×
Blog

Indução de Ovulação: O tratamento básico da Reprodução Humana

14 de junho de 2011
inducao-de-ovulacao-o-tratamento-basico-da-reproducao-humana-medicina-reprodutiva-dr-fabio-eugenio

Em um post anterior já abordamos este assunto, explicando detalhadamente como se processa a ovulação. Hoje vamos falar sobre os tratamentos de indução de ovulação.

 

Tratamento de indução de ovulação

 

Na grande maioria das vezes apenas um óvulo é amadurecido e liberado a cada mês, em um dos ovários. Costuma ocorrer uma alternância, apesar de não obrigatória, entre os ovários. Ou seja, em um mês a ovulação ocorre do ovário direito; no mês seguinte, do esquerdo.

Algumas mulheres desenvolvem, por distúrbios hormonais, problemas de ovulação. E assim não ovulam todos os meses. Esta é uma das principais causas de subfertilidade, e a doença mais comum neste sentido é a Síndrome dos ovários policísticos (SOMP). A principal tradução deste distúrbio na ovulação é a irregularidade menstrual.

Se o problema existente no casal é somente a disfunção ovulatória, uma simples indução de ovulação pode propiciar a gravidez ao casal. Entretanto, mesmo se a mulher está ovulando regularmente, a indução de ovulação pode ser utilizada para tentar aumentar a chance de o casal conseguir a gravidez. E nos tratamentos de reprodução assistida, seja a inseminação intra-uterina ou a fertilização in-vitro (FIV), sempre utilizamos a indução de ovulação para aumentar as chances de sucesso.

 

Indução de ovulação

 

Dependendo do objetivo do tratamento, o que muda na indução de ovulação é o seu objetivo – quantos óvulos amadurecer ? – e, consequentemente, as doses e tipos de medicações que vão ser utilizadas.

O princípio biológico por trás da indução de ovulação é simples: procura-se aumentar a quantidade no sangue do Hormônio Folículo- Estimulante (FSH). Este é tem como ação principal estimular o crescimento e amadurecimento dos óvulos. Quando o óvulo está maduro, o aumento de outro hormônio, o LH – Hormônio Luteinizante – leva à liberação deste óvulo. Por isso, para conseguir o aumento da concentração no sangue destes hormônios temos duas opções:

A primeira é utilizar substâncias que levem a uma maior liberação de FSH e LH pela hipófise – a glândula na base do cérebro que controla toda a ovulação. Neste caso, o medicamento mais conhecido é o Citrato de Clomifeno (Clomid, Serofene ou Indux), e os menos utilizados como o Letrozole (Femara) ou o Tamoxifeno. Estas medicações fazem com que haja uma maior liberação endógena (dentro do próprio organismo) de FSH e LH. Isso leva a uma estimulação do processo ovulatório. O Clomifeno é muito utilizado por ser uma droga segura, de custo baixo e bastante efetiva nos casos de anovulação por SOMP.

A segunda maneira é administrando diretamente estes hormônios no organismo, através de injeções via de regra subcutâneas. Neste caso, os hormônios (FSH, LH, ou combinação deles) chamados GONADOTROFINAS são produzidos através de substâncias corporais (como a urina de mulheres grávidas) ou por engenharia genética. Os mais conhecidos são GONAL F, PUREGON, BRAVELLE, MENOPUR, CHORAGON, e outros. Por agirem diretamente no órgão efetor – o ovário, estas medicações têm grande potência e especificidade, devendo ser utilizadas por médicos especialistas, e sob rigorosa monitorização da paciente, seja por ultrassom transvaginal e/ou dosagens hormonais.

 

Indução de ovulação simples

No caso da indução de ovulação simples, o objetivo é amadurecer um ou dois óvulos. Este tratamento é utilizado nos casos de anovulação (como a SOMP). Outra possibilidade são os casos de subfertilidade sem causa aparente em casais jovens.

Pode-se utilizar o Citrato de Clomifeno isoladamente, ou associado com gonadotrofinas.

O Clomifeno é administrado em doses de 50 a 150 mg/dia, por cinco dias. O início deve ser entre o 3º e 5º dia do ciclo menstrual.

As gonadotrofinas são prescritas em injeções diárias, ou em dias alternados, a partir também do início do ciclo. Quando o folículo ovariano (ou folículos) contendo o óvulo atinge tamanho compatível com maturidade – entre 17 e 20 mm – pode ocorrer:

  • Ocorre descarga endógena (no próprio organismo) de LH levando a liberação do óvulo para as trompas
  • Esta “onda” de LH é simulada através da administração de uma injeção de hCG – um hormônio com ação ovariana semelhante ao LH – e com duração de ação mais prolongada.

Desta maneira, a indução de ovulação garante que vai haver amadurecimento de pelo menos um óvulo. É possível determinar a liberação deste, orientando ao casal o período mais adequado para as relações sexuais com vistas à aquisição de gravidez naquele ciclo.

 

Chances de gravidez

 

Por ser um procedimento simples, as chances de gravidez por ciclo não são elevadas, variando de 10 a 20%.

Portanto, deve ser um tratamento preferencialmente reservado a:

  • situações específicas de anovulação, como a SOMP.
  • subfertilidade sem causa aparente em casais jovens (mulheres até 35 anos)
  • casais que estejam tentando gravidez por períodos não muito longos (até 2 anos).

Deve-se também restringir este tratamento a no máximo 6 ciclos de induções. Se não houver sucesso está na hora de reavaliar, e, se necessário, partir para um procedimento mais efetivo.

Na próxima semana vamos conversar sobre como se faz indução de ovulação para inseminação intrauterina, e fertilização in-vitro (FIV). Boa semana, e até lá.

 

DEIXE SUAS DÚVIDAS NOS COMENTÁRIOS

93 Comentários para “Indução de Ovulação: O tratamento básico da Reprodução Humana”

  1. Izabela Farina disse:

    Bom dia, no caso do tamoxifeno, o mais indicado é iniciar no 1°ciclo?

  2. Luciana disse:

    Ola Dr Fabio,
    Tenho 40 anos e inicie a estimulação para FIV na fase lútea, já fiz 4 doses de 200UI de Puregon e hoje durante a USG só foram visualizados uns 3 foliculos, sendo que um deles já tem 14mm. A médica reduziu o Puregon para 100UI e introduziu 150 UI de Menupor. Minha preocupação é não ter iniciado o bloqueio tendo um folículo de 14mm. Além disso, existe alguma chance de outros folículos se desenvolverem?
    Grata,
    Luciana

    • admin disse:

      Oi Luciana,

      A estimulação iniciada na fase lútea por vezes requer mais dias de medicação!

      E se há folículos acima de 14 mm deve-se se preocupar em relação ao bloqueio do pico de LH, apesar de que este pico é menos comum em casos de estimulação na fase lútea.

      Abs,

      Dr. Fábio Eugênio

  3. Rosane disse:

    Oi meu nome é rosane. Estou no terceiro ciclo fazendo indução de ovulação com com clomid. Quanto tempo fazendo pra eu conseguir engravidar?

    • admin disse:

      Oi Rosane,

      A chance por ciclo depende de sua idade, e da normalidade dos outros fatores reprodutivos (sêmen, trompas, etc).

      Abs,

      Dr. Fábio Eugênio

  4. Regina disse:

    Boa tarde! Estou tentando engravidar a 7 meses. No último fiz monitoração da ovulação com ultrassom e minha ovulação ocorreu no 21 dia. Gostaria de saber se a ovulação tardia é um fator que pode prejudicar… e se seria indicada a indução da ovulação. Obrigada!

    • admin disse:

      Oi Regina,

      A ovulação tardia não é um problema desde que as relações se concentrem no período fértil!

      Se houver falha de ovulação é que estaria indicada a indução de ovulação.

      Abs,

      Dr. Fábio Eugênio

  5. Karen disse:

    Estou a 9 dias de medicação para aumentar o tamanho dos óvulos e como são muitos o crecimento deles está demorando. Terei qe tomar a medicação por 12 dias. Presiso qe cresam todos para fazer doação. Vc ou alguém sabe de algum tratamento natural para o crescimento deles?

  6. Paula disse:

    Tenho trombofilia
    Tive 2 abortos
    Minha ginecologista disse que vai dar remédio de indução de ovulação
    Quais minhas chances de gravides
    Tenho 41 anos.

  7. DAIANE MARENGO KEIS disse:

    Tenho 34 anos diabetes tipo 1 e SOP E QUERO MUITO ENGRAVIDAR. PAREI COM A INJEÇÃO TRIMESTRAL ANTICONCEPCIONAL HÁ UNS 5 MESES.
    Sera que tenho chances de engravidar se começar a tomar Clomid?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Daiane,

      Se você não está ovulando, pode ser uma opção.

      Mas um especialista deve te avaliar e ver se você precisa da medicação.

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

      • Jesiane disse:

        Oi Dr tenho 21, quero muito engravida tomei a injeção trimestral durante 4 anos, parei tem 6 meses, e não consigo engravidar comprei o clomid será que posso tomar?

  8. Débora disse:

    Tenho 41 anos
    Hipotireoidismo e mioma de 1,4 cm intramural, quais as minhas chances de engravidar.

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Débora,

      Deve-se avaliar o tratamento mais adequado através de exames.

      O hipotireoidismo e o mioma pode ser tratados e corrigidos.

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  9. Maria Nadiane disse:

    Olá, tenho 32 anos ,tenho 3 filhos tidos cesárea, não fiz laqueadura ,estou a quase 1 ano tentando a 4 cesárea e não consegui ,devo tomar indutor de ovulacao?

  10. Maria Nadiane disse:

    Olá, tenho 32 anos ,tenho 3 filhos tidos cesárea, não fiz laqueadura ,estou a quase 1 ano tentando a 4 cesárea e não consegui ,devo tomar indutor de ovulacao? Preciso de uma orientação

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Maria,

      O primeiro passo é uma consulta com especialista, para avaliação, e definição do melhor tratamento.

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  11. Paula Samara disse:

    Sou menor de idade e decidi engravidar, meu último Ac foi mês passado (março) agora em abril não vou tomar mais, e estava pensando em tomar o indutor de ovulação, é indicado ou é proibido pela minha idade?
    (Tenho 16 anos) e tomava o mesigyna

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Paula,

      Indutor de ovulação somente com indicação e prescrição médica!!

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  12. Tarima disse:

    Sofri um aborto há 3 anos e não consegui engravidar mais. Fiz todos os exames e deram todos normais, 15 folículos. Porém descobri uma endometriose próxima a bexiga, mas nao sinto dores. Tenho 37 anos. Gostaria de saber qual melhor tratamento para aumentar as chances de uma gravidez, visto o alto custo de uma FIV. Estimular a ovulação ajudaria?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Tarima,

      Se você ovula normalmente, a indução de ovulação não vai ajudar.

      As opções seriam a inseminação intra-uterina ou a FIV.

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  13. Marcelle de Lima disse:

    Fiz uso de Clomid por 5 dias, dei um intervalo de 3 dias para aplicar o Fostimon, sendo que nesse intervalo senti algumas cólicas e o teste de ovulação deu positivo. Nesse caso, se já houve a ovulação aplico o Fostimon?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Marcelle,

      Se já houve ovulação não faz sentido usar o Fostimon.

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  14. Henriques Licunde disse:

    Olá Dr. Fábio,
    Falo a partir de Angola.
    Gostaria de saber se é aconselhável fazer indução Ovular para casais que desejam ter Gémeos?

    Atenciosamente,
    Henriques Licunde

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Henriques,

      O tratamento não tem objetivo de gravidez de gêmeos. Mas há risco maior de ocorrer do que em gravidez natural.

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  15. samantha lins da rocha disse:

    boa tarde eu tenho cisto no ovario esquerdo e estou louca querendo engravida mais o medico me passo um anticoncepcional ciclo 21 isso tem algum problema em dificulta a minha gravidez o que devo fazer…..

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Samantha,

      Apenas retarda a gravidez. Se você tem SOP e não está ovulando, pode ser necessário indução de ovulação.

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  16. Cristiane disse:

    Olá bom dia…dr…eu fiz a indução de ovulação com o letrozol…tive ovulação tardia…4 dias depois do esperado..entre os dias 23 e24…fiz o transvaginal e ovulei…minha mestruacao era pra vir dia 11 de Junho…e já faz 16 dias de atraso e ate agora nada….e normal atrasar assim.

    .

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Cristiane,

      Não é normal. Faça o beta-hcg. Se não for gravidez pode ser alguma alteração hormonal.

      Para mais informações me contacte no e-mail (drfabioeugenio@gmail.com), ou no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  17. Marta Daniele disse:

    Bom dia ,inciei o clomid 50mg em junho Porém meu médico não falou nada por quanto tempo é pra fica tomando , O certo dele é tomar por quantos meses?

  18. Hayanne disse:

    Oi, meu nome é Hayanne, tenho 29 anos e tenho SOP. Estou a quase 3 anos tentando engravidar. Já tomei por 3 meses o Clomid,mas ainda não adiantou. Eu e meu esposo já fizemos exames e a única alteração foi a minha SOP tenho chances de engravidar com outro método de indução ou só fertilização?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Hayanne,

      Você pode ainda tentar alguns ciclos de indução com Clomifeno ou o Letrozol, antes de passar para a FIV.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  19. Cleide disse:

    Bom dia, iniciei clomid no 4 dia com orientação do médico. No 5 dia de uso já senti dores como da ovulação. Fui orientada a ter relação a partir do 14 dia do ciclo.
    Qual frequência de relqcoes devemos manter?

  20. Tatiane Seixas disse:

    Sofri um AE em julho,a expulsão foi do dia 27/7 ao dia 01/08,mas já estava sangramento desde o dia 18.Tenho 2 filhos,gestações sem problemas.Dia 15/08 comecei c fios de sangue,achei q ia menstruar,mas só veio um pouco além dq uma gota no dia 20.Não precisei nem usar absorvente.Fiz uma ultra dia 02 aonde apareciam dois folículos, um em cada ovário, com cerca de 2.2mm cada um,mas sem sinal de muco.Após a ultra e ontem após relação c meu esposo saiu um fio de sangue ao me limpar.Meu útero está limpo,endométrio c 9mm,esse fio d sangue é normal?Esses óvulos podem regredir e não romper? Tô acompanhando com teste de ovulação,mas teoricamente já passei do dia da ovulação. O aborto pode ter desregulado meu ciclo e terei uma ovulação tardia?

  21. Akas disse:

    Boa tarde, é indicado o indux pra fiv? Se já tiver fazendo fostimon e menopur?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Alinne,

      Pode ser usado juntamente com as injeções para aumentar a resposta ovariana.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  22. Joice disse:

    Olá estou no segundo mês de clomid, primeiro mes tomei 50mg e ovulei no 27dia do ciclo e nesse mês tomei 100mg, tenho chances de engravidar tendo relações dia sim dia não e ovulando no 25 dia do ciclo?

  23. Dani Oliveira disse:

    Tenho 38 anos, tento engravidar a sete meses, mas como já estou com uma idade avançada, procurei orientação do meu GO. Estou no meu primeiro ciclo com Indux. Meu médico receitou tomar dois comprimidos do segundo ao sexto dia do ciclo, mas como ele pediu um exame específico de meus hormônios q deveria ser realizado no terceiro dia do ciclo, neste primeiro mês eu deveria tomar do 3° dia, após a coleta, ao 7° dia do ciclo. Fiz conforme o orientado, e hoje, no sétimo dia do ciclo já não tomei a medicação mas comecei a sentir uma dor muito parecida com a dor da ovulação. Minhas perguntas são: posso ovular fora da janela esperada (minha menstruação é regular de 27 dias)? Utilizando o Indux, quantos óvulos podem ser liberados? Se for mais de um, ainda assim serão liberados ao mesmo tempo ou podem ocorrer em datas diferentes???

    Grata.

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Dani,

      A ovulação pode ocorrer em período não esperado, mas é incomum.

      O indux geralmente recruta 1 a 2 folículos. O ideal é monitorizar por ultrassom. Pode haver liberação em dias diferentes mas bem próximos.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  24. Simone disse:

    Boa noite
    Tenho 48 anos, não tenho nenhum problema de saúde, pressão alta, nada.
    1.63m 60kg, pratico exercício físico.
    Meus últimos exames estava tudo ok, nenhum indício de perimenopausa.
    Minha menstruação veio dia 05/08/20, comecei com o indutor de ovulação dia 09/08, tive relações sexuais quase todos os dias.
    No dia 29/08/20 tive um ligeiro corrimento rosado, as vezes muco transparente com rainhos de sangue bem suaves, só percebia quando passava o papel higiênico.
    Durou até dia 31/08/20 nesse período senti cólicas e dor dos dois lados do útero!
    Será que posso estar grávida? É possível que seja gêmeos devido ter tido dores de ambos os lados?
    Minha menstruação deveria ter vindo dia 09/09/20, considerando o último ciclo que foi de 35 dias,mas até agora nada.
    Eu sempre sinto os seios doloridos antes dá menstruação esse é sempre meu sinal que vai vir a menstruação, mas também não estou sentindo nada nos seios esse mês.
    Se tenho sentido leves cólicas, as vezes no baixo ventre bem abaixo do umbigo, outra vez lado direito, outra do lado esquerdo.
    Por favor me ajudem, eu já tenho 6 filhas, a mais velha com 30 anos e a caçula com 8 anos.
    Obrigada

  25. Simone Angelini disse:

    Boa noite
    Tenho 48 anos, não tenho nenhum problema de saúde, pressão alta, nada.
    1.63m 60kg, pratico exercício físico.
    Meus últimos exames estava tudo ok, nenhum indício de perimenopausa.
    Minha menstruação veio dia 05/08/20, comecei com o indutor de ovulação dia 09/08, tive relações sexuais quase todos os dias.
    No dia 29/08/20 tive um ligeiro corrimento rosado, as vezes muco transparente com rainhos de sangue bem suaves, só percebia quando passava o papel higiênico.
    Durou até dia 31/08/20 nesse período senti cólicas e dor dos dois lados do útero!
    Será que posso estar grávida? É possível que seja gêmeos devido ter tido dores de ambos os lados?
    Minha menstruação deveria ter vindo dia 09/09/20, considerando o último ciclo que foi de 35 dias,mas até agora nada.
    Eu sempre sinto os seios doloridos antes dá menstruação esse é sempre meu sinal que vai vir a menstruação, mas também não estou sentindo nada nos seios esse mês.
    Se tenho sentido leves cólicas, as vezes no baixo ventre bem abaixo do umbigo, outra vez lado direito, outra do lado esquerdo.
    Por favor me ajudem, eu já tenho 6 filhas, a mais velha com 30 anos e a caçula com 8 anos.
    Obrigada

  26. Thamirys disse:

    Olá Dr, tudo bem?
    Em janeiro desse ano eu tive um aborto espontâneo de uma gravidez anembreonária e não precisei fazer curetagem! Desde então estou tentando engravidar e não consigo, percebi que não estava ovulando nos últimos meses, pois eu sempre senti os sintomas e o muco e não estava mais sentindo. No ciclo passado iniciei com comid 50mg e comprei um teste de ovulação que deu negativo em todos os dias que testei! Meu ciclo é regular, mas de 33 a 35 dias, acompanho pelo app e ela vem certinha. Fiz um teste hormonal e os resultados foram RDW 16,3 – Leucócitos 4,470 /uL – Prolactina 19,3 ng/mL – Progesterona 0,05 ng/mL – FSH 6,2 mUI/ mL – Sulfato de Dehidroepiandrosterona 83,0 μg/dL – Testosterona Total 10,0 ng/dL – SHBG (Globulina Transportadora de Hormônios Sexuais) 39,4 nmol/L – Testosterona Biodisponível 3,7 ng/dL – Hormônio Luteinizante – LH 10,3 mUI/mL
    Nesse ciclo eu iniciei o clomid 100mg por 5 dias e estou fazendo teste de ovulação, sinto cólicas leves, mas até o momento os testes de ovulação não deram positivo! Tem algo mais que eu possa fazer?
    Tenho 30 anos e uma filha de 9 anos
    Muito obrigada desde já pelo retorno

  27. Thamirys Costa disse:

    Olá Dr, tudo bem?
    Em janeiro desse ano eu tive um aborto espontâneo de uma gravidez anembreonária e não precisei fazer curetagem! Desde então estou tentando engravidar e não consigo, percebi que não estava ovulando nos últimos meses, pois eu sempre senti os sintomas e o muco e não estava mais sentindo. No ciclo passado iniciei com comid 50mg e comprei um teste de ovulação que deu negativo em todos os dias que testei! Meu ciclo é regular, mas de 33 a 35 dias, acompanho pelo app e ela vem certinha. Fiz um teste hormonal e os resultados foram RDW 16,3 – Leucócitos 4,470 /uL – Prolactina 19,3 ng/mL – Progesterona 0,05 ng/mL – FSH 6,2 mUI/ mL – Sulfato de Dehidroepiandrosterona 83,0 μg/dL – Testosterona Total 10,0 ng/dL – SHBG (Globulina Transportadora de Hormônios Sexuais) 39,4 nmol/L – Testosterona Biodisponível 3,7 ng/dL – Hormônio Luteinizante – LH 10,3 mUI/mL
    Nesse ciclo eu iniciei o clomid 100mg por 5 dias e estou fazendo teste de ovulação, sinto cólicas leves, mas até o momento os testes de ovulação não deram positivo! Tem algo mais que eu possa fazer?
    Tenho 30 anos e uma filha de 9 anos
    Muito obrigada desde já pelo retorno

  28. Thata disse:

    Olá Dr, tudo bem?
    Em janeiro desse ano eu tive um aborto espontâneo de uma gravidez anembreonária e não precisei fazer curetagem! Desde então estou tentando engravidar e não consigo, percebi que não estava ovulando nos últimos meses, pois eu sempre senti os sintomas e o muco e não estava mais sentindo. No ciclo passado iniciei com comid 50mg e comprei um teste de ovulação que deu negativo em todos os dias que testei! Meu ciclo é regular, mas de 33 a 35 dias, acompanho pelo app e ela vem certinha. Fiz um teste hormonal e os resultados foram RDW 16,3 – Leucócitos 4,470 /uL – Prolactina 19,3 ng/mL – Progesterona 0,05 ng/mL – FSH 6,2 mUI/ mL – Sulfato de Dehidroepiandrosterona 83,0 μg/dL – Testosterona Total 10,0 ng/dL – SHBG (Globulina Transportadora de Hormônios Sexuais) 39,4 nmol/L – Testosterona Biodisponível 3,7 ng/dL – Hormônio Luteinizante – LH 10,3 mUI/mL
    Nesse ciclo eu iniciei o clomid 100mg por 5 dias e estou fazendo teste de ovulação, sinto cólicas leves, mas até o momento os testes de ovulação não deram positivo! Tem algo mais que eu possa fazer?
    Tenho 30 anos e uma filha de 9 anos
    Muito obrigada desde já pelo retorno

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Thamirys,

      Faça acompanhamento do tratamento com especialista – monitorização do efeito do Clomid na ovulação.

      Não faça uso por conta própria – é perigoso!

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  29. Ada Lúcia Vieira Luiz disse:

    Oi boa tarde, comecei um tratamento com letrozol dia 04/09/20 realizei um transvaginal dia 17/09/20 meu período fértil foi detectado somente um folículo no lado direito, é possível engravidar só com um folículo???

    Ada Lúcia

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Lúcia,

      A maioria das gravidezes naturais ou de indução de ovulação ocorrem com somente um folículo ovulatório !!

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  30. Rafaela disse:

    Dr Fábio, fiz meu primeiro ciclo c clomid50mg , comecei no 3 dia do ciclo, acompanhei c ultrassom e ovulei em
    Torno do 19 dia, usei utrogeston 200 mg via vaginal do 20 ao 25 dia do ciclo, já parei tem 4 dias, o meu ciclo sempre foi de 28 dias portanto era pra descer hj, devido a ovulação ter ocorrido tarde, minha menstruação pode atrasar e o ciclo esse mês ser maior??? Li tb comentários de q o clomid e o utrogeston atrasam a menstruação é verdade?

  31. Dani Oliveira disse:

    Tenho 38 anos e meu médico receitou Indux para auxíliar na tentativa da gestação. Minha dúvida é, com o uso do medicamento, eu posso ovular mais de uma vez no mês, em dias diferentes, ou a ovulação ocorrerá em apenas um momento??? Sinti a dor de ovulação por 4 dias seguidos, hora de um lado, hora do outro…. Isso acabou me deixando com dúvidas…

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Dani,

      Eventualmente pode haver liberação de mais de um óvulo, em período de tempo próximo um do outro.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  32. Neidiane disse:

    Boa noite dr, minha ultima trans deu folico dominante com 3,4 minha medica me passou o clomid sera q tenho chance de engravidar?

  33. Rute disse:

    Olá meu médico passo o clomide pra mim toma mas eu já tomo cicloprimogyna e meu ciclo e de 21 dias queria saber se tomo no 5 dia aí 9 ou no terceiro dia da mestruacao

  34. Carolina disse:

    Olá, Dr.! Estou confusa e preocupada. Tenho 41 anos. Nunca tentei engravidar porque tinha miomas. Fiz a miomectomia há 7 meses, tirei 33 miomas e um cisto de para ovário. Recentemente, fiz ultrassom transv. e não foi detectado nada que impeça uma gestação. Minha menstruação é regular, ciclo de 28 dias, sempre percebi minha ovulação. Fiz exame Antimulleriano e deu 4,79 ng/ml (valor de ref.: 41 a 45 anos: inferior a 3,27 ng/ml). Não fiz mais nada de exame. O médico pediu indução de ovulação. Clomid -duas cápsulas de 50 mg (5 dias) e Cloriomon ampola no 10º dia. Não pediu acompanhamento com ultrassom. Devo me preocupar com a conduta? Obrigada!

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Carolina,

      Antes de induzir sua ovulação acho importante solicitar seu exame das trompas (histerossalpingografia), e espermograma do parceiro.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  35. Jesiane disse:

    Oi Dr tenho 21, quero muito engravida tomei a injeção trimestral durante 4 anos, parei tem 6 meses, e não consigo engravidar comprei o clomid será que posso tomar?

  36. Flavia Araujo disse:

    Bom dia, gostaria de saber se existe a possibilidade de induzir a ovulação para apenas um lado do ovário ? Tive uma gravidez na trompa direita e acabei perdendo a trompa. Nesse caso existe algum tratamento para que meu ovário esquerdo ovule todo mês ?
    Obrigada

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Flávia,

      Não tem ! O indutor de ovulação sempre vai agir nos dois ovários !

      Pode haver ovulação em qualquer dos lados, ou nos dois.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  37. Marcele hiagon disse:

    Oi Doutor. Tenho 45 e gostaria de saber se o Letrozol ( Femara) traz perigo ao feto, caso a mulher engravide. E apos tomar durante 5 dias, em qt tempo ele é expelido do corpo. fico no aguardo…grata

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Marcele,

      Todos os estudos científicos mostram que não há perigo ao feto pelo uso do Letrozol como indutor de ovulação.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  38. Dayane disse:

    Olá Dr.
    Estou completamente confusa quanto ao uso do Clomid. Tomei a partir do 3 dia da minha M é por 5 dias.
    Meu ciclo é de 26 dias, menstruei dia 5/11, dia 16/11 positivou o teste de ovulação da clear blue, tive relações, dia 17/11 já não positivou mais.
    Estou com uma cólica suave que aumenta a cada dia, ontem 20/11 e hoje 21/11 refiz os testes de ovulação e continua positivando.
    Me ajuda a entender?!

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Dayane,

      O seu LH ode permanecer alto após a ovulação e o teste continuar acusando positivo.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  39. Carolina disse:

    Olá Dr Fábio
    Tenho 42 anos, tenho uma filha de 17 anos e quero muito engravidar novamente. Percebi que meus ciclos estão mais longos e irregulares em torno de 31…32 dias, portanto nunca sei ao certo meu período fértil. Fiz o uso de Clomid no último ciclo porém não tive sucesso. Devo usar o Clomid novamente aumentando as doses e a gonadotrofina em dias alternados ?
    Obrigada.

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Carolina,

      Melhor consultar um especialista para definir melhor tratamento.

      Você pode estar perdendo tempo fazendo estas induções.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  40. Carolina disse:

    Olá Dr.
    Tenho 42 anos, quero muito engravidar e já fiz uma tentativa do último ciclo com Clomid. Meus ciclos estão irregulares de 31….32 dias portanto nunca sei meu período fértil. Estou pensando nesse próximo ciclo utilizar o Clomid mais a gonadotrofina. O que o senhor acha ?

  41. Nair Rodrigues Nogueira disse:

    Tenho 32 anos tive uma gravidez ectópica em setembro de 2015 e desde então não conseguir mas um positivo fiz acompanhamento de que a trompa direita esta atrofiada na ecografia tudo normal fiz uso de letrozol comecei no 3 dia do ciclo na ecografia apareceu 2 folículos fiquei na esperar só que não foi dessa vez .Devo continuar com o uso do letrozol?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Nair,

      Nos casos de alterações tubárias, o tratamento mais efetivo é a fertilização in-vivo (FIV).

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  42. Marina disse:

    Oi Dr, bom dia. Tive 1 AE há 4 anos, tenho 35 anos e alguns cistos em 1 dos ovários. Minha menstruação no último ano estava totalmente desregulada, tenho ciclos de 54 dias, outros de 18, outros de 45, etc. Preciso regular meu ciclo com medicamentos para poder engravidar? Ou apenas testando a ovulação com fitinhas eu já consigo engravidar normalmente? Essas variações hormonais podem causar um novo aborto?
    Obrigada

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Marina,

      Um ciclo muito irregular denota problemas de ovulação. Melhor consultar logo um especialista.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  43. Déborah disse:

    Dr Fábio, estou no meu 3 ciclo com a indução de ovulação, tenho subfertilidade causada pela endometriose, meu primeiro ciclo com a indução foi assistido e consegui amadurecer 2 óvulos. Obrigatoriamente irei amadurecer mais
    2 óvulos também nesse 3 ciclo. Além dessa medicação para indução, existem outras medicações que possam auxiliar nessa conquista? Tanto pra mim como pro meu esposo?

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Déborah,

      Em geral, a indução de ovulação simples não aumenta a chance de gravidez nos casos de endometriose.

      Converse com seu médico sobre a inseminação ou a FIV.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  44. Geovana disse:

    Como é feita a indução em mulheres que estão em Amenorreia? (sem nenhuma alteração hormonal)
    Já que não se tem o ciclo para iniciar a medicação no primeiros dias dele.

  45. Geovana disse:

    Como é feita a indução em mulheres que estão em Amenorreia? Já que não se tem o ciclo para iniciar a medicação no primeiros dias dele.

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Geovana,

      Podemos iniciar diretamente em qualquer dia, desde que ovários e endométrio estejam Ok, ou induzir uma menstruação com medicação hormonal para iniciar.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  46. Thais disse:

    Tenho 34 anos e tento há mais de 4 anos engravidar. Fiz indução por 3 meses com letrozol, menopur, choriomon e utrogestan no fim que, infelizmente, não deram resultado. Após as 3 induções tive um ciclo “normal” (digo entre aspas porque tenho ciclos irregulares, mas desde que comecei a tomar glifage há 3 anos, meus ciclos ficaram entre 28 e 32 dias), que durou 32 dias (fui diagnosticada com SOP aos 15 anos, mas o único sintoma que tenho é a irregularidade do ciclo). Agora no segundo ciclo após o término do tratamento, estou com 45 dias de ciclo. Já fiz 2 testes de farmácia (com 35 e 40 dias) que deram negativo então não acredito que seja gravidez.
    Estou me preparando para FIV, mas estou receosa com o meu ciclo tão longo. A medicação pode ter provocado isso? O meu receio é ter desenvolvido um cisto por conta da indução. É possível? Ou poderia ser só um descontrole por conta do tratamento realizado? Ou a dosagem do glifage pode ter ficado fraca?
    Minha médica está com COVID e não sei o que fazer. Obrigada!

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Thaís,

      Deve ser anovulação, mas nada que vá atrapalhar seu tratamento. Fique tranquila!

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  47. Tata disse:

    Dr. Fábio, meu primeiro ciclo tomando clomid eu mestruei assim q terminei os 5 comprimido, e após 17 dias veio um leve sangramento rosado por 4 dias isso é normal??

  48. Tata disse:

    Dr. Fábio, meu primeiro ciclo tomando clomid eu mestruei assim q terminei os 5 comprimido, e após 18 dias veio um leve sangramento rosado por 4 dias isso é normal

    • Dr. Fábio Eugênio disse:

      Oi Tatiane,

      Não é normal. Comunique ao seu médico especialista, para avaliação do que aconteceu.

      Para mais informações pode me contactar no e-mail drfabioeugenio@gmail.com, ou agendar na clínica no fone/whatsapp (85) 9.9909.0227

      Atenciosamente,

      Dr. Fábio Eugênio

  49. Helena disse:

    Tenho 31 anos, SOP e estou no 2° ciclo com Clomid 50 mg. Mês passado ovulei mas não deu certo, este ciclo ovulei no 15° DC (acompanhamento ultra seriada). Qual a probabilidade de conseguir a gravidez na minha idade usando Clomid?

  50. Helena Boeira disse:

    Tenho 31 anos, SOP e estou no 2° ciclo com Clomid 50 mg. Mês passado ovulei mas não deu certo, este ciclo ovulei no 15° DC (acompanhamento ultra seriada). Qual a probabilidade de conseguir a gravidez na minha idade usando Clomid?

  51. Ana Paula Silva disse:

    Oi Dr. Primeiro ciclo de Indux 50 mg, tomei a partir do 3 dia do ciclo por 5 dias,tenho SOP… Fiz um transvaginal no 9°dia do ciclo tinha folículos nos dois ovários, porém o maior tinha 1,5 cm! Seria um bom tamanho pelo dia do ciclo? Será que esse primeiro ciclo existe chance de gravidez?
    Obrigada!!!

Deixe uma resposta

Mensagem