×
Blog

Lidando com a ansiedade para engravidar

23 de junho de 2010

É bastante comum encontrar um casal que, após decidir que chegou hora de ter um filho, se surpreenda com a demora da concepção. E, quando o tempo vai passando e o desejo não se realiza, a ansiedade vai tomando conta dos dois, podendo se transformar numa grande sentimento de frustração, o que só atrapalha ainda mais o processo.

O desequilíbrio emocional pode alterar os níveis hormonais, afetando a possibilidade de concepção, daí a importância de procurar um especialista que possa esclarecer as dúvidas e diminuir a ansiedade do casal. Em certos casos, é normal que se leve até um ano para atingir o objetivo. Para se ter uma ideia, um homem e uma mulher saudáveis, com idade inferior a 35 anos, que mantêm relações sexuais frequentes, tem em média, 20% de chances de engravidar a cada mês.

Outra boa dica é aproveitar o período fértil. Manter relações em dias alternados nestes dias também melhora a qualidade do sêmen, aumentando a possibilidade de concepção. Uma terceira, e imprescindível, medida é ter uma rotina de exercícios e alimentação saudável. Fumar e beber estão fora de cogitação. É preciso tomar cuidado até mesmo com o peso. A falta ou excesso de gordura no corpo afetam a fertilidade. Nas mulheres, causam a irregularidade no ciclo menstrual. Nos homens, provocam problemas relacionados à qualidade e quantidade dos espermatozoides.

Fora isso, existem os casos em que há a necessidade de um tratamento médico. Nestes, o ideal é procurar um especialista logo que suspeite da possibilidade de algum problema no sistema reprodutivo. Caso seja diagnosticada a infertilidade, ainda assim não há razão para desesperança. A medicina reprodutiva possui métodos avançados para tornar real o sonho de se constituir uma família. Novamente, deve-se procurar controlar a ansiedade, mesmo que com apoio psicológico,  para enfrentar todo o processo. Pode parecer complicado, mas os papais e mamães que superaram os desafios nunca se arrependeram de esperar.

1 Comentário para “Lidando com a ansiedade para engravidar”

  1. Thaís Mendes disse:

    Olá que conteúdo rico em informações, vou começar acompanhar seu blog, aprenda acabar com a ansiedade acesse o link e aproveite: http://cutt.ly/tchauansiedade

Deixe uma resposta

Mensagem