Mulheres que se submetem a Fertilização in vitro (Fiv) com óvulos congelados tem praticamente as mesmas chances de gravidez se comparadas as que utilizaram o processo com óvulos “frescos”. Para chegar a esta conclusão, foram analisados 600 óvulos e o índice de gestações bem-sucedidas alcançou 43,7% para os vitrificados e 41,7% para os frescos. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Valenciano de Infertilidade, vinculado a Universidade de Valência, na Espanha. Este estudo mostra que com a evolução das técnicas de criopreservação, principalmente pela vitrificação, a qualidade dos óvulos ou embriões é cada vez melhor preservada, aproximando-se muito das chances de sucesso alcançadas nos ciclos "a fresco".

 

7 Comentários para “Óvulos frescos e congelados possibilitam as mesmas chances de gravidez através da FIV”

  1. Evelyn disse:

    Olá!! Tenho 39 anos. Solteira e sem namorado. Gostaria de saber se é viável fazer o congelamento de óvulos nessa idade. Tenho dúvidas quanto a qualidade dos óvulos nessa idade. É comum econtrarmos artigos abordando a fertilização e o congelamento de embriões , mas pouco em congelamento de óvulos. Farei o exame da reserva ovariana no próximo ciclo. Muito ansiosa pelo resultado…Aguardo sua opinião. Parabéns pelo site ( excelente conteúdo ) e pela sua disponibilidade em responder pessoas que nem conhece.

  2. fabioeugenio disse:

    Oi Evelyn,

    Se você não pretende engravidar logo, é uma excelente precaução deixar óvulos congelados para uso futuro.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  3. lucia pereira disse:

    ola

    congelei meus óvulos antes da minha cirurgia de endometriose, agora preciso fazer FIV e não sei se utilizo meus óvulos congelados ou frescos. Existe alguma diferença? por eu ter feito o congelamento ainda com endometriose, existe a chance da qualidade dos óvulos não serem boas? consegui congelar 11 óvulos.

    muito obrigada

  4. fabioeugenio disse:

    Oi Lúcia,

    Mesmo que estes óvulos tenham qualidade comprometida, somente pode-se avaliar pela fertilização (ICSI) e análise dos embriões formados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  5. maria sena disse:

    boa noite!

    no caso de recorrer a ovulos de dadora criopreservados, fecundados por outro homem que nao o meu marido, isso significa que o bebe nao tera os meus genes apesar de ser gerado por mim? No futuro, o grupo sanguineo e diferente? ha alguma possibilidade de o meu filho saber que nao e “meu”?

    muito obrigado pela sua ajuda

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Os genes serão dos doadores de sêmen e óvulo. Através de exame de DNA esta situação pode ser detectada.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem