“Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite, é tempo sem hora….”

Pense em um amor grande!! Pense agora em um amor maior ainda, sem fronteiras, sem medidas, de entrega completa sem pedir nada em troca!! Pense na maravilha e benção que é se sentir diretamente responsável pela vida, formação e educação de uma pessoa. Pense em uma mulher que batalha, trabalha, e encontra tempo para cuidar de si, da profissão, do marido, de tudo que lhe é delegado, mas acima de tudo se esmera para dar o melhor para seu filho. Esta é a mãe de nossos tempos. As responsabilidades aumentaram, os perigos também, a carga de trabalho é dobrada ou triplicada, mas o amor de mãe…ah, este é imutável!!

Quem mais seria capaz de esquecer de si própria em favor de alguém? Quem mais, exausta de mais um dia árduo de trabalho, se derrete completamente ao ver o sorriso de seu filho, e rola com ele brincando no chão, e ri, e chora de felicidade? Quem mais perde noites insones olhando seu filhinho doente somente para ter certeza de que ele está bem? Quem mais toma tanto partido por alguém, defendendo sua “cria” com toda convicção, e buscando sempre o melhor para eles? Quem mais tem sempre o coração aberto, o colo aconchegante, a palavra que conforta, os braços que envolvem, e tanto, mas tanto amor para dar que mal cabe no seu peito?

É, mamães, nada mais justo do que um dia para celebrar sua majestade. Aliás deveriam ser os 365 dias do ano.

Trabalho diariamente com saúde feminina, e especificamente com reprodução humana há mais de 15 anos. Cada vez mais admiro e me impressiono com a força de vontade destas mulheres que não abrem mãos dos seus sonhos e, mesmo muitas vezes com enormes dificuldades, buscam a realização do seu desejo de maternidade. E me emociono com as provas de amor verdadeiro que estas guerreiras nos mostram a cada dia. A verdade é que me sinto pequeno diante da grandiosidade e determinação delas.

Minha singela e sincera homenagem a todas as mães. À minha mãe Dona Violeta, à Cristiane minha mulher e mãe dos meus filhos, a todas as minhas pacientes e amigas, e a todas as mães do mundo. Que Deus as abençoe sempre. Como não tenho o dom da poesia, transcrevo abaixo o que nosso grande poeta Carlos Drummond de Andrade com maestria traduziu dos nossos sentimentos para nossas mães:

 

“Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

               Morrer acontececom o que é breve e passa
               sem deixar vestígio.
               Mãe, na sua graça,
               é eternidade.
               Por que Deus se lembra
               – mistério profundo –
               de tirá-la um dia?
               Fosse eu Rei do Mundo,
               baixava uma lei:
               Mãe não morre nunca,
               mãe ficará sempre
               junto de seu filho
               e ele, velho embora,
               será pequenino
               feito grão de milho.
                                      (Carlos Drummond de Andrade)

8 Comentários para “Às atuais e futuras mamães”

  1. Michelle carla disse:

    Meu marido fez a cirugia já faz quatro meses e ja vai entrar no quinto e até agora nada e ainda esta semana tivemos relação e ssangrou e ai doutor estou muito triste acho que deu tudo errado sei láo que eu faço doutor isso é normal?

  2. fabioeugenio disse:

    Oi Michelle,

    Ele fez cirurgia da varicocele? Repetiu o espermograma depois?

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. Chryslaine disse:

    Boa noite Dr
    Então minha pergunta é a seguinte, meu namorado fez uma cirurgia de varicoceles cm 14 ans,o médico disse na época q ocorreu tdo certo e tal,gj ele com 20 anos eu queria saber se ele é fértil, se pde ter filhos…ou ele deveria marcar um médico p ter certeza?
    Muito obrigado

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Chryslaine,

    O primeiro passo é ele realizar um espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. Jorge disse:

    Bom dia eu queria saber se após indentificado o cisto no testículos e fazendo a cirurgia eu vou poder engravidar a minha esposa e com quantos anos eu posso fazer essa operação eu tenho 33 anos.

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Jorge,

    Cisto no testículo em geral n]ão interfere com a fertilidade masculina.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. Luciana disse:

    Dr. Meu esposo foi diagnosticado com varicocele no testículo esquerdo ele vai ser operado esse mes.
    Os esperma está em 13 milhoes,depois dá cirurgia os espermas aumentamos as chances que temos p engravidar queremos muito ser país e quantos meses depois dá cirurgia melhora os esperma?

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Após 4 a 6 meses ele pode repetir o espermograma para ver se melhorou.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem