Indução de Ovulação: O tratamento Básico da Reprodução Humana - Medicina Reprodutiva - Dr. Fábio Eugênio

A ovulação é um fenômeno comum e fisiológico na mulher durante sua vida reprodutiva. Consiste no crescimento, amadurecimento e liberação pelo ovário de um óvulo com plena capacidade de ser fertilizado pelo espermatozoide, para que se forme o embrião e se estabeleça a gravidez.

Em um post anterior já abordamos este assunto, explicando detalhadamente como se processa a ovulação. Hoje vamos falar sobre os tratamentos de indução de ovulação.

Na grande maioria das vezes apenas um óvulo é amadurecido e liberado a cada mês, em um dos ovários. Costuma ocorrer uma alternância, apesar de não obrigatória, entre os ovários. Ou seja, em um mês a ovulação ocorre do ovário direito; no mês seguinte, do esquerdo.

Algumas mulheres desenvolvem, por distúrbios hormonais, problemas de ovulação. E assim não ovulam todos os meses. Esta é uma das principais causas de subfertilidade, e a doença mais comum neste sentido é a Síndrome dos ovários policísticos (SOMP). A principal tradução deste distúrbio na ovulação é a irregularidade menstrual.

Se o problema existente no casal é somente a disfunção ovulatória, uma simples indução de ovulação pode propiciar a gravidez ao casal. Entretanto, mesmo se a mulher está ovulando regularmente, a indução de ovulação pode ser utilizada para tentar aumentar a chance de o casal conseguir a gravidez. E nos tratamentos de reprodução assistida, seja a inseminação intra-uterina ou a fertilização in-vitro (FIV), sempre utilizamos a indução de ovulação para aumentar as chances de sucesso.

Dependendo do objetivo do tratamento, o que muda na indução de ovulação é o seu objetivo – quantos óvulos amadurecer ? – e, consequentemente, as doses e tipos de medicações que vão ser utilizadas.

O princípio biológico por trás da indução de ovulação é simples: procura-se aumentar a quantidade no sangue do hormônio que estimula o crescimento e amadurecimento dos óvulos, que é o Hormônio Folículo- Estimulante (FSH). Quando o óvulo está maduro, o aumento de outro hormônio, o LH – Hormônio Luteinizante, leva à liberação deste óvulo. Para conseguir o aumento da concentração no sangue destes hormônios temos duas opções. A primeira é utilizar substâncias que levem a uma maior liberação de FSH e LH pela hipófise (a glândula na base do cérebro que controla toda a ovulação). Neste caso o medicamento mais conhecido é o Citrato de Clomifeno (Clomid, Serofene ou Indux), e os menos utilizados como o Letrozole (Femara) ou o Tamoxifeno. Estas medicações fazem com que haja uma maior liberação endógena (dentro do próprio organismo) de FSH e LH, levando a uma estimulação do processo ovulatório. O Clomifeno é muito utilizado por ser uma droga segura, de custo baixo, e bastante efetiva nos casos de anovulação por SOMP.

A segunda maneira é administrando diretamente estes hormônios no organismo, através de injeções via de regra subcutâneas. Neste caso os hormônios (FSH, LH, ou combinação deles) chamados GONADOTROFINAS são produzidos através de substâncias corporais (como a urina de mulheres grávidas) ou por engenharia genética. Os mais conhecidos são GONAL F, PUREGON, BRAVELLE, MENOPUR, CHORAGON, e outros. Por agirem diretamente no órgão efetor – o ovário, estas medicações têm grande potência e especificidade, devendo ser utilizadas por médicos especialistas, e sob rigorosa monitorização da paciente, seja por ultrassom transvaginal e/ou dosagens hormonais.

No caso da indução de ovulação simples, o objetivo é amadurecer um ou dois óvulos. Este tratamento é utilizado nos casos de anovulação (como a SOMP), ou nos casos de subfertilidade sem causa aparente em casais jovens.

Pode-se utilizar o Citrato de Clomifeno isoladamente, ou associado com gonadotrofinas. O Clomifeno é administrado em doses de 50 a 150 mg/dia, por cinco dias, iniciando entre o 3º e 5º dia do ciclo menstrual. As gonadotrofinas são prescritas em injeções diárias, ou em dias alternados, a partir também do início do ciclo. Quando o folículo ovariano (ou folículos) contendo o óvulo atinge tamanho compatível com maturidade, entre 17 e 20 mm, duas coisas podem acontecer. Ou ocorre descarga endógena (no próprio organismo) de LH levando a liberação do óvulo para as trompas, ou esta “onda” de LH é simulada através da administração de uma injeção de hCG que é um hormônio com ação ovariana semelhante ao LH,e com duração de ação mais prolongada.

Desta maneira, a indução de ovulação garante que vai haver amadurecimento de pelo menos um óvulo, e é possível determinar a liberação deste, orientando ao casal o período mais adequado para as relações sexuais com vistas à aquisição de gravidez naquele ciclo.

Por se tratar de um procedimento mais simples, as chances de gravidez por ciclo não são muito elevadas, variando de 10 a 20%. Portanto, deve ser um tratamento preferencialmente reservado a situações específicas de anovulação, como a SOMP, ou para subfertilidade sem causa aparente em casais jovens (mulheres até 35 anos) e que estejam tentando gravidez por períodos não muito longos (até 2 anos). Deve-se também restringir este tratamento a no máximo 6 ciclos de induções. Se não houver sucesso está na hora de reavaliar, e, se necessário, partir para um procedimento mais efetivo.

Na próxima semana vamos conversar sobre como se faz indução de ovulação para inseminação intrauterina, e fertilização in-vitro (FIV). Boa semana, e até lá.

756 Comentários para “Indução de Ovulação: O tratamento Básico da Reprodução Humana”

  1. O MAIOR DESEJO DA MINHA VIDA É ENGRAVIDAR E NAO CONSIGO JA FIZ VARIOS TRATAMENTOS E NAO DA NADA GOSTARIA D SABER +DETELHES

  2. fabioeugenio disse:

    Olá Rísia,

    Me escreve no drfabioeugenio@gmail.com, detalhando quais exames e tratamentos já fez, para que eu possa te orientar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. Nao consigo engravidar,já fiz varios  tratamentos,o ultimo foi indução de ovulação .Gostaria de saber +detalhes

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Elane,

    A depender de sua idade, e do tempo de subfertilidade do casal, existe indicação de partir para tratamentos mais especializados, como a inseminação intra-uterina, ou a fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. Euky Peres disse:

    FIZ A LAQUEADURA AOS 35 ANOS,JA TENHO 2 FILHOS UM DE16 E OUTRO DE12 DO MEU PRIMEIRO CASAMENTO. ME CASEI NOVAMENTE E MEU ESPOSO NAO TEM FILHOS RESOLVI ENGRAVIDAR E FAZER A LAQUEADURA MAS AO NASCER MEU BEBE VEIO A FALECER ME AJUDE SERA QUE AINDA POSSO VIR A ENGRAVIDAR POR ALGUM METODO ARTIFICIAL.

  6. Meu sonho é engravidar!Eu engravidei em 2008 e com 5semanas de gestação tive um aborto.Depois disso não consegui mais.Fiz indução com clomifeno e metformim e nada.Agora o médico me indicou uma videolaparoscopia o que devo fazer já estou com 33 anos.Abraços e pelo amor de Deus me ajude!

  7. fabioeugenio disse:

    Oi Euky,

    Você tem excelentes chances de engravidar através da fertilização in-vitro (FIV).

    Procura consultar um especialista para maiores informações.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Elizângela,

    A videolaparoscopia pode ajudar se você tiver suspeita de doença tubária, ou endometriose. Dependendo do resultado, podem estar indicados os tratamentos de reprodução assistida, seja a inseminação intrauterina, ou a fertilização in-vitro.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  9. Valquiria disse:

    TENHO 43 ANOS, JÁ FIZ 03 FERTILIZAÇÕES EM VITRO E NADA 1ª IMPLANTADO 03, 2ª 02 E NA 3ª 01 EMBRIÃO. FIQUEI GRAVIDA COM 39, MAS O BEBE TINHA ANENCEFALIA. DEVO CONTINUAR TENTANDO OU SEM CHANGES MESMO POR CAUSA DA MINHA IDADE.

  10. fabioeugenio disse:

    Oi Valquíria,

    Não desista!! As chances na sua idade são menores, mas é possível conseguir. Se sua produção de óvulos é boa, poderia tentar a fertilização in-vitro (FIV) com PGD (diagnóstico genético pré-implantacional), no intuito de selecionar embriões geneticamente normais para a transferência.
    Se sua reserva ovariana é muito baixa, a opção mais adequada seria a FIV com óvulos doados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  11. marlucia disse:

    Boa noite, já tenho um filho com 4 anos, e gostaria de ter uma gravidez de gêmeos e fui informada que através da indução de ovulação isso seria possível. Isso é realmente possível? E quais outras possíveis maneiras para que eu possa conseguir essa dadiva? 
    Um grande abraço.

  12. fabioeugenio disse:

    Oi Marlúcia,

    A indução de ovulação é realizada com o objetivo de ajudar a mulher a engravidar, quando há indicação médica.
    Existe possibilidade um pouco maior de que a gravidez seja de gêmeos em comparação com uma gravidez espontânea, porém o tratamento não é feito com este objetivo específico.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  13. ana luiza disse:

    olÀ! bom dia tenho 35 anos e um filho de 11 ,estou  no meu segundo casamento tentando engravidar a um ano mas n consigo meu ciclo mestual `normal a cada 28 dias meu esposo tem 24 anos sera que o problema è a minha idade????

  14. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Luiza,

    Certamente sua fertilidade atual é menor do que há 11-12 anos, quando de sua primeira gravidez. Porém não há como saber se a dificuldade corrente é apenas por isso.
    Procure um especialista em medicina reprodutiva para realizar exames de avaliação, seus e de seu marido.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  15. dr. me ajuda!!! tenho útero bicornoe já faz 8 anos que tento engravidar e não consigo, já fiz vários exames e nada??? será q é só o útero bicorno???

  16. dr. me ajuda!!! tenho útero bicorno e já faz 8 anos que tento engravidar e não consigo, já fiz vários exames e nada??? será q é só o útero bicorno???

  17. já fiz exames hormonais e td ok, fis a histerossalpingografia e td ok, me orienta por favor tô vendo os anos passarem e nada? tem alguma posição que ajuda? algum medicamento pra me ajudar a ovular.
    bjs''

  18. fabioeugenio disse:

    Oi Danielle,

    Primeiro, e fundamental, é definir se seu útero é realmente bicorno, ou é septado. Esta diferenciação somente pode ser feita com segurança através de ressonância magnética, ultrassom transvaginal tridimensional, ou videolaparoscopia.

    E esta diferenciação é mandatória porque o útero septado pode ser corrigido cirurgicamente para que se torne um útero normal. Já o útero bicorno não tem correção cirúrgica satisfatória.

    De qualquer maneira, pelo tempo de subfertilidade, se você tem trompas normais, ovula, e o espermograma de seu marido é bom, já há indicação de partir para algum método de reprodução assistida, seja a inseminação intrauterina, ou a fertilização in-vitro.

    Atenciosamente,

  19. josilaine disse:

    doutor tenho utero bicorno e ovarios policisticos estou tentando engravidar a 10 meses sem sucesso o que devo fazer?uma insiminacao daria certo?obrigada se puder responder tenho 30 anos.

  20. fabioeugenio disse:

    Oi Josilaine,

    Você tem idade excelente. Pode tentar inicialmente a indução de ovulação, e se não houver sucesso, a inseminação pode ser uma boa opção.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  21. ana disse:

    eu tenho utero unicorno,descobrir atravez de uma esterossalpingografia,e so tenho uma tompa que fica do lado do utero,já engravidei uma vez em 2006 mais perdir,pois nao sabia que eu tinha o utero assim,ja estou tentando vai fazer 2 anos mais nao tive resultado ainda,fui a go,ela falou que era so espera, pois ela disse que estou ovulando normal,a questao é o tempo esta passando ja estou com 28 anos,gostaria que nao demorasse muito, tenho medo de nao pode engravida ,fabio,meu marido ja fez o exame dele e deu normal.o que vc acha?vc indicaria  induçoes de hormonio.pois a trompa que tenho e limpa nao tem problema.se puder me responder agradeço,bjos

  22. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Você tem idade boa. Porém, como se passaram dois anos não há porque esperar mais.

    Procura um especialista para definir o melhor tratamento.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. micheli disse:

    boa noite, tenho 32 anos e estou tentando engravidar, mas o espermograma do meu marido deu resultado ruim, menos de 20 milhoes de espermatozoides. Qual o tratamento ideal?

  24. fabioeugenio disse:

    Oi Micheli,

    O tratamento ideal depende dos outros exames reprodutivos, e do tempo que vocês estão tetando engravidar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  25. sandra disse:

    bom tarde Dr. FÁBIO EUGÊNIO no dia 05/10/2011 fiz um exame de dosagem de estradiol deu o resultado 32.70pg/ml o valor de referencia e :menorque 160pg/ml  2a3 dias:menor que 84pg/ml .
    A minha metruaçao e muita desregulada veio no dia 27/12/2011 enao veio mais .
    foi no dia 13/03/2012 veio normal. queria sabe o que pode ser.so que eu queria muito engravida este ano .me responda  muito obrigada

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Deve ser alguma disfunção hormonal. Conversa com seu ginecologista.

    Abraços.

    Dr. Fábio Eugênio

  27. sandra disse:

    Boa tarde Dr. a minha menstruaçao de desregulada veio pra mim no dia 13/03/12 ,e ate hoje dia 20/4/12, ainda nao veio hoje eu acordei com os bico do meu peito dolorido eu queria sabe se pode ser sintomas de gravidez ou nao . 

  28. ola dr. sou a lucilia fiquei de ir fazer em agosto a estimulaçao dos ovarios , o senhor deve lembrar sou de cabo verde, queria saber qual é a melhor altura para fazer este tratamento se tem algum dia especificado, tambem gostaria de saber se sera necessario o meu marido ir comigo, é que ja estamos a tratar da viagem. agurado resposta.

  29. fabioeugenio disse:

    Olá Sandra,

    Apenas o atraso menstrual já justifica fazer o exame de gravidez: beta-hcg.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  30. sandra disse:

    BOA TARDE DR.A MINHA MENSTRUAÇAO VEIO NO DIA 13/03/12 E ATE HOJE DIA 04/05/12 AINDA NAO VEIO FIZ UM EXAME DE FARMACIA DE NEGATIVO MAIS ESTO COM MUITO  ENJOU,SERA QUE O EXAME PODE DAR ERRADO.
    ESTOU ESPERANDO UMA RESPOSTA MUITO OBRIGADA.

  31. fabioeugenio disse:

    Oi Lucília,

    Melhor chegar ao Brasil nos primeiros dias de menstruação (até o 3o). A presença dele é necessária no final do processo (por volta do 13 ao 16o dia).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  32. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Para confirmar ou não, faça um exame de sangue quantitativo (beta-hcg).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  33. sandra disse:

    BOA TARDE DR. FIZ O EXAME DE BETA-HCG NO DIA 11/05/12 E MINHA MENSTRUAÇAO VEIO NO DIA 13/05/12 ,E HOJE DIA 18/05/12 PEGUEI MEU EXAME BHCG O RESULTADO FOI 73,30.
    EU QUERIA SABE SE POSSO AINDA ESTA GRAVIDA  

  34. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Se a menstruação veio normalmente, é difícil você ainda está grávida.

    Porém, repete o beta-hcg para avaliar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  35. thais disse:

    Dr. Fábio, Menstruei aos 16 anos e desde então minha menstruação sempre foi irregular, tomei anticonsepcional por  uns 9 anos e quando parei demorei 5 meses para engravidar meu filho tem 3 anos e meio e já estou tentando engravidar novamente parei o anti em 30 de novembro e a menstruação veio 5 de dezembro, após isso começaram alguns sintomas que eu nunca tinha tido antes como ( oleosidade muito grande na face , cabelos, pescoço e colo, espinhas muito doloridas .)Então a partir dai a menstruação não veio em fevereiro , veio 15/03, 07/04 só borra de café bem pouco por 10 dias e 04/05, minha medica diz que eu tenho  ovulação mas tem uma alteração hormonal que não amadurece e não libera o ovulo, o Dr. acha que qual tratamento seria o mais indicado? diante dos relatos o Dr. acha que preciso de tratamento ou devo esperar? 
    Aguardo.

  36. THAIS disse:

    DR. FABIO, ESTIVE VERIFICANDO AS REAÇÕES ADVERSAS DO USO DO CLOMID, E GOSTARIA DE SABER DO DR. QUAL A SUA OPNIÃO EM RELAÇÃO A MÁ FORMAÇÃO E SINDROME DE DAW.

  37. fabioeugenio disse:

    Oi Thaís,

    Parece tratar-se de um quadro de distúrbio ovulatório leve. Porém são necessários exames hormonais e ultrassom para confirmar o quadro, e decidir se há necessidade de tratamento de indução de ovulação.

    Abraços,

    DR. Fábio Eugênio

  38. fabioeugenio disse:

    Oi Thaís,

    Estes riscos estão relacionados às características do casal (quadro clínico e idade), e não são aumentadas pelo uso do Clomid.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  39. Patricia disse:

    Boa tarde,dr!! Tenho 40 ano irei completar 41 em setembro desse ano,já estou tentando engravidar há quase 2 anos, tive endometriose, fiz uma videolaparoscopia onde deu esse diagnostico!! Hoje meu tratamento ideal seria a FIV, mas não tenho condiçoes financeiras para isso, tô tentando o coito Programado, será q. posso ter sucesso com esse tratamento?

  40. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Certamente o ideal é partir para algum tratamento mais efetivo. Se não puder fazer a FIV agora, veja com seu especialista a possibilidade de uma inseminação intrauterina.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  41. maria disse:

    Boa noite doutor Eugênio,48 anos, tive 2 abortos espontâneos aos 43anos.Procurei tratamento,através da histero detectou pólipo,fiz cirurgia e tive uma gravidez enebrionada em 2010.Em 2011 iniciei tratamento com climofeno,clomid,durante 4meses,Parei devido efeitos colaterais.Tenho sonho de ser mãe,ainda ovulo.Gostaria de saber se tenho chance de indução de óvulo ou uma gravidez assistida?obrigada maria

  42. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    O ideal no seu caso (maiores chances) é a fertilização in-vitro (FIV) com doação ovular.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  43. maria disse:

    Boa noite Dr Fábio, obrigada pela resposta. Gostaria de saber dos procedimentos para fazer a Fiv e a possibilidade de realizá-la com você ou se me indica um mais próximo de Montes Claros.Ainda gostaria de saber a respeito de tratamento de renovação de óvulo com parte de citoplasma do óvulo de uma mulher jovem e quais a minhas chances.
    Obrigada! Maria

  44. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Este procedimento de injeção de citoplasma é experimental, realizado apenas como pesquisa.

    Para maiores detalhes do tratamento me contacta no drfabioeugenio@gmail.com

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  45. maria disse:

    Dr Fábio,boa noite ciente o meu caso gostaria que me encaminhe o mais rápido possível para o tratamento.E se minha irmã com 36 anos pode ser doadora do ovulo ou outra mais nova. como iniciar,voçê realiza a fiv em mim? ou indica outro mais próximo,sou de Montes- claros Mg queria fazer com voçê que me deu essa injeção e ânimo.obrigada

  46. Diane disse:

    Estou tentando engravidar a uns 2 anos e 10 meses,fiz todos os exames e deu tudo ok,tenho 23anos e meu marido 32, to no 3° ciclo de indução com clomifeno e nada,gostaria de saber se posso tomar injetavel,sou casada a 8 anos e nunca tomei anticoncepcional.oobrigadaaa desde ja.

  47. Estou á 4 anos tentando engravidar, um medico fala que eu tenho distúrbio hormonal, tomei a medicação para tal, após 2 anos a médica mim encaminhou para outro médico de infertilidade, ele pediu todos os exames novamente que eu já tinha feito, e ele concluiu que o problema já não era mais comigo e sim com o meu esposo, segundo o médico o sêmem é lento, por isso, a minha chance era fazer inseminação.
    Dr. Fabio Eugênio pode mim responder estas dúvidas que tenho á anos.

  48. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    A doação deve ser anônima, e por isso sua irmão não pode ser a doadora.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  49. fabioeugenio disse:

    Oi Diane,

    Como você tem idade excelente, pode tentar até 4 a 6 ciclos de indução simples, antes de passar à indução com gonadotrofinas (injetáveis).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  50. fabioeugenio disse:

    Oi Aparecida,

    Após 4 anos de tentativas, se o espermograma está alterado, melhor recorrer às técnicas de reprodução assistida.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  51. ana paula disse:

    Boa noite Dr. Fábio Eugênio. Tenho trinta anos e tive duas perdas gestacionais, uma com 12 semanas e outra com 08 semanas. Só depois da segunda perda é que minha médica fez uma investigação e descobriu que tenho uma trombose (síndrome antifosfolípidea). Ela disse que quando engravidar novamente terei que aplicar diariamente uma injeção de heparina 40 mg. Tenho receio de tomar essas injeções….Depois disso, fazem dois anos que tento engravidar e não consigo. Fiz uma indução com gonal e ovidrel, tive dois óvulos, inseminei e não engravidei. Será que já devo partir para a FIV ou devo tentar outra inseminação?
    obrigada

  52. silvia disse:

    oi, sou nova aqui, tenho somp , faço tratamento com metformina, indux e utrogestan, e mesmo assim não consigo engravidar, minha luta já faz 2 anos, o que faço? meu marido está ok

  53. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    Você tem idade excelente para tentar nova inseminação, antes de recorrer à fertilização in-vitro (FIV).

    E não tenha receio de tomar a heparina – é importante para o sucesso da sua gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  54. fabioeugenio disse:

    Oi Sílvia,

    Se você já fez mais de 6 ciclos de indução com INDUX está na hora de partir para tratamentos mais eficientes.

    Consulta um especialista para orientação.

    Abraços,

    Fábio Eugênio

  55. Boa noite!!! Dr: Fabio estou querendo engravidar ja vai fazer 1 ano, fiz todos os exames deu tudo ok, depois deu ovarios policisticos não menstruava mais tinha mês que vinha enfim…. começei um tratamento p/ engravidar pq ñ estava ovulando, tomei o CLOMID mas não deu resultado agora minha medica pediu p/ fazer fertilização in-vitro(fiv), vc acha que ainda é cedo p/ fazer esse procedimento, estou pensando em procurar outras opinião. e queria saber um pouco da sua opinião.
    ficarei muito grata!!!!
    abraço: denise fernandes

  56. marta disse:

    bom dia sou nova por aqui bom eu fiz 6 ciclos de comid os ultimos 3 com 200 mg por dia por 4 dias no ciclo . nunca atrasei sempre adianto pq fico no ciclo de 28 a 30 dias meu ciclo . mes passado mestruei dia 3 e este mes ate agora nao veio estou atrasada pela primeira vez poco esta ?

  57. fabioeugenio disse:

    Oi Denise,

    Depende de sua idade, e de outros exames. A indução de ovulação pode ser feita por até 6 ciclos, antes de tratamentos mais especializados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  58. fabioeugenio disse:

    Oi Marta,

    Pode ser gravidez sim. Faça o beta-hcg para diagnosticar.

    Abraços,

    DR. Fábio Eugênio

  59. marta disse:

    sim nunca atrasei sempre adiantei uns dias quando faco xixi sai um sinalzinho no papel so no xixi quando seca . sem colica sem nada . entao hj to com 11 dias de atraso vou esperar ou devo fazer texte de farmacia ??? obrigada des ja

  60. thaiz disse:

    Oi Dr. Fábio.. ja tem 3 anos que não tomo anticoncepcional, tenho ovario polimicrocisto fiz um tratamento com serophene, estreva gel, e ultrogestam fiz um ciclo completo e no segundo meu ovario aumentou d+ então parei.. fiquei 2 meses tomando diane 35 e ele voltou ao normal, agora fui fazer uma ultra e o medico me falou q com clomid eu terei resultado. assim fiz estou no 2º ciclo e estou com medo de continuar tomando . até quando eu devo tomar o clomid 6 ciclos tambem???
    Ah outro problema fui em um medico e ele tinha me passado um exame histerossalpingografia, só que sou alergica a varias medicações e la na clinica não querem fazer esse exame em mim pois tenho essa alergia..o que eu faço to perdida…sou do RJ e não conheço nenhum medico… me ajude!!

  61. thaiz disse:

    Ahhh!! esqueci de dizer tenho 1 filho de 10 anos do primeiro casamento e meu esposo não tem filho ainda eu tenho 28 anos e ele 31 e ele tb fez espermograma e estava tudo ok.

  62. Nome disse:

    Drº Femara também é um indutor???

  63. kaline disse:

    boa noite,estou fazendo tratamento para fazer fert vidro.como vou ser doadora a medica esta atrasando minha fertilização diz esta preparando a receptora gostaria de saber uma medicação que possa toma a até fazer minha fertilização.tenho 28 anos,não deu nada em meus exames,a dra so passou,ferro estava com anemia.e anticonsepsional tambem o acido fólico meu esposo tem vazectomia, 46anos .

  64. fabioeugenio disse:

    Oi Marta,

    Pode fazer o exame, de preferência o de sangue (beta-hcg).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  65. rosa disse:

    Boa tarde Dr. tento engravidar a 11 meses e com um AE a 90 dias, como tenho ovarios policisticos meu medico receitou Bravelle, porem nao foi feito nenhuma tentativa com os indutores orais tipo Clomid ( engravidei do meu primeiro filho no primeiro ciclo de Clomid a 4 anos), não é preciptado já tentar esse medicamento que é mais complexo e mais caro? tenho 34 anos.
    Obrigada

  66. fabioeugenio disse:

    Oi Thaiz,

    A indução com o clomifeno (Serophene ou Indux) é feita por até 6 ciclos. A seguir, o indicado é partir para indução com gonadotrofinas.

    Procura fazer o exame de histerossalpingografia em uma clínica de imagem que seja dentro de um hospital, para haver mais segurança em relação à sua alergia.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  67. fabioeugenio disse:

    Olá,

    O Femara é um inibidor de aromatase (uma enzima que ajuda a produzir estrogênio), e tem um efeito de ajudar na indução de ovulação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  68. fabioeugenio disse:

    Oi Kaline,

    O próprio anticoncepcional ajuda a programar a melhor época de você menstruar para iniciar o tratamento.

    Abraços,

    DR. Fábio Eugênio

  69. fabioeugenio disse:

    Oi Rosa,

    Normalmente o primeiro passo é indução com o clomifeno (Clomid). Quando falha é que passamos a utilizar as gonadotrofinas (injetáveis).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  70. olá Dr. Fábio
    já fiz alguns exames e constatou-se que meus óvulos não chegam a ficar maduros.
    tenho 39 anos, e há 6 meses não uso métodos contraceptivos e não engravido. nunca fiz nenhum tratamento e nem sei se meu parceiro tem algum problema, ele tem 40 anos.
    eu vivo em África, mas quero voltar ao Brasil logo e fazer um tratamento. o que o Dr. recomenda na minha idade.
    posso tomar clomifeno e se não der certo procurar um especialista?
    Obrigada,
    Elaine

  71. Manoela disse:

    Oi, tenho 30 anos e a um ano atrás fiz um tratamento pra induzir a ovulação, tomei clomid mas não deu certo, então tomei injeções de menopur e coragon, deu certo graças a Deus, João Pedro, meu filho, hoje está com 1 ano e 3 meses, agora quero engravidar denovo, será que tenho que fazer todo o processo novamente? Ou posso engravidar naturalmente?

  72. fabioeugenio disse:

    Oi Elaine,

    O ideal é fazer toda avaliação reprodutiva (exames), sua e de seu marido, antes de partir para qualquer tratamento.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  73. fabioeugenio disse:

    Oi Manoela,

    Como você tem idade ótima, se seus ciclos são regulares, você pode tentar engravidar naturalmente.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugânio

  74. Anne disse:

    Dr Fábio, estou com 40 anos (41 em abril). Tive 03 abortos.
    Já fiz vários exames hormonais e genéticos. Foi detectado apenas alteração nos anticorpos anti-fosfatidilserina. Tomo a injeção de heparina. Em nov. tentei coito programado, sem sucesso.Na USG do 3º dia do ciclo não tinham folículos, contudo 02 folículos desenvolveram bem com a estimulação.
    Agora em dez., numa nova tentativa, a USG do 3ºdia constatou a presença de 02 folículos, SEM ESTIMULAÇÃO.
    Diante desta situação, devo tomar o indutor?
    Pode-se afirmar que tenho baixa reserva ovariana?
    Obrigada,
    Anne

  75. fabioeugenio disse:

    Oi Anne,

    Sua reserva ovariana deve ser avaliada por exames hormonais e ultrassom basal com contagem de folículos antrais.

    Quanto ao tratamento mais adequado para você engravidar, depende de uma série de exames seus e de seu marido.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  76. Fabiana disse:

    Faço tratamento c indux 5 meses ovulei todos os meses mas não consigo a gravidez,POR QUE? Obrigada e boa noite!

  77. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    A chance de gravidez por ciclo ovulatório é de no máximo 15 a 20%.

    Avalia com seu médico a necessidade de passar às próximas etapas de tratamento.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  78. Boa noite Dr. Eugenio estava escrevendo e acabou por apagar td. . .
    Posso lhe mandam mail para o seu endereço?!

  79. Isabel disse:

    Tomei por conta própria clomifeno, mas não engravidei , o uso deste remédio, podea
    trapalhar a fertilização?

  80. fabioeugenio disse:

    Oi Anadelle,

    Pode me contactar por e-mail no drfabioeugenio@gmail.com

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  81. fabioeugenio disse:

    Oi Isabel,

    Não. O clomifeno é um indutor de ovulação.

    Mas somente deve ser utilizado sob orientação médica.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  82. AGDA disse:

    BOM DIA! FIZ TRATAMENTO COM INDUX DURANTE 5 CICLOS E NADA,COM TEMPO DEPOIS A MEDICA PASSOU 4 CICLOS DE SEROFENO,POREM SÓ TOMEI UM POIS NÃO ESTAVA ME SENTIDO BEM.OBRIGADO

  83. AGDA disse:

    DR AINDA NÃO CONSEGUIR ENGRAVIDAR,GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO.

  84. fabioeugenio disse:

    Oi Agda,

    Você fez indução de ovulação, que um tratamento inicial em reprodução humana.

    Se não há sucesso, há necessidade de partir para tratamentos mais especializados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  85. adga disse:

    Bom dia !Diante da situação já sitada que tratamentos seria esses. Pois não sei qual medida tomar, qual seria o próximo passo.obrigado pela a atenção.

  86. Tatiana disse:

    Boa noite dr,estou tentando engravidar com tratamento de indução a um ano,tenho ovarios micro policisticos e disfunção hormonal,fiz histero e deu tudo normal,meu GO me mandou tomar 4 ciclos de indux só que no 3 não mentruei e ele mandou fazer exame hormonal,deu alteração ai ele mandou eu tomar 4 meses o climene,repeti o exame homonal e ele disse que havia melhorado e mandou eu tomar 4 ciclos do serophene já estou no fim do terceiro ciclo e nada,me sinto muito mau,tenho todos os efeitos colaterais menos vomito,não sei mais o que fazer doutor,tenho 34 anos e já estou ficando preocupada com a idade e se realmente poderei ser mãe,meu marido tem 46 anos,tem um filho e o espermograma dele esta normal. Por favor dr me ajude e me oriente,pois já não sei oq fazer. Muito obrigada

  87. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Pode ser a inseminação intrauterina ou a fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  88. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiana,

    Após 4 a 6 ciclos de indução, se não houve sucesso, a indicação é partir para inseminação intrauterina, ou fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  89. Mari disse:

    Olá boa tarde, meu nome é Mari minha menstruação veio dia 24 de janeiro e no dia 28 comecei a tomar o seropfene, tomei por 5 dias, até agora minha menstrução não veio, já fiz o HCG na sexta feira dia 22/02 e deu negativo, este atraso é normal? não tenho nenhum sintoma.

  90. Dr., tenho 40 a, tento há 3 a, perdi um há 2 a. Mas tenho uma filha de 12. Casamento novo, marido tb 40 a, mas sem filhos. Tenho anovulacao, porém, mestruo. Embora, ja esteja menopausada. Será que devo tentar indução com Clomid?! Nao temos condições de fazer FIV. E acho que nao quero! O que é inseminação intrauterina??! Obgd. Silvia

  91. fabioeugenio disse:

    Oi Mari,

    Se não for gravidez pode ser que você não tenha ovulado, e seja preciso corrigir a dose do Serophene, ou mudar de indutor.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  92. danielle disse:

    Bom dia Dr. Fábio. Tenho 29 anos, descobri a SOP com 15 anos e desde então tratava com anticoncepcional. Parei de toma há 6 meses e não consigo engravidar. Fiz vário exames e não deu nada. Fiz este mês o 1 ciclo com Indux, porém a GO não pediu US seriada, tb tomo gifage xr 1g dia. Gostaria de saber se o teste de ovulação da farmácia é eficaz? Se o indux reamente afina o endométrio?… Sobre meu marido, ele tem 36 anos e não tem filhos. Será que deve fazer espermograma? Grata

  93. fabioeugenio disse:

    Oi Sílvia,

    Na inseminação fazemos um preparo do sêmen e colocamos no seu útero após estimular sua ovulação.

    Havendo trompas pérvias e sêmen normal ou pouco alterado, é um tratamento que pode ser tentado antes da FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  94. fabioeugenio disse:

    Oi Danielle,

    O espermograma é um exame básico antes de qualquer tratamento para engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  95. Cristiane disse:

    Olá Dr. tenho 28 anos e há quase 1 ano tento engravidar sem sucesso, descobri uma endometriose tenho um pouco de sangramento escuro e cólicas parecidas com menstruais, conversei com o meu médico pois quero muito engravidar e ele iria me receitar 4 meses de gestinol sem pausa e ele decidiu por tentar induzir a minha ovulação com medicamento devido a minha vontade de ser mãe, bom, o fato é que li que indutores de ovulação e endometriose não combinam, podendo aumentar os meus sintomas e até mesmo piorar gravemente a minha situação…o que devo fazer???Grata!!!

  96. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    Se seu objetivo é engravidar, deve partir direto para os tratamentos.

    Caso esteja com dores fortes ou tenha massa ovariana, pode haver indicação de videolaparoscopia prévia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  97. Raquel disse:

    Ola,

    Por favor gostaria da sua opiniao para o meu caso!estou tentando engravidar faz 7 meses sem sucesso!!fiz todos os exames e aparentemente esta tudo normal comigo e meu marido!!na histerosalpinografia deu a trompa direita enovelada e a esquerda alta!o medico falou que isso pode prejudicar a gravidez e recomendou fazer a inducao de ovulacao!!fiz o US com doppler e nao deu nenhum ponto de endometriose!!! Vc acha que a inducao de ovulacao eh recomendada?! Aguardo o seu retorno!obriagada!!

  98. Cristiane disse:

    Oi Dr. Obrigada pela resposta, eu tinha cisto complexo que com 15 dias de uso do Gestinol regrediu, não tenho mais o cisto, mas ainda tenho sintomas, cólica de leve e sangramento escuro mas bem pouquinho, então eu posso tomar um indutor de ovulação mesmo com suspeita de endometriose? Vai me fazer algum mal? Posso voltar os tratamentos após conseguir ter o meu bebê? Grata!!!

  99. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Se o problema é tubário, provavelmente a indução de ovulação isolada não vai ajudar muito.

    As melhores opções seriam a videolaparoscopia (cirurgia para tentar melhorar as trompas), ou a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  100. fabioeugenio disse:

    Cristiane,

    Não há nenhum problema em você tomar indutor de ovulação mesmo tendo endometriose.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  101. Daniela disse:

    ola!!
    minha menstruacao veio pela ultima vez no dia 30-04-13, apos isso nao menstruei mais… fiz um beta HCG no dia 07-06-13 q deu negativo… sera q foi por causa de eu ter parado de tomar o anticoncepcional uno ciclo para tentar engravidar. sera q posso tomar o clomid?

  102. Carol disse:

    Estou tentando engravidareus exames estão normais .so q meu esposo esta com reducao de espermatozóides …conversando com meu go ele falou em fazer in vitro …Não podemos tentar com inductores ??? Primeiro

  103. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Deve ser alguma leve disfunção hormonal.

    Conversa com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  104. fabioeugenio disse:

    Oi Carol,

    Depende do grau de alteração do espermograma. Se estiver muito alterado, a indução não vai funcionar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  105. Maria Simone disse:

    Dr. fabio eugenio, tenho 41 anos e estou tomando clomid. Minha menstruação era pra vir hoje e não veio. E meu mamilo dou muito, será que é porque estou tomando clomid. Quando se toma clomid da esse sintoma no mamilo antes de menstruar, quando não tomava clomid não sentia nada. Ou seja, os efeitos colaterais é quando a gente ta tomando ou quando termina

  106. camilla disse:

    Boa tarde Dr. Fabio, tenho 28 anos, tento engravidar a 1 ano e meio, tenho SOP e minha menstruação não desce sem medicamento. Meu marido tem 33 anos e espermograma ok. Fiz 4 ciclos de indux e não ovulei em nenhum, além de me dar cistos nos 2 ovários, após tomei 1 mês do anticoncepcional, um cisto já desapareceu e o outro esta bem pequeno em regressão. Comecei tratar com menopur (4 injeções) + metformina…..será que tenho chances de engravidar??

  107. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    Em geral esta dor no mamilo não é um sintoma colateral do Clomid.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  108. fabioeugenio disse:

    Oi Camilla,

    Quando a indução com o Indux não funciona, o caminho é exatamente a estimulação com gonadotrofina (Menopur).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  109. shirlei disse:

    Olá não ovulo tenho sop estou tentando começar um tratamento de r.h. meu caso segundos os medicos é simples (esperma ok do marido) e boas condições, estou tomando diane 35 pra depois tomar injeção para induzir a ovulação esta certo o tratamento? Obrigada o senhor é muito atencioso!

  110. mari disse:

    Boa tarde Dr. Fabio tenho 32 anos fez laqueadura aos 30 ano apos de três aceserianas gostaria de ter mais um filho será que tenho ainda possibilidade de vir a ter esse sonho ?

  111. fabioeugenio disse:

    Oi Shirlei,

    Nos casos de falta de ovulação, o primeiro passo é exatamente a indução da ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  112. fabioeugenio disse:

    Olá Mari,

    Certamente você tem excelentes possibilidades de nova gravidez, através de reversão da laqueadura, ou da fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  113. flavia disse:

    Oi Dr. Tomei indux do dia 7 ate 11/06, ovulei dia 18, dia 20 os bicos dos meus seios começaram a doer, dia 28 e 29 tive um minimo sangramento( gotas) e estou sentindo uma TPM absurda, fraqueza, dor no corpo, dor nos seios, mas minha menstruaçao só esta esperada para o dia 5 ou 6/07. Sera que estou gravida? Quando é mais garantido fazer o exame? Grata!

  114. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Como os sintomas são inespecíficos, aguarde para fazer o exame a partir do dia 4.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  115. Nome disse:

    Ola Dr. Fiz um exame de farmacia dia 2 deu positivo ( 2 linha bem fraca) dia 2 a noite e 3 tive leve sangramento e como ja passei por um aborto, no desespero tomei um utrogestam 100ml dia 2 a noite e dia 3 de manha, corri o e fiz um beta sangue dia 3 e deu negativo, no dia 5 fiz outro de farmcia e deu ositivao… Nao entendi? Minha menstruaçao ainda nao veio, sera que é por conta do utrogestam que tomei, ou posso estar realmente gravida? O indux altera exame e farmacia? Mais uma vez obrigada e Deus lhe pague!

  116. Thays disse:

    Boa noite, tenho hipotiroidismo (diagnosticado em fevereiro de 2012), engravidei em março de 2010 mais perdi com 6 semanas, na época estava com infecção urinaria e associamos a perda com a infecção, pois minhas taxas de tsh ultra sensível estava em 4,3 dentro da normalidade, dai minha medica pediu para que voltasse a tomar ac para diminuir os micro cistos dos meus ovarios, fiz o tratamento por seis meses e voltei a tentar, depois de 4 meses comecei a tomar clomid e sentia muita dor e não tive sucesso, tomei por 2 ciclos, minha medica voltou a pedir para que voltasse a tomar ac, acabei trocando de medica e ela resolveu fazer mais exames hormonais e detectou o hipotiroidismo tsh ultra sensivel 10,56 em fevereiro de 2012, dai voltei a tomar ac procurei um endocrinologista e comecei o tratamento da tireoide, meu hipotiroidismo é congênito, minhas taxas já estão controladas a 5 meses e estou sem tomar ac a 6 meses, só este mês resolvi tentar engravidar e minha GO me passou premarin do 1 ao 18 dia do ciclo e serophene do 6 ao 9 dc, hoje estou no 13 dc fiz uma ultrassom e vi que a grande maioria dos meus folículos não estão no tamanho certo, menos de 1,10mm, em um dos ovarios e no outro está um pouco melhor tem uns 8 que estão em tamanho satisfatório, porém meu fsh deu baixo e minha Go acredita que não irão romper, fiz o exame no 1 dc e deu 2,7 a minha Go disse que tinha que ter dado acima de 4, então disse que no próximo ciclo entraremos com o Ovidrel e o Femara, normalmente este tratamento funciona? No geral quanto tempo demora? Ate quanto tempo é considerado normal não engravidar com o indutor? Aguardo resposta, muito obrigada.

  117. Thays disse:

    esqueci de dizer, espermograma do marido está ok, tenho 30 anos.

  118. Claudia disse:

    Bom dia Dr. Fábio,
    Meu nome é Claudia, tenho 41 anos e parei de usar anticoncepcionais a 1 ano e meio. Comecei o tratamento de indução a ovulação em junho. Usei 1 caixa de indux, depois 4 injeções de Bravelle 75, então partimos para puregon 300 (3 caixas) + 1 choriomon. Tínhamos 2 óvulos no ovário direito e um no esquerdo. Era para fazer o beta HCG amanhã 11/07, mas a menstruação veio hoje. Gostaria de saber se posso estar grávida e se devo fazer o exame mesmo assim …. e sendo esta a primeira tentativa de indução, seria interessante continuar com ela ou existe alguma outra possibilidade, visto que a FIV é bem mais cara e no momento não poderia estar fazendo.

    Desde já agradeço, que Deus lhe abençoe!

  119. aline disse:

    ola doutor, tenho 26 anos e parei de tomar anti a 1 ano a quatro meses tomo clomi meus exames todos normais e o esperma do meu marido tbm normal, sera que vou conseguir?me deu uma orientação quero muito um bebe.

  120. Sheila disse:

    Dr. Fabio,
    Bom dia! Acabo de lhe mandar um e-mail com as minhas duvidas. Se o sr puder me responder lhe agradeço.
    Um abraço.

  121. fabioeugenio disse:

    Olá,

    O exame sanguíneo (beta-hcg) é o mais confiável. Mas repita o exame para confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  122. fabioeugenio disse:

    Oi Thays,

    A indução pode ser feita por até 6 ciclos. Depois, melhor recorrer aos métodos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  123. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Uma opção intermediária antes da FIV, se você tem trompas boas, é a inseminação intrauterina.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  124. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Você tem idade ótima para conseguir engravidar. Este tratamento de indução pode ser feito por etá 6 ciclos.

    Abs,

    Dr. Fábio eugênio

  125. Karine disse:

    Dr. Fábio, boa noite! Estou passando por um momento difícil. Tenho 32 anos e há 2 anos e meio tento engravidar. Procurei tratamento e me foi indicado videolaparoscopia porque estava com uma trompa obstruída. Fiz a cirurgia dia 11/07/13 e foi constatado que uma trompa estavaapenas dobrada, mais eu estava com leves lesões de endometriose nessa trompa e cistos no ovário, ambos removidos. Qual a minha chance de engravidar naturalmente?

  126. fabioeugenio disse:

    Oi Karine,

    Realizado o tratamento da endometriose, você pode tentar mais cerca de 6 meses por gravidez natural. Depois, melhor recorrer à reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  127. Daiana disse:

    ola Dr, boa noite
    ja fiz um tratamento para engravidar, mas nao esta dando certo, tenho a anovulação e ja tenho 27 anos gostaria muito de engravidar , mas estou perdendo a esperança e é meu maior sonho.
    por favor me ajude ja estou entrando em desespero.
    desde ja agradeço

  128. Carol disse:

    Boa tarde Dr.

    Tenho 35 anos e há um ano tento engravidar. Minha menstruação é bem irregular (30 a 45 dias). Após varios exames ficou diagnosticado q tenho SOP. Mês passado comecei um tratamento com reproducao assistida usando clomid, menopur e chorimon. Cresceram 3 foliculos e pela presença do corpo luteo um pelo menos rompeu. Minha ultima menstruaçao foi dia16/07. Até hj não menstruei, mas já fiz 2 exames de sangue e deram negativos. Meu médico falou que, como ocorreu a ovulação, eu deveria ter menstruado ou o resultado ser positivo. O q pode ter acontecido? Agora estou tomando provera para reiniciar o tratamento.

  129. fabioeugenio disse:

    Oi Daiana,

    Você tem idade excelente, e existem vários tratamentos que ainda podem ser feitos no seu caso.

    Consulte um especialista para detalhes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  130. fabioeugenio disse:

    Oi Carol,

    Pode ser um corpo lúteo persistente – que pode ser identificado através de ultrassom transvaginal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  131. carine disse:

    olá Dr.Fábio Eugênio.
    Eu tenho 34 anos iniciei tratamento de induçao, tomei clomid,menopur e choriomon. Fiz o exame deu negativo. E agora devo tentar outros ciclos ou não? Qual melhor opçao para mim??

    Grata!

  132. fabioeugenio disse:

    Oi Carine,

    Não posso te fazer indicações sem ter acesso a todos os dados clínicos do casal. Porém, em geral, um ciclo apenas de indução é pouco para já partir para novos tratamentos. Mas depende de cada caso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  133. Natália disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se posso tomar clomid, sendo que minha ovulação é normal? Vou fazer 30 anos, gostaria de ter gêmeos.

  134. Dulce disse:

    Olá Dr. Fábio.

    Tenho 29 anos e estou tentando engravidar há 4 meses. Tomei anticoncepcional oral por 10 anos. No último ciclo fiz um ultrassom endovaginal que constatou que não ovulei. A médica me receitou indutor de ovulação mas estou com medo de tomar.
    Será que não estou ovulando pelo uso prolongado do anticoncepcional?
    Não seria melhor esperar mais um pouco antes de tomar o indutor?
    Desde já agradeço.

  135. fabioeugenio disse:

    Oi Natália,

    Qualquer medicação somente pode ser tomada com orientação e acompanhamento médico.

    Converse com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  136. fabioeugenio disse:

    Oi Dulce,

    O uso anterior do anticoncepcional não te prejudica em nada. E se não está havendo ovulação, o traatmento inicial é a indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  137. Sandra disse:

    Oi Dr. Fabio, meu nome eh sandra, tenho SOP, desde os 14 anos, hj com 29 anos, tentando engravidar ha 5 anos, e nada, fiz 6 meses com clomid sem US, esperei ais 6 meses sem fazer nada, depois mais 6 com clomid, NADA, meu marido eh contra FIV e INSEMINACAO, e eu to induzindo agora minha ovulaçåo com GONAL, sem acompanhamento medico, mas estou usando a dose menor, 75ui por dia por 3 dias, depois dia sim dia nao, e estou pensando em fazer uma US por conta no 10 dia… se tiver foliculo com mais de 17mm posso tomar o ovidrel? se eu nao fizer a US pra ver o ovario, posso tomar o ovidrel mesmo assim? na sorte mesmo? que dia?? tenho 500 duvidas… queria ir num especialista, mas o marido nao deixa, pq quer que seja da vontade de DEUS…. ODEIOOO, quero meu bebe…

  138. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Realmente qualquer tratamento deste somente com consulta e acompanhamento de um especialista. Se seu marido quer mesmo ser pai deveria mudar de opinião.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  139. Claudia disse:

    Boa tarde! Tenho 40 anos e meu esposo 43. Tive uma gravidez aos 32 anos e, quando estava com 7 semanas de gestação, tive um aborto espontâneo. Dois anos depois, aos 34 anos, engravidei novamente e tive a minha filha que hoje está com 5 anos. Estas duas primeiras vezes que engravidei foram no 1º mês de tentativa. No ano passado, após 6 meses tentando meu 2º bebê, consegui engravidar, mas ao fazer a eco das 12 semanas, decobri que o feto estava sem batimentos e que parou de crescer com 8 semanas. Tive que fazer uma curetagem. Em dezembro de 2012 começamos a tentar novamente, mas, até agora, nada. Por recomendação da minha GO, fomos em um especialista em reprodução que nos indicou a videolaparoscopia ou a indução da ovulação (Indux). Meus exames hormonais estão normais, assim como minha eco e o espermograma do meu esposo. Nossa dúvida está em qual procedimento seria melhor e com mais chances de sucesso para o nosso caso.
    Desde já, agradeço!

  140. Ita disse:

    Tenho 49 anos, já engravidei aos 45 anos e perdi. Ainda tenho um sonho vivo de ser mãe; já consultei com especialista em inseminação, mas não tive coragem, sei lá, tenho medo de ter complicações; ainda menstruo e desejo muito ser mãe. Me de sua opinião por favor (em detalhe): Marcia (TV) aos 50 anos fez tratamento em 3 meses e engravidou de gemêas embora teve muitas complicações mas aconteceu. (?)

  141. linda disse:

    ola dr, bom é o seguinte: sou casada a 6 anos e nunca usei nada e estamos tentando engravidar, mas nada de conseguir, entao procurei um medico especialista em reproducao humana, fizemos alguns exames meu marido tomou zirvit 600s e nada, ai fiz alguns exames e o medico disse q tenho ovarios policisticos, entao comecamos um tratamento, ele passou antconcepcional durante tres meses e disse q apos isso iria passar um indutor de ovulacao… gostaria de saber se o tratamento é mesmo assim, obrigada!

  142. linda disse:

    tenho 26 anos e meu marido tambem tem 26 anos

  143. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Se sua histerossalpingografia (exame das trompas) for normal, melhor partir direto para o tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  144. fabioeugenio disse:

    Oi Ita,

    Se você não tem nenhuma doença clínica, pode engravidar com segurança, contanto que faça um pré-natal bem acompanhado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  145. fabioeugenio disse:

    Oi Linda,

    Se você tem ovário policístico, pode iniciar imediatamente a indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  146. lucelia disse:

    Olá, tive uma gravidez ectópica tubaria a um mês estava com quase um mês de gestação quando tive que fazer uma cirurgia de emergência e tirar toda a tuba esquerda.Gostaria de saber se ainda posso engravidar e se posso fazer algum tipo de tratamento pois já tenho 30 anos e não tenho filho!

  147. linda disse:

    ola dr, tive no meu medico e ele receitou indux. ELe disse p tomar do 5 ao 9 dia do ciclo e ter relacao . SO to em duvida pq n sei se comeco axter relacao desde o primeiro comprimido ou somente no ultimo? e se tenho q ter relacao todos os dias. foi uma consulta rapida e acabei nao perguntando . obrigada

  148. GEIZA disse:

    Quero muito engravidar e ate hoje nao consegui, ja tento ha uns 3 anos Drº, inclusive o mes passado fiz uma FIV, e tb nao deu em nada. O que posso fazer pra tentar conseguir Drº ? Me ajude, por favor.

  149. Karine disse:

    Dr. Fábio, já li vários comentários sobre o chá da casca do inhame como indutor de ovulação. Sou tentante a quase 3 anos como mencionei acima sobre meu problema. Confesso que estou “desesperada” porque é meu maior sonho. Minha dúvida é a seguinte: posso tomar esse chá? Tem alguma contra indicação?

  150. Giselli I. disse:

    Ola Dr. eu tenho 21 anos tendo tengravidar a 4 anos ja, tenho SOP desde os meus 15 anos, ja fiz inducao com clomid em 6 ciclos e nada, ai tentei com o menopur o qual o medico me receitou 150 ui por dia e tive quase uma hiperestimulacao e parou a inducao e ficou por isso mesmo, sera que administrando uma menor quantidade terei resultatos?? obrigada!

  151. fabioeugenio disse:

    Oi Lucélia,

    Se sua outra trompa (direita) estiver normal, você pode engravidar por ela. Se não, recorra aos métodos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  152. fabioeugenio disse:

    Oi Linda,

    O ideal é monitorizar com ultrassom para avaliar a resposta. As relações para engravidar são iniciadas cerca de 5 dias após o último comprimido do Indux.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  153. fabioeugenio disse:

    Oi Geiza,

    Cada caso deve ser avaliado particularmente. Através de consulta e exames é que podemos investigar, e definir a melhor conduta.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  154. fabioeugenio disse:

    Oi Karine,

    Desconheço a ação desta substância.

    Não posso te recomendar nenhuma substância sobre a qual não existem trabalhos científicos seguros.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  155. fabioeugenio disse:

    Oi Giselli,

    O caminho é este: ir adequando a dose à resposta ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  156. emilia ueoka disse:

    Dr. Fabio gostaria de saber aonde acho ovulo com descendência oriental.

  157. fabioeugenio disse:

    Oi Emília,

    Você deve se informar nas clínicas de reprodução humana, pois as doadoras são pacientes que estão fazendo tratamento de FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  158. Giselli I. disse:

    Dr. mas sera que com quantidade menor de Menopur consigo um efeito melhor descartando a hiperestimulacao?

  159. fabioeugenio disse:

    Oi Giselli,

    Pode ser, mas é necessário monitorização ovariana rigorosa, para ir fazendo ajustes das doses.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  160. Camila disse:

    Dr. Fabio,
    Descobri que tenho ovários policísticos aos 18 anos e fiz o tratamento com diane por 14 anos.Última menst. 28/07/13. Parei de tomar AC, pois queria engravidar e não menstruei mais. Fiz a eco no final de setembro e tinha voltado tudo de novo. Minha médica indicou para fazer a video laparoscopia. Realizei no dia 18/10/13 e até agora não menstruei. Os cistos voltam em qto tempo depois desse procedimento?é possível engravidar sem ter vindo a menstruação?
    Obrigada!

  161. gislaine mota disse:

    Olá,
    Dr.Fábio!

    Tenho 26 anos,apesar da idade como todos os médicos falam que ajuda muito,mas meu caso é raro não conheço ninguém com esse problema,e isso vem me desgastando muito.
    Tento engravidar tem 9 anos,desde de quando casei faço tratamento
    já fiz com clomid,usei implantes por três anos,inseminação artificial por ultimo icsi engravidei, mas acabei perdendo com sete semanas de gestação.tenho hipofese diminuida (hiporgonodismo,hipergonotrofico ).
    Gostaria de saber se somente com o uso do gonal -f posso ovular e consegui engravidar?

  162. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    É possível engravidar sem menstruar caso você tenha ovulado logo após a cirurgia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  163. fabioeugenio disse:

    Oi Gislaine,

    Se você tem trompas boas, e o espermograma é normal, você pode engravidar pela indução, apesar das chances serem menores.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  164. Camila disse:

    Olá Dr Fábio,

    Mais uma dúvida: Após a videolaparoscopia para drilling nos ovários, os cistos retornam logo?
    obrigada!

  165. Cintia disse:

    Olá dr. Fábio!

    Tenho 33 anos. Fui submetida a uma tireoidectomia total há 2 anos, aguardei a liberação medica para tentar engravidar. Quando a endocrino e o gineco me liberaram parei de tomar o anti-concepcional mas a minha menstruação só veio 5 meses depois. Os ciclos subsequentes foram irregulares durando 40, 50 e ate 60 dias. Nos exames de US dava tudo normal. Enfim consegui engravidar apos 1 ano de tentativas mas perdi meu bebe na setima semana. Apos a curetagem meu gineco resolveu acompanhar meu ciclo e chegou a conclusão que eu tinha ciclos anovulatorios. Comecei entao tratamento com clomid. Ja estou no quarto cliclo e nada. Se não conseguir engravidar com o clomid, qual sera o proximo passo? Depois de quanto tempo apos o tto com o clomid poderei iniciar um outro tipo de tratamento?

  166. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Eles continuam lá. mas o funcionamento ovariano tende a melhorar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  167. fabioeugenio disse:

    Oi Cíntia,

    Após a indução, se não houver sucesso, as opções são a inseminação intra-uterina, e a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  168. alves disse:

    Gostaria de saber se com o uso de clomid tenho chances de engravidar porque meu marido tem espermatozoides lentos e somente 2 por cento é de boa qualidade, eu tenho anovulação, me precipitei e logo procurei um médico especialista em fertilização e fiz uma isseminação e uma fertilização ambas sem sucessos. Agora mudei de especialista e a ginecologista disse que tenho chances de engravidar sim com o clomid e meu marido comendo amendoim , castanha e nozes e omega 3 e eu fazendo o monitoramento da ovulação para coito programado. O que ela me disse contradiz o que o outro especialista anterior disse. E agora ja tentei, é esperar ansiosa.

  169. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Pode haver gravidez somente com indução, mas as chances são mais baixas do que com Inseminação ou FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  170. maria aparecida da silva disse:

    estou com 44 anos estou tentando egravidar tenho tres filhas e um aborto em fevereiro 2013 estou com minha mestruacao atrazada mestruei dia 3 /11/13 sera que estou gravida

  171. fabioeugenio disse:

    Oi Aparecida,

    Se a menstruação está atrasada faça o exame de beta-hcg!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  172. Fabiane Sereniski disse:

    Olá, tenho 22 anos e descobri a 4 meses que tenho SOMP, estou fazendo tratamento com o Indux e metformina, porém, por algum equivoco ainda não sabemos de quem (talvez da farmacia que me deu a quantidade errada de comprimidos) eu tomei esse ciclo durante os 4 meses, quando liguei para minha doutora para marcar uma consulta ela me chamou a atencao pois eram para tomar apenas 2 ciclos e marcar a consulta antes de continuar o tratamento, estou no 5º dia do 4º ciclo e estou muito enjoada, com muita dor nos seios e minha menstruacao esta vindo a 10 dias (normalmento nao passam de 5 dias) , essa alteracao pode ter a ver com a quantidade de ciclos que fiz? algumas pessoas estao dizendo que posso estar gravida mesmo menstruando, sera possivel?

  173. Raquel disse:

    Olá, doutor.
    Tento engravidar há 1 ano, tenho 33. O marido está ok.
    Eu também estaria, se não fosse um detalhe: Fiz a histero que deu trompas pérvias de calibre normal, com distribuição de contraste na cavidade peritoneal, mas com retenção em ambas as trompas (teste de Cotté positivo). O meu útero é arqueado.
    Ovulei com Clomid, mas até agora, nada. Será que esta retenção atrapalha? Qual a causa? Quais as minhas chances de gravidez natural. Grata.

  174. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiane,

    É importante fazer um beta-hcg, e ultrassom transvaginal para monitorizar a resposta à indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  175. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Existe uma disfunção em suas trompas que diminui as chances, mas não impedem completamente a gravidez natural.

    Se não conseguir com métodos mais simples, a melhor opção é a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  176. Carla disse:

    Olá Dr. Fábio.

    Tento engravidar há 08 meses. Fiz 3 ultrassons nesse período e todos constataram anovulação. Tomei remédio por 10 anos.
    Todos os médicos que consultei disseram que tenho que esperar 1 ano antes de iniciar um tratamento se caso eu não engravidar.
    É normal aguardar esse tempo, ainda que já se tenha detectado a existência de ciclos anovulatórios? Seria cedo para procurar um especialista em fertilização?

  177. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    A espera de 1 ano é apenas se ocorre ovulação normal. Se você não ovula, não faz sentido esperar. Já deve imediatamente fazer indução da ovulação.

    Consulte um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  178. Daniele disse:

    Prezado Dr. Fábio,

    Quero parabenizá-lo e agradecê-lo por todas as dicas e orientações que o senhor compartilha conosco, pois são de grande valia!
    Gostaria de uma orientação do senhor.
    Tenho 33 anos, meu marido tem 36. Estamos tentando engtavidar há 2 anos. Já fizemos todos os exames solicitados pelo meu ginecologista, inclusive histerossalpingografia, ultrassonografia para controle de ovulação, espermograma e Anti-muleriano. No controle de ovulação existia um folículo com aproximadamente 20 mm, endométrio 9 mm, sem uso de indutor de ovulação. Ovulação normal.
    Todos os exames estão ótimos, exceto o Anti-muleriano, que o meu resultado foi de 0,21 mm.
    O que fazer diante desse resultado? É possível engravidar naturalmente ou temos que fazer algum tratamento, Inseminação, Fertilização ou uso de indutor?
    Desde já agradecemos muito sua atenção!

  179. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    Como já se passaram 2 anos, melhor não esperar mais por gravidez natural. Converse com seu especialista para realização dos tratamentos indicados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  180. Daniele disse:

    Oi Dr Fábio,

    Obrigada pela resposta. Eu já consultei com um especialista e ele disse que diante do resultado dos meus exames eu poderia optar por IA ou FIV. Mas eu não consegui esclarecer uma dúvida. Será que eu poderia usar indutor de ovulação para tentar engravidar naturalmente?

    Agradeço novamente a sua atenção.

  181. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    Pode sim. Mas como você já ovula normalmente, suas chances vão aumentar muito pouco com a indução simples de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  182. Daniele disse:

    Dr. Fábio Eugênio,

    Muito obrigada pela atenção!

    Abs,

    Daniele

  183. camila disse:

    Dr Fabio,

    A videolaparoscopia para drilling nos ovarios não regularizou meu ciclo, vai fazer 2 meses que fiz e não desceu. Qual seria o método de fertilização mais indicado para quem tem ovários policisticos?
    obs. eu nao cheguei a tomar indutores ..agradeço sua atenção!

  184. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Havendo trompas normais, e espermograma satisfatório, o primeiro passo é tentar indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  185. Camila disse:

    Dr Fabio,

    Fico muito agradecida pela atenção que vc me deu. Parabéns pelo seu trabalho!Gostaria muito de ser atendida por vc mas moro em Porto Alegre -RS. Obrigada!

  186. simonr disse:

    boa tarde tenho 40 anos e tenho anemia falciforme que e controlada trato no hemorio rj e tambem faço uso de parlodel de 2,5 para controlar a prolactina, ha 8 anos e nao consigo engravidar, meus exames estao normais e de meu companheiro tambem o que faço?

  187. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Obrigado, e boa sorte, pois existem vários especialistas competentes na sua cidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  188. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    Procure um especialista para fazer um plano terapêutico, definindo o melhor tratamento para vocês: inseminação intra-uterina, ou fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  189. Mariana disse:

    Olá Dr.! Meu nome é Mariana, tenho 30 anos e tenho SOP….em fevereiro desse ano engravidei no segundo ciclo com clomid ( gravidez anembrionaria) depois da curetagem voltei a fazer o tto com clomid, tomei por 6 meses e nao engravidei, esse é meu primeiro mês sem o remédio, será que vou ovular? O próximo passo seria a inseminação ?
    O espermograma do meu marido esta ok!
    Obrigada

  190. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    Se suas trompas são normais você pode tentar sim a inseminação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  191. Fabiane Sereniski disse:

    Boa Tarde Dr. Fabio,

    Fiz tratamento em 4 ciclos de INDUX e metformina pois tenho SOP, neste ultimo ciclo minha médica havia pedido histerossalpingografia e ultrassonografia para controle de ovulação, porém ela pediu que eu esperasse 10 dias após o inicio da menstruação, porém já está atrasada em 10 dias e ontem fiz o beta e deu NEGATIVO (INFELIZMENTE), será que posso fazer os exames já que confirmei a não gravidez? ou preciso esperar a menstruaçao descer mesmo que demore? (Obs. Minha menstruaçao não costuma atrasar nem 01 dia).

    Grata

    Att

  192. Fabiane Sereniski disse:

    Aguardo uma resposta pois minha menstruaçao ainda não desceu.. estou ficando preocupada pois minha menstruaçao nunca atrasou..mesmo antes de fazer tratamento!! Att

  193. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiane,

    Melhor conversar com sua médica para fazer alguma medicação para induzir a menstruação, e então programar os exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  194. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiane,

    Se o beta-hcg foi negativo você deve tomar uma medicação para menstruar (converse com sua médica).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  195. Camila disse:

    Oi Dr Fabio,

    Após a videolaparoscopia para drilling nos ovários iniciei com o clomid. No 13º dia do ciclo/ 5º dia após o último comprimido fiz uma ecotransvaginal e apareceu 1 folículo no lado direito de tamanho 1,2cm e 1 folículo no lado esquerdo 1,0cm. Na bula diz q a ovulação ocorre no 6º ao 12º dia após o ultimo comprimido. Qual tamanho ocorre a ovulação? Será q posso ter ovulado?

    agradeço seu retorno,

  196. Regiane disse:

    Olá,
    Tenho 29 anos e um filho de 8 anos á 4 anos não tomo remédios e não consigo engravidar, minha menstruação é regular porém tenho endometriose, já fiz a videolaroscopia, mas não tive sucesso. Existi algum tratamento mais simples que possa a me auxiliar a engravidar?

  197. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    O tamanho em geral é entre 16 a 22 mm. Para confirmar ovulação deve dosar a progesterona no sangue.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  198. fabioeugenio disse:

    Oi Regiane,

    Como você tem idade excelente pode tentar tratamentos mais simples por alguns meses (indução e/ou inseminação).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  199. joana disse:

    quero engravidar pela segunda vez, tenho 40 anos e há mais de 4 anos tento e não consigo. Meus exames e de meu companheiro estão ótimos, e estou ovulando normalmente. O que deve ser feito ?

  200. fabioeugenio disse:

    Oi Joana,

    Levando em conta sua idade, e o tempo de tentativa, a melhor opção é partir para os tratamentos de reprodução assistida: inseminação, ou FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  201. joana disse:

    E não seria possível tentar com clomid ou outros antes de partir para este tipo de tratamento?

  202. fabioeugenio disse:

    Oi Joana,

    É possível sim, mas as chances são pequenas com estes tratamentos mais simples.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  203. Carolina disse:

    Dr. Fábio!
    Já tomo o Clomid a 3 ciclos e o ultimo comecei a tomar do dia 5 ao dia 9, hj dia 21 fiz uma ultra seriada e nada de folículos mais meu ovário esquerdo esta com um volume de 30cm e o direito 7,4cm será que ovulei do ovário direito? ou ainda vou ovular do esquerdo?

  204. Carolina disse:

    Quando é a data provável de ovulação depois do último comprimido?

  205. fabioeugenio disse:

    Oi Carolina,

    Em média a ovulacão ocorre 7 dias após o último comprimido.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  206. Elaine disse:

    Dr. Fabio,
    Estou no primeiro ciclo de induçao de ovulaçao, tomando Serophene e gostaria de saber qual é o melhor dia para a realizaçao do ultrassom para o monitoramento da ovulaçao?

  207. dirce disse:

    ola,Dr estou há 4 anos tentando engravidar sem sucesso,tenho endometriose ja fiz 3 cirurgias indução com indux por 6 meses e 2 meses com puregon tomei a ultima injeção de puregon em Dezembro e a minha menstruação esta há 3 dias de atraso,o que fazer agora?

  208. fabioeugenio disse:

    Oi Elaine,

    Geralmente faço um ultrassom basal (2o ou 3o dia), o segundo após 3 a 5 dias da parada do indutor, e os seguintes a depender da resposta ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  209. fabioeugenio disse:

    Oi Dirce,

    Se a menstruação está atrasada, primeiro faça um beta-hcg!

    Caso a indução não tenha sucesso, as opções são inseminação ou FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  210. Carolina disse:

    Dr. Fábio,
    Minha menstruação desceu. Estou tomando clomid por conta própria e na bula diz que só pode ser utilizado por 3 ciclos e já completei os tres. Será válido continuar tentando? ou agora é melhor parar e esperar vir naturalmente? A menstruação veio no dia certinho dia primeiro significa que meu ciclo é de 30 dias. O que eu faço Dr?

  211. Quezia disse:

    Dr, estou sem menstruar pelo menos a 4 meses, minha médica me deu um diagnóstico que fiquei de queixo caido..

    Meus exames deram:
    Progesterona: 0,7 ng
    FSH: 73,8 mul/
    Hormônio Luteinizante: 52,4 mul

    Disse que estou na menopausa precoce ..e que não posso ter filho…
    Tem alguma coisa a ver desses exames estarem altos por eu não mesntruar..existe alguma chance de eu engravidar..

    Desde já obrigado

  212. fabioeugenio disse:

    Oi Quezia,

    Os exames realmente mostram um quadro de falência ovariana precoce.

    Mas é sempre importante repetir os exames, e também fazer ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  213. Rejane disse:

    Olá Dr. Fábio, Boa Tarde!!

    Gostaria que me esclarecesse uma dúvida é possível uma mulher aos 43 anos engravidar de forma normal? Aos 36 anos tive minha primeira gravidez onde tive minha filha hoje com 7 anos de uma cesária, depois em 2010 e 2012 engravidei e tive abortos,o segundo descobrimos trissomia no cromossomo 16 e descobrimos também uma incompatibilidade imunológica com meu marido onde seria necessário tomar umas vacinas feitas do sangue dele e também descobri que sou portadora de trombofilia, já sei qual o tratamento a fazer e sei que bem acompanhada não haverá problemas o que me deixa angustiada é o fator idade, o senhor já teve alguma paciente que tenha engravidado com essa idade e que tenha gerado uma criança saudável? É possível com essa idade gerar um bebê saudável de forma natural??? Sei que pra Deus nada é impossível, espero que tudo dê certo mas gostaria de ouvir sua opinião. Desde já muito obrigada pela atenção.

  214. Lidiane disse:

    Olá Dr Fábio… Tenho 32 anos e tento engravidar há 2 anos e 9 meses… meus exames de sangue estão normais, histero ok e marido ok… já fiz 3 ciclos de indução com Serophene, utrogestan e primogyna, no controle de ovulação mostrou q ovulei de 3 óvulos no 1º ciclos, mas não tive meu positivo, fiz recentemente uma US e nela mostra q ovula normal, sem remédios…estou há 4 meses sem remédios e já marquei consulta com um especialista, porém estou relutante quanto a tratamentos de reprodução assistida, pois não tenho dinheiro suficiente e ando muito abalada emocionalmente… O que faço Dr.? Seria válido tentar mais alguns ciclos com indução? Se não, eu poderia fazer a IA ou já partir para a FIV? Obrigada.

  215. fabioeugenio disse:

    Oi Rejane,

    É perfeitamente possível uma mulher de 43 anos engravidar de forma natural, e de um bebê saudável!

    Só não deve esperar muito tempo por gravidez natural, já que as chances caem muito rapidamente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  216. fabioeugenio disse:

    Oi Lidiane,

    Como você tem idade ótima, pode fazer até 6 ciclos de indução antes de partir para a reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  217. mary disse:

    Dr Fábio Eugênio, por favor me ajude, fiz 51 anos e gostaria de engravidar, tenho uma boa saúde, fiz todos exames e ok, ainda menstruo regularmente. Quais as minhas chances? engravidei com 47 e tive um aborto. grata Mary

  218. fabioeugenio disse:

    Oi Mary,

    A nova resolução do Conselho de Medicina somente permite os tratamentos em mulheres até 50 anos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  219. SILVA RODRIGUES disse:

    Olá Dr. Fabio!
    Tenho 32 anos e há 4 tento engravidar e não consigo. Realizei os exames hormonais, a histereo, ressonância e ultra e tudo ok. Meu marido tb fez os exames,ok! A gineco me receitou Indux (dois comprimidos durante o 5º ao 9º dia do ciclo) e Premarin (2 comp. durante 10º ao 16º dia do ciclo) e relações sexuais alternadas: 10º, 12º, 14º, 16º, 18º, 20º dias do ciclo. Estou no 3º mês do tratamento e até agora nada, estou muito ansiosa, não consigo me concentrar em mais nada, é uma sensação de impotência e de que nunca conseguirei realizar o meu sonho de ser mãe e o pior até agora não sei o que acontece, pq não engravido, pois pelos exames que fizemos até agora está tudo certo.
    A gineco não me pediu ultra seriada, será que isso pode prejudicar avaliar alguma questão do tratamento?
    Tenho que ser sincera e confesso que nem todos os meses fiz corretamente, ou seja, tiveram dias em que eram para ter tido relação sexual e não fiz, será que “falhar” na sequência pode prejudicar? Isso ocorreu + no final 18º e 20º
    Uma outra dúvida é que li que para aumentar as chances de engravidar, quando se toma dois comprimidos de Indux o ideal é ter um intervalo de 12 hs entre eles. Minha médica me receitou os dois ao mesmo tempo. Isso faz alguma diferença?
    Será que pelo tempo que tento engravidar devo procurar diretamente um especialista em reprodução humana ou aguardar os 6 meses do tratamento com Indux?
    Aguardo ansiosamente o seu retorno e agradeço a criação desse espaço para ajudar pessoas que passam por este tipo de problema. Muito obrigada!!

  220. fabioeugenio disse:

    Oi Silva,

    Você tem idade ótima, e pode tentar até 6 ciclos do indutor antes de partir para novas etapas do tratamento. E é indiferente tomar o indux a cada 12 horas ou 2 comprimidos juntos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  221. SILVA RODRIGUES disse:

    Olá Dr. Fábio,
    Gostaria de agradecer muito sua atenção.
    Só para sanar todas as dúvidas gostaria que me respondesse em relação a ultra seriada. Será faz falta esse procedimento para avaliar alguma questão do tratamento?
    E tb referente a não ter tido relação sexual exatamente como deve ser (dias alternados) durante o período fértil. Isso ocorreu + no final 18º e 20º

    Muito, muito obrigada mesmo…
    Um grande abraço!

  222. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Sempre faço ultrassom seriado pelo menos no primeiro ciclo para avaliar como responde o ovário.

    E o ideal é realmente relações no mínimo em dias alternados no período.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  223. Erica disse:

    Boa tarde! Fiz em ainda com 35 anos nov/2013 fertilização juntamente com estimulação através de Gonal e o resultado não foi favorável, pois a produção de óvulos foi baixa, gostaria de saber se tenho alguma chace através de um aumento na doze de GONAL na próxima. Muito obrigada

  224. fabioeugenio disse:

    Oi Érica,

    É possível sim conseguir melhor estimulação pela mudança no tipo ou dose de medicamentos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  225. Graça disse:

    Dr. Tenho 40 anos e fare 41 em maio. Estou tentando 1ª gravidez há 7 meses. Já fiz vários exames e o marido também. O marido está tudo ok. Eu tenho a trompa direita obstruída, mas a esquerda está normal. Já estou com especialista em reprodução assistida. Ela está fazendo o Coito Programado com estimulação ovulatória. Neste primeiro ciclo tive 2 óvulos no ovário direito e 1 no esquerdo, mas não engravidei. Vou para o segundo ciclo agora em março. Ela disse que tentará 3 vezes se não tiver sucesso iremos para a ICSI. Estou ansiosa, o senhor acha que devo ir logo para a FIV ao invés de tentar o coito programado???

  226. renata disse:

    olá Dr. Fábio,estou usando indux e utrogestan,este mês meus seios estavam doendo muito e com secreção,tive um atraso de 7 dias e hoje desceu uma borra,fiz o Bhcg,deu negativo,minha ultima mostra foi em 01/02/2014,e foi só 1 dia,agora esse atraso e alguns sintomas de gravidez,mas exames sempre negativos,devo esperar um pouco mais p novos exames??

  227. ALINE disse:

    OI SOU NOVA POR AQUI ! DR. faz 1 ano que parei de tomar anticoncepcional e estou tentando engravidar minha menstruação ate estava regular mas depois ficou vindo quatro dias da data e em fevereiro veio dia 1 no caso oito dias antes e depois veio 15 mas só uma borra de cafe bem claro e passou 3 dias creio que é problema de hormônios qual exame especifico eu posso fazer ? sera que vou ter que fazer tratamento?
    obrigada pela atenção.

  228. Carol Cave disse:

    Olá Dr. Boa Tarde

    Tenho 38 anos e mh menstruação não vem desde junho/13, no começo pensei que era stress, a correria do dia a dia e nada de vir… fiz todos os exames e o diagnóstico foi menopausa precose…fiquei assustada, deprimida… não tenho nenhum sintoma, minha libido continua alta, sem onda de calor, etc…sonho ser mãe e gostaria de saber se tenho alguma chance, se existe alguma forma de verificar se tenho reserva ovariana e se tiver qual o procedimento? muito obrigada

  229. fabioeugenio disse:

    Oi Graça,

    Se for para tentar até 3 meses, não é perda de tempo. Se não houver sucesso, então a FIV é a melhor opção.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  230. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Pode não ter havido ovulação. É importante monitorizar com ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  231. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    O primeiro passo é consultar seu ginecologista para exames de avaliação básicos (hormônios, ultrassom, espermograma, etc).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  232. fabioeugenio disse:

    Oi Carol,

    Existem exames sim para avaliar sua reserva ovariana, e a possibilidade de gravidez com seus próprios óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  233. Letícia disse:

    Bom dia Dr. Fábio,
    Há quase três anos fui diagnosticada com um cisto de 8cm no ovário direito. Fiz uma videolaparoscopia e na biópsia foi apontado endometriose ovariana. Depois disso, fiz tratamento com Zoladex por 6 meses e faz um ano que estou tentando engravidar por relação programada, mas até agora não ocorreu. Minha questão é que tenho menstruações regulares, meus exames hormonais estão normais, não tenho obstrução na trompa esquerda (indicado no exame de histerossalpingografia), meu peso é normal (56kg e 1,63m), etc. Além disso, os exames do meu marido também deram normais. Em duas ocasiões, quando necessitei fazer US transvaginal foi apontado que estava ovulando. Como falei, ainda não consegui engravidar.
    O que pode estar acontecendo?

  234. Amanda Sousa disse:

    Boa noite,
    Tenho SOMP, estou no segundo ciclo com Clomifeno, porém o US seriado mostrou que meu endométrio está 0,68 cm, após a ovulação minha GO prescreveu Ultrogestan…
    Qual a espessura ideal do endométrio para engravidar, será que tenho chance?

  235. Tatiana disse:

    Bom dia Doutor,
    Tenho 28 anos, tenho Síndrome de Ovários Policísticos, sou casada a 4 anos, desde então estou tentando engravidar e nada, faço tratamento com metformina a mais 8 meses, fiz tratamento com indux e utrogestan por 6 meses e nada ainda, o que devo fazer, me ajude por favor Doutor, estou muito desanimada com isso, Que tipo de tratamento devo procurar agora?
    Obrigada

  236. Joseane R disse:

    boa tarde!
    Dr estou tentando engravidar a 12 meses tomei 1 comprimido de serophene por conta propria 4 dias apos o termino da minha menstruação ao acordar fio ao banheiro e notei uma quantidade abissal de muco tipo clara de ovo fiquei com receio e nao tomei mais posso ter ovulado mesmo tomando somente 1 comprimido de 50mg.

  237. fabioeugenio disse:

    Oi Letícia,

    A endometriose pode causar subfertilidade mesmo quando todos os outros exames estão normais. A reprodução assistida pode ajudar nestes casos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  238. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Acima de 6 mm já pode haver gravidez, mas o ideal é a partir de 8 mm e de padrão trilaminar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  239. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiana,

    Se a indução de ovulação simples não funcionou, as próximas etapas de tratamento são a inseminação intra-uterina ou a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  240. fabioeugenio disse:

    Oi Joseane,

    Se você tem ciclo regular deve estar ovulando mesmo sem tomar Serophene. Um comprimido não fará muita diferença.

    Mas nunca use medicação sem orientação e acompanhamento médico!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  241. Cibelle disse:

    Tenho um ciclo curto de 23 dias que nunca atrasa. Fiz exames e tudo ok comigo só que óvulo muito cedo ( ovulacao irregular). Tomei clomid do 5 ao 9 dia com orientação médica, porém minha menstruação não veio. Fiz um teste de farmácia com 3 dias de atraso e deu negativo e hoje estou com 7 dias de atraso, cólicas leves e constipação desde que comecei a tomar o remédio. Posso estar gravida? Faz 10 meses que tento engravidar.

  242. Isis Pascoal disse:

    Dr. Fábio, meu nome é Isis, tenho 32 anos e SOP. Meu esposo tem 42 anos, e no espermograma deu baixa quantidade e motilidade dos espermatozóides. Após 1 anos de tratamentos dele, o espermograma melhorou consideravelmente, e meu médico, em janeiro de 2014, começou a indução de ovulação com 50 mg de clomid e duphaston.
    Já vou pro 4º e último ciclo, e atá agora nada. Só sei que ovulei no 2º, pois ele pediu um exame de hormônios, nos outros não pediu mais nenhum exame. Pra esse último ciclo, quero aumentar a dosagem do clomid pra 100mg, o senhor acha que pode ajudar? Se não der certo nesse ciclo, qual a sua opinião, continuar com a indução de ovulação, ou partir pra tratamentos mais específicos?

    Obrigada.

  243. norma disse:

    oi gostaria de saber onde posso encontrar e comprar medicamentos em baixo custo, para induzir o ovário, fiz tratamento com menopur, e atualmente bravelle 75.

  244. alldeide disse:

    Qual é o sertões toma o clomide na quando está mrnstruando ou depois que termina a menstruacao não sei como devo fazer

  245. fabioeugenio disse:

    Oi Cibelle,

    Você deve fazer o beta-hcg para investigar gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  246. fabioeugenio disse:

    Oi Ísis,

    A indução pode ser realizada por 4 a 6 ciclos antes dos próximos passos de tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  247. fabioeugenio disse:

    Oi Norma,

    As medicações do laboratório Serono (Gonal, etc) você pode obter com descontos no programa Acesso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  248. fabioeugenio disse:

    Oi Aldeide,

    O certo é sempre seguir a orientação médica, e toma-se como referência o dia do ciclo e não o fato de estar ainda ou não menstruando.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  249. Juliana disse:

    Ola Dr. Fábio Eugênio,
    Tenho 29 anos e estou tentando engravidar a mais de um ano. Tenho ovarios micropolicísticos e um cisto simples no ovario esquerdo. Meu go me sugeriu fazer uma laparoscopia ou tentar antes tomar indutor de ovulção. Gostaria da sua opinião do que é melhor opção pra mim.
    Obrigado pela atenção.
    Bom dia.

  250. Mariana disse:

    Olá .
    Boa tarde tenho 24 anos e estou tentando engravidar faz 1 ano , tenho ovários policístico , gostaria de saber o que posso tomar para ovulação , minha menstruação vem todos os mes , mais não ovulo , preciso de ajuda urgente por favor..

    Abs…

  251. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    A primeira opção no caso de ovários policísticos é o indutor de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  252. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    Você pode fazer uma indução de ovulação, mas somente com orientação médica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  253. Virna disse:

    Bom dia, Dr, tenho uma menstruação irregular e faço tratamento com a injeçao gonal. Meu marido,às vezes, não consegue ter relação sexual, fator que tem impedido que eu engravide. O que pode ser feito para melhorar o desempenho sexual dele?

  254. lucilene sena disse:

    Boa noite doutor,tenho 37 anos, 1 filho de 15 anos e estou
    tentando engravidar.Gostaria de saber se ao tomar indux diminui o ciclo menstrual,pq menstruo desde os 11 anos e sempre 5 dias.Mas agora no segundo ciclo tomando indux, menstruei só 3 dias, e não senti que estava ovulando, posso estar grávida?

  255. fabioeugenio disse:

    Oi Virna,

    Ele deve procurar um urologista. Existem tratamentos muito efetivos para este problema.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  256. fabioeugenio disse:

    Oi Lucilene,

    Se foi menstruação normal, não houve gravidez. Na dúvida, faça um beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  257. Marcia disse:

    Bom dia!! Tenho 32 anos e estou tentando engravidar há 1 ano e meio. Tenho ovário policístico. Realizei 3 ciclos de 50 mg de serophene + utrogestan 200 mg, sem sucesso. O meu médico receitou mais 3 ciclos com 100 mg de serophene + utrogestan. Realizei um Beta e deu resultado indeterminado, repeti e deu negativo.
    O que devo fazer agora? Qual seria o próximo passo? Me sinto sem esperanças. Obrigada!!!

  258. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Os próximos passos são a indução com gonadotrofinas (injetáveis), inseminação intra-uterina, e fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  259. Angelica disse:

    Bom dia!
    engravidei em 2009 mas com 2 mês tive um aborto retido. Desde então não consegui engravidar novamente. No mês passado meu cardiologista solicitou uma serie de exames de sague e incluiu um beta qualitativo. para minha surpreso o resultado foi REAGENTE. no dia seguinte fui logo bater uma transvaginal, e não apareceu nada. Não satisfeita fiz um novo Beta, sendo dessa vez quantitativo em um laboratório particular. o resultado foi negativo sem menor que 20.
    Estou muito preocupada e ansiosa. oque eu mais quero é engravidar. na sua opinião oque pode está acontecendo comigo? Se realmente eu não estiver gravida qual tratamento mais rápido você recomenda?

  260. Ana Maria disse:

    olá.
    tenho 23 anos,estou tentando engravidar há 3 anos e nada..tomei induz 4 ciclos e nada de ovular..devo fazer a indução agora injetável ou desistir de ser mãe…pois não tenho como custear uma inseminação

  261. Rose moraes disse:

    Boa tarde Dr. Fábio, desde de dezembro de 2012 que estou tentando engravidar, em dezembro de 2013 consegui, mas em janeiro de 2014 sofri um aborto. Então iniciei um acompanhamento médico mais rigoroso, e descobri que perdi o bebê devido as minhas taxas de hormônios estarem muito baixas, o GO me prescreveu Ovestrion e iniciou o processo de indução com Clomid, minha ultima menstruação veio no dia 20/04/2014 e ele pediu pra eu manter relações no período de 02 à 10/05/14, dia 20/05/14 fiz um teste de farmácia, mas deu negativo. Minha dúvida é fiz um exame muito cedo?? Porque minha menstruação ainda não veio.

  262. fabioeugenio disse:

    Oi Angélica,

    Apenas com exames completos de avaliação, seus e de seu marido, podemos definir o tratamento mais indicado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  263. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Maria,

    A indução com gonadotrofinas (injetáveis) pode funcionar sim.

    Não desista!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  264. fabioeugenio disse:

    Oi Rose,

    O exame realmente foi feito muito precoce, e ainda foi o de farmácia que é pouco preciso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  265. Rose disse:

    Obrigada Dr. Fabio, mas quando posso realizar o exame?

  266. Rose Moraes disse:

    Dr. Fábio quando posso fazer o exame?
    Obs.: Minha menstruação ainda não veio.

  267. Marina disse:

    Dr tenho 32 anos e em janeiro de 2014 fiz uma vídeo, tomei uma dose de Zoladex 10.8 dia 12/02 no começo de maio tive um escape por 3 dias, e no dia 12/05 tomei outra dose de Zoladex 3.6 agora o meu GO informou que tenho que esperar a minha menstruação para começar a indução será que tenho chances??? fiz exames de sangue e hormônio e o meu CA125 deu 6.

  268. fabioeugenio disse:

    Oi Rose,

    O beta hcg quantitativo já pode fazer.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  269. fabioeugenio disse:

    Rose,

    Já pode fazer – o quantitativo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  270. fabioeugenio disse:

    Oi Marina,

    Existem sim chances com a indução, se suas trompas forem normais, e o espermograma também.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  271. SILVA RODRIGUES disse:

    Olá Dr. Fábio

    Fiz tratamento com induz por 6 meses (este foi meu último mês). Gostaria de saber se este tipo de tratamento diminui muito o fluxo menstrual. É que desde a metade do tratamento tenho escapes que duram uns 2 ou 3 dias e um fluxo de 1 ou 2 dias. No quarto mês do tratamento entrei em contato com minha gineco e ela me orientou fazer um exame de gravidez (fiz o teste da clear blue que deu negativo). Neste último mês o fluxo está mais escasso ainda. Fico preocupada pq além disso minha barriga aumentou de volume (e eu nem tinha barriga) e no baixo ventre está bem duro. Esses são efeitos esperados do tratamento ou posso está com algum problema?

    Uma outra dúvida: minha gineco disse que se a indução oral não funcionasse ela iria me encaminhar p/ um especialista em reprodução assistida. Tô bem chateada por não ter dado certo,pois, sei que esses tratamento são caros e não tenho como arcar. Será que poderia me informar os valores médios das induções com injeções e inseminação? Se puder me orientar fico grata!

  272. Viviane disse:

    Olá Dr. Fábio.
    Tenho 25 anos e tenho SOP. Consegui atingir meu peso ideal e já tentei duas inseminações. Porém meus folículos não cresceram como deveriam nas duas induções com medicamentos injetáveis. Isso pode acontecer? Tenho chances de ovular? Sempre no meio do ciclo, quando induzido a ovulação minha menstruação descia. Há explicação pra isso?

    Desde já agradeço.

    Abraços,
    Viviane

  273. fabioeugenio disse:

    Olá Silva,

    Estas alterações no fluxo menstrual não interferem no resultado dos tratamentos. E o custo depende de qual tratamento será realizado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  274. fabioeugenio disse:

    Oi Viviane,

    Existem ovários mais resistentes à indução, mas através de mudanças nos tipos e doses de medicação é possível conseguir a resposta ovulatória desejada.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  275. Camila disse:

    boa noite Doutor, tenho 28 anos e meu marido 34, há 2 anos e meio veio tentando engravidar e não consigo, já fiz tudo que tipo de exames até aquele que faz um raio X das trompas, a unica coisa que deu alterado foi o progesterona, o meu medico disse que não estou ovulando e me passou, e em outubro passado, 3 ciclos de Indux tomando 1 comp por 5 dia (do 5º dia até o 9º), mas não deu certo, fiquei trÊs meses sem tomar nenhum medicamento e repeti os exames, novamente a progesterona deu Baixa 0,21, meu medico passou dessa vez 6 ciclos de Serophene 1 comp por dia, já estou no 4 ciclo e nada, meu marido esta tomando uma vitamina que tem zinco para ajudar o espermatozoide, não sei mais o que fazer engordei horrores 10 kilos des de outubro, o que o senhor acha devo ir para o 5 ciclo ou procura um outro tipo de ajuda?

  276. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Mesmo sem alterações importantes nos exames, já é hora de procurar um especialista para tratamentos mais efetivos.

    E é importante ainda controlar seu ganho de peso, pois pode atrapalhar na ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  277. Camila disse:

    Então nesse caso o senhor me indicaria um Especilista em Reprodução?
    Quais opções de tratamento eu poderia fazer?
    Obrigada doutor.

  278. Rose disse:

    Dr. Fábio, gostaria de saber se fazendo a indução com clomid, aumentam as chances de ter um bebê com síndrome de Down?

  279. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    As opções são indução com gonadotrofinas, inseminação intra-uterina, e fertilização in-vitro (FIV)

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  280. fabioeugenio disse:

    Oi Rose.

    Não existe nenhuma relação de uso do Clomid com aumento do risco de doenças genéticas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  281. Márcia disse:

    Ola!
    Dr, Fábio
    Esse é o primeiro mes que induzi a ovulação com serophene e Premarin,o primeiro dia do ciclo foi dia 9/5 no dia 21/5 fiz um exame transvaginal que mostrou que estava com varios foliculos e a qualquer momento se romperia, a medica me mandou fazer o beta dia 2/6 antes mesmo de atraso fiz deu negativo, mas ate hoje não desceu a mestruação 11/6 poss6 esta gravida?

  282. Polly disse:

    Boa tarde, Dr. Fábio Eugêncio. Primeiramente, parabéns pelo site. Gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Vou relatar meu caso: Tenho útero bicorno, nunca fiz uso de anticoncepcional. Tive uma gravidez ectópica em Agosto de 2012 e me traumatizei com tamanha dor e sofrimento. Estou planejando engravidar este ano. Meu ginecologista sugeriu o uso de indutor. Fiquei imensamente feliz ao pesquisar sobre e saber das possibilidades de ter gravidez múltipla. Portanto, gostaria de saber a ineficiência, em porcentagem, do indutor, em relação a gravidez de gêmeos. O fato de eu ter útero bicorno altera em algum sentido? Gostaria de saber também qual o indutor mais eficiente.
    Obrigada!

    Abraços!

  283. Elizete disse:

    Bom dia. Tenho 45 anos e dois filhos!! Gostaria de engravidar será q é possivel minha menstruação é normal vem todo mes certinha.
    Obrigada

  284. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Se houve ovulação naquele período, existe possibilidade de gravidez sim, e você deve repetir o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  285. fabioeugenio disse:

    Oi Polly,

    Em geral o útero bicorno não altera a chance de gravidez. E o indutor mais eficiente depende do quadro clínico, que é definido pela consulta e exames clínicos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  286. fabioeugenio disse:

    Oi Elizete,

    É possível gravidez sim, mas deve procurar um especialista para definir o melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  287. tainara disse:

    Ola td bem, entao tenho policistose a 1 ano e meio tentante, jah tomei metformina como so magra e emagreci mais ainda a medica suspendeu e agora estou tomando diane, e qro tomar um indutor. ql o dr me indica? pois minha medica falou pra mim tomar um indutor pra ver se tem resposta

  288. danieli lopes disse:

    ESTA COM 3 ANOS QUE TENTO ENGRAVIDAR,NESSE PERIODO DESCOBRI QUE TENHO OVARIOS POLISSISTICOS E FUI ORIENTADA A TOMAR DIANE35 E NAO VEIJO RESULTADO.O QUE DEVO FAZER?

  289. FANY disse:

    Tenho 41a e nao estou conseguindo engravidar, por favor me ajudem!!

  290. fabioeugenio disse:

    Oi Tainara,

    O indutor deve ser receitado e seu efeito monitorizado pelo médico que lhe acompanha.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  291. oi estou n primeiro ciculo do indux tomei do quinto dia ao nono dia do meu ciclo e ainda n mesntruei com qt tempo a mestruação chega se caso n estiver gravida

  292. fabioeugenio disse:

    Oi Danieli,

    Diane 35 é anticoncepcional, e não pode ser utilizado para tentar engravidar, ou facilitar a gravidez!! O tratamento correto é a indução de ovulação. Consulte um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  293. fabioeugenio disse:

    Oi Fany,

    O primeiro passo é consultar um especialista para avaliação e exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  294. fabioeugenio disse:

    Oi Karla,

    Depende do dia da ovulação, mas em média é um ciclo de 28 a 30 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  295. Ane disse:

    oi boa tarde
    sou casada a mais de 7 anos nunca tomei anticoncepcional o meu marido já fez o espermograma deu tudo ok já fiz tratamento com o indux não deu certo já fiz todos os exames tudo ok tenho 26 anos ele tem 30 eu sei mais o que faço me ajudar por favor.

  296. fabioeugenio disse:

    Oi Ane,

    Pelo tempo decorrido existe indicação de partir para os tratamentos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  297. Sheila disse:

    Boa tarde doutor

    Tenho 33 anos e tento engravidar a 1 ano e não consigo , fiz o transvaginal e tudo esta normal o meu esposo tem 40 anos e tem 3 filhos de um outro relacionamento . O que devo fazer pois não aguento mais sofrer tanto por não conseguir ter o meu bebe.
    Me ajude estou desesperada.

  298. fabioeugenio disse:

    Oi Sheila,

    É necessária a avaliação reprodutiva completa do casal. O primeiro passo é uma consulta com especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  299. Ana disse:

    Olá, boa tarde DR.
    Parei de tomar anticoncepcionais há mais ou menos 6 meses, pois quero engravidar, nos primeiros meses após minha mestruação vinha normalmente, mas faz 2 meses que não vem. Fui ao ginecologista e ele disse que tenho ovário policistico, que métodos o sr acha necessário e eficaz para o tratamento e que me ajude a engravidar?.
    Desde já obrigada.

  300. Priscila disse:

    Dr. Fábio!

    Boa tarde,

    Gostaria de um esclarecimento, fiz a Histerossalpingografia em 26/05 e menstruei dia 22/06 onde comecei a indução com Clomid no 3º dia do ciclo até o 7º.
    O resultado do Rx das Trompas foi – Trompas permeáveis com relevo mucoso normal e COTTE positivo bilateralmente.
    Todo mês eu menstruo normal, porém meu marido fez varicocele há mais de 2 anos e o atual quantitativo de espermatozóides é de 25 milhões.

    O meu médico quando viu o meu RX detectou uma trompa horizontal e a outro tortuosa para cima.

    Tenho chance de engravidar?
    Estou aguardando a minha menstruação chegar…

    Obrigada pela atenção,

    Priscila

  301. marcia disse:

    oi , eu tenho 8 anos de casada , nunca engravidei meu marido tbm nao tem filhos , eu perdi um ovario devido e um caroço que dei no ovario e o outro , estava enxado , dai eu esperei uns 2 anos apos a cirurgia e fui no medico ver oque tinha de errado a minha trompa esta colada nao sei oq fazer pois o tratamento e muito caro .

  302. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Depende dos outros exames de avaliação reprodutiva. Se todos os outros estiverem normais, uma indução de ovulação pode ser uma boa opção inicial.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  303. Luiz Otavio disse:

    Dr Fábio,

    Para uma FIV, qual seria o custo? Para pelo menos três tentativas.
    Minha esposa esta com 42 anos, é saudável, e ainda ovula. Ela pode fazer a inseminação com os óvulos dela, ou obrigatoriamente terá de ser de uma doadora?
    Fico no aguardo de vossa resposta.
    Luís.

  304. sonia de souza disse:

    O sonho da minha vida era engravidar,infelizmente deixei o tempo passar e com ele o meu sonho,hj é tarde demais para essa realização,pois já acabei de completar 43 anos

  305. Rose disse:

    Dr. Fábio meu Go receitou clomid para indução e prescreveu que tenho que tomar 2 comprimidos no segundo dia de menstruação e 1 comprimido por dia nos dias seguintes até acabar a caixa. Fiz 2 ciclos e como não deu certo procurei outro gineco e o mesmo me alertou que eu estava tomando de maneira errada, então esse mês resolvi não fazer a indução. O que o senhor me aconselha a fazer? Pois perdi um bebê em janeiro, pq estava com as taxas de hormônios todas baixas.

  306. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    Como as trompas estão pérvias, existe chance de gravidez pela indução sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  307. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Nos casos de doenças tubárias, a melhor opção é realmente a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  308. fabioeugenio disse:

    Oi Otávio,

    Ela pode usar os óvulos dela sim, caso a reserva ovariana seja razoável.

    O custo é variável, sendo em torno de 15 mil reais (incluindo medicações).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  309. fabioeugenio disse:

    Oi Sônia,

    Você ainda pode engravidar sim aos 43 anos. Marque consulta com um especialista para definição do melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  310. Márcia disse:

    Olá Dr. Fábio, tenho 27 anos, meu marido 45, há 7 anos tento engravidar. No entanto, ele fez 2 espermogramas em 2009 e o resultado do primeiro foi CET – 25.000.000, TFSC – 2.500.00 e o segundo CET – 12.000.000, TFSC – 1.200.000, gostaria de saber se inseminação intrauterina pode ser eficaz no nosso caso.
    Obrigada.

  311. fabioeugenio disse:

    Oi Rose,

    A indução pode ser feita como seu GO prescreveu. E você pode fazer até 4 a 6 ciclos (se a resposta ovulatória estiver boa) antes de passar para novos tratamentos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  312. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Estes parâmetros não permitem avaliar a adequabilidade do sêmen para inseminação. É preciso um espermograma com capacitação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  313. keyla viana disse:

    Bom dia tenho um cisto nos 2 ovários
    gostaria de saber se posso faze indução.
    quero muito engravidar. Ou posso fazer
    reprodução in vitro
    brigada.

  314. lulu disse:

    Boa noite, Dr Fabio! Estou tentando engravidar atravez do indutor de ovulação “Clomid”, e com US seriado, mas o meu organismo não reagiu bem com o Clomid, pois no 1º ciclo com clomid, os foliculos cresceram demais e não ovulei, no 2º ciclo iniciou 2 cistos pequenos, e no 3º ciclo iniciei o us antes e o cisto aumentou, não ocorrendo a ovulação. Então a ginecologista pediu para mudar o medicamento e tomar o ” Femaco 2,5 mg”, Será se vou conseguir um resultado melhr com este medicamento? estou super anciosa para engravidar.

  315. maria disse:

    Olá Dr tudo bem?tenho 38 anos tenho uma filha de 7 anos,e tem três anos que tento engravidar e não consigo.fui ao medico e ele me pediu todos os exames para saber se tinha alguma coisa e não deu nada o único problema e que não estou conseguindo ovular o suficiente ai ele me indicou a inseminação ou tratamento com indução de ovulação gostaria de saber se tenho chance de com seguir engravidar no primeiro mês de tratamento.e qual a chance com inseminação de ter mais de um filho.abraço

  316. viviane disse:

    oi sou reinante desde abril tenho um filho com 2 anos esse mes me chatiei e tomei mesigyna mas ja me arrependir posso tomar indux? tenho chances de ovular e engravidar?
    me responde por favor beijos

  317. Beatriz disse:

    Olá, tenho 38 anos fiz o exame de hormônios e um dos resultados me preocupou, no FSH deu 16,80 minha médica pediu para que eu tomasse o comid para ajudar, será que tenho possibilidades de engravidar? Por favor me responda estou esperando ansiosamente. Obrigada.

  318. fabioeugenio disse:

    Oi Keyla,

    Você deve ter ovários policísticos, não é isso?

    Neste caso tanto pode fazer a indução simples, como também os tratamentos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  319. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    O Femara é uma boa alternativa quando há falha do Clomid.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  320. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    A chance por ciclo ovulatório é em torno de 10% na sua faixa de idade.

    A possibilidade de gêmeos com a inseminação é de 20 a 35%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  321. fabioeugenio disse:

    Oi Viviane,

    Somente após o efeito do mesigyna você poderia fazer algum tratamento, e sempre orientada pelo especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  322. Flávia disse:

    Oi, Dr
    Tenho 36 , SOP e uma filha de 5 anos, que engravidei naturalmente. Estou no quarto ciclo com indux e ultragestan e no terceiro ciclo fiz ultrasson seriada que indicou que ovulei no ovário esquerdo. Devo continuar com 50g de Indux até o sexto ciclo ou tentar outro esquema terapêutico? Agradeço

  323. fabioeugenio disse:

    Oi Beatriz,

    FSH elevado reflete diminuição de reserva ovariana, mas ainda assim pode haver gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  324. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Se está havendo ovulação efetiva, a dose deve ser mantida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  325. Gi disse:

    Boa noite, Dr. Fábio. Estou há dois anos tentando engravidar e há 3 meses começou a minha luta, realizando todos os exames para tentar encontrar uma causa para o meu problema. Tenho 33 anos, fiz ultrassom transvaginal e histerossalpingografia e os resultados foram normais, meus exames de FSH e Estradiol deram um pouco alterados, com resultado de 9,9 para o FSH e 68 para o Estradiol. Também tenho uma irmã com diagnóstico de menopausa precoce aos 38 anos, que não teve filhos. Procurei um especialista em reprodução e ele me disse que pela contagem de folículos antrais (6 em um ovário e 4 no outro) que eu tinha uma reserva ovariana razoável e que não estava em processo de menopausa precoce conforme a minha irmã. Fiz um ciclo de indução para coito programado, tomei 2 comprimidos de Clomid por 5 dias e 3 injeções de Menopur em dias alternados e 1 injeção de Ovidrel. Tive 3 folículos com mais de 17mm, no último ultrassom antes de tomar o Ovidrel. Fizemos certinho o processo do coito programado, mas infelizmente, não consegui engravidar. Tomei 14 dias de anticoncepcional para bloquear os ovários e partir para uma segunda tentativa de coito programado, e hoje no ultrassom para verificar se os ovários estavam bloqueados para iniciarmos a nova indução, descobrimos que estou com um cisto de retenção ovariana. E o médico me indicou mais 14 dias do anticoncepcional. Estou preocupada, isso é normal? Nunca tive cisto no ovário. Isso pode atrapalhar a próxima indução? O que o senhor diz do meu caso? Por favor me ajude. Desde já agradeço a atenção.

  326. fabioeugenio disse:

    Oi Giselle,

    O cisto pode ser resquício da primeira estimulação, e some com mais 14 dias de anticoncepcional.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  327. Solange disse:

    Boa Noite Dr. Fabio, há 1 ano parei de tomar anticoncepcional com a intenção de engravidar, já ciente de ter a SOMP. No mês 10/2013 iniciei o acompanhamento com o ginecologista q depois de solicitar exames hormonais, histerossalpingografia, transvaginal e espermograma, todos com resultados normais, iniciamos o tratamento com o Clomid (01 por dia) e um ciclador (Cicloprimogina, visto q sem o uso do anticoncepcional ou deste medicamento o ciclo menstrual não acontece) por um período de 06 meses e sem resultados positivos. Fui orientada a pausar o uso do Clomid por 06 meses e depois retomar com uma dose mais forte e a há dois meses tenho tomado metformina. Doutor qual a sua opinião a respeito e com esses procedimentos posso conseguir engravidar? Existe algum outro exame mais específico que posso fazer? Desde já agradeço a atenção. Abraço!

  328. Cintia disse:

    oi Dr. eu e meu esposo estamos tentando ter um bebe há dois anos e não conseguimos,fizemos todos os exames e comigo tá tudo ok,só que com ele o médico disse que o espermatozoide dele e lento,o que devemos fazer pra que eu possa engravidar??
    Por favor nos ajude,desde já agradecemos.

  329. Assyria disse:

    Olá Dr. To na minha primeira tentativa com o clomid, minha menstruação desceu 29/07 e comecei a tomar o clomid dia 31/07. Minha GO me passou um Beta no 22 dia do ciclo, que foi hj, mas deu negativo, ainda não estou no período de menstruar. Posso está gravida e o beta ter dado negativo, ou ele daria positivo com certeza se estivesse grávida? Aguardo resposta. Grata

  330. Julia disse:

    Olá, eu parei de tomar anticoncepcional em janeiro deste ano pois quero engravidar. Mas até agora nada. E minha menstruação está toda desregulada, mês vem, mês não vem. última vez que veio foi dia 1 de julho e já estamos no dia 20 de agosto e nada. Quero muito engravidar, me ajude!

  331. Erica disse:

    Ola Dr.Fabio
    eu tenho cisto no ovario policisticos, estou tomando indux e tomando um regulador fui no meu ginecologista ele disse que tem um foliculo sinto muitas colicas do pe da barriga, queria saber se e possivel esse foliculo amadurecer mesmo tendo ovarios policistico.estou fazendo acompanhamento por ultração queria muito saber se esse foliculo vai dar certo.

  332. Danielle disse:

    Bom dia Dr. Fabio

    Tenho endometriose, realizei a video laparospia em setembro de 2012, depois fiz 3 meses de zoladex 3,6. Em julho de 2013 fiz indução com letrozol e ovidrel por 3 ciclos. No 3º ciclo meu beta deu positivo porém a gravidez não foi adiante. Em junho de 2014 eu comecei a tomar o indux, fiz 3 meses. Posso recomeçar o tratamento com o letrozol e ovidrel ou preciso aguardar um período?Tenho medo de me prejudicar emendando um medicamento com outro. Grata

  333. andrea disse:

    Já tive 3 abortos senfo que um deles foi retido, já fiz 2 curetagem e todos os exames que os Go me pediram não dar nada meu marido fez espermograma também e não deu nada. não temos filhos com 3 anos de casada . estou desesperada sem saber prá onde recorrer. obrigada

  334. fabioeugenio disse:

    Oi Solange,

    A opção de tentar mais alguns meses de indução associando a metformina é válida. Caso não tenha sucesso, o próximo passo é a reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  335. Fernanda disse:

    Boa Tarde Drº Eugenio, Meu nome é Fernanda tenho 33 anos, meu esposo tem 34 anos. Estou tentando engravidar a um ano, tenho útero didelfo, 2 colos, tinha um septo vaginal retirado a 3 anos.
    Fiz uma videolaparoscopia a 2 anos para verificar o útero, e foi retirado um mioma de 1cm, raspado pequenos focos de endometriose, e uma aderência. Foi feita o exame das trompas, e estão permeáveis.
    Tenho ovários policísticos e hipotireoidismo, à 4 meses, a ginecologista verificou por ultrasson que não estava ovulando, e estou no 4º ciclo com clomid 50mg 2x ao dia, e metiformina 500mg 2x ao dia. Os exames do meu marido estão normais.
    Gostaria de saber sua opinião sobre gravidez em útero didelfo? E se acha que posso ter sucesso com clomid ou devo iniciar outro tratamento?
    Desde já agradeço, sua atenção,

  336. Maria disse:

    Olá, Dr. Fábio
    Tenho 33 anos. SOMP, útero retrovertido e o resultado da Histero foi que as trompas estavam permeáveis, mas havia sinais de aderências peritubária à direita. O Espermograma do meu marido está OK!. Tento engravidar há 1 ano. Fiz primeira estimulação com o clomid (100mg/dia) nos dias 28/07 há 01/08/14. Tive 2 folículos estimulados no ovário esquerdo, mas apenas 1 parece ter ovulado. Menstruei no dia 27/08/14. Ontem realizei exame de US endovaginal e verifiquei que estou com 1 folículo retido (18mm).
    Qual a sua opnião para tratamento no meu caso?
    Já fui em 3 profissionais diferentes e recebi 3 orientações diferentes: Clomid, Femara, ou injeções de hormônios. Sinceramente estou me sentindo perdida. Não sei qual tratamento seria mais adequado.
    Gostaria de mais uma opnião.
    Obrigada!

  337. Deia disse:

    Dr. Fábio,
    Estou muito preocupada! Tenho 42 anos, 1 filho de 3 anos e há +/- 1 ano e meio tento engravidar novamente. Há aproximadamente um ano tive uma gravidez que não evoluiu para o segundo mês (anaembrionarua). Durante exames médicos constatou-se que estou com a tireóide alterada. Comecei tratamento com a endocrino. Minha GO está acompanhando e me indicou tomar indutor para ovulação. Tomei durante 3 meses. Nesse ultimo, ela atrasou e c 15 de atraso fiz o teste de farmácia que deu negativo. Minha Go orientou aguardar um pouco mais q a menstruação deceria. Já tem um mês e ela não veio. Somente desceu uma borrinha, mas parou. Como estou fazendo viagem internacional, não tenho como consultar. Por favor, me oriente sobre o q pode ser e o q devo fazer…estou mt preocupada!!

  338. fabioeugenio disse:

    Oi Cíntia,

    Se existe alteração importante no espermograma, o tratamento de escolha são os métodos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  339. fabioeugenio disse:

    Oi Assyria,

    Você fez o exame de maneira precoce. Repita com 1 semana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  340. fabioeugenio disse:

    Oi Julia,

    O primeiro passo é consultar um ginecologista para avaliação do seu status ovulatório.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  341. fabioeugenio disse:

    Oi Erica,

    O objetivo do indutor (Indux) é exatamente fazer o folículo amadurecer e liberar um óvulo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  342. fabioeugenio disse:

    Oi Danielle,

    Pode já fazer outro ciclo. Mas após 6 ciclos de indução (Letrozol ou Indux), melhor partir para tratamentos mais especializados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  343. fabioeugenio disse:

    Oi Andrea,

    O primeiro passo é consultar um especialista em medicina reprodutiva, para avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  344. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    A gravidez no útero didelfo requer maior cuidado pré-natal pelo risco de parto prematuro.

    Pode fazer até 6 ciclos de indução, antes dos próximos passos de tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  345. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Se você estiver ovulando com a indução simples (Clomid) pode tentar por 4 a 6 ciclos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  346. fabioeugenio disse:

    Oi Deia,

    Pode ser alguma disfunção hormonal. Através de exames hormonais e ultrassom pode-se definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  347. joana barros disse:

    bom dia dr. fábio, eu tenho 37 anos e já faz 16 anos que não tomo anticoncepcional e nem preservativo, já fiz vários exames, todos deu normal, e ha 5 anos atrás me operei de 3 miomas e agora tenho novamente um mioma e um cisto bem pequeno,mesmo assim sonho em ter filho e nunca vou desistir, agora estou fazendo um tratamento com utragestan indução de ovulação,e aproveito e pergunto se posso fazer o tratamento e ter relação sexual durante o tratamento? tire as minhas duvidas por favor.

  348. fabioeugenio disse:

    Oi Joana,

    Você deve ter relações durante o tratamento, principalmente no período ovulatório !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  349. ellen disse:

    Bom dia dr. tenho uma curiosidade te fiz indução com menopur, tive 2 folículos dominantes, um pode ter sido fecundado e o outro não? e o que acontece com esse que não foi fecundado?

  350. fabioeugenio disse:

    Oi Ellen,

    O óvulo degenera e é reabsorvido pelo corpo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  351. Eduardo disse:

    Tenho uma filha de 8 anos, minha esposa esta tentando engravidar a 2 anos e nada. Tem 3 meses que ela começou a tomar indux e acido fólico. Com isso a menstruação tem atrasado cerca de 4 dias. ela já fez ultrassom ultravaginal e está tudo ok, ela tem 30 anos. Qual o proximo passo que deve ser feito? Obrigado.

  352. fabioeugenio disse:

    Oi Eduardo,

    A indução pode ser tentada até 6 ciclos.

    Depois, partir para a inseminação e a fertilização (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  353. Katia disse:

    Olá, Tive uma gravidez ate as 22 semanas, mas ocorreu um aborto espontaneo, durante a gestação ocorreu alguns sagramentos, mas o medico falava que eu tinha a placenta baixa e que era normal, que conforme o bebe ia crescendo isto não aconteceria mais.
    Estou a dois anos tentando novamente e nada, fiz alguns exames, e agora sei que tenho utero bicorno, e ovario policistico, sendo que um dos meus ovarios, produz ovulo de tamanho normal. Para piorar a situação, meu esposo fez o espermograma e ocorreu algumas alterações. Ele tem uma filha de 4 anos do primeiro casamento. Não fez nenhum procedimento que podesse causar estas alterações, estamos indo em um medico especialista em infertilidade. Mas gostaria de uma opinião, pois tenho receio de ter uma gravidez de risco.

    Abraço

  354. Delma disse:

    Olá,
    Estou tentando engravidar já tem um ano, já fiz todos os exames até o Histerossalpingografia mas está tudo ok meu marido fez um espermograma e na conclusão deu que ele tem menos de 50% dos espermatozoides moveis e progressivos, será que não posso engravidar devido ao resultado do exame dele??

    Muito obrigado.

  355. Ana disse:

    Olá doutor estou no meu primeiro ciclo com indux..mas não tenho sentido sintomas nenhum..será que a dosagem foi fraca tomei 5 comprimidos de 50g. E não senti a presença de muco devo partir para a dosagem de 100g no próximo ciclo ou continuar com o mesmo…Tenho 39 anos meu ciclo menstrual sempre foi regular sem nenhum problema..

  356. Carla disse:

    Boa tarde, Dr. Fábio!

    Preciso de sua ajuda… Tinha um problema nas trompas onde foi detectado através da histerossalpingografia. Fiz uma videolaparoscopia onde o problema foi resolvido e foi feito uma limpeza, pois na hora o médico verificou que tinha uma leva endometriose e alguns cistos. Desde que fiz esta video em julho/14 até hoje não tenho mestruado, porém estou ovulando normalmente, onde faço acompanhamento com a GO. Tenho 36 anos, já quase dois anos tento engravidar. O que pode estar acontecendo? O que o Senhor me recomenda?

  357. Márcia Nazar disse:

    Boa noite DR. Tenho 38 anos, nunca engravidei, fiz tireoidectomia total e não ovulo, tentei uma vez com indutor e nada mais, meu marido teve um péssimo espermograma, ele tem 43 anos, o que posso fazer ? Obrigado

  358. fabioeugenio disse:

    Oi Kátia,

    Com o tratamento adequado você pode engravidar sim. E deve fazer um pré-natal rigoroso para diminuir qualquer risco.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  359. fabioeugenio disse:

    Oi Delma,

    O normal no espermograma é ter acima de 33% de espermatozoides móveis progressivos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  360. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    A mudança da dosagem depende do acompanhamento clínico, para ver se está havendo ovulação satisfatória ou não.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  361. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    Deve ser alguma disfunção hormonal. É preciso ultrassom e exames hormonais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  362. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Se o espermograma é muito ruim, a melhor opção é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  363. Mirela disse:

    Boa noite , doutor tenho ovario policistico fiz vários exames e vou levar pra minha médica no final deste mês. Tomo glifage xr 500mg, meu ciclo está regular há três meses, sendo de 28 dias. No dia 12 de setembro fiz o exame histerossalpingografia e minha menstruação está atrasada a 7 dias. Estou aflita, devo fazer o exame bhcg?
    Abraços.

  364. Silvana disse:

    Olá, tenho 23 anos, uso remédio anticoncepcional desde os 17 anos. Este decidi engravidar, sou casada há dois anos, porém sempre tomei as cartelas de remédio de forma irregular, sempre esquecendo dois, três dias, já dei pausas de dois meses sem tomar anticoncepcional e não uso preservativo. Já troquei de remédio para injeção e tbm nunca engravidei por ‘acidente’, tem três meses que estou emendando cartela do meu remédio, parei de tomar na sexta-feira. No meu caso, posso ter algum distúrbio hormonal? Porque normalmente já era pra eu ter engravidado naturalmente. Será que posso tomar algum indutor por conta própria? Quero muito engravidar, por favor Dr. me ajude!!!! 🙁

  365. fabioeugenio disse:

    Oi Mirela.

    Com certeza você deve fazer o beta-hcg, para confirmar ou não gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  366. fabioeugenio disse:

    Oi Silvana,

    O correto é aguardar pelo menos 6 meses antes de alguma avaliação, caso seus ciclos sejam regulares.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  367. bom dia Dr. fábio Eugênio!! há 5 anos venho tentando descobrir oque me impedia de engravidar, viz varios exames meu esposo tambem com ele estar tudo bem..ai eu mudei de Ginicologista e ele me passou pra fazer um exame de histerosalpingografia:eo resutado foi que eu tenho a trompa esquerda delatada ( mais minha direita estar boa ) ja faz 3 meses que estou me tratando com serophene,e muito antes eu tambem fiz o uso do clomid mais nem um sucesso até agora tenho 24 anos meu esposo 29anos.. me ajude me emforme se devo tomar um medicamento mais forte,ou se eu não tenho nem uma chande de engravidar mais?? Deus sabe mais que tudo o quanto quero ser mãe…

  368. primeiramente Dr.fabio gostaria de saber se vende essas injeções gonadotrofinas aqui na paraiba e se eu tinha uma chance maior de engravidar com ela..e gostaria tambem de saber quanto custa uma fertilização-invitro nessa clinica de Bios-centro de medicina reprodutiva de fortaleza..pois moro em joão pessoa pb..éa unica mais perto de minha cidade..ou aonde posso em contrar essas injecões ??essa gonal f,puregon,bravelle menopur,choragon, elas faz o mesmo efeito que a gonadotrofinas???

  369. priscila disse:

    Boa noite doutor fabio estou tentantando engravidadar , nunca estive gravida na minha vida, no entanto sou casada a 1ano e meio tenho 25anos ,desde de k me casei minha menstruação demora muito pra aparecer a minha ginecologista receita me acetato de medroxiprogesterona e sempre que tomo minha menstruação aparece desde então ela me receitou indução da ovulação com clomifeno ainda nao fiz pois estou esperando minha menstruação aparecer depois k eu terminar medroxiprogesterona tem quantos porcentos de dar certo

  370. Sandra disse:

    Olá, tenho SOP e usei Serophene (50mg/dia) de 11/10 a 15/10. Hoje (21/10), fiz uma US e nao se desenvolveram foliculos dominantes. Este ciclo está perdido? Sou resistente ao clomifeno?
    Obrigada

  371. Maria disse:

    Boa Noite Dr.
    3 meses atrás inicie o tratamento de indução de ovulação devido a q tenho SOP, no mês 1 foi do com clomid mas só gero 1 foliculo e a ovulação foi no dia 19, no segundo mês o tratamento foi só com menopur e a ovulação foi no dia 15(1 foliculo) e o ultimo foi com gonatrofina ovule no 19 dia e teve 2 folicilos. Mas porque a os tratamentos não tem dado certo. Prévio ao tratamento o hormônio anti TPO tem dado muito alto e a endocrinologista me passou purant t4 de 1,25 mg falou q teria q tomar durante a gravidez toda. Será que tem alguma interferência ? Fiz também uma histerectomia e não tenho nenhum problema nas trompas nem ovários. Mas porque não ficou grávida ? Ou q pode ser? Preciso fazer outros examens? Preciso tomar glifage?
    Obrigada pelo retorno

  372. D. disse:

    Quando há anovulação comprovada por causa de SOP, há necessidade de aguardar um ano de tentativas ou o indicado é já começar o tratamento de indução de ovulação (com acompanhamento médico)?

    No caso de uso de indutor, qual outro medicamento é o mais indicado para utilização conjunta, o cycloprimogina ou metformina?

  373. fabioeugenio disse:

    Oi Mércia,

    Você pode tentar até 6 ciclos com o Serophene antes de partir para novos tratamentos.

    Para informações detalhadas da FIV escreva para o e-mail drfabioeugenio@gmail.com

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  374. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    Por ciclo ovulatório, na sua idade, a chance é de 15 a 20%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  375. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Deve manter a monitorização por ultrassom, pois ainda podem se desenvolver folículos. E ainda pode tentar a dose de 100 mg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  376. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    A indução pode ser feita por até 6 ciclos, já que a chance por ciclo é em torno de 15%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  377. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Se o desejo é engravidar, deve-se começar a indução imediatamente, e na maioria das vezes não precisa usar nenhuma medicação conjunta.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  378. silene disse:

    Oi Dr Fábio.
    Tenho 34 anos e a 1 ano e meio tento engravidar, fiz todos os exames inclusive a Histero que deram normal, os exames do meu marido também e fazem 4 ciclos que tento induzir a ovulação com Indux, juntamente com Glifage pois tenho SOP, e não tenho obtido resultados, meu GO pediu para continuar com o Indux por mais 2 ciclos, mas não consigo entender por que a gravidez não vem. Este ciclo vou trocar o Indux por Clomid não sei se o resultado é melhor, mas é uma tentativa. Mas Dr. ainda tenho chances? POr que algumas mulheres conseguem engravidar usando indutor no primeiro ciclo?
    Abraço.

  379. fabioeugenio disse:

    Oi Silene,

    As chances por ciclo são de 15 a 20%, e por isso pode demorar um pouco.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  380. Daniela disse:

    Olá, Dr Fábio! Fiquei muito feliz em ver minha pergunta respondida.

    Finalmente meu médico indicou a indução da ovulação, pedindo somente o exame de prolactina, para verificarmos se não está muito alta. Disse que não iria solicitar as demais dosagens hormonais agora e não recomenda a metformina, que pode prejudicar a gestação caso ocorra. Mas já li milhares de vezes que o indutor sem metformina pode não dar resultado algum. Agora estou confusa!

    Como você me disse que na maioria das vezes não há necessidade de utilização de medicação conjunta, posso considerar correta a indicação do meu médico?

    Obrigada pela atenção.
    Abraços.

  381. MONIQUE disse:

    Olá Dr Fabio,

    Tenho 30 anos, há 2 anos tento engravidar. Menstruei aos 11 anos e aos 13 descobri SOP desde então tomei Diane 35. Há 4 anos parei. Nesses 2 anos q tento engravidar descobri minha prolactina alta 47 tomei dostinex, ae reduziu. Fiz uma histerossalpingografia q constou que tenho utero bicorno, fiz ressonância q constou que ele era arqueado, na video histeroscopia constou que por dentro ele eh normal, sendo bicorno apenas por fora. Comecei a fazer indução com indux por 3 meses 2 comp por .5 dias, tomei aas pra engrossar endométrio e nada ainda. Esse mês to tomando Clomid sendo 3 comp por 5 dias mais metformina de 850 2 comp por dia, ácido fólico, e comecei com 200mg de progesterona. Espermograma do meu esposo excelente. Esse mês fiz a ultra c 3 folículos 19mm, 20mm e 21mm será que agora vai? O que Sr opina através de sua experiência. Se puder opinar agradeço.

  382. Layane Mirelli disse:

    Olá Dr.Fábio
    Tenho 30 anos e sou casada há 7 anos e nunca tive filhos, apenas um aborto ha uns 2 anos atrás,tenho ovário policístico, vou começar o tratamento com indux receitado pelo meu GO, gostaria de saber quais e quantos dias devo tomar a medicação e por qtos ciclos?Obgo!!!

  383. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    No tratamento inicial pode usar o indutor isoladamente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  384. fabioeugenio disse:

    Oi Monique,

    O primeiro passo é exatamente este – indução de ovulação. E sua resposta está muito boa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  385. fabioeugenio disse:

    Oi Layane,

    Normalmente se faz por 5 dias em cada ciclo, por até 4 a 6 ciclos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  386. josy disse:

    Oi dr Fabio.Tenho 28 a e ha 1 ano engravidei naturalmente mas o bb tinha ma formacao e tive q fazer um aborto terapeutico.Desde entao nunka mais consegui engravidar ..mas ovulo normal,vem o muco e tudo! O. Que vc me aconselha? Abraco

  387. camila disse:

    Boa tarde Doutor,

    Estamos a 3 anos tentando engravidar, depois de muitos exames, e de fazer tratamento de coito programado com indução de ovulação, troquei de médico(pelo fato da troca de convenio) e esse novo médico decidiu invertigar meu marido solicitando o espermograma.
    Pegamos o resultado ontem, e ficamos preoculpados pela quantidade numeroda de leucócitos, o senhor acha que tem algum problema ?

    ESPERMOGRAMA
    Caracteres Físicos: V alores de Referência:
    Volume ejaculado: 2,0 ml ≥ 1,5 ml
    Aspecto: Branco leitoso Branco opalescente
    Viscosidade: Cai em gotas
    PH: 7,0 De 7,3 a 8,3
    Liquefação: 27 minutos De 5 a 30 min.
    Contagem de elementos: V alores de Referência:
    Nº Espermatozóides por ml: 70.400.000/ml ≥ 15.000.000
    Nº Espermatozóides total: 140.800.000 ≥ 39.000.000
    Leucócitos: Numerosos Ausentes
    Hemácias: Raras Ausentes
    Análise de Motilidade:
    1ª hora 6ª hora 24ª hora Valores de Referência:
    Formas rápidas : 60% 50% 00% 60 a 80 % de Móveis na 1ª hora
    Formas lentas: 10% 10% 00% 40 a 50 % de Móveis na 6ª hora
    Formas imóveis: 30% 40% 100% 10 a 15 % de Móveis na 24ªhora
    Análise de Morfologia:
    Ovais normais: 25% Fusiformes: 20%
    Macrocefalos: 15% Ectasias: 05%
    Microcefalos: 10% Amorfos: 10%
    Bicefalos: 05% Espermatócitos: 00%
    Bicaudais: 10% Espermatides: 00%

  388. fabioeugenio disse:

    Oi Josy,

    Fazer inicialmente consulta, e exames de avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  389. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Pode ser algum processo infeccioso, que precisa ser tratado com antibióticos. Consultem um urologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  390. cris disse:

    Olá Dr. Fabio, descobri que tenho baixa de progesterona fiz meu primeiro ciclo de clomid e nada… Fiquei frustrada e decidi comprar um pacote para uma viagem internacional. Gostaria de saber duas coisas, primeiro, se posso parar o tratamento e continuar depois. Segundo, caso faça mais um ciclo e ficar grávida é perigoso viajar no primeiro mês? Obrigada! Cris

  391. Meiralis Watari disse:

    Olá Dr.Fábio,

    Tenho 41 anos e sou casada há 5 anos e nunca tive filhos, apenas 2 gravidezes a mais de 10 anos que nao vingaram perdi as 2 com 5 meses.
    estamos a 4 anos tentando engravidar, tenho feito muitos exames e muitos tratamentos com o dufine, os meus exames estava tudo bem até a data de hoje. a um mes e meio o meu periodo nao vem, e pensei estou Gravida, o meu periodo sempre foi regular ciclo de 28 dias nunca faltou… com o teste de farmacia deu negativo. neste entretanto
    tenho tido muitos afrontametos de calor. sera que entrei na menopausa,

    Dr. fabio,
    que tratamento devo fazer para reverter este quadro… existe alguma medicaçao para indução de ovulos? mesmo entrando na menopausa? o que vc me aconselha

    Obrigada,

    Meiralis,

  392. Layane Mirelli disse:

    Oi Dr. Fabio, bom dia!
    Meu nome é Layane, tenho 30 anos, vou começar a tomar o indux pela primeira vez agora, a minha menstruação começou a descer sábado 29/11, mas só desceu uma “borrinha” no sabado e domingo, hoje q começo a descer normalmente, eu conto os 5 dias à partir do sábado ou de hoje? Obrigado!

  393. fabioeugenio disse:

    Oi Cris,

    Pode viajar sim caso esteja grávida. E não há problema em interromper o tratamento e retomar depois.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  394. fabioeugenio disse:

    Oi Meiralis,

    O primeiro passo é fazer exames de avaliação reprodutiva, e exames hormonais. Consulte um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  395. fabioeugenio disse:

    Oi Layane,

    Conte a partir de segunda 01/12.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  396. Tatiana disse:

    Olá Doutor, eu sei que é dificil dar um diagnóstico desta maneira.. Mas eu estou tão desanimada.. tenho 27 anos e há 04 anos tento engravida já fiz diversos exames mas não encontro na minha cidade um médico bom para esta investigação de fertilidade.
    Será que colocar alguns resultados de exame ajuda algo?
    Fase folicular: Estradiol 13,8 / FSH 4,63 / LH 6,40
    Prolactina 26,5

    Ultrassonografia transvaginal: Utero em AVF centralizado de contornos regulares medindo 6,8cm x 3,2 cm x 3,4 cm com volume total de 38,47
    Miometrio sem anormalidade detectavel. Endométrio tipo proliferativo medindo 8mm de diametro. anexo direito medindo 3,2 cm x 1,8 cm x 2,4 cm volume total de 7,19cm
    anexo esquerdo medindo 2,6 cm x 1,7 cm x 2,7 cm volume total de 6,21cm.
    Histerossalpingografia:
    Canal cervical permeavel / utero em avf / cavidade do corpo uerino de volume normal e contornos regulares / trompas de calibre normal permitindo ampla passagem do contraste para a cavidade pélvica.

    Doutor me ajuda.. Meus exames estão ok? Você acha que deveria fazer algum tratamento ou algum exame? Agradeço muito a ajuda!

  397. disse:

    boa tarde dr. tenho ovario policistico , e tomo metformina a 5 meses, estou tentando engravidar ja a 7 meses, fui ao ginecologista e ele me passou o indux, ja estou no 2º ciclo , fiz a ultrason de controle de ovulaçao e o medico disse que eu nao tinha nenhum foliculo dominante e que meu endometrio nao tava preparado para uma gestaçao..estou com muito medo de nao conseguir engravidar, sera que isso é normal???

  398. fabiola lima disse:

    Olá doutor. ..fiz uma histerossalpingografia e deu que a minha trompa direita é permeável mas a esquerda tem um retardo de passagem. .Você acha que o clomid pode dar certo?

  399. Juliana disse:

    Boa tarde. Sou Juliana, 39 anos. Sempre tive SOP (máximo 2 menstruações/ano) e desde 3 anos faço tratamento com metmorfina. Engravidei 2 vezes (setembro 2012 e agosto 2014). Todos exames perfeitos. Meus questionamentos são: a) se não produzi tantos óvulos durante minha vida, eles podem ser mais fortes mesmo com minha idade? b) quais os problemas que possam estar afetando para esses dois abortos (8 e 5 semanas).

  400. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiana,

    Exames normais!! Mas como já se passaram 4 anos, a indicação é recorrer à reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  401. fabioeugenio disse:

    Oi Lu,

    Pode-se mudar o esquema de indução para tentar melhor resposta.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  402. fabioeugenio disse:

    Oi Fabíola,

    Pode tentar alguns ciclos de Clomid sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  403. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    A perda de óvulos com a idade ocorre independentemente de haver ovulação regular ou não.

    E deve-se fazer exames para aborto de repetição.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  404. julia disse:

    Dr. Tenho SOMP e nunca havia feito tratamento com anticoncepcional. Ao realizar meus exames de ultrassom seriados, minha medica identificou que apesar de ovular, meus folículos nao amadurecem o suficiente para romper. Fiz tratamento de apenas 3 meses. Em seguida passou indux e duphaston. Já irei iniciar o 2 ciclo. Há 03 anos me submeti a duas cirurgias de apendicite supurada. Acha que pode ter influenciado para minha dificuldade de engravidar?já estou tentando há 02 anos.

  405. fabioeugenio disse:

    Oi Júlia,

    É importante avaliar como estão suas trompas (histerossalpingografia).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  406. natalia disse:

    Dr fabio sou casada a 5 anos nunca
    Tomei nenhum tipo de anticoncepcional
    Tenho 21 anos e meu marido 24
    Já fiz todos os tipos de exames de
    Sangue e TB hiterosalpingografia
    Tudo nornal, só tinha tenho um
    Cisto no lado esquerdo e
    Policísticos no direito, tenho a
    Menstruação super regulada vem
    Até antes RS. Meu marido fez o
    Espermograma e tudo normal
    A go passou citrato dr clomidr por
    3 ciclos do 2 dia até o 6 100mg
    Por dia, comprei serophene.
    No primeiro ciclo tive todos os
    Sintomas calores dores nos
    Ovários e inclusive vi a presença
    Do núcleo mais nenhum resultado
    Estou no 3 ciclo e sem esperanças pq
    Não tenho mais sintomas e acho
    Que não vou conseguir. Tomo TB
    Metformina de 850mg e acido
    Fólico 1 por dia.

  407. Marcia Elizabete Lima disse:

    Doutor, tenho 45 anos e há 7 anos tento engravidar e não consigo, tive um bebê prematuro quando tinha 38 anos e ela não conseguiu sobreviver pois contraiu infecção generalizada na neo-natal. Desde esse tempo sofro e muito por não ter conseguido ter minha filha em meus braços e por não conseguir novamente engravidar. Faço meus exames de rotina todos os anos e os meus médicos dizem que eu ovulo normalmente, e por que não engravido Doutor? Me dê uma luz para que eu possa ao menos me conformar com essa situação que é muito triste. Um abraço.

  408. MARIA EDUARDA disse:

    Olá Dr…

    Boa tarde gostaria muito da sua ajuda, eu tenho 25 anos, e em agosto de 2012 tive um aborto retido, desde então venho tentando engravidar só que até agora nada…. alguns meses depois do aborto fui diagnosticada com plimicrocistos, mas tomei cicloprymogina e ja nao tenho mais nehum cisto, o meu medico que tambem é especialista em reprodução humana me pediu todos os exames e me receitou 2 indux de 50 mg do 5º ao 9º dia so ciclo o problema é que eu queria saber se é certo tomar os dois juntos como ele me receitou ou é melhor de doze em doze horas. Por favor me ajude, pois, sua opinião é muito importante pra mim. Sim meu esposo tem 32 anos espermograma tudo ok.

  409. MARIA EDUARDA disse:

    OBS. meus exames: todos os hormonios, hemograma, transvaginal… TUDO OK.

  410. LUCIANE SOUZA disse:

    Boa tarde Dr Eugenio,
    Eu vou fazer 40 anos daqui a um mes exatamente e estou desesperada para engravidar. Ja realizei todos os exames inclusive histerosalpingografia e tudo esta normal, porem já realizei inseminação artificial em junho/2014 e a FIV agora dia 12/12/14 e nao consegui engravidar. Hoje estou com divida alta sem ter alcançado meu objetivo. Estou com medo de minha idade não produzir mais ovarios. A mais de dez anos atras realizei a retirada de um cisto ovariano que se recompos novamente e pos esse procedimento fiquei uns sete anos tomando remedio anticoncepcional sem interromper ficando sem menstruar. Isso poderia me ajudar atualmente com acumulo de ovulos, ou seja minha reserva esta melhor?

  411. fabioeugenio disse:

    Oi Natália,

    Você pode tentar 4 a 6 ciclos antes de partir para os próximos passos de tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  412. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    O tratamento mais efetivo no seu caso é a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  413. fabioeugenio disse:

    Oi Eduarda,

    O efeito é o mesmo tomados juntos, ou a cada 12 horas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  414. fabioeugenio disse:

    Oi Luciane,

    Sua reserva não muda pelo fato de ter tomado anticoncepcional.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  415. natalia disse:

    Vou na go no começo de fevereiro e vou falar isso pra ela.
    Mais uma duvida, meu cisto e policísticos não podem aumentar, qual próximo tratamento?
    Muito grata e ótimo ano Dr fabio.

  416. Paula Rosa disse:

    Dr. Fábio, Tenho 35 anos e já tive dois abortos e uma gravidez bioquímica. Na segunda gestação foi detectado feto com trissomia do 18. Temos cariotipo normal, o espermograma é normal, histeroscopia recente normal mas foi diagnosticado baixa reserva ovariana: HAM: 0,5, FSH no 3o dia do ciclo 21,8, estradiol de 38, repetidos no próximo ciclo: FSH: 13,7, estradiol: 32. Contagem de foliculos antrais de 7.
    Estou tentando engravidar naturalmente há 5 meses depois do 2o aborto (há 2 meses tive a gravidez bioquímica).
    Vc acha que tenho indicação para realizar FIV?
    Obrigada

  417. fabioeugenio disse:

    Oi Natália,

    Se a indução de ovulação não funcionar as opções são a inseminação e a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  418. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Quanto antes você engravidar melhor; neste caso a FIV está indicada.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  419. celia disse:

    Boa tarde, tenho 45 anos, tive uma gravidez em 2013, e óbito fetal em janeiro de 2014 com 37 semanas, tive diabetes gestacional mas estou passando com endocrinologiat e esta tudo bem, não tenho diabetes, e estou tentando uma nova gravidez, passei em um médico em reprodução e ele me disse que como tive uma gravidez natural que eu irei conseguir engravidar, bem gostaria de saber até quando devo tentar sem procurar um tratamentos que possa me ajudar a emgravidar

  420. fabioeugenio disse:

    Oi Célia,

    Na sua faixa de idade recomendo que não aguarde e já procure realizar algum tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  421. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Existem mulheres resistentes ao Clomid. Neste caso pode-se tentar a indução com gonadotrofinas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  422. Aline disse:

    Bom dia Dr.Fabio….tenho 30 anos e um filho de 7anos, ha 2 anos não tomo anticoncepcional, e minha menstruação é regulada, mesmo tendo SOMP,
    Fui ao GO,e ele me indicou clomid e premarin, estou no segundo ciclo, porém, nos dois ciclos eu não ovulo, to fazendo a US seriada, no primeiro meu folículo aumentou muito e não amadureceu, não liberando o óvulo, já neste ultimo estava com 2 folículos dominantes, contudo eles chegaram a 1.43 cm. endometrio estava com 9. Porque eu não ovulo, mesmo tomando os indutores

  423. Vanessa disse:

    Boa tarde Dr. Fábio:

    Tenho 27 anos e tento engravidar a 11 meses. O espermograma do meu esposo deu normal e eu ovulo regularmente. Entretanto, tenho endometriomas de 4,2 cm no ovário esquerdo e 1,0 cm no direito. Um go me indicou laparoscopia para a retirada dos endometriomas e um segundo me indicou indução de ovulação por 3 meses. Qual seria a melhor opção?

    Obrigada. Abraço.

  424. Bruna disse:

    Olá !
    Prezado, Dr. Fábio Eugênio
    Eu tenho 22 anos e tenho SOP, fiz meu primeiro ciclo com indux, comecei a toma-lo no 5º dia da minha menstruaçao dia 13/12/14 e até hoje 14/01/2015 minha menstruaçao nao desceu fiz 3 exames de farmacia com 4 dias de atraso e deram negativo, ate ontem dia 13/01/2015 nao sentia colicas nenhuma e hoje dia 14 senti um desconforto no lado direito bem no ventre mais nada comparado as minhas colicas, com 6 dias de atraso comecei a ficar enjoada nos finais da tarde um enjoo bem forte e ficava com muita fome mais nao podia chegar perto de comida que o enjoo piorava ate para escovar os dentes, me sinto extremamente cansada se deixar durmo o dia inteiro e hoje to sentindo meus seios maiores e estao doloridos, estou com um corrimento branco o que pode ser ? estou realmente gravida ou não ? e atrasou 10 dias por que ? meu GO esta de ferias.
    desde já, Obrigada

  425. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Se você é assintomática e os endometriomas não estão crescendo, pode tentar os 3 meses de indução antes da videolaparoscopia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  426. fabioeugenio disse:

    Oi Bruna,

    Faça o beta-hcg para esclarecer!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eug6enio

  427. viviane reis disse:

    eu sou casada a cinco anos e eu e meu marido queremos muito ter um filho mais ele ja realizou exames como esta tudo bem mais eu ñ tenho ovarios mico policisticos desde então não menstuo mais queria muito poder engravidar nem que seja preciso fazer insiminação mais eu ñ tenho condiçoes de pagar queria saber se na are do sus num tem nenhum profissinal que possa me ajudar qualquer coisa pode me ligar 18997748968 ñ sou muito de usar email

  428. Eliane disse:

    Gostaria de saber se aos 43 anos com todos exames bons e do meu marido também, se tenho alguma chance de engravidar.
    Ah! Já tenho duas filhas uma 23 e 17 anos. Aguardo resposta ansiosa…
    Obrigada

  429. fabioeugenio disse:

    Oi Eliane,

    Há chances sim. Mas consulte um especialista para melhor orientação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  430. cleidiane S. disse:

    Por favor preciso que tire minha dúvida!
    Aos 16 anos fiz um cirurgia por causa de um terotoma , teve a retirada do meu ovario direito . Tenho só o ovario esquerdo, estava com cisto hemoragico que já esta se desmanchando . O fato de so ter um ovario , poderei engravidar ? terei muitas dificuldades em gravidar? Acho que não estou ovulando .

  431. fabioeugenio disse:

    Oi Cleidiane,

    Você pode engravidar somente com um ovário sim. E através de exames pode-se definir se você está ovulando.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  432. Ed disse:

    Olá!

    tenho trinta anos e não tenho filhos, fiz recentemente a minha consulta de rotina e a ginecologista diz que esta tudo bem comigo. No entanto comecei agora a tentar engravidar e gostaria muito de engravidar de gémeos, apesar de não ter históricos na família. O que posso fazer?

  433. Marcia Carvalho disse:

    Boa noite!
    Dr. Fábio Eugênio,
    Tenho 45 anos e uma filha de 21 anos. Tive um aborto espontâneo aos 39 anos. Tenho chances de engravidar usando o clomid?
    Meu exame FSH 2,96 UI/L.
    Aguardo e desde já agradeço sua atenção.
    Abraço.
    Márcia.

  434. Lanna disse:

    Tenho 32 anos, eu e meu marido estamos tentando engravidar há 1 ano. O espermograma dele deu bom. A minha histerossalpingografia de cotte bilateral positivo, mas a minha G.O achou pelas imagens uma trompa pouco verticalizada e a outra levemente sinuosa. Me receitou indux, há possibilidade de gravidez com esse diagnóstico? Vale a pena a indução?

  435. Patricia disse:

    Ola Dr. Atende em sp capital? Qual contato?

  436. Juliana disse:

    Ola Dr. Fábio
    Já acompanho a algum sua página até conversamos uma vez.
    Tenho SOP e um ciclo de aproximadamente 35 dias, estou na Capital do estado que moro para realizar uma IA porem minha menstruação não deve, creio que seja pelo emocional, já realizei três testes de farmácia e deram negativo. Sera que teria algo para que eu menstrue para dar continuidade a IA.
    D
    Obrigado

  437. fabioeugenio disse:

    Oi Ed,

    Os tratamentos de reprodução têm objetivo de gravidez única. Gêmeos podem ocorrer em 20 a 25% dos casos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  438. fabioeugenio disse:

    Olá Márcia,

    A chance é pequena, mas existe sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  439. fabioeugenio disse:

    Oi Lanna,

    Pode tentar alguns ciclos de indução sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  440. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Somente atendo em Fortaleza-CE e São Luís-MA.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  441. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Faça o beta-hcg que é mais preciso. Se negativo, peça ao seu ginecologista para receitar progesterona.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  442. Paloma disse:

    Ola Dr. Tenho 28 anos e a +- 1 ano estou tentando engravidar. Tive um aborto em 2011, gravidez que fui pega de supresa, pois usava aco oral. Tenho sop e já fiz tratamento. Fui a Gineco e ela me passou induz por 06 ciclos e me avisou que poderia demorar para engravidar. Mas antes de iniciar o indux, fiz tratamento por 03 meses com Selene pra limpar os ovários. Já estou no 2 ciclo de indux e minha menstruação esta atrasada em 2 dias. Acredito ser muito cedo para fazer o teste de gravidez. Sera que vou demorar muito tempo para realizar meu sonho em ser mãe!?

    ?!

  443. Luiza disse:

    Oi Dr, tenho 30 anos e ciclos menstruais bem regulares, porém todos os meses alguns dias antes de ovular tenho perdas de sangue em pequenas quantidades. Fiz controle hormonal e está tudo ok. Oque pode ser?

    Tive 2 abortos com alterações cromossomicas e os nossos cariotipos são normsis. Será que tenho problema nos ovulos???

    Onrigada

  444. marlene disse:

    ola, eu tenho 40 anos sou casada a 7 anos nunca consegui engravidar e mês passado comecei o tratamento com induz,agora estou esperando os 10 dias para poder fazer o exame, o que o senhor me aconselha?

  445. fabioeugenio disse:

    Oi Paloma,

    Pode fazer o exame, mesmo apenas com 2 dias de atraso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  446. fabioeugenio disse:

    Oi Luiza,

    Faça exame de video-histeroscopia para esclarecer.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  447. fabioeugenio disse:

    Oi Marlene,

    Tente no máximo 3 meses com indução. Após, melhor recorrer à reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  448. claudia disse:

    Olá Dr. Tenho 33 anos,pelos exames realizados pelo meu ginecologista estou com menopausa precise. Ele disse que meus ovários não produzem óvulos. O que faço para induzir el
    es reproduzir?

  449. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    No caso de menopausa, o tratamento indicado é a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  450. Rosiane disse:

    Dr. já estou tomando o INDUX há três dias. Ontem foi o terceiro dia desceu uma secreção marrom. É comum?
    Eu também tive relação com o meu marido.
    Outra questão é que tem ovário policístico. Quantos dias após completar o ciclo posso fazer o exame de gravidez?

  451. ANA PAULA disse:

    Olá, Dr. Fabio gostaria de saber se devo continuar tomando o indux(clomid) ou partir para outro método tenho 28 anos e já fiz 6 meses de tratamento e passei 6 meses sem tomar nada e agora voltei novamente e ele passou novamente o mesmo tratamento,
    será que tem algum problema tomar por esse tempo todo?

  452. fabioeugenio disse:

    Oi Rosiane,

    Um pequeno sangramento pode ocorrer neste período.

    O exame de gravidez deve ser feito na época do atraso menstrual.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  453. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    Pode ser tomado por até 12 ciclos com segurança. Mas como não houve gravidez, deve-se reavaliar o tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  454. elmira disse:

    Tennho 45 anos tenho 02 filho,21 e 17 anos quero engravidar!
    Tenho uma saude boa não fumo, não tenho pressão, não sou diabetico
    meu colesterol é bom.
    Só não posso fazer FIV,pq não tenho condições.

  455. fabioeugenio disse:

    Oi Elmira,

    Consulte um especialista para avaliação reprodutiva e definição do melhor tratamento no seu caso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  456. joelma disse:

    oi..dr fabio
    eu tenho 28 anos tenho útero unircono,fiz tratamento clomid e indux engravidei,quero engravidar de novo dois meses anticoncepcionalenho tratamento gravidar de novo?

  457. paulita disse:

    Boa noite Dr. Tenho 32 anos e a 3anos que tento engranvidsr por via de inseminação intra uterina, e recorri a doador de esperma. Meus exames estão tod bons.a 3 vez que fiz a inseminação deu certo, mas tive um aborto espontâneo de10 semanas.isso em Novembro de ano passado. Agora acabei de fazer outra inseminação intra uterina e não deu certo.Gostaria de saber se ainda devo continuar por via intra uterina ou partir pra in vitro.quanto tempo devo parar pra iniciar com a inseminação. Ajuda-me por favor estou precisando de esclarecimentos claros para que eu possa engravidar e ter meu bebe nos meus braços. Obrigada.

  458. lunna disse:

    olá doutor
    eu ovulo normalmente todo mes e queria saber se eu tomar clomid ou indux por conta propria eu posso ter gemeos ou mais

  459. lary disse:

    dr ja tenho 5 anos de casada , e nunca engravidei , ja fiz varios exames, descobri que tenho sop . mas nunca nenhum medico me da um diagnostico certo, agora estou tentando uma induçao de ovulaçao. ,e ajude

  460. marcela disse:

    Boa tarde.

    Tentando engravidar por 3 anos sem resultados satisfatório. Procurei especialista diagnosticada com ultero unicorno depois da histerosalpincografia. Feito fiv 24/02 implantado 2 embriões. Dia 09/03 beta positivo com 441,09. Posso estar gravida de gêmeos, se estiver o ultero aguenta, quais as medidas cabíveis a tomar.

  461. roseane disse:

    Dr. Eugênio, Tenho 37 anos, todos os exames ok inclusive histerossalpingografia, nunca engravidei, tento ha 13 meses. Meu marido 35 anos, espermograma abaixo de 4% na morfologia de krugger, no mais tudo ok. Tomei por 3 meses clomid, mas nada, neste novo ciclo que iniciou dia 20/02, tomei serophene a partir do 3 dia, 4 gonal 75 dias alternados, fiz us no 12 dia e tinha 4 folículos no O.D e 2 O.E, tomei choriomom no dia 05/02, ou seja, no 14 dia, ai tive as 36h relação e as 40h tb. To tendo colicas direto sem parar e agora depois de 5 dias melhorou um pouco. E aguardo para fazer o teste. mas gostaria de saber se não der certo pode ter sido pelo resultado que mostrou o espermograma? preciso fazer a inseminação pois minha idade e todas estas d tentativas não deram certo

  462. Valéria disse:

    Olá Doutor, tenho 30 anos e eu e meu esposo já fizemos todos os exames possíveis, e através de um mapeamento de endometriose, descobri que a tenho em grau leve. Estou fazendo uso de indutor com coito programado, estou no 1º ciclo, por quantos ciclos o senhor acredita que devo tentar a indução antes de partir para a FIV?

  463. Priscilla disse:

    Olá Dr Fábio,

    Tenho 29 anos e sempre tive problemas com minha menstruação. Menstruei com 15 anos e depois disso, só veio mais uma quatro vezes, sempre com longos intervalos.

    Me lembro, que quando mais nova, sentia fortes dores (cólicas) ao menstruar mas depois foram acalmando e as menstruações que vinham sozinhas eram mais tranquilas.

    Em alguns momentos tomei anticoncepcional pois descobri que tenho SOP e agora aos 29, quase 30 estou passando por um tratamento para engravidar.

    Já tentei dois ciclos com indux e o resultado máximo foi um folículo de 11,7, depois de indux, tentei menopur, 09 injeções diárias com um resultado razoável porém bem abaixo do esperado..

    Estou com apenas um foliculo crescendo e no 16 dia ele estava com 15,8 mm. Acho que o mesmo não vai se desenvolver e irei para uma ultra na quinta-feira.

    Gostaria de saber se tem problema parar as tentativas. Se eu terei algum problema em parar as tentativas um pouco.. Estou muito cansada mentalmente, pois a expectativa é sempre muito grande e o resultado frustrante.

    Já ouvi muito, – Te acalma.. Mas como ter calma se tenho que contar meu ciclo o tempo todo e fazer USG seriada de dois em dois dias..

    Obrigada por me “ouvir”, Dr e obrigada pelo site, você não sabe o quanto ajuda as pessoas que estão nessa ou em situação pior que a minha.

  464. ana lúcia disse:

    Olá doutor achei muito interesante os depoimentos de cada um!
    Estou tentando engravidar tiver que interroper uma gestação de 26 semanas ,porque estava com má formação congenita onde tive complicaçãoe fiquei no CTI.
    Passou dois anos neste periodo fiz exame a qual descobrir toxoplasmose,por isso a má formação. já fiz o tratamento e o meu medico me disse que tenho anticorpo que não corro mais risco na prox gestação.
    Comecei a torma o acido folico de 5 mg, parei por minha conta.
    Fiz o exame hormonal e meu FSH esta baixo.
    Assim que mostra o exame e a ultra transvaginal ao medico ele disse que vai avaliar e dependendo do resultado vai passa um indutor de ovulação por gentileza me esclareça corro risco. Nesta proxima gravidez.

  465. fabioeugenio disse:

    Oi Joelma,

    Você pode conseguir novamente com a indução sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  466. fabioeugenio disse:

    Oi Paulita,

    Após 4 tentativas de inseminação, acho que você deveria partir para a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  467. Claudia disse:

    Boa tarde Dr. tenho 25 anos e tenho endometriose e adenomiose faz 4 anos que estou tentando engravidar já fiz 2 videolaparoscopia, a última a 2 meses e meu medico disse que tenho que tentar 6 meses engravidar naturalmente, será que posso utilizar indutor de ovulação para ajudar? Obrigada

  468. fabioeugenio disse:

    Oi Lunna,

    Nunca tome nenhuma medicação sem orientação médica!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  469. fabioeugenio disse:

    Oi Lary,

    A indução de ovulação pode ajudá-la sim a engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  470. fabioeugenio disse:

    Oi Marcela,

    Pode ser, mas só com ultrassom para confirmar. E o pré-natal deve ser rigoroso pelo risco de parto prematuro.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  471. fabioeugenio disse:

    Oi Roseane,

    Morfologia de Kruger alterada pode dificultar sim. Neste caso a FIV é uma ótima opção.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  472. fabioeugenio disse:

    Oi Valéria,

    Pode tentar por 4 a 6 ciclos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  473. fabioeugenio disse:

    Oi Priscilla,

    Você tem idade ótima, e não há nenhum problema em fazer uma pausa no tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  474. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Lúcia,

    Se você já está com anticorpos, não há mais risco em relação à toxoplasmose.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  475. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Pode sim, mas sob orientação médica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  476. Isabella disse:

    Dr. Fabio,
    Sou casada, tenho 40 anos e no final do ano passado resolvi engravidar.
    Fui orientada a parar com o anticonepcional e a tomar Clomid.
    Engravidei no segundo mês, mas na oitava semana foi constatado que o embrião não tinha batimentos cardiacos.
    Constatado o aborto retido, fiz a curetagem (fevereiro) e análise do material do aborto, sendo que no laudo, o geneticista não constatou qualquer anormalidade.
    Minha menstruação está regular, fiz a ecografia transvaginal e tudo normal.
    Como estou no 2° dia da menstruação, gostaria de saber se posso voltar a tomar Clomid e iniciar as tentativas.
    Estou decidida que quero engravidar novamente, o quanto antes.
    Desde já agradeço.

  477. fabioeugenio disse:

    Oi Isabella,

    Pode sim, mas sempre sob orientação médica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  478. Mirian disse:

    Bom dia doutor, tenho o útero bicorno, e ovários (micro poli), sou mãe de um menino de 12 anos, agora decidi engravidar novamente mesmo sabendo que terei que ficar em repouso ao leito, tenho 35 anos, estou tomando o diane 35, primeiro mês, gostaria de saber se posso tomar indux junto com o diane e quais os riscos se assim o fizer, minha go disse para eu fazer o tratamento durante 5 meses, mas a ansiedade e amigas minhas já conseguiram engravidar com indux mesmo com ovários (micro póli). preciso de uma orientação desde já agradeço!

  479. Irene Rib. disse:

    Dr. Fábio
    Meu marido foi diagnosticado com Azoospermia sem causa aparente. Foram encontrados espermatozoides na biópsia testicular. Cariótipo masculino e constituição cromossómica normal. Vesiculas seminais com aspecto atrófico, uma com 22/5mm e outra quase invisível. Duas icsi’s em 2014, a 1ª em Fevereiro sem implantação ( com 2 bons embriões), a 2ªisci em Abril ( com 2 bons embriões e 1 menos bom) resultando gravidez não evolutiva ás 9 semanas, embrião sem batimento cardíaco> aborto e curetagem em Junho2014. As estimulações foram suficientes com 7 e 5 ovócitos. Maioria dos óvulos imaturos. Ultimas análises após aborto em Julho 2014 FSH 4,9mUI/ML. Estava tudo bem nos exames pós aborto. A 3ª estimulação em set2014 não resultou (só 3 ovócitos) não houve punção.
    Em Fevereiro2015 3ª Icsi – 6 folículos antrais na 1ª eco, 9 folículos na ultima eco , mas só 5 ovócitos na punção. Os óvulos todos imaturos. Amadureceram no laboratório. Conseguimos 2 bons embriões transferidos em fase de blastocisto 5º dia. Não implantaram. Na ultima ICSI foi aumentada a dosagem 250 gonal + 150 menopur+ orgalutran ao 5º/6 dia + prenyl antes da punção. Antes da punção fiz 2 dias de 150 gonal+ 250 menopur. Depois da transferência progesterona+ cartia+ medrol. O que poderá estar a correr mal? Estamos ambos com 38 anos. Começo a pensar que o problema agora são os óvulos imaturos, mesmo depois de se conseguirem bons blastocistos. O que nos aconselha? Posso tomar algo para amadurecer os óvulos? Já tomo folicil há mais de 4 anos. Aparentemente está tudo bem comigo.
    Será que devemos continuar a tentar?
    Obrigado.

  480. fabioeugenio disse:

    Oi Mirian,

    Você não deve tomar o Indux junto com anticoncepcional. Somente com orientação médica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  481. fabioeugenio disse:

    Oi Irene,

    Não existe uma medicação específica, mas alguns trabalhos científicos tem preconizado o uso do GH (hormônio do crescimento), e trigger ovulatório com GnRH nestes casos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  482. Cintia disse:

    Para começa um ciclo eu que ñ tenho menstruação tenho que tomar anticoncecional antes do induz esto no segundo ciclo com 100g

  483. fabioeugenio disse:

    Oi Cíntia,

    Através de exames o ginecologista pode definir se pode começar direto o Indux.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  484. Raquel disse:

    Doutor tenho 23 anos e uso anticoncepcional desde os meus 16 anos quando descobri que tenho a SOP. Eu quero engravidar mas quando deixo de tomar o anticoncepcional, não consigo menstruar e tenho muita cólica e os cistos voltam. Gostaria de saber como faço para deixar de tomar o anticoncepcional e tomar um remédio que estimule minha ovulação.

  485. anne disse:

    Dr. Fábio estou fazendo tratamento para fiv, sendo que pagarei somente as medicações se eu conseguir ovular no minimo 10 ovulos, é possivel?

  486. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Fale com seu ginecologista para fazer uma indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  487. fabioeugenio disse:

    Oi Anne,

    É possível sim se sua resposta ovariana for excelente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  488. Renata Novaes Arantes disse:

    Olá Dr. Fábio!

    Tenho 36 anos e ovários policísticos. Minha menstruação sempre foi irregular e quero engravidar. Minha médica disse que tenho ausência de um hormônio, que devo iniciar um tratamento com medicação para estimular minha ovulação. Gostaria de uma opnião sua e saber se com esse tratamento é possível engravidar. Obrigada

  489. Ola Dr. Tenhoo 20 anos e ja tive 2 abortos espontaneos a primeira gestaçao nao se desenvolveu E nao segunda ele parou de bater o coraçao na 10 semana da gestaçao, e uma semana atraz antes de perder meu 2 bebe de 10 semanas tive infecçao urinaria e tomei ampicilina e paracetamou uma semana de 6 em 6 horas’ esses medicamentos fizeram o coraçao do meu bebe parar de bater ?
    Obrigada

  490. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Em muitos casos de SOP o tratamento inicial é exatamente a indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  491. fabioeugenio disse:

    Oi Josivânia,

    Estas medicações não afetam o embrião.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  492. Elizelma disse:

    Em primeiro lugar Parabéns por responder tantas perguntas.sou casada a 11anos e a 2 anos tento engravidar,eu e meu marido fizemos os exames que o médico passou e deu tudo ok.não entendo porque não engravido tenho 30 anos.

  493. Jessica disse:

    Oi gostaria de tirar uma dúvida
    não estava ovulado e estava com a prolactina alta
    então mh me dica receitou o induz, tomei ele direitinho e fz a ultra seriada, deu td certim mostrou q eu iria ovular, tamanhos bons e tal

    Mas não engravide, menstruei.

    Porque não engravidei

  494. Tarcila disse:

    Oi Dr Fabio.
    Tenho 25 anos e ovários policisto. Há um ano tenho tentado em gravidar usei indutor serophe e utrogest por 6 meses, e sentir muita sensibilidade, mas nada de grávidez. Há minha médica passou o indutor mais por insistência minha, pois queria que seguisse as tentativa natural, já que os exames estava normais. Então depois que passou os 6 meses com indutor resolvi tentar naturalmente, não tive resultado. Hoje estou tomando acetoflux quando a menstruação não desce.Estou com graves problemas com acnes na pele. Sinto um inchaço no abdome, sinto sintomas da menstruação, mas não desce. E sempre fica com receio de tomar o acetoflux por achar que posso estar excedendo. O que posso fazer, procurar outro meio pra indução? E acetoflux continuou tomando?

    Obrigado!

  495. aline disse:

    Boa noite. Dr° estou fazendo tratamento pra engravidar com Induz e clomifeno estou no 2 mês. Hoje fiz um exame de farmácia e deu positivo( as listras ficou bem clarinha mais tinham 2). Não lembro certo o dia da última menstruação mais me recordo que foi 25. Por cauda dos medicamentos ( induz e clomifeno) o teste pode ter sado um fafalso positivo?

  496. fabioeugenio disse:

    Oi Elizelma,

    No caso de subfertilidade sem causa aparente, mesmo assim estão indicados os métodos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  497. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    A chance média por ciclo é de 15 a 20%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  498. fabioeugenio disse:

    Oi Tarcila,

    Enquanto não fizer novo tratamento para engravidar pode tomar o acetoflux para regularizar o ciclo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  499. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Os medicamentos não causam falso positivo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  500. jani disse:

    Boa tarde, tenho sop e to tomando diane 35 conta propria por ja ter usado estou na 2º cartela, agora tento engravidar tenho 33 anos, ainda vou passar no ginecologista para ver a situação do ovário. Tomando diane qual a chance de limpeza dos cistos e as chances que tenho de engravidar, ja tinha passado em medico antes porem nao dei continuidade no tratamento por isso sei que tenho sop e tomei clomid 3 meses como disse nao fiz o acompanhamento necessario, como parei ainda posso fazer o tratamento com o clomid antes de passar para outra etapa? Obrigada

  501. fabioeugenio disse:

    Oi Jani,

    Pode fazer ainda 3 ciclos de Clomid antes de novas etapas de tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  502. Sidineia disse:

    Olá,me consultei com uma ginecologista e fiz todos os exames que ela pediu e com os resultados ela me falou que tenho dificuldades para engravidar devido um problema com meus óvulos. Ela disse que tem mês que ovula e mês não. Quero saber qual melhor tratamento devo fazer para engravidar.obrigada.

  503. fabioeugenio disse:

    Oi Sidineia,

    Pode ser necessário indução de ovulação, mas somente com consulta e análise dos exames podemos definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  504. Ola. Eu retirei um cisto No ovario esquerdo E ja fez um mes que fiz a cirurgia e ainda nao menstruei e tive relaçao co meu marido Sem prevençao’ posso estar gravida ou pode ser por causa do cisto retirado ?

  505. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Faça um beta-hcg para esclarecer.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  506. Andrea disse:

    Boa Tarde Dr. Fabio,

    Tenho 37 anos e dois filhos (7 e 15 anos) e aos 29 anos fiz laqueadura junto com o parto.
    Me casei novamente, meu marido tem 38 anos e não tem filho. A 02 anos atrás fiz cirurgia para reversão da laqueadura e quase 1 ano depois engravidei so que tive um aborto espontâneo com 12 semanas. Foi uma situação muito traumática e não tentamos mais, mais tb não tomo nada para evitar e não fiquei mais gravida.
    Tenho medo que com 37 anos não consiga mais engravidar.
    O sr. Me indica algum tratamento especifico ou devo partir para um FIV? O espermograma do meu marido deu normal.
    Agradeço sua atenção.

  507. fabioeugenio disse:

    Oi Andréa,

    A FIV sem dúvida é o tratamento que oferece as melhores chances no seu caso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  508. oi bom DIA eu gostaria de uma ajuda,estou casado a 1 ano e 3 meses eu tenho 24 e minha esposa tem 20 anos e ela tem ovarios policisti os seus seios aumentaram seu quadril aumentou e sua barriga tbm e ta dando muitas espinhas nas suas costas e sua menstruação nunca vem certa tem vez que demora ate 3 meses e suas colicas estao cada vez mais fortes,ela quer muito engravidar mas nao sabemos qual o tipo de tratamento devemos fazer queria uma orientação nao sei por onde começar,eu fico muito triste pois minha esposa chora muito pois quer muito ter um filho por favor me responda no meu email. desde já agradeço!

  509. fabioeugenio disse:

    Oi Johnatan,

    Pode ser necessário indução de ovulação. O primeiro passo é consulta com ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  510. Julieth disse:

    Tenho 36 anos e estou tentando engravidar há 14 anos. Tenho menopausa precoce, começou quando eu tinha 23, pra 24 anos. O último ginecologista que consultei pediu pra eu adotar, depois de ter vindo das mãos de uma especialista em reprodução humana. Já fiz todo tipo de exame que vocês pensarem. Não tenho nem um problema nos orgãos reprodutores, mas como estou na menopausa há muitos anos, eu não tenho ciclo menstrual. Será que a indução a ovulação faria meus ovários responderem? Estou fazendo reposição hormonal com tibolona, há um mês, pois meu ginecologista disse que não têm mais jeito.

  511. Oi Johnatan, é possivel que eu consiguo engravidar ainda este mes, fiz uma ultrassom e o resultado foi que meus ovarios estao aumentados e estimulados bilateralmente,com foliculos no dois ovarios medido 24 os maiores,meu endrometrio com 8mm e ovario esquerdo medindo 3,7×2,3×2,3cm,com volume de 15,10cm e o ovario diretio medindo ,4,3 x 3,1 x 2,3 esta normal.

  512. fabioeugenio disse:

    Oi Julieth,

    Você não tem mais óvulos. Mas pode engravidar pela FIV com doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  513. fabioeugenio disse:

    Oi Graziela,

    Pode haver gravidez sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  514. Débora disse:

    Boa noite Dr.
    Durante os meses de abril-agosto de 2014 tentei engravidar e finalmente em setembro consegui. Infelizmente tive um aborto espontâneo e perdi com 6 semanas. O médico disse que depois do próximo e segundo ciclo tentasse novamente. Tentamos e tentamos…e finalmente em fevereiro engravidei e passou 5 semanas e o médico disse que apesar disso continuássemos tentando e que meu sistema reprodutor estava normal. Recentemente meu marido fez o espermograma e estava bem. Desde então estamos tentando e sem sucesso! O que fazer? Quais exames o médico vai solicitar e para que serve cada um deles? Gostaria de saber pra não chegar na consulta desorientada. Gostaria de saber o porquê! E se puderes me explicar a possível causa, ficarei demasiadamente agradecida!

  515. Ellen disse:

    Boa noite doutor, eu tenho 36 anos e desde 2011 tento engravidar, fui diagnosticada com SOP aos 15 anos, fiz uma histerossalpingografia que acusou trompa esquerda obstruída. Fiz tratamento para emagrecer, tomei metformina e fiz inicialmente 6 ciclos com indux, tive que aumentar a cada ciclo a dosagem, chegando a 3 comprimidos por dia (8/8h), pois só assim tive elevação da progesterona (hoje bem elevada = 56,1ng/ml no 21 dia do ciclo). Cheguei a fazer um US para acompanhar a ovulação (um ano atrás), mas só pode ser constatado que tinha 3 folículos dominantes, sem concluir se eclodiu ou regrediu. Em setembro/2014 minha prolactina chegou a 138ng/mL e por ressonancia constatou que eu tenho um microprolactinoma de 7mm, iniciei parlodel, voltei a fazer novamente ciclos com indux (estou entrando no 6 ciclo), a prolactina chegou a 44,2 ng/ml o mês passado, agora aumentei a dosagem de parlodel + metformina. Vou fazer novamente US para acompanhar a ovulação esse mês, mas o GO disse que agora será o último ciclo, depois não posso mais voltar a fazer esse tratamento, e se por acaso eu ovular do lado esquerdo para esquecer, pois não há o que possa ser feito para recuperar minha trompa. Estou bastante triste, mas ao mesmo tempo esperançosa de que este ciclo eu consiga engravidar, mas gostaria de saber se há algum outro tratamento que eu possa fazer? Obrigada

  516. fabioeugenio disse:

    Oi Débora,

    As causas dos abortos (genética, uterina, hormonal, etc) são definidas exatamente a partir dos exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  517. fabioeugenio disse:

    Oi Ellen,

    Como não é seguro fazer mais de 12 ciclos de clomifeno (Indux), a melhor opção é partir para a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  518. Larissa disse:

    Oi dr, tenho SOP, ano passado tive aborto retido na sétima semana de gestação e desde então não consegui mais engravidar. Fiz vários exames e foi detectado que não estou ovulando. Então estou tomando clomid. Este é o primeiro ciclo, não menstruei mês passado, então comecei a tomar em dia aleatório. Acontece que hoje no décimo dia do ciclo veio um leve sangramento escuro. Será que tem alguma relação com o indutor? Devo me preocupar?

  519. Laise Francelin disse:

    Oi Dr.
    Estou no meu primeiro ciclo com clomid, já tive duas gestações mal sucedidas. A primeira em 2011o embrião parou de desenvolver com 6 semanas e eu já estava com 10. Fim de 2014 sofri um aborto com 5 sem as. Agora estou tentando com o uso do indutor. Será que preciso tomar alguma coisa pra segurar o bebê se caso eu engravidar?
    Obgda

  520. fabioeugenio disse:

    Oi Larissa,

    Geralmente não é nada importante, mas somente com exames para confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  521. fabioeugenio disse:

    Oi Laise,

    Depende dos exames de avaliação em relação às causas dos seus abortamentos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  522. Valéria disse:

    Boa noite!
    Estava fazendo o 2ciclos com clomid 50mg e primogyna com orientação médica. Tenho quase 40 anos. E não fui bem sucedida. Agora minha GO mudou, ao invés de da primogyna passou estreva ge e clomid do 2 ao 6 dia 50mg nesse 3 ciclos. Gostaria de saber se o estreva gel é mais eficaz do q a primogyna, pois não ouço ninguém falar dele. E se por causa da idade o efeito do clomid não é mesmo. Pois o 1 ciclo ovulei, já no 2 não.
    É relação sexual, pode ser feit do 7 dia do ciclo é continuar em 1 dia sim e dois não. Ou seja a cada 2 dias. Aguardo
    Obgada. Parabéns pelo seu trabalho.

  523. Valéria disse:

    E outra dúvida, apartir de quanto tempo os folículos começam a amadurecer para eclodir, após o uso do clomid.
    Obrigada e bom dia!

  524. fabioeugenio disse:

    Oi Valéria,

    O efeito do estreva é semelhante ao Primogyna. É melhor ter relações pelo menos em dias alternados(dia sim-dia não).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  525. fabioeugenio disse:

    Oi Valéria,

    Em média 5 a 7 dias após.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  526. Jaqueline Oliveira disse:

    Dêem uma olhada nestas informações complementares: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-estimular-a-ovulacao-20315.html

  527. josivania disse:

    Ola eu queria saber se sem como retirar um ovulo meu ja fecundado, no caso : assim que eu descobrir que estou gravida pode tranferir este ovulo para outra mulher ter o bb pra mim ? No cado uma barriga solidaria

  528. josivania disse:

    Fecundaçao in vitro é caro ? E uma barriga Solidaria custa muito ?

  529. Dan disse:

    Olá Dr.!

    Fiz acompanhamento com US seriadas neste mês, dia 16/7 tomei o choriomon. Hj, 31/7 fiz o Beta que deu 62,84.

    Devo repetir o exame?

  530. Alessandra disse:

    Boa noite Dr Fábio!
    Meu esposo tem raros espermatozóides, tentamos FIV há algum tempo e mesmo com indução ovulatória forte, consegui produzir apenas 03 óvulos, não conseguimos nem formar embrião, tenho 41 anos, o Senhor acha que ainda tenho chances se tentar novamente, ou o resultado da indução ovulatória pode ser algum problema que impedirá?

  531. Helena disse:

    Bom dia, Dr. Fabio.
    Tenho 34 anos e já sou mãe de um menino de 6 anos. Estou tentando engravidar novamente há cerca de 1 ano e meio. Minha menstrução é regular, o ciclo dura de 28 a 30 dias. O espermograma de meu marido deu normal.
    Nos meus exames, o ATPO deu elevado. A GO disse que posso ter tireoideite de Hashimoto, mas que isso não necessariamente atrapalharia uma gravidez. Marquei consulta com um endocrino para o final do mês.
    A progesterona deu 0,9 (exame realizado no 17o dia do ciclo).
    A G.O. indicou uma indução de ovulação por 3 ciclos. Disse que se não der certo, devo fazer um exame nas trompas e ser encaminhada para um especialista.
    A USG não indicou ovário policístico.
    Será que devo procurar logo um especialista, considerando minha idade? Qual será o tratamento seguinte se essa indução não der certo?
    Obrigada

  532. fabioeugenio disse:

    Oi Josivãnia,

    O embrião tem que ser formado fora (fertilização in-vitro) e implantado no útero de substituição.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  533. fabioeugenio disse:

    Oi Dan,

    Repita com 72 horas para avaliar a subida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  534. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    Depende de sua reserva ovariana atual. Tem que avaliar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  535. fabioeugenio disse:

    Oi Helena,

    Pode tentar os 3 ciclos de indução antes do especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  536. fABIANA disse:

    BOM DIA DR. MINHA PRIMEIRA GESTAÇÃO ENGRAVIDEI COM INDUX E PREMARIN DEPOIS DE OITO ANOS VOLTEI AO GO. E ME PASSOU CLOMID JA FIZ TRES CICLOS E NADA, ESTOU QUERENDO FAZER O MESMO QUANDO ENGRAVIDEI A PRIMEIRA VEZ. O QUE O SR ACHA?

  537. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    O Clomid é o mesma medicação do Indux !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  538. Maria disse:

    Olá Doutor me ajude por favor, tenho 41 anos , meu único filho morreu, meus hormônios são muitos baixos, vc pd me indicar algum medicamento p me ajudar?

  539. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    O tratamento vai depender das alterações hormonais que você apresente.

    Para agendamento ligue (85) 3047.8080

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  540. SABRINA DOS SANTOS disse:

    OLA DR !!!
    TENHO ALGUMAS DÚVIDAS.
    ESTOU FAZENDO INDOÇÃO COM CLOMID E CHORIOMON, JA ESTOU NA TERCEIRA TENTATIVA , NA SEGUNDA TENTATIVA ATÉ DEU CERTO O BÉTA DEU POSITIVO DEPOIS DE UMA SEMANA REPETI E DEU NEGATIVO, USEI VERSA E UTROGESTÃ PARA SEGURAR A GRÁVIDES, MAS MESMO ASSIM NÃO CONSEGUI.
    O SENHOR SABE ME DIZER QUAIS CUIDADOS DEVO TOMAR NESSE TERCEIRO CICLO SE EU ESTIVER GRÁVIDA?
    SERÁ Q TENHO Q FICAR DE REPOUSO?

  541. naju disse:

    Olá dr.

    Se ovulo normal todos os meses e tomo clomid…posso ter hiperestimulaçao ou algo que se chama assim?Vejo muita gente gala do de SOP…eu tive na adolescência…mas hj com 32 me disseram que não. Estou com acompanhamento mas surgiu esta duvida. Obrigada!

  542. naju disse:

    Muita gente fala que tem SOP*

  543. Leidiane disse:

    Boa noite Dr. Fabio.
    Tenho ovarios policisticos e também HPV.Tenho 26 anos e dois meninos um de 07 e outro de 03 anos. Meu esposo sonha em ter uma menina, ele tem 42 anos, venho tentando engravidar a 01 ano e não consigo. Tenho medo de não conseguir engravidar mais. O que me aconselhas?

  544. Viviana disse:

    Oi Dr. Fabio,

    Tenho 36 anos. Fiz ha pouco tempo um procedimento de congelamento de óvulos. Meu AMH = 0,27, FSH = 12. Usei Pergoveris 300UiI durante o tratamento. Tive 9 foliculos, 5 acima de 18mm. Estradiol ficou em 1575, porem só consegui 2 óvulos maduros para congelamento. Por que tao pouco?

    O senhor acha que vale a pena tentar novamente? Tenho chances de em uma segunda tentativa conseguir mais óvulos maduros?

    Ainda não tentei engravidar naturalmente pois não pensava em ter filhos agora.. Será Tenho chance de engravidar naturalmente com esses valores de hormonio? Utero, trompas, ovarios todos normais.

    Muito obrigada!

  545. fabioeugenio disse:

    Oi Sabrina,

    Somente existe indicação de repouso nos casos de ameaça de aborto (sangramento).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  546. fabioeugenio disse:

    Oi Naju,

    Se você ovula normalmente, não há necessidade de tomar Clomid !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  547. fabioeugenio disse:

    Oi Leidiane,

    Você tem idade ótima para nova gravidez. Se está tendo dificuldade, consulte especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  548. fabioeugenio disse:

    Oi Viviana,

    Acho que pode fazer mais 1 ciclo para acumular mais óvulos.

    E pode haver gravidez natural sim !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  549. Naiara disse:

    Olá Dr.Fábio..
    Meu sonho e ser mãe a 2 anos que venho tentando,conseguir engravidar este ano mais faz exatamente quase 4 meses que tive um Aborto espontâneo,o médico disse que não desenvolveu,fiz ultrasom e esta tudo limpinho e o médico liberou,porém já estou ansiosa pois meu esposo tem 33 anos e eu 24,já tive SOP mas no último ultrasom o médico diz que não tinha mais nada..posso toma o indux sem receita médica?quais os riscos?

  550. Lorena disse:

    Olá Dr.,
    Tenho 24 anos e há um estou tentando engravidar naturalmente.
    Iniciei a monitorização de ovulação e vimos que meu folículo não chega ao tamanho ideal, (20 cm que meu médico falou, ele está com 13.) Vamos observar até o próximo ciclo para então entrar com a medicação se precisar.
    Minha dúvida é, caso eu entre com a medicação, qual será o tratamento indicado?

  551. fabioeugenio disse:

    Oi Naiara,

    Não deve tomar sem receita, pelos efeitos colaterais e risco de hiperestimulação ovariana !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  552. fabioeugenio disse:

    Oi Lorena,

    Pode ser necessário inicialmente indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  553. marcia disse:

    Oi doutor,a dois meses iniciei o tratamento com clomid, mas interompi, mas esse minha menstruação não veio posso estar grávida, já faz tempo que estou tentando

  554. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Pode ser sim. Faça o beta-hcg para confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  555. Viviana disse:

    Muito Obrigada Dr. Fábio!!

    Vou fazer uma segunda vez sim para conseguir mais ovulos.

    Posso fazer a indução logo no mês seguinte da primeira puncao ou melhor esperar mais um pouco? Tem algum risco?

    Obrigada,
    Viviana

  556. Fernanda disse:

    Olá Doutor,
    estou tentando engravidar do segundo filho a um ano. Minha médica resolveu passar indutor. Estou tomando Clomid do 5º ao 15º dia do clico e ultragestan a partir do 16º dia. Mas em tudo que leio vejo que o Clomid só é tomado por cinco dias e não por 10. Além disso a progesterona não irá inibir minha ovulação? já que com o uso de clomid geralmente ela pode demorar um pouco mais. O que o senhor acha ?

    Obrigada

  557. fabioeugenio disse:

    Oi Viviana,

    Pode sim, desde que os ovários estejam prontos para nova indução.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  558. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    O Clomid raramente é usado mais do que 5 dias, pois tem efeito anti-estrogênico e pode prejudicar o endométrio.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  559. Jessica disse:

    Ooi Dr’ eu tento engravida a mais de 4 anos e nao consigo fui ao medico e ele me flw que eu nao Ovulo ‘me passo um Anticoncepcional Chamado Diana 35 mais em menos de um Mes ganhei peso de uma Forma muito rapida eu fiquei muito inchada ai parei de toma.
    Queria saber se nao tenho outra maneira de eu Criar Ovolos sem presizar toma anticoncepcional ?
    Tem outro remedio que posso toma pra criar Ovolos?

  560. Jessica disse:

    Eu tenho so 20 anos mais nao consigo engravida

  561. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    Não existe medicação para “criar” óvulos. E o anticoncepcional não vai lhe ajudar.

    O tratamento indicado é a indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  562. Amanda disse:

    Boa noite
    tenho 33 anos, tenho endometriose e ovario policistico.
    Não tenho mais o ovario esquerdo, devido a endometriose, tomei zoladex e fiquei 1 ano sem menstruar. Iniciei as tentativas para engravidar com Serophene e Choriomon.
    Porém o foliculo cresce mas mesmo tomando o choriomon nao ovulo.
    Fiz os ultrassom e constatei isso..
    Não tenho dinheiro para Inseminação, e meu sonho de ser mãe está cada vez mais longe.
    Tenho algum outro tratamente que eu posso ter resultado?

  563. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Existe indução de ovulação mais efetiva, com gonadotrofinas (injetável).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  564. Flaviane disse:

    Boa noite!
    Dr.
    Faz tres anos e meio q parei de tomar anticoncepcional Yas e ate hj nao engravidei, minha menstruação vem todos os meses certinho.
    Eu e meu marido fizemos exames:
    Eu: fsh: 3,92 mui/ml
    Prolactina: 12,64 ng/ml
    Ferrotina serica: 34,9 ng/ml
    T4 livre: 0,96 ng/dl
    Tsh ultra sensivel: 1,26 microUi/ml
    Transvaginal: ovario direito apresentou foliculo dominante medindo 17,5 mm em 1,22 mm II, 23,5mm em III e roto em IV.
    Ovario esquerdo nao apresentou foliculos.
    Meu marido
    Espermograma
    Numero sptz: 41,00 milhoes/ mm3
    Numero total de sptz: 221, 40 milhoes
    Fertilidade result: 1.76
    Vc pode me ajudar?

  565. Flaviane disse:

    E tenho 33 anos e acom isto tenho medo

  566. ANA MARIA DE AQUINO disse:

    ola, meu nome é ANA MARIA tenho 44 anos tenho duas filhas do primeiro casamento uma tem 10 vai fazer 11 proximo mes a outra tem 12, meu companheiro tem 45 anos, vou fazr agora uma induçao de ovulaçao, estou muito ansiosa. obrigada. sera que consigo engravida,

  567. fabioeugenio disse:

    Oi Flaviane,

    Mesmo com exames normais, como já se passaram mais de 3 anos, existe indicação de já partir para algum tratamento.

    Consulte um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  568. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Maria,

    As chances são pequenas, mas existe possibilidade sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  569. Flaviane disse:

    Obrigado Dr.

  570. Fabiane disse:

    Dr. tenho 34 anos e duas filhas uma de 15 e outra de 04 anos, fiz laqueadura na ultima gestação, mas hoje me arrependo queri ter mais um filho, e possível?

  571. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiane,

    É possível sim, através de reversão da laqueadura, ou FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugenio

  572. Lidiane Rodrigues dos santos disse:

    Boa tarde

    a quase 1 ano tive uma gestação só formou o saco gestacional

    estava com um mes e meio,descobri assim tudo em cima da hora,já passando muito mal,corri pro hospital fiz uma ecografia e saco gestacional ja estava no canal de saida,tenho 29 anos sou louca pra ser mãe. estou na segunda tentativa de indução de ovulação. isso tudo da perda significa que sou infértil? estou pra pirar todas a minha volta ficando gravidas e eu nada……ainda. Mais tenho fé. meu esposo tem a mesma idade q eu já tem 2 filhos de outro relacionamento,enfim não entendo o porque ainda não conseguir.

  573. Lidiane Rodrigues dos santos disse:

    Mas não formou o embrião só estava o saco gestacional,que dor era aquela parecia que eu ia morrer de dor….não precisei fazer curetagem pois saio sozinho.

  574. fabioeugenio disse:

    Oi Lidiane,

    Você tem idade excelente, e certamente vai conseguir. Pode tentar a indução por 4 a 6 meses.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  575. Amanda disse:

    Inducao hormonal eh o msm que coito programado

  576. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Não. O coito programado pode ser feito com ou sem indução de ovulação!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  577. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Não. O coito programado pode ser feito com ou sem indução de ovulação!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  578. Jaqueline disse:

    Faz uns 2 anos que eu não estou ovulando o que pode ser?

  579. maria disse:

    boa tarde,
    Dr. Fabio ,

    tenho 47 anos e em setembro parei de tomar anticoncepcional desde entao nao tenho mas menstruação e gostaria muito de engravidar. pode me ajudar.

  580. fabioeugenio disse:

    Oi Jaqueline,

    É preciso consulta e exames com seu ginecologista para definir.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  581. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Uma excelente opção no seu caso é a FIV com doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  582. Marcel disse:

    Olá doutor! Vi que o sr responde as perguntas a anos. Parabéns pela iniciativa. essas informações sao de grande valia para as pessoas que estao tentando ter filhos, algumas já desanimadas.
    A minha dúvida é a seguinte: Estamos em um tratamento de coito programado com induçao de ovulação.Apos diversos exames nao foi detectada a causa da infertilidade. vamos agora para a terceira tentativa sem sucesso. minha esposa tem 26 anos.
    As chances diminuem a cada ciclo de induçao?
    há algum perigo na repetiçao dessas tentativas?(sao varios remedios fortes e cheios de hormonios,acho que pode ser nocivo a repetiçao excessiva)
    as alternativas que nosso medico indicou apos os ciclos de coito programado sao caras e sou pobre. E tenho medo dessas várias induçoes causar algum problema grave.

  583. fabioeugenio disse:

    Oi Marcel,

    As chance são as mesmas a cada ciclo ovulatório. E as medicações de indução oral são seguras até 6 a 8 ciclos, sem efeito a longo prazo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  584. Sueli disse:

    Boa noite, Doutor.
    Eu ia iniciar meu ciclo de FIV este mês. Para isso, tomei anticoncepcional do dia 07/12 até dia 01/01, para menstruar no dia 05/01 e começar as injeções de Pergoveris. Minha menstruação não veio até hoje. Fiz, hoje,exames de ultrassom e dosagens hormonais, que deram ok, segundo meu médico. Posso começar as injeções mesmo sem minha menstruação descer? Obrigada.

  585. fabioeugenio disse:

    Oi Sueli,

    Se os exames estão satisfatórios, pode começar sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  586. fabioeugenio disse:

    Oi Sueli ,

    Se os exames estão satisfatórios, pode começar sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  587. Grazielle disse:

    Ola doutor
    Eu descobri q estava grávida no dia 08/11/2014 aparente nas minhas contas estava dando 8 semanas de gestação,mas quando foi no dia 12/11 comecei a ter sangramentos,fiz a ultra transvaginal e constatou q eu estava de 5 semanas e q não tinha batimentos cardíaco,ai quando anoiteceu o sangramento almentou fui ao hospital o médico me examino e deu q eu realmente estava perdendo o bebê ,passou o tempo qdo reaolvi engravidar novamente e passei a fazer indução de ovulação com climid sem sucesso, ae a médica passou ovidrel injetável ainda nao tomei por duvidas.”sera q posso ter uma gestação de gêmeos ?? Ao tomar esse medicamento
    Me responda doutor obgd

  588. fabioeugenio disse:

    Oi Grazielle,

    O Clomid aumenta um pouco a possibilidade de gravidez gemelar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  589. Juliana disse:

    Bom dia, Doutor!

    Fui diagnosticada com SOMP. Venho tentado engravidar há quase 4 anos e ainda nada. Tenho 38 anos. Já fiz indução com Clomid não tive resultado. Depois fiz 2 ciclos de menopur e controle da ovulação. Meus folículos chegam a 15, 16 mm e param de crescer. Existe medicação mais forte que faça com que os folículos cresçam mais para que de fato eu possa ovular??? Pq sendo assim nem FIV eu poderei fazer. Já passei por tanto médicos e nenhum me dá uma resposta definitiva ou um tratamento realmente eficaz. Vejo mtos médicos pedindo vários exames durante as induções e o que me administrou esse tratamento me mandou apenas aplicar as injeções e monitorar a ovulação. Existe solução?

    Desde já mto obrigada por sua atenção.

  590. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Se não está havendo ovulação efetiva, ou a medicação ou a dose estão inadequados.

    Pela sua idade, e o tempo que está tentando, a melhor opção é realmente a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  591. soraya disse:

    olha doutor sempre tive menstruação desregulada a dois anos procurei uma ginecologista ela mi passou vários exames aí descobre que tinha ovários policitos meu colesterol tava muito alto e tiróide alterada falei pra ela que queria engravida comecei a tomar o anticoncepcional pra regulariza minha menstruação e soro que ela passou pra evitar mal formação no bebê mas desistir aí fiquei só tomando anticoncepcional mesmo agora já tem dois anos tenho 22 anos gostaria de saber como faço pra conseguir engravidar o tempo passa tenho medo de não conseguir

  592. Sueli disse:

    Boa tarde, doutor.
    Transferi um embrião ontem dia 27/01 e hoje fiz a viagem de volta para casa de ônibus, foram 6 horas de viagem e o ônibus estava com muita vibração e solavancos. Isso pode ter prejudicado a implantação? Obrigada.

  593. fabioeugenio disse:

    Oi Soraya,

    Basta parar o anticoncepcional, consultar seu ginecologista e, se necessário, fazer indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  594. fabioeugenio disse:

    Oi Sueli,

    Não interfere na implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  595. fulviana silvestre disse:

    bom dia

    gostaria de tirar uma duvida, estou no terceiro ciclo de clomid, no 1 ciclo menstruei normal, no 2 também e agora no terceiro, tive mais dor nos seios, cólicas e dor de cabeça e a menstruação não veio somente uma borra marrom com um vermelhinho em pouca quantidade como se fosse o fim da mostra, nem sujou o absorvente somente quando vou ao banheiro. é possível não ter ovulado já no terceiro ciclo e a menstruação não descer ou já posso ter engravidado.

  596. fabioeugenio disse:

    Oi Fulviana,

    Se a menstruação não veio regular, faça o beta-hcg para esclarecer.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  597. Tel disse:

    Dr.Eugênio, tudo bem? me tire uma dúvida…
    Tenho SOP e fiz dois ciclos com clomid, mas não engravidei e parei de tomar desde julho de 2015. Tenho 34 anos. O que devo fazer? Recomeço um novo ciclo de indutor?

  598. Tel disse:

    Só esclarecendo que fiz alguns exames como a histerossalpingografia, exames de hormônios e deram todos normais. Até a transvaginal deu sem cistos, ou seja, através da metformina meu ciclo menstrual regulou. Ai queria saber se tenho chances de meu positivo fazendo um novo ciclo com clomid?

  599. fabioeugenio disse:

    Oi Tel,

    Você pode fazer até 6 a 8 ciclos de indução, antes de partir para novos tratamentos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  600. fabioeugenio disse:

    Oi Tel,

    As chances por ciclo ovulatório, são em torno de 15 a 20%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  601. sueli disse:

    Boa tarde, doutor.

    Estou preocupada, pois fiz a transferência de um embrião no dia 27/01. No dia 06/02 fiz o beta e deu 104 mlu. No dia 09/02 fiz o segundo e deu 192 mlu. Este valor está normal para o período? Grata.

  602. fabioeugenio disse:

    Oi Sueli,

    A subida foi pouca mas pode ser gravidez evolutiva. Siga controlando a subida do beta.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  603. sueli disse:

    Boa tarde, doutor.
    Ontem fiz a primeira ultrassom transvaginal obstétrico e deu para ver o embrião e ouvir seu coração. Estou com 6 semanas e 5 dias. O médico que fez o exame disse que está tudo bem com ele, mas que apareceu no exame uma coleção hipoecoica retrocoriônica medindo de 25 a 30% da área implantada. Não tive nenhum tipo de sangramento. Fiquei desesperada. O que isso significa? Qual o real risco? Agradeço desde já.

  604. Alana Silva disse:

    Boa tarde doutor
    Me chamo Alana e tenho 21 anos, descobri em dezembro de 2014 que tenho ovários micropolicistico fiz ultrassom e o médico detectou que meu ovário estava aumentado e me indicou tomar anticoncepcional de drospirenona + etinilestradiol – 3 mg + 0,03 mg e que com 6 meses repetisse o ultrassom, e nesse segundo ultrassom apareceu que meus ovários continuaram a aumentar, mais ele disse que se eu quisesse ter um bebê era só eu parar de tomar o anticoncepcional, e que como eu tenho micropolicistos seria mais difícil de engravidar. Tomei os seis meses e parei de tomar o medicamento pois quero muito ter um bebê, faz 7 meses que não tomo o medicamento, agora em janeiro fiz de novo o ultrassom e meus ovários aumentaram mais ainda. Gostaria de saber se o aumento dos ovários pode ser algo mais grave e quanto tempo pode-se demorar para engravidar e se eu posso ter um bebê mesmo com ovários micropolicisticos?
    Se possível me responda por favor.

  605. fabioeugenio disse:

    Oi Sueli,

    Deve ser uma pequena área de descolamento, mas que regride naturalmente. Siga as orientações do seu obstetra !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  606. Fabiana disse:

    Oi dr. Tenho 21 anos estou a,um ano querendo engravidar mas tive q parar as tentativas para tratar cistos no ovário q descobri q eu tinha. Já tratei e estou 100% saudável p engravidar , mas minha menstruação nao veio por 2 meses o ginecologista me falou q eu não estava ovulando e me passou tratamento com clomid. Tomei ele no quinto dia. Hoje ta fazendo 5 dias que a menstruação ta atrasada ,estou sentindo cólicas as vezes ancia ,dor de cabeça com sensação de febre, e os seios as vezes sinto eles doloridos e pesados. Queria saber se pode ser uma gravidez ou é sintomas normal pelo uso do clomid.

  607. fabioeugenio disse:

    Oi Alana,

    O fundamental é saber, através de exames, se você está ovulando ou não. Se não estiver, pode ser necessário indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  608. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiana,

    Se a menstruação está atrasada, faça o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  609. Nadya disse:

    Dr. Fábio, gostaria da sua opinião. Tenho endometriose muito sintomática, diagnosticada por videolaparoscopia há 12 anos, na ocasião tipo II. Agora aos 32 anos e com 5 de casada, quero engravidar. Estou em uso do Allurene há 3 anos, e para mim tem sido ótimo, controla bem os sintomas, então antes de suspender o Allurene e tentar uma indução ovulatória com indicação do meu GO, resolvi fazer exames. US com preparo intestinal acusou endometriose profunda, e Histerossalpingografia mostrou trompa esquerda obstruída e a direita dirigida superiormente pérvea a passagem do contraste porém persistindo em região peritubárea na incidência tardia com sinais de aderência. Acha que posso tentar a indução de ovulação mesmo com esses resultados? Existe chance aumentada de gravidez tubárea? Obrigada

  610. fabioeugenio disse:

    Oi Nadya,

    A melhor opção é sem dúvida a fertilização in-vitro (FIV), tanto pela doença tubária quanto pelo fato de que deve engravidar o quanto antes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  611. Priscila disse:

    Meu marido tem uma contagem de 20.000 milhões de espermatozoides 60 % estão vivos e 40% com movimento rápido. Ele teve varicocele e continua tomando vitaminas, essa contagem já faz um tempo é provável que esteja melhor. Minha prolactina deu alta estou tomando dostinex fiz controle de ovulação e não estava ovulando tomei clomid por quatro ciclos mas o médico percebeu que meu endométrio estava ficando fino com clomid e embora estivesse ovulando com clomid ele me deixava sem lubrificação no período fértil. Meu médico achou melhor eu não tomar mais o clomid por não estar sendo adequado para mim. Tenho 33 anos estamos tentando a 01 ano e nada. Não queria fazer fertilização ainda, o meu médico disse que as injeções são muito caras e vale a pena partir para fertilização. O que o Dr me aconselha?

  612. Fabiana disse:

    Tenho 40 faz 6 meses que tento a gravidez sem sucesso seria interessante a indução no meu caso?

  613. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    Você pode tentar alguns ciclos de indução com injetáveis (gonadotrofinas) antes de partir para a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  614. fabioeugenio disse:

    Olá Fabiana,

    O primeiro passo é fazer exames de avaliação do casal. Assim podemos definir o tratamento indicado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  615. emerciana disse:

    Estou tentando engravidar a 4 anos e ate agora nada.foi-me diagnosticada ovários policístico e a dr dis para tomar Diane por 3meses depois disso qual sera o próximo tratamento para eu engravidar?

  616. Nattaly disse:

    Bom dia! tive uma gravidez tubaria a mais ou menos 6 anos atras perdi uma trompa e a um ano tento engravidar procurei a G.O e ela me passou o indutor de ovulaçao clomid ja tomo ele a 3 ciclos e ate agr nada . meus exames e os de meu marido estao tds normais fiz a histerossalpingografia tbm deu tudo normal . vc acha que tem algum outro tratamento a se fazer mais forte a nao ser a inseminação artificial tenho 25 anos estou meio desanimada de retornar a medica pois acho q ela nao tem mt o que fazer por mim!

    abraços

  617. fabioeugenio disse:

    Oi Emerciana,

    Depende dos outros exames seus e de seu marido, mas pode ser a indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  618. fabioeugenio disse:

    Oi Nattaly,

    Pode tentar a indução, por ser mais simples, por até 6 a 8 ciclos. Depois, o tratamento mais efetivo é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  619. girlene disse:

    Oi estou tentamdo engravidar 1ano ,tenho 32 anos meu marido 22 tenho ovarios policistico,q posso fazer para q eu venha engravidar.obrigada

  620. fabioeugenio disse:

    Oi Girlene,

    O primeiro passo é uma consulta para avaliação do casal. Assim podemos definir o melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  621. Bruna disse:

    Bom dia Fábio,

    Fazia o uso da mesigyna durante uns 5 anos, resolvi parar pq queria engravidar. Desde Julho que parei com o anticoncepcional não menstruei mais, isso já faz 9 meses. Fiz vários exames de sangue e todos estão normais, fiz a video histeroscopia e tb não deu nada. Na utrassom transvaginal acusou SOP, não sei o que faço quero muto engravidar. Tenho 32 anos e não tenho filhos ainda. O que devo fazer?

  622. fabioeugenio disse:

    Oi Bruna,

    Consulte um especialista pois você pode precisar de uma indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  623. Renata disse:

    Dr. Fábio, oiiii!!!!
    Tô adorando ver sua dedicação e interesse ao responder pra todas nós, sedentes de informações! MUITO OBRIGADA!!!
    Bom, é o seguinte: tenho 47 anos e nunca pensamos em ter filhos e em janeiro deste ano me dei conta que minha família vai acabar se não rivermos filhos! E adoramos crianças!!! Sempre menstruei super normal, todos os meses, desde os 11 anos e nunca rive problema algum. Procuramos uma clínica e estou em peocesso de indução da ovulação, mas por enquanto recrutamos somentes 3 folículos bem pequenos, menores que 5 mm em 6 dias usando menopur……quais minhas chances, por facor, sabendo que temos boa saúde, meu marido e eu? Posso ter esperanças?
    Super obrigada por toda sua atenção!!!!
    Renata.

  624. keli disse:

    boa noite doutor!
    Quantos mm os folículos devem ter para se programar a punçao para FIV?

  625. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Com seus próprios óvulos, as chances são muito baixas.

    O tratamento ideal é a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  626. fabioeugenio disse:

    Oi Keli,

    Geralmente acima de 16 a 17 mm. E depende também de fatores hormonais para decidirmos o dia ideal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  627. Laís disse:

    olá doutor, tenho 26 anos e nunca consegui engravidar.
    já fui em vários médicos, sempre me falam a mesma coisa, que faz parte do meu corpo e sempre passam o Diane 35 para mim,porém não consigo tomar, pois me causa muitos desconfortos;
    como enjoos, mal estar etc.
    uma ginecologista uma vez me falou que pra mim ficar boa eu teria que tirar os ovários(pois tenho ovários micropolícistico)
    por favor, o que devo fazer?
    Obg pela atenção!!!

  628. fabioeugenio disse:

    Oi Laís,

    O tratamento necessário pode ser a indução de ovulação. E não deixe ninguém retirar seus ovários devido a SOP – isto é um completo absurdo !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  629. Tayssa disse:

    Olá Dr. Tenho 25 anos e descobri a SOP aos 16 anos. Logo que descobri iniciei o tratamento com anticoncepcional, porem tive que trocar pois estava ganhando muito peso. O seguinte fez o mesmo efeito. Desde então parei de tomar . Agora, casada, quero engravidar. Como fazer ? enho tentando a 1 ano,e não tenho resultados. Aguardo retorno. Obrigada,
    Att, Tayssa.

  630. fabioeugenio disse:

    Oi Tayssa,

    O primeiro passo é fazer os exames de fertilidade, pois assim pode-se definir o tratamento mais adequado;

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  631. Amanda disse:

    Olá Dr. Tenho 20 anos e sou casada, aos 15 anos descobri que possuo ovários policísticos e desd então comecei com o uso de anticoncepcional. Em outubro de 2015 parei de fazer uso do medicamento na tentativa de engravidar, a partir de janeiro de 2016 minha menstruação parou de vir e nada de ficar grávida. O que devo fazer? Qual o tratamento indicado?

    Aguardo retorno!

  632. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Consultar seu ginecologista pois pode haver necessidade de indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  633. Suelem disse:

    Ola Doutor tenho 28 anos e venho tentando engravidar a mais ou menos 1 ano, no ultimo ciclo em abril tomei Clomid 2 comp. do 3º ao 7º dia fiz 02 ultrassons a 1ª os folículos estavam com 0,8 e 1,87, a 2ª os folículos estavam com 2,38 e 2,80. Usei Choriomon 5000 ui, depois de três dias comecei a tomar Duphaston 1 ao dia durante 14 dias , mas não obtive exito!
    Estou com medo de tentar novamente a indução!
    Aguardo retorno!
    Grata!

  634. monica disse:

    tenho sop e quero engravidar e não to conseguindo,resolvir fazer inseminação tomei os remédios e tive super estimulo ovariano, e tive que parar no meio do tratamento,e minha mestruaçao não veio mais, o q pode ser?

  635. fabioeugenio disse:

    Oi Suelem.

    A chance por ciclo de indução é de 15 a 20%. E você pode fazer até 6 a 8 ciclos com tranquilidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  636. fabioeugenio disse:

    Oi Mônica,

    Peça a seu ginecologista para lhe prescrever medicação hormonal para desencadear a menstruação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  637. Regiane disse:

    Para um tratamento FIV , Qual a quantidade ideal de óvulos a ser induzidos ? Existe um limite para uma quantidade ?

  638. Geisa disse:

    Boa tarde Dr. tenho 29 anos em junho/2015 comecei um tratamento com clomid por conta da SOMP consegui engravidar no 1°ciclo uma gestação muito boa infelizmente com 37 semanas perdi meu bebê tive parto normal sem laceração recuperação ótima fiz revisão e três meses depois ela me disse que estou pronta para uma nova gestação más que teria que tomar clomid novamente mas ele me disse pra esperar, por conta da onda de zika mas eu quero muito engravidar será que posso induzir minha ovulaçao? Dr uma nova gestação me fara muito bem! desde já agradeço

  639. Geisa disse:

    Obrigada Dr.

  640. Iarinha disse:

    Oi sou Iara tenho 24 anos tento a 2 anos tem um neném mais tenho ovário policísticos quero tomar o indux por conta própria mais não sei como to.ar porque minha menstruação e muito desregulada vem de 3 em 3 meses quero saber se posso tomar sem esperar minha menstruação desses

  641. Iarinha disse:

    Dr Fábio me esclareça essa dúvida se posso tomar o indux sem esperar minha menstruação vim ja que ela é desregulada. Aguardo retorno e agradeço desde já.

  642. fabioeugenio disse:

    Oi Regiane,

    Uma média considerada ótima é de 10 a 15 óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  643. fabioeugenio disse:

    Oi Geisa,

    Não deve fazer indução de ovulação por conta própria. Sempre acompanhada por especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  644. fabioeugenio disse:

    Oi Lara,

    Não deve fazer indução de ovulação sem acompanhamento médico. Consulte seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  645. Geisa disse:

    Oi dr entendi o que o sr falou mas minha médica que passou o clomid pra mim e deu certo quero engravidar novamente e ela disse que vou ter que tomar novamente posso fazer outro ciclo com Clomid essa é a minha dúvida

  646. Iarinha disse:

    Obrigado Dr Fábio

  647. fabioeugenio disse:

    Oi Geisa,

    Podem ser feitos com segurança até 6 a 8 ciclos com o Clomid.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  648. Geisa disse:

    Agradecida Dr!

  649. Danielli disse:

    Boa tarde Dr. Fabio! Tenho 35 anos e sofro da SOP. Ja fiz 7 ciclos com o Serophene. Uso Metformina. Faço US de controle de Ovulação e ovulei em todos os ciclos. Os exames do meu marido estão todos certos. Fiz a histero e está tudo ok, porém nada de gravidez ainda…. Minha GO me prescreveu Puregon, vou começar esse mes. Com o injetável a chance de engravidar é maior? Qual a vantagem dele sobre o clomifeno? Algum risco? Obrigada!

  650. fabioeugenio disse:

    Oi Danielli,

    O injetável é mais potente, e pode melhorar o endométrio. Se ainda assim mão engravidar, a melhor opção é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  651. Helvia disse:

    Olá Dr. tenho 30 anos meu sonho é ser mãe, porem tenho ovários policisticos e prolactina alterada, fiz o tratamento com parlodel e sorophene sem sucesso, existe realmente a possibilidade de eu poder engravidar com o uso de outra medicação? meu marido ta ok.

  652. fabioeugenio disse:

    Oi Helvia,

    Suas trompas já foram analisadas? Se o problema for somente ovulatório pode fazer até 6 ciclos de indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  653. Marry disse:

    Boa tarde doutor Fábio!
    Tenho 26 anos pesso 64 kg messo 1,60m, tenho SOP, em 2014 engravidei e tive um aborto retido com três meses, pois meu pequeno não se desenvolveu. Durante esses quase dois anos estou na luta pra consegui minha tão sonhada gestação, tomei alguns remedios, porém não obtive êxito. Agora minha médica resolveu partir pra indução, porém como meus ovários estavam maiores que o normal ela passou para mim tomar anteconcepcional Selene por 60 dias. Na minha última ug realizada em 04/04/16 onze dias antes da minha menstruação obtive os seguintes dados:
    Útero em anteversão medindo 7,0 x 4,4 x 4,5 volume 75,2 cm3
    Morfologia uterina conservada
    Textura do miometrico solido e homogênea
    Endometrio medindo 1,0 de espessura
    Ovário direito medindo 3,4 x 2.0 x 2,8 vol 10,6 cm3 apresentando pequenos folículo distribuidos predominante na periferica
    Ovario esquerdo medindo 3,5 x 2,0 x 2,6 cm3 vol 10,1 cm3 apresentando vários pequenos folículo distribuídos predominante na periferica.
    Fundo de saco posterior livre.

    Minhas perguntas são:
    1 Qual seria o tamanho odeal dos meus ovarios para iniciar a induçao a ovulação?
    2 O senhor acha que no final do mês quando eu fizer a usg paraver os ovários eles estarão no tamanho normal?
    3 O senhor acha que com base nos meus dados posso vim obter um posito com esse tratamento? (Sim minha gestação que não progrediu foi natural.)
    Por favor dai-me uma luz, não quero fazer esse exame invam, so queria fazer quando ele realmente estiver ok, pois já tenho gastado tanto e minha médica falou que o tratamento com a indução é caro devido a realização de muitas usg.

  654. fabioeugenio disse:

    Oi Marry,

    O volume do ovário não é critério para evitar iniciar indução. O uso prévio do anticoncepcional não ajuda.

    Pode iniciar a indução.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  655. Raquel disse:

    Tenho 40 anos fiz alguns ultrassons, segundo ele não estou ocupando
    Mais a minha menstruação é regulada, meu sonho é ter um filho o que eu faço.

  656. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Se o problema é ovulação, pode fazer a indução de ovulação. Mas antes, faça os outros exames de fertilidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  657. Iarinha disse:

    Dr Fábio eu tomei o indux por conta própria do segundo ao sexto dia e nao senti nenhum efeito mais ontem começei a sentir uma dor nas costas e uma dor muito forte de cabeça e já tem uns quatro dias que parei o remédio eu tive relação ontem pode acontecer de engravidar antes de ovular me esclareça porfavor

  658. fabioeugenio disse:

    Oi Lara,

    Você não deve tomar a medicação sem orientação médica !! E a gravidez somente se estabelece a partir da ovulação e fecundação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  659. Iarinha disse:

    Dr Fábio tive relação um dia antes da minha ovulação tem chances de engravidar um dia antes no dia da ovulação .

  660. fabioeugenio disse:

    Oi Lara,

    Na realidade este é o dia de fertilidade máxima (1 dia antes da ovulação).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  661. Iarinha disse:

    Obrigada Dr Fábio

  662. Vilma disse:

    bom dia dr. tou numa agonia. fiz minha transferencia dia 21 de junho. fiz o beta hcg quantitativo deu 28 repetir dia 09/07 deu 82 sera que tou gravida.. nos de farmacia diz que estou gravida. tou muito anciosa.
    sinto tudo de uma gravidez fiz 46 anos

  663. Vilma disse:

    Corrigindo aqui. o beta quantitativo eu fiz 05/07 deu 28 repetir com 4 dias 09/07 deu 86 ta normal doutor.

  664. Márcia disse:

    Olá Dr. Fábio

    Tenho 40 anos, tento engravidar faz 1 ano e 8 meses. Fiz todos os exames, meu marido e eu e não temos problemas. Estou no terceiro ciclo com indutor.
    Com esta idade, quais as chances de engravidar com indutor? tomo do 5º ao 9º dia do ciclo, quais os melhores dias para treinar?

    Obrigada

  665. Liliane disse:

    Oi doutor, estou fazendo Us seriada para rastrear ovulação, tenho 36 anos mais de 2 filhos de 17 e 13 anos, recentemente estou tomando metformina 850 mg 1 por dia, e tenho ciclos muito irregularidades, mas sempre curtos, estou no 21 dia do ciclo com um folículo dominante de 26 mm e endometrio 12.5 mm, e possível ainda ovular nesse ciclo? O folículo com 26 mm fica inviável para fecundaçao? E pq o folículo cresceu tanto mesmo não fazendo indução com medicamentos? Isso é normal?

  666. Vilma disse:

    Dr Fabio eu aqui novamente esperando anciosa por suas respostas.
    como disse fiz a transfencia dia 21/06 fiz o primeiro beta dia 05 deu 28 fiz dia 09 deu 82 e hoje dia dia 12 fiz deu 220.,ta bom a quantidade pelos dias que foram implantados.

  667. Daniela disse:

    Dr Fábio
    Tenho 34 anos, casada, após 6 meses de tentativas, conseguimos engravidar, e com 9 semanas o coraçãozinho do meu bebê parou de bater e tive um aborto retido, fiz curetagem em fevereiro 2016.
    Após 4 ciclos normais e sem conseguir nova gravidez, com espermograma, histerosalpingo, hormônios, todos normais a médica indicou a inseminação intrauterina. Eu nunca induzi a ovulação com nenhum medicamento oral ou injetável.
    Minhas perguntas:
    Seria mais indicado para mim, tentar indução de ovulação antes de tentar logo a inseminação intrauterina?
    Quais as chances de engravidar com indução por medicamentos orais e com inseminação intaruterina?
    Seria indicado para mim, logo a inseminação intrauterina?

  668. mary de Souza disse:

    Boa tarde Dr.
    Eu estou tentando engravidar a algumas meses,fiz uns exames e deu que eu tenho micropolicistos,então meu medico me deu acetoflux e clomid.bom eu gostaria de saber se eu tenho possibilidade de engravidar nesse primeiro mês de uso dos remédios ou nao?se nao a minha mestruaçao ira voltar ao normal?depois de ter tomado o clomid depois de quanto tempo posso fazer o teste?
    Desde já agradeço…

  669. mary de Souza disse:

    Boa tarde Dr.
    Eu estou tentando engravidar a algumas meses,fiz uns exames e deu que eu tenho micropolicistos,então meu medico me deu acetoflux e clomid.bom eu gostaria de saber se eu tenho possibilidade de engravidar nesse primeiro mês de uso dos remédios ou nao?se nao a minha mestruaçao ira voltar ao normal?depois de ter tomado o clomid depois de quanto tempo posso fazer o teste?
    Desde já agradeço…

  670. Adriana disse:

    oi tenho ovario policistico meu medico mandou tomar serophene ja tomei 3 ciclos e nao consegui engravidar sera que devo parar de tomar e tentar outro tratamento.

  671. fabioeugenio disse:

    Oi Vilma,

    Beta positivo é gravidez com certeza. Mas como a subida está lenta pode tratar-se de gravidez não evolutiva.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  672. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    É a mesma chance natural, em torno de 5 a 10% por ciclo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  673. fabioeugenio disse:

    Oi Liliane,

    Pode até já ter havido ovulação, e o folículo ainda assim cresceu mais um pouco. Apenas com controle ultrassonográfico e dosagem de progesterona é possível determinar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  674. fabioeugenio disse:

    Oi Vilma,

    A subida está abaixo do esperado. Mas siga acompanhando o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  675. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Você pode aguardar 6 a 12 meses por uma gravidez natural, até porque já teve gravidez espontânea.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  676. fabioeugenio disse:

    Oi Mary,

    A chance por ciclo ovulatório é de 15 a 20%. E se não engravidar, havendo ovulação seu ciclo regulariza.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  677. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Pode ser tentados até 6 a 8 ciclos de indução, antes de partir para outros tratamentos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  678. Nattaly disse:

    boa noite tive um agravdez tubaria a 5 anos atras e precisei retirar uma trompa pois tinha estourado enfim esse ano resolvi tentar procurei a G.O pois estava tentando a uns 7 meses e nao estava dando mt certo ela me passou um indutor de ovulaçao clomid usei ele por 3 meses e parei sem sucesso depois de 5 meses q nao usava a mestruaçao atrasou qd fui fazer um beta pra minha surpresa estava gravida massss com um ultrasson descobri que novamente estava na trompa a medica me encaminhou pra ser internada fiquei 4 dias internada e nada eu sangrei dps do sangramento fizeram um ultra e nao tinha nada na trompa nem em lugar nenhum recebi alta e estou aqui com uma duvida terrível se posso continuar tentando ou se o risco de eu engravidar novamente tubaria é maior no laudo do hospital diz que eu entrei como gravidez tubaria e sai com aborto espontâneo vc pode me ajudar? posso continuar tentando ou o risco de ser novamente tubaria é maior o que vc me sugere? meu medo é pq eu procurei a g.o fiz esterossalpigigrafia pra olhar essa outra trompa e varios outros exames pra ver se tava td bem e ela me deu um ok e msm me liberando aconteceu . me ajude por favor

  679. Marcelina Souza disse:

    Bom dia Dr. Fábio.
    Tenho 35 anos e tentando engravidar.
    Alguns medicos receitam Femara como indutor de ovulação.
    Alguns comentários é que causa má formação ou aborto sem causa.
    Qual opinião do senhor?

  680. Jok disse:

    Olá Dr. tudo bem?
    Tenho 33 anos e ovários policísticos…o histero, exames hormonais e esperma do meu marido deram ok. Fiz dois ciclos com o clomid, no primeiro foi tudo normal, no segundo a menstruação não veio…era pra ter vindo dia 13/07 e até agora nada. Fiz dois beta hcg e deram negativo. O que eu devo fazer?

  681. Maria disse:

    Nos casos de ovodoação, o senhor aconselha, para a receptora, usar óvulos congelados ou a frescos?

  682. Jeniffer disse:

    Doutor . Tenho 28 anos e quero engravidar .
    Fui na médica aí descobri que tinha ovário policístico
    No ovário direito , e não ovulava . Mais sempre
    Tomei anticoncepcional desde os 15 anos .
    Tomei Diane 35 por 3 messes pra diminuir o tamanho
    Aí suspendi o anticoncepcional por 3 messes ,
    Fui fazer ultrassom e estou com cisto no ovário esquerdo .
    Voltei a tomar Diane 35 tomei inicox tb.(ela disse
    Que provavelmente ovulei mais não houve ruptura) isso
    É muito ruim?
    Agora não sei qual tratamento é melhor pra mim ?
    Se faço uma indução hormonal …
    Ou se tenho chances em tirar o remédio novamente ?
    O que faço ?

  683. ionara disse:

    oi dr fabio eu tenho 23 anos estou tentando a 1 ano e 3 meses a engravida nunca tomei anticoncepcional fiz ja varios exames e deu na ultra som que tenho um cisto pequeno no ovario esquerdo e no direito micropolicistico e meu marido ja fez 3 exames de espermograma e a quantidade deu 83,2milhoes so a morfologia no ultimo que deu 51% o resto deu normal ja fiz tratamento com clomid ja tomei varias coisas que me receitaram mas nao deu certo na vdd nao me cuidava desde quando casei que ja faz 2 anos e 5 nunca me cuidei e nao consegui e resolvi tenta fizemos planos ja nese 1 ano e 3 meses e nda ainda sera que teria chance da inseminaçao ou tenho chance de consegui normal quero muito ser mae meu sonho mas ja nao sei mas o que fazer

  684. Marcela disse:

    Olá Dr. Fábio,

    Estamos tentando engravidar há 13 meses, porém sem sucesso.
    Meus exames estão normais, porém o espermograma do meu marido está somente com 5% dos espermatozóides com morfologia normal.
    E o Swim up deu apenas 2%, o que o senhor acha e nos aconselha?

    Muito obrigada

  685. naatany disse:

    boa noite eu tive uma gravides ectopica a 5 anos atras e ano passado comecei a tentar a engravidar novamente por causa dessa gravidez ectópica, fiquei sem uma das trompas , fiz a histerossalpingografia pra ver se com a outra tava tudo bem e varios outros exames que a GO me passou eu tentei por um ano e meio e agora conseguir mas novamente nas” trompas” fui internada e graças a DEUS tive um aborto espotaneo nao precisou fazer nenhum procedimento estou bastante assustada, afinal ja é a segunda gestação e as duas nas trompas e antes de tentar como ja havia feito tds os exames a g.o me liberou para tentar e msm ela me liberando aconteceu . gostaria de saber se eu posso continuar tentando naturalmente ou se agora depois dessa se cabe uma inseminação ou algo do tipo?

  686. fabioeugenio disse:

    Oi Nattaly,

    Mesmo sua trompa restante estando pérvia, ela comporta um risco maior de ectópica. A FIV reduz, mas não zera este risco.

    Porém, a maioria das gravidezes será intra-uterina !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  687. fabioeugenio disse:

    Oi Marcelina,

    Segundo estudos mais recentes é um bom indutor de ovulação, e não tem riscos para o bebê.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  688. fabioeugenio disse:

    Oi Jok,

    Não deve ter ocorrido ovulação. Contacte seu GO pois pode ser preciso ajustar a dose ou o medicamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  689. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Melhor, sempre que possível, utilizar óvulos a fresco. Se necessário, congelar os embriões já fertilizados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  690. fabioeugenio disse:

    Oi Jeniffer,

    Se o objetivo é engravidar o tratamento inicial, se todos os outros exames estão normais, é a indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  691. fabioeugenio disse:

    Oi Ionara,

    É importante avaliar todos os seus exames, inclusive o das trompas, para definir o melhor tratamento.

    E você tem idade excelente para engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  692. fabioeugenio disse:

    Oi Marcela,

    Depende de sua idade. E 5% de morfologia de Kruger é um parâmetro normal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  693. fabioeugenio disse:

    Oi Natane,

    Sempre há um risco um pouco maior de nova gravidez ectópica. Mas mesmo com os tratamentos de reprodução humana este risco existe !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  694. Danielli disse:

    Olá doutor!

    Fiz indução de ovulação com gonal f 300 ui (50 ui por dia), 2 injeções de menopur e 1 injeção de ovidrel. Tudo com indicação médica durante os exames de ultrassom para controle de ovulação. Tive ovulação e estou usando ultrogestan. Minhas dúvidas são as seguintes: quando posso fazer o exame de sangue? Minha menstruação veio em 10/07. Estou com seios bem inchados, mamilos muito sensíveis e muito corrimento branco feito uma pomada. É normal? Posso ter alguma esperança com esses sintomas? Obrigada!

  695. fabioeugenio disse:

    Oi Danielli,

    Os sintomas são inespecíficos. Pode fazer o exame cerca de 15 dias após a ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  696. Nathalia disse:

    Ola..ha 9 meses fiz laqueadura…queria saber se tomar o indux corro risco de gravidez

  697. fabioeugenio disse:

    Oi Nathalia,

    Se suas trompas estão ligadas não há como ocorrer gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  698. Telsi disse:

    Dr. me tire uma dúvida. Tenho SOP e já fiz três ciclos com clomid, ovulei, mas não consegui meu positivo. Antes do indutor eu estava ovulando com a ajuda da metformina. É possível que o indutor ao invés de ajudar nesse caso, possa estar atrapalhando?

  699. Daiane disse:

    Olá , tenho 23 anos e estou casada ah 6 , meu marido tem 31 anos.. Tentamos engravidar durante 1 ano , passado esse periodo fomos procura um medico , passei por varios especialistas , ouvi muitas coisas absurdas , mais desde outubro do ano passado (2015) , venho fazendo exames , limpeza do organismo , tomando medicacoes e eu tambem. No mes de abril , maio e junho fiz inducao de ovulacao e nada , pois agora voltei ao medico e ele me pediu pra fazer mais 3 meses de inducao , sei que se pode fazer apenas 6 ciclos de inducao , Nao estou apavorada e sei que vai dar certo , mais temo que o remedio nao seja forte o suficiente para meu organismo e tambem um pouco pela idade do meu marido , pode ate nao ter nada a ver !! Boa sorte as que tentaram e que deu certo , Ah nos tentantes muito mais sorte ainda.. Abracos

  700. Oi Dr..tenho 34 anos, com exames e ciclos normais. Meu esposo tem 29 anos e realizou uma cirurgia de varicocele há 2 meses. Gostaria de saber se o indutor de ovulação me ajudaria a engravidar? sou tentante ha 1 ano 9 meses.

  701. Luciana disse:

    Olá Dr. Fabio,

    Tenho 38 anos e estou no 3º Ciclo de ICSI, hoje D3 dos embriões. Recebi uma ligação do laboratório, a qual me deixou muito desanimada. Fui informada que meus óvulos mantém uma baixa qualidade, foram descritos como amorfos e com algumas incrustações citoplasmáticas. Nesse ciclo usei baixa dose, 100 UI de FSH, obtive 14 óvulos, 9 maduros e 8 fertilizados, no momento 6 mantém o desenvolvimento, porém estão mais lentos. Nos dois primeiros ciclos obtive 01 blastocisto/ciclo. Penso se realmente vale apena continuar usando os meus óvulos ou devo partir para ovodoação.

    Desde já agradeço a atenção.

  702. Luciana disse:

    Olá Dr Fabio,

    Tenho 38 anos e acabei de encerrar meu 3º Ciclo de ICSI, sem embriões para transferência, após serem mantidos em cultivo sequencial, sendo que nos dois primeiros ciclos obtive 01 blastocisto/ciclo. Nesse ciclo usei baixa dose de FSH, 100 UI, obtive 14 óvulos, 9 maduros e 8 fertilizados, destes, 6 mantiveram o desenvolvimento até o D3, porém estavam mais lentos e com muita fragmentação. Meu esposo tem Oligoteratozoospermia severa, com pequena melhora na motilidade e na quantidade de formas vivas, após ser submetido a uma varicocelectomia. Segundo o laboratório, meus óvulos também mantém uma baixa qualidade, foram descritos como amorfos e com algumas incrustações citoplasmáticas. Desde o final do 2º Ciclo nos foi sugerido que recorrêssemos ao banco de esperma, mas mesmo sem entender muito, acredito que pela minha idade e qualidade morfológica do óvulo, o problema esteja neles. Será que, caso tente de novo, devo partir para ovorecepção.

    Desde já agradeço a atenção.

  703. fabioeugenio disse:

    Oi Telsi,

    Não atrapalha. Mas não aumenta a chance, caso você já esteja ovulando.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  704. fabioeugenio disse:

    Oi Daiane,

    Isso mesmo. Pode fazer até 6 a 8 ciclos de indução.

    Boa sorte!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  705. fabioeugenio disse:

    Oi Sílvia,

    Se você já ovula normalmente, o indutor de ovulação não consegue aumentar a chance.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  706. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Antes de considerar ovodoação, existem esquemas diferentes de estimulação ovariana para tentar melhorar a qualidade dos óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  707. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Antes de considerar ovodoação, existem esquemas diferentes de estimulação ovariana para tentar melhorar a qualidade dos óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  708. Danielle disse:

    Dr Fábio
    Tenho 39 anos e estou tentando engravidar novamente. Tenho 2filhos. Tem2 meses que estou tentando e não consegui. Tomando indux terei mais chances. Preciso de orientação. Obrigada.

  709. fabioeugenio disse:

    Oi Danielle,

    Pode aguardar naturalmente 6 meses. Após, procure especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  710. Dayane Cristina disse:

    Doutor, tenho 21 anos , tenho um peso um pouco elevado.
    1.60 de altura e beirando 80 kilos.
    Em 3 anos engordei. Cismo que é por causa dos micro cisto policístico.
    Minha menstruação é desregulada, já fiz rx de salpinpografia e deu umas cicatrizes no útero, mas não fiz nenhum exame ou tive problemas pra isso acontecer. O médico disse q isso não é problema, o exame do meu marido deu normal, estou esperando a menstruação vim. ( Tá 1 mês atrasada) pra fazer controle de ovulação.
    O médico não passou nada pra mim tomar pra cuidar dos cistos..
    Será que consigo ser mãe?
    Quero mto , e tenho medo.

  711. fabioeugenio disse:

    Oi Dayane,

    Sem dúvida o mais importante para você é conseguir perder peso, por re-educação alimentar + atividade física.

    E se necessário, fazer ainda indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  712. Thainá disse:

    Olá boa noite, eu sou tentante há dez meses, mais hoje fui fazer uma transvarginal e não deu nenhum problema sério,a ginecologista só me disse que tenho folículos pequeno 1.32X 1.31 cm oque devo fazer.
    Dizer que tenho baixa Ovulação

  713. fabioeugenio disse:

    Oi Thainá,

    Se não está ovulando adequadamente pode haver necessidade de indução de ovulação. Converse com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio