmente é alteração cromossomica, mas to preoucupa será que não sou EU o problema, pq eu engravidei mas não segurei.O que o senhor me aconselha????

    Desde já agradeço!!!!

  207. fabioeugenio disse:

    Oi Regina,

    Pode acontecer, mas neste caso pode-se tentar com medicações ou dosagens diferentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  208. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    Aconselho a fazer os exames completos para perdas gravídicas de repetição.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  209. Bárbara disse:

    Oi, tenho 27 anos e tudo normal nos meus exames, meu marido 28 com baixa quantidade e qualidade no espermograma, e foi indicado fazer uma IA comecei meu primeiro ciclo esse mês com menopur 75ui a médica mando tomar no 4°dia contando o dia q a mostra veio até o 8° 5 injeções, e flo pra fazer o primeiro rastreamento no 10° dia pro meu susto OV. direito sem nenhum folículo e no OV. Esquerdo um cisto medindo 4,4×4,3cm e depois de 6 dias repetir e ele estava com 4,1×3,6 cm a médica flo q acontece mais achei estranho pq eu msm nao tenho nada e ja tive um aborto espontâneo a 2 meses com 6 semanas, qria saber se é normal msm e sera

  210. fabioeugenio disse:

    Oi Bárbara,

    Deve ser um cisto funcional, que vai regredir, e logo após você poderá fazer a inseminação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  211. catarina disse:

    Bom dia Dr.
    Tenho 37 anos, ja fiz varias induçoes com dufine e coiyo programado com puregon. Com o dufine ate respondia mas com o puregon a ovulacao comecou a ser de ma qualidade. O meu FSH neste momento é 9 AM 0,8 e entre 8 a 12 foliculos antrais. Estou a fazer a minha 2 tentativa de FIV. Na 1 tomei 325ui de puregon e orgalutran a partir do 6 dia. Tive 8 foliculos dos quais tiraram 4 ovociotos mas nenhum sobreviveu pois 2 degeneraram e 2 estavam imaturos. Neste momento estou a fazer 150ui de menopur+Decapeptyl e ontem (5 dia da estimulacao) tinha o estradiol a 567 mas nao fui fazer ultrassom pois nao vivo perto da clinica. Vou daqui a 3 dias. O que acha deste valor de estradiol ao 5 dia? Como tomei dose tao alta no 1 fiv que foi à 2 meses atras será que agora esta dose de menopur é baixa para mim?
    Obrigada

  212. fabioeugenio disse:

    Oi Catarina,

    A dose de 150 é considerada baixa, apesar de em muitos casos ser suficiente. O estradiol de 567 no 5o dia está normal !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  213. Catarina disse:

    Obrigada Dr Fabio. Vou fazer-lhe mais umas perguntas. acha q com esta dose e dada a minha condiçâo poderei obter varios foliculos. Estou mto ansiosa e sem fé no tratamento por seu uma dose tao baixa… Tenho algumas dores nos ovarios é normal? O valor do estradiol indica a quantidade de foliculos ou apenas o tamanho? É possivel ter este valor de 567 ao 5 dia da estimulacai e ter so 1 ou 2 foliculos?

  214. fabioeugenio disse:

    Oi Catarina,

    O estradiol ajuda a interpretar quantos folículos estão maduros, dentre aqueles que estão crescendo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  215. Karla disse:

    Bom dia,Dr. FÁBIO.
    Realizei uma cirurgia para retirada de um
    Cisto de 8,5 cm no ovário esquerdo, em 2013.
    Devido ao tamanho do cisto o ovário não pode ser
    Preservado. Hoje, estou com 27 anos, tenho
    As duas trompas e o ovário direito, porém o mesmo
    Se encontra com dois cistos de aproximadamente
    4 cm cada. É possível que durante a cirugia para a retirada desses
    Cistos, o ovário também esteja comprometido?
    O que posso fazer para conseguir ter um engravidar?
    Obrigada.

  216. fabioeugenio disse:

    Oi Karla,

    Primeiro é preciso um diagnóstico dos cistos, e avaliar se precisa mesmo de cirurgia.

    Se houver risco de perder o ovário, avalie com seu ginecologista a possibilidade de uma estimulação ovariana para coleta e congelamento de óvulos previamente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  217. Patricia disse:

    Bom dia dr. Fabio

    Tenho 36 anos e já tenho um filho, estou tentando o meu segundo. Fiz exame de sangue e minha progesterona está baixa. Meu médico me orientou a fazer um tratamento com Menopur. Tudo me leva a pensar que não estou produzindo o LH e o FSH, (que não me leva a chegar no corpo lúteo e consequentemente a não produzir progesterona). O que deu de errado se já tenho um filho? (não fumo, não bebo, sou muito ativa, alimentação muito saudável, etc… ah, sim, tireóide normal também).

    Tudo me leva a crer que não estou produzindo esses dois hormônios, certo?

    Muito obrigada

  218. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    A progesterona confirma se houve ovulação. Se não estiver com ovulação efetiva é que precisa induzir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  219. LEDA ANDRADE disse:

    Dr. Fábio:
    Tenho 55 anos de idade, nunca engravidei e não usei qualquer tipo de prevenção, não menstruo mas tenho ovários, trompas e útero. Ultimo intravaginal constatou presença de pequenos miomas e dois polipos. Segundo ginecologista não precisa extraí-los, pois, não menstruo. Pergunto: Tenho chance de engravidar de um homem de 59 anos, com auxílio de tratamento? Qual seria o mais indicado.Sou melitus tipo II, mas quero ser mãe como a maioria das mulheres.

  220. fabioeugenio disse:

    Oi Leda,

    Há possibilidade através da FIV com doação ovular. Antes, é necessária uma avaliação de risco por seu clínico e seu gineco-obstetra.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  221. Lenira da Silva Almeida disse:

    Dr. Fabio me oriente por favor, tenho 40 anos e meu marido 37.Ja Fiz cirurgia de mioma e comigo agora está tudo bem. O problema é o meu esposo. Ele Fez o processamento de semen mas o médico falou q a quantidade de espermatozoides moveis ainda é pequena para ser realizado a inseminacao, nao temos condicoes de fazer a fertilizacao, ele está certo?Segue abaixo o resultado do processamento. Volume do semen usado:7,0/7,0ml;volume do recuperado1,0ml;Concentracao de espermatozoides:4.300,00/ml;Concentracao de espermatozoides recuperados: 4400,000/ml; Percentual de moveis 2%;Percentual de moveis progressivos 0%;Percentual de moveis recuperados 16%;percentual de moveis progresivos recuperados 14%;Concentracao de SPZ moveis recuperados:704,000/ml.

  222. fabioeugenio disse:

    Oi Lenira,

    Realmente a qualidade está baixa para inseminação. O ideal neste caso é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  223. Paula disse:

    Oi Dr.

    Gostaria de saber se o aviclovir pode atrapalhar o tto da IA. ? Estou tomando Puregon e apareceu herpes genital próximo ao dia da IA. Também gostaria de saber se tem algum problema tomar aciclovir Qdo eu estiver grávida e aparecer durante a gestação as feridas?

  224. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Neste momento não há problema em usar. Na gravidez somente com liberação do obstetra.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  225. cassia disse:

    Dr. Fábio, boa tarde!
    Tenho 30 anos, fiz a inseminação artificial no dia 12/03/16 após a inseminação fiz o uso tópico Utrogestan por 14 dias. No dia 24/03 fiz Beta e o resultado foi negativo. Então suspendi o uso Utrogestan e no dia 26/03/16 a menstruação desceu e termino foi 30/03/16.
    Agora 03/05/16 o novo ciclo não iniciou, é possível que esse atraso seja devido aos medicamentos que utilizei no processo de indução da ovulação?

  226. fabioeugenio disse:

    Oi Cássia,

    As medicações não ficam com efeito residual no organismo por tanto tempo. Você deve fazer exame com seu ginecologista para descobrir a causa do atraso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  227. Daniele disse:

    Boa dia Dr . Fábio eu venho fazendo tratamento para engravidar já se faz 1 ano q mudei de médica eu tinha muito hemorragia até cheguei fazer coletagem pois tenho ovario policistico durante 8 meses comecei tomar evocanil200mg tomo ele depois de 16 dias q vem minha menstruação tomo tomo 10 dias e logo depois volta vim p mim tomando ele minha (M) começou a ser normal agora minha médica mandou tomar ovulatorio no terceiro dia (M ) de 100 MG só q nos mês passado não achei medicação o evocanil200mg nas farmácias então não tomei e até agora não venho a minha (M ) e normal acontece isso ? Já se faz 17 dias até agora nada

  228. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    A menstruação deve ter atrasado por anovulação. Peça à médica outra progesterona para induzir sua menstruação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  229. Viviane disse:

    bom dia, tenho um longo histórico para resumir bem eu tenho uma obstrução na trompa esquerda e a direita funcionamento normal, foi sugerido para que eu fizesse uma laparoscopia para retirar a obstrução ou a trompa (dependendo do diagnostico) ou que eu fizesse uma inseminação intra uterina, eu e meu esposo resolvemos fazer a inseminação, tomei o letrozol no 3°dia do ciclo por 5 dias, fiz uma usg ontem e foi encontrado 1 folículo apenas, com esse único folículo tenho chances de engravidar? ou as chances são mínimas? obrigada!!

  230. Daniele disse:

    Boa tarde Dr Fábio hj minha( M) venho liguei p minha dia pediu para
    Entra com no terceiro dia ciclo Serophene tomar dois de umas vez só
    Já se 3 meses q venho tomando esse remédio e um ano tomando evocanil200mg tenho medo de fazer mau ou aumenta meu ovários tem esse risco dr ? Outra dúvida Serophene e clomid são mesmo ? Obrigado pela sua atenção

  231. fabioeugenio disse:

    Oi Viviane,

    Tem chance sim, mas o ideal para inseminação é de 2 a 4 folículos maduros.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  232. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    São a mesma medicação. E , em geral, você pode fazer até 6 ciclos de indução.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  233. Ana Nogueira disse:

    Boa noite Dr. Fábio!
    Dr. estou com 35 anos e meu marido 37, estou tentando engravidar há dois anos, porém eu e meu marido fizemos os exames e não foi diagnosticado nenhum problema. O médico que me acompanha me indicou a inseminação intra uterina, gostaria muito de engravidar ainda esse ano. Dr. é uma boa opção e quais as chances de gravidez na primeira tentativa?
    Aguardo um retorno
    Obrigado Dr. Fábio
    Até mais.

  234. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    A chance com inseminação, na sua idade, é em torno de 15 a 18%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  235. Jéssica Menezes disse:

    Bom Dia,

    Estou fazendo o meu tratamento de Coito programado a dois meses.
    O mês passado fiz e não deu certo.
    Tomei o Clomid no terceiro dia da menstruação, durante 5 dias e 3 ampolas de fostimon no 3,5 e sétimo dia da menstruação. Acompanhei com a ultrason seriada, MAIS INFELISMENTE

  236. Jéssica Menezes disse:

    Bom Dia,

    Eu tenho SOP e sou tentante a dois anos e meio.
    Estou fazendo o meu tratamento de Coito programado a dois meses.
    O mês passado fiz e não deu certo.
    Tomei o Clomid no terceiro dia da menstruação, durante 5 dias e 3 ampolas de fostimon no 3,5 e sétimo dia da menstruação. Acompanhei com a ultrason seriada, MAIS INFELISMENTE não acoteceu a ovulação. E os foliculos não desenvolveram.

    Será que a medicação foi fraca?
    jessicamcampos@hotmail.com

  237. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    Pode sim ser necessária medicação diferente ou doses maiores.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  238. Jaqueline carla fruhauf disse:

    Boa tarde Sr
    Tenho problema de cela turca semi vazia…minhame hipótese não pro duzentos hormônios suficientes..Nunca menstruei sem uso de medicação. Atualmente fiz reposição hormonal com estrogenio e progesterona e consegui crescimento do útero e endometrio.
    Mesmo passado comecei o uso do menopur…porém os foliculos no 17 dia de indução alcansaram 9mml apenas.
    Fiz exame de tsh e deu 5.76
    Os anteriores deram 3.31….1.92..E o mais atual quando parei com menopur deu 3.39
    Pergunto:
    Pode a tireoide alterar e prejudicar o tratamento com menopur? Por que será que o ovário não respondeu bem a medicação?

  239. fabioeugenio disse:

    Oi Jaqueline,

    A tireóide deve estar compensada para gravidez saudável. Mas não atrapalha a estimulação ovariana.

    Pode-se tentar outro esquema de estimulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  240. Gene Da Silva disse:

    Bom dia, Dr. Fiz inseminação artificial intra-uterina a 8 dias e venho sentindo cólicas do lado direito da barriga onde justamente eu ovulei, será que estou grávida? Essa foi terceira fez que faço inseminação seguido e na minha segunda inseminação foi positivo mais não chegou evoluir. Gostaria de sua opinião Dr. a respeito. Faço o teste BHCG na próxima terça-feira dia 04/10/16. Até lá gostaria de mais informações.
    Desde já agradeço!

  241. Jéssica Menezes disse:

    Boa Tarde,

    Tivemos que aumentar a dosagem do Fostimon para 7 ampolas.
    Induzir a menstruação que iniciou no dia 30 de Agosto com termino dia 2 de Setembro, iniciei as medicações no 3° dia e fiz acompanhamento até o 15° dia( 14/09/2016), onde tive 1 folículo dominante de 18-19mm e endométrio com12mm, no dia (15/09) seguinte tomei o choriamon para acontecer a liberação do ovulo. E os dias 16/09, 17/09/ e 18/09 tivemos que namorar ( Coito).

    Irei fazer o Beta HCG no dia 04/10.
    Estou aflita, acho que isso é normal.?
    Sinto algumas cólicas, nem sempre, só quando me movimento muito.
    O que será???
    É normal??

    Obrigada Dr.

    Com carinho, Jéssica Menezes

  242. fabioeugenio disse:

    Oi Kelly,

    Deve ser sensibilidade no ovário pela ovulação mais forte.

    Para confirmar gravidez, somente com o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  243. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    São sintomas normais sim neste período.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  244. Arli disse:

    Por favor Dr entre em contacto comigo

  245. joise disse:

    Doutor minhas trompas são elevadas sa eu fiser a videolaparoscopia tenho chances e engravida tenho 21 anos

  246. fabioeugenio disse:

    Oi Arli,

    Pode me passar e-mail diretamente no drfabioeugenio@gmail.com

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  247. fabioeugenio disse:

    Oi Joise,

    Se a cirurgia conseguir liberar as aderências nas trompas, há possibilidade sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  248. Andreza disse:

    Olá dr fabio tenho 22 anos e meu marido 33 estamos tentando a 3anos engravida e nada fomos procura ajuda e todos tratamento não deram certo sendo que com ele ta tudo normal e eu tenho cistos nos dois ovários uns 12 sera que posso fazer a inseminação com os cisto ou vou te que trata deles primeiro. pois pediram a ultra pra já marca a inseminação intrauterina

  249. Natalia disse:

    Olá Boa tarde! O médico me receito fostimon e shoriomon logo de primeir pode isso?? E outra minha prolactina deu 63, 7
    Eles disse q ta tudo normal….
    Eu posso tomar esses remédio?

  250. fabioeugenio disse:

    Oi Andreza,

    Pode fazer a inseminação sim, mesmo com SOP, pois vai ser realizada a estimulação ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  251. fabioeugenio disse:

    Oi Natália,

    Pode ser um esquema inicial de estimulação ovariana.

    E Prolactina alta deve ser investigada, mas não atrapalha a indução.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  252. Melise disse:

    Ola Dr Fabio
    Eu ja fiz uma fertilizacao in vitro na epoca eu estava com 24 anos uma otima reserva ovariana se n me engano eram 16 foliculos de um lado e 14 do outro uma coisa assim naquele momento eu estava como doadora mas no final tivemos uma surpresa apenas 8 maduros e com alguns vaculos eu n tenho problemas o motivo de fazer e pelo meu atual marido pois ja sou mae tenho um filho com outra pessoa mas enfim penso eu n posso afirmar mas a minha dra teve um certo medo de um super estimulo e foi ministrando doses menores tipo 150 e 175 penso eu q isso influenciou nessa quantidade coletada. Mas a minha pergunta e outra hoje tenho 27 anos e me chamaram para tentar de novo e como doadora mas a minha reserva ate o ultimo tv q eu fiz estava baixa tipo 8 em um e 9 no outro eu havia voltado a tomar anticonceptivo por causa das espinhas e quando me chamaram novamente tinha apenas um mes q eu havia psrado de tomar sera q e por isso? q caiu tanto a quantidade de foliculos? Estou usando androgel para ver se almenta a quantidade para esse meu próximo ciclo para finalmente fazer outra vez

  253. Dinha lopes disse:

    Oi Dr
    Gostaria de seber se com o nível de TSH de 2.85 posso começar a tentar engravidar.
    Pois tive um aborto por conta da tiróide pois não sabia q tinha hipo e agora estou em tratamento faz 4 meses é esse é o meu resultado recente é possível Dr? Desde já obrigada 😉😉

  254. fabioeugenio disse:

    Oi Melise,

    Reserva de 17 folículos não é baixa !! É de normal a alta.

    Existe possibilidade de captar muitos óvulos, suficientes para o tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  255. fabioeugenio disse:

    Oi Dinha,

    É possível começar a tentar sim, e consulte seu endocrinologista para buscar valor de TSH abaixo de 2,50.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  256. Daniela disse:

    Olá Dr. Tenho 38 anos, nunca engravidei. Tenho realizado desde outubro monitorizações para realizar a Inseminação, porém nas três que já realizei, não há desenvolvimento do ovulo (no máximo 9mm). Tomo intercalado fostimon e indux (desde o segundo até o quinto dia), mas todas as vezes não houve uma alteração sequer. Na ultima realizada hoje, tenho 9 folículos em cada, só que pequenos.
    O que pode estar acontecendo? Continuar tentando é indicado ou nesses casos (já na quarta tentativa) é melhor procurar outra forma?

  257. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Pode ser que a dose esteja baixa. Uma opção é fazer estimulação mais intensa, e realizar a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem