Varicocele e Infertilidade - Medicina Reprodutiva - Dr. Fábio Eugênio

A varicocele é uma doença masculina ainda muito controversa. Os estudos que avaliam esta alteração apresentam resultados conflitantes em relação ao quanto ela altera a fertilidade masculina, e em quanto os tratamentos existentes podem melhorar esta fertilidade.

Para começar, e complicar, a varicocele pode estar presente em até 15% dos homens em geral, de casais férteis, e sem nenhum sintoma importante. Se considerarmos a população de homens subférteis, encontramos varicocele em até 40% deles. Sua presença começa a ser detectada na adolescência nos casos mais graves, e a freqüência aumenta com a idade.

A varicocele é dita clínica quando detectada no exame físico (visual e palpação) dos testículos pelo urologista. A varicocele é subclínica quando detectada apenas através de métodos de imagem como o ultrassom testicular com Doppler. Esta última, a subclínica, tem fraca correlação com alterações clínicas ou subfertilidade e, em geral, não tem indicação de tratamento.

O que é e quais são as causas da Varicocele?

Varicocele é a dilatação do sistema venoso (veias) dos testículos. Esta dilatação decorre de problemas nas válvulas que existem dentro das veias e facilitam o retorno de sangue, ou então do aumento de pressão no sistema se drenagem sanguínea testicular.

Os testículos permanecem dentro da bolsa escrotal para que tenham uma temperatura menor que a temperatura corporal. Isto é importante para uma produção normal e adequada de espermatozoides. Existem evidências científicas irrefutáveis de que o aumento de temperatura a nível escrotal e testicular pode prejudicar a espermatogênese (produção de espermatozoides) e alterar o espermograma e a fertilidade masculina.

A dilatação das veias nos testículos causada pela varicocele leva a um aumento da temperatura na região. Este é um dos mecanismos através do qual a varicocele causa subfertilidade.

Além deste aumento de temperatura, a presença de varicocele prejudica o fluxo sanguíneo arterial podendo levar a alteração de função e até hipotrofia (redução de volume) dos testículos. A varicocele ainda aumenta a concentração de substâncias oxidantes, como os radicais livres, a nível testicular, reduzindo a qualidade do “pool” de espermatozoides produzidos.

Por todos estes motivos, a varicocele é considerada uma das principais causas de subfertilidade nos homens. A grande pergunta é: o tratamento da varicocele melhora a fertilidade?

Qual é o tratamento para Varicocele?

O tratamento definitivo da varicocele é o cirúrgico. O objetivo é fazer a ligadura das veias que estão dilatadas, restaurando a função normal de drenagem sanguínea do testículo. Existem algumas técnicas cirúrgicas que podem ser empregadas, todas com o mesmo objetivo. Os resultados clínicos de melhora do espermograma e da fertilidade são semelhantes em qualquer técnica utilizada, desde que realizada por urologista capacitado, diferindo apenas o risco de recorrência.

Existem trabalhos de literatura científica descrevendo tentativa de tratamento clínico da varicocele. Neste caso se utilizam medicações como o Citrato de Clomifeno, Carnitina, e vitaminas antioxidantes, para tentar melhorar a produção espermática e/ou a fertilidade de homens afetados. Os resultados destes estudos são muito controversos, e por isso, atualmente, o tratamento clínico não encontra respaldo de eficácia na comunidade científica.

Varicocele x Infertilidade

A varicocele é considerada a principal causa de subfertilidade masculina, apesar dos estudos científicos ainda contraditórios.

O tratamento cirúrgico da varicocele, a inseminação intra-uterina, e a fertilização in-vitro são opções no tratamento dos casais cujo homem seja portador de varicocele. A escolha vai se basear em fatores como a idade da mulher, o grau de alteração da produção espermática, e o tempo de subfertilidade.

Atualmente, está indicada a correção cirúrgica da varicocele como terapia inicial de casais subférteis sempre que houver alteração clínica do espermograma, e os exames da mulher estiverem normais. Vários estudos demonstram melhora nos parâmetros seminais com a cirurgia, porém a maioria destes trabalhos são retrospectivos, e não prospectivos – que tem maior capacidade de revelar significado clínico.

Os pacientes tratados cirurgicamente de varicocele, mas nos quais os parâmetros seminais não melhoraram, ou que o casal continua infértil após 6 meses a um ano, devem ser referenciados para os tratamentos de reprodução assistida, seja a inseminação intra-uterina, seja a fertilização in-vitro.

Mesmo naqueles homens com alterações graves da produção espermática (oligozoospermia severa) ou mesmo azoospermia (ausência de espermatozoides no ejaculado), a correção cirúrgica da varicocele está indicada. A pequena melhora que ocorra nos parâmetros do espermograma ou na função seminal pode aumentar as chances de gravidez na fertilização in-vitro, segundo alguns estudos tem demonstrado. Em azoospérmicos, o pouco de espermatozoides que apareça após a cirurgia vai permitir coleta de material para fertilização in-vitro sem necessidade de aspiração cirúrgica do testículo.

Varicocele na Adolescência

Em adolescentes, que ainda não estão buscando gravidez em suas parceiras, a presença de varicocele levanta preocupação acerca do efeito a longo prazo desta patologia na função testicular.

O importante é fazer seguimento destes rapazes com avaliação urológica, ultrassom e espermograma. Se houver algum sinal de comprometimento da função testicular, seja por redução do volume de um dos testículos ou queda na qualidade do espermograma, está indicado o tratamento cirúrgico.

1.169 Comentários para “Varicocele e Infertilidade”

  1. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    O urologista deve avaliar se vale a pena operar. Nos casos de varicocele leve, em geral não ajuda.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  2. DI disse:

    Ola Dr. Fiz exame de espermograma, vc poderia dar uma olhada? vou demorar alguns dias para ir ao urologista, devido agenda cheia.
    A) FASE PRÉ-ANALÍTICA
    Tempo de abstinência:
    06 dias
    Quadros febris:
    Não
    B) FASE ANALÍTICA
    B-1) EXAME MACROSCÓPICO
    Tempo de duração da coagulação:
    60
    minutos
    Liquefação:
    Secundária
    Aspecto após liquefação:
    Heterogêneo
    Cor:
    Branco-opaco
    Odor:
    Característico
    Viscosidade:
    Aumentada
    Consistência:
    Normal
    pH:
    8,0
    Volume ejaculado:
    8,5
    B-2) EXAME MICROSCÓPICO
    Contagem total de espermatozóides:
    201.875.000
    Espermatozóides no ejaculado:
    23.750.000
    MOTILIDADE
    I 9%
    II15%
    III 29%
    IV 47%
    Formas vivas (eosina 0,5%)
    89%
    Aglutinação:
    Ausente
    Agregação:
    Ausente
    Elementos celulares:
    Leucócitos:
    11.500.000
    Hemácias:
    3.000.000
    MORFOLOGIA ESTRITA (segundo Krugger)
    = ou > 4% (formas normais)
    Normais
    73%
    Micros
    0%
    Megalos
    3%
    Piriformes
    7%
    Tappering
    11%
    Peça intermediária
    2%
    Cauda
    1%
    Amorfos
    3%

    Vc acha que 6 dias de abstinência pode ser a causa na alteração da motilidade? o que seria o l, ll, lll e lV? Fiz em 6 dias pois a clinica recomendou 2 a 7 dias, ou seja, estava no intervalo. Obrigado

  3. fabioeugenio disse:

    Oi Diogo,

    Pode ser pela abstinência maior que a indicada. O coreto é 2 a 3 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  4. Cristina disse:

    Olá Doutor,então meu esposo foi diagnosticado com varicocele, só apalpando, fez o exame e confirmou, e ainda está com um pequeno cisto.Estamos querendo ter um filho, ele ficará infértil?

  5. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    Apenas o espermograma pode definir se ele tem algum distúrbio de fertilidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  6. Di disse:

    Dr, vc sabe a varicocele pode alterar o numero de leucocitos? Meu deu alto no espermograma. Porem no hemograma deu normal.

  7. fabioeugenio disse:

    Oi Diogo,

    Varicocele não altera leucócitos no sêmen. Converse com seu urologista pois pode ser alguma infecção.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  8. Lany disse:

    Oi Dr. Boa noite!
    Meu marido foi diagnosticado com Varicocele bilateral e depois de todos os exames necessários feitos o médico informou que depois da cirurgia provavelmente ele poderá ter filhos… isso é verdade ou este resultado só da p saber depois da cirurgia?

  9. Nany disse:

    Dr. Fabio, meu marido tem varicocele bilateral, mas o espermograma com abstinência de 2 dias, foi classificado como normal. O urologista disse que nesse caso, não impede a fertilidade, portanto eles não tratam. Esta correto?

  10. fabioeugenio disse:

    Oi Lany,

    Somente com o espermograma pós-cirurgia para analisar. Por isso ele falo “provavelmente” – não dá para ter certeza !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  11. fabioeugenio disse:

    Oi Nay,

    Isto mesmo. Quando não altera o espermograma, não há indicação reprodutiva de tratar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  12. Marina Oliveira disse:

    Ola Dr… Meu marido operou a varicocele quando adolescente… E agora p espermograma deu bem alterado… Existe possibilidade de reoperar???

  13. fabioeugenio disse:

    Oi Marina,

    Um urologista deve avaliar para ver se a varicocele voltou, e se há indicação de operar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  14. thaiza disse:

    Dr meu esposo tem varicocele…então nos resolvemos fazer uma ensiminaçao artificial…o semem dele serve??

  15. Adriana disse:

    Dr. bom dia
    Meu marido foi diagnosticado com varicocele moderada, faz 1 ano que fez a cirurgia, porém toda vez que repete o espermograma, ele está diminuindo, no último exame feito em Janeiro deu apenas 1 milhão de espermatozoides! É normal ir caindo?

  16. fabioeugenio disse:

    Oi Thaíza,

    Depende do espermograma atual.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  17. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Em alguns casos, a cirurgia não melhora. Nesta situação, a melhor opção é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  18. Renato Jatobá disse:

    Olá, Boa noite! Dr. Fábio,
    Fiz a cirurgia de varicocele bilateral dia 8/3/16, ontem foi a consulta de revisão, o urologista falou que ele nunca viu um caso como o meu, pois havia muita gordura nos canais. Ele explicou que geralmente a varicocele é como um macarrão cozido e o meu estava um macarrão cru, mas tinha uma quantidade de gordura, que ele retirou, mas não soube me explicar o que teria ocasionado isso. Você já viu um caso desse? o que pode ser? o que faço?

  19. Bárbara disse:

    Boa noite, Dr!
    Meu esposo fez a cirurgia de varicocele pois o espermograma havia dado 5milhoes após 6 meses repetiu o exame e deu 14milhoes. Porém agora 10 meses após a cirurgia deu 5 milhões. Pq aconteceu isso? E será difícil a gravidez? Se fizer inseminação artificial vamos conseguir?
    Obrigada

  20. fabioeugenio disse:

    Oi Renato,

    Esta informação você deve obter com o especialista (urologista)

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  21. fabioeugenio disse:

    Oi Bárbara,

    Com concentração de 5 milhões, o melhor tratamento é a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  22. Camila disse:

    Boa tarde! Meu marido foi diagnosticado com oligoospermia grave , e varicocele leve e moderada, e três médicos disseram q não vale a pena fazer a cirurgia. Dois deles nos indicaram FIV direto! Eu não tenho nenhum problema a não ser ter acabado de fazer 36 anos . Qual sua opinião? Obrigada!

  23. Marcia disse:

    Então Dr. meu irmão tem varicocele ,e o espermograma da 0% de vivos ,o senhor acha que a cirugia vai resolver?

  24. Bruno disse:

    Bom dia Doutor!
    Já tem um filho gostaria de ter outro, minha esposa e eu estamos tentando a 3 anos..
    Segue Espermograma..

    Espermograma com Morfologia de Kruger Dados Complementares:
    Hora da coleta: 9:55 hs Abstinência sexual : 3 dias Inicio do exame: 10:10 hs
    Características macroscópica:
    Volume: 5,5 ml Aparência: normal Liquefação: completa Viscosidade: normal Ph: 8,0
    Características microscópica:
    No de espermatozoides / ml: 3,4 x106/ml
    N° de espermatozoides / ejaculado total : 18.7 x106
    N° de espermatozoides / móveis progressivos: 3,1 x106
    N° de espermatozoides / móveis não progressivos: 2,0 x106
    Motilidade ( a 37°C /1h) : Móveis: 28 %
    Ejaculado : total
    ( 1,5 – 5,0ml) (Normal) (Completa) (Normal) (7.2 – 8.0)
    Vr: > /= a 15.0 x 106/ml – (15 milhões) Vr: > /= a 39,0 x 106 _ (39 milhões)
    Vr: Motilidade >/= (A+B =32%)
    Vr: Motilidade >/= (A +B+C= 40%)
    Vr: Normais: >/= 4% ( M. de Kruger) Ref: Manual de procedimento de sêmen
    Grau A: – Grau B: 17 Grau C: 11 Grau D: 72
    Progressão linar rápida Progressão linear lenta Móvel local
    Imóveis
    Indice de móveis progressivos: 17 % de B Características morfológica:
    Espermatozóides: normais:2 % anormais: 98 %
    Alterações : Cabeça: 82 % Peça média:14 %
    Cauda: 2 %
    OBS: Oligastenoteratoespermia

    O Sr. acha q vale a pena fazer a cirurgia?

  25. Rosy disse:

    Doutor no espermograma deu microcefalo macrocefalia. ..isso quer dizer q não poderá ter filhos…..deste ja te agradeço

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Nestes casos, mesmo que melhore um pouco com a cirurgia, é muito difícil normalizar.

    A FIV é efetivamente a melhor opção.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  27. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    O urologista pode avaliar melhor, mas é difícil normalizar somente com cirurgia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  28. fabioeugenio disse:

    Oi Bruno,

    Se for uma varicocele importante, sim. Seu urologista pode avaliar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  29. fabioeugenio disse:

    Oi Rosy,

    Depende dos outros parâmetros do espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  30. Heitor disse:

    Bom dia Dr. Fabio,

    Notei que de um mês pra cá meu esperma está muito diferente do que era. Está saindo em menor quantidade e muito liquido. Nunca foi assim.

    Poderia ser algum sintoma de Varicocele?

    Att…

  31. fabioeugenio disse:

    Oi Heitor,

    Consulte um urologista para avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  32. Leonardo disse:

    Dr° Fábio, fui diagnosticado com varicocele aos 17 anos, no momento o médico informou que não seria o caso de intervenção cirúrgica, aos 20 anos nasceu meu primeiro filho e aos meus 24 anos nasceu minha filha.
    Porém sinto muita dor, será que o melhor agora é operar para acabar com as dores?

  33. fabioeugenio disse:

    Oi Leonardo,

    Tem que definir se a varicocele é causa das dores. Converse com seu urologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  34. Letícia disse:

    Olá! Meu marido foi diagnosticado com varicocele grau 3, ele irá fazer a cirurgia, existe grandes possibilidades de namorar certo e nos nao pudermos ter filhos?

  35. fabioeugenio disse:

    Oi Letícia,

    Depende do espermograma. Mas mesmo se não melhorar, vocês podem recorrer aos métodos de reprodução humana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  36. Vagner disse:

    Boa tarde!

    Fiz uma biopsia e estou com problema de atrofia no testiculo, e na biopsia constatou que tenho espermatozóides…
    Qual o melhor caminho a se seguir?

  37. Letícia disse:

    Dr!
    Mesmo com a
    Cirurgia a probabilidade do espermograma ser diminuída é grande ?

  38. fabioeugenio disse:

    Oi Vagner,

    O ideal é que no momento da biópsia já tivessem sido congelados os espermatozoides encontrados, para realização da FIV com ICSI nos óvulos de sua companheira.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  39. fabioeugenio disse:

    Oi Letícia,

    Nem sempre. Mesmo com varicocele, o espermograma pode ser normal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  40. Fabrício disse:

    Doutor se eu tiver varicocele eu posso ter filhos ?

  41. Marly Rodriguez disse:

    Oi Dr meu esposo tava com varicocele fez cirurgia a um mês eu fiz TDs exames não tenho nada depois da operação posso engravidar com quantos meses

  42. fabioeugenio disse:

    Oi Fabrício,

    Quase sempre sim, mas depende do grau de alteração do seu espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  43. fabioeugenio disse:

    Oi Marly,

    A melhora do espermograma, quando ocorre, pode demorar de 3 a 6 meses. Mas antes disso já pode ir tentando.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  44. Charlene disse:

    Oi Dr Fábio,meu esposo foi detectado varicocele bilateral,o urologista orientou que seria cirúrgico,foi realizada a cirurgia no dia 18/04/2016,percebi que o esperma estar com odor diferente mais forte,será algum problema ou é normal?

  45. fabioeugenio disse:

    Oi Charlene,

    Tem que informar o urologista que operou.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  46. Cristina disse:

    Dr. Boa tarde!
    Meu marido fez um espermograma pq estamos tentando engravidar a 8 meses e o espermograma deu 0% de motilidade (em tudo A, B, C e D) e a contagem de espermatozoide deu baixa, sendo o grau severo em torno de 8 milhões, além da viscosidade ter dado aumentada, o urologista suspeita de varicocele e ele irá realizar a ultrassom, mesmo dando essa alteração grave no espermograma e se for confirmada a Varicocele é possivel engravidar normalmente após a cirurgia? Com a cirurgia será reversível a infertilidade nesse caso que o espermograma deu tão alterado?

  47. rosi disse:

    Dr.meu esposo foi diagnosticado no doppler com varicoceles ,e o espermograma dele deu na observação que tinha Oligospermia.o urologista falou que ele precisara passa por uma cirurgia .
    gostaria de saber qual a chance de eu engravida antes da cirurgia e depois da cirurgia deste já agradeço .
    rosi

  48. rosi disse:

    dr. esses são os resultados dos exames do espermograma do meu marido ele foi diagnosticado com varicoceles . me ajude estou desesperada e meu sonho e engravidar . o urologista disse que ele vai passa por uma cirurgia qual a chance de nos temos nosso filho .
    ESPERMOGRAMA
    Valor de Referência
    MACROSCOPIA
    (Segundo a OMS 5º Ed 2010):
    VOLUME
    ……………………………………………
    …………………………….
    : 3,5
    ml
    Acima de 1,5 ml
    pH
    ……………………………………………
    ……………………………………..
    : 8,0
    Acima de 7,2
    VISCOSIDADE
    ……………………………………………
    ……………………
    : Normal
    Normal
    COR
    ……………………………………………
    ……………………………………
    : Branco Opaco
    Branco Opaco
    TEMPO DE LIQUEFAÇÃO
    ……………………………………………
    …….
    : 20
    min
    Até 30 min.
    MICROSCOPIA
    ATIVIDADE
    Valor de Referência:
    RÁPIDOS DIRECIONAIS
    (CATEGORIA A)
    ………………..
    : 50
    %
    Maior ou igual a 50% de espermatozóides
    LENTOS PROGRESSIVOS
    (CATEGORIA B)
    ………………..
    : 35
    %
    com atividade de categoria A e B , ou
    MÓVEIS SEM PROGRESSÃO (CATEGORIA C)
    ………………..
    : 15
    %
    maior ou igual a 25% de espermatozóides
    com atividade de categoria A.
    MOTILIDADE (1 HORA)
    Valor de Referência:
    MÓVEIS
    ……………………………………………
    ………………………………
    : 40
    %
    Acima de 50 %
    IMÓVEIS
    ……………………………………………
    ……………………………..
    : 60
    %
    MORFOLOGIA:
    Valor de Referência:
    94% Normal; 3% Megalo;
    30 % ou mais com formas
    3% Microcéfalo
    normais
    OBSERVAÇÕES: 02 leucócitos por campo (400x); 01 hemác
    ia por campo (400x)
    Valor de Referência:
    ESPERMOMETRIA
    ……………………………………………
    ……………….
    : 6.375.000
    /ml
    Acima de 15.000.000/ml
    Observação:
    Oligoespermia.
    Presença de agregado de espermatozóides.

  49. Priscila disse:

    boa tarde,

    tenho 28 anos e estou casada ha dois anos, depois de inúmeras tentativas de engravidar decidimos ir ao urologista que diagnosticou meu marido com varicocele, ele vai precisar operar. a varicocele dele é bilateral. espero que depois da operação a produção de espermas melhore e eu engravide. gostaria de parabeniza-los pela matéria, pois é a melhor e mais completa que li.

  50. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    Se houver varicocele importante, com a cirurgia pode haver melhora do espermograma.

    Se ainda assim não conseguir gravidez natural, a FIV é uma ótima opção.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  51. fabioeugenio disse:

    Oi Rosi,

    A chance de gravidez depende, além do espermograma, de vários outros fatores clínicos do casal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  52. fabioeugenio disse:

    Oi Rosi,

    Após 4 a 6 meses da cirurgia repete-se o espermograma, para ver o grau de melhora.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  53. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    Obrigado pelo incentivo. Boa sorte para vocês !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  54. nataniel neves disse:

    olá doutor. meu nome é Nataniel, já há muito tempo tenho sentido dores nos testículos, essas dores e por fases tem tempos que não aparecem e tem tempos que aparecem. Em 2015 decide procurar um urologista, fez o exame fisico, e disse que tenho varicocele, aconselhou- me enquanto cedofazer operação. procurei uma segunda opinião medica, e no exame físico, também desconfiou que seje varicocele pediu ultrassonografia,fiz e o e o resultadodo exame dizia que estava tudo bem com os meus testiculos. pediu que eu fizesse um outro exame de a ultrassonografia em outra clinica de sua confiança, e o resultado foi o mesmo, dizia que esta tudo bem comigo. e ele me levou nos seus colegas da mesma area para me avaliarem, e ficaram divididos uns acreditavam que possivelmente seria varicoce e outros diziam que esta tudo bem, por via das duvidas o doutor decidiu não me operar, me receitou penso com gelo debaixo dos testículos e ibuprofeno para acalmar as dores. o que eu quero mesmo é que essas dores não voltem mais, ultimamente as dores voltaram o que eu faço doutor

  55. fabioeugenio disse:

    Oi Nataniel,

    Te aconselho que procure novamente seu urologista informando o retorno das dores.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  56. Michele disse:

    Bom dia Dr. Meu esposo fez um espermograma, azoospermia, em consulta com o urologista o mesmo solicitou US com doppler. Atrofia testicular e varococele. O uro encaminhou para FIV e disse que dificilmente serão encontrados espermastozóides mesmo fazendo punção. Indicou doador anonimo. Nos casos em que você ja teve de atrofia testicular existe a possibilidade de ter espermatozóides?

  57. Wanessa disse:

    Oi Dr.!
    Meu esposo fez a cirurgia de varicocele no mês passado, pois queremos engravidar e o espermograma dele deu alterado.
    Quanto tempo depois ele pode repetir o espermograma?

    Podemos repetir este mês? (1 mês após a cirurgia?)

    Obrigada desde já.

  58. fabioeugenio disse:

    Oi Michele,

    A possibilidade é bem menor quando há atrofia importante, mas ainda assim pode-se procurar por micro-TESE.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  59. fabioeugenio disse:

    Oi Wanessa,

    A melhora, quando ocorre, pode demorar um pouco mais (3 a 6 meses).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  60. Julie Anne disse:

    Olá doutor! Meu marido foi diagnosticado com varicocele na adolescência. A três anos tivemos nosso primeiro filho. Queremos engravidar de novo e gostaríamos de saber se é possível. Sabemos que ele é fértil, mas será possível ele ficar infértil?

  61. fabioeugenio disse:

    Oi Julie,

    É preciso ele fazer o espermograma para avaliar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  62. ronilson gomes disse:

    Oi doutor mim chamo ronilson sou casado a 2anos estou com dificuldade de ter filhos fiz um espermograma deu alterado fiz uma ultrassom deu custo epidemio e varicocelli grau 1 Médico optou por cirurgia será que tenho chance de ter filhos

  63. Oi mim chamo ronilson sou casado a 2 anos estou tentando ter um filho e não consigo fiz um espermograma deu alteração
    Motilidade
    A 4,7
    B 13,0
    C 14,3
    A+B=31a32
    A+B+C=32A42
    Fiz um ultrassom deu custo epidemico e varicosseli grau 1 o médico aconselhou cirurgia será que consigo ter filhos

  64. fabioeugenio disse:

    Oi Ronilson,

    Provavelmente sim. Dependendo do espermograma pode ser gravidez natural, ou através dos tratamentos de reprodução humana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  65. Fátima disse:

    Bom dia de..gostaria de saber se quem tem
    Diagnóstico de esperma mortos pode consegui
    Filho..ex:tem dois filhos e no espermograma deu como infértil

  66. fabioeugenio disse:

    Oi Fátima,

    Primeiro é preciso consulta com urologista para avaliar se tem como melhorar. Se necessário, a Fertilização in-vitro com ICSI pode ajudar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  67. Maria disse:

    Oi Dr. Meu marido tem 40 anos e n consegui ter filhos e foi diagnosticado com varicocele, caso ele faça a cirurgia pode haver a possibilidade de ter filhos apesar da idade?

  68. Jeovana disse:

    Meu marido tem varicocele e não quer operar tem outro modo para ter filho sem a operação

  69. Naldo disse:

    Olá Dr. Fábio, operei da varicole grau 3 no dia 04.07, a cicatrização ocorreu muito bem, tomei os remedios corretamente, ontem dia 13, por achar q já estava tudo calmo, sem dores, corte praticamente fechado, acabei me masturbando levemente, fiz muito errado em fazer isso ? Li em alguns lugares que não haveria problema em fazer sexo (não foi o caso) caso a pessoa estivesse se sentindo bem…Outra dúvida é percebi que ejaculei um volume maior, o que não estava acontecendo antes, a varicoceles causaria dificuldade pra ejacular, devido as varizes possivelmente pressionando o testículo e o canal seminal ?

  70. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Depende de como ficar o espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  71. fabioeugenio disse:

    Oi Jeovana,

    A depender do espermograma pode fazer a inseminação ou a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  72. fabioeugenio disse:

    Oi Naldo,

    Estas informações são fornecidas pelo urologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  73. Pedro disse:

    Boa noite Dr. Eu fiz emobilização do varicocelo e a enfermeira disse-me para não ter relações sexuais durante um mês. Isto é normal?

  74. Luiz disse:

    Dr. Fábio a cinco meses fiz uma cirurgia de varicocele aço da estou com dor no local da cirurgia e meu esperma esta parecido com puzz. Tem alguma relaçã? Estou fazendo o espermograma mas vai demorar. Obrigado 1

  75. gabriella disse:

    Meu namorado tem 17 anos e foi diagnosticado com varicocele 3 grau, quele ainda pose ter filhos quais são as chances?

  76. fabioeugenio disse:

    Oi Pedro,

    Siga as orientações da sua equipe médica (urologista).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  77. fabioeugenio disse:

    Oi Luiz,

    Deve haver alguma alteração não esperada. Consulte o urologista que lhe operou.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  78. fabioeugenio disse:

    Oi Gabriella,

    Pode sim. Nem sempre a varicocele altera o espermograma do homem.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  79. Vanilson disse:

    Dr. Fábio Eugênio, minha esposa esta tentando ficar gravida ha 6 meses e não fica, os exames dela esta tudo normal, já os meus de
    Hidrocele á direita e Varicocele á esquerda o Espermograma esta normal com 5 dias de abstinência.

    Com o espermograma normal ainda posso ter filho sem precisar fazer FIV?

    No. Espermatozoides/ml = 98,3 milhões/ml
    Vr: superior a 20 milhões/ml

    No. Espermatozoides/ejac = 393,2 milhões/ejac
    Vr: superior a 40 milhões/ejaculação

    O que o Dr mim indica?

  80. Erica disse:

    Boa Tarde
    Dr. meu esposo fez cirurgia de varicocele 03/06/2016, é necessário fazer outro espermograma de imediato para analisar a qualidade da ejaculação? achamos que diminuiu a quantidade, isso é possível?

  81. fabioeugenio disse:

    Oi Vanilson,

    Se o espermograma está normal, e os outros exames também, podem tentar naturalmente por até 1 ano.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  82. fabioeugenio disse:

    Oi Erica,

    O resultado somente aparece depois de 3 a 4 meses. Conversem com o urologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  83. Doutor fiz uma cirurgia varicocele pq tinha varicocele grau 1e o espermograma deu concentração 4,5 motilidade
    Progessiva13
    Não progessiva32
    Imóveis 55
    Fiz a cirurgia mais o médico não mim deu esperanças de melhoras ele falou que a cirurgia e para nao piora e ai vc acha o mesmo?
    E também ele não mim deu nenhuma orientação sobre abstinência sexual e quantos dias para fazer sexo?

  84. Milena disse:

    Meu esposo tem varicocele ele ja tem um filho ele pode ter outro

  85. Valdeides.Ribeiro disse:

    Doutor meu filho tem varicocele , se ele operar ele pode tocar tuba depois da operação, ele é musico.

  86. fabioeugenio disse:

    Oi Ronilson,

    Se a varicocele é leve, é difícil haver melhora significativa.

    Mas aguarde o período de fazer o novo espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  87. fabioeugenio disse:

    Oi Milena,

    Pode sim, se o espermograma continua normal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  88. fabioeugenio disse:

    Oi Valdeides,

    Acredito que sim, mas tem que se informar com o urologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  89. Tamiris Jacinto disse:

    Boa tarde Dr, meu esposo fez a cirurgia de varicocele dia 29/06/2016, gostaria de saber se temos chances de conseguir engravidar já nesses primeiros meses, ou se teremos um resultado somente após alguns meses da cirurgia?

  90. Carlos disse:

    Boa noite!
    Fiz um espermograma no início deste ano com apenas 500.000 espermatozóides por ml e em, abril fiz cirurgia de varicoce e 3 meses depois meu espermograma deu 13.000.000 por ml. É um bom resultado? Daria pra ter uma perspectiva para os próximos meses? Qual seria?

  91. Adriana disse:

    Meu marido foi diagnosticado com atrofia testicular e em um testículo varicocele, nos espermograma que ele fez deu zerado, se ele fizer a cirurgia de correção da varicocele pode encontrar depois algum esperma?

  92. fabioeugenio disse:

    Oi Tamiris,

    Depende do espermograma dele. Mas a melhora maior somente após alguns meses.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  93. fabioeugenio disse:

    Oi Carlos,

    Foi uma melhora espetacular, e agora o valor está muito próximo do normal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  94. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    É muito difícil reverter a azoospermia, mas é importante que um urologista examine e dê parecer.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  95. Carlos disse:

    Obrigado Dr. Fábio Eugênio!
    Estou na expectativa de melhoras e de resultados positivos (ser pai).
    Um abraço!
    Carlos.

  96. JESSICA CUNHA disse:

    Olá doutor, meu marido tem 36 anos e foi diagnosticado com varicocele bilateral moderada. O espermograma deu muito alterado com cerca de 19% de espermatozóides viáveis. Há muitos anos ele sente fortes dores e os episódios são frequentes. Estamos há mais de 1 ano tentando tendo relações sem prevenção e não conseguimos engravidar.
    O problema é que ele tem um filho de 7 anos, fruto de um relacionamento ocasional (não matinha relações frequentes e nem tinha compromisso com a mãe da criança), e a criança não parece em nada com ele e nem com a família dele. Meu marido é bisneto de chineses. A mãe da criança já tinha 41 anos quando engravidou.O urologista dele aconselhou um teste de paternidade, mas disse que ele poderia estar com um quadro menos pior há 8 anos atrás, quando supostamente a engravidou. O que o Sr. sugere? Obrigada pela atenção.

  97. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    Realmente existe uma variabilidade grande de produção no homem, e há 8 anos o espermograma dele poderia ser melhor.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  98. cripsi88 disse:

    Ola Dr, fiz dois exames de espermograma que deram 92% dos espermas mortos e fiz a medicação com vitaminas C e a E, o terceiro teste deu 60% vivos 25% imoveis e 15% mortos, o urologista diz que tenho varicocele bipolar, sera que com vitaminas posso engravidar sem cirurgia?

  99. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Você pode tentar gravidez natural. Se não conseguir, a cirurgia de varicocele pode melhorar seu espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  100. Marcela disse:

    Olá, feita a cirurgia de varicocele de 3 grau á 5 anos , pode ter filhos?

  101. Simone alves disse:

    Boa Noite tenho 47 anos sou hipotiroidismo
    Não tomo remédio para evitar gravidez
    Namoro um rapaz de 46 anos e ele tem varicocele
    Corro o risco de engravidar????

  102. Maria Helena disse:

    Olá Dr; gostaria de saber quais são as desvantagens q podem ocorrer após uma cirurgia pela vário celeiro?

  103. Raica disse:

    Dr .meu marido tem varicocele.mas engravidei duas vezes com aborto de reptição pode ser da varicocele?

  104. fabioeugenio disse:

    Oi Marcela,

    O primeiro passo é fazer espermograma atual.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  105. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    Existe chance na sua faixa de idade, mas muito baixa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  106. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Após cirurgia de varicocele? Em geral não há “desvantagens” quando a cirurgia é bem indicada e executada.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  107. fabioeugenio disse:

    Oi Raica,

    Não há relação direta entre varicocele e risco de aborto.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  108. JEANE disse:

    Dr. Fábio,
    Boa tarde!!

    a oito meses estou tentando engravidar recentemente meu marido fez exames e a ultrasom dele vei com a seguinte nota: Nota-s dilatação do plexo pampiniforme bilateralmente com fluxo ao doppler durante manobra de valsalva.
    varicocele bilateral.
    isso quer dizer que não poderei ter filhos? ele terá que fazer cirurgia?

  109. fabioeugenio disse:

    Oi Jeane,

    O que determina o potencial de fertilidade do homem é o espermograma, não o exame de ultrassom !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  110. vanessa lourenço ozorio disse:

    gostaria de saber se meu marido sera fertil pq é a segunda cirurgia q ele vai fazer ele tem 20 anos .. e nos gostaria de ter um filho sera q ele vai poder?

  111. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Depende do espermograma pós-cirurgia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  112. sandra disse:

    Tenho um filho de dois anos a mais ou menos isso meu marido tem sangramento quando ejacula e fez um espermograma e foi determinado que todo a os espermas estão mortos

  113. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    O primeiro passo é ele consultar um urologista para descobrir a causa deste sangramento, e tratar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  114. Bruno santos disse:

    Doutor Fábio fiz a cirurgia a 4 meses atrás e minha namorada esta gravida de 1 mês isso e possível ?
    Obs : não fiz espermograma

  115. Bruno sousa disse:

    Doutor fiz cirurgia de varicocele. Olha moh noiz vai pega conversa com sua mae e si ela pergunta si noiz queria noiz vai fala qe nao porq si fala sim vai ser mt mt mais difícil 4 meses atrás e agora minha namorada esta gravida. mais nao fiz o espermatograma pra saber sobre imfertidade .
    Mais nesse caso depois da cirurgia poderia ter filhos normais de qualquer jeito?

  116. Fabrícia disse:

    Bom dia Dr.!
    Gostaria de saber se ajuda após a cirurgia de varicocele tomar Clomid? Meu marido operou em junho deste ano, o número aumentou de 10.000.000 para 17.000.000, mas a motilidade continua ruim com somente 10% de formas vivas após 1 hora e com movimentos não direcionais. ..

  117. Fabricia disse:

    Boa noite!

    Eh possível o uso de finasterida, por 10 anos, acarreta aborto de repetição?
    Primeiro: anebrionaria
    Segundo: perda 6 semanas após batimentos identificado se audíveis.

    Em outro relacionamento tive uma gravidez a termo muito bem sucedida. Idade atual: 35 anos.

  118. fabioeugenio disse:

    Oi Bruno,

    É possível sim, desde que seu espermograma estivesse com níveis razoáveis.

    Muitas vezes a varicocele nem altera o espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  119. CRISTINA disse:

    OI BOA TARDE DR FABIO !
    MEU MARIDO FEZ A CIRURGIA DA VARICOCELES ,GOSTARIA DE SABER DEPOIS DE QUANTO TEMPO PODE MOS AVALIAR SE ESTA TUDO CERTO,E EM QUANTO TEMPO A MULHER JA PODE COMECAR A TENTAR ENGRAVIDAR.

    OBRIGADA.

  120. Roseli disse:

    Olá dr boa tarde.
    Eu e meu esposo estamos tentando engravidar, a um período descobrimos que ele tenha varicocele ele operou já tem 4 meses mas os exames não está sendo satisfatório
    Você acha que deve esperar mais alguns meses para ter uma melhor qualidade nos espermas?

  121. fabioeugenio disse:

    Oi Fabrícia,

    O uso do Clomid neste caso é empírico – sem evidência que funcione com certeza.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  122. fabioeugenio disse:

    Oi Fabrícia,

    Não conheço estudo científico correlacionando uso de finasterida com aborto de repetição.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  123. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    O espermograma deve ser feito após 3 a 4 meses, mas mesmo antes já pode tentar gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  124. fabioeugenio disse:

    Oi Roseli,

    Pode aguardar até 6 a 8 meses pós-cirurgia para ver se melhora.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  125. Andréa disse:

    Olá Dr. Fábio… Boa tarde
    Tenho um volume aumentado do útero (adenomiose?) E meu esposo varicocele com contagem do espermograma de 12 milhões… É possível engravidar naturalmente ou só após a cirurgia da varicocele???

  126. fabioeugenio disse:

    Oi Andréa,

    É possível, mas a possibilidade de gravidez natural é baixa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  127. Angelina disse:

    Ola boa noite meu maridfez espemograma deu qui ele tem 3.000milhões de espematozoide vivos …ele tem varicosele se ele fizer a cerurgia pode melhora as chancis de pode engravida..obrigada desde de ja aguado a resposta

  128. Ana Paula disse:

    Bom dia!!O espermograma do meu esposo está sempre alterado ou seja faz um está bom faz outro está ruim.Para realizar o espermograma qts dias são ideais de abstinência ?Se ficar muito tempo sem.fazer sexo altera o espermograma?Tem algum remédio que consegue melhorar a qualidade?

  129. fabioeugenio disse:

    Oi Angelina,

    Pode haver melhora sim, mas é difícil normalizar !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  130. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    Existe sempre uma variabilidade – normal. E o tempo de abstinência indicado é de 2 a 3 dias.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  131. Erivania disse:

    Oi Boa noite meu esposo fez a cirurgia de varicocele já faz 8 meses e ainda não engravidei existe algum remédio que posso nos ajudar nesse processo de almentar e melhorar o espermatozoide.

  132. Michele disse:

    Olá doutor! É verdade que um homem que tem varicocele só pode engravidar uma mulher de 3 e 3 anos.

  133. Juliana disse:

    Boa Tarde DR Fabio

    Eu e meu esposo estamos juntos 5 anos, desde então não consigo engravidar, fui na minha ginecologista e fui diagnosticada com policistos no ovário, e ele fez o exame de espermograma, porem o exame dele deu que ele só tinha 40 mil de esperma, veio escrito que era (POBRE)

    Gostaria de saber tem tratamento para ele?

    E se tiver, se demora muito e se é muito complicado ?

    Desde já agradeço!

    ABS

  134. Jamile disse:

    Olá
    quanto tempo para engravidar depois da cirurgia d
    De varicocele

  135. fabioeugenio disse:

    Oi Erivânia,

    Não existe medicação específica. Ele já repetiu o espermograma?

    Olá,

    Obrigado por acessar nosso blog. Por favor me informa sua idade, e cidade onde mora.

    Qualquer dúvida pode me contactar neste e-mail.

    Nossos telefones para agendamento: (85) 3047.8080 e (85) 9.9909.0227

    Atenciosamente,

  136. fabioeugenio disse:

    Oi Michele,

    Não faz nenhum sentido esta afirmação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  137. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Ele deve ser avaliado por um urologista. Mas em geral o tratamento para obter gravidez é a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  138. fabioeugenio disse:

    Oi Jamile,

    Não há tempo determinado. Em geral quando ocorre melhora do sêmen é após 3 a 4 meses.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  139. CarlosSilva disse:

    quero parabenizar pela controtrução desse artigo,que tem muita informação util,que vem a nós leitores estar bem imformado do dia a dia.muto obrigado pela imformação.

    posso dilvulgar nas rede socias?

  140. Clara disse:

    Olá Dra Fábio, me tire uma dúvida, meu marido fez um espermograma e a soma de A e B dele deu 16% onde a foi 0 b 16%, c 4% e d 80%. no caso do volume deu 1,5ml. esse exame foi sia 12/12.e o teste de eosina deu 70%mortos. depois fez outro exma no dia 03/01 onde A deu 0, B 20%, C 10% e D 70%. Ele tb está com a testosterona baixa e esta fazendo regime mas o medico disse q isso não iria melhoras a motilidade. Fez tb um exame de ultrasson e geu varicocele grau 1 unilateral. o medico disse q se operar pode não resolver muita coisa e disse pra gente fazer fiv! O q o senhor acha ???

  141. fabioeugenio disse:

    Oi Carlos,

    Pode divulgar sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  142. fabioeugenio disse:

    Oi Clara,

    A fertilização in-vitro (FIV) é uma excelente escolha nos casos de fatores masculinos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  143. Raquel disse:

    Dr, no dia 20/01/17 meu esposo ao tocar o testículo verificou a presença de um caroço, no dia 25/01 fomos ao urologista e ao exame de toque o urologista disse que parecia ser um cisto, ocorre que no mesmo dia fizemos a ultra com doppler e foi diagnosticado varicocele grau II. A unica coisa que o medico disse e que a doença prejudica a fertilidade masculina. Nós ja temos uma filha com 3 anos e meio, e gostaríamos de ter mais um filho. O que teremos que fazer para saber se a fertilidade dele esta comprometida?

  144. Malu disse:

    Olá Dr Fábio ! Meu marido tem varicocele grau 1 de um lado só mas o espermograma dele e mto ruim ! É indicado a cirugia ?

  145. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    Ele deve fazer um espermograma para avaliar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  146. fabioeugenio disse:

    Oi Malu,

    É preciso urologista avaliar, mas a possibilidade de melhora neste caso é pequena.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  147. Frankplumn disse:

    Outra grande causa de infertilidade masculina a infec o do trato genital. No entanto, embora a infec o do trato genital possa estar ligada com infertilidade em estudos epidemiol gicos, uma correla o entre micro organismos em particular e a infertilidade n o foi estabelecida

    [url=http://en.gravatar.com/3weekdietnews]three week diet pdf

  148. Bryan disse:

    Dr. eu tenho varicocele com dilatação de 2 mm a 3 mm e muito grave?
    meu espermograma deu :

    Abstinencia previa…………..: 5
    ANALISE FISICO QUIMICA:
    Tempo de liquefacao………….: Inferior a 30 – minutos
    Aspecto…………………….: Opalescente homogeneo
    Cor………………………..: Branco opalescente
    Viscosidade…………………: Diminuida
    Volume……………………..: 2,6 – ml
    pH…………………………: 8,1 maior ou igual a 7,2
    CONCENTRACAO:
    Numero de espermatozoides/ml….: 48.700.000 maior ou igual a 15.000.000/ml
    MOTILIDADE:
    Total (moveis)………………: 37,0 maior ou igual a 40,0%
    Progressiva (grau “a” + “b”)….: 21,0 maior ou igual a 32,0%
    Nao progressiva (grau “c”)……: 16,0 – %
    Imoveis (grau “d”)…………..: 63,0 – %
    MORFOLOGIA:
    Formas normais………………: 5,0 maior ou igual a 4,0%

    a motilidade esta bem ruim. Com todos estes resultados ainda ha possibilidade de ter uma gravides normal?

  149. Bryan disse:

    Dr Fabio,
    tenho varicocele de dilatação de 2 mm a 3 mm e meu espermograma deu motilidade ruim. Espermograma segue abaixo:

    Abstinencia previa…………..: 5
    ANALISE FISICO QUIMICA:
    Tempo de liquefacao………….: Inferior a 30 – minutos
    Aspecto…………………….: Opalescente homogeneo
    Cor………………………..: Branco opalescente
    Viscosidade…………………: Diminuida
    Volume……………………..: 2,6 – ml
    pH…………………………: 8,1 maior ou igual a 7,2
    CONCENTRACAO:
    Numero de espermatozoides/ml….: 48.700.000 maior ou igual a 15.000.000/ml
    MOTILIDADE:
    Total (moveis)………………: 37,0 maior ou igual a 40,0%
    Progressiva (grau “a” + “b”)….: 21,0 maior ou igual a 32,0%
    Nao progressiva (grau “c”)……: 16,0 – %
    Imoveis (grau “d”)…………..: 63,0 – %
    MORFOLOGIA:
    Formas normais………………: 5,0 maior ou igual a 4,0%

    É possível haver gravides natural desta forma?

  150. Doutor no espermograma do meu marido deu leucócitos. .mesmo assim posso engravidar? ?

  151. fabioeugenio disse:

    Olá Anderson,

    Apenas a motilidade um pouco diminuída. Nada importante.

    Mas se está tendo dificuldade para engravidar consulte especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  152. fabioeugenio disse:

    Oi Allana,

    Pode sim. Mas a depender do total de leucócitos, ele pode precisar de algum tratamento antibiótico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  153. francisco gomes disse:

    fiz cirurgia de varicocele com 12 anos, só que nunca fiz exame de espermograma, existe alguma possibilidade de eu não ser fertil?

  154. fabioeugenio disse:

    Oi Francisco,

    Existe, mas somente é possível determinar pelo exame de espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  155. Gisele disse:

    Olá, Boa noite!
    Dr. o espermograma do meu marido deu concentração 5x106sptz/ml, motilidade: A;3% e B;50% e conclusão oligozoospermia severa.
    A US Doppler: observa-se ectasia e tortuosidade das veias do plexo pampiniforme à esquerda. “Não se detecta refluxo significativo ao Doppler durante as manobras respiratórias de esforço”.
    Conclusão: sinais de varicocele à esquerda.
    No nosso caso, o que seria recomendado fazer na sua opinião? tendo em vista que eu tenho 32 e meu marido 40. Em nosso caso, na sua opinião seria mais indicado fazer uma cirurgia, partir para inseminação ou para uma fiv?

  156. fabioeugenio disse:

    Oi Gisele,

    Com este nível de espermograma, o tratamento mais efetivo é a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  157. Renan de Oliveira Almeida disse:

    Boa tarde Dr.
    Fiz uma cirurgia de varicocole em 05/10/2015.
    No meu espermograma antes da cirurgia (17/07/2015) estava dando as seguintes informações.

    *MORFOLOGIA
    TIPICOS 7%
    ATIPICOS 93%

    *MOBILIDADE
    PROGRESSIVOS (RAPIDOS +LENTOS) – 10%
    MOVEIS NÃO PROGRESSIVOS – 10%
    IMOVEIS – 80%

    *VITALIDADE
    VIVOS – 44%
    MORTOS – 56%
    —————————————————————————————

    Após 6 meses de recuperação fiz um novo espermograma que deu esse resultado:

    *MORFOLOGIA
    TIPICOS – 5%
    ATIPICOS -95%

    *MOBILIDADE
    PROGRESSIVOS (RÁPIDOS OU LENTOS) – 1%
    MOVEIS NÃO PROGRESSIVOS – 5%
    IMOVEIS – 94%

    *VITALIDADE
    VIVOS – 22%
    MORTOS – 76%
    ————————————————————————————–

    E ESSA SEMANA (13/03) FIZ UM NOVO EXAME E DEU ESSE SEGUINTE RESULTADO:

    TESTE DE VITALIDADE :62% DE ESPERMATOZOIDES VIVOS.

    MORFOLOGIA ESTRITA : 2% DE ESPERMATOZOIDES SEM
    ALTERAÇÃO NA FORMA,SENDO QUE 32%DAS ALTERAÇÕES ENCONTRAM-SE NA CABEÇA D ESPERMATOZOIDE,3% NA PEÇA INTERMEDIARIA,0% NA CAUDA E 63% DE ANORMALIDADES DE CABEÇA ,CAUDA E/OU PEÇA INTERMEDIARIA ASSOCIADAS.

    CONTAGEM DIFERENCIAL DE CÉLULAS : A CONTAGEM DIFERENCIAL DAS DEMAIS CÉLULAS PRESENTES NA AMOSTRA,DEMONSTROU 2% DE LEUCÓCITOS,SENDO O RESTANTE,CÉLULAS DA LINHAGEM ESPERMATOGÊNICAS.

    PELAS MINHAS ANALISES AUMENTOU A QUANTIDADE DE ESPERMATOZOIDES VIVOS MAIS A QUALIDADES AINDA ESTA RUIM.SERÁ QUE COM O TEMPO MELHORARA A QUALIDADE APÓS A CIRURGIA?

    PEÇO AO SENHOR ENCARECIDAMENTE PARA ME RESPONDER POIS TENHO MUITA VONTADE DE TER FILHO E NÃO CONSIGO,PRECISO SABER SE ALGO MELHOROU?

  158. fabioeugenio disse:

    Oi Renan,

    Provavelmente, a melhora decorrente da cirurgia já ocorreu.

    Se ainda assim não houve gravidez, melhor recorrer à reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  159. Luciana disse:

    Olá Dr Fábio,

    Estamos nos programando para a 4ª FIV/ICSI, desde o final do 2º ciclo nos foi orientado recorrer ao banco de semen, nos sendo informado que a qualidade dos espermatozoides do meu esposo é muito ruim. Ele faz uso de vitaminas, fez cirurgia de varicocele, usou choriomon, com aumento apenas da quantidade. Tínhamos ainda esperança de conseguir melhorar o resultado final desses ciclos, até que resolvemos conversar com a embriologista da clínica para obter informações mais detalhadas e ela nos informou que 100% dos espermatozoides são microcefalos. Será que ainda temos chances de sucesso? Esses espermatozoides normalmente trazem alteração no DNA espermático?

    Grata,

    Luciana

  160. Suelen disse:

    Boa tarde Dr. Fábio,

    Meu marido tem varicocele desde adolescente e nunca quis operar com medo de não ter mais ereção. Desculpa a ignorância, mas isso é possível?
    A pouco tempo descobrimos que varicocele pode causar infertilidade, mas o fato dele não ter tratado desde cedo pode ter sido mais prejudicial?
    Obrigada

  161. Marci disse:

    Ola Dr.

    Fiz a cirurgia de Varicocele a 4 anos, no exame de espermograma feito recentemente apareceu o seguinte resultado:

    4ml
    15% movimento progressivo direcional rapido
    5% movimento progressivo direcional lento
    35% movimento progressivo não direcional (errático)
    45% imóveis
    Concentração. 6.800.000
    Normais:8%
    Anomalia cabeça: 42%
    Anomalia de Segmento: 30%
    Anomalia de cauda : 20%

    A partir deste resultado, tenho condições de engravidar minha parceira?

    Desde já agradeço sua atenção

  162. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Espermatozoides com formato alterado têm maior risco de ter alterações no seu DNA.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  163. fabioeugenio disse:

    Oi Suelen,

    A indicação de operar é se estiver alterando o espermograma e causando subfertilidade no casal. E não interfere em nada na ereção.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  164. fabioeugenio disse:

    Oi Marciano,

    Gravidez natural é difícil. Mas existe boa chance com os tratamentos de reprodução assitida – a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  165. Julia disse:

    Olá doutor,, meu amigo tinha varicoceles é problema com espermas, após a cirurgia ele engravidou mais depois deu probelma,, queria saber se teria como em menos de 2 meses feito a cirurgia conseguir engravidar e dar problema logo em seguida

  166. fabioeugenio disse:

    Oi Júlia,

    Em 2 meses não tem ainda como haver melhora decorrente da cirurgia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  167. maiara disse:

    Dr espermograma deu volume 3,10
    ph 8,0
    vitalidade 30%
    formas anormais 4,0
    espermatozoide tipo a 7%
    espermatozoide tipo b 23%
    espermatozoide tipo c 8%
    espermatozoide tipo d 62%
    espermatides 2
    espermatocitos 3
    espematozoide por ml 162.100.000
    espermatozoides por enjaculação 502.510.000
    meu marido ta tomando vitamina az e vitergan zinco ? e eu indux sera que engravido?

  168. fabioeugenio disse:

    Oi Maiara,

    A concentração está boa. Os outros parâmetros não deu para avaliar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem