×
Blog

Saiba como ocorre a Ovulação

8 de novembro de 2010

Os ciclos menstruais obedecem às interações de hormônios (FSH e LH) produzidos em uma glândula situada no cérebro, a Hipófise, com hormônios produzidos nos Ovários (estrógeno e progesterona). Sob ação do hormônio FSH, um folículo ovariano, como são denominados o conjunto de células contendo um óvulo imaturo em seu interior, inicia seu desenvolvimento. O ovócito I (óvulo em uma fase inicial da divisão celular) desenvolve-se através de um tipo de divisão celular chamado meiose.
Durante o desenvolvimento folicular, as células secretam estrógeno, o hormônio responsável pela determinação e manutenção das características sexuais secundárias femininas como o alargamento dos quadris, desenvolvimento das mamas e de pêlos nas axilas e púbis. Outra importante função do estrógeno é provocar a proliferação das células do endométrio, que é a camada mais interna do útero e estimular a liberação do hormônio LH pela hipófise.

Em menos de 24 horas aumenta-se acentuadamente a concentração de LH, que provoca a ruptura do folículo maduro, com liberação do óvulo (ovulação). O óvulo, capturado pelas fímbrias da tuba uterina, permanece apto para fecundação  por aproximadamente 30 horas, considerado período fértil da mulher. Após o rompimento do folículo, as células foliculares dão origem a uma estrutura glandular, conhecida como corpo lúteo (sob ação do LH), que passa a produzir doses crescentes do hormônio progesterona, cuja ação acentua o espessamento e vascularização do endométrio. Cerca de quatro a seis dias após a fecundação, o endométrio estará apto para receber o embrião.

A progesterona passa a inibir a produção de FSH e LH pela hipófise. Com a queda do hormônio LH, o corpo lúteo  regride (transforma-se em corpo albicans), que é inativo. Consequentemente, há redução da taxa de progesterona e estrógeno. Sem estes hormônios, o endométrio não se mantém e sua camada mais superficial se descama: é a menstruação (caracterizada por um sangramento que, normalmente, dura de três a sete dias). A primeira menstruação, chamada menarca, costuma acontecer entre 11 e 15 anos de idade. Conheça as fases do ciclo menstrual:

FASE MENSTRUAL

corresponde aos dias em que está ocorrendo sangramento. Normalmente, dura de 3 a 7 dias.

FASE PROLIFERATIVA (ESTROGÊNICA): 

período de secreção de estrógeno pelo folículo ovariano, que se encontra em desenvolvimento. Duração variável (10 a 20 dias), a depender da velocidade de amadurecimento do folículo e do óvulo.

FASE SECRETORA (LÚTEA; PROGESTERÔNICA):

Inicia-se após a ovulação e se caracteriza pela ação da progesterona. Nesta fase, o útero está pronto para receber o embrião (é a nidação). Duração média de 12 a 14 dias.

FASE PRÉ-MENSTRUAL (ISQUÊMICA): 

período que antecede a próxima menstrual, caracterizando-se pela redução das taxas de estrógeno e progesterona, quando o endométrio deixa de receber seu suprimento sangüíneo. Nesta fase, que dura 2 a 3 dias, pode haver pequenas perdas sanguíneas em borra (spots), antes da descamação total do endométrio (menstruação).

Caso a mulher mantenha relação sexual no período fértil, pode haver fecundação – encontro do espermatozóide com o óvulo e formação do embrião. Os sintomas mais comuns da ovulação são: dor abdominal semelhante à cólica devido à liberação do óvulo, a eliminação (pré-ovulatória) de um muco vaginal transparente com aspecto de clara de ovo e, após o período, um leve aumento de temperatura corporal (0,5 graus).

Entre o 5º e o 7º dia após a fecundação, a massa de células que constitui o embrião se implanta no endométrio (nidação), que se encontra bem desenvolvido pela ação dos hormônios estrógeno e progesterona. Com a nidação, o trofoblasto (células do embrião que formarão a placenta) passa a secretar gonadotrofina coriônica humana (HCG) que mantém o corpo lúteo ativo e, assim, a taxa de estrógeno e de progesterona não diminui.  Por isso, a mulher grávida não menstrua. Cerca de 15 dias após a fertilização, havendo nidação, já é possível detectar a presença do HCG no sangue – teste de gravidez (beta positivo !!!!). Por volta da 14ª semana de gestação a placenta está formada e também secreta progesterona e estrógeno, mantendo assim a gravidez até o termo (9 meses).

2 Comentários para “Saiba como ocorre a Ovulação”

  1. edylla santos disse:

    ola bom dia, meu nome é edylla menstruei dia 04 do 08 normalmente como todos os meses ,mas dia 26 do 08 veio de novo só q por apenas 02 dias de cor rosado e morrom no final. era pra ter vindo dia 01 do 09 e ate agora nada, e cinto umas colicasinhas bem leve e rapidas .

Deixe uma resposta

Mensagem