Um estudo recém publicado na prestigiada revista NATURE confirma que cientistas japoneses conseguiram “produzir” em laboratório, a partir de células testiculares imaturas de camundongos, espermatozóides maduros. E o mais animador é que estes espermatozóides produzidos foram injetados em óvulos de camundongos fêmeas, e deram origem a embriões que transferidos ao útero das fêmeas resultaram no nascimento de crias saudáveis.

A técnica pode ajudar a revelar os mecanismos moleculares envolvidos na formação dos espermatozóides, podendo ainda auxiliar no tratamento da subfertilidade e na preservação de fertilidade do homem.

Os biólogos vinham tentando produzir espermatozóides maduros em laboratório há quase um século. O processo sempre era interrompido na fase de “meiose” da espermatogênese (processo de formação e amadurecimento dos espermatozóides). Nesta fase a célula permuta seus cromossomos e se divide em duas, cada uma com metade dos cromossomos originais, e com isto se forma o espermatozóide maduro, apto a fertilizar o óvulo. Em laboratório os cientistas nunca conseguiam ultimar este processo e avançar na formação do gameta.

Os cientistas japoneses descobriram que as condições propícias para que esta meiose se completasse poderiam ser obtidas através da substituição do meio de cultura onde as células testiculares imaturas eram imersas. O sucesso veio quando eles substituíram o soro fetal bovino por um meio de cultura livre de soro que normalmente é utilizado para cultivar células-tronco embrionárias.

Fragmentos de tecido testicular imaturo de camundongos recém-nascidos, após várias semanas neste meio de cultura diferente, passaram a apresentar células com metade do conjunto de cromossomos e muitas com flagelos semelhantes à cauda de espermatozóides maduros. Estas células foram injetadas em óvulos, formaram-se embriões que deram origem a crias (camundongos) saudáveis.

Os próximos desafios são repetir todo o processo com sucesso, e estudá-lo detalhadamente para , quem sabe, em um futuro próximo, a técnica possa ser usado na espécie humana. Homens que estivessem com risco de infertilidade por tratamento de câncer poderiam congelar tecido testicular sabendo que futuramente espermatozóides maduros seriam obtidos a partir deste tecido.

Além disso a técnica pode auxiliar em vários outros problemas de infertilidade masculina.

38 Comentários para “Novidade na Reprodução – Espermatozóides Amadurecidos Em Laboratório”

  1. MARIA REJANE disse:

    BOM DIA, MEU NOME REJANE
    TENHO UM SONHO DE GRAVIDA, MAIS NÃI CONSIGO, JÁ FIZ UMA TENDEI UMA FERTILIZAÇÃO, NÃO CONSIQUE, NÃO SEI PORQUÊ, PRECISO MUITO DE UM COM SELHO, TENDO, DE NOVO,  SÓ QUE  E MUITO CARO, GASTEI TUDO QUE EU TENHA, MAIS UMA VEZ, NÃO SEI SI VOU CONSIQUE DENHEIRO, PARA PAGAR TRATAMENTO,  MORO EM MANAUS/AM, MEU FON: (092) 3622-1262, 9351-6102, PEÇO AJUDA, TENHO 43 ANOS,

  2. fabioeugenio disse:

    Olá Rejane,

    Realmente na sua faixa de idade procuramos indicar o método de reprodução assistida que ofereça as melhores chances de gravidez no mais curto espaço de tempo. E este tratamento é a fertilização in-vitro (FIV).

    Porém aos 43 anos, suas chances mesmo com a FIV são limitadas, devido à qualidade dos óvulos. Devemos avaliar a possibilidade de uma FIV com óvulos doados pois aumentaria muito suas chances de gravidez.

    Trabalhamos ainda com o programa ACESSO que possibilita a FIV por um custo menor.

    Qualquer outra dúvida pode me contactar.

  3. maria silva disse:

    ola. preciso de uma ajuda , tenho 30 anos  sou  casa da a 10 anos .nunca  ingravidei. meu marido fez varios espermogramas e o resultado foi azoospermia.nao sei oque fazer ..me  ajude preciso  de orientaçao de ajuda.nao sei quanto custa um tratamento .como faço pra consegui um tratamento q eu possa pagar.para q em breve eu  realize meu sonho.ja to ficando em depressao eu peço a deus todos os dia da minha vida.para ajudar a realizar esse sonho.meu email.écida.jsilva@hotmail.com.

  4. fabioeugenio disse:

    Olá Maria,

    Você tem uma idade ótima para engravidar. No caso de azoospermia o tratamento indicado seria a fertilização in-vitro (FIV) com ICSI, sendo os espermatozóides obtidos por biópsia testicular.
    Qualquer outra informação me contacte no drfabioeugenio@gmail.com

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. fernando disse:

    oi dr fabio tenho varicocele eu e a minha esposa nao tamos conseguindo ter um bb sera q com a fertilizacao nao e melhor chances d conseguir abracos brigado

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Fernando,

    Se seu espermograma está alterado, a fertilização (FIV) pode te oferecer excelentes chances de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. michelele disse:

    ola sou michele tenho 36 anos fiz laqueadura a 5 anos e quero ter um bebê quero saber quanto fica inciminaçao incruindo a medicaçao e se voces parcela obrigado…

  8. fabioeugenio disse:

    Oi Michele,

    O custo total, incluindo medicação, é entre 14 a 15 mil reais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  9. Eliane disse:

    Olá Dr. Fábio Eugênio,
    Há quatorze anos, nove meses e uns dias que sonho em ser mãe, mas ainda não consegui. Quando estava com sete anos de casada, procurei uma clínica em reprodução humana e fiz uma inseminação artificial, porém não deu certo.Neste período antes do tratamento, eu fiz uma série de exames(hormônios, histerossalpingografia,videohisteroscopia, entre outros), sendo todos com diagnóstico normal), o meu esposo fez também vários exames(bolsa escrotal, espermograma, capacitação do sêmen, entre outros, constando também tudo normal). Na época não fiz outra inseminação, devido falta de recursos financeiros. Em 2008, surgiu outro médico e outra clínica, fiz até duas sequências de ultrasom seriada para a inseminação, mas em nenhuma das sequências o médico acreditou que tinha possibilidade de fazer o tratamento. No ano seguinte, insisti com o tratamento na mesma clínica anterior, fiz a inseminação, todavia mais uma vez “decepção”. Mais tarde, fui informada por outra médica que no meu caso só restaria a opção de fertilização in – vitro, todavia muito distante das minhas possibilidades, mas com o programa acesso renovei a esperança e passei a juntar o valor necessário para o tratamento. Em 2010, apesar do recurso financeiro no limite, tentei e consegui fazer a fertilização in-vitro. Na aspiração dos óvulos foram retirados 14 óvulos, mas só sete serviu e destes apenas para a fecundação e só formou apenas três embriões. Infelizmente foi tipo C. Mais uma vez recebi a decepção do não,ou seja, não consegui. Eu e meu marido ficamos arrasados… O tempo passou mas não desisti de tentar. Hoje tenho 34 quatro anos e meio e meu marido 40. Será que eu ainda tenho chance de consegui ou é melhor esquecer de uma vez por todas? Não consegui ainda nem o valor para uma tentativa, pois é um tratamento muito caro, mesmo assim sei é possível.

  10. fabioeugenio disse:

    Oi Eliane,

    Mesmo com todas as dificuldades, você tem idade boa, e certamente ainda tem chances de gravidez.

    Numa próxima tentativa, é importante mudar a estimulação ovariana para tentar obter embriões de melhor qualidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  11. orlando disse:

    olá Dr. Fábio eu e minha esposa somos um casal que em meio a tatos casos de infertilidades nos consideramos o pior por não ter a oportunidade de sermos pais. a 20 anos lutamos por um filho, minha esposa engravidou por duas vezes mas só segurou por 7 semanas, já tentamos por varias vezes mas nunca sentir nenhum entusiamos dos médicos, a ultima tentativa foi por uma clinica de fertilização em invicto mas não tivemos condições financeira de seguir em frente, nesse momento descubro esse programa e a minha duvida é que tenho 45 anos e minha esposa 43, gostaria de saber se há ainda alguma chance de sermos pais? minha esposa é diabetica, e agora apresentou um problema na tireide.

  12. fabioeugenio disse:

    Oi Orlando,

    Existe possibilidade sim através dos tratamentos, mas ela precisa estar com os problemas clínicos controlados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  13. Raquel disse:

    olá Doutor.Meu marido ja fez exames e comprovaram que os espermatozoides dele nao amadurecem e fica dentro do testiculo.Não connsigo engravidar,Qual tratamento você me sugere.,Me ajude .

  14. fabioeugenio disse:

    Oi Raquel,

    O tratamento é tentar conseguir alguns espermatozoides maduros através de biópsia testicular, e realizar a ICSI.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  15. Priscila disse:

    olá bom dia!!!! Meu marido as vezes sente dor no testículo direito já fez ultrassom não constou nada o que possa ser? ele fez espermograma deu Ovais normais 05 % Amorfos 95 % o que significa??

  16. joise souza disse:

    oi meu nome é joise tenho 29 anos e meu marido 33 tem 4 anos tentando engravidar e ñ consigo fiz vários exame de hormônios deu td normais e a ultra vaginal contatou ovário policistico e o do meu marido deu varicocele e hidrocele ele fez a cirurgia e depois de 6 meses ele fez o espermograma sò melhorou 20% será que tenho chance de realizar o meu sonho de ser mãe e o que de fazer

  17. clemilda disse:

    oii meu nome é cliemilda tenho 37 anos,sou casada a 16 anos a 15 anos tento engravidar,e não consigo.O médico disse que meu marido talvez tenha varicosele mais ele não fez essa cirurgia,eu tentei pelo método de tirar o espermatozoide dele e colocar em mim,porém 2 vezes que tentei minha gestação não passou de 7 semanas…o que pode ter acontecido?ainda tenho chance te engravidar por outro método?ou a cirugia da varicocele no meu marido resolveria o meu problema?

  18. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    Morfologia de Kruger 5% é um resultado normal!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  19. fabioeugenio disse:

    Oi Joise,

    Se já passaram 4 anos, melhor recorrer aos métodos de reprodução assistida: inseminação , ou FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  20. fabioeugenio disse:

    Oi Clemilda,

    Somente há indicação de cirurgia da varicocele se o espermograma estiver alterado. E deve-se investigar a causa dos seus abortos de repetição.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  21. Mary disse:

    Boa Noite Dr.

    Faz dois anos que eu meu esposo estamos tentando ter um filho, apos algumas tentativas em vão meu esposo resolveu fazer alguns exames e no espermograma detectamos que ele tinha azoospermia, Pra muitos urologista informaram nossas chances seriam zero, procuramos um centro clinico de reprodução onde meu esposo fez uma micro tese e os especialistas informaram que ele tinha espermas imaturos que madureciam para chegar a fecundar e gerar Bebe.

    Gostaríamos muito de saber se tem tratamento para amadurecimento de espermas e como devemos proceder. Pois já gastamos mais de 20mil com FIV e com esperma de doador e não obtivemos sucesso nos decepcionamos.

    Obrigada Pela Atençao

    Mary

  22. fabioeugenio disse:

    Oi Mary,

    O processo é exatamente fazer a micro-TESE para procurar espermatozoides maduros. Não há medicação específica para amadurecimento de espermatozoides.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. joice disse:

    Ola doutor.

    Estamos fazendo o tratamento fiv porém ainda nos ultrasom o meu médico diagnosticou que não esta tendo o desenvolvimento que resultado que esperava e que talvez teremos que enterromper, o que acontece nesses casos. Tenho 31 anos e estou no 8 dia de medicação.
    Pode nos ajudar.

  24. fabioeugenio disse:

    Oi Joice,

    Deve-se reavaliar a reserva ovariana, e tentar um esquema diferente de estimulação ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  25. mirian disse:

    minha esposa tem um sonho de ser mae ela tem 23 ano ela quer fazer UMA FERTILIZAÇÃO.pois eu queria sabe quanto e mais o menos isso
    pois e o grande sonho dela ser mae;

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Mirian,

    O custo médio da FIV, incluindo medicações, é de 15 a 17 mil reais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  27. Debora disse:

    Olá com quanto tempo o espermatozoide amadurece nos testículo?

  28. fabioeugenio disse:

    Oi Débora,

    O ciclo de vida do espermatozoide é em torno de 2 meses, quando então é renovado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  29. Regina disse:

    Bom dia Dr. Fábio,
    Eu e meu marido estamos tentando a mais de anos ter um filho, ele fez o exame de espermograma e o resultado foi a azoospermia, logo após realizou a biopsia e foi constatado que ele é estéril. O médico nos informou que poderíamos optar por um doador, mas ele não aceita essa hipótese, gostaria de saber se há mais algum procedimento que poderíamos estar procurando?

  30. fabioeugenio disse:

    Oi Regina,

    Dependendo do tecido encontrado na biópsia, e de exames genéticos, pode-se avaliar a possibilidade de encontrar espermatozoides através de Micro-TESE.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  31. junior disse:

    qual a melhor tecnica para cirurgia de varicocele dr??

  32. fabioeugenio disse:

    Oi Júnior,

    Através de exames, o Urologista pode definir para você.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  33. fabia disse:

    Boa Noite Dr.Sou casada ha 6 anos. Tenho 31 anos e meu marido tem 36 anos.E faz 2 anos q tento engravidar, mas nada! Fizemos exames e foram constado q meu marido e esteril de nascenca.O sen
    hor acho q ainda temos chance ds ter o nosso filho? Diga alguma possibilidade

  34. fabioeugenio disse:

    Oi Fábia,

    Se ele tem azoospermia, pode-se tentar captar espermatozoides dos testículos por micro-TESE.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  35. Alcids disse:

    Bom dia Dr, eu fiz a reversão da vasectomia, eu tinha 6 anos de tempo entre a vasectomia e a reversão, tem 33 dias que eu fis a reversão, fiz o espermograma e deu zerado, eu tenho 41 anos e minha esposa 18 anos. Minha dúvida é a seguinte, meus testículo está doloridos, eles pode voltar a produzir espermatozóides ou não, o que devo fazer.

  36. fabioeugenio disse:

    Oi Alcides,

    Aguarde mais um pouco para repetir o espermograma. Se ainda estiver zerado, há possibilidade de captar espermatozóides nos testículos para realizar a FIV com ICSI.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  37. Joana disse:

    Boa Noite. Tenho 23 anos e vou fazer uma inseminação artificial pois estou com uma mulher.. já fiz análises e está tudo bem
    Só preciso beber mais água. Quais são as minhas chances de conseguir a primeira ? Obg

  38. fabioeugenio disse:

    Oi Joana,

    Depende de sua idade, mas as chances médias na inseminação são de 12 a 20% por tentativa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem