lidando-ansiedade-engravidar-medicina-reprodutiva-dr-fabio-eugenio

É bastante comum encontrar um casal que, após decidir que chegou hora de ter um filho, se surpreenda com a demora da concepção. E, quando o tempo vai passando e o desejo não se realiza, a ansiedade vai tomando conta dos dois, podendo se transformar numa grande sentimento de frustração, o que só atrapalha ainda mais o processo.

O desequilíbrio emocional pode alterar os níveis hormonais, afetando a possibilidade de concepção, daí a importância de procurar um especialista que possa esclarecer as dúvidas e diminuir a ansiedade do casal. Em certos casos, é normal que se leve até um ano para atingir o objetivo. Para se ter uma ideia, um homem e uma mulher saudáveis, com idade inferior a 35 anos, que mantêm relações sexuais frequentes, tem em média, 20% de chances de engravidar a cada mês.

Outra boa dica é aproveitar o período fértil. Manter relações em dias alternados nestes dias também melhora a qualidade do sêmen, aumentando a possibilidade de concepção. Uma terceira, e imprescindível, medida é ter uma rotina de exercícios e alimentação saudável. Fumar e beber estão fora de cogitação. É preciso tomar cuidado até mesmo com o peso. A falta ou excesso de gordura no corpo afetam a fertilidade. Nas mulheres, causam a irregularidade no ciclo menstrual. Nos homens, provocam problemas relacionados à qualidade e quantidade dos espermatozoides.

Fora isso, existem os casos em que há a necessidade de um tratamento médico. Nestes, o ideal é procurar um especialista logo que suspeite da possibilidade de algum problema no sistema reprodutivo. Caso seja diagnosticada a infertilidade, ainda assim não há razão para desesperança. A medicina reprodutiva possui métodos avançados para tornar real o sonho de se constituir uma família. Novamente, deve-se procurar controlar a ansiedade, mesmo que com apoio psicológico,  para enfrentar todo o processo. Pode parecer complicado, mas os papais e mamães que superaram os desafios nunca se arrependeram de esperar.

592 Comentários para “Lidando com a ansiedade para engravidar”

  1. grazyelle disse:

    sou muito anciosa, e estou frustada pois ja faz 2 anos de luta indutor, e nada naum consigo controlar , tenho uma lista de NEGATIVO  acho que nunca vou conseguir mas no fundo naum desisto fk com DEUS!

  2. Grazyelle,

    Não desista. O caminho às vezes é difícil, mas as recompensas, muito maiores, certamente virão. O indutor é um tratamento mais simples, que costumamos usar em casais jovens por 4 a 6 meses. Procure investigar sobre algum tratamento mais especializado.
    Boa sorte !!

  3. MICHELE disse:

    OLA BOA TARDE, TENHO UMA DUVIDA, MINHA MENSTRUAÇÃO É IRREGULAR TENHO CICLO DE 24 OU 25 DIAS, FIQUEI MESTRUADA NO DIA 11/07 E ERA PRA VIM DIA 05/08 E ATE AGORA NADA, FIZ UM TESTE DE FARMACIA NO DIA 08/08 E DEU NEGATIVO E NO DIA 10/08 FIZ O BETA QUE TAMBEM DEU NEGATIVO, O QUE SERA QUE ESTA ACONTECENDO? SERA QUE PODE ME AJUDAR?

  4. oi dr Fàbio Eugénio queria porquer nâo engravido estou muito triste meu sonho esta muito longe mais sera vou ser mâe eu queria lidando com a ansiedade para engravidar

  5. amanda disse:

    EU QUERO ENGRAVIDA MAIS NAO TPU COMSEQUINDO NAO COMO  QUI EU FAZO PRA ENGRAVIDA

  6. fabioeugenio disse:

    Olá Amanda,

    A medicina reprodutiva oferece vários tratamentos efetivos. Baseados na sua idade e nos exames reprodutivos seus e de seu marido, podemos determinar qual o tratamento mais adequado para vocês. Portanto, o primeiro passo é procurar um especilaista.

    Qualquer dúvida pode me contactar.

    Atenciosamente,

  7. roseli disse:

    quero engravidar mas nao consigo me ajude o que devo fazer

  8. rayane disse:

    eu quero em gravida mais e porque? eu teu  famasau?

  9. fabioeugenio disse:

    Olá Roseli,

    O primeiro passo é você procurar um especialista em medicina reprodutiva. Então vão ser solicitados exames para avaliar o potencial reprodutivo seu e de seu cônjuge.
    Qualquer dúvida me contacte.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  10. fabioeugenio disse:

    Olá Rayane,

    Me informa sua idade, e há quanto tempo está tentando engravidar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  11. priscila disse:

    quero em gravida mas nao consigo ja dei 8 anos estou  tentando eu tenho 26 anos ele 27

  12. fabioeugenio disse:

    Olá Priscila,

    Se você está tentando há 8 anos já passou do momento de fazer uma avaliação completa do potencial reprodutivo de vocês. Procure o especialista para fazer os exames de fertilidade.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  13. boa tarde dr ja tem 4 meses que parei de tomar remedio e ainda nao engravidei o que faço tomei anticoncepicional durante 9 anos o que faço

  14. fabioeugenio disse:

    Olá Ana Paula,

    O fato de você ter tomado 9 anos de anticoncepcional não tem o menor problema. E agora, quatro meses tentando é relativamente pouco.

    Dependendo de sua idade, e caso você tenha ciclos menstruais regulares, te aconselho apenas a aguardar um pouco mais.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  15. magui maria disse:

     
    oi Dr Fábio , boa noite..bem  eu  só  quero dizer  q  preciso muito de ajuda..estou desesperada…choro  dia  e  noite..pois  não consigo  engravidar…e  o  pior  de tudo..não  tenho  dinheiro para  fazer tratamentos mais  profundos.. são muito  caros..não  sei  o q  fazer…estou  depressiva…
    tenho  41 anos…tem  como  me  ajudar??
    por  favor..me  de um auixilio..
    obrigado.

  16. fabioeugenio disse:

    Olá Margarete,

    Não fique desesperada. Farei tudo ao meu alcance para ajudá-la. Preciso saber mais dados de sua história, como a causa da subfertilidade, e que tratamentos você já fez.
    Me contacta no e-mail para passar estas informações.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  17. gislani disse:

    oi o meu nome e gislani ha 03 anos sou casada e nao tomo remedio e nao consigo engravidar, mim ajuda dotor, as vezes perco ate as esperanças, eu tenho 20 anos eu ja fiz exame e o  medico disse que eu nao tenho nada e so ansiedade, mas eu nao sei dotor se e isso mesmo mim der uma soluçao. obrig.

  18. gislani disse:

    Oi Dr. gostaria muita de ter uma oportunidade de falar com vc, pra vc tirar minhas duvidas ou melhor te perguntar como devo fazer pra mim engravidar, Dr. o mair sonho e de ser mãe e nao sei se vou conseguir um dia mas eu nao perco as esperanças, eu tenho fé em Deus que um dia eu vou conseguir. mim responde Dr. quero saber a sua resposta. fique com Deus vc e sua familia um abraço.

  19. fabioeugenio disse:

    Oi Gislani,

    Para começar te digo que fique tranquila. Você tem idade excelente para engravidar. Como já se passaram três anos, é preciso fazer exames seus e de seu marido. “Somente ansiedade” não é causa de subfertilidade. Procura consultar um especialista para encaminhamento dos exames.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  20. tenho 31anos e meu marido tem 26 anos e  7anos que tentamos ter um filho,mas ele tem pouco esperma so 8milhoes,ja tomou remedios  e nada  e problema nao e meu pois tenho uma filha de 16 anos que nao e dele.o urologista disse pra ele tamar muita vitamina C,e gostaria muito de mas um  filho,pois e meu sonho  e dele.oque voce  me diria.abraços

  21. Dr. Fabio mim ajude, estou desesperada. Amanhã é meu aniversário completo 39 anos, o sonho de ser mãe esta chegando ao fim, tive uma gravidez ectópica tubária há 2 anos tive que retirar a trompa esquerda, e a trompa direita estar obstruida, detectou atravé da Histerossalpingografia. Pelo amor de Deus mim ajude.

  22. fabioeugenio disse:

    Olá Sirlene,

    Em primeiro lugar parabéns pelo aniversário !!
    Em segundo, não fique desesperada pois a medicina reprodutiva pode efetivamente ajudá-la. No seu caso, a fertilização in-vitro (FIV) oferece excelentes chances de gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  23. fabioeugenio disse:

    Oi Lucilene,

    A depender dos outros parâmetros seminais como a motilidade e morfologia, definimos se o mais adequado seria a inseminação intrauterina, ou a fertilização in-vitro.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  24. jusara disse:

    oi boa tarde fabio  eugenio  sou louca pra ter outro filho mais eu fiz minha ligacao com 23  anos e agora quero  ser mae de novo so que tem o poblema minhas trompa e cortada o que devo fazer

  25. fabioeugenio disse:

    Oi Jusara,

    A depender de sua idade, e de exames seus e de seu marido, podemos optar pela reversão da laqueadura, ou a fertilização in-vitro.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  26. ussai buaro disse:

    ola meu nome e ussai buaro tou a tentar  engravidar ja la vai sete anos e no janeiro deste ano fui inscrever no maternidade alfredo da costa chamarm-me pa ir fazer exeme de sangui mas ate agora nao-me dezeram nada nao sei ?

  27. ussai buaro disse:

    por favor dr ajude-me tou desesperada porque a familia do meu marido ta-lhe empurar pa outra e eu nao quero que isso  aconteça. nos amamos por favor ajuda-me. ja dois anos teve gravidez etopica tiraram trompa dereita so tenho esquerda sera que posso conseguir com aquela esquerda? 

  28. fabioeugenio disse:

    Olá Ussai,

    É fundamental que seja feito o exame de HISTEROSSALPINGOGRAFIA para saber se sua trompa restante (esquerda) está com funcionamento normal.

    Caso esta trompa esteja comprometida, ainda resta a opção da fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  29. Isabel disse:

    tenho um quisto no lado direito do ovário, e uma trompa que não funciona , será que conseguirei engravidar?

  30. fabioeugenio disse:

    Olá Isabel,

    A mulher pode engravidar com apenas uma trompa. E este cisto de ovário deve ser tratado.

    Assim você poderá engravidar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  31. STEFANNY disse:

    TOMEI REMEDIO DURANTE 3ANOS TOMEI PRIMEIRO O MICROVILAR POR 1 ANO PASSEI PRO CICLO 21 TOMEI 2 ANOS Q AGORA FAZ 1 MES Q PAREI COM O MERCILON SER AQ DEMORA MTO PRA MI EMGRAVIDAR ?

  32. fabioeugenio disse:

    Oi Stefanny,

    O anticoncepcional tomado não vai interferir em nada na sua fertilidade atual.

    O tempo médio esperado para gravidez é de 4 a 5 meses, a depender de sua idade.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  33. regina disse:

    tenho 19 anos não egravidei por que meu marido fez a vasectomia a 15 anos atras e disfez a 09 meses tem 14milhoes espermatosoide tenho chace de egravidar

  34. fabioeugenio disse:

    Oi Regina,

    A concentração (14 milhões) está um pouco diminuída, porém não é impeditiva de uma gravidez natural. É fundamental ainda sabermos sobre a motilidade espermática e a morfologia, para avaliar o potencial de fertilização do sêmen.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  35. Fernanda disse:

    dr.Fábio
    olá gostaria mto de saber como é feito esse exame histerossalpingografia?e doi mto??
     
    ABRAÇOS

  36. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    A histerossalpingografia é um exame de raio X do útero e trompas, cujo objetivo principal é analisar a cavidade uterina e a permeabilidade das trompas.
    Causa um pouco de incômodo (cólicas) mas é fundamental para avaliar o potencial reprodutivo da mulher.
    Pode realizar sem medo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  37. Jane mary disse:

    Ola Dr.Fabio?
    Sobre sua pergunta,
    Moro em  Fortaleza- ce : B,  Maraponga
    Brigada pela força, já fiz o cadastro, acredito que vou conseguir, e continuando o assunto, eu ainda não tomei nem um medicamento para tentar engravidar, e gostaria de tentar primeiro o da ovulação, tenho esperança que com esse tratamento com seu acompanhamento realizarei meu sonho.

  38. fabioeugenio disse:

    Oi Jane,

    Fico à disposição na ajuda que precisar.

    Vamos conseguir esta gravidez !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  39. jessica disse:

     
    ja tem 3anos q tento engravidar eu temho21 anos e ñ consigo o q eu fasso??? ja tive uma gravides e perdi mais ñ consigo mais o q devo fazer agora???

  40. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    Após mais de um ano de tentativa de gravidez sem sucesso, todo casal deve realizar exames de avaliação do seu potencial reprodutivo, principalmente exames hormonais, ultrassom, histerossalpingografia, e espermograma.
    Consulta com um especialista para melhor orientação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  41. meu nome ivone tenho 32 anos e tenho 4 filhos so que nas ceram de cesaria .meu marido nao tem filho.gostaria de saber se eu posso fazer outra cesaria

  42. fabioeugenio disse:

    Oi Ivone,

    O útero fica muito fragilizado após 4 cesáreas. É importante saber do obstetra que fez seu último parto como estava a parede do útero (espessura) para decidir se há algum risco em tentar nova gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  43. vanucia haas disse:

    Dr. Fabio me ajude tenho 34 anos tentei duas ensiminações nenhuma deu certo.fiz todos os exames deu tudo bem onclusive a histero. meu marido e azzospermico, o que me indica o que devo fazer 

  44. catarina disse:

     
    eu tou tao triste,ja tou com mais de tres anos qui tento engravidar e n consigo,o meu medico disse qui eu e meu esposo n temos problema nenhum

  45. ´catarina disse:

     
     
    por favor mim ajude, meu marido ta mim deixando louca

  46. fabioeugenio disse:

    Olá Vanúcia,

    Você tentou inseminação com sêmen de doador?

    Será que existe produção espermática nos testículos que permita realizar um fertilização in-vitro (FIV) com ICSI?

    Precisaria de mais detalhes clínicos para te orientar melhor.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  47. jaqueline disse:

    doutor , estava gravida de 1 mes e acabei perdendo o bebe por que ele estava sendo gerado na tronpa esquerda,tive q fazer uma cesaria para retirar a trompa,mais a medica dise q nao precisou.gostaria de saber se posso engravidar de novo.pois quero muito ter outra gravides.no caso se eu engravidar agora,corro algum risco?

  48. fabioeugenio disse:

    Oi Catarina,

    A depender de sua idade, mesmo não havendo alterações de exames, existe indicação de tratamentos de reprodução para incrementar as chances de gravidez.

    Procura consultar com um especialista em medicina reprodutiva na sua cidade.

    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  49. Boa Tarde Dr Fábio  Eugênio!
    Como havia feito alguns questionamentos no mês de Setembro,a respeito da minha FIV, no qual o resultado da minha transferência de embriões congelados o resultado foi negativo, hoje, mais vez venha falar da minha segunda tentativa que ocorreu no sábado dia 1° de Outubro de 2011, fiz transferência  com dois embriões congelados não sei dizer as características dele só sei que a médica Dr Flávia Ricci, me mencionou que um era de 100% e o outro 70%, doutor tenho chances???
    Dessa vez fiz tudo diferente, estou de repouso absoluto desde quando sai da clínica,4 dias trancafiada no sobrado não desci para nada, amanhã quarta-feira vou sair da toca, mas estou tão bem, a única coisa que sinto é muita fome, dor nos seios, leve dor no baixo ventre,muito sono, azia devido ao "LATIFA"esses sintomas eu não tive na primeira tentativa, será DOUTOR???
    Será que é dessa vez, ou isso não quer dizer nada?
    Sei que é muito relativo esses tal sintomas,mas queria apenas saber minhas chances, estou no caminho certo?
    A Virgem Maria passou na frente, tenho Fé!
    Adriana Takahashi 34 anos
    'Nossa escrevi um livro"
    Desde já agradeço!
     

  50. fabioeugenio disse:

    Oi Jaqueline,

    Lógico que você pode engravidar de novo. Existe um risco um pouco maior de nova gravidez tubária, em relação a uma mulher que nunca teve, mas ainda assim este risco é muito pequeno.

    Por isso em qualquer gravidez futura sua deve-se fazer o ultrassom bem precoce (5 a 6 semanas).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  51. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Lógico que você tem chances. Foram transferidos dois bons embriões, você fez o repouso adequado, e está usando as medicações prescritas.
    Os sintomas realmente são muito relativos e inespecíficos. Paciência, até o dia de fazer o exame.
    Estou torcendo muito por você !!
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  52. Bom Dia Dr Fábio Eugênio!
    Obrigada de coração por responder, vou procurar ficar menos impaciente!
    Continue com esse ótimo trabalho,pessoas assim abrem as portas para um futuro melhor!!!!
     
     
     

  53. Daniele disse:

    Tenho 18 anos sou casada há 2 anos há 1 ano tento engravidar mas não consigo ja fiz varios exames estar tudo certo o que faço.

  54. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    A conduta correta é procurar um especialista para realização de exames de avaliação seus, e de seu marido.

    Abraços,

    Dr. Fábio

  55. quero engravidar mais nao consigo
    me ajuda por favor 

  56. vanucia disse:

    Olá Dr. Fabio bom fiz duas insiminação com o semem de doador tomei serofene, gonal e ovidrel. nenhuma deu certo, fiz repouso e dieta alimentar pois meu peso e 58 k. tenho 34 anos e não deu certo fiz a histero e tudo ok comigo porque será que não deu certo?será a ansiedade o que me indica. só um porem eu fumo será que é isto meus folicos eram bons me de um conselho e me indique o que devo fazer. obrigado.

  57. fabioeugenio disse:

    Oi Isabel,

    Me envia mais dados clínicos da tua história, para que eu possa te orientar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  58. fabioeugenio disse:

    Oi Vanúcia,

    O cigarro certamente diminui suas chances de gravidez – já está comprovado cientificamente.

    Além disso, a inseminação é um tratamento mais simples, e na sua faixa de idade a chance máxima de gravidez é de 15 a 20% por tentativa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  59. aline disse:

    D.r quero falar sobre cisto no ovario
      Bom dia,a ultima vez que fiz a ultra–vaginal para saber como estava os cistos elles estavam   com 17 centimetro no ovario direito  apresentando micropoliscitico e no esquerdo volume de 10 centimetro com multiplos foliculos em seu interio.Ja estou a um ano e meio tentando engravida e ainda nada,fui em outra ginecologista e ela disse que esta tudo normal que eo tinha que relaxa oq o D.r me diz? agurado pela sua resposta bjos bom dia

  60. daniele disse:

    Minha mestruação veio dia 5 de outubro quais são os dias para engravidar meu ciclo e de 35 dias

  61. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Após um ano e meio tentando sem sucesso, existe indicação de tratamento. Se o problema for apenas ovários micropolicísticos, a indução de ovulação pode ser uma opção inicial.

    Conversa com tua ginecologista sobre os tratamentos, ou procura um especialista em medicina reprodutiva.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  62. adriana disse:

    D.r estou muito ansiosa para conseguir engravida,ja fiz alguns exames inclusive fiz um transvaginal a pouco tempo e ta tudo normal,meu marido fez um espermograma também deu normal, ja faz 10 meses que tento sem sucesso e tenho medo de nunca conseguir,o senhor pode me responder se pode ser a ansiedade que esta impedindo?me ajude doutor pois não consigo controlar a bendita ansiedade…abraços e que Deus ti abençoe por ajudar todas essas mulheres que sonham em ser mamães..

  63. adriana disse:

    Doutor esqueci de falar minha idade eu tenho 26 e meu marido tem 27 anos..

  64. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    Em um ciclo de 35 dias, o período mais fértil é entre o 16o e 21o dia do ciclo.

    Entretanto, é bom confirmar por exames se você está ovulando adequadamente.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  65. Pricilla disse:

    Tive um aborto retido com 9 semanas e fiz curetagem em agosto. Tomei ac no 1º mês e minha menstruação veio logo apos o termino da cartela. Em setembro não tomei mais o ac pois fui liberada para engravidar novamente. Minha menstruação sempre foi regulada e era p ter vindo dia 29/09, com 2 dias de atraso fiz um teste e deu negativo, com 5 dias fiz um beta e negativo e minha menstruação só veio dia 10/10 com 12 dias de atraso. Eu gostaria de saber se é normal esse atraso depois de uma curetagem e quando a mulher volta a ovular após um aborto com curetagem, visto que, não engravidei em setembro e da gravidez que perdi engravidei no 1º mês de tentativa. Obrigada.

  66. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Realmente você está muito ansiosa, e sem necessidade.
    Primeiro porque você é muito nova (26 anos) e portanto a qualidade dos seus óvulos é excelente. Segundo, porque você está tentando há apenas 10 meses. Como os exames estão todos normais, basta aguardar um pouco mais ( 4 a 6 meses).
    Se ainda assim não acontecer, certamente a medicina reprodutiva tem várias maneiras de te ajudar.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  67. adriana disse:

    Obrigada por ter me respondido doutor Fábio,foi muito bom ouvir sua opinião….grande beijo fique com Deus…

  68. fabioeugenio disse:

    Oi Pricilla,

    Não existe uma regra. Algumas mulheres já ovulam no ciclo seguinte ao aborto. Em outros casos existe uma demora de 2 a 3 meses.
    Portanto, não há problema em você esperara um pouco.
    Se o ciclo ficar muito irregular, fala com o teu ginecologista.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  69. bom dia  doutor quero engravidar mas com esse problema sera q eu consigo. estou fazendo o tratamento com anticoncepcional( selene) o q vc me diz me ajuda ai por favor

  70. gostaria tambem de saber se durante esse tratamento eu posso engravidar ou tenho q acabar o tratamento para poder engravidar.e quanto tempo vou levar para engravidar?

  71. o meu problema è micropolicistico no ovario

  72. adriana disse:

    Boa tarde Doutor Fábio,quero muito tirar uma dúvida,estou tentando engravida tem 10 meses e até agora não conseguir,a um mês a traz fiz um ultra transvaginal e tinha dado tudo normal ai ontem desceu uma secreção parecida com clara de ovo,acho que posso estar no meu periodo fértil, e hoje fui fazer uma outra ultra transvaginal e o médico me falo algo como "cisto folicular" e  eu não sei oque isso significa o senhor por favor pode me explica?
    Desde já lhe agradeço.

  73. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Selene não é tratamento para a síndrome do ovário policístico. O tratamento para engravidar é através de indução de ovulação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  74. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Cisto folicular é formado pelo próprio fenômeno ovulatório. Não tem nenhuma gravidade, e regride espontaneamente, ou com tratamento hormonal.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  75. ADRIANA disse:

    OLA DR..BOM DIA…ENTREI POR ACASO NESTE SITE E QUEM SABE NAO SERA MINHA LUZ NO FIM DO TUNEL.TENHO 35 ANOS SOU CASADA A 5 ANOS E AINDA  NAO CONSEGUI ENGRAVIDAR.FIZ VARIOS EXAMES HISTERO,BIOPSIA DO ENDOMETRIO,COITO,VIDEOLAPAROSCOPIA E MEU ESPOSO TAMBEM .O MEDICO DISSE Q ESTAVA TUDO NORMAL….SINCERAMENTE ESTOU PERDENDO AS ESPERANÇAS,CHORO MUITO TODA VEZ Q MENSTRUO.TENHO MEDO DE ATE TER UMA DEPRESSAO.POR FAVOR ME AJUDE.Q DEUS TE DE MUITA FORÇA P CONTINUAR AJUDANDO PESSOAS DESFAVORECIDAS COMO NOS…..ABRAÇO.ADRIANA.

  76. Olá Dr.Fabio,me ajude por favor,faço tratamento a 10 anos,descobri que tenho endometriose já fiz duas cirurgias e tive que tirar as duas trompas,fiz o (FIV)fertização in-vitro,consegui engravidar mais perdi os bebes,eu estava entrando na quarta semana,fiz tudo direitinho mais levei um susto logo tive um sangramento,Dr.fiquei super preocupada será que tenho chance de engravidar novamente?Fiz uma ultrasom e visualisou um cisto no ovário direito estou super nervosa me ajude.

  77. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Mesmo os exames estando normais, vocês podem se beneficiar dos métodos de reprodução assistida, seja a inseminação intra-uterina, ou a fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  78. fabioeugenio disse:

    Oi Elizandra,

    Você pode sim engravidar novamente. Qualquer gravidez tem um risco de perda.

    Não desanime. Este cisto de ovário pode ser tratado, e você tentar novamente.

    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  79. Dilma disse:

    Oi Dr.
    Tenho 33 anos e ja fiz uma IA e duas FIV e nao consigo engravidar, meu sonho e ter um filho não sei mais oq fazer pois depois de tantas tentativas fustradas tenho medo de mim decepcionar dinovo oq faço.
    Att Dilma
     

  80. fabioeugenio disse:

    Oi Dilma,

    Você tem idade excelente. Não desista !!
    É preciso reavaliar seu caso com cuidado, para tentar aumentar as chances para uma próxima tentativa.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  81. Marcus disse:

    It’s truly a nice and helpful piece of information. I am glad that you just shared this useful information with us. Please stay us up to date like this. Thanks for sharing.

  82. tenho  um  filho  de   desoito  anos e  gostaria  de  ter  outro  filho  mas  noa  concigo  tirei  uma  transvajinal  qual  o  melho  dia  para  engravida  minha  regra  vem  sempre   no  final  do  mes  para  o  comeso

  83. ola tenho 18 anos sou casada a 2 anos… perdi minha virgindade aos 13 anos com esse homem q sou casada,desde meus 14 anos q tomo anticosepcional passei um ano mas ou menos tomando o NEOVLAR,depois tomei o MICROVILAR ai quando mim casei a minha sogra trabalha num posto de saude e todo mes mim dava remedio q era o LEVEL depois ela ficou mim dando oTRIQUILAR e teve mas dois q nao mim lembro o nome chegou um dia q eu falei eu nao vou tomar mas nenhum desses remedio vai terminar mim complicando quando quiser engravidar.. tinha vezes q quando minha mestruaçao demorava  p ir embora (ela sempre foi irregular mas agora pioro) eu tomava anticonsepcional ´p ela i logo embora esse ano  passou quase seis meses sem vir quando foi em abril ela veio, agora de setembro p ca ela nao veio mas RESUMINDO ja faz 2 meses q tento engravida mas nao consigo FIZ uma USG e deu tudo normal o GEO FALOU Q era p mim fazer um citologico pq na hora da USG senti um pouquinho d dor falou q podia ser uma inflamaçao no ovario direito ate agora ainda nao xegou a autorizaçao do meu ensame pelo PSF daki da PB A usg foi particula saiu o resultado na hora mim ajude hoje senti uma bolinha do menor q uma acerola do meu lado direito quase nao foi bem do lado do ovario foi na altura do umbigo se e q mim entende sera q posso esta gravida sinto tbm uma leve dor no seios ao redor do mamilo esquerdo da p ver minha veias minha barriga tbm esta um pouco enchada sinto muito sono,tou fazendo xixi um pouco mas q o normal,tou tendo mudança d humor(muito chata,qualquer coisa mim irrito) mim ajude MIM ADD no msn natana_miguel_pb@gmail.com ficarei grata bjos

  84.  
    Oi Dr.ja tenho 2 filhas do meu primeiro casamento,hoje estou casada e mais de 2 anos tento engravidar,meu marido ñ tem filhos.em maio fiquei gravida,mais infelismente foi uma gravidez ñ evoluida e em julho tive o aborto retido,e desde entao tenho tentado novamente,e ainda ñ consegui,tenho 37 anos to desesperada,pois esa afetando minha relaçao,estou morando em Portugal,e ando muito ansiosa,cada mes que minha mostra desce fico depre d+ choro dia e noite,me ajuda por favor o SENHOR ACHA Q AINDA TENHO CHANCES DE TER FILHOS..

  85. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiana,
    Somente o ultrassom transvaginal não é suficiente para determinar o motivo da ausência de gravidez.
    Procura um especialista para realizar os exames completos.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  86. fabioeugenio disse:

    Oi Natana,

    Na sua idade, em geral, a fertilidade é excelente. Mas se existe irregularidade menstrual pode estar havendo algum distúrbio da ovulação.
    Estes sintomas que você relatou são inespecíficos. Para saber se está grávida deve fazer o exame de beta-hcg.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  87. fabioeugenio disse:

    Oi Cida,

    Lógico que você tem chance de engravidar novamente. Como está tendo dificuldade, o ideal é que procure consultar em sua cidade um especialista em medicina reprodutiva.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  88. Regina disse:

    Boa Tarde Dr. Fabio.
    Tenho 32 anos e estou tentando engravidar há 5 anos, fui diagnosticada com endometriose no ano passado e já fiz laparoscopia há 7 meses mas, até agora não consegui engravidar. Será que se trata de ansiedade? Como posso fazer para melhorar isso?
    Obrigada. 

  89. Thais Sousa disse:

    Olá Dr. Fábio,
    Sou casada há 7 anos, tenho 29 anos e meu esposo 26 anos, nós usamos apenas o método do coito interrompido, fizemos todos os exames para saber se estava tudo bem, se podíamos engravidar normamelmente e Graças a Deus estava tudo normal, o que ouço nossos médicos dizerem é que estamos ansiosos e que quando relaxarmos a gravidez vai acontecer, meus planos eram ter meus filhos antes dos 30, pelo menos uns 2, mas a coisa tá demorando tanto que não paro de pensar em adoção e parar de vez de tentar engravidar, nunca pensei que poderia enloquecer com algo assim! =)

  90. fabioeugenio disse:

    Oi Regina,

    Se você fez o tratamento cirúrgico da endometriose (videolaparoscopia), pode esperar até 6 meses por uma gravidez natural, já que tem excelente idade (32 anos).

    Após, melhor partir para a reprodução assistida.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  91. fabioeugenio disse:

    Oi Thais,

    Adoção sempre é uma opção válida. Porém, acho precipitado no seu caso.

    Você tem idade excelente para engravidar pelos métodos de reprodução assistida.

    Qualquer dúvida pode me contactar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  92. fabioeugenio disse:

    Oi Thais,

    Você tem idade excelente, e acho precipitado cogitar adoção neste momento.
    Os tratamentos de reprodução assistida oferecem excelentes chances na sua idade.

    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  93. PAULA disse:

    OI DR-  VAZ 8 ANOS QUE EU QUERO EN GRVIDAE E NÃO COMSIGO ,JA FIZ TODOS OS EXAME,A MINHA MEDICA MIM PASSO UM ESPECIALISTA PARA MIM,MINHA MESTRUÇAO E ATRASADISSIMA TEM MÊS QUE NÃO VEM.POR GUE MIM MANDE EU E-MAIL DANDO UMA RESPOSTA BJSSS MIM AJUDE POR FAVOR

  94. PAULA disse:

    OI DR– NÃO SEI O MEU DIA FERTIO PORQUE E TÃO INREGULAR A MINHA MESTRUAÇÃO VEI NO DIA 20-12-2011 NAÕ VEIO AINDA

  95. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Pelos atrasos menstruais você deve ter um problema de ovulação. Como já se passaram 8 anos, deve realmente procurar um especialista para avaliação e tratamento.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  96. fabioeugenio disse:

    Oi Paula,

    Realmente quando o ciclo é irregular fica muito difícil definir o dia fértil sem monitorização da ovulação.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  97. oi! tudo bem? Dr. estou desesperada choro dia e noite não consigo engravidar eo pio de tudo … meu marido fez exame espermograma,  ele nao tem espermatozoide. para ser maeeeeee vou precisa me separa… meu marido tem 40anos e eu tenho 25. tudo que eu mais quero na vida e ser maaeeee!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  98. fabioeugenio disse:

    Oi Kilvia,

    Nada de desespero. A medicina reprodutiva pode ajudar vocês. O primeiro passo é investigar a azoospermia do seu marido, e ver se há espermatozóides viáveis nos testículos.

    Assim pode ser feita uma fertilização in-vitro (FIV) com ICSI. Sua idade é excelente para conseguir gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  99. Eliane disse:

    Olá Drº , fiz a histerossalpingografia estes dias. É verdade que ela aumenta a fertilidade?

  100. fabioeugenio disse:

    Oi Eliane,

    Se existirem tampões mucosos causando semi-obstrução tubária, a histerossalpingografia pode deslocar estes tampões, fazendo uma “lavagem das trompas”.

    Nesse caso pode haver um incremento da fertilidade.

    Porém , não se pode usar o exame como tratamento para engravidar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  101. Michelle disse:

    Dr.
    Tenho 28 anos e meu marido tbm, estamos tentando engravidar a 6 meses e não conseguimos. Já fiz todos os testes e a medica disse que está tudo certo comigo e pediu pra a gente ir tentando pelo menos 1 ano e ela disse que so vai pedir exames pro meu marido depois desse ano. Dr. eu acho muito tempo, queria saber se tem alguma coisa que eu posso tomar pra conseguir realizar meu sonho?? Obrigada que Deus te abençoe

  102. fabioeugenio disse:

    Oi Michelle,

    Se você tem menos 35 anos, realmente pode esperar até 1 ano por uma gravidez natural, principalmente se todos os exames estão normais.

    Após este tempo é que existe indicação de tratamentos de reprodução assistida.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  103. Cristina disse:

    Ola Dr. Fabio!!
    Tenho 35 anos e desde os 17 anos tomei Evanor. Por 15 anos, agora estou querendo engravidar meu esposo tem 28 anos e os exames tanto dele como meus sem anormalidades.Meu ciclo é muito regular de 18 dia.  Fiz durante 6 meses aquele teste de farmacia de fertilidade em nenhum apareceu que estou ovulando. Meu medico sem me passar exames especificos ou algum medicamento me indicou uma clinica de fertilidade de um amigo, nao quero ir direto pq acredito que ficarei mais ansiosa. O que faco? Existe exames que comprovem se ainda tenho ovulos e se estou ovulando? O remedio que tomei por 15 anos pode me prejudicar agora? Estou tentando engravidar a 1 e 6 meses. Obrigada Dr. por sua ajuda. Bj Cris

  104. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    O anticoncepcional que você tomou não prejudica em nada sua fertilidade atual. Para avaliar se está ovulando é preciso fazer exames de hormônios, e ultrassom.
    Melhor procurar um especialista para orientação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  105. oi dr.tenho 33 anos ja tenho um filho de 14 anos estou a dose anos nao consigo engravidar ja fis consulta em tres especialistas mesmo asim nada fis exames e varios de LH.FSH.PROGESTERONA JA NAO ME LEMBRO DE OUTRAS MAIS FIS TODAS ORMONAS NAO TENHO NADA DISEM QUE E ANSIEDADE ESPLICA ME ALGUMAS SUJESTOES DR. 

  106. oi dr.eu sou angolana vivo em angola fis consulta com especialista angolano dr.nao tenho possiblidade para um tratamento ai no brasil por falta de dinheiro mais queria as tuas sujestoes estou desesperada ja nao sei como faser so me resta deus e o senhor

  107. fabioeugenio disse:

    Oi Conceição,

    Certamente não é somente ansiedade que lhe impede de engravidar, pois já se passaram 12 anos !!

    A indicação é partir para os tratamentos de reprodução assistida, inseminação ou fertilização (FIV), a depender dos exames especializados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  108. PRISCILA disse:

    OI DOLTOR FABIO MEU NOME E PRISCILA JA UM TEMPAO QUE ESTOU TENTANDO ENGRAVIDAR MAS NAO ESTOU CONSIGINDO PRECISO DA SUA AJUDA NAO SEI TODAS AS MINHAS AMIGAS CONSEGUIRAO MAS EU ATE AGORA NAO CONSEGUI VC PODERIA ME DAR UM NOME DE ALGUM REMEDIO OU ME DIZER OQUE ESTA ACONTECENDO ESTOU COM MEDO DE SE ESTERIL 

  109. fabioeugenio disse:

    Oi Priscila,

    O mais correto é você procurar um especialista para avaliação e exames. Assim poderá descobrir a causa da dificuldade para engravidar.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  110. oi dr.quero saber quanto custa a inseminacao e o tratamento de(fiv) diga-me o preÇo das duas coisa em usd. em reais.deus abenÇoua voce dr.um dia vou pra la

  111. oi eu tenho um filho de 6 aninhos e quero ter outro mas nao consigo, engravidar de novo oque posso fazer.

  112. rosemeire disse:

    Olá Dr. Parabéns pelo excelente trabalho. Dr. Eu tenho utero bicorno e já fiz vários exames, ultimo agora histeroscopia. Queria saber minhas chances e minha gravidez pode haver riscos. Queria muito uma indicação de um Go de alto risco em sp, na região zona leste. Desde já agradeço.

  113. admin disse:

    Oi Conceição,

    Os custos dependem de alguns detalhes dos tratamentos. Para maiores informações me contacta no drfabioeugenio@gmail.com

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  114. admin disse:

    Oi Eliete,

    O primeiro passo é consultar um especialista para orientações e avaliação reprodutiva.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  115. admin disse:

    Oi Rosimeire,

    Obrigado pelas palavras de incentivo.

    Você pode engravidar naturalmente, e ter uma gravidez tranquila, desde que faça um pré-natal bem acompanhado.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  116. silvana disse:

    dr eu estou presisando muito da sua ajuda a 1 ano e5 meses tomo remedio para ovulaçao mais naõ feis efeito nenhu fis todos exames e acusou pouca quatidade de hormonio eu tomei indux estrofen e progesterona eu tennho 9 anos de casada

  117. fabioeugenio disse:

    Oi Silvana,

    Quando os tratamentos mais simples como a indução de ovulação não funcionam, melhor partir para os tratamentos de reprodução assistida.

    Consulta um especialista.

    Abraços,

    DR. Fábio Eugênio

  118. joicilene disse:

    Bom dia dr. Fabio Eugênio
    Tem 24 anos a dois tento engravidar e não consigo o que posso fazer para realizar meu sonho já estou quase acreditando que eu não vou poder ter filhos pois já tem muito tempo que eu tento e nada oque eu faço Dr. Fabio.

  119. sara sampaio disse:

    Boa tarde Dr.
    Meu nome é Sara tenho 32 anos e vou no 3 tratamento in vitro. Neste mmento estou em repouso pis fiz atransferencia na passadasexta-feira Não consigo controlar a minha ansiedade, queremosmuito ter um filho, pois já andamos há 3 anos nisto! Estou com sintomas esquisios dores de cabeça, dores no fundo da barrga, or vezes uns enjoos, mas é raro. Nos ultimos tb tive dores mas acabou por vir o periodo, mas eram sintomas diferentes. Será que é desta, achaq este sintomas sã normais? Obrigada

  120. sara sampaio disse:

    Esqueci-me de referir que desta ve já estavam congelados do 2º tratamento, nestes casos é na mesma eficaz, pois tiveram congelados cerca de 5 meses.
    Ae quarta-feira estive bem sempre em casa em descanso, a partir de quinta fiquei com sistema completamente alterado cmleamente irritada, econtiuo com essa sensação. E uma sensação a respirar julgo ser asiedade e isso não ajuda nada mas nao consigo controlar. Para alem de n ajudar fumo e sei q pode prejudicar, mas eduzi mt, acho q tb não é aconselhavel deixar derrepente . Aguardo comenario do dr.
    Obrigada mais ma vez
     

  121. sara sampaio disse:

    Outro promenor é qeu sei a causa da minha enfertilidade, é a Endometriose, já fui operada!!!!

  122. fabioeugenio disse:

    Oi Joicilene,

    Fica tranquila pois você tem ótima idade. O primeiro passo é fazer avaliação com um especialista.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  123. fabioeugenio disse:

    Oi Sara,

    Procura ficar tranquila. No dia de hoje você já deve ter feito o beta-hcg. Espero que o resultado tenha sido positivo !!

    Em tempo: as chances com embriões congelados são um pouco menores, mas ainda muito boas. O cigarro prejudica muito: parar de repente não somente é desejável como também aconselhável !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  124. Jacqueline disse:

    Dr. Fabio parei com o Ac a 6 meses e estou tentando engravidar desde então.
    O Dr. tem alguma dica de vitamina ou alimentação que poderia ajudar na fertilidade para mim e meu esposo.
    Eu ja engravidei em abril de 2011 mas sofri um aborto com poucas semanas, e quero muito engravidar novamente.
    Obrigada pela atenção Tenho 26 anos e meu marido 33anos.

  125. Tamires disse:

    Boa Tarde !! Doutor .   Tenho 24 anos ,e o meu esposo tem 32 anos,  temos  4 anos de casados.   So tomei remedios por 1 mes . ele tem pouco espermatozoide. Queremos muito engravidar. mas não temos dinheiro pra fazer tratamento . Me ajude doutor por favor .

  126. Olá doutor, queria muito que me ajudasse, tenho 35 anos tenho um filho com 9, agora estou casada a um ano e meu marido tem 21 anos, a muito tempo venho tentando emgravidadar, acho que uns 4 anos, fui consultar, fiz um exame endovaginal e o édico disse que tá tudo certo, será o que ta acontecendo, por favor me ajude já estou ficando desesperada, todo mês é uma tortura quando vem a menstruação.

  127. sara sampaio disse:

    Olá Dr. Fabio
    Infelizmente deu negativo. Hoje descobri que tinha as trompas obstruidas. Qual é a probabilidade de engravidar'? Existe algum tratamento para desobstruir?
     
    Obrigada

  128. Sara Sampaio disse:

    ola Dr. Fabio
    Julgo ja ter enviado comentario mas desaparaceu.
    Infleizmente resultado foi negativo. Descobriram que para alél da endometriose tinha as trompas obstruidas. O que fazer nesta situação? Tem resolução?
    Obrigada

  129. fabioeugenio disse:

    Oi Jacqueline,

    O que se recomenda é alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, e procurar sempre ter relações no período fértil. Tomar diariamente o ácido fólico.

    Como você é muito nova, pode aguardar até 1 ano por uma nova gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  130. fabioeugenio disse:

    Oi Tamires,

    Vocês têm ótimas idades para engravidar.

    Para informações de tratamento pelo sus, entra no link http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/apos-7-anos-saude-estuda-incluir-fertilizacao-vitro-no-sus-em-2012.html

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  131. fabioeugenio disse:

    Oi Maria Rezene,

    Vocês precisam fazer os exames específicos de avaliação reprodutiva. Consulta um especialista.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  132. fabioeugenio disse:

    Oi Sara,

    A única opção, além da fertilização in-vitro (que tem excelente indicação nestes casos), é tentar uma videolaparoscopia (cirurgia) de desobstrução tubária.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  133. carine disse:

    eu estou tentando engravidar vai fazer 2 anos e ñ consigo , fico desesperada achando que eu ñ posso ter um filho. tento de todo jeito e ñ consigoo
    mais eu ñ vou perder a esperança de ter um filhoo
    bjsss

  134. carine disse:

    oii Doutor estou tentando engravidar vai fazer 2 anos e ñ consigo
    fico desisperada pensando que ñ posso ter filho por favor me  ajuda

  135. fabioeugenio disse:

    Oi Carine,

    O primeiro passo é consultar um especialista para avaliação e tratamento.

    E fica tranquila pois a medicina reprodutiva oferece várias opções efetivas.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  136. oi ! Dr. queria saber , tenho dois miomas no útero se vou poder engravida? e se mioma pode virar  um cancer? sera que opero ou nao ? ja estou com 31 anos de idade e agora dessidi  ser mae, tomara qie nao seja tarde esporo ansiosa um resposta.

  137. Patricia disse:

    Olá dr.  tenho 24 anos, tentando engravidar a 1 ano e meio. Descobri a alguns meses que tenho ovarios policisticos, o melhor tratamento seria apenas o indutor de ovulação clomifeno? Pois tomei por 3 ciclos e ainda não engravidei. 

  138. fabioeugenio disse:

    Oi Angélica,

    Depende dos tamanhos e localizações dos miomas. Conversa com teu ginecologista.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  139. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    O clomifeno é um tratamento inicial, podendo ser feito até por 6 ciclos. Após passamos para outras opções.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  140. FABIANE disse:

    OI DR. FÁBIO,
    TENHO SOP E  GOSTARIA DE SABER  SE O ULTROGESTAN INIBE AOVULAÇÃO QUANDO TOMADO DO 14º DO CICLO EM DIANTE,DURANTE 10 DIAS. OBRIGADA. FABIANE.

  141. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiane,

    O utrogestan é a progesterona natural, e não inibe a ovulação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  142. renata disse:

    DR FÁBIO, gostaria de saber soobre a evolução do beta.

    D19 177,2
    D23 336,4
    D25 475,3
    D31 1.589,0
    D03 1.894,0
    Fiz a eco com 03 semanas, foi visualizado o saco gestacional (6,4mm) e a vesicula.

    Com a sua experiência, teria alguma chance? att Renata borges

  143. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Após no máximo 1 semana da visualização da vesícula vitelina, já deve-se visualizar o embrião com batimentos cardíacos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  144. marcia disse:

    oi dr. sou casada a 11 anos equero engravidar meu marido ja fez varicoceles e te 2 milhoes e possivel engravidar com isso ele tem 33 eu tenho 31.

  145. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Com esta contagem de espermatozoides (2 mi) o tratamento ideal é a fertilização in-vitro (FIV) com ICSI.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  146. Ana Lúcia disse:

    Boa Noite..Dr.Fábio , eu e meu esposo estamos tentando engravidar há qse 3 anos.Ele fz a cirurgia de varicocele há 8 meses e 5 exames de espermograma ( antes e dps da cirurgia) 4 deram zerados- azzospermia e 1 tinha 1milhão( oligospermia). Então o medico dele o urologista Dr.Andre Cavalcanti ( RJ) sugeriu a biopsia testicular e se encontrar espermatozoides realizar a inseminação. é correto esse procedimento? É doloroso? Vai ser viável p nós? Tenho 41 anos e tdo está ate agora ok comigo e ele 38 anos. Aguardo resposta e que Deus continue a lhe abençoar. Um Abraço.Aninha…05/10/2012

  147. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Lúcia,

    O melhor teria sido congelar aquela amostra de espermatozóides que mostrou 1 milhão. Assim poderiam se utilizar estes espermatozoides para a FIV.

    Se no momento existe novamente azoospermia, a melhor opção é realmente a biópsia testicular.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  148. ola doutor,sou rejane presiso de sua ajuda,dia 8 de dezenbro 2011 tive gravides tubaria fis a sirurjia e com ela perdi o meu bebe e a trompa e o ovario esquerdo.apesar de tudo isso contimuo com muita vontadi di ser mae novamenti a tres meses comesei a tentar estou tomando dtnfol mais ate agora nada me ajude doutor

  149. fabioeugenio disse:

    Oi Rejane,

    É importante analisar sua trompa restante, através de uma histerossalpingografia.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  150. Maria Souza disse:

    Oi Dr. Boa noite!
    Tenho 34 anos, tomei ac por mais de 10 anos e parei com o medicamento em março de 2012, entretanto, só comecei a tentar engravidar efetivamente em maio/junho deste ano. Meu rosto e corpo se encheram de acne, estou com pele e cabelos com oleosidade excessiva e desenvolvi uma dermatite perioral, o que me obrigou a parar de tentar engravidar em setembro/2012 e desde então venho tomando tetralysal e me prevenindo. Fiz nova ultrassonografia em setembro e não tenho Sop. Caso seja alguma alteração hormonal, corro riscos de não conseguir engravidar? Alguma orientação, visto que completarei 35 anos em março de 2013? Muito obrigada, Maria

  151. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Parece se tratar de um hiperandrogenismo acentuado, que pode atrapalhar a ovulação.

    É preciso uma avaliação hormonal criteriosa, e tratamento para engravidar. Consulta um especialista.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  152. oi Dr. Tenho 40 anos e a 4 estou tentando engravidar,procurei um especialista en outubro e iniciei meu tratamento, meus exames e do meu esposo tudo OK. Comecei a tomar o gonal 300, durante quatro dias e os foliculos não desenvolveram muito entao domei o gonal de 150 e o luveris por dois dias. Infelizmente o tratamento foi interrompido pois os foliculos não estavam grandes pois ja era o decimo segundo dia. A dra me falou que se não der certo na proxima tentativa vei tentar a doação de ovulos. Estava preparada para o não, mais infelizmente fica aquela sensação de impotencia. Fiquei pensando sera que tenho que perder alguns quilos para o gonal fazer efeito quando apliquei na barriga? É muito dificil pois o tratamento é muito caro e eu não sei se conseguirei fazer mais 2 tentativas.

  153. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Vale a pena avaliar cuidadosamente sua reserva ovariana, e decidir se pode ser feito um protocolo de estimulação para aumentar a resposta dos folículos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  154. Eu sou a morena tenho 25 anos,tenho um filho de 8 anos,mais agora quero fazer outro e nao consigo engravidar ja fiz o tratamento mais nem com isso.preciso de ajuda Dr fabio .

  155. Karine disse:

    Meu nome é Karine tenho 26 anos,sou casada,meu marido tem 46 anos,ha 2 anos tento engravidar,mas não conseguimos,fizemos varios exames o medico disse q estava tudo bem,a unica coisa q deu foi q meu marido tem pouco espermas ,mas o medico disse q isto nao impedia nada visto q ele ja tem filhos de outro relacionamento,se ta tudo bem mesmo e temos relação com frequencia,porq ainda nao conseguimos,queria tanto realizar esse meu sonho,amo tanto meu esposo estamos a 7 anos juntos…..so DEUS sabe como ta meu coração…..me dê uma opinião Dr.Fabio Eugenio.
    agardo atenciosamente,e desde ja agradeço.

  156. fabioeugenio disse:

    Oi Morena,

    É preciso avaliação completa sua e de seu marido para definir o tratamento mais adequado.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  157. fabioeugenio disse:

    Oi Karine,

    Se o espermograma dele está alterado pode ser necessária uma inseminação ou uma fertilização in-vitro (FIV).

    Consulte um especialista.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  158. Fabiola disse:

    Olá Dr. tenho 33 anos meu marido 38 anos, tenho SOP já fiz 7 ciclos com indutor, fiz histerossalpingografia e teste pos coital graças a Deus tudo ok, meu marido também fez espermograma e esta tudo ok, minha medica me encaminhou para uma psicologa e a psicologa me encaminhou para o psiquiatra eles me disseram que estou muito ansiosa e isto esta me prejudicando, a ansiedade realmente pode atrapalhar, posso tomar antidepressivo junto com indutor? Obrigada

  159. fabioeugenio disse:

    Oi Fabíola,

    Apenas a ansiedade não justifica a ausência de gravidez.

    Talvez seja mais coerente partir para métodos mais eficientes de tratamento.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  160. Dr Fabio,bom dia sou casada a 10 anos,tenho uma filha de 10 anos,há 7 anos atrás engravidei e minha filha nasceu de 8 meses esse tempo tento engravidar e não consigo fiz exames e o médico disse q estou bem,meu marido fez espermograma de deu tudo ok, quero muito ter um filho,meu marido coitado sonha tanto com isso q ele mesmo acompanha minha menstruação,meu periodo fertil ele sabe tudo…por favor me ajude sofro de ansiedade e não sei o q fazer,não temos condições de tratamento caro

  161. Sim Dr esqueci de falar no email anterior,minha segunda filha nasceu prematura e não resistiu,depois disso tive inicio de depressão pós parto,mais fiz tratamento e me sinto bem,hoje sofro de ansiedade

  162. Olá Dourtor Fabio. Tenho 32 anos e no ano passado minha médica disse que tenho o útero retrovertido. Parei de tomar o anticoncepcional em 06/2012. Desde então venho tentando engravidar, sem sucesso. No começo, estava despreocupada, pois comecei a tomar ácido fólico antes de parar a pilula. Mas agora já estamos em 01/2013, 7 ciclos depois e ainda não engravidei. Já estou ficando muito ansiosa. Não parei o remédio antes pois não tinha uma condição financeira que me proporcionasse a ser mãe com tranquilidade, e agora não estou conseguindo engravidar. Meus ciclos são de 28 a 32 dias. Tenho medo de não conseguir… o fato do meu útero ser retrovertido interfere? desde já agradeço. Juliana.

  163. Esqueci de mencionar que tomei pilula por 14 anos consecutivos e que no meu último exame papanicolau minha ginecologista disse que estava tudo em ordem e que quando quisesse ter filhos é só parar com o remédio e iniciar os treinos, que venho fazendo no período que considero fértil (10º, 12º, 14º e 16º dias contando do 1º dia do sangramento). Obrigada!

  164. fabioeugenio disse:

    Oi Pollyana,

    Como já se passou muito tempo, é fundamental consultar um especialista para definir o tratamento mais adequado, levando em conta sua idade e o diagnóstico.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  165. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Útero retrovertido não atrapalha em nada para gravidez.

    Na sua faixa de idade, podemos esperar até 1 ano por gravidez natural.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  166. Erika disse:

    Olá queira saber qual o meu periodo fertil :/ póis eu não estou entendo a tabelinha, minha mestruação veio dia 18/01/2013 e parou dia 22//01/2013 e o meu SONHO E SER MAMÃE ** minha mestruação vem todia dia 18

    eu tenho 19 aninhos e ja namoro a 5 anos e 1 mês ** pode me ajudar POR FAVOOOR 🙂

  167. Sandrinha disse:

    Dr preciso de uma luz..a 1ano e meio fiz minha cesarea..o obstetra queria fazer a laqueadura.mais eu nao quiz..mais ele insistia muito…e quando terminou a cesarea que durou muito tempo..eu estava dormindo no parto..quando acordei a enfermeira mandou meu esposo assinar uns papeis de internacao..detalhe no meu prontuario ta a assinatura de Laqueadura com a assinatura dele..sera dr que eue stou laqueada? Fui ao obstetra e ele disse que nao fez laqueadura em mim nao..e me meu umas 4 caixas de anticocepicionais..mais o detalhe..nunca tomei esses remedios.e nada de gravidez..oque eu faço Dr..estou desesperada..sonho em ser mae denovo..

  168. fabioeugenio disse:

    Oi Erika,

    Em um ciclo de 28 dias, o período fértil em geral é do 11o ao 16o dia.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  169. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Faça uma histerossalpingografia, para analisar se suas trompas estão bloqueadas.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  170. VIVIANA disse:

    Oi doutor estou tentando engravidar a um ano. ja fiz a histero e ultassom e tudo normal. Meu marido tambem fez e normal. Acho q no meu caso a ansiedade está atrapalhando fico muito ansiosa e não deligo do assunto. O que posso fazer para a ansiedade não me atrapalhar mais? Por favor me ajude. estou desesperada. Comprei bio florais para ansiedade será que ajuda. Obrigada

  171. fabioeugenio disse:

    Oi Viviana,

    Controlar a ansiedade é importante, mas certamente não é somente isto que está dificultando sua gravidez.

    A depender de sua idade, pode esperar mais um pouco, ou consultar um especialista para definir um plano de tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  172. Dr. fabio boa tarde,queria tirar uma duvida tomava anticoncepcional TESS passei mau só vivia enjoada,parei e tomei PERLUTAN injetavél tomei em maio/2012 á julho/2012 no mesmo mês de julho de 2 em 2 dias comecei a ter sangramentos e no parei mais no mês seguinte agosto/2012 não tomei mais,já tamos entrando pra março/2013 e eu não conseguir engravidar fiz exames de rotina deu tudo normal!será que é ansiedade?o posso ter algum problema?eu ou meu marido?minha menstruação sempre foi inregular,será que ja está na hora de fazer exames mais detalhados? ou espero até completar os 12 meses? fico grata se o senhor me responder.

  173. oi,Dr. Fábio Eugênio,peço por favor que olhe o exame do meu marido e agradeço que me de sua opinião.
    Espermograma
    Exame físico
    volume 4,0 ml 1,5-5,0
    Aspecto Amarelo turvo
    viscosidade liquefação completa
    Exame microscópico
    Espermatozoides Alguns
    Espermatogonias Raras
    Leucocitos dispersos Raros
    celulas Raras
    Estudo dos espermatozóides
    Número 45 x10e9/ L 20 -200
    Mobilidade(ate 2h apos colh.)
    -formas moveis progressivas 30 % >60
    -formas fracamente moveis 20 %
    -formas imoveis 50 %
    morfologia
    formas anormais 20 % 0-30
    Observações: Oligoastenospermia moderada

    Dr.Fábio Eugênio este é um dos exames que Ele fez,Ele tem 47 anos.

  174. Continuação…..
    Este é o outro exame.
    Seminograma
    Exame macroscópico
    volume 4,0 mL >2,0
    ph 7,5 7,0-8,0
    tempo de liquefação 30 minutos 20,0
    Avaliação da motilidade
    vitalidade espermática 90,0 %
    nº de espermatozoides moveis 35,0 x100/mL >10,0
    caracterização da motilidade:
    estáticas (D) 44,0 %
    lentos (C) 13,0 %
    Analises
    Médios (B) 29,0 %
    Rápidos (A) 14,0 % >25
    Natureza dos movimentos
    a) do espermatozoide:
    vap-velocidade media linear 21 um/s
    vcL-velocidade media curvilinea 24 um/s
    vsL-velocidade media rectilinea 12 um/s
    vsL/vap-linearidade 64,0 % >80,0
    b) da cabeça
    amplitude lateral 1,4 um
    frequencia 10,0 Hz
    dimensões do espermatozoides
    eixo maior da cabeça 3,5 um
    eixo menor da cabeça 2,4 um
    elongação 0,67 um
    area 6,6 um
    morfologia dos espermatozoides
    morfologia normal 30,0 % >30
    Analise
    morfologia anormal:
    -da cabeça 55,5 %
    -da peça intermedia 10,0 %
    -do flagelo 5,0 %
    indice de anomalias múltiplas 1,02 <=1,6
    observações:sugere-se repetição da analise para confirmação da moderada astenozoospermia.

    Pronto Dr. Fábio Eugênio espero que de para entender,e se for possivel me fale sua opinião,desde já agradeço,e aguardo atenciosamente respostas.

  175. oi doutor estou tantando engravidar a 3 anos, ja fiz varios exames e não deu nada, já fiz um tratamento com clomid por 6 meses e nada, semana passada fiz uma transvaginal e eu estava ovulando, o medico pediu para que eu treinasse com 2 dias, será que eu tenho possibilidade de engravidar.

  176. fabioeugenio disse:

    Oi Suellen,

    Você não me falou sua idade. Se tiver até 35 anos, pode esperar até 1 ano, mas caso seus ciclos estejam regulares (sinal de que você está ovulando).

    Após 35 anos, aguarde apenas 6 meses antes de procurar o especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  177. ANA PAULA disse:

    DR. FÁBIO, FAZ 11 MESES QUE TENTO ENGRAVIDAR SEM SUCESSO, JÁ PROCUREI AJUDA MÉDICA ONDE ME SOLICITARAM EXAMES DE SANGUE DE HORMONIO E HISTEROSSALPINGOGRAFIA, MEU ESPOSO TAMBEM FEZ O ESPERMOGRAMA QUE GRAÇAS A DEUS SEGUNDO A MÉDICA ESTÁ TUDO NORMAL. TENHO 29 ANOS E MEU ESPOSO 23. O QUE POSSO FAZER ALÉM DISSO? CONFESSO QUE ESTOU MUITO ANCIOSA. OBRIGADA PELA ATENÇÃO E AGUARDO SEU RETORNO. OBRIGADA!

  178. Rachel disse:

    Olá, Dr. Fábio! Meu nome é Rachel, tenho 29 anos e meu marido tem 33. Há 2 anos e meio tentamos engravidar e não conseguimos. Ele fez espermograma e deu tudo ok. Após 1 e meio tentando sem sucesso, fui diagnosticada com hiperprolactinemia (prolactinoma), tenho um microadenoma com 0,9 cm. Comecei a tomar Dostinex em Julho/2012, dois comprimidos de 0,5 por semana (seg. e sex.), minha prolactina baixou de 125 para menos de 8 em dois meses e tem se mantido baixa desde então. Já são 7 meses de tratamento e até agora não engravidei. Meu ginecologista disse que seria bem rápido… Já a minha endócrino pediu que eu evitasse a gravidez por 2 anos, alegando que era um tempo seguro de tratamento. Gostaria de uma outra orientação. O que o senhor faria neste caso? Mesmo ela tendo pedido que eu evitasse uma gravidez, assim que vi que meu nível de prolactina estava baixo eu deixei de evitar e estou tentando engravidar normalmente, tendo relação dentro dos dias férteis, e até agora nada. Aguardo sua resposta, muito obrigada.

  179. fabioeugenio disse:

    Oi Karine,

    Mostra apenas uma alteração muito discreta da motilidade, e não é impeditivo de gravidez natural.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  180. Karine disse:

    oi,Dr. Fábio Eugênio,obrigada pela resposta,e desculpa insistir….mas e que ja consultamos,fizemos varios exames,os medicos falam que esta tudo bem,que nada impede de termos filhos,mas desde entao ja se passaram 2 anos e nada,o que posso fazer Dr.

  181. fabioeugenio disse:

    Oi Francimara,

    Apenas com exames completos seus e de seu marido podemos definir qual o melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  182. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    Você tem idade ótima. Pode esperar mais um pouco, já que a chance mensal é de 20 a 25%, ou partir para algum tratamento de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  183. fabioeugenio disse:

    Oi Rachel,

    Se mesmo com a correção da hiperprolactinemia não ocorreu gravidez, pode ser necessário recorrer aos tratamentos de reprodução humana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  184. fabioeugenio disse:

    Oi Karine,

    Nos casos de subfertilidade sem causa detectável, indicamos os tratamentos de reprodução assistida: inseminação intrauterina, ou fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  185. Mariana disse:

    Olá Dr Fábio;
    Tive endometriose há 2 anos atrás, já fiz a videolaparoscopia nessa época e me protegi com o diclin, e em novembro do ano passado 2012 comecei a tomar o cerazette. Já fiz ultrassom e meu útero esta limpo. Gostaria de saber se para eu engravidar é só parar de tomar o remédio ou tenho que fazer algum tipo de tratamento com hormônio sem ser anticoncepcional para não voltar a endometriose?

  186. Mariana disse:

    Esquci de falar, meu marido tem 24 anos e eu tenho 26. A videolaparoscopia que fiz identificou um endometrioma no ovário esquerdo que foi retirado e cauterizou os focos que estavam na cavidade pélvica.
    Não sinto mais dores, e estou interessada em engravidar, porém meu marido acha que eu não posso parar de tomar o anticoncepcional cerazette que pode voltar a endometriose mas a ginecologista disse que tenho grandes possibilidades de engravidar naturalmente sem tomar anticoncepcional. Gostaria da sua opinião.

  187. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    Se seus ovários e trompas estão normais, e o espermograma do marido também, você pode tentar naturalmente por alguns meses.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  188. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    Se seu objetivo é engravidar não faz sentido tomar anticoncepcional.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  189. Mariana disse:

    Olá Dr Fábio, após a terceira cartela de cerazette, minha menstruação que era para ter vindo no dia 02/03, não veio até hoje, tem 10 dias de atraso! Pode ser gravidez mesmo eu tendo feito o teste de farmácia dia 8 e ter dado negativo ou é efeito do Cerazette ter parado a menstruação? E não esqueci de tomar os comprimidos só que na segunda cartela eu tinha esquecido de tomar um comprimido e acabei deixando ele na cartela e tomei assim que acabou a cartela e no dia seguinte comecei a nova cartela! Estou sentindo uns sintomas tipo, acordando a noite para urinar e na madrugada após urinar sinto cólica, estou sentindo um pouco de enjôo, dor de cabeça constantes, cansaço, mas não sei se é efeito do remédio ou pode ser uma gravidez. Aguardo seu retorno!

  190. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    Pode ser atraso devido ao efeito residual da medicação hormonal.

    Se demorar para menstruar, repete o beta-hcg.

    Att,

  191. oi dr Fabio,estou com 38 e meu marido tem 41 estamos tentando a 8 anos o meu problema e acidez vaginal me ajude quero tanto ser mae.

  192. Mariana disse:

    Realmente foi atraso, mas vou marcar uma ginecologista para acompanhar meu caso para eu começar o procedimento para engravidar!!! obriagado doutor.

  193. cristiane disse:

    oi,doutor..meu nome e cristiane ,tenho 31 anos meu esposo 36,,tenho duas filhas de um primeiro casamento,uma de 13 e 11 anos,,e agora estamos tentando engravidar faz 1 ano fui em uma medica ,ela fez exames de sangue,ultrasson,ultrassom transvaginal,e disse que meu nivel de progesterona estava baixo,,e ela me passou clomid,foram 3 meses,tomando clomid e fazendo o exame de sangue e ultrasson,e nao engravidei,,isso foi o ano passado qd moravamos nos estados unidos, foram 3 meses,entao voltamos p Brasil em agosto, e nao procurei outro medico e nem engravidei,,Sera que nunca conseguirei ter outro filho?? O clomid aumenta o nivel de progesterona ou nao?

  194. fabioeugenio disse:

    Oi Rosilda,

    Consulta um especialista em reprodução, pois acidez vaginal toda mulher tem, e não impede gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  195. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    Você tem tudo para engravidar novamente, com o tratamento adequado.

    O Clomid é um indutor de ovulação. Havendo ovulação eficiente, os níveis de progesterona se normalizam.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  196. Olá,meu marido fez dois espermogramas,os quais deram azoospermia ,o cariotipo e cromossomo y deram normais.o medico nos orientou fertilização porém,queremos saber se e obstrutiva ou não.se e possível uma cirurgia.quais os exames para diagnostico,ou se somente a fertilização.

  197. fabioeugenio disse:

    Oi Francine,

    Nestes casos somente a FIV com ICSI, tentando obter espermatozoides dos testículos (TESE).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  198. Michelle disse:

    Dr. boa tarde!

    Engravidei em outubro do ano passado e poucos dias depois descobrimos uma gravidez ectópica, onde veio a necessidade de uma videolaparoscopia e a retirada também da trompa direita. Este ano em março fui liberada para tentar novamente. Meu GO nos orientou a tentar por um ano. Como tenho 34 quase 35 anos e sou hiper, mega ansiosa, gostaria de saber se posso fazer a fertilização antes desse período ou se o senhor me recomenda a esperar realmente 1 ano e só depois procurar tratamento.

  199. fabioeugenio disse:

    Oi Michelle,

    Avalie sua trompa esquerda pela histerossalpingografia. Se estiver normal, pode tentar naturalmente por 6 meses, antes de partir para a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  200. Fernanda disse:

    Boa Tarde dr. Fábio,
    meus exames d sangue deram bons, vou fazer eco tv essa semana, tomei acido folico,naum uso anti e quero saber o q faço pra poder engravidar?tenhu relações cm meu marido sem preservativos ja fazem 8 meses,e nauda….dr me ajuda..me de um conselho do q devo fazer pois quero mto engravidar ainda esse ano….mas meu marido disse q os espermatozoides dele estão mto fracos….o q fazer?
    até

  201. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    Se o espermograma dele estiver muito alterado, melhor vocês consultarem um especialista para orientação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  202. quero muito engravidar,mais sou muito ansiosa eu já tenho uma coleção de negativos oq eu fasso já não agunto mais….

  203. fabioeugenio disse:

    Oi Delyane,

    O primeiro passo é consultar um especialista para avaliação criteriosa do seu caso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  204. Cecilia disse:

    Bom dia, Dr. Fábio
    tenho algumas dúvidas sobre um medicamento indicado pela minha ginecologista e gostaria de esclarecê-las, por favor.

    Há meses, desde que parei o anticoncepcional para tentar engravidar (último foi Adoless, mas faço uso por pelo menos 13 anos), tenho ciclos menstruais de aproximadamente 50 dias (ovulação em torno do 35º dia).
    Ao fazer exames de rotina, médica descobriu que minha progesterona na fase lútea é um pouco baixa (em torno de 2,24). Desta forma, receitou o UTROGESTAN.
    O que me causa estranheza é que ela pediu para que eu tomasse durante 10 dias, a partir do 16º dia do ciclo.

    Minhas perguntas:
    1) mesmo minha ovulação só vindo após o 35º dia, começo a utilizar o medicamento no 16º??
    2) esse método não faria com que eu não ovulasse, visto que (pelos exames de ultra), meus folículos ainda não estariam no tamanho ideal para liberar o óvulo?
    3) caso não impeça a ovulação, como age este medicamento para fazer com que meu óvulo amadureça mais rápido então (visto que pelos meus cálculos, eu ovularia mais cedo uns 20 dias)?
    2) além de suprir a insuficiência de progesterona, o Utrogestan regula o ciclo para 28 dias?

    Gostaria muito da resposta para estas questões. Meu marido e eu estamos querendo um bebê há um ano e definitivamente não gostaria de tomar medicamento que nos impeça ou inviabilize a realização deste sonho.

    Obrigada

    Cecília

  205. fabioeugenio disse:

    Oi Cecília,

    O utrogestan não atrapalha em nada sua gravidez, podendo inclusive ajudar nos casos de insuficiência lútea.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  206. Thelma disse:

    Oi Dr. já não sei mais o que faço…. meu ciclo é regulado, tenho muco e cólica no período fertil, meus hormonios estão normais, já fiz duas vezes o ultra som para controle de ovulação e tudo ok. Fiz a histerossalpingografia há um ano e tudo normal tb. Meu esposo já fez o espermograma e normal tb! Vai fazer dois anos que estamos tentando engravidar e nada…. o que pode ser? Estou com 35 anos e meu esposo com 38 anos. Não tomei nada de medicamentos.

  207. fabioeugenio disse:

    Oi Thelma,

    Nos casos de subfertilidade sem causa aparente, as melhores opções são a inseminação intrauterina, e a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  208. glaucia disse:

    Olá! Preciso de uma orientação,tenho 30 anos e o meu marido 27 anos. Estou tentando engravidar há 4 meses e não consegui, dev procurar um especialista.
    Desde já eu agradeço a atenção.

  209. Simone disse:

    Dr. Fábio, minha médica me receitou Utrogestan a partir do 14 dia do ciclo, por 14 dias. Meu ciclo é regular de 29 dias, então eu ovulo lá pelo 15 ou 16 dia do ciclo. A progesterona receitada antes da ovulação pode inibi-lá? Obrigada.

  210. fabioeugenio disse:

    Olá Gláucia,

    Na sua idade, com ciclo regulares, pode aguardar até 1 ano por gravidez espontânea.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  211. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    A progesterona natural, em pequenas doses, em geral não interfere na ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  212. Ana disse:

    Olá! Tenho 30 anos e tento engravidar há 4 meses. Faço aerojump três vezes por semana. Esta atividade física aeróbica pode atrapalhar a nidação em uma possível concepção! Aguardo ansiosamente a resposta! Obrigada!

  213. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Atividade física leve a moderada não atrapalha, e pode inclusive melhorar, a chance de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  214. Ana disse:

    Oi Dr. Fábio,
    Obrigada pela resposta! Fiquei preocupada, já que o jump é bem puxado e com muitos saltos!
    Obrigada!

  215. Daniele disse:

    Dr. parei de tomar anti em março 2013 em junho/2013 voltei,porém tomei a cartela e parei. Então desde então não tenho tomado mais pois quero engravidar. Só que parece tão dificil,tomei por muitos anos o micrivlar e agora por último o allestra 20. Menstruo todo mes,mes de agosto minha M veio com 36 dias,e agora em Setembro já veio com 30. Isso é normal? Tenho medo de não pode engravidar,tirando o mes de junho que fiz a burrice de tomar anti faz 6 meses que estou sem.
    Aguardo retorno.

    Abraços

  216. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    O fato de ter tomado anticoncepcional não interfere em nada na fertilidade atual.

    A depender de sua idade, pode aguardar gravidez natural por 6 a 12 meses.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  217. izabela cristina batista bezrra disse:

    estou tentando egravidar to tomando utragestan mais eu acho que a ansiedade atrapalha e eu ja fiz exame e nao tenho problema algum

  218. fabioeugenio disse:

    Oi Izabela,

    A depender de sua idade você pode aguardar até 1 ano por gravidez espontânea.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  219. Carol disse:

    Olá Drº eu e meu esposo estamos tentando engravidar a quase 5 anos. E agora descobrimos o “problema”. O esperma do meu marido tem muita viscosidade, com isso o A= 0% e o B= 53%. A médica disse que não é tão ruim, por que o minimo é 60%, porém como estamos tentando a muito tempo o mais recomendado seria a Fertilização, mas infelizmente não temos condições de pagarmos por este tratamento. Pois quando o esperma é tratado o A chega a 33%.
    Será que você poderia me ajudar?

  220. fabioeugenio disse:

    Oi Carol,

    A motilidade do esperma dele, segundo os padrões (32% de a+b), está normal. Se suas trompas são boas, você poderia tentar a inseminação, que tem menor custo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  221. Dulce disse:

    Olá Dr. Fábio.

    Tenho 29 anos e meu marido 36. Estou tentando engravidar há 6 meses. Tomei anticoncepcional por 10 anos.
    No 4° ciclo de tentativas fiz um ultrassom e detectamos que não tive ovulação. A médica me receitou indutor de ovulação mas fiquei com medo e não tomei. Estou ficando preocupada, será que devo procurar um especialista em reprodução ou devo esperar mais um pouco?
    Menstruo normalmente todos os meses sem atrasos. Só percebi que depois que parei o anticoncepcional minhas menstruação passou a vir mais escura. Desde já agradeço.

  222. fabioeugenio disse:

    Oi Dulce,

    Se seus ciclos são regulares, e você estiver ovulando, pode aguardar de 6 meses a 1 ano antes de procurar um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  223. Thais Carvalho disse:

    Boa noite Dr. Sou casada ha 8 meses desde entao tento engravidar e nao consigo, tomei o indux do 2 ao 6 dia do ciclo e no de 12 dia fiz a transvaginal e o medico disse quenao tinha feito efeito algum… Sera qu nao vou conseguir engravidar?? Isso muito me entristece, pois hoje em dia nao tenho condicoes finaceiras para realizar fertilizao in vitro.. Me ajude se puder… Desde ja agradeco.

  224. fabioeugenio disse:

    Oi Thais,

    Oito meses de tentativa é pouco tempo. Se você tem até 35 anos, pode aguardar 1 ano, e se não conseguir então consultar um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  225. Juliana Oliveira disse:

    Olá dr. Fábio!

    Tenho 28 anos e uma filha de 7 anos, quero engravidar ano que vem, ainda não parei de tomar pilula, mas já estou tomando acido fólico… Tenho muita vontade de ter gêmeos, gostaria de saber se tem algum medicamento que aumente minhas chances?

    Obrigada.

  226. Joana disse:

    Oi Dr. Fábio. Tenho 29 anos e tenho a síndrome do ovário policístico.Tento engravidar desde desdo inicio de 2012. Meu endocrinologista me prescreveu metformina e eu fiz um ciclo com clomid. Meus ovários responderam bem, tive 4 folículos, mas meu endométrio não respondeu e não cresceu. Após essa tentativa minha menstruação está vindo pouco (no máximo 2 dias e antes era 5) e escura( marrom).Já fazem 6 meses que fiz esse tratamento. Minha menstruação não voltará ao normal?

  227. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Os tratamentos de reprodução assistida aumentam a possibilidade de gestação gemelar, mas não garantem que vá ocorrer.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  228. fabioeugenio disse:

    Oi Joana,

    Uma menstruação de 2 dias também é um padrão menstrual normal !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  229. Vivien disse:

    Engravidei com ajuda de indutor duas vezes , a 1ª aborto espontâneo e a 2ª meu bebe nasceu natimorto com 8 meses de gestação em virtude de asfixia do cordão umbilical…
    Pergunto depois de 6 meses sem me prevenir ainda não engravidei, terei que tomar indutores novamente?
    Há risco do meu bebê ter a mesma morte novamente
    um abraço e parabéns pelo seu trabalho

  230. eva pricila disse:

    preciso de ajuda quero engravidar,já estou a 8 meses tentando engravidar e ñ consigo fiz varios exames o de hormonio deu q estou com o hormonio masculino alto o estrona e a testosterona fui ao endocrinologista e ele me disse q isso ñ me atrapalha q posso engravidar muitos falam q pode ser ansiedade me de uma luz q medicamento posso usar!

  231. fabioeugenio disse:

    Oi Vivien,

    Pode ser necessário novamente indução, mas somente seu especialista pode avaliar esta necessidade.

    E para evitar riscos na gravidez a única solução é um pré-natal muito bem feito.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  232. fabioeugenio disse:

    Olá Eva,

    O primeiro passo é consultar um especialista para avaliação e exames completos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  233. bom dia doctor
    chamo-me any ja no ano passado deixei aqui meu comentario dizendo que era tentante a 5 meses e nada,o doctor disse-me que era p eu estar relaxada que logo logo dava.
    pois é ja se passou 1 ano e meio e nada.o mes passado o GO receitou me o dufine e duphaston e fiz mais este mes a M apareceu….
    doctor por quanto tempo pode dar certo o dufine e duphaston?

  234. Kécia disse:

    Doutor,

    Tenho uma amiga com 42 anos que quer muito engravidar e não consegue os dois já fizeram exames e são super saudáveis. acredito que o problema dela seja a depressão por não conseguir e a ansiedade por este bebe. Como amiga e sabendo que casal e saudável, o que posso fazer pra ajudar? O que posso indicar pra ela?

  235. agora vamos tentar com pregnyl e 5000 e ele ira me dar no 5º , a principio os meus exames ta tudo bem comigo n apresento nada de anormal…..
    diz me alguma coisa doctor

  236. fabioeugenio disse:

    Oi Any,

    O indutor de ovulação pode ser usado por 4 a 6 ciclos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  237. fabioeugenio disse:

    Oi Kécia,

    Eles devem consultar um especialista para avaliar o tratamento mais indicado. Na faixa de idade dela não pode haver perda de tempo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  238. fabioeugenio disse:

    Oi Any,

    Existem boas chances com a indução quando o problema é somente ovulatório.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  239. Mariley disse:

    Boa tarde Dr. Fabio.

    Tenho 38 anos e um filho de 16 anos. Eu e meu esposo resolvemos ter outro filho, nunca tomei anticoncepcionais, evitava com camisinha. Já faz 03 meses de tentativa e nada. Meu esposo sofreu um grave acidente em 2011, teve traumatismo craniano e hoje é um paciente com Insuficiência Adrenal, mas faz uso de reposição hormonal, e no ultimo exame a testosterona dele já esta normal. Também fiz exames e deu tudo normal comigo. Será que não estou conseguindo engravidar por causa da minha idade? A cada mês que não consigo fico muito triste. Me ajude Dr.

  240. fabioeugenio disse:

    Oi Mariely,

    Suas chance mensal, baseado em sua idade, é em torno de 10%. Portanto 3 meses é muito pouco tempo.

    Aguarde mais alguns meses, e, se necessário, consulte um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  241. Mariley disse:

    Obrigada Dr. Fabio Eugênio

  242. ray disse:

    Ola, tenho 29 anos e meu marido tem 28, comei a tentar engravidar e minha menstruação veio com 32 dias, será q tenho algum problema? Ajuda aí Dr!

  243. fabioeugenio disse:

    Oi Ray,

    Um ciclo menstrual de 32 dias é normal !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  244. olá tudo bem? tenho 24 anos a 8 meses parei de tomar remedio e venho tentando engravidar so q ainda n conseguir n sei oq faço penso q pode ser pela minha sindrome do panico e transtorno obsessivo da ansiedade e tomo roxetin neozine e rivotril a 2 anos estou nesse tratamento as vezes penso q iss estar m atrapalhando me ajude um xeru

  245. fabioeugenio disse:

    Oi Mary,

    Você tem idade ótima, e pode aguardar até 1 ano naturalmente. Depois, procure um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  246. renata disse:

    Posso tomar serophene e fazer raio x das trompas no mesmo ciclo.

  247. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Pode sim, contanto que faça o exame bem precoce, assim que passar a menstruação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  248. Lidi disse:

    BOM DIA
    sou há 10 anos casada e nunca fiz uso de ac há quatro meses estou tentando engravidar e não consigo sera que pelo fato deu nunca ter tomado anticoncepcional tenho problemas de hormônio.

    obrigada

  249. fabioeugenio disse:

    Oi Lidiane,

    Se você menstrua regularmente, é provável que não tenha disfunções hormonais. Porém, é sempre importante confirmar através de uma avaliação com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  250. Sil disse:

    Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber se tomando o utrogestan, esse medicamento pode interferir no teste de gravidez de farmacia

  251. Ivone Viegas disse:

    Olá Doutor,

    Estou próxima de completar 40 anos e estou tentando engravidar. Mas em Junho do ano passado, fui submetida a uma cirurgia para retirada da trompa direita devido a uma gestação ectópica. Há possibilidades para que eu engravide após a retirada da trompa?
    Desde já, obrigada.

  252. fabioeugenio disse:

    Oi Silvane,

    Não interfere no resultado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  253. fabioeugenio disse:

    Oi Ivone,

    É possível engravidar naturalmente se sua trompa restante estiver normal. Se ainda assim não houver gravidez, melhor recorrer à FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  254. josiane disse:

    ola tudo bem meu nome e josiane tenho 20 anos sou casada des dos17 quero muito ter um finho mas a anciedade e de mais

  255. Su disse:

    Dr Fabio

    Gostaria de engravidar de gêmeos e a médica me indicou o uso do indutor 5 dias a partir do 3ºDC, foi o primeiro mês que usei.

    Fiz hj a USG no 12ºDC e o médico disse que tem vários cistos nos dois ovários (medindo entre 18 e 24mm), e concluiu “Cistos simples de natureza folicular”

    Isso que dizer que não terei folículos nesse ciclo?

    Ou os cistos ainda podem liberar os folículos pra eu engravidar?

    Preciso me preocupar?

  256. Priscilla disse:

    Ola doutor tenho 18 anos e tento engravidar a 1 ano e 5 meses eu e meu marido fizemos todos exames e ta td normal oqe faço pra conseguir engravidar? Obrigado desde jah

  257. Gislaine Ribeiro disse:

    Olá doutor, tenho 23 anos e tomei anticoncepcional durante 8 anos, e parei faz 1 mês, queria saber quanto tempo demora para eu engravidar, eu nao fiz nenhum exame ainda. Abraços!

  258. Gislaine Ribeiro disse:

    Queria saber também se eu ja tenho que tomar acido folico? E o que eu devo comer e o que eu nao devo comer?

  259. fabioeugenio disse:

    Oi Josiane,

    Você é muito jovem, e deve ter excelente fertilidade. Portanto, fique tranquila.

    Se tiver dificuldade, procure um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  260. fabioeugenio disse:

    Oi Su,

    Na realidade estes são os folículos maduros, significando que a resposta ovulatória foi boa.

    Mas converse com sua médica pois a resposta pode ter sido muito forte para indução simples.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  261. fabioeugenio disse:

    Oi Priscilla,

    Como tem idade excelente pode esperar mais um pouco, ou procure um especialista para os tratamentos: indução de ovulação, ou métodos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  262. fabioeugenio disse:

    Oi Gislaine,

    Após parada do anticoncepcional, você volta à fertilidade normal, de 20 a 25% por ciclo em sua idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  263. fabioeugenio disse:

    Oi Gislaine,

    Toda mulher sob possibilidade de gravidez deve tomar o ácido fólico. Alimentação equilibrada e saudável !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  264. Gislaine Ribeiro disse:

    Entendi doutor, queria saber quanto tempo demora pra engravidar depois que para com o remedio? E tambem queria saber se corre risco malhar? Pois faço academia.

  265. Roseane disse:

    Boa noite ?
    eu tomei ante-concepcional a 1 ano e 6 meses, e parei para engravida desde maio de 2013, e já vai fazer 1 ano em maio que eu parei de tomar o ante-concepcional.
    No entanto eu ja fiz ovários exames e todos deram que o meu ultero e ovários estão muito saudáveis. Mas ja faz uns 2 meses que minha menstruação esta descendo com 10 dias de atrasos ( é 2 meses sim e 1 não ), então eu me pergunto, se eu não tenho cisto e os meus órgãos estão saldáveis, o que sera que esta atrasando a minha menstruação ? Gravida eu sei que não estou, pois não sinto sintoma nenhum de gravidez. eu ja fiz todos os exames, já fiz o exame endro vaginal com duplo colorido, a endro vaginal normal, a prevenção e a citologia, e já fiz uma transvaginal e não mostra nada.
    A Minha preocupação não é com a gravidez e sim se for alguma doença escondida.
    POR FAVO EU PRECISO DE UMA RESPOSTA. ME RESPONDA POR ESSE E-MAIL ( roseane-sofia@hotmail.com ).
    Desde Já Obrigada !!

  266. Gislaine Ribeiro disse:

    Sim, mais eu queria saber quanto em quanto tempo poderia engravidar, se demora muito, pois estou muito anciosa… Doutor quero saber tambem se malhar prejudica a gravides ou quando esta querendo engravidar? Faço musculação.

  267. Gislaine Ribeiro disse:

    Doutor eu parei com o remedio 31/12/2013 e minha menstruação veio dia 04/01/2014 e acabou dia 07/01/2014, depois parei com o remedio e pelo que somei minha menstruação era pra vir 01/02/2014 e nao veio ainda.. sera que é pq eu parei com o remedio e desregolou? Como havia falado tomei durante 8 anos … Sera que posso estar gravida?

  268. fabioeugenio disse:

    Oi Gislaine,

    A chance mensal é variável de acordo com sua idade. Atividade física leve a moderada é benéfica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  269. fabioeugenio disse:

    Oi Roseane,

    Não deve ser nada importante, mas apenas alguma disfunção hormonal. Converse com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  270. fabioeugenio disse:

    Oi Gislaine,

    Após o dia 7/2 faça um beta-hcg para tirar a dúvida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  271. Gislaine Ribeiro disse:

    Ok, doutor, muito obrigada..

  272. ingrid silva disse:

    olá tenho 20 anos e meu marido 24 e a mais de 2 anos que venho tentando engravidar sem sucesso meu marido ja fez espermograma eu jatomei indutor ja fiz ultrassom transvaginal, histerosalpingografia, ressonancia magnetica, até a videolaparoscopia e não tenho nada o que devo fazer para conquistar meu sonho de ser mãe.

  273. fabioeugenio disse:

    Oi Ingrid,

    Se a indução simples não funcionou, as opções são a inseminação intrauterina, ou a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  274. Simone Montanini disse:

    Oi ! Tenho obs da duas tubas , duas cirurgias sem sucesso , 37 anos e boa saúde . meu marido tudo ok . Quantos % de chance tenho de ficar gravida na primeira tentativa de fertilização ?

  275. Simone Montanini disse:

    Ahhhh e estava esquecendo , tenho uma filha de 13 anos que foi uma gravidez ótima de parto normal e não tive nenhum aborto . a obs adquiri depois de ter minha filha . obrigada !

  276. Juliana disse:

    Meu marido está tomando antidepressivo. Caso eu engravide, têm algum problema para o embrião? Obrigada

  277. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    Sua chance é ótima, de 60 a 70%, a depender da qualidade embrionária.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  278. AMANDA VERONICA LEONARDO disse:

    Oi Dr. eu estava tomando Cerazzet ja ha dois anos, agora eu e meu marido decidimos ter um bebe, bom, meu útero é “virado” faz dias que parei a pilula então eu sei que posso demorar, mas tenho medo por conta do meu útero. Obg.

  279. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Não tem problema nenhum.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  280. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Útero retrovertido não atrapalha em nada a fertilidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  281. Gislaine Ribeiro disse:

    Boa tarde Fabio, parei de tomar o remedio vai fazer 3 meses, quero muito engravidar, quanto tempo demora?

  282. fabioeugenio disse:

    Oi Gislaine,

    Depende de sua idade atual e potencial de fertilidade, mas em geral o tempo médio é de 4 a 6 meses.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  283. Gislaine Ribeiro disse:

    Tenho 23 anos, e nao sei quando é meu periodo fertil… minha mestruação veio 08/02.. To muito ansiosa pra ser mae doutor e tenho medo demorar..

  284. fabioeugenio disse:

    Gislaine,

    Quem pode determinar melhor seu período fértil é seu ginecologista, a partir da análise de seus ciclos menstruais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  285. AMANDA VERONICA LEONARDO disse:

    Dr. eu parei de tomar o cerazett desde o dia 12/02, tinha decidido engravidar, mas ocorreram fatos que sei que nao vai ser bom ter um beve agora, gostaria de voltar a toar um anticoncepcional eu tenho o micropil em casa e nao sei quando devo voltar, tenho que esperar a minha menstruação descer ?ou posso começar a tomar desde ja? Obg

  286. Cristiane disse:

    Boa tarde .tenho uma dúvida muito grande ,quando tinha 14 anos tive que fazer uma cirurgia devido a muitas dores no abdómen ai foi diagnosticado que estava com teratoma enorme no ovário esquerdo com 8 centímetro assim tendo que fazer a retirada do ovário esquerdo e da trompa esquerda , sou casada e tento engravidar a um ano e não consigo será que poderei engravidar ? Me ajude por favor meu sonho e ser Mae hoje estou com 19 anos .

  287. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Se confirmar que não está grávida, pode iniciar o anticoncepcional a qualquer momento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  288. fabioeugenio disse:

    Oi Cristiane,

    Mesmo com apenas 1 trompa e ovário pode haver gravidez.

    Consulte um especialista para avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  289. AMANDA VERONICA LEONARDO disse:

    Ja fiz um exame de farmacia e ultravaginal, entao ja começo hoje mesmo. Obrigada

  290. Alex disse:

    Oie estou tentendo engravida ja faz quazer um ano e ate hoje nada todo mes dano a chora quando fico mestruada,meu namorado me aconselho a tentar esquecer mais não consigo gostaria de sabe oque eu faço ? bjs mto obrigado

  291. Erika disse:

    Oi, Dr Fabio!
    Tenho 35 anos e meu esposo 39 anos, estamos tentando engravida já faz 2 anos e nada, já procurei um medico de infertilidade recentemente e fiz vários exames, onde todos estão normais, inclusive o do meu marido. E Já estou entrando em desespero. Eu não consigo entender se eu não tenho problemas de fertilidade pq não consigo engravidar? esta sendo muito difícil para nós dois essa demora, muitas pessoas engravidam com tanta facilidade, e eu sem problema algum tenho dificuldades…

  292. Gislaine Ribeiro disse:

    Boa tarde dr. faz 3 meses que parei com o remedio, janeiro minha mest veio dia 04, fevereiro veio no dia 08 e março dia 15, veio e fico so 2 dias.. no dia 19 veio um corrimento quase rosado com clara de ovo, devia ser ovulação.. quero muito engravidar, estou tentando.. mais a anciedade nao sai de mim… tenho 23 anos

  293. fabioeugenio disse:

    Oi Alex,

    O primeiro passo é consultar um especialista para avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  294. fabioeugenio disse:

    Oi Erika,

    Pode haver subfertilidade sem causa aparente. Mas mesmo nestes casos, a reprodução assistida pode ajudar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  295. Gislaine Ribeiro disse:

    Boa tarde dr. faz 3 meses que parei com o remedio, janeiro minha mest veio dia 04, fevereiro veio no dia 08 e março dia 15, veio e fico so 2 dias.. no dia 19 veio um corrimento quase rosado com clara de ovo, devia ser ovulação.. quero muito engravidar, estou tentando.. mais a anciedade nao sai de mim… tenho 23 anos

  296. jessica disse:

    Ola Fabio
    gostaria de saber se a infecção da bexiga interfere algo para engravidar , pois tenho esse problema e a 7 meses tento e não consigo..
    Aguardo um retorno seu
    desde de já agradeço

  297. fabioeugenio disse:

    Oi Gislaine,

    Você tem idade excelente e certamente vai conseguir.

    Porém, 3 meses é pouco tempo. Pode aguardar um pouco mais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  298. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    Geralmente não altera a chance de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  299. Camila Martins disse:

    Olá, quero muito engravidar, fiz uso de antcepcional por 15 anos, parei ha 1mes, realizei um ultrasson no décimo dia apos a menstruação o resultado foi diametros uterinos: 6,0×2,9×4,0 cm, volume uterino 37,6 cm, volume ovario direito 2,9 cm, volume ovario esquerdo 5,6 cm, espessura endometrial 4,7.
    Gostaria de saber se esta normal, se teria algum problema em engravidar e por nao ter constado no ultrasson foliculo e sinal que tenho algum problema.

    Muito obrigada

  300. leticia disse:

    sou casada a 4 meses tenho 17 anos , muitos falam que sou muito nova que tenho que esperar , mas agrora eu já tenho minha familia eu e meu marido oque falta é o nosso bebe ,desde que eu namoro com meu marido isso ja faz 2 anos e meio agente tenta engravidar , nunca pensei que fosse tão dificil, já calculei trilhões de vezes meu periodo fertil mas nunca da certo minha mestruação sempre vem fico muito triste estou quaze em depresão esta sendo muito dificil pra mim e pro meu marido, esse mes eu desidi que vou ao medico fazer isames pra descobri o porque ñ consigo engravidar . tomara que der tudo certo e logo logo eu consiga engravidar. ‘

  301. Liliane disse:

    Tenho 34 anos já tem 7 meses tentando engravidar,sera que tenho algum problema ,minha menstruação é desregulada.. O que devo fazer?

  302. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Folículos deve haver, mas não são visulalizados em alguns exames. E um ultrassom isolado não pode definir seu estado de fertilidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  303. fabioeugenio disse:

    Oi Letícia,

    Como já se passaram mais de 2 anos, o correto é realmente fazer os exames de avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  304. Gislaine Ribeiro disse:

    Doutor minha mestruação esta atrasada 3 dias.. era pra ter vindo dia 19/04 e nem sinal.. fiz o teste do cotonete e saiu branco molhado tipo uma pasta.. e fui no banheiro tem tipo um negocio branco leitoso.. sera que posso estar gravida? Parei em janeiro o remedio e até mes passado meu ciclo vinda com 35 dias e certinho.. esse mes atrasou ..

  305. fabioeugenio disse:

    Oi Liliane,

    O primeiro passo é fazer uma consulta para avaliar seu padrão ovulatório. Esta irregularidade menstrual pode significar disfunção ovulatória.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  306. amanda silva disse:

    oi eu tenho eu e meu marido temos 20 anos e ja estamos casado a 3 anos e nesses 3 anos agente estamos tentando engravida fiz um monte de exames e deu tudo normal e meu marido fez o espermograma e deu normal pq sera que nao engravido?

  307. fabioeugenio disse:

    Oi Gislaine,

    A certeza de gravidez somente com o exame sanguíneo beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  308. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Difícil avaliar sem estar te acompanhando e ter acesso aos seus exames. Mas sua idade é ótima, e, portanto, as chances de sucesso com os tratamentos são excelentes.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  309. Janaina_Enzo disse:

    Bom dia Dr Fábio,

    Me chamo Janaína, sou casada, tenho 27 anos, meu esposo 31 anos e temos um filho de 3 anos e meio…e há 9 meses parei de tomar a pílula para tentar engravidar do nosso segundo filho. E como não estava conseguindo, fui a minha ginecologista, e depois de exames, a partir de uma ultrassom endrovaginal, descobrimos que eu tenho cisto no ovário direito, ela disse que eu produzo todo mês, e isso torna mais difícil a gravidez. Receitou o remédio gamaline V por 6 meses, há 4 estou tomando. Mais a uma semana procurei a matriz da igreja católica que produz remédios caseiros ( como a garrafada , remédios pro ovário…) pra ajudar a engravidar também. Eu estou tomando. O que posso fazer mais pra engravidar logo. E estou um pouco ansiosa por que meu filho já começou a pedir um irmãozinho.

    Me ajude…!

  310. fabioeugenio disse:

    Oi Janaína,

    Você é muito nova, e certamente vai conseguir.

    Se seu ciclo é regular não precisa nenhum tratamento específico. Apenas procure ter uma alimentação saudável, e procure ter relações no período fértil. E não esqueça de tomar o ácido fólico!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  311. QUERO MUITOEMGRAVIDA SÓ Q SOU MUITO ACIOSA

  312. fabioeugenio disse:

    Oi Brunna,

    Procura fazer um acompanhamento com especialista, assim ficará mais tranquila para seguir o caminho correto.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  313. Elaine disse:

    Dr…gostaria de saber se a histerossalpingografia atrapalha na ovulação? ja que irei realizar o procedimento no 11 dia do ciclo…e vou tomar uma injeção para romper o foliculo apartir do 13 dia do ciclo acompanhando com ultrassom..acha que isso atrapalharia minha ovulação?
    obrigada

  314. Vanessa disse:

    Boa Noite Dr Fábio,

    Tenho 29 anos meu marido também , Fiz todos exames há um ano atrás minha GO diz que tava tudo certo comigo tenho uma filho de 13 anos que não é do meu marido, ele fez espermograma e deu tudo certo porem não consigo engravidar sera que seria necessário indutor?

    Abs,

  315. fabioeugenio disse:

    Oi Elaine,

    O ideal é fazer o exame em um ciclo anterior ao ciclo de tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  316. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Se já se passou mais de um ano de tentativas naturais, então existe indicação de tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  317. Adriana disse:

    Boa tarde, tomei Belara por 4 anos. Estou tentando engravidar há 4 meses, já estouexplodindo de ansiedade. Sei que isso altera os hormônios e dificulta a concepção. Li que Passiflorine não deixa engravidar, é verdade? Queria tomar passiflorine para relaxar e pensar em outras coisas.

  318. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Não há nenhuma evidência científica de que estas medicações naturais interfiram com a chance de concepção.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  319. Marisol disse:

    Boa noite Dr Fábio…eu tomo Duphaston a 5 anos, gostaria de saber se isso é prejudicial a saúde, se terei alguma consequência por conta do tempo que tomo…e gostaria de saber também se tomando Duphaston aumenta muito as chances de engravidar de gêmeos…bjs

  320. fabioeugenio disse:

    Oi Marisol,

    Em geral não há problema de tomar por tempo prolongado. E ele não altera a ovulação, e, portanto, não aumenta chance de gemelaridade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  321. laise disse:

    ola..doutor meu nome e laise
    Tenho sop desde 15 anos tenho 19 agora e queto engravidar meu sonho e seu mae meu marido fez um espermograma e deu 22.736.000 no ejaculado isso impede que eu engravide….

  322. Ale disse:

    Olá,
    Estou tentando engravidar a 2 anos e meio, tenho 24 anos.
    Há um mês fiz o exame de histero e não me aguentei fiz o teste de farmácia e deu negativo. O exame de esperma de meu esposo está tudo normal. Tenho SOP.

    Estou super anciosa, vejo que todos ao meu redor tem filho e eu não…

  323. Ale disse:

    O que devo fazer?

  324. Gilmara disse:

    Ola boa noite DR.
    No mes de março de 2012 passei por uma curetagem, apos perder minha pequena Rebeca. Voltei então a tomar o anticoncepcional e no mes de nov/2012 parei para tentar engravidar de novo. Porem ate agora nada. Houve uma alteraçao no meu papanicolau e a medica pediu um exame mais detalhado pois o papanicolau nao informa qual é a alteração. Porem o exame so sera realizado no mes de agosto ( colposcopia com biopsia ). Minha mentsruaçao esta toda irregular. Por ex este mes esta sendo o pior, pois desceu agora no dia 17/06 e ate agora não parou, de vez em qdo desce alguns coagulos, pequenos mais desce. Sera que serei mãe novamente…… Obrigada Deus os abençoe.

  325. joana darc disse:

    olá eu tomava o deprovera parei de tomar a 2 anos atrás e desde então tento e não consigo engravidar,não uso e nem tomo nada para prevenção…o que fazer????

  326. Lucia disse:

    Ola Dr. Fabio,
    Eu comecei a minha jornada para ter meu bebe ja faz 1 ano de meio. Durante esse tempo tive dois abortos com menos de 7 semanas, isso ano passado. Engravidei muito rapido nessas duas gravidez, em 3 meses e em 1 mes. Como tenho ovarios policisticos fui ao medico e ele me receitou metformina. Estou tomando ja faz 5 meses e meu ciclo esta bem regulado, mas nada de engravidar de novo. Estou muito ansiosa porque agora que esta tudo certo nao fico gravida. Eu fiz o teste de progesterona e estou ovulando. Sera que preciso tomar clomifemo? ou outra droga para ajudar a engravidar?
    Obrigada

  327. jacqueline disse:

    ola dr fabio,tem dez anos que eu Nao tomo remedio e nao tenho contato com espermatozoide tambem.. e sempre fui desregulada, quanto tempo e normal para engravidar agora??
    boa noite e obrigado!!
    jacky

  328. fabioeugenio disse:

    Oi Laise,

    Esta concentração de espermatozoides está normal!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  329. Rosana disse:

    Ola Dr meu nome é Rosana tenho 27 anos
    Estou tentando engravidar a três meses e tenho uma dúvida, não consigo saber meu dia fértil porque depois que parei de tomar anticoncepcional minha minha menstruação vem em dias diferentes exemplo em maio dia 14 junho dia 7 fico muito confusa

  330. fabioeugenio disse:

    Oi Ale,

    O primeiro passo pode ser indução de ovulação. Consulte um especialista para acompanhamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  331. fabioeugenio disse:

    Oi Gilmara,

    Fazendo o tratamento adequado certamente você poderá engravidar novamente. Boa sorte!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  332. fabioeugenio disse:

    Oi Joana,

    O primeiro passo é consultar um especialista para exames de avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  333. fabioeugenio disse:

    Oi Lúcia,

    Se o ciclo está regular pode esperar mais um pouco, e após partir para indução de ovulação, sempre sob orientação médica.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  334. fabioeugenio disse:

    Oi Jacqueline,

    As chances de gravidez dependem de sua idade atual, e dos exames de avaliação reprodutiva.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  335. fabioeugenio disse:

    Oi Rosana,

    Se o ciclo está irregular é necessário fazer exames de avaliação para determinar se está ovulando, e qual o dia fértil. Converse com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  336. Roselaine disse:

    Olá tenho 31anos e a 4 tento engravidar nos ultimos 6 meses estou fazendo tratamento com Go fiz muitos exames desde fsh tsh e outros ja fiz uma histesro e ate mesmo o teste de hehner e todos normais esse mes iniciei o 1 ciclo cim serophene e progesterona acompanhado das ult seriadas e no 15dia do clico tomei uma injeção de choriomom e agora com 24 dias do ciclo fiquei mentruada., e normal mesmo com tantos medicamentos nao engravidar e o q devo fazer.?

  337. Janaina disse:

    Dr. Fabio, estou com algumas duvidas e por mais que eu pesquise não encontro de fato uma resposta. E só tenho consulta com o meu GO, no dia 28/10/2014.
    Bem no dia 29/05 fiz uma videolaparoscopia, por conta de uma gestação ectopica, correu tudo bem, tive um sangramento após a cirurgia, que foi leve, e durou uns 7 dias ( não sei ao certo se é menstruação), minha Meu ciclo sempre foi super regulado, 30 dias, nem um a mais e nem a menos. e Até hoje minha menstruação não ocorreu…Mantive relações mas eu e meu marido utilizamos o coito interrompido… Será que minha menstruação ainda não veio e isso é normal…Ou posso ter engravidado após a cirurgia?
    O Senhor pode me ajudar?

  338. jessica disse:

    oi doutor.
    tenho 21anos tenho uma filha de 6anos faz 1ano q deixei de tomar a pilula e n consigo engravidar? pq ?sera q e por conta de muito tempo tomando a pilula?

  339. fabioeugenio disse:

    Oi Roselaine,

    A chance por ciclo de indução de ovulação é de 15 a 20%. Pode fazer até 4 a 6 ciclos, e a seguir partir para a reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  340. fabioeugenio disse:

    Oi Janaína,

    É improvável gravidez, mas na dúvida faça um beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  341. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    A pílula não interfere na fertilidade futura. É necessário fazer os exames de avaliação reprodutiva.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  342. Inha disse:

    Em maio fiz uma transvaginal a médica disse que estava tudo certo , tudo limpinho e que eu estava pronta para engravidar! dia 17 de maio foi a última vez que a minha mestruação desceu, quando foi dia 30 de junho fiz uma transvaginal e o médico disse que não via sinal de gestação , mas também não via sinal de mestruação ! Perguntei então o que poderia ser esse atraso mestrual ele falou que poderia ser inicio de ovário micropoliscitos ou uma gestação muito no inicio que pelo tempo não dava para ver ainda! Concluindo hoje é dia 11 de julho e nem sinal de mestruação. O que pode ser Drt???

  343. fabioeugenio disse:

    Olá Mel,

    Pode ser alguma disfunção hormonal, como uma anovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  344. Amanda disse:

    Oi dr tenho 17 anos e já sou casa, fique grávida ainda esse ano mais acabei perdendo no meu primeiro mês de gestação . Fiquei muito triste pois era tudo que eu mais queria. Eu e meu marido já estamos tentando há uns 3 meses mais sempre quando vem a menstruação nos desapontados . Ele as vezes pensa que um de bois dois não podemos ter filhos, mais sempre penso positivo só pelo fato de ter engravidado uma vez !

  345. Lorena disse:

    Ola Dr.Fabio,bom dia me chamo Lorena tenho 21 anos e meu esposo 32.Ha tres meses estamos tentando ter um bebe.Neste ultimo ciclo comecei a usar o Utrogestan no 24 dia ate o 30 dia.Minha GO me disse que apos eu terminar o uso do Utrogestan se depois de tres dias nao descesse a M eu fizesse um teste.Fiz um teste de farmacia dia 13 e um Beta dia 14 e todos deram negativo.Porem estava com corrimento meio marrom claro e um liquido rosinha.Sinto uma colica nas costas na parte inferior.Hoje ja nao sai mais o liquido rosa nem o corrimento marrom.Sera que posso estar gravida ou tudo isso pode ser por cauda do meu primeiro uso do Utrogestan?Desde ja muito obrigada!

  346. gabriella disse:

    ola DRº Fabio

    Tenho ovarios micropolicisticos, estou tomando diane35 amanha inicio a 3º cartela gostaria de saber se só tenho esse probleminha nos meus ovarios.
    Pois fiz exames laboratoriais no 3º dia da Minha Menstruação antes de iniciar com o AC e o resultado foi:

    glicose:83 mg/dl
    hemácias:5,06
    TSH:0,700
    FSH:4,80
    LH:3,20
    ESTRADIOL:52,6
    PROLACTINA:8,0 NG/DL
    ESTÁ BOM O RESULTADO DO MEU EXAME?
    E quanto tempo o AC leva pra limpar os ovarios e diminui-los
    No meu ultra som transvaginal deu também antes de iniciar com o Ac:

    utero rvf volume normal contornos regulares miometrio homogenio dimensões:7,3×5,5×5,1cm- Volume:109,7cm cubicos

    Ovarios: com dimensões aumentadas apresentando varias pequenas imagens cisticas periféricas de permeio
    Ovario direito:4,2×3,5×2,7 cm Volume:21,5cm
    Ovario esquerdo: 4,1×3,6×2,5cm Volume: 19,9

    ausencia de liquido livre em fundo de saco posterior.

    Obrigada!

  347. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Fica tranquila pois você tem idade excelente, e logo estará grávida novamente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  348. fabioeugenio disse:

    Oi Lorena,

    Pode ser que sua menstruação esteja prestes a descer. Se não ocorrer, repita o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  349. fabioeugenio disse:

    Oi Gabriella,

    Anticoncepcional não é tratamento em mulheres com SOP que querem engravidar. Se seu objetivo é engravidar, o tratamento indicado é a indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  350. Lorena disse:

    Ok!Muito obrigada!

  351. luciana disse:

    Oi Dr.Fabio a um ano atrás tive uma gravidez tubária já tenho um filho de sete anos,e gostaria de ter outro filho não evito mas não consigo engravidar novamente tenho 34 anos e perdi a trompa esquerda fiz a histero à 8 meses e trompa direita pervea estou com medo de não engravidar de novo.
    Desde já agradeço.

  352. ;camila disse:

    Boa noite, após dois anos de tratamento para ovario policistico, engravidei naturalmente após uma histero. Infelizmente com 8 semanas perdi o bebe. Após a curetagem a medica me indicou o provera para menstruar e anticoncepcional por 3 meses. Minha menstruação veio muito rala… Já estou tomando acido folico e após a terceira cartela do anticoncepcional me indicaram o indutor. Esse procedimento está correto?
    Ainda possuo chances de engravidar?

  353. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Você tem ótimas chances de nova gravidez. Se não conseguir naturalmente, a reprodução assistida pode ajudar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  354. patricia disse:

    Bom dia Doutor ,fui casada por nove anos , tivemos um filho hoje ele tem oito anos eu tomei remedio alguns meses e depois nunca mais tomei , meu ex marido quando criança sofreu um acidente e perdeu um dos testiculos e no lugar tem uma bola de silicone , ele bebe muito e fuma bastante , quando ele bebe esse testículo incha e ele nunca mais foi ao medico ,Eu me separei e comecei a namorar , mais um dia tive uma recaida e tive relaçao sexual com meu ex marido , minha ultima menstruação foi no dia 30 de maio (o primeiro dia ) tive relações com meu namorado nos dias 06, 07 13,16 de junho e no dia 14 de junho com meu ex marido .Resumindo estou gravida dia 18 de julho fiz uma ultrassom transvaginal e o medico disse que o feto esta de 6 semanas e 2 dias , e agora tem possibilidade do meu ex marido ser pai desta criança pelas minhas contas meu ovulo foi fecundado no dia 19 de junho.Me ajuda doutor por favor me da uma luz !!!

  355. patricia disse:

    Doutor tenho 37 anos e qse nao tomei anticoncepcional ,esperando sua ajuda .

  356. boa noite doutor…queria tirar uma duvida,eu já tive dois filhos foram partos normais,mais fiz como pré natal alto risco por causa da pressão alta tenho dois meninos um de 3 anos e outro de 2 anos,assim que ganhei meu filho comecei a tomar injeção para prevenir outra gravidez…só que parei só tomei 3 vezes e era de 3 em 3 meses,já tem dois anos que parei de tomar essa injeção e não tomo nenhum outro anti-concepcional,fiz ultrasson-vaginal e deu tudo certo não tenho nada fiz exame de sangue e papanicolau e tbm não deus nada que eu posso engravidar sim..só que estou tentando e não estou conseguindo engravidar,realmente sou anciosa..e a ginicologista não passou nenhum remédio,e falou se daqui 6 meses eu não engravidar é para voltar e fazer os exames de novo..então não entendo por que não consigo engravidar e porque ela não passou nenhum remédio para mim…obrigada doutor tenha uma ótima noite

  357. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Você tem chances sim através da indução de ovulação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  358. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Realmente existe possibilidade, de acordo com o dia do seu ciclo, do filho ser tanto do seu ex-marido como do seu namorado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  359. fabioeugenio disse:

    Oi Thaís,

    Você precisa fazer o exame das trompas (histerossalpingografia), e seu marido o espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  360. obrigada doutor Deus te abençoe.abraços

  361. jessica disse:

    Olá Dr Fábio,

    Usei cerazette mais de 3 anos parei o uso fazerá 4 meses e ainda não menstruei. O que fazer pra eu engravidar? To desesperada…

  362. Alícia Martins disse:

    olá dr.Fabio como posso saber se a minha menstruação é regular ou nao

  363. camila disse:

    boa noite, tenho 24 anos, sou tentante há 5 meses, me tira uma duvida minha GO me receitou indux por 5 dias, e no 14° tomar provera,
    oque eu não entendi é pq depois do indutor tenho que tomar provera?
    e nos ultimos comprimidos do provera tenho sentido leves colicas, seria possivel ja engravidar no 1°ciclo?

  364. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    Primeiro passo é consultar um ginecologista para exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  365. fabioeugenio disse:

    Oi Alícia,

    É considerado regular o ciclo com 25 a 35 dias de intervalo entre as menstruações. Faça acompanhamento com um ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  366. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    Em geral não usamos provera nos ciclos de tratamento para gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  367. Gênifa disse:

    Tenho 27 anos estou tentando engravidar a 3 meses … Realmente da uma grande ansiedade … Todo mês que o período vem é de certa forma uma frustração… E ainda mais que estou mantendo em segredo, para familiares e amigos. Prefiro só falar quando houver a concepção.

  368. fabioeugenio disse:

    Oi Gênifa,

    Por enquanto, basta ter paciência. Boa sote!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  369. nathy disse:

    olá doutor,tem 1 ano que tomo microvilar,mais passo mal com ele,e ele nao regulou bem o meu ciclo,e me da algumas reaçoes no meu corpo.Agora tem 1 mes que parei de tomar para engravidar tenho 18 anos e meu marido 23,quais sao nossas chances?
    obrigada.

  370. fabioeugenio disse:

    Olá Nathy,

    Suas chances, aos 18 anos, são excelentes, cerca de 20 a 25% por ciclo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  371. karol disse:

    oi dr Fábio Eugenio

    Tomei Ciclo 21 Por 12 Dias parei de tomar ele pq estava me fazendo mal.. tem Quase 1 Mes que não tomo ciclo 21 e nenhum outro anticoncepcional Tenho 19 anos Quero Tentar Engravidar. Tive relação sexual desprotegida com meu marido a 4 dias atras.. quero saber se tenho chances de engravidar? ja que nao tomei a cartela toda.. aguardo sua resposta

    obrigada!

  372. fabioeugenio disse:

    Oi Karol,

    Se você estivesse ovulando no período, há possibilidade de gravidez sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  373. caroline disse:

    dr fabio quero engravidar mas não estou conseguindo fiz varios exames de tireoide hormonio hemograma colesterol e ate utrasson e derão todos normais o que devo fazer? Ja fazem 2 anos tive um casamento anterior de 3 anos e tambem nada me ajude
    por favor tenho 21 anos

  374. Jurema disse:

    Boa tarde, doutor o senhor pode me tirar uma dúvida, meu esposo fez a vasectomia a 15 anos, quais são as chaces de termos filhos, será que pela inseminação em vitro daria certo?Agradeço se o senhos responder para o meu e mail

  375. Bethe disse:

    Olá Dr.Fábio Eugênio,

    Estava gravida do meu primeiro filho, quando tive um aborto retido, com 8 semanas de gestação, fiz curetagem dia 21/03/14, ocorreu tudo bem, minha recuperação foi tranquila, meu médico me liberou para tentar novamente depois da 1 menstruação, já estou tentando há cinco meses e até agora nada, fiz uma ultra transvaginal para ver se estava tudo normal, a Médica disse que estava tudo bem, tenho 29 anos e o meu esposo 30, será que pode ser a ansiedade que está atrapalhando?

  376. Adriana disse:

    Oi doutor Fabio me explique uma coisa minha menstruaçao veio dia01-08 e foi dia 06-08 ,e tive relações sem proteção e quando foi dia29-08 minha menstruaçao pingo,quando foi sábado,domingo ficou só pingando,quando foi segunda desceu mais forte estou sentido muita cólicas e não sentia antes cólica e esse mês estou sentido esta muito forte..Minha menstruaçao veio hj dia 01-09 vç pode mim informa de quando é meu ciclo e quando vou ta no período fértil…serei grata pela informações…

  377. Isa C. Pereira disse:

    Ola dr Fabio,

    Tive 2 abortos retidos (sendo o ultimo gestacao gemelar com 6s e 4d) e tive que fazer curetagem em ambos. Estou aguardando os exames para descobrir a causa. No entanto, gostaria de saber a sua opniao sobre tomar anticoncepcional por 3 a 4 meses para iniciar as tentativas novamente. O uso de ACO pode prejudicar na cicatrizacao do endometrio? ou me prejudicar de alguma forma?

    Obrigada desde ja.

  378. juliana disse:

    Bom dia DR. Fabio

    tenho 22 anos e estou tentando engravidar a 1 ano e meio porem ainda não consegui , tenho um desejo enorme e engravidar , anticoncepcionais eu tomei em media durante seis 6 meses assim que perdi minha virgindade isso eu tinha 18 anos depois nunca mais me protegi de forma nenhuma , gostaria de saber porque ainda nao consegui engravidar . estive no medico a 2 semanas a traz e ele me passou alguns exames para fazer e passou o espermograma para meu marido estamos aguardando os resultados , poderia me ajudar ?

  379. fabioeugenio disse:

    Oi Caroline,

    É necessário fazer os exames de avaliação reprodutiva com um especialista (para o casal).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  380. fabioeugenio disse:

    Oi Jurema.

    Vocês podem engravidar sim pela FIV com ICSI, sendo os espermatozoides captados dos testículos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  381. fabioeugenio disse:

    Oi Jurema,

    Vocês podem engravidar sim pela FIV com ICSI, sendo os espermatozoides captados dos testículos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  382. fabioeugenio disse:

    Oi Bethe,

    A ansiedade isoladamente não causa subfertilidade. Na sua idade, pode aguardar até 1 ano por gravidez espontânea.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  383. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Em um ciclo regular de 28 a 30 dias, o período fértil é em torno do 12o ao 16o dia do ciclo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  384. fabioeugenio disse:

    Oi Isa,

    Não ha problema algum em tomar o anticoncepcional.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  385. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Apenas os exames (do casal) podem definir qual a causa da subfertilidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  386. Val disse:

    Dr. Fábio
    Estava grávida e o bebe morreu, somente depois de duas semanas que descobri , fiz a curetagem dia 03/09, daqui quanto tempo leva para ocorrer o próximo ciclo menstrual? Será que entre o final de outubro e começo de novembro posso começar a tentar engravidar de novo, minha proxima consulta é dia 16 mas estou muito ansiosa

  387. Rosilaine disse:

    olá faz 2 anos que estou tentando engravidar e não consigo, tenho ovário policístico já tomei clomid por vários ciclos e nada o que fazer ?

  388. simoni pereira disse:

    ola Dr.tenho 28anos e meu esposo tem 29 e a 3 anos estamos tentando engravidar,pois tenho ovarios micropoliscisticos,meu medico me passou cicloprimogyna e serofhene,mas os primeiros seis meses nao estava fazendo certo o tratamento,pq tinha que dar uma pausa de 7dias e começar novamente a tomar so q no meu caso nao dava pq a minha mentruaçao so vinha no 7 dia q eu teria q iniciar a nova cartela do medicamento,mas eu estava tomando qndo começava a mentruça ou seja no 7 dia eu teria q esperar mais 5 dias para iniciar o tratamento
    agora depois de sesses seis meses fazendo errado q eu comecei a tomar certo sera q foi isso q atrapalhou eu a engravidar ?Dr. e verdade q o tratamento com serofhene pode durar ate 2 anos a engravidar ??obrigada?

  389. Patricia B A da S. disse:

    Bom dia Dr.Fábio estou numa ansiedade enorme pois quero engravidar o mais rápido possível.Não sei fazer as contas da minha ovulação!Sei que não tomo nenhum remédio pra não engravidar!tenho 35 anos e meu esposo 44 anos só usava camisinha para não engravidar!Sou um pouco desregulada minha menstruação vem muito e tenho muitas cólicas!minha última menstruação veio dia 26/08/14.Já tenho um filho de 11 anos e não tive problemas para engravidar!Pode por favor fazer as contas pra mim de quando estou ovulando?já tem 2 meses que minha menstruação vem no dia 26!Já estou tentando e detalhe o bico dos meus seios tá sensível demais não posso nem relar tem hora que ele endurece e fica maior será que pode ser algum sinal bom de gravidez?Não percebi aumento nas mamas pq tenho seios grandes!Um abraço e que Deus o abençõe!

  390. fabioeugenio disse:

    Oi Val,

    Em geral a menstruação vem depois de 1 mês, e você poderá sim tentar engravidar no final de outubro.

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  391. fabioeugenio disse:

    Oi Rosilaine,

    Os próximos passos são a inseminação intra-uterina, e a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  392. fabioeugenio disse:

    Oi Simoni,

    Fazendo o tratamento certo, e ovulando, pode fazer até 6 ciclos do Serophene.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  393. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Em um ciclo de 30 dias, a ovulação ocorre no 14o ou 15o dia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  394. simoni pereira disse:

    Boa noite Dr me tire uma duvida, e verdade que o tratamento com serofhene e cicloprimogyna pode durar ate dois anos, essa e minha duvida,o meu Go q disse ?

  395. beth disse:

    Boa tarde Dr Fábio tenho 19 anos minha menstruação veio dia 30 de Agosto e estou de período fértil desde dia 8 de setembro e segundo o meu calendário termina dia 15 tive relações sem prevenção dia 11 e 12 será que tenho chances de engravidar… Por favor Doctor estou aflita

  396. fabioeugenio disse:

    Oi Simoni,

    Esta estimulação deve ser feita no máximo por 8 a 12 ciclos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  397. fabioeugenio disse:

    Oi Beth,

    Existem boas possibilidades sim!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  398. simoni disse:

    Dr.boa noite gostaria de saber se o tratamento com serofhene e cicloprimogyna. pq tem mes q sentimos muita colicas e no outro mes nao e normal,e pq no final da cartela do remedio demora 7 dias para vir a mentruaçao e comum acontecer de demorar ?mto obrigada Dr.?

  399. fabioeugenio disse:

    Oi Simoni,

    Deve-se reavaliar seu tratamento, pois o Cicloprimogyna não deve ser utilizado em mulheres que estão tentando engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  400. simoni disse:

    Dr. entao se o cicloprimogyna nao deve ser ultlizado para mulheres q querem engravidar, qual seria o tratamento certo e adequado,so tomar o clomid apenas ? mto obrigada pela atençao!

  401. fabioeugenio disse:

    Oi Simoni,

    Para definir o tratamento adequado é necessário consulta clínica e avaliação dos exames do casal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  402. Flavia disse:

    Ola Doutor estou desesperada, tenho 35 anos e estou louca pra ser mae, em 2007 tive uma filha, mais ela nasceu especial e morreu em 2008, me separei do meu marido em 2010, comecei a namora meu atual esposo em 2011,na verdade passamos a ter relaçao constantemente a 1 ano e meio, da 1 vez que engravidei demorei mais de 2 anos para consegui pois estava com uma das trompas obstruidas, logo apos o. Exame de salpingografia engravidei. Bom por causa disso refiz todos os exames em 2010. E 2013, deu tudo normal, pedi ao meu esposo e ele tb fez espermograma, hormonal, tireoide , fez agora a meses atras deu tudo normal, entao nao sei o que fazer, tenho 35 anos e isso tem me consumido. Sera que e ansiedade?

  403. simoni disse:

    Dr.mas eu ja fiz alguns exames de hormonios ,ultra transvaginal ,ultrasson,exames de tireoide,nos exames td ok e nas ultrasson deu ovarios micropoliscisticos ai meu Go me passou o cicloprimogyna e serofhene, em relaçao do meu esposo ele so pediu apenas o espermograma mas tbm deu td ok agora nao sei fiquei em duvida no q o senhor disse sobre tomar os dois medicamentos juntos oque devo fazer?me tire essa duvida !(Agradeço pela sua atençao Dr….abraços…..

  404. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Após 1 ano de tentativas naturais sem sucesso, vocês devem recorrer à reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  405. fabioeugenio disse:

    Oi Simoni,

    A indução de ovulação, realizada corretamente, é uma ótima opção inicial no seu caso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  406. mirian disse:

    Oi Dr.boa noite,tenho 47 anos me tire uma duvida tomei uma injeçao deprovera para nao descer mais o meu Go me receitou, so que a injeçao nao segurou minha mentruaçao , e ja faz um mes que nao para de descer e intenço meu ciclo com muita colica, Dr oq devo fazer pois essa injeçao e para segurar a menstruaçao durante 3 meses, e nao foi oq aconteceu estou preocupada me ajude e normal isso acontecer ! obrigada…

  407. Gilda Ndove disse:

    Ola tudo bem, tenho 27anos,tive 2 filhos a 7
    anos atras e perdi os 2 agora estou tentando a 2 anos mais nao consigo engravidar, piquei injecao em junho de 2012 agora e setembro de 2014 e nada ajudem por favor antes de enlouqucer.

  408. Renata disse:

    Olá Doutor tenho 30 anos estou a 3 anos tentando engravida, tenho as SOP desde novinha e já fiz tratamento com indutores e progesterona pois não tenho ovulação nem menstruação, agora vou fazer a histerossalpingografia essa semana minha pergunta é devo tomar o indutor antes de fazer o exame pois não tenho ovulação ou não? por que penso eu que se não tomar, depois que fizer o exame não irei ovular e então não engravidarei me ajude a esclarecer essa duvida?

  409. julia disse:

    Bom dia
    Tenho 23 anos e com o sonho de ser mae
    descobri q tenho utero bicorno estou tentando
    engravidar a 5 meses.
    depois q descobri q vai ser dificil engravidar estou chorando muito
    qual e a chance de engravidar naturalmente?? Estou muito anciosa td mes qd a menstruaçao vem e uma tristeza so. o q eu faço ???

  410. Michelle disse:

    Olá Dr. Fábio, Boa noite.

    Parabéns pela atenção e carinho por cada tentante, tenho certeza que muitos milagres virão.
    Estou no mesmo caso, parei de tomar remedios em abril de 2012 e até agora nada. Exames de ambos ok, ansiedade infelizmente a mil, porque nao consigo desviar minha mente quando está próximo da menstruação, ainda não achei o remédio para este item, impossível mudar meus pensamentos quando se cria essa expectativa. Mas amém!

    Meu ciclo tem variado de 28 e 30, por que?
    Devido a idade será, estou com 33 anos e na espera de um chegar o nosso milagre.

    Abs

  411. dy disse:

    Ola tenho 23 anos
    Estou tentando a 5meses
    Fiz todos os exames
    Deu tudo certo..
    Cada vez que minha chico
    Vem e uma decepçao
    Nao seu mais o q faze..
    minha chico e super desregulada
    Tem mes que demora 38dias
    ..nunca sei quando estou fertil.
    oq devo fazer..sou muito
    Ansiosa.

  412. Jordanya disse:

    Dr Fábio eu tenho 26 anos tive um aborto a uns 5 anos atrás só rh negativa e meu noivo e rh + e não tomei a vacina matergan pq não sabia que tinha que tomar agora tou com suspeita de ta gravida e tou preoculpada pq não tomei a vacina me ajude me informando o que deve ser feito ..

  413. cris disse:

    Boa noite!
    Tive um aborto espontaneo em 03 de junho, minha menstruação veio dia 05 de julho e depois dia 21 de julho (durou 1 semana) fiz eco e deu foliculo hidropico, minha medica meu deu utrogestan por 14 dias e terminou no dia 12 de agosto e no dia 14 de agosto a menstruação veio por 3 dias.. e até agora não veio mais . O atraso pode ser devido ao medicamento…..Tive relaçãoes mas com camisinha… oque pode ter acontecido..agradeço desde já

  414. Ananda disse:

    Olá, depois de 1 ano e meio evitando parei de evitar logo após 3 meses fiquei gravida, tive um aborto com 9 semanas, fiz curetagem 01/9/2013 esperei o tempo que o medico pediu de 3 meses repeti vários exames ele falou que estava tudo certo, mim liberou para tentar novamente falou para continuar tomando ácido fólico, mas até agora nada, minha menstruação
    é reguladíssima até de mas, será que é normal, estou muito ansiosa meu marido tb, tenho 30 anos ele tem 33.

  415. fabioeugenio disse:

    Olá Mirian,

    Você deve fazer nova consulta ginecológica, ultrassom e histeroscopia para esclarecer o quadro.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  416. fabioeugenio disse:

    Oi Gilda,

    Você tem idade excelente. O primeiro passo é uma consulta para avaliação e exames. Assim podemos definir o melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  417. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    No ciclo que for fazer a histerossalpingografia não deve tomar o indutor. Retome o tratamento no ciclo seguinte.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  418. fabioeugenio disse:

    Oi Júlia,

    Você pode engravidar naturalmente mesmo tendo útero bicorno. E o pré-natal deve ser bem acompanhado para reduzir o risco de parto prematuro.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  419. fabioeugenio disse:

    Oi Michelle,

    O ciclo variar de 28 a 30 dias é normal. Como já se passaram 2 anos consulte um profissional da especialidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  420. fabioeugenio disse:

    Oi Diane,

    Se seu ciclo é irregular deve haver problema ovulatório. Converse com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  421. fabioeugenio disse:

    Oi Jordanya,

    Faça o exame coombs indireto no seu sangue. E consulte imediatamente sue obstetra.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  422. fabioeugenio disse:

    Oi Cris,

    Pode ser alguma disfunção hormonal ou ovulatória. Converse com seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  423. fabioeugenio disse:

    Oi Ananda,

    Como já passou 1 ano, procure um especialista para fazer os exames de avaliação da fertilidade do casal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  424. BIANCA disse:

    Dr Fábio

    estou tentando engravidar a 2 anos e nada 🙁 tenho um filho de 6 anos, fiz uma ultrasson endovarginal e não tenho nada de errado!
    o que faço??

  425. Tábatha disse:

    Tenho dois cistos no ovário esquerdo, um de 1,5 cm e o outro de 1,1cm, e a trompa esquerda está obstruída, no caso tenho endometriose, eu consigo engravidar somente com a trompa direita que está desobstruída ou somente após fazer cirurgia? Ah! No ovário direito também não tem cisto.

  426. Roberta disse:

    Boa noite Dr. Fabio
    Tenho 40 anos e a um ano e meio estou tentando engravidar, mas sem me dar conta que estava ficando velha, só agora me bateu um medo de não conseguir, então procurei ajuda, fiz exames estou ovulando, e o espermograma do meu marido está normal, fiz 4 ciclos com serophene e nada, e no momento não temos muito recusros para partir para FIV, o que seira mais provável….isto me deixou mais chateada e muito triste, sei que meu tempo está esgotando e o sonho de ser mãe muito distante….o que posso fazer?

  427. fabioeugenio disse:

    Oi Bianca,

    O primeiro passo é a avaliação reprodutiva do casal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  428. fabioeugenio disse:

    Oi Tábatha,

    Pode haver gravidez somente com uma trompa. mas depende dos outros fatores de fertilidade do casal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  429. fabioeugenio disse:

    Oi Roberta,

    Pode tentar um tratamento intermediário como a inseminação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  430. Tábatha disse:

    Dr. Fábio!
    Os outros fatores estão tudo ok!
    Muito obrigada pelo esclarecimento.
    Abraço.

  431. daniela disse:

    Bom eu tenho um filho de 10 anos, mas quero muito engravidar novamente fiz todos os esames mas estou com as trompas obstruídas qual e as chances q eu tenho ?

  432. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Suas chances são ótimas através da fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  433. Danielle disse:

    Dr. Fábio,
    Engravidei na minha primeira tentativa em 2012 e tive aborto retido com 6 semanas. Fiz uma AMIU para a retirada e parei de tentar por 8 meses. Tinha cross match negativo e fiz uso das vacinas ILP Assim que positivou eu tentei novamente e, de primeira consegui. Tive outro aborto retido, dessa vez com 11 semanas. Fiz outra AMIU para retirar. Dessa vez ficaram restos ovulares que descobri após 40 dias. Mandei para a biopsia e confirmou que eram restos de placenta com inflamação. Tomei antibiótico e fiz uma ressonância. Tudo normal após 2 meses. Esse último fiz estudo genético e tinha uma trissomia no cromossoma 21 (síndrome de down). Voltei a tentar após 7 meses, porém agora não estou mais conseguindo. Ja faz 7 meses tentando direto Fiz exames hormonais, histerossalpingografia, meu marido fez 3 espermogramas completos e também está normal. Há dois meses estou fazendo uso do indux com monitoramento da ovulação (ultras seriadas). Fiz exames para verificar trombofilia e o médico considera aceitável, podendo fazer uso do aas. Meu médico é especialista em fertilidade. O que pode estar acontecendo? Ando tendo depressão. Tenho 36 anos. Peço sua opinião para me ajudar…

  434. fabioeugenio disse:

    Oi Danielle,

    Esta demora pode ser normal, pela baixa chance mensal de gravidez.

    Já que houve dois abortos, é importante também fazer o exame de cariótipo do casal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  435. cintia disse:

    Oi, Dr. Tenho 28 anos ele 30. Tento engravidar ha 2 anos e 4 meses. Fizemos todos os exames tudo normal inclusive histeria sal pingo grafia. Estou muito ansiosa todo mês fico na expectativa e quando desce a menstruação eu fico em prantos muito triste…tenho ciclos de 28 a 30 disse sempre tenho relações nos dias férteis já tentei dias alternados e tidos os dias e ate agora nada… Tenho um receio: minha mae quando estava gravida de mim tomou microvular durante 6 meses. Sera que me prejudicou? Nao aguento mais esperar… To muito chateada….

  436. fabioeugenio disse:

    Oi Cíntia,

    A indicação é não esperar mais, e já partir para os tratamentos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  437. anonimo disse:

    Dr Fábio desculpe a minha história é outra estou com 39 anos e gostava imenso de ter outro filho,mas como tive um parto muito difícil meu filho teve de ser reanimado e eu fiquei com muito medo de engravidar outra vez.tive uma gravidez normal de 40 semanas, mas na altura do parto tudo correu mal.agora vejo a idade a passar e eu fico desesperada sem saber o que fazer.desculpe estar a incomodar com esta minha história.mas por isso é que ainda não fui para o segundo,e também o meu filho ficou com alguns problemas de saúde.

  438. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Fazendo um pré-natal rigoroso e parto programado você minimiza os riscos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  439. Camis disse:

    Olá dr Fabio,

    Hoje estou no D10 após transferência de 2 blastos
    E fiz o exame de sangue por conta própria. Deu negativo: 2,61ui. A médica pediu pra refazer no D12. Gostaria de entender o motivo do porquê os médicos solicitarem novamente num caso como esse, já que deu um negativo com um valor tao baixo. Isso é tao desgastante pra gente…obrigada!

  440. fabioeugenio disse:

    Olá,

    É para ter uma certeza, já que é um tratamento muito delicado, e há possibilidade, apesar de rara, de erro laboratorial.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  441. Telma disse:

    Ola bom dia tenho 39 anos estou tentando engravidar há 10 anos. Há 3 anos engravidei porém perdi fiz curetagem ,após a médica que me atendeu pediu exames e detectou que minha tireóide estava alterada, estava sem hormônio e com anemia, pediu pra eu tomar um monte de remédios o que fez com que eu passasse de 60 kg pra 83kg, por 2 anos tomei anticoncepcional e há 1 não tomo e nada de engravidar vou aos consultórios conto minha história e ninguém me dá uma notícia um diagnóstico positivo sempre negativo, olha muito difícil pra vc agora, olha se vc engravidar agora seu bebê tem risco de nascer excepcional, eu só queria ter um bebê a medicina tão avançada e médicos tão desmotivados e sem querer lutar comigo pela minha causa muito triste eu tomo dtn FOL há 3 anos, e fico sem saber o que fazer pra onde ir tantas opiniões, tantos exames, tanta tristeza que a cada ano fica mais difícil pois o tempo pra mim está se esgotando ou já esgotado….

  442. fabioeugenio disse:

    Oi Telma,

    Se sua tireóide está controlada, você pode fazer a inseminação ou a FIV para engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  443. adriana disse:

    Tenho 34anos engravidei pela primeira vez no mes de junho mais pedir o bebe ha tres meses com dez semanas quando fiz a ultra deu ovario direito policisto mais quando foi no dia 11/12 fiz outra ultra a medica me disse que estou com um cisto no ovario direito pq estou ovulando mais nele inclusive no dia estava ovulando e tive relaçoes com meu marido sera que engravidei.pq ontem fui ter relaçoes com ele novamente sentir um pouco de dor foi assim na primeira gestação estou muito nervosa com ele.

  444. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    Pode haver gravidez sim. Aguarde 14 dias da relação e faça o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  445. adriana disse:

    Boa tarde Doutor fabio fiz o exame beta hcg deu o resultado indeterminado o que quer dizer o medico pediu p repetir no dia 24/12 estou ansiosa .

  446. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    É um valor baixo, que tem que aumentar para confirmar a gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  447. adriana disse:

    Boa tarde dr fafio estou realmente gravida de seis semanas e sete dias fiz a ultra p saber como esta mais nao deu p ouvir o coração a medica disse pq tem pouco tempo vou repetir outra ulta na quinta feira que vem graças a deus que essa gestação esta sendo tranquila.,não sinto colica como sentir na outra que perdir nem tenho sangramento.

  448. aline disse:

    Eu nao consigo engravidar e muitos me julgam por isso.
    Entao resolvi tirar o utero.
    Ai o problema acaba.
    So deus sabe como sofro.

  449. jasmim disse:

    Ola doutor fabio meu nome é jasmim e tenho 20 anos e meu marido tem 21 anos , nos estamos tentando ter um filho . eu não sei calcular o meu periodo fértil . eu menstruo dia 22 e as vezes atrasa dois dias e vem dia 24 . qual que seria o meu período mais fértil ? Eu e ele estamos tentando ter um BB já faz 3 meses e meio .. Pode me ajudar doutor fabio … E eu sou muito ansiosa .isso pode prejudicar algo ?

  450. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Nada de desespero. Procure consultar um especialista para definir o tratamento mais adequado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  451. fabioeugenio disse:

    Oi Jasmim,

    Em ciclos regulares, o período fértil em geral é entre o 12o e 16o dia do ciclo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  452. jasmim disse:

    Ola doutor fabio , se minha menstruação vir dia 20 o meu período mais fértil seria qual dia do mês ? Obrigada por me responder , sua ajuda vai ser muito boa pra mim ..

  453. Dani disse:

    Boa noite, Dr. Fabio

    Tento engravidar a 2 anos, tenho 30 anos fiz histeroscopia e Colposcopia esta tudo certo. O meu marido fez o espermograma esta semana o resultado e so dia 10/02. A reprodução assistida e muito caro? Porque nao tenho condições financeiras . Me ajude por favor!

  454. fabioeugenio disse:

    Oi Jasmim,

    Em média 12 a 14 dias a partir da menstruação, mas é preciso acompanhar para definir com precisão.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  455. fabioeugenio disse:

    Oi Dani,

    É preciso aguardar todos os exames para definir o tratamento. E você já fez a histerossalpingografia?

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  456. tatiana disse:

    Olá Dr Fabio estou mandando essa msg pq estou passando por um aborto retido d 6semanas sou do interior e tenho 3filhos saudaveis do primeiro casamento agora ha7anos em sao paulo m casei novamente e tive um bebe ha 2 anos q faleceu com um mes devido ha ma formacao cardiaca agora estavamos felizes e fiquei sabendo q o bebe havia parado de desenvolver meu problema é q meu atual marido nao tem f8lhos e pelo fato d 4cesareas tenho medo d fazer curetagem e prejudicar o utero nao podendo mais engravidar. Preciso de ajuda oq devo fazer foram 2 percas seguidas

  457. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiana,

    Pode ser feita aspiração uterina (AMIU) que é menos traumático ao útero. E após, exames para aborto de repetição.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  458. daniela disse:

    oi dourtor tenho 20 anos a 1 ano e um mês tive um aborto espontâneo estava de 6 semanas tive sangramento e cólicas fiz a US e o coraçãozinho já não tinha mais batimento ai fiz a corretagem e a apos isso eu e meu marido tentamos e nada é uma espera angustiante pois não sei o que fazer…

  459. fabioeugenio disse:

    Oi Daniela,

    Como já se passou 1 ano, melhor consultar um especialista para avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  460. Estefane disse:

    cada mÊs uma decepção pelo fato de descer , tenho 16 anos faz 8 meses que eu e meu marido tamos tentando e nao conseguimos ainda pra completar meu ciclo é desrregulado , perdi as esperanças nao sei se a anciedade é meu problema pois ja controlei varias vezes e mesmo assim não engravido

  461. valclecia disse:

    Ola doutor,
    Tenho 20 anos e vou fazer 2 anos de casada ,numca tomei anticoncepcional e tenho relacoes frequentemente .depois de 1 ano consiguir engravidar ,porem durante td a gravidez tive sangramento e tive que tomar ultragestan ,quando estava com 15 semana foi fazer uma ultra pra fazer o sexo do bebe e estava morto e seu desenvolvimento era de um feto de aprnas 12 semanas,como era um aborto retido,fiz uma curetagem.agora estou esperando mestruar para fazer outra ultra e alguns exames .gostaria de saber qdo tempo tenho que esperar para engravidar? E se e normal demorar tanto e na primeira gestacao perde?.quero muitooo ser mae.

    Desde de ja obrigado pelo poster.

  462. Paloma disse:

    Olá Doutor Fábio Eugênio, tudo bem?
    O Meu problema é que estou 3 anos já tentando e até agora nada!
    E pra piorar eu estou com um cisto bem pequeno na lateral da minha testa e eu achava que isso não seria nenhum problema na questão de engravidar, porém uma amiga me disse que talvez sim poderia ser por isso que eu não engravidava…
    E a minha pergunta é…
    Com um cisto na lateral da testa eu posso ter essa dificuldade para engravidar?

    Desde já agradeço sua atenção.

    Abs,

    Paloma.

  463. fabioeugenio disse:

    Oi Estefane,

    Vocês podem esperar até 1 ano ou mais, mas consulte seu GO para ver se está ovulando.

    Abs,

    DR. Fábio Eugênio

  464. fabioeugenio disse:

    Oi Valclécia,

    Após 1 a 2 meses você já pode tentar nova gravidez!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  465. fabioeugenio disse:

    Oi Paloma,

    Não deve ter nenhuma relação com este cisto. Procure fazer os exames específicos de infertilidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  466. yanca disse:

    Dr. Eu sou casada, e ano passado engravidei, e com 8 semanas tive um aborto retido, o coração do bebê estava parado tive q fazêr uma curetagem , fiquei mt triste pois era minha primeira gestação, passados 11 meses eu engravidei novamente e aconteceu a msma coisa com 8 semanas tbm e fiz a curetagem essa semana e meu médico disse q não tenho nenhum problem, ele mandou a placenta para biopsia. E disse q com 3 meses poderia tentar novamente. Estou com.medo de sofre td isso denovo e mt difícil pra mim, estou na espera para esse diagnóstico da placenta chega parecer si eu tenho alguma resposta pq não qero q aconteça novament. O dr já teve algum casa desse tipo e sabe oq será q possa tá acontecendo cmg?

  467. rihanna vieira disse:

    Ola doutor,to muito triste e sem entender
    Tenho 3 filhos adolecentes 12 a 15 anos.
    Tenho 33 anos e a12 anos tenho relaçao
    Quase todo dia sei. Meu dia d ovular
    Doutor porque n engarvido nem com clomid
    Me esclare por favor

  468. rihanna vieira disse:

    Oi doutor se meu marido tem24 anos,e saudavel, nao e infertil. Tive 3 filhos prq a 12 anos nunca engravidei nem em outra relaçao n engravido me tornei infertil?
    Quero engravidar agora
    Brigada

  469. fabioeugenio disse:

    Oi Yanca,

    São necessários vários exames referentes a perdas gravídicas recorrentes para definir o diagnóstico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  470. Juliana disse:

    Olá Dr. Fábio, tudo bem?
    Bom meu caso é o seguinte, eu tomo anticoncepcional desde meus 12 anos e minha menstruação nunca foi regular.. Parei de tomar meus remédios a 3 meses já e agente vem tentando e ate agora nada 🙁
    Será que é porque a menstruação não é regular que prejudica ? Eu tenho medo de não poder ter filhos e tudo que eu mais quero… Obrigado pela atenção 😀

  471. fabioeugenio disse:

    Olá Rihanna,

    Somente com exames seus e de seu marido pode-se descobrir a causa da subfertilidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  472. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    Se o ciclo está irregular pode haver problemas de ovulação. Consulte seu ginecologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  473. SUELEN disse:

    Boa tarde, Dr. Fábio Eugênio.

    Tenho 22 anos de idade e meu marido 28 anos. Tenho uma filha de 5 anos e meu marido também já tem um filho de 5 anos de idade. Depois que tive minha filha, comecei a tomar remédio em comprimidos, mas me fizeram mal, então comecei a usar injetável, mas não era regular, sempre fica um mês ou outro sem tomar. Estou com meu marido a 3 anos, e parei definitivamente de tomar remédio ha uns 8 meses, mas até o momento não consegui engravidar. Já tenho uma consulta marcada com um especialista para esse mês. Mas gostaria de saber se é provável que estou com problemas para engravidar, mesmo que já tenho tido uma filha??

  474. fabioeugenio disse:

    Oi Suelen,

    Você tem idade ótima, e pode aguardar até 1 ano por gravidez natural.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  475. Jaimara disse:

    Boa tarde Dr.

    Eu gostaria que o senhor me esclareça uma dúvida. Eu fui diagnosticada com endometriose e em Fev/2015 fui submetida a videolaparoscopia, onde constatou que a endometriose estava no grau leve, e também tinha um pequeno mioma que foi retirado, o Dr. Passou um liquido pelas minhas trompas e uma delas passou e na outra não, mas ele disse que isso não quer dizer que esta obstruída. No mês de em Mar/2015 minha menstruação veio na data certa como previsto no dia 16/03 a noite e meu ciclo é de 28 dias, no caso como veio a noite eu contei um dia a mais, e era para ter vindo dia 13/04 porem já esta com 5 dias de atraso (o que não é normal pq o meu ciclo é regular). Há possibilidade de eu estar gravida? Muito obrigada pela atenção.
    Jaimara.

  476. fabioeugenio disse:

    Oi Jaimara,

    Há possibilidade sim. Faça o beta-hcg para confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  477. carolina disse:

    Olá dr tive um aborto espontaneo á três meses já estava gravida de seis meses e á dois venho tentando engravidar e não consigo por que?

  478. fabioeugenio disse:

    Oi Carolina,

    O primeiro passo é uma consulta para avaliação e exames.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  479. Siramad disse:

    Prezado Dr. Fábio Eugênio, boa noite! Primeiramente parabéns pelo lindo trabalho. Tenho 47 anos foi diagnosticada com endometriose grau IV em 2007. fiz a primeira vídeo em 2009. Encaminhada para Fac. Medic. do ABC em 2009 onde fiz três inseminações e uma tentativa de FIV porém com três dias de medicação os folículos tinham evoluído muito e mesmo usando injeção para não ovular senti a ovulação na quinta-feira e no sábado qdo fiz a punção e médica disse que foi síndrome do folículo vazio e que sei que não foi. Já tinha ovulado. Bom em 2010 a situação piorou e tive que fazer nova cirurgia desta vez para retirar mais de 20cm do intestino e fiquei um ano com bloqueio. Depois meu quadro se agravou ainda mais e pela ressonância já tomou os nervos da pelve, uretra etc. por conta disto tenho incontinência urinária. Só que o ano passado três médicos me indicaram FIV. Sugeriram óvulos doados mas como tenho ciclos muito regulares e respondo muito rápido a indução fiz a primeira FIV em outubro (um embrião de quatro células no terceiro dia) não implantou. Menstruei dois dias antes do beta. A segunda novembro o beta com 12 dias deu negativa então pediram para parar a progesterona e não menstruei mesmo parando mas continuei com seis doloridos, cólicas, quedas de pressão e sem a progesterona com 48 dias tive dores fortíssimas e desceu pedações de embrião que minha gineco pediu até para fotografar e enviar para ela. Embora não repeti o beta ela disse que tinha implantado. Enfim… não evoluiu. Fiz a terceira (segunda e terceira miniFivi) com quatro dias já tinha 6 folículos 3 no direito e 3 no esquerdo e transferi um embrião de 6 células que também não implantou. Como meu ciclo é muito regular mesmo com a progesterona menstruei novamente no dia 24/02/15 e só fiz o beta p/ colocar no prontuário. No dia 27/03/15 Novamente menstruei e era meu retorno de beta negativo. Combinei com a médica que no ciclo de abril eu queria colher novamente os exames para saber como estava minha reserva ovariana, etc… Ela me deu as guias para colher entre o 3º e 5º dia e depois ao 23º. Só que hoje dia 05/05/15 ainda não menstruei. No dia 21/04 que seria previsto para descer e estava até com sintomas estranhamente tive diarréia o dia todo. Depois dores de cabeça quase todos os dias. A dois dias estou com os seis meio que quentes e doloridos na lateral o que acho que deve ser a menstruação que vai chegar. Te pergunto: Devo fazer um exame de sangue já que meu ciclo sempre foi regular mesmo nos intervalos das FIVS ou entrei em falência ovariana. Ou engravidei pq no dia 17/04/15 entrei na fila de embrião doado? Não tive coragem de fazer nenhum exame mas se considerar um ciclo estourado de 28 dias estou com dez dias de atraso. Devo esperar 15 dias? o que faço? Grata.

  480. fabioeugenio disse:

    Oi Siramad,

    Faça um beta para tirar a dúvida definitivamente. E não é possível falência ovariana em tão pouco tempo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  481. Jessica disse:

    Dr.Fábio Eugénio estou querendo engravidar ja tem três anos,tenho cisto folicular,mas a medica disse que some sozinhos.Mas já vai fazer quatro anos e não consigo engravidar.to desesperada e muito triste.Me ajude por favor.obg.

  482. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    É preciso consulta, e avaliação completa para decidir o melhor tratamento. Não há indicação de apenas aguardar!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  483. josiani rodrigues disse:

    Olá dr Fabio
    Estou usando evocanil para um procedimento de FIV, Estou com os seios muito doloridos e aumentaram de tamanho, isso é efeito colateral da medicação? (a bula não deixa claro) obrigada. Josiani

  484. fabioeugenio disse:

    Oi Josiani,

    Pode ser efeito da progesterona sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  485. Vanessa disse:

    Ola Dr.
    Meu nome é Vanessa tenho 25 anos e meu esposo tem 28 estamos tentando ter filhos a 2anos mas descobri que tenho diabetes tipo 1 a um ano estou fazendo tratamento certinho da diabetes e já está controlada. Gostaria de saber sobre um exame que fiz histerossalpingografia nesse exame minhas trompas estão instruídas no caso tem algum remédio que posso tomar…
    Desde já agradeço!

  486. Vanessa disse:

    Desculpe escrevi errado minhas trompas estão obstruidas.

  487. edvaldo disse:

    Oi tudo bem meu nome e edvaldo tenho 25 anos sou casado ha 2 anos e meio minha esposa tem 18 anos e nao usamos nenhum tipo de anticoncepcional ou preservativo ja fomos ao medico e ele disse que esta tudo bem mais nao estamos tentando ter filhos desde quando nos casmos nao sei mais o que fazer temos relaçoes quases todos dias e nada me ajuda

  488. Jessica disse:

    Olá..Tenho 25 anos., sofri um aborto retido esperei 3 meses para tentar de novo ja faz 6 meses que estou na tentativa e até agora nada, e normal essa demora para de engravidar novamente? Obrigado!

  489. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Não há tratamento com medicação. Pode-se tentar desobstruir pela cirurgia (videolaparoscopia), ou partir diretamente para a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  490. fabioeugenio disse:

    Oi Edvaldo,

    Como já se passaram 2 anos, melhor recorrer aos tratamentos de reprodução humana. Consulte um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  491. ola doutor chamo esmeralda estou muito preocupada tenho 26 anos estou tentando engravidar a 3 meses e nao consigo, estou preocupada porq tive um aborto o ano passado e tenho medo que seja por este motivo por favor me ajude estou desesperada.obrigada

  492. fabioeugenio disse:

    Oi Jessica,

    Na sua faixa de idade pode esperar até 1 ano por gravidez natural.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  493. fabioeugenio disse:

    Oi Esmeralda,

    Você deve procurar um GO para fazer exames básicos, e pode esperar até 1 ano por gravidez natural.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  494. Anete disse:

    Oi boa noite Dr. Eu to tentando a quase três anos e to fazendo alguns exames que o médico passou inclusive fiz a histero e minha trompa esquerda E obstruida e a outra normal nesse caso posso tomar indutores para me ajudar ou não?

  495. HAYANIA disse:

    OI BOA NOITE QUERO ENGRAVIDAR JÁ VAI FAZER 2 ANOS EM MARÇO QUE PAREI O REMÉDIO, EU E MEU MARIDO JÁ FIZEMOS EXAMES, A MEDICA DISSE QUE ESTA TUDO CERTO, SÓ NÃO SABE O PORQUE AINDA NÃO CONSEGUIR, SERA POR QUE?

  496. fabioeugenio disse:

    Oi Anete,

    Se você ovula normalmente os indutores não vão aumentar a chance.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  497. fabioeugenio disse:

    Oi Hayania,

    Mesmo nos casos de exames normais, como já passaram 2 anos, a melhor opção são os tratamentos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  498. Vanessa disse:

    Boa noite Dr Fábio, tenho 22 anos e meu marido 28 anos, não tomo pilula há uns 2 anos (porque me fazia mal), porém sempre tomei precaução, eu e meu marido decidimos ter um bebê, primeiro fui ao médico fiz todos exames, tudo normal, iniciei o ácido fólico, e há 3 meses que venho tentando, achei que fosse ser tão rápido, mas confesso que estou ficando decepcionada, triste, será que devo voltar ao médico? Será que ansiedade atrapalha tanto assim? Obrigada

  499. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    É normal que demore alguns meses. Na sua idade, pode aguardar até 1 ano por gravidez natural.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  500. Evelim disse:

    Boa tarde Dr.Fábio Eugênio.

    Tenho 25 anos e meu marido 32, estou tentando engravidar a 5 anos, fizemos os seguintes exames eu o papa-transvaginal e ele fez o espermograma ambos de resultado normais. No começo até ficamos bem ansiosos, mas acredito que agora estamos mais tranquilos até porque somos novos ainda, mas se o senhor puder nos dar algum conselho, ficaremos agradecidos.

  501. fabioeugenio disse:

    Oi Evelim,

    Como já se passaram 5 anos, não perca tempo.

    Consulte especialista para definir melhor tratamento !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  502. Débora disse:

    Olá Dr.
    Estou a 5 meses tentando engravidar, tenho 19 anos casei a 6 meses, antes não tomava anticoncepcional , a 2 meses atras fiz um exame que constatou micro foliculo policisticos, fiz varios exames de sangue está tudo normal, agora estou no 3° ciclo do desogestrel , me ajude, o que posso fazer para engravidar logo ???
    Sou muito ansiosa, poderia tomar um remedio para ansiedade tentando engravidar???
    Aguardo retorno

  503. Michelle disse:

    Oi eu tenho uma dúvida, faço tratamento para depressão e síndrome do pânico, são remédios bem fortes como rivotril , topit, trileptal, amytril. Gostaria de saber se posso engravidar , se tenho que parar de usar os remédios pois já tentei e não consegui ficar sem a medicação. Obrigada

  504. fabioeugenio disse:

    Oi Débora,

    Pode ser necessário tratamento de indução de ovulação, e não faz sentido você tomar anticoncepcional.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  505. fabioeugenio disse:

    Oi Michelle,

    Converse com seu psiquiatra e obstetra para mudar o esquema de medicações, para algumas que tragam menor risco para o embrião e feto.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  506. Lucinete disse:

    Boa noite!

    Dr. por favor me oriente o que faço. Tenho um filho de 4 anos, e quando engravidei dele foi super rápido, parei de tomar o anticoncepcional e em 5 meses estava grávida. Quando ele fez 2 anos parei novamente de evitar e em Dezembro já vai fazer 2 anos que estou tentando engravidar e não consigo. Já fiz vários exames hormonais, de sangue, de urina e a resposta é sempre a mesma que está tudo normal. Hoje tenho 34 anos e estou super preocupada, cada mês que a menstruação vem é uma tristeza. Já fui em 3 ginecologistas diferentes e todos me falam que é só ansiedade, mas como é possível essa ansiedade durar 2 anos?! Por favor me oriente, o que devo fazer.

  507. Lucinete disse:

    OBS: Já tomei indutor de ovulação. E nem isso resolveu. Isso me deixa ansiosa e triste sem saber o que fazer se aparentemente está tudo normal comigo.

  508. fabioeugenio disse:

    Oi Lucinete,

    Você já fez a histerossalpingografia, e seu marido o espermograma?

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  509. Lucinete disse:

    Olá, vou fazer a histerossalpingografia amanhã. Eu estava com o pedido e estava com medo de fazer, pelo que eu soube o exame é meio dolorido, mas resolvi realiza lo para descobrir realmente se têm algo de errado ou não. E meu esposo irá fazer o espermograma na próxima semana. Quando eu tiver os resultados lhe informo para que você possa me orientar se for possível.
    Abraços e obrigada pela atenção.

  510. Ana disse:

    Olá doutor, .
    Estou há 7 meses tentando e infelizmente ainda não consegui engravidar. Nunca imaginei que seria tão difícil. Estou com meus exames ok e meu esposo tb. Tem algo a mais que eu possa fazer para alugar a engravidar? Estou muito triste pois todo mundo consegue, menos eu. Impossível não ficar ansiosa.
    Obrigada pela atenção.

  511. Lucinete disse:

    Boa noite!
    O resultado do meu exame foi o seguinte:
    A radiografia simples da escovação pelviana não mostra alterações.
    Cavidade uterina de dimensões normais, destacando se uma formação diverticular na parede anterior do istmo, no local da cicatriz de cesariana prévia (istmocele). Trompas de calibre normal, relevo mucoso de porção ampular integro, deixando extravasar o contraste para a cavidade peritoneal.
    Dr. essa formação diverticular pode estar atrapalhando que eu engravide?

  512. Ana carolina disse:

    Ola , tomei o Neovlar durante dois anos , parei de tomar a 4 meses e não consigo engravidar , o que faço ?

  513. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Como a chance natural mensal é pequena, você pode aguardar até 1 ano para engravidar, a depender de sua idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  514. fabioeugenio disse:

    Oi Lucinete,

    Não interfere na chance de engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  515. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Carolina,

    Dependendo de sua idade, após 6 a 12 meses tentando naturalmente, consulte um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  516. Claudia disse:

    Olá Dr. Fabio me chamo Claudia tenho 37 anos e nove meses , tenho um filho de 12 anos, e estava de 7 semanas de gestação e após eco transvaginal, descobri que meu feto estava sem sinais vitais, tive muito sangramento e cólica e após passei pelo processo de curetagem, estou fazendo o tratamento com sulfato ferroso por 90 dias, estou me recuperando bem, mas preocupada devido minha idade , quero muito engravidar novamente, gostaria de ter mais dois filhos , qual seria o tempo ideal pra eu começar a tentar novamente? Obrigada

  517. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Se seu exame de hemograma está normal, após 2 meses já pode tentar novamente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  518. Mary disse:

    Boa noite .Dr Fábio eu estou ser toma injeção a sete meses e até agora não conseguir engravidar Eu ja fiz todos os exames que minha medica passou e ela falou que ta tudo ok e passou pra eu tomar DTN -FOL eu gostaria de saber se eu tenho chance de engravidar novamente muito obrigado .

  519. fabioeugenio disse:

    Oi Mary,

    Há chance de gravidez sim, mas após 1 ano procure um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  520. Gizélia disse:

    Dr. Bom dia. Gostaria que me ajudasse, estou tentando engravidar a 11 meses tomando ácido fólico , eu tenho 22 anos e tenho Somp, a 5 meses tomo cicloprymogina e a 1 meses tomo clomid e nesse mês comecei tomar estogenos. Mas até agora nada, sou muito ansiosa será isso que sera que isso que está atrapalhando?

  521. fabioeugenio disse:

    Oi Gizélia,

    O que está atrapalhando é a falta de ovulação, e a indução de ovulação pode lhe ajudar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  522. Ana disse:

    Olá Dr.
    Tenho 38 anos, e meu esposo 29. Somos casados a cinco anos.
    Meu ciclo menstrual é regular, 28 dias.
    Já perdia as esperanças de engravidar Dr.
    O q faço?

  523. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    O primeiro passo é uma consulta do casal, para avaliação e exames.

    Assim podemos definir qual o melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  524. Jéssica lorrana disse:

    Oi eu sou casada a dois anos, desde abril de 2015 nao tomo mais engencao para evitar e nao c onssigo

  525. Luciana M. disse:

    Olá, Gostaria de esclarecer uma dúvida.
    Eu e meu esposo temos 34 anos, temos um filho de 4 anos, há 2 anos estamos querendo engravidar, fiz todos os exames possíveis e deu tudo normal, por fim ele fez o espermograma e deu uma quantidade bem pouca de espermatozóides vivos. Fui num ginecologista especialista em reprodução para ver no que poderia me ajudar, mas o mesmo falou que eu só vou conseguir engravidar por fertilização ou inseminação e me disse tb que isso seria no mínimo uns 15 mil reais. Saí de lá completamente arrasada e chorando muito, pois foi como se tivesse destruído um sonho nosso. Não temos condições para isso.
    Gostaria de saber se isso pode ter acontecido pelo fato dele andar de moto? Há algum tratamento, medicamento, ou mudança de hábitos que possa melhorar a qualidade dos espermatózoides.

  526. Claudia Conceiçao disse:

    Olá doutor Fábio , Agradeço pela resposta anterior no momento encontro muito confusa ate pensando em desistir de tentar de novo , me sinto gorda pois fiquei com a barriga inchada e gostaria de saber se eu poderia fazer power jump e ginastica aeróbica , fazem dois meses que fiz a curetagem e foi tranquilo o procedimento mas agora tenho desconfortos na região pélvica, levemente e gostaria de saber se posso fazer exercícios ate mesmo rpm (bicicleta) até pra descontrair e me sentir melhor! Obrigada Abraço

  527. fabioeugenio disse:

    Oi Jéssica,

    Dependendo de sua idade, pode aguardar até 1 ano por gravidez natural.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  528. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Ele deve ser avaliado por um urologista para avaliar se há como melhorar o espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  529. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Atividade física é sempre benéfico, mas liberada por seu médico, e orientada por um educador físico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  530. Eliane disse:

    Bom dia Dr Fabio, tenho 36 anos, há 2 anos tentando engravidar, tomei indux já 4 vezes em ciclos alternados, e agora por último dei um intervalo de 2 meses para tomar indutor. Quantos ciclos é permitido tomar indutor? sendo que já tomei 4 e nunca engravidei?
    Att
    Eliane

  531. Renata disse:

    Olá, dr. Fábio,

    Tenho 26 anos e meu marido 32. Há 1 ano deixei de tomar anticoncepcional, não evitava mas também não engravidei nesse período.

    Agora que queremos mesmo, há 2 meses estamos tentando mas sem sucesso.

    Em janeiro fiz todos os exames pedidos e o médico falou que está tudo trabalhando perfeitamente.

    O que pode estar atrapalhando? Ansiedade?

    Aguardo retorno.

  532. fabioeugenio disse:

    Oi Eliane,

    Até cerca de 8 ciclos de indução, com segurança e acompanhamento médico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  533. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    São necessários os exames de fertilidade para investigar, como a histerossalpingografia, e o espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  534. Elaine disse:

    Bom dia tem 39 anos a meu namorado tem 29anos tem 2 filhas e parei deprovera ha 12 anos parei de tomar em novembro de 2015 e tomei em janeiro de 2015 a tomei a Janeiro de 2016 fiz teste de farmacia dia 18/03/2016 deu negativo mas decidi nao vou tomar mais e faz 12 anos que nao fico mestruada.Ha chance de eu engravidar.Me ajude por favor.Obrigado

  535. fabioeugenio disse:

    Oi Elaine,

    O primeiro passo é fazer exames de avaliação ginecológica e reprodutiva. Assim é possível definir o melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  536. Maria José da Silva santos disse:

    Oie boa tarde. Eu fiz laqueaduraso q não sei qual foi o tipo de laqueadura q eu fiz. Eu quero tanto engravidar já pensei em tomá garrafada será que vai da certo

  537. fabioeugenio disse:

    Oi Maria José,

    Você pode engravidar novamente sim, mas através de reversão de laqueadura ou fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  538. beny disse:

    Olá doutor tenho 24 anos e já tem um ano q tenho tentado mas n consigo já fiz o papa Nicolau n deu nenhum problema quero muito um bb

  539. beny disse:

    Pfv mim responde doutor estou querendo saber pq

  540. fabioeugenio disse:

    Oi Beny,

    Você deve fazer consulta e exames com especialista para definir o diagnóstico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  541. Denise disse:

    Ola dr!
    Gostararia de saber depois de quanto tempo que eu fiz a reversão Inda tenho chances de engravidar,já fas 2 anos que fiz e não consegui ainda, somente uma trompa esta permeável.

  542. Mara disse:

    Boa tarde!! Dr tenho 35 anos e já tem 5 anos q tento engravidar, eu e meu esposo já fizemos todos os exames que a medicina oferece para identificar qualquer problema é nenhum não foi diagnosticado. Desejo de ser mãe é muito grande que acaba sendo até desesperador.

  543. Mara disse:

    Me ajude a realizar esse sonho..

  544. fabioeugenio disse:

    Oi Denise,

    Após 1 ano da reversão, se não houve gravidez, já está indicada a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  545. fabioeugenio disse:

    Oi Mara,

    Mesmo os exames não detectando alterações, a indicação é fazer algum tratamento de reprodução, como a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  546. Catia Silva disse:

    Ola Doutor,

    tenho 27 anos, sempre tive um ciclo irregular e tomava a pilula a 10 anos em outubro 2015 deixei de tomar porque quero engravidar. Desde outubro que nao consigo engravidar, ja fiz todos os exames hormonais e esta tudo bem. O meu marido tambem e esta tudo bem com ele.
    Cada mes que passa fico mais ansiosa e pus na cabeca que nao consigo engravidar , ate porque nao sei se tenho ou nao um problema.
    Ajude-me por favor

  547. fabioeugenio disse:

    Oi Cátia,

    Se seus ciclos estão regulares, pode aguardar até 1 ano por gravidez natural.

    Peça ao seu GO exames básicos de fertilidade para confirmar que está tudo bem.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  548. Catia Silva disse:

    Continuo a ter ciclos irregulares as vezes de 35 dias e este ultimo foi de 41 dias. mas eu sei que ovulei porque fiz analises. Mas e chato porque a minha GO ainda nao me disse se tenho alguma coisa ou nao. Esta situacao deixa-me um pouco ansiosa porque nao sei o que se passa e porque nao consigo perceber porque e que nao consigo engravidar.

    Obg

  549. fabioeugenio disse:

    Oi Cátia,

    Lembre-se que a chance mensal é em torno de 20 a 25%, por isso às vezes pode demorar um pouco.

    Se não conseguir, pode tentar inicialmente a indução de ovulação.

    O tratamento consiste na fertilização in-vitro (FIV) com ICSI, sendo os espermatozoides captados diretamente dos testículos (PESA).

    As chances de gravidez são muito boas.

    O custo clínico médio da FIV é de 11 a 12 mil reais (incluindo congelamento e guarda de embriões excedentes) + cerca de 7 a 8 mil reais de medicações + cerca de 2.800 reais da PESA.

    Nossos telefones de consultório (85) 3047.8080 e (85) 9.9909.0227

    Qualquer dúvida pode nos contactar.

    Atenciosamente

  550. Livia Batista disse:

    Dr Fábio
    Tenho 35 anos e já fiz todos os exames para verificar a causa de não ter engravidado, com dois anos de tentativa. Meu marido fez o espermograma e o urologista dele disse que está normal e a minha contagem de ovulação também deu normal. Estou usando o indutor a seis meses e até agora nada. Podemos nos considerar um casa infértil? Qual a sugestão para nosso caso?

  551. Gabriela disse:

    Oi tenho 18 anos mas meu sonho sempre foi ser mae só q faz 3 anos q estou tentando e nada nunca tomei nenhum remédio . e tenho medo de eu não poder ser mãe choro muito . me ajuda oq devo fazer?

  552. fabioeugenio disse:

    Oi Lívia,

    As opções agora são a inseminação intra-uterina, e a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  553. fabioeugenio disse:

    Oi Gabriela,

    O primeiro passo é uma consulta para avaliação do casal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  554. maiarah disse:

    ola dr .tenho 22 anos e aos 16/17 tive gemeas q hj tem 5anos.depois disso nao consigo mais.engravidar .ninha monstra.vem.certo .ha um.mes fiz teste da farmacia.e.deu uma.fita.rosa.escura.e.a.outra bem.ckaro e logo no msm.dia.minha mestruacao veio .nao consigo.engravidar

  555. Catia Silva disse:

    Oi se o meu ciclo menstrual e de 43 dias mas regular e preocupante? Pode ser um sinal de ovarios policisticos?

    Obg

  556. fabioeugenio disse:

    Oi Maiarah,

    O primeiro passo é consultar especialista para exames de avaliação do casal.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  557. fabioeugenio disse:

    Oi Cátia,

    É um ciclo muito longo. Melhor fazer exames para constatar se está realmente ovulando.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  558. Catia Silva disse:

    Oi.

    Se tenho a menstruacao todos os meses, quer dizer que ovuluo todos os meses?

  559. Catia Silva disse:

    Oi.
    Meu marido fez analise ao esperma e a morfologia e de 3%. Queria saber se e um valor normal ou nao?

  560. fabioeugenio disse:

    Oi Cátia,

    Se seus ciclos são regulares, provavelmente você está ovulando !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  561. fabioeugenio disse:

    Oi Cátia,

    Está anormal. O mínimo é 4%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  562. elisa disse:

    Bom dia!!! Dr. Fábio, tenho 37anos, meu esposo 54anos, tenho 2filhos do primeiro casamento e ele 3filhas tbm, estamos casados a 6anos e faz 2anos q tento engravidar, fiz histerossalpingografia, usg transvaginal, exames hormonais e ele fez espermograma com resultados tds normais. Meu ciclo é regular, 27dias. Estou anciosa pela demora e pela idade q esta avançando. Acompanho no go pelo sus, devo retornar só em fevereiro, como os exames não acusaram nada, devo apenas aguardar, foi oq me disseram, estou tomando dtn fol apenas. Qual a opinião do Sr.?

  563. fabioeugenio disse:

    Oi Elisa,

    Mesmo com exames normais, como já se passaram 2 anos, existe indicação de tratamento de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  564. elisa disse:

    Dr. Fábio, mto obrigada por responder. Se puder me ajudar tenho algumas dúvidas: moro em pernambuco, consegui realizar os exames pelo sus no Hospital das clinicas do Recife, mas como ja comentei, tenho retorno somente em fevereiro. O Sr. conhece alguma clinica em Recife? Sabe me dizer qual o tratamento seria mais indicado e valor(mais ou menos)? Desculpa por tantas perguntas, e mais uma vez obrigada!

  565. fabioeugenio disse:

    Oi Elisa,

    Pode ser necessário inseminação ou fertilização (FIV). Em Recife há várias clínicas de reprodução humana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  566. Karina disse:

    Boa noite. Sou casada e estamos a dois anos tentando engravidar. Tenho sop,e começo do ano descobrimos q apenas 1% dos espermatozóides do meu esposo tem forma correta. Alguem já teve esperiencia como esta.? Sera se posso tomar indutor junto com ele? Nosso medico passou alguns remédios e vitaminas. Disse que precisamos passar um tempo tentando com medicações e se nao der certo. Só com inceminacao. Mas para tentar com medição temos q de dois em dois meses fazer exames. Isso se torna um pouco desgastante para nois.

  567. fabioeugenio disse:

    Oi Karina,

    Pode tentar algum tempo realmente com tratamentos mais simples, e se não funcionar, recorrer à FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  568. grasiele disse:

    ola doutor eu me chamo grasiele tenho 15 ano já ta faz 3 meses que eu tiver um aborto espontâneo e agora eu quero engravida mas não consigo eu tenho muito ansiedade não minha primeira gravidez demorei muito pra consegui fica gravida e deu certo mas eu sofri um aborto agora eu quero em gravida de novo mas consegui o que eu faço

  569. fabioeugenio disse:

    Oi Grasiele,

    Pode esperar mais alguns meses. Se não conseguir, consulte um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  570. yasmin lorrane disse:

    Casei e des do final de maio estou tentando engravidar e em junho minha mestruaçao nao veio fiz um teste no posto de saude e deu duas linhas uma forte e outra bem clarinha e a medica disse q eu nao estava gravida e então dia 11 de julho passei mal a noite q rolava de dor e sangrava muito nao sei se era mestruaçao ou um aborto so q eu e meu marido continuou a tentar e agora faz dois meses q minha mestruaçao nao vem e antes de eu tentar engravidar nunka aconteceu da minha mestruaçao fica sem vim algum mes…..isso pode esta acontecendo por conta da nossa anciedade em ter um filho?

  571. fabioeugenio disse:

    Oi Yasmin,

    Faça um beta-hcg (sangue) para esclarecer.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  572. flor disse:

    meu Deus eu tambem estou passando por essa situaçao ansiosa de mais penso em procurar um psicologo quero muito ser mae entao ja acordo pensando durmo pensando estou com 31 anos tive um gravidez tubaria as vezes penso que meu sonho de ser mae acabou mais ai todos os meses eu ja penso hoje minha regra nao vai desse eu to gravida ai nada eu fico triste me ajuda Dr senao vou ter um treco

  573. fabioeugenio disse:

    Oi Flor,

    Você tem ótimas chances de conseguir gravidez. Procure ficar tranquila, consulte um especialista em reprodução, e obtenha também ajuda de um psicólogo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  574. yasmin lorrane disse:

    Obgd pela a resposta mais infelizmente nao estou gravida ainda do meu pequeno mais nao desistirbe comfe em deus eu vou esta daqui um tempo e meu filho(a) vira com muita saude e trazendo muita alegria pra mim e pro meu marido

  575. Ana disse:

    Olá Dr. Fábio!

    Estou muito angustiada e apreensiva… Tento a gravidez desde Outubro de 2014. Fiz o uso do indutor Clomid de Março à Maio / 2015 e no mês de Junho conseguimos o positivo, porém tive um aborto espontâneo com apenas 4 semanas de Gestação. Fiz uma pausa nas tentativas, recomendada pela médica, e retomamos em Setembro / 2015. Em Novembro do mesmo ano fiz um acompanhamento com ultrassons seriados para o coito programado ( incluindo injeção para liberação do folículo). Novamente sem resultado. Em Janeiro, comecei a usar o FEMARA ( genérico Letrozol), outra modalidade de indutor, por 2 ciclos ( incluindo injeção para liberação novamente), sem resultado. Em Maio fiz a primeira tentativa de Inseminação artificial, em Junho a segunda e em Setembro a tentativa da fertilização in vitro ( implantação 2 dos 7 embriões), todas com resultados negativos. Confesso estar cansada e muito desmotivada com tudo isso. Tenho algumas características leves de SOP e o espermograma de meu marido são tidos como normais, apesar de alguns ginecologistas dizerem que está no limite ( ele tem 45 anos e eu 33, sendo que já é pai de uma menina de 14 anos de um relacionamento anterior). Estamos cansados de tantos tratamentos, que não se mostraram eficazes em nosso caso. Será que tem algum exame a ser feito para analisar melhor esses resultados negativos ( trombofilia, endometriose?). Fiz apenas as histero, que apresentou resultados normais. Gostaria de algumas recomendações do que fazer daqui para frente, doutor. Desde já agradeço muito a sua atenção!

  576. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    Acredito que com os embriões que estão congelados você conseguirá a implantação.

    Talvez seja indicado avaliar fator genético do casal. Já as trombofilias não têm relação com falha de implantação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  577. Mariana disse:

    Olá Doutor Fabio .TudoBem ?Eu tenho 24 anos e meu marido 36 nos queremos muito um filho já estamos juntos a 4 anos e eu não tomo anticoncepcional e não engravido. Nos dois fizemos todos os exames possíveis e está tudo certo.Falam que é ansiedade mais o que será que pode ser ??? Obrigada.

  578. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    Como já se passaram 4 anos, a indicação é partir para os tratamentos de reprodução humana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  579. tania disse:

    oi Dr fabio hj estou passando por um momento muito complicado fiz uma fiv e acabei de perder meu bebê de 9 semanas , eu tenho as 2 trompas instruídas e gostaria de saber se depois dessa curetagem fica mais fácil de engravidar ou não já que o problema e nas trompas . obrigado a

  580. tania disse:

    oi Dr fabio hj estou passando por um momento muito complicado fiz uma fiv e acabei de perder meu bebê de 9 semanas , eu tenho as 2 trompas instruídas e gostaria de saber se depois dessa curetagem fica mais fácil de engravidar ou não já que o problema e nas trompas . obrigado

  581. fabioeugenio disse:

    Oi Tânia,

    Lamento sua perda! E a curetagem não torna mais fácil engravidar. Suas trompas permanecem obstruídas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  582. Daniele dos Santos disse:

    Dr.eu tenho 18 anos e faz dos meses que tento engravidar e não to conseguindo oque eu faço?

  583. fabioeugenio disse:

    Oi Daniele,

    Se seu ciclo é regular, basta continuar tentando. Pode aguardar até 1 ano por gravidez natural.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  584. mary ana disse:

    ola Dr. tenho 31 anos, tento engravidar a 1 ano e 2 meses, fiz uso de anticoncepcional oral por 4 anos e injeção mensal por 3 anos. fiz exames a 9 meses atrás deu eutrófico. Quais as reais chances de engravidar?

  585. fabioeugenio disse:

    Oi Mary,

    Na sua idade as chances são em torno de 20% por ciclo. Mas como já passou mais de um ano, melhor partir para algum tratamento.

    Olá,

    Obrigado por acessar nosso blog. Por favor me informa sua idade, e cidade onde mora.

    Qualquer dúvida pode me contactar neste e-mail.

    Nossos telefones para agendamento: (85) 3047.8080 e (85) 9.9909.0227

    Atenciosamente,

  586. Paola disse:

    Olá Doutor
    Tenho 34 anos e há 9 meses tentando engravidar
    Meu marido fez o espermograma e ta tudo certo.
    Eu somente endovaginal.
    Ainda estou no prazo de tentativas ou devo já me preocupar e procurar ajuda?!
    Meu ciclo e bastante regular.
    Mas até agora nada.
    PS: no dia q fiz a ultra estava com dois folículos.
    Obrigada pela atenção.

  587. fabioeugenio disse:

    Oi Paola,

    Pode aguardar completar até uma ano. Depois procure especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  588. Claudia disse:

    Boa noite Dr.
    Tive minha primeira gestação há 15 anos, e desde março de 2016 parei de tomar pílula e até o momento não consegui engravidar.
    Fiz todos os exames necessários, histerossalpingografia, usg transvaginal, exames hormonais e ele fez espermograma com resultados todos normais.
    Fiz ressonância, pois sinto dores na pelve e tenho sangramentos fora do ciclo menstrual, sendo meu ciclo regular, o resultado foi Istmocele do plano dá cesária.
    Pode ser este o motivo de não conseguir engravidar?

  589. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Provavelmente não é a causa. Como já se passou 1 ano, melhor recorrer aos tratamentos de reprodução humana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem