No post anterior falamos sobre o estresse e sua influência, ou não, na fertilidade humana. Hoje vamos conversar sobre um assunto também muito discutido: o estresse diminui a chance de gravidez em casais que estão se submetendo a fertilização in-vitro (FIV)?
A tendência natural é pensarmos que sim – o estresse diminui as chances de gravidez com o tratamento. Porém o mais correto é sempre observar o que mostram os estudos científicos. E aí vem a surpresa.

Pesquisadores britânicos fizeram uma revisão detalhada de 14 estudos científicos realizados sobre esta questão, e publicaram as conclusões no British Medical Journal. No total foram analisados dados sobre o tratamento de 3.583 casais submetidos à FIV, em vários países do mundo.

Todas as mulheres foram submetidas a métodos de avaliação de estresse antes do tratamento. Estes métodos mensuram o grau de distúrbio emocional (ansiedade e/ou depressão) que as pacientes possuem. Depois, foram comparados os resultados de sucesso na FIV – gravidez ou não – com o grau de estresse prévio das mulheres.

Os resultados mostraram que o grau de estresse não teve relação com o sucesso ou não do ciclo de FIV. Em outras palavras, as chances de gravidez foram semelhantes entre mulheres com grau acentuado ou grau leve de ansiedade e depressão.

Estes achados tranqüilizam tanto os profissionais quanto as pacientes submetidas à FIV de que o fato de estarem estressadas não vai interferir na chance de sucesso do tratamento. Isto é muito importante até porque a própria angústia da paciente de não lidar adequadamente com situações estressantes, e achar que isto vai reduzir sua chance de engravidar, acaba sendo um fator adicional de ansiedade para elas.

Logicamente este achado científico não significa que devamos menosprezar a situação emocional das pacientes subférteis que estão fazendo tratamentos de reprodução assistida. Todos nós que trabalhamos na área sabemos que é fundamental um apoio psicológico e atenção ao casal, pois a própria fertilização in-vitro, pelas suas características e a expectativa que gera, causa “per se” um desgaste emocional ao casal envolvido.

Qualquer forma de minimizar esta sobrecarga emocional, seja com apoio e atenção constante da equipe clínica, atividades de relaxamento como exercício físico, massagens ou acupuntura, vai facilitar ao casal “transitar” por todo o tratamento com mais tranqüilidade e menor incômodo. Desta maneira os casais serão mais participativos, e o risco de enganos ou falhas em seguir as recomendações médicas ficam reduzidos. Isto sim pode representar maior chance de sucesso no tratamento.

Qualquer dúvida ou observação sobre o assunto, não hesitem em nos deixar um comentário.

Um abraço, e até o próximo post.

74 Comentários para “Estresse vs Infertilidade na Fertilização in-vitro (FIV)”

  1. tenho muitos probleas,mestruas,meu periodo demora muito para vir e quando vem fas 15 dias,ja tentei engravidar e nao da serto,ajudei-me por favor.tenho medo de nao poder ter filhos,pos quero ter gemios um dia

  2. fabioeugenio disse:

    Olá Marcelina,

    Procura um especialista em medicina reprodutiva para que sejam feitos exames com objetivo de descobrir o por que de sua irregularidade menstrual, e da sua dificuldade para engravidar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. tomo vacina todo mes e quero saber como faz pra engravidar tomando vacina.

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Kamila,

    Que vacina você toma? Para tratamento alérgico? A liberação para gravidez vai depender da substância utilizada.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. Camila disse:

    Olá Dr. Fábio!

    Tenho ovários policísticos, ja fiz uma inseminação e não deu certo, depois parte para a icsi, mesmo que o problema de infertilidade é meu e não do meu marido. Tenho 23 anos, e foram colocados em mim 3 óvulos em estágio de blastocisto, tenho grandes chances?  Na verdade foram coletados 10 óvulos meus, mas que chegaram ao estágio de blastocisto foram apenas 3, o meu médico disse que pelo o meu problema com a indução tenho quantidade mas não qualidade em óvulos. Minhas chances são altas? De acordo com tudo isto o que pode não dar certo?

  6. fabioeugenio disse:

    Olá Camila,

    As chances em sua faixa de idade com transferência de 3 blastocisto são excelentes, principalmente se eles são de boa qualidade.

    Eventualmente pode ocorrer deles não conseguirem implantar por fatores do próprio embrião ou do endométrio.

    Torço muito para o seu tratamento dar certo!!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. aline disse:

    gostaria de saber o pq que minha mestruaçao sempre atrasa , tem pessoas que adianta mais a minha é diferente, ja tive dois filhos mais só ficava sabendo que estava gravida com 3 meses de gestaçao, quero muito ter mais uma gestaçao e peso a Deus que me abençoe com uma menininha agora pra completar minha familia, doutor fabio tem pessoas que sabem quando esta nos dias fertil e eu nunca sei , me ensina com fico sabendo por favor , obrigada e fica com Deus .

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Se sua menstruação sempre atrasa, você deve ter algum distúrbio ovulatório. Neste caso é difícil determinar qual o período fértil.

    Você deve fazer exames hormonais, e uma monitorização da ovulação (ultrassom) para avaliar o funcionamento dos seus ovários e ciclo menstrual. Somente assim poderemos determinar seu período fértil.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  9. stefanny disse:

    oi dr vc queria saber mha idade tenho18 anos vc acha q demora msm 5 meses,brigado

  10. fabioeugenio disse:

    Oi Stefanny,

    Sua idade é excelente, mas lembro que a chance mensal de gravidez é de no máximo 20 a 25%. Portanto, demorar alguns meses para engravidar é perfeitamente normal.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  11. nivea disse:

    Ola…Boa noite
    Tenho trompas obstruidas e não consigo engravidar por vias normais,comecei agora o tratamento para fazer a fiv ja estou tomando as medicações. Gostaria de saber quais são minhas reais chances de engravidar,tenho 31anos e estou muito anciosa para q tudo de certo.
    Obrigada; Aguardo respostas.

  12. fabioeugenio disse:

    Olá Nívea,

    Com 31 anos, e apenas obstrução tubária como causa de subfertilidade, suas chances de gravidez são excelentes.

    Boa sorte !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  13. Olá Dr.Fabio!!
    Tive duas gravidez ectópicas, chegando a perda total das trompas de falópio, vou iniciar uma busca pelo meu sonhado bebe através da FIV, estou lendo todos seus post para ter uma noção avançada sobre o tratamento, tenho 30 anos e meu marido também, o fato de ter engravidado mesmo que não tenha alcançado o útero, aumenta minhas chances do tratamento dar certo ou isso é indiferente??

  14. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    O fato de você já ter engravidado é benéfico, e revela que você terá uma chance maior na FIV.

    E sua idade é excelente para engravidar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  15. Carolina disse:

    Óla dr Fábio sou Carol e tenho 28 anos.Tive 3 gravides uma o feto não evoluiu e as outras 2 forão tubarias.Dia 23 de abril 2012 começo o meu procedimento pelo HC de Goiânia e gostaria de saber quanto porcento tenho de engravidar na primeira tentativa pois o didim tá curto.kkkk.Obrigado.

  16. fabioeugenio disse:

    Oi Carol,

    Suas chances são excelentes, em torno de 60% por tentativa.

    Boa sorte !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  17. Alessandra disse:

    Olá Dr. tenho 30 anos e vou fazer minha primeira FIV agora em Junho, meu marido tem baixo processamento de espermas, quais são as nossas chances? Todos os meus exames estão perfeitos, não tenho obstruções, só a minha menstruação que é de de um intervalo maior são sempre de 34 dias. Já estamos tentando por vias normais a uns 2 anos e meio. Desde já obrigada.

  18. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    Suas chances são excelentes.

    Boa sorte !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  19. clemir disse:

    ola dr sou a clemir tenho 36 anos 2 filhos. a 19 anos fiz laquiadura,e agora a 4 meses fiz revesao o resutado foi sem suceso.gostaria de saber se tenho chance de realizar fetizacao,e qual a porsentajen de dar certo.

  20. fabioeugenio disse:

    Oi Clemir,

    Na sua idade a fertilização in-vitro (FIV) oferece excelentes chances.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  21. Maria disse:

    Olá Dr!
    Me submeti a uma FIV agora. Tenho endometriose, consegui apenas 4 folículos e destes 3 embriões. Transferi 2 embriões, 2 dias após retirar os folículos.
    Estou mto ansiosa! Tenho 34 anos. Quais serão minhas chances?
    Agradeço a atenção!

  22. Lana disse:

    Olá Dr.Fábio!
    Tenho ovário policistico, a médica disse que vai me passar metformina dependendo do resultado dos meus exames de sangue, o que o senhor acha desse medicamento? quais as chances de dar certo? Desde já obrigada!

  23. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    A depender da qualidade dos embriões suas chances são muito boas.

    Vou ficar torcendo por um resultado positivo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  24. fabioeugenio disse:

    Oi Lana,

    A metformina ajuda a corrigir as alterações metabólicas da síndrome dos ovários policísticos, mas nem sempre ajuda a engravidar. É uma droga segura.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  25. boa tarde doutor, tenho 34 anos e ja fz 2 transferenia sem sucesso, tenho trompas hidrossaping e com um polipo na entrada da trompa medidno 0.3mm, e um mioma intramural de 2cm. meu medico ds que o meu indomwetrio esta perfeito pra receber embrioes e k eu  nao preciso operar para retirar nei a trompa nei o mioma, sera k ele esta certo? e k estas tentativas falharam justamente por causa destes factores, por favor me ajude

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Djamila,

    Existe indicação consolidada de fazer a retirada da trompa nos casos de hidrossalpinge, para aumentara a possibilidade de implantação embrionária.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  27. Fernanda disse:

    Ola, tenho 34 anos, tive endometriose, ja me submeti a videolaparoscopia, fiz mais de 3 FIV e nao consegui engravidar ainda…. O que pode estar acontecendo comigo?

  28. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Difícil saber sem te consultar e ter acesso aos seus exames. Existem casos de mais difícil tratamento.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  29. Shirley disse:

    Boa noite Dr.
    Estou há 03 anos tentando engravidar e meu esposo foi diagnosticado com oligospermia e nos submetemos a FIV.
    Estou tomando a medicação para produzir mais óvulos para a pulsão, porém tenho 01 de 11mm Lado direito e um de 10mm lado esquerdo e vários outros pequenos.
    Nesse domingo irei realizar o último ultrassom para verificar se houve o crescimento.
    A Dra. disse que o ideal na minha idade (30) teria que ter pelo menos 03 de cada lado com tamanho aproximado de 13 a 14mm.
    Ela disse que se não houver melhoras, será conveniente parar o ciclo e dobrar a medicação, pois não pode esperar mais tempo porque nesse domingo completo 10 dias do ciclo.
    A pergunta é:
    Vale a pena eu ir em frente com 02 óvulos para a pulsão ou esperar o próximo ciclo e dobrar a medicação?
    Claro que envolve custo, se eu decidir interromper, perco o que já investi na medicação e tornarei a investir na nova medicação.
    Tenho chances com esses dois óvulos?

  30. fabioeugenio disse:

    Oi Shirley,

    Com apenas dois folículos/ovulos as chances de gravidez se reduzem.

    Mas depende também da qualidade destes óvulos, e dos embriões formados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  31. veronica disse:

    ola uma fertilização e só foi fertilizado um foliculo com 12 dias fiz o beta e deu negativo e refiz hoje com 15 dias e deu negativo o betb, o que poderia ter dado errado e numa seginda fertilização pode dar certo?

  32. fabioeugenio disse:

    Oi Verônica,

    O fato de somente ter se formado um embrião diminuiu suas chances. Em uma segunda tentativa deve-se mudar a estimulação para tentar captar mais óvulos e formar mais embriões.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  33. Flavia disse:

    Oi Dr. Fábio, acabo de descobrir seu site, e estou devorando todas as informações. Tenho 37 anos, e desde 2010 estou tentando engravidar, como não conseguia, busquei um profissional, fiz todos os exames, e descobri q a quantidade de miomas que tinha, não permitia nenhuma vascularização sanguínea na parede do útero, e a parte, já estava tendo hemorragias. Em março/12, passei por uma laparoscopia e tirei 7 miomas enormes, quase 600grs, um mês depois estava perdendo uma gravidez….possivelmente tive o óvulo fecundado poucos dias antes da cirurgia….. Neste momento descobri um novo mioma, submucoso e que não estava bem delineado, parte estava misturado a parede do útero, e com bastante vascularização, meu médico preferiu deixar-me tentar por 3 meses engravidar, já que fui capaz de engravidar assim mesmo. Mas não consegui, assim que em dezembro/12 fiz nova cirurgia, desta vez a céu aberto, e foram retirados este mioma, mais outros 2 e um cisto de endometriose do ovário direito. A cirurgia foi um sucesso, deu td ok e minha recuperação perfeita. Qdo fomos começar agora as tentativas, finalmente meu marido realizou o espermograma e o resultado foi anomalias de 74% na cabeça, e outras mais, assim que tinha 6% de normais, e por Kruger, somente 4% normais. Foi passado uma vitamina para ele, depois realizou novo estudo, só que desta vez piorou a questão de mobilidade, permaneceram as anomalias, passando a 9% normais e Kruger permaneceu em 4%. Meu marido foi encaminhado para um Andrologo, fez muitos exames e a única coisa que apareceu foi uma varicocele muito leve (sem indicação cirúrgica). Tomei por 2 ciclos clomid, tivemos relação nos dias férteis, mas nada aconteceu (indicação de uma média do Brasil). Meu médico me disse que somente a FIV por ICSI. Assim depois de muito desgaste optamos pelo procedimento. Qdo menstruei este mês fui fazer a 1ª eco, no 2º dia do ciclo, me apareceu um cisto no ovário direito de 40 x 33, mais 9 folículos de 4 a 7, e ovários esquerdo 15 folículos variando de 4 a 8. E endométrio 3,5. Diante do quadro meu médico me mandou tomar 21 de AC, e depois esperar menstruar outra vez, para ver se posso começar o procedimento. Fora isso todos meus exames estão ok, estou ovulando, meus níveis hormonais perfeitos, td ok. Gostaria de saber sua opinião sobre o caso. Diante do exposto quais são minhas chances de engravidar por FIV, e se neste mês é possível que regrida o cisto. Peço desculpas por não consulta-lo pessoalmente, mais não moro no Brasil, e gostaria mto de uma opinião de um médico brasileiro. Desde já, mto obrigada pela atenção!!!!!
    Abçs Flavia

  34. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Acho que você está no caminho certo. O AC vai ajudar a que o cisto desapareça, e você vai poder fazer em seguida a FIV.

    E você parece ter reserva ovariana excelente (muitos folículos).

    Boa sorte !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  35. Flavia disse:

    Mto obrigada pela atenção Dr.!!! Abçs

  36. Ana Paula disse:

    Dr.Fábio.
    Eu já tinha te mandado outras duvidas e preciso s poder q me tire mais uma.Tenho 34 anos,tinha Hidrossalpinge o que me impedia de ter meu tão sonhado filho, e por conta dela fiz uma Hidrossalpingectomia.Viz minha 1ª Fiv tranferi em 23/09/2013, 2 embriões um bom outro +ou- e no dia 07/10 recebi meu negativo muita tristeza apesar d ter tomado duas medicações o Menopur e o Puregon ñ tive bom resultado.
    A pergunta é porq será que ñ deu certo com tantas medicações que tomei?Agora terei que tomar as injeções SC como se fosse uma mulher de 40 anos oq o senhor acha?Com quanto tempo posso fazer outra?
    Muito Obrigada!!

  37. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    A produção de embriões foi abaixo do esperado na sua faixa de idade. Pode ser necessário mudar a medicação.

    Após 1 mês você já pode fazer outra tentativa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  38. Carolina disse:

    Olá Dr. Fábio! Parabéns pelo trabalho, que ajuda a diminuir a ansiedade de tantos casais com dificuldade para engravidar. Tenho 33 anos, acabei de terminar sem sucesso minha primeira FIV e pretendo tentar novamente no próximo ciclo. Costumo fazer caminhadas diárias de 40 minutos a 1 hora, que me ajudam a manter o peso e controlar o estresse. Após a transferência do embrião, foi indicado repouso moderado e eu deixei de fazer as caminhadas. Como elas ajudam o meu emocional, gostaria de saber se o sr. recomenda às suas pacientes que deixem de realizar qualquer atividade física ou exercícios leves são recomendados. Obrigada!

  39. fabioeugenio disse:

    Oi Carolina,

    Após a transferência e antes do teste recomendo evitar atividades físicas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  40. MICHELLE disse:

    oi dr eu tenho 32 anos ja faz 3 anos que faco tratomento para engravidar e nao conseguir no metado natural eu tenho ovariopolicisto e nao consigo engravidar vou fazer minha premeira inceminacão sera que vai dar certo eu estou muito confiante .

  41. fabioeugenio disse:

    Oi Michelle,

    Suas chances com o tratamento são excelentes. Boa sorte!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  42. Guinha disse:

    Olá Dr.
    Sempre acompanho seu blog, muito confortante ler suas postagens e respostas às dúvidas de todas…
    Hoje também tenho uma dúvida, finalmente fiz a transferência após longos ciclos de retirada de óvulos…. Hoje é o segundo dia da transferência e eu estou uma pilha e hj apareceu um pouquinho de secreção transparente mas meio viscosa…
    Esse nervosismo prejudica? É comum sentir? E essa secreção, o q significa?
    Desde já agradeço!

  43. Hellen disse:

    Dr.Fábio fiz o tratamento com indux por 3 ciclos e no próximo ciclo fiz o controle de ovulação,o resultado foi que meus folículos não estão desenvolvendo , o médico recomendou a gravidez assistida ,mas o custo é caro,posso continuar tomando o indux ?? porque ele só passou por 3 ciclos ,e me disse que não tem outro medicamento. que os outros são iguais ao indux … Fico triste pq se for pra depender de gravidez assistida não vou engravidar pois não tenho condições e ele me disse que o tratamento é caro podendo chegar até 15.000!
    Por favoor me ajude ??

  44. fabioeugenio disse:

    Oi Olga,

    Esta secreção não tem qualquer significado clínico. E procure ficar tranquila, e seguir as orientações médicas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  45. fabioeugenio disse:

    Oi Hellen,

    Se o Indux não está induzindo sua ovulação, podem ser tentados outros métodos como o Letrozol ou as gonadotrofinas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  46. Hellen disse:

    mas eu posso tomar o indux por mais três ciclos?? só tomei três! E foi o único medicamento que usei.

  47. fabioeugenio disse:

    Oi Hellen,

    Quando a ovulação fica normal, pode ser usado por até 6 ciclos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  48. Fabricia Martins de Oliveira disse:

    Ei Dr.boa tarde,o meu caso e o seguinte sou de Almenara/MG interior,DO VALE DO JEQUITINHONHA,
    casei com 15 anos e tive 3 filhas,2 partos normais e 1 cesariana,com 20 anos ja tinha as 3 filhas,me desesperei e tudo que queria era fazer laqueadura,acabei amarrando as trompas,,depois de 10 anos de casada me separei,,e depois,casei novamente e meu marido e mais novo do que eu 8 anos,e sempre me dizia q ainda bem que eu ja tinha filhos porque ele nao queria ter filhos,por que tinha sofrido muito na mao de estranhos que o criaram.Mas depois de cinco anos de casados ele mudou de ideia e me endoidou pra ter um filho hj tenho 35 anos,e ele 27 anos,procuramos a clinica para desamarrar as trompas,mas o medico disse q pode ser que nao fique bem porque ja tem 15 anos q estao amarradas,e que o melhor metodo e mais rapido o resultado sera a infertilizaçao em vitro,ja fizemos todos os exames e deu tudo certo,marquei para começar o tratamento em novembro para fazer em dezembro,so que ja tinha feito todos os exames e estava tudo ok,mas a 10 dias comecei a sentir umas dores no lado direito da virilha,,fiz uma endo vaginal e constatou q estou com um cisto no ovario esquerdo,e estava sentindo dores no lado direito,e que meu utero esta medindo 230mm,estou muito preocupada,e anciosa,e o meu medico e de Belo Horizonte da clinica PROCRIAR,ele esta de ferias retorna so no dia 10 de novembro,procurei o meu medico ginecologista aqui so que ele me falou que nao ia passar nada e que eu aguardasse o medico de BH,chegar,porque ele pode me da algum medicamento q atrapalhe o que o outro vai fazer,,,me da uma luz estou desesperada,sera que vai da certo?? desde ja agradeço.

  49. fabioeugenio disse:

    Oi Fabrícia,

    Tem tudo para dar certo. Este cisto de ovário deve ser funcional, simples de tratar, e logo você poderá iniciar o tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  50. carolina disse:

    Bom dia dr. Fábio. Tenho 34 anos e fui informado pelo médico que possuo muito pouca reserva ovariana. Ele me indicou fazer a fiv em 2 etapas, onde na primeira eu terei meus óvulos congelados. Em um ultrassom que realizei para verificar presença de endometriose viram q eu só possuo 3 folículos. Gostaria de saber se com os medicamentos para inducao que irei tomar para fazer a fiv poderei produzir uma boa quantidade de embrioes e se meu caso é muito difícil de ser um caso de sucesso. Muito obrigada

  51. fabioeugenio disse:

    Oi Carolina,

    O mais importante é a qualidade. Se forem colhidos 3 óvulos de qualidade as chances são boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  52. cristina lopes disse:

    bom dia dr.Fabio tenho 38 anos, tive dois filho e fiz laqueadura,agora fiz a fiv a transferencia foi a tres dias foram tres embrioes de tres dias um de 8 celulas um de quatro e um de duas todos sem fragmentos.na sua opniao qual as minhas chances ?

  53. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    Suas chances são excelentes!! Boa sorte.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  54. Pamela disse:

    Doutor Fábio, boa tarde!
    Já iniciei meu estimulo e não tive oportunidade de fazer acupuntura antes. Posso iniciar a qualquer momento ou não?
    Gostaria de iniciar no meio da estimulação pois consegui uma clinica…

  55. fabioeugenio disse:

    Oi Pamela,

    Pode iniciar a qualquer momento sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  56. Natália Carvalho disse:

    Dr. me tire algumas duvidas, Sou tentando ja a quase 2 anos.Quando foi 10 de Outubro fiz hcg e deu positivo, sorrir um aborto espontâneo dia 20/09. Eu já posso começar o tratamento FIV? tenho 27 ano e ja ta na hora, quais as minhas chances?
    Att, Natália

  57. fabioeugenio disse:

    Oi Natália,

    Pode sim começar a FIV, e as chances na sua idade são excelentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  58. susy disse:

    Ola Boa Tarde Doutor precisava de alguma ajuda em alguns esclarecimentos, tanto eu como o meu marido temos de fazer uma insiminacao em vitro. ele poru os espermatezoides que perfurao na perfurao como a genecologista me disse eles acabam por morrer Antes de entrar no ovario. mas de resto ele tem bons espermatezoides a cima da media disse a doutora , no meu caso e a minha ovolacao que e pequena tem media de 15 e tinha de ter 18, ela disse que havia meses por causaa dos poliokistos. entao ela no sindicou a insiminacao em vitro a minha pergunta e se nao a outra solucao? e se fizermos a insiminacao em vitro qual seram nossas chances de conseguirmos logo o meu marido tem 30 anos e eu 24 anos . obrigada

  59. fabioeugenio disse:

    Oi Susy,

    Suas chances com a FIV são excelentes, de 60 a 70%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  60. claudia disse:

    Eu sou operada a 15 anos’ tenho 38, me arrependi, eu tinha 22 anos quando operei e foi em pernambuco, quero muito engravida o q eu faço?

  61. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Você tem ótimas chances de nova gravidez pela FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  62. susy disse:

    Boa tarde Dr. Fabio

    obrigado pela resposta.
    a minha outra pergunta e se nao a outro tipo de Chance de eu poder engravidar sem ser preciso a insiminacao em vitro?

    obrigado

  63. fabioeugenio disse:

    Oi Susy,

    Depende dos exames de fertilidade seus e de seu marido.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  64. susy disse:

    em relacao ao exames no meu caso e so mesmo a ovolacao que tem 14mm em vez dos 18mm e os poliokistos que faz com que nao tenha a mestrucao em alguns meses. em relacao ao meu marido ele tem muitos espermatezoides a acima da media simplesmente o espermatezoide que prufura o ovolo nao cosegue entrar acabam por morrem Antes de entrar.e no meu caso a medica mandou me emagrecer 5kg. digamos que normalmente os homens tem 4% Antes eram 5% mas foi aredondado para os 4% porque poucos tinha 5% mas ele tem 3%

  65. fabioeugenio disse:

    Oi Susy,

    Se tem alterações de morfologia e vitalidade espermática, a melhor opção é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  66. susy disse:

    em relacao a FIV posso pedir a medica que gostaria de gemeos ?
    e possivel isso ?

  67. fabioeugenio disse:

    Oi Susy,

    A FIV pode aumentar a possibilidade de gravidez gemelar, mas este não é o objetivo do tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  68. susy disse:

    obrigada pelas informacoes ja me ajudou muito
    eu tenho alguns primos gemeos e eu era gemea tanto como a familia do meu marido tem alguns gemeos.
    muito obrigada pela informacao

    abs

  69. susy disse:

    ola Boa tarde Fabio tenho uma pergunta e uma duvida
    eu ate gora Tomi smepre injecoes 150 ml e a minha ovolacao mesmo asssim pouco crescia isso sera derivado ao Peso a mais que tenho ?
    Agora a medica que me esta a acompanhar no tratamento deu me para 5 dias de 300 ml Sinto umas dores no fundo da barriga mas nao e sempre e com as de 150 ml nao sentia isso querera dizer que a ovulacao esta a crescer ela disse me que se nao desse resoltado teria de parar e emagrecer e depois comecar de novo. sera que isso tem a ver com o Peso

  70. fabioeugenio disse:

    Oi Susy,

    Tem relação com o peso sim. Quanto maior o IMC da mulher maior a dose necessária para estimular os ovários.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  71. Maria disse:

    Boa noite doutor! Dia 11/10 fiz a transferência de 3 embriões e hoje estou sentindo cólicas como se fosse menstruar, muitas gases, dores nos seios! Esses sintomas são normais?
    Hoje também tive uma briga feia com meu marido. Isso corre algum risco pro sucesso da minha Fiv?

  72. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Estes sintomas podem ocorrer, e são inespecíficos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  73. susy disse:

    ola Boa tarde sr Dr. Fabio eu fiz dia 29 a recolha ds celulas mas infelizmente os bebes nao sobreviveram neste caso a medica disse que eu tinha 2 celulas que sobreviveram os 5 dias mas no quinto o ultimo passo que tinha que dar eles os 6 embrios nao derao e eles esperaram mais um dia mas acabaram mor morrerem isso e possivel acontecer 6 embrios 3 em casa celula ocorrer o mesmo sintoma e morerem e que isto esta muito complicado na minha cabeca
    obrigada aguardo resposta

  74. fabioeugenio disse:

    Oi Susy,

    Mesmo embriões de boa qualidade podem não conseguir atingir o 5o ou 6o dia (fase de blastocisto).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem