Está ficando comum o fato de mulheres deixarem para engravidar mais tarde, seja por razões profissionais ou por ainda não terem encontrado a cara-metade. Como a mulher não produz nenhum óvulo novo após o nascimento, com o avançar da idade, aumentam as dificuldades de engravidar. Recorrendo aos tratamentos de reprodução humana, muitos casais vêm realizando o sonho de ter filhos. Dados do Ministério da Saúde mostram que a proporção de nascimentos em mães acima dos 40 anos subiu, passando de 1,75% de nascidos vivos em 1996 para 1,95% em 2002.

Até os 30 anos, a mulher está no auge da sua fertilidade, ou seja, até essa idade é a hora mais propícia para ser mãe, mas não é isso o que acontece hoje. É também nessa fase da vida que as mulheres estão mais engajadas em suas carreiras, deixando sua vida pessoal de lado. E assim, elas adiam o plano até acharem o momento ideal para se dedicarem à vida materna.

É consenso entre os médicos que as taxas de gravidez diminuem gradativamente, principalmente a partir dos 35 anos de idade. Com o avançar dos anos, diminui a qualidade dos óvulos liberados a cada ciclo ovulatório pela mulher, o que diminui as chances de gravidez espontânea ou mesmo com tratamentos de reprodução assistida, além de a criança poder nascer com algum problema genético, como Síndrome de Down.

Há casos em que as chances de gravidez com os próprios óvulos já é muito remota, como em mulheres com mais de 43 anos. Uma saída para esse tipo de problema é a doação ovular, caso em que a gravidez é possível graças a óvulos doados por mulheres mais jovens, que são fertilizados em laboratório com os espermatozóides do marido da paciente, que vai gerar o bebê. Depois, o embrião é implantado no útero da mulher.

As chances de gravidez na fertilização in vitro variam conforme a idade: até 65% de chances em mulheres com até 35 anos que produzam embriões de boa qualidade, 40% a 50% até 40 anos, reduzindo-se para menos de 25% acima dos 40 anos.

Orientação é indispensável. Apesar da disponibilidade de técnicas avançadas que tornam possível o sonho de ser mãe em idade avançada, é importante uma boa orientação às pacientes e exames clínicos rigorosos antes de iniciar os tratamentos. A gravidez em gestantes com mais de 35 anos pode ser complicada caso haja alguma doença associada à idade, como hipertensão, diabete, insuficiência vascular ou aborto anterior.

COMENTÁRIO DO ESPECIALISTA: indubitavelmente o principal fator isolado que reflete a chance da mulher engravidar (fecundidade) é sua idade. A perda de quantidade e qualidade de óvulos é um fenômeno universal, contínuo (mesmo na vida intrauterina, infância e adolescência), e irreversível. Uma velha máxima da medicina reprodutiva diz: sua fertilidade hoje é melhor do que sua fertilidade amanhã. Guardadas as devidas proporções, este pensamento reflete a importância da qualidade dos óvulos no processo reprodutivo. É lógico que os espermatozóides também são fundamentais, mas vejam, um homem é capaz, a cada ejaculação, de produzir cerca de 50 milhões de espermatozóides maduros. É isto mesmo, poderíamos dizer que a produção de espermatozóides no testículo é praticamente inesgotável, e se mantêm com qualidade mesmo em idades mais avançadas como 60 ou 70 anos.

Já a mulher nasce com "apenas" um milhão de óvulos (valores aproximados) e, ao longo de sua vida reprodutiva que dura pouco mais de 30 anos, irá liberar cerca de 400 óvulos maduros. Por isso, o gameta feminino (o óvulo) é tão precioso. E por isso, recomendamos sempre às pacientes que não adiem muito a maternidade. Mesmo com os avanços da medicina reprodutiva, os tratamentos, mesmo a fertilização in vitro, têm chance de gravidez extremamente dependentes da idade materna e qualidade dos óvulos.

Lógico que não existe um padrão ideal, e vários fatores pessoais e sócio-ambientais devem ser levados em consideração, mas um conselho seria: procure ter seu primeiro filho até os 30 anos. Se não for possível, evite passar dos 35 sem a primeira gravidez. Na dúvida, consulte e converse com o especialista.

 

322 Comentários para “Mulheres buscam gravidez em idade avançada”

  1. Que otimo Post. Acabou com algumas duvidas que tinha a algum tempo. obrigado!!

  2. Carla Jana disse:

    Sonho em ser Mãe novamente.
     
    Vivi com uma pessoa 15 Anos e com ele tive 3 filhos,
    confesso que foram 15 anos perdidos da minha vida, fui muito infeliz, amo meus filhos mas não foram feitos
    com alegria e amor verdadeiro
    …mas hoje sao minha razão de viver
     
    Atualmente encontrei a razao de minha plena alegria
    meu marido que se chama Mike, e quero muito
    engravidar pois após ter tido meus 3 filhos fiz a Laqueadura, estou disposta a fazer qualquer metódo de reversão pra dar essa alegria meu esposo, nao agora, mas planejando desde o momento pois completei 33 anos, e queremos no futuro ter 1 filho fruto do amor que sentimentos,não importa como for, particular ou pelo sus, trabalharei em função desse meu sonho agora.Pois hoje sou realmente uma pessoa feliz pois sofri muito do meu ex marido, e pra mim será a confirmãção de toda a felicidade que precisamos, UM FRUTO DO NOSSO AMOR
    gostaria de saber se existe pelo SUS
    ou somente particular, e quais as clinicas em Fortaleza
     
     
    Grata
     
     

  3. Tenho 41 anos, estou tentando engravidar já fiz todos os exames e os médicos dizem que está tudo bem. O problema é que o meu marido tem o espermatozóides lento. O que eu faço?

  4. alida nunes disse:

    mesmo sabendo que com 48 anos as chances de engravidar sao mínimas, tenho o direito de tentar.Porém,me sentir totalmente desmotivada por um determinado médico desta conceituada clínica.Mesmo porque nem chegou a ver um exame se quer. Graças a Deus,nao desisto fácil.Vou tentar em outra clínica que me de pelo menos a chance de tentar.

  5. oi tenho 33 anos e quero muito ter outro filho, ja tem 6 meses q parei de tomar remedio e ate agora nada, minha mestrueção e certa ela ñ falha, me ajude quero muito ter outro filho ja tenho, 3 filhos a primeira foi 2 meninas bjs.

  6. fabioeugenio disse:

    Oi Alida,

    Na sua faixa de idade as chances de gravidez com seus próprios óvulos são pequenas, mas lógico que você tem o direito de tentar.

    Não desista do seu sonho !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  7. fabioeugenio disse:

    Olá Cristiane,

    Peça ao seu ginecologista para solicitar alguns exames do seu potencial reprodutivo (exame de ovulação, e avaliação das trompas), e o exame de seu marido (espermograma). Assim poderíamos saber se existe algum problema de subfertilidade atual.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  8. Dr. Fábio estou ovulando normalmente , meu esposo também está  bem com os espermas , o problema é que tenho 46 anos e sou ligada á 20 anos . tive 3 filhos saudáveis 2 de parto normal e 1 cesaria. Meu ginecologista até brincou ,dizendo que meus óvulos estão  saudáveis quanto o de uma adolecente. Outro problema é que na cidade onde moro não há recursos para esse tipo de tratamentos.Tenho alguma chance de ter um filho saudável? Conhece algum especialista em Cuiabá MT ou BH Minas?
     

  9. fabioeugenio disse:

    Olá Márcia,

    Existe sim possibilidade de você ter filhos saudáveis. A melhor opção é a fertilização in-vitro (FIV) com doação ovular.

    Para maiores informações me contacta diretamente no drfabioeugenio@gmail.com

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  10. Olá drº Fábio.
    Tenho 41 anos e retirei as trompas a 12 anos atrás. Mas meu marido e eu estamos com muita vontade de ter nosso terceiro filho. Tive 2 cesárias e não tenho nenhuma doença cronica. Será que isso é possível? Obrigada,
    Simone Rodriguez, de Curitiba.

  11. fabioeugenio disse:

    Olá Simone,

    Lógico que é possível. A fertilização in-vitro (FIV) oferece excelentes chances de gravidez em mulheres que perderam as trompas.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  12. Arlete disse:

    Olá boa tarde.
    Gostaria que me tirasse uma dúvida,minha médica disse que por meu FSH ter dado 12,9 e minha ultra que os meus ovários não tem folículos,minha FIV só pode ter suscesso por ovodoação,ela pode ter se enganado? na ovodoação a espera por uma doadora compatível é muito demorada? Tem alguma clínica que demore pouco tempo?Tenho 44 anos,não posso ficar esperando.Tenho dois filhos de gravidez normal um de 24 e outro de 21,mas meu atual companheiro não tem filhos.Meus outros exames estão ótimos,inclusive a vídeohisteroscopia.
              Agradeço desde já a atenção.

  13. fabioeugenio disse:

    Olá Arlete,

    Realmente em sua faixa de idade, sem folículos ao ultrassom transvaginal, e com FSH acima de 10, a melhor opção, com maiores chances de gravidez, é a FIV com óvulos doados.
    A espera por ovodoação em geral não é demorada ( 1 a 2 meses ).
    Para maiores detalhes, me acesse diretamente no drfabioeugenio@gmail.com

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  14. maria disse:

    OLÁ DOTOR FÁBIO, BOM DIA GOSTARI  DE LIDIZ QUE TENHO 47 ANOS SO LIGADA HA 13 ANOS,E AGORA TENHO UM MARIDO MARAVILHOSO,E O SONHO DELE É TER UM FILHOS,EU TENHO TRÊS E ELE NÃO TEM NEM UM.MAIS O QUE POSSO FQZER PARA REALIZAR ESSE SONHO DELE,DOTOR, SO EM  EU VER, ELE FALAR, VEJO O BRILHO NO OLHA DELE DE TANTA FELICIDADE.ISSO TA ME DEIXANDO MUITO TRISTE,POIS JÁ EMTREI EM COMENÇO DE DEPREÇÃO,ELE É UMA MARIDO MUTO BOM EM TUDOS OS MOMENTOS E AS  COISA QUE EU NÃO TIVE COM O PAI DOS MEUS FILHOS.POFAVOE ME RESPONDA,EU MORO COM ELE13 ANOS,  

  15. fabioeugenio disse:

    Olá Maria,

    Claro que você pode ter um filho com seu atual marido.

    No seu caso o tratamento mais indicado é a fertilização in-vitro (FIV) com doação ovular. As chances de gravidez são excelentes.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  16. Doutor, tenho 47 anos tive um filho que faleceu a um ano,com 20 anos,filho único, tentei uma fertização mais não deu certo, apesar do médico me dizer que tinha tudo para dar certo, hoje repetir meus exames o meu tsh está em 4.5, e os outros resultados normais,a ovulação também está normal, fiz a ultra e continuo vom reserva, o senhor também acha que memo assim tenho chance de engravidar.Esse tsh me ajuda?
    obrigado desde já.

  17. fabioeugenio disse:

    Olá Edileusa,

    A fertilização in-vitro é um procedimento cuja chance de gravidez depende fundamentalmente da idade. A chance de sucesso com seus próprios óvulos aos 47 anos é muito baixa, mesmo se sua reserva ovariana (em quantidade) for razoável – o exame que deu 4,5 é o TSH ou o FSH?. O principal é a qualidade dos óvulos, que inevitavelmente está muito comprometida aos 47 anos.

    Porém, nestes casos, a medicina reprodutiva oferece a possibilidade de gravidez, com excelentes chances, através da FIV com óvulos doados.

    Procura se informar sobre este procedimento.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  18. Carlos Magno disse:

    Dr. Fábio, minha esposa teve endometriose em grau severo e fez uma cirurgia tida como bem sucedida (diante disso creio que o endométrio esteja em grande parte comprometido). Ela já está com pouco mais de 37 anos e meu espermograma não foi muito positivo (espermatozóides lentos, etc). Ela tem problemas de varizes (não sei se tem relevância). Somos primos de 1º grau. Os médicos recomendaram FIV. Contudo, pelo que estou lendo, as chances são muito pequenas e os riscos grandes (diabetes, hipertensão, abortos, síndrome de down, questões circulatórias, alterações cromossômicas). A chance de sucesso da FIV cai muito diante dos fatores combinados? Os riscos para a saúde de minha esposa são realmente grandes? Melhor adotar?
     Abraços e desde já muito obrigado.

  19. fabioeugenio disse:

    Oi Carlos Magno,

    Não vejo risco elevado no tratamento. O fato de serem primos de 1o grau aumenta apenas um pouco o risco genético basal, que qualquer casal tem. Aos 37 anos (idade de sua esposa) os riscos genéticos/cromossômicos são muito pequenos. As varizes não têm relevância.

    A FIV é realmente o tratamento de escolha. A depender da reserva ovariana dela, do preparo realizado antes da FIV (Zoladex), e da qualidade dos embriões formados, a chance de gravidez é muito semelhante a uma mulher de 37 anos que não tenha endometriose. Portanto, as chances são muito boas.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  20. boa tarde Dr . Fabio
    Meu nome é Sandra tenho 37 anos  preciso muito de sua ajuda pois estou muito triste, tenho 2 filhos d partos normais e a 8 anos eu recanalisei minhas trompas e tive 3 abortos não sei os motivos da perca, recentimente a 6 dias estava gravida mas era nas trompas , teve que passar por um cirurgia e retirei meu ovario e trompa direita Dr me ajude fiquei muito triste, pois eu sonho muito em dar um filho a meu atual marido, ele maravilhoso não tem filho e  é louco por criança, me der uma luz o que devo fazer exista alguma chance pra mim ainda , depois da cirurgia quanto tempo posso procurar algum desses procedimento.

  21. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    É importante saber como está sua trompa esquerda (a que restou), e a reserva do ovário esquerdo. Fundamental ainda fazer uma análise de possíveis causas de abortos de repetição.
    Somente assim poderíamos partir com alguma segurança para uma nova tentativa de gravidez.
    Na sua faixa de idade (37 anos) a chance de conseguir nova gravidez é muito boa.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  22. Meu nome é Cristina tenho 39 anos  preciso muito de sua ajuda pois estou muito triste, tenho 3 filhos do meu primeiro casamento e quando meu filho mais novo nasceu minhas trompas foram ligadas, por favor me ajude , pois eu sonho muito em dar um filho a meu atual marido, ele é uma pessoa maravilhosa , não tem filho e  adora  criança,  o que devo fazer? existe alguma chance pra mim ainda?a dois meses precisei interromper a menstruação para curar uma anemia por falta de ferro, o meu médico disse que preciso ficar mais três meses sem menstruar. Será que depois desse tempo ainda vou ter alguma chance de realizar o sonho de dar um filho ao meu marido? por favor me ajude.  

  23. Meu nome é Cristina tenho 39 anos também  preciso muito de sua ajuda,  tenho 3 filhos do meu primeiro casamento sendo que a 1º gravidez foi de gemeos e quando meu filho mais novo nasceu minhas trompas foram ligadas, por favor me ajude , pois eu sonho muito em dar um filho a meu atual marido, ele é uma pessoa maravilhosa , não tem filho e  adora  criança,  o que devo fazer? existe alguma chance pra mim ainda?a dois meses precisei interromper a menstruação para curar uma anemia por falta de ferro, o meu médico disse que preciso ficar mais três meses sem menstruar. Será que depois desse tempo ainda vou ter alguma chance de realizar o sonho de dar um filho ao meu marido? por favor me ajude.  

  24. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    Não fique triste e nem perca as esperanças.
    No seu caso a fertilização in-vitro (FIV) oferece excelentes chances para uma nova gravidez.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênip

  25. eva maria disse:

    ola,meu nome e eva tenho 36 anos tenho 2 filhos apos fiz laqueadura;e pretento ter mais um filho com meu atual marido.comecie fazer tratamento de fertilizasao in vitro.tem alguem com essa idade que fez e deu cert? estou confiante que vai dar certo se deus me permitir.

  26. fabioeugenio disse:

    Oi Eva,

    Pode ficar confiante pois suas chances de gravidez aos 36 anos são muito boas.

    Estamos torcendo pelo sucesso.

    Abraços,

    DR. Fábio Eugênio

  27. Bom dia
    Estou c/ 47 anos e minha menstruação nao vei este mês…com atraso de mais ou menos 10 dias. Meus seios estão doloridos e inchados. Será que estou grávida/ Tenho medo pela idade….

  28. fabioeugenio disse:

    Oi Susette,

    Pouco provável que seja gravidez. Para tirar a dúvida definitivamente, faz o exame de beta hcg.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  29. Sandra disse:

    Boa tarde Dr Fábio.
    Tenho 45 anos, tive um filho aos 29 anos, que hj está com 16 anos. Estou acima do peso, mas já perdí 17 Kg, e estou tomando galvus met 50/500 para diabetes, pois por causa do sobrepeso, fiquei com diabetes. Finalmente reencontrei o meu grande amor, e estamos juntos há 2 anos. Resolvemos tentar um filho nosso, para selar nosso amor. Gostaria da sua opinião a esse respeito. É possível ter um bebê saudável? Não fumo, bebo uma cervejunha final de semana, sou uma pessoa ativa e disposta e meu marido tem 47 anos. Aguardo sua opinião! Fique com Deus!

  30. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    A chance de gravidez natural na sua faixa de idade é baixa. E sua gravidez deve ser muito bem planejada e acompanhada, devido ao sobrepeso e diabetes.
    Entretanto, existem opções na medicina reprodutiva. Procura marcar com um especialista em sua cidade para orientação.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  31. janet disse:

    Boa tarde DR.Fabio Eugenio Rodrigues.Tenho um sonho de ter um filho.Meu esposo tambem.Tenho,54 vou fazer 55 anos. Qual a chançe que eu tenho de ter meu filho pela ternica da fertilização in-vitro? Obrigado. Me Oriente por favor. Deus seja contigo.,

  32. fabioeugenio disse:

    Oi Janete,

    Você pode engravidar pela fertilização in-vitro com doação ovular.
    Primeiro devemos realizar vários exames para avaliar sua saúde, e confirmar que a gravidez não trará qualquer risco para você.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  33. Marcus disse:

    Hiya very cool site!! Guy .. Excellent .. Superb .. I will bookmark your blog and take the feeds also?I’m satisfied to search out numerous helpful info here in the post, we need develop more strategies on this regard, thanks for sharing. . . . . .

  34. janet disse:

    Muito Obrigado, DR. Fabio Eugenio Rodrigues.Você é um ser muito especial. EU te desejo muito sucesso nesta sua caminhada, trazendo alegria para todos os lares,como uma luz iluminando a vida de milhões de casais. Abraços.

  35. fabioeugenio disse:

    Oi Janet,

    Obrigado pelas palavras carinhosas. Boas festas para você e um ano novo repleto de realizações.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  36. ANA MARIA disse:

    Tenho 2 filhas uma de 24 e outra de 26, e depois de todo esse tempo, hoje estou com 45 anos, descobri que estou grávida, não foi planejada, fiz o Beta e deu
    1062,0mUI/mL
    , e deu positivo né?, e ai sera que vou conseguir ter, ou sera complicado? quais sao as chances de ter um aborto espontaneo? e o bebe, quero q ele venha com saude, se tudo proceguir bem, a minha sorte é que eu tomo a CHIA(que tem grande valor nutricional em Acido Folico) isso ajuda? estou muito angustiada! me ajude!

  37. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Maria,

    Parabéns pela gravidez !!

    Se você tem saúde normal, tende a ser uma gravidez tranquila. Mas deve ser muito bem acompanhada.

    O risco de aborto é em torno de 20 a 25%. Comece imediatamente seu pré-natal

    Boa sorte.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  38. Claudia disse:

    Ja fiz uma tentativa de inseminaçao, mas nao deu certo  Tenho 40 anos aha que posso tentar outra mas tendo sucesso..abraços

  39. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    É possível sim você ter sucesso na nova tentativa, se suas trompas são normais e o sêmen de boa qualidade.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  40. ola tenho muita vontade de ter um filho mais ja tenho 45 anos ainda posso ter nunca tive filhos antes estou correndo algum ,so que pelos meios tradicionais nao consigo sera que e por causa da idade tenho que fzer algum tratamento antes fico aguardando respostas.

  41. fabioeugenio disse:

    Oi Jaine,

    É possível você engravidar, mesmo aos 45 anos. Procura um especialista para consulta, e orientações sobre os tratamentos.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  42. ola dr tenho 41 anos tentei reverter a laquiadura o medico desse que nao tenho as trompas cera que posso ter outro filho

  43. Dr moro em rondonia e queria saber se aqui tem alguma clinica que faz esse procedimento e quanto custa. aguardo resposta

  44. fabioeugenio disse:

    Oi Maria Helena,

    Neste caso o tratamento indicado é a fertilização in-vitro (FIV).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  45. fabioeugenio disse:

    Oi Maria Helena,

    Não conheço clinicas em Rondônia. Se informa com seu ginecologista local.

    Provavelmente, você deve se deslocar a outro estado para a realização da FIV.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  46. OLá Dr. Fabio, estou completando 41 anos, tive tres filhos dois de parto normal e um  cesário(meninos), eu e meu esposo estamos querendo tentar para uma menina. Seria possível eu engravidar? Moro em São Luís MA, como posso ser orientada? Fico no aguardo.

  47. eu sonho ser mae novamente mais sei que ja mais vai ser possivel pois ja tenho 43 e meu tipode sangue é a negativo. mais fiquei satisfeita em saber que outras mães que não tem esse tipo de problema pode continuar sonhando como eu.

  48. Amanda disse:

     Dr.Fábio Eugênio,boa noite!
    Preciso de sua ajuda,pois estou anciosa demais…..Fiz uma fiv há 5 dias,foram implantados 2 blastocistos,segundo o Dr Ricardo,excelêntes''a'',vou fazer 34 anos,quais as chances de meu beta dar positivo

  49. fabioeugenio disse:

    Olá Mércia,

    Lógico que você pode engravidar novamente. Porém, a determinação do sexo nos tratamentos de FIV somente pode ser realizado quando existem doenças genéticas familiares.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  50. fabioeugenio disse:

    Oi Rosana,

    Você pode engravidar sim. E o tipo sanguíneo não tem nenhum problema !!

    Procura consultar um especialista na sua cidade.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  51. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Na sua idade, com implantação de dois blastocistos, as chances são excelentes, entre 60 e 70%.

    Abraços, e boa sorte,

    Dr. Fábio Eugênio

  52. Eliana disse:

    Olá,DR Fábio Eugênio…Adorei esse site,pois com suas informações todas as mulheres  conseguem sanar suas dúvidas.Tenho 41 anos,não tenho filhos…e conheci um grande amor,então resolvemos tentar…sou apaixonada por crianças,mas os anos foram passando e me dediquei ao trabalho e não encontrava a pessoa certa para realizar esse sonho.Mas agora esse desejo voltou,quero muito ter um bebezinho,ao qual quero amar e cuidar com todo carinho…Primeiramente seja feita a vontade de DEUS,mas sei que com sua ajuda poderei realizar esse desejo.Tenho pressão alta,diabete,mas tudo controlado,faço tratamento,meu médico me passou o Acido Fólico pra eu tomar(Embora me disse que é de risco),mas depois disse que se eu tomar todos os cuidados dará tudo certo.Perdi peso pois estava com quilinhos a mais…Enfim me reeduquei  na alimentação.Não bebo,não fumo e faço caminhadas.Por favor me ensine como conseguir engravidar naturalmente….pois sou leiga no assunto….Desde de já agradeço e peço desculpas se fiz algumas pergunta tola.
     As mulheres que estão tentando engravidar,boa sorte,pois sei que DEUS irá abençoar a todos com lindos filhos.Obrigada.

  53. fabioeugenio disse:

    Oi Eliana,

    Obrigado pelo incentivo !!

    Para engravidar naturalmente é fundamental cuidar da alimentação e praticar atividade física, como você vem fazendo. E procurar ter sempre relações no período fértil.

    Pede ao teu ginecologista para fazer uma tabela de período fértil para você.

    Abraços,

  54. doutor me ajude estou tao angustiada moro em soa paulo sou o perada quero ter um ebe
    ja tive 2 mas moram com minha mae casei dinovo e vivo so
    quero um bebe
    e da para o  meu esposo que e um homen carente de carinho e ama criança e todos os lugares que procuro nao encontro um apoio quero desfazer a laguiadura como faço pra nao paga? pois nao tenho condicoes??
    qual as chaches se vou entra nos 40 anos?moro em sao paulo…me responda no meu msn pois nao sei se vou consegui visulaizar dinovo aqui? pois noa sei meche direito,,desde ja acgradeço;;;quero ter a herança do nosso amor

  55. Giovana disse:

    Olá!!!
    Drº Eugenio
    tenho 43 anos e tenho as duas trompas obstuida, será que ainda tem jeito para que eu possa engravidar, ja fiz uma cirrrurgia para tentar desobstruir as trompas mas não deu certo.

  56. fabioeugenio disse:

    Olá Alda,

    Pode ser mais fácil conseguir reversão de laqueadura nos hospitais universitários (USP, UNIFESP).

    Para informações sobre tratamentos pelo sus, acessa o link http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/apos-7-anos-saude-estuda-incluir-fertilizacao-vitro-no-sus-em-2012.html

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  57. eliete disse:

    quanto tempo tenho q esta no brasil p fazer uma fiv com ovodoacao,tenho 47 anos marido 30,tenho chances qual o preco?quero muito ter um filho perdi meu unico filho em um acidente de moto.

  58. fabioeugenio disse:

    Oi Giovana,

    A solução é a fertilização in-vitro (FIV). Na sua faixa de idade não perca tempo e procure uma clínica de reprodução assistida.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  59. fabioeugenio disse:

    Oi Eliete,

    Existem chances excelentes na FIV com óvulo-doação. Para detalhes me acessa no drfabioeugenio@gmail.com

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  60. marcilene disse:

    DR, TENHO 36 ANOS, HÁ TRÊS ANOS TENTO ENGRAVIDAR E NÃO CONSIGO, JÁ FIZ TODOS OS EXAMES, JÁ FIZ CINCO INSEMINAÇÕES E NADA ATÉ AGORA, MEU MÉDICO VAI TENTAR FAZER A IN VITRO, QUAIS SÃO AS MINHAS CHANCES, É POSSIVEL OS EXAMES DAREM NORMAL E A MULHER NÃO ENGRAVIDAR, NÃO ENTENDO, PORQUE SE TA TUDO NORMAL EU DEVERIA ESTÁ GRAVIDA, COMO É ISSO? POSSO ENGRAVIDAR PELA IN VITRO COM ESSA IDADE?

  61. fabioeugenio disse:

    Oi Marcilene,

    Mesmo com todos os exames normais, o casal pode não conseguir a gravidez espontânea.

    Na sua faixa de idade (36 anos), a FIV oferece excelentes chances de gravidez.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  62. hilma disse:

    ola tenho 28 anos e 2 filhas de parto normal agora quero ficar gravida de meu terceiro mais faz dois meses que tento e nada sera que meus ovylos estao de mal qualidade? meu marido tem 36 anos

  63. Rosa disse:

    Dr FÁBIO, tenho 33 anos e estou prestes a fazer a FIV. To tomando a medicação e na próxima semana devo fazer a punção e transferencia. O meu medico me deixou bem a vontade para decidir sobre o número de embriões a serem implantados. Estou na maior duvida, não tenho dinheiro pra bancar outro tratamento, porisso quero trabalhar com a menor chance de insucesso. O que vc me aconselha? Múltiplos como trigêmeos não me assustam, ao contrario, eu adoraria tê-los? E que tipo de repouso vcerecomenda após a transferencia?

  64. Rosa disse:

    Desculpa tantas perguntas, mas é que meu médico é meio caladão e quase nunca me deixa à vontade pra tirar todas as minhas duvidas e apesar de não lhe conhecer, pelo site dá pra ver que o senhor é diferente, nada lacônico! Obrigada pela ajuda!

  65. fabioeugenio disse:

    Hilma,

    A chance mensal na sua idade é em torno de 20 a 25%. É normal que demore alguns meses para engravidar.

    Fica tranquila, e conversa com seu ginecologista.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  66. fabioeugenio disse:

    Oi Rosa,

    Em primeiro lugar te desejo muito boa sorte no tratamento !! Na sua idade as chances são excelentes.

    Pela resolução do conselho de medicina, podem ser transferidos até 2 embriões por tentativa, na sua idade.

    Lembre-se que a gravidez de trigêmeos é complicada, com prematuridade importante dos bebês e riscos de sequelas.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  67. cilene disse:

    ola dr fabio tenho 48 anos, tenho uma filha de 30 anos do meu primeiro casamento com o meu atual marido não tenho filho, ja estamos juntos a14 anos,o nosso sonho é ter um filho, fiquei gravida aos 42 anos mais perdi com 8 meses de gestação o cordão ambilical enrolou no pescosinho dele com duas volta .foi muito triste para nós. estou querendo engravidar agora , e gostaria de saber se a risco de vida para mim ou para o bebe e se posso te uma gestação normal aos 48 anos sem compricação. a minha saude é perfita .obrigada pela ajuda……..

  68. fabioeugenio disse:

    Olá Cilene,

    É muito difícil gravidez com seus próprios óvulos aos 48 anos. O tratamento indicado é a fertilização in-vitro (FIV) com óvulo-doação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  69. ivania disse:

    DR;FABIO EUGÊNIO 47anos ja tirei um pedaço do meu ovario esquerdo sou mae de quatro filhos um 30,18,16,15 tenho fiz a ligadura 15 anos atras e hoje minha mestruação ñ vem a 3 meses estou muito enxoada e minha e estou com medo pois depois que eu tirei o ovario eu tive 5 filhos pois ate tri gemeos que dois papai do seu levou e ficou uma que e a de 16 anos me ajude

  70. fabioeugenio disse:

    Oi Ivânia,

    Muito improvável você engravidar naturalmente aos 47 anos e com trompas ligadas !!

    Deve ser alguma disfunção hormonal do climatério. Consulta seu ginecologista.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  71. Jaqueline disse:

    Oi. Tenho 37 anos e ainda não tive filhos. Pretendo parar a pílula em janeiro. Meu marido tem 43 anos. Não fumo, não bebo, já fiz alguns exames e está tudo normal. Estou tomando ácido fólico, por recomendação da minha médica. Minha alimentação é saudável, agora faço acompanhamento com nutricionista. Não tenho nenhuma doença. Tenho muito receio de engravidar com essa idade. Quais os riscos que corro ao engravidar aos 37 anos? Terei dificuldades devido a minha idade e do meu marido? Gostaria se possível de receber também a resposta por e-mail. Abraços Jaqueline

  72. luisa disse:

    Boa noite senhor Doutor. Tive lendo todos os comentarios e achai esta pagina bastante esclarecedora. Vivo em Portugal e gostava de contar a minha situação, e de pedir a sua opinião. Tenho 46 anos, feitos em Agosto, sou menstruada todos os meses. Tenho 2 filhas, uma de 15 e outra de 10 anos. Ambas nasceram de cesariana. Aproveitei a segunda cesariana e fiz logo laquação, portanto ja la vao 10 anos. Nao sei o tipo de laquaçao que me fizeram. Agora eu e meu marido temos vontade de ter outro bebe. Sera que é possivel voltar a engravidar? Provavelmente ja nao terei ovulos maduros, ou sera que ainda tenho? Mesmo que tenha, e estando eu laqueada, como poderao recolher o ovulo para fertilizaçao “in vitro”? E se nao tiver ovulo meus, havera alguma maneira de estimular a ovulaçao? Se nada disto for possivel, terei chance de alguma maneira? Tou conciente que e uma gravides de risco, dos varios problemas que podem surgir…. assim como de alguns cuidados anivel de alimentaçao, repouso. Por favor Senhor Doutor esclareça o que for possivel. Obrigada pela atençao dispensada.

  73. luisa disse:

    A minha maior preocupaçao é o facto de ter feito laqueaçao e agora querer engravidar apesar dos meus 46 anos. Adorava imenso ficar gravida outravez, pois adoro crianças. Se este meu sonho se realizasse, eu seria ainda mais feliz. A minha segunda Gravidez foi aos 35 anos e fiz o exame da aminiosintese e tava tudo bem com a bebe. Estou pronta para fazer todos os exames… Estou a pedir uma opiniao medica atraves da internet, antes de procurar um medico aqui da minha regiao Portugal- Açores- ilha de sao Miguel. Abraço e mtas felicidades. Se pretender pode enviar-me email com sua opiniao e mais alguma informaçao sobre o assunto. Obrigada. Sera que ainda vou a tempo??

  74. fabioeugenio disse:

    Oi Jaqueline,

    Você tem idade ótima para engravidar, e com riscos mínimos. Se não conseguir após 6 meses de tentativas, procura um especialista.

    Abraços,

    DR. Fábio Eugênio

  75. fabioeugenio disse:

    Oi Luísa,

    Você pode engravidar novamente sim. O tratamento mais indicado é a fertilização in-vitro (FIV) com óvulo-doação.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  76. ola Dr.Fabio tenho 42 anos já tive três filhos ,fiz laqueadura aos 25anos .Gostaria de saber se tem possibilidade de engravidar com meus óvulos e o meu sonho.abrigada

  77. fabioeugenio disse:

    Oi Cleo,

    Você pode engravidar sim pela fertilização in-vitro (FIV), e com seus próprios óvulos. É necessário avaliar rigorosamente sua reserva ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  78. marcia silva disse:

    Ola!
    vou fazer um afertilizacao daqui a duas semanas, gostaria muito que fosse com meus proprios ovulos, mais meu medico quer fazer mistura com ovulos doados para eu obter mais resultados. no0 inicio figuei triste me achando velha aos 46, mais agora estou comecando aceita, nunca tive filhos e pretendo ter. sera bom pra mim.

  79. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    Acredito que sua chance será muito maior se utilizar também óvulos de doadora.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  80. Marli Lima disse:

    Boa tarde! Gostaria que me informasse, por gentileza, da possibilidade de eu fazer uma fertilização in vitro, com o óvulo de outra pessoa, minha filha, por exemplo, poderia eu com 54 anos, saúde 100% fazer essa gestação??
    Agradeço enquanto aguardo um parecer!

  81. fabioeugenio disse:

    Oi Marli,

    O limite de idade para os tratamentos é 50 anos. E a doação não pode ser de pessoas conhecidas, apenas anônimas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  82. Giovana disse:

    Doutor.. Tenho 48 anos e faz 3 meses que ñ veio minha menstraução.. agora desceu só uma borrinha de café e um sangue na cor suave cor de rosa…meus seios se apertar o bico saia um liquido meio escuro…será que estou gravida?

  83. fabioeugenio disse:

    Oi Giovana,

    Improvável, mas na dúvida faça o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  84. rosilene bezerra disse:

    tenho 45anos fiz ligaçao a 18 anos acho que estou gravida e possivel

  85. fabioeugenio disse:

    Oi Rosilene,

    Muito raro, mas não impossível. Na dúvida, faça o beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  86. Luciana disse:

    Oi Dr. Fabio.

    Tenho 43 anos, em fevereiro tive uma gravidez natural na única vez que não nos cuidamos, mas com 6 semanas o embrião parou de desenvolver, tive que fazer uma curetagem.
    Vou fazer 44 agora em junho, acha possível eu conseguir engravidar novamente pelo meu histórico e idade?
    Tenho um filho de 18 anos.
    Abraços,
    Luciana.

  87. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Pode haver nova gravidez espontânea sim, apesar das chances serem pequenas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  88. Luciana disse:

    Oi Dr. Fabio, quanto tempo tenho q esperar, e não acontecendo qual seria o melhor tratamento?
    Muito obrigada por sua resposta.
    Abraços.
    Luciana

  89. celia disse:

    Olá Dr. Fábio, agradeço pelo empenho e por esclarecer nossas dúvidas. Sem dúvida, um excelente veiculo para as futuras mamães. Tenho 41 anos e uma filha de 7 anos que tive por parto normal, sem qualquer complicação. Agora eu e meu marido queremos ter mais um bebê, mas todos falam, inclusive minha ginecologista disse que é melhor adotar, pois as chances são grandes de ter um filho com anomalia cromossômica. Mas, diante desse fato, quero saber mesmo quais são as minhas chances e se pode escolher ovulos sadios para a reprodução ou se o metodo normal é recomendável já que prefiro esse último. Por favor, me ajude, pois queremos muito mais um filho. Desde já agradeço a atenção e o esclarecimento. Grande abraço, Célia

  90. eloisa disse:

    tive uma doença q tive q tirar os dois ovarios quando tinha 18 anos agora tenho 24 e quero saber doutor se posso engravidar com um ovulo de outra mulher?e se posso manter esse embrião em meu utero até o fim da gestasão em segurança tanto pra mim como para o bebê? responda por favor !

  91. Luciana disse:

    Obrigado pela resposta!
    quanto tempo devo esperar para começar os treinos? quanto tempo devo tentar? e se nao der certo , qual o melhor tratamento para o meu caso?
    Aguardo seu retorno!
    Muito obrigada.
    Luciana.

  92. Fátima Vieira disse:

    Olá , tenho 43 anos , 1 filha de 5 anos que nasceu por cesárea em 2008. Descobri após ter ido a vários médicos e suspeitar de outros diagnósticos, endometriose , confirmada em maio de 2013. De acordo com minha GO, ela e leve mais se concentra em peritoneo , bexiga e reto. Ainda não fiz nenhum procedimento laparoscopico. Surgiu a pergunta sobre gravidez, antes de colocar o Diu Mirena na sua opinião , seria possível uma gravidez com este quadro? Na histeroscopia o útero se mostra limpo, vou fazer a salpingeo esta semana…….meu temor além da questão da idade , e a possibilidade de sentir dores abdominais mais fortes…..neste momento estou praticamente sem dor nenhuma somente usando Primolut nor e Cerazete. O que o Sr me aconselharia, queria muito poder ter outro filho! Abraços .

  93. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    No máximo 3 a 4 meses, para não perder muito tempo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  94. fabioeugenio disse:

    Oi Célia,

    Estão lhe assustando a toa, pois a enorme maioria das gravidezes em mulheres da sua idade são absolutamente normais.

    E pode tentar naturalmente por alguns meses !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  95. fabioeugenio disse:

    Oi Eloísa,

    Fique tranquila pois você pode engravidar sim pela FIV com doação ovular, sendo o embrião implantado no seu útero.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  96. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Se não der certo naturalmente, o tratamento de maior chance de gravidez é, efetivamente, a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  97. fabioeugenio disse:

    Oi Fátima,

    Você pode engravidar sim através da fertilização in-vitro (FIV). E a endometriose pode inclusive melhorar durante a gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  98. Laure disse:

    Doutor, qdo tinha 29 anos tive um aborto, infelizmente provocado, hj tenho aos 43 anos tenho sonho de ser mãe. Tenho menstruação super regulada, porém, já fiz retirada de 03 fibroadenomas no seio,seria possível uma gravidez natural, sem nenhum tratamento, pode ter problema c o bebê. Por favor espero resposta. Abraço.

  99. ERMELINDA disse:

    OI ME CHAMO ERMELINDA,VOU FAZER 45 ANOS,GOSTARIA DE ENGRAVIDA NOVAMENTE,SERA QUE AINDA POSSO? ANO PASSADO EU ENGRAVIDEI,MAIS MEU BEBE MORREU NA BARRIGA,EU TAMBEM TIVE UM POUCO DE CULPA,NAO ME CUIDEI,NAO FIZ UMA DIETA,ISSO DEVE TER CAUSADO A MORTE DO MEU BEBE SERA? PEGEUEI DIABETE GESTACIONAL.

  100. fabioeugenio disse:

    Oi Laure,

    Pode haver gravidez natural sim, mas você não deve esperar muito (no máximo 4 a 6 meses), pois as chances vão diminuindo rápido com o passar do tempo em sua faixa de idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  101. fabioeugenio disse:

    Oi Ermelinda,

    Você pode engravidar, mas as chances com seus óvulos são baixas, e os riscos genéticos razoáveis. Consulte um especialista para avaliação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  102. Ana João disse:

    Olá Dr Fábio Eugénio tenho 37 anos e 3 filhos há 7 anos fiz a laqueadura laparoscopia.Só que voltei a casar e gostava de voltar a engravidar e fiquei muito triste por ter feito a operação.Gostava de saber o que posso fazer.por favor espero resposta.Abraços

  103. fabioeugenio disse:

    Oi Ana João,

    No seu caso a melhor opção é a fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  104. kaka disse:

    Ola Dr.Fábio

  105. kaka disse:

    Olaa Dr. Fábio, tenho 43 anos um filho de 10 anos tive uma gestação prematura 6 meses onde o bebe não sobreviveu depois tive uma oura eactópica e oma outra gestação 8 semanas onde o coração do embrião parou. gostaria de saber qual são minha chances de engravidar novamente qual os exames que eu teria que pedir para medico, se meu marido tem que fazer algum exame?obrigado pela atenção…..

  106. fabioeugenio disse:

    Olá Katia,

    O ideal é que ambos, você e seu marido, sejam avaliados por especialista, para decidir o tratamento mais indicado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  107. Lenilda disse:

    Ola Dr. Fabio, tenho 41 anos, não tenho filhos, mas agora pretendo engravidar. Que exames devo fazer para saber se posso engravidar sem correr nenhum risco, pois tenho medo pela minha idade. Me manda resposta pelo e-mail tbem por favor. Obrigado.

  108. Dayana moura disse:

    Tenho 31 anos e gostaria de saber se é verdade que eciste a possibilidade de eu doar alguns dos meus óvulos e em troca ter o financiamento da minh Fiv.
    Moro em Fortaleza.
    Obrigada.

  109. fabioeugenio disse:

    Oi Lenilda,

    Os exames dependem de cada situação clínica, e somente podem ser definidos após consulta médica e exame físico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  110. fabioeugenio disse:

    Oi Dayana,

    É possível sim, a chamada doação compartilhada.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  111. Alessandra disse:

    Olá dr Fábio!
    Tenho 39 anos e já engravidei 3 vezes naturalmente, porém sempre sofro aborto espontâneo entre a 7 e 8 semana. Fiz vários exames para investigar as possíveis causas e foram encontradas algumas anormalidades que serão tratadas numa próxima gestação, porém nada muito sério. A minha ginecologista acha que deve ter ocorrido problemas genéticos, apesar do cariótipo meu e do meu esposo serem normais. Na verdade, eu gostaria de saber se as chances de nascer um bebê com anormalidades genéticas são grandes em função da minha idade, pois estou com muito medo de engravidar novamente. Entretanto, não tenho filhos e este é o meu sonho.
    Obrigada e Deus abençoe o seu trabalho.

  112. Fernanda disse:

    Bom dia Dr Fábio !
    Tenho 37 anos, estou grávida de 6 semanas e 5 dias, primeira gestação, após 4 meses de tentativa, tive esta maravilhosa notícia naturalmente. Li muito sobre gravidez após os 35 anos, e achei quase impossível este momento na minha vida, outros artigos falavam muito também sobre a qualidade dos óvulos após esta idade e possíveis problemas genéticos, até que ponto podemos confiar nestes informações?? Quais são as bases destes estudos e pesquisas?? Lendo os posts acima fiquei muito feliz em ler as suas respostas, dando confiança e firmeza nas palavras para as futuras mamães. Desde já agradeço à atenção. Abç.

  113. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    Os riscos genéticos (alterações cromossômicas) em sua faixa de idade são muito baixos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  114. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    A enorme maioria das gravidezes aos 37 anos são absolutamente normais. O risco genético é muito pequeno.

    Boa sorte!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  115. Dr. Fábio eugênio disse:

    Dr. tenho 46 anos e tenho uma filha de 17 anos. hoje vivo em um outrocasamento mas de 5 anos. e decedi de ter um outro filho,a. eu ainda posso engravidar? mes q vem faço 47, e meu marido nao tem filhos. nao tomo nenhum remedio so evitava. obrig aguardo resposta anciosa. Obs: qual os meios q posso fazer p q acontecça..

  116. Rose Li disse:

    Tenho 47 anos de idade, tive CA de mama aos 41, passei por 6 quimio, 30 radio, e tamoxifeno por 5 anos. Parei com o Tamoxifeno para engravidar. Meu esposo quer muito u filho, pois quando tentávamos uma gravidez o CA apareceu. Agora é a chance. A dúvida é: se eu engravidar, o parto poderá ser normal? Quais as chances de um filho normal? Porque voltei a menstruar após 2 anos de Tamoxifeno, não tive problemas com o endométrio, estou ovulando. Mas a saúde do filho me preocupa. O Dr. pode me dar alguns conselhos e parâmetros? Muito Obrigada.

  117. Ana Paula disse:

    Dr. Fábio, boa noite! Tenho 43 anos e não tenho filhos. Meu marido tem 56 anos. Queria muito ter um filho e me arrependo de ter adiado. Fiz exames no ano passado e meu fsh estava em 4. Fiz novamente os exames (no meio do ciclo) neste mês, e o fsh deu 10,7. Vou repetir no 3. dia do ciclo. Será que o fsh pode ter aumentado tanto? Será que ainda tenho chance de engravidar fazendo FIV com meus próprios óvulos? O LH deu 7,4. Obrigada.

  118. fabioeugenio disse:

    Oi Nina,

    Você pode engravidar novamente sim, e o tratamento indicado é a FIV com óvulos doados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  119. fabioeugenio disse:

    Olá Rose,

    A chance espontânea na sua faixa etária é muito baixa, e os riscos genéticos elevados.

    O tratamento mais eficaz é a FIV com doação de óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  120. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    O FSH para avaliar reserva ovariana deve ser feito realmente no início do ciclo. E existem chances com seus óvulos sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  121. flavia disse:

    olá dr Fábio
    tenho 44 anos e um filho de 19 anos. Durante ultimos 2 anos nao usei metodo anticoncepcional, e nao engravidei. Como há 5 meses tive sangramento que durou 20 dias,após ultrassom transvaginal foi diagnosticado uma alteração em um ponto do meu endométrio e útero aumentado com medida de 280. Desde então estou tomando, por indicação médica, ALLURENE. O sangramento parou. Meu marido e eu estamos planejando um bebe.Qual nossa chance?

  122. MARIA disse:

    TENHO 46, PLANEJO TER MAIS UM FILHO ANTES DO 50. JA TENHO DOIS FILHOS, O MAIS NOVO TEM 20 ANOS. A MINHA DUVIDA É QUE TENHO SANGUE “A” NEGATIVO E TOMO ANTI DEPRESSIVO. É POSSIVEL GERAR UM FILHO NORMAL? ME ORIENTE POR FAVOR.

  123. Dr. Fábio tenho 47 anos, necessito de mais um filho, mas não consigo alcançar ainda posso fazer tentativas para o efeito?

  124. Dr. Fábio estou a perguntar se com 47 anos de idade ainda dá ou não fazer filho.

  125. Delineide Pereira Gomes disse:

    Dr. fabio, tenho 31 anos e na minha primeira gravidez sofri um aborto espontaneo. Após este aborto tenho chances de ter uma gravidez normal? minha idade é preocupante para ter uma gravidez espontanea?

  126. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Existe chance de gravidez sim. Através de avaliação clínica, o especialista pode definir o melhor tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  127. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Você pode engravidar sim através da fertilização in-vitro (FIV) com doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  128. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    O tipo sanguíneo não dificulta em nada para você engravidar. Para definir o melhor tratamento consulte um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  129. fabioeugenio disse:

    Oi Delineide,

    Você tem idade ótima, e o risco de repetição do aborto é baixo.

    Abs,

    Dr. fábio Eugênio

  130. ANDREA disse:

    Oi, estou com 42 anos, tenho duas filhas: uma com 21 e a outra com 9anos. Faz dois anos que tirei o DIU e desde entao nao me cuido. Minhas menstruaçoes sao muito irregulares. As vezes nem vem. Outras vezes vem muito pouco nem chega a sujar bem o absorvente. Quais sao minhas chances de engravidar naturalmente?

  131. ANDREA disse:

    Nos últimos meses foi assim: veio só uma borra de cafe durante uns 3 dias no dia 20 de julho e até agora nada. Veio dia 23 de agosto um pouquinho de sangue vermelho vivo em uma limpada

  132. Ana Paula Vieira disse:

    Boa tarde Dr. Fábio,
    Tenho 33 anos, estou tentando engravidar tem 3 meses.
    Tomar anticoncepcional muito tempo exerce alguma influência com relação a gravidez? Tomei Diane 35.

  133. Ana Paula Vieira disse:

    … e vc acha que a ansiedade para engravidar, pode mesmo atrapalhar na concepção?
    O que vc acha da água inglesa? Ajuda limpar do efeito do anticoncepcional?
    Me arrependo muito de ter tomado ac tanto tempo…
    Agente planeja para mais tarde, porém esquece q a fertilidade da mulher tem prazo… eu não sabia disso…:(
    Por favor, me dê uma palavra de ânimo.
    Quero muito engravidar…

  134. Delineide Pereira Gomes disse:

    obrigada Dr.

  135. fabioeugenio disse:

    Oi Andrea,

    O primeiro passo é confirmar se você está ovulando, e realizar os exames de avaliação reprodutiva.

    Assim poderemos definir as chances.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  136. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    O fato de ter tomado anticoncepcional prévio não altera em nada sua fertilidade atual.

    Abs,

    Dr. Fábio eugênio

  137. Lusinete de sousa martins disse:

    A mulher de boa saúde !!! ela engravida até os 50 anos…mais conheco mulher que nunca usou meto conceptivo …engravidou aos 50 anos , teve o bebe s/ nenhum problema… vem a questao o marido precisa ter boa saúde tbm . se tiver o esperma lento em qualquer idade terá problema .

  138. fabioeugenio disse:

    Oi Lusinete,

    Pode haver gravidez natural aos 50 naos, mas é muito raro. E sempre depende da qualidade do espermatozoide também.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  139. Katia Panzer disse:

    Bom dia Dr. Eugênio.Tenho 43 anos e moro na Alemanha.Aqui e diferente do Brasil para a fiv.Estou tentando algum tempo.tive uma gravidez no começo do ano,mas tive que abortar pois ele estava fixado na cicatriz da minha cesariana.Alguns dias atras transferi 2 embriões de boa qualidades,morula e blastocisto de 4 dias.Minha pergunta e se tenho novamente chances de engravidar e se pode acontecer de novo dele se implantar no lugar errado.Nunca fiz estimulação ovariana.Sempre faço em ciclos normais e sempre vem 2 e evolui muito bem.

  140. fabioeugenio disse:

    Oi Kátia,

    Pode haver gravidez sim com os dois transferidos, e a possibilidade de implantar novamente na cicatriz da cesárea é mínima!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  141. Ana Maria disse:

    Doutor, eu tenho 48 anos, fiz histerectomia aos 30 anos, Tenho uma filha de 18 anos e estou casada com uma pessoa de 46 anos que não tem filhos, e dispõe de boa saúde por não beber e não fumar.
    Gostaria de saber se para efeito de uma barriga de aluguel, eu ainda produzo óvulos saudáveis para uma futura inseminação.
    Grata

  142. ANA LUCIA disse:

    tenho 26 anos, não tenho ovário, nasci com sindrome de tuner, tem
    alguma possibilidade de ter um filho?

  143. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Maria,

    Aos 48 anos, em geral, não há mais óvulos com potencial de fertilidade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  144. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Lúcia,

    Tem sim, através da FIV com doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  145. Regina disse:

    Boa tarde! Doutor tenho 41 anos e um filho de 22 anos. Minha menstruação de 6 meses pra cá só veio duas vezes. Como comecei a sentir muito calor a noite procurei minha ginecologista que pediu uma série de exames entre eles o Hormonal. E constatou que estou entrando no período climatério. Comecei a reposição Hormonal com “Estreva” essa semana. Mas.. estou bem chateada, pois, gostaria de ter mais um filho.. sei que esperei muito, a gente deixa a vida passar e quando vê olha o que acontece..rs. Meu marido tem 44 anos, o senhor acha que ainda tenho alguma chance.. ou só por insiminação? Obrigada!

  146. luciana disse:

    Ola doutor..tenho 37 anos tenho dois filhos lacdura agora estou casada meu marido não tem filhos,fiz a minha 1 fiv dia 22 só tive dois óvulos e só desenvolveu um só transferiu um embrião d 24 será que tenho chance de engravidar?obrigada se poder me responder

  147. Renata disse:

    Olá Dra Fábio Eugênio, tenho 41 anos, fiz todos os exames e dru uma endometriose em nível inicial e pequeno, meu anti mulerianum dru 0,30 e os espermas do meu marido estão normais, existe chances de eu engravidar com meus próprios óvulos? Qual é o melhor metodo? Grata. Renata

  148. Marcia disse:

    Olá Doutor, tenho 39 anos, e gostaria muito de engravidar, não tenho filhos, engravidei no início de 2012 com indução de ovulação (indux) infelizmente a gravidez foi ectópica e fui submetida a cirurgia para retirada quando estava entrando na décima semana, perdi minha trompa esquerda, porém, segundo médico, os ovários foram preservados, alguns meses após voltei a tomar medicamento para induzir a ovulação e o organismo não respondeu aos estímulos da medicação, e desde então nunca usei medicamentos que evitassem gravidez, agora pretendo engravidar e não sei por onde iniciar o tratamento, poderia me orientar? O fator idade esta me preocupando, a ausência da trompa, e não ter respondido a medicação da ovulação na dosagem que foi indicado, o desejo é muito grande em engravidar e meu reloginho biológico esta se esgotando…

  149. da eugenio disse:

    Boa noite,

    Dr. Fábio Eugénio,

    Sou angolana tenho 47 anos e quero muito ter mais um filho.
    Agradeço saber se tenho ainda alguma chance.
    Li alguns depoimentos em que falam de óvulos doados,
    mas eu não quero esta opção.
    Por favor, Dr. Fábio Eugénio, a sua
    resposta e muito importante para mim.
    Muito grata

  150. Alexandra Teixeira disse:

    Olá Dr Fábio tenho 39 anos uma filha de 12 anos e gostava muito de ter outro,gostava que me dissesse alguma coisa em relação à minha idade obrigada.

  151. fabioeugenio disse:

    Oi Regina,

    Você pode engravidar sim. O tratamento ideal é a fertilização in-vitro com ovulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  152. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Mesmo com apenas 1 embrião existe chance sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  153. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Apesar das chances serem baixas, existem sim. Se sua contagem de folículos antrais é boa, vale a pena tentar inicialmente com seus óvulos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  154. fabioeugenio disse:

    Oi Márcia,

    O primeiro passo é avaliar sua trompa restante através de histerossalpingografia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  155. fabioeugenio disse:

    Olá,

    As chances com seus próprios óvulos é muito baixa, e os riscos genéticos elevados. Por isso, a melhor opção é com doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  156. fabioeugenio disse:

    Oi Alexandra,

    Você tem idade boa para nova gravidez, mas não demore muito para procurar um especialista (até 6 meses).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  157. Alexandra Teixeira disse:

    Mas Dr Fábio não acha que é tarde? Não haverá problema para o bebé?
    só sei que queria novamente engravidar mas o medo é que me para.

  158. Raul disse:

    Tenho uma filha de 12 anos e gostava muito que a minha esposa voltasse a engravidar mas ela tem medo par já ter 39 anos.gostava que o o Dr Fábio me dissesse alguma coisa obg.

  159. fabioeugenio disse:

    Oi Alexandra,

    Com acompanhamento correto há possibilidade de gravidez saudável.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  160. fabioeugenio disse:

    Oi Raul,

    Existem excelentes chances de uma gravidez saudável.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  161. patricia disse:

    Olá
    Tenho 44 anos , meu FSH, feito no inicio do mês de outubro, na 3 dia do ciclo, estava em 6. Como saber da qualidade do óvulo?
    Quais exames adicionais devo fazer para isto? Tenho chances de engravidar naturalmente e com qualidade na gravidez? Nunca fumei, nem bebi e pratico atidafe física regularmente e com.acompanhamento nutricional.
    Obrigada
    Patricia

  162. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    Apesar das chances baixas, existe possibilidade de gravidez natural sim.

    Não há exame específico para determinar a qualidade do óvulo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  163. anonima disse:

    Dr Fabio tenho 39 anos e gostava muito de ter outro filho ate já fiz analise e esta tudo bem. Mas quando vou ao medico de família ele desanima me sempre por causa da idade q pode nascer com problemas.Tudo bem eu sei que podia ter já pensado.
    Acha que devo desistir Dr Fabio obg.

  164. fabioeugenio disse:

    Olá Alexandra,

    Não deve desistir. Na sua idade a enorme maioria das gravidezes são completamente saudáveis, e os bebês também.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  165. irene disse:

    Olá doutor, moro em altamira no estado do Pará e gostaria de saber quanto custa uma fertilização in-vitro. Pois tenho muita vontade de ter mais um filho.

  166. fabioeugenio disse:

    Oi Irene,

    O custo médio é de 15 a 16 mil reais, incluindo medicações.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  167. Tania disse:

    Olá Dr. Fábio

    Eu tenho 42 anos e já tenho 4 filhos com o meu ex marido , fiz laqueadura há 14 anos atrás , porém já estou casada de novo e meu marido quer mur muito ser pai , o que me fez tentar a FIV pela segunda vez , ..da primeira vez eu perdi , havia o saco gestacional mas não havia embrião , eu moro na Polônia em Gdynia , e meu médico não soube me explicar direito por que havia o saco gestacional mas não havia embrião , enfim fiz a FIV no dia 18 de junho de 2014 e no dia 28 de junho fiz o exame deu positivo e ficamos muito felizes , porém tive que fazer uma viagem ao Brasil no início de julho , fiz o acompanhamento lá com um médico e foi detectado então que não tinha embrião e que eu abortaria em breve , enfim fiz a Segunda FIV dia 17 e estou aguardando pelo exame que ocorrerá no dia 27 de novembro , sou ex fumante não sei se isso afeta também , quando estava grávida em julho tomei muito chá branco e verde e como viajei 14 horas não sei se isso colaborou para o meu aborto

  168. fabioeugenio disse:

    Oi Tânia,

    É importante, caso não tenha sucesso nesta transferência, fazer avaliação genética e para perda gravídica de repetição.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  169. Sara Sara disse:

    Ola Dotor!! Em primeiro lugar obrigada por existir!! Minhas duvidas Sao ! Eu sempre quis casar e Ter filhos dentro de uma uniao!ais encontrei a minha cara metade tarde! Com 40 anos e finalmente casamos a 3 anos! Meu marido ja tem 4 filhos e eu nao tenho nenhum! Minha mestruacao nao chega a 3 meses e a ultima vez q veio foi Bem pouca. Gostaria de saber se eu poderia ainda engravidar naturalmente !!! Fomos em uma dotora ela falou que meus hormonios estao muito baixos!! Tem algum remedio q eu possa tomar? Meu marido tem o esperma lento, ele tem 51 anos e eu tenho 45! Ja tive gravidez no passado!! Por favor me ajude em qualquer forma! Obrigada

  170. Renata disse:

    Dr. Fabio boa tarde.

    Meu nome e Renata tenho 35 anos, vou completar 36 em janeiro 2015. Tenho 03 filhos, minha primeira gestação foi gemilar aos 17 anos, depois uma gestação normal aos 25 anos, os dois partos cesariana, e tive um aborto espontâneo em 1998 depois dos gêmeos. Sou hipertensa e tomo remédio uma vez por dia, minha pressão e controlada. Quero ter outro filho mais tenho uma preocupação com relação a saúde do bebê. Quais as chances de ter uma gravidez tranquila e um bebê saudável, com este histórico.

  171. fabioeugenio disse:

    Oi Sara,

    As chances naturais aos 45 existem, mas são muito baixas.

    Faça uma consulta com especialista para opções de tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  172. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Fazendo acompanhamento médico correto, você pode engravidar com segurança.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  173. Amanda disse:

    Ola, tenho 35 anos e quero muito engravidar.Descobri q tenho endometrioma no ovario esquerdo e hidrossalpinge no ovario direito.Estou muito triste. Será q conseguirei ter um bebê?

  174. fabioeugenio disse:

    Oi Amanda,

    Com tratamento adequado você poderá engravidar sim!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  175. Rosiclea disse:

    Olá, Acabei de completar 40 anos, tenho uma trompa e esta obstruída, a 2 anos tive uma lesao no joelho por causa da academia e tive uma trombose profunda na coxa esquerda. Não toma mais coagulante, o meu medico disse q posso engravidar. Posso fazer uma FIV nestas condições. Hoje eu faço minha academia normal.

  176. fabioeugenio disse:

    Oi Rosiclea,

    Pode fazer a FIV sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  177. Rosiclea disse:

    Obrigada D. Eugenio, em questão da idade 40 anos, quais são as chances? minha menstruação e regular, ovulo normal e tenho uma vida muito saudável. Desculpas pela perguntas, mais quero fazer a FIV o quanto antes!!

  178. fabioeugenio disse:

    Rosiclea,

    A chance é de 40 a 50%, a depender da qualidade dos embriões formados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  179. Patricia disse:

    Olá eu tenho 43 anos e quero engravida,sera que existe u neto de remédio que ajuda ovula com mais hormônio ou outro tipo de medicamento que eu posso engravida?
    Pois eu já tenho uma filha do preimeiro relacionamento e quero engravida com meu novo relacionamento.
    Por favor aguardo um resposta
    Att
    Patrícia

  180. sofia disse:

    Olá doutor
    Tenho 43 anos e dois filhos ja adultos, ja tive dois abortos espontaneos.
    Dia 13 de Dezembro o meu periodo nao apareceu e sendo certa achei estranho.No dia seguinte fiz o teste e deu positivo.
    Fui ao medico e fui fazer exame de sangue e o valor do beta hcg deu 361.1..o medico achou baixo para quase 5 semanas de gravidez.comprei um teste da clearblue e deu me um positivo de 2-3 semanas, logo coincide mais com os valores do beta.
    So que ainda que eu saiba que foi concebido ha 3 semanas, quando o medico refere que pelas contas dele pelo meu periodo sao as 5 semanas mas e porque motivo o hcg está tao baixo?
    Estou preocupada 🙁
    Obrigada
    Cumprimentos

  181. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    É importante consultar já um especialista, para definir o melhor tratamento para você engravidar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  182. fabioeugenio disse:

    Oi Sofia,

    O importante é que este valor dobre a cada 2 a 3 dias. E após cerca de 10 dias pode fazer o 1o ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  183. Jane disse:

    Tenho 47 anos e nunca tive filho. Quero engravidar esse é o meu maior grande sonho que para mim está sendo impossivel devido aos medicamentos que são muito caros. Não posso morrer sem realizar esse sonho. Fiz todos os exames e graças a Deus não tenho nenhum problema. Favor enviar informações de tratamentos gratuitos ou acessiveis.

  184. Ana Estela Santos de Oliveira disse:

    Caro dr. Fabio.
    Tenho 48 anos sou casada e tenho duas filhas, uma com 26 anos e uma com 9, não pretendo mais ter filhos,sempre usei preservativos nas relações, em um única vez que não usei estou com um atraso na menstruação de alguns dias, sempre menstruei normalmente, seria possível engravidar nesta idade assim, numa única possibilidade?
    Aguardo sua opinião.
    Obrigada.
    Estela

  185. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Estela,

    Muito improvável. Deve ser alguma disfunção menstrual.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  186. Ana sofia disse:

    Dr fabio estou muito confusa, tenho um filho 12 anos e penso todos os dias em ter outro Bebe, arrependo me todos os dias de não ter tido outro.
    Mas devido ao parto difícil que tive fui adiando sempre a maternidade, ate já fiz analises e estava tudo bem. Agora ainda este ano vou fazer 40 anos e estou muito triste. obrigada.

  187. Mari disse:

    Ola Doutor fabio Eugenio – Moro nos USA e vou completar 48 anos em abril – tomei a pilula por 8 anos consecutivos e parei de tomar a 1 mes e meio atras para meu corpo descansar um pouco deste medicamento, meu esposo tem 55 anos , tivemos relacao sexual com camisinha porem ela nao foi colocada no inicio do ato e sim no meio muito antes de haver a ejaculaçao , minha mestruaçao esta atrasada sera que ela parou de vez? posso estar gravida?? nao quero mais filhos – aguardo sua resposta – obrigado

  188. Mari disse:

    Doutor Eugenio esqueci de colocar que minha mestruacao esta atrasada somente a 4 dias estou muito ansiosa e preocupada – o ato sexual aconteceu somente 2 vezes no mes e nas condiçoes que comentei acima com preservativo .obrigado mais uma vez

  189. ana sofia disse:

    Boa noite dr fabio,estou preocupada, tenho uma filha de 12 anos e à muito tempo que sonho ter outro filho,mas como tive um parto muito difícil fui adiando sempre . Agora não me sai da cabeça em ter outro bebe ate já fiz analises e estava tudo bem. Mas a minha preocupação é que tenho 39 anos e ainda completo 40 este ano e não sei se ainda vou a tempo.
    Aguardo sua opinião Dr Fabio .
    Obrigada.

  190. Silvia Ferreira disse:

    Boa tarde Dr.
    Eu vou fazer 42 anos em junho deste ano, e gostaria de engravidar outra vez, já tenho uma filha de 18 anos com meu ex marido,meu parto foi normal. Casei outra vez e meu marido quer ter um filho(a), será que é possível eu engravidar de novo? E tem algum risco do bb nascer com problemas devido a minha a idade? qual especialista devo procurar para fazer o tratamento para engravidar de novo? Tem algum tipo de exame que posso fazer para saber se posso engravidar?

  191. fabioeugenio disse:

    Oi Mari,

    Muito improvável gravidez. Na dúvida faça um beta-hcg.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  192. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Sofia,

    Você pode engravidar com segurança sim, fazendo um acompanhamento obstétrico bem feito.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  193. fabioeugenio disse:

    Oi Sílvia,

    Você pode engravidar com segurança fazendo acompanhamento com seu obstetra.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  194. Maria Rosa Oliveira disse:

    Tenho 47 anos e um filho de 08 anos, depois que tive meu filho tive 03 abortos espontâneos e fiz vários exames e não foi detectado nenhum problema de saúde. Tentei inseminação artificial e não deu certo e o médico me orientou a fazer com a doação de óvulos e nos aceitamos, quando a clinica conseguiu uma doadora com as mesmas caracteristica que eu descobrir que estava com Ca de mama, fiz cirurgia, quimioterapia e radioterapia. estou a 07 meses tomando tomoxifeno e segundo o oncologista terei que fazer uso deste medicamento durante cinco anos. eu gostaria de saber se posso interroper o uso do medicamento para fazer a inseminação e depois voltar a tomar o medicamento apos o nascimento do bebe? deve existir uma maneira. a medicina está sempre apresentando novidades. Peço por favor orientação.

  195. fabioeugenio disse:

    Oi Rosa,

    Você pode engravidar pela FIV com doação ovular, mas somente após liberação do seu oncologista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  196. cida lopes disse:

    ola dr boa noite estou com uma duvida enorme e gostaria que o dr me ajudase eu fiz laqueadura no dia 28 de setembro de 1993 a mais ou menos 6 horas apos ter nascido minha ultima filha tive 4 gestaçoes hoje to com 50 anos separada mas tenho um novo companheiro nao queremos mais filhos mas estou atrasada a mais ou menos 10 dias estou com muito nedo de estar gravida ja fiz um beta mas mando repetir a uma semana fiquei na duvida tem chance de engravidar mesmo com laqueadura e 5o anos por favor tire essa duvida pra mim dr. agradeso muito obrigado

  197. ana disse:

    Posso , aos 52 anos fazer uma inseminação in-vitro? Eu estou no climatério e queria muito ser uma mãe avó. É possível ?E qual seria o valor aproximadamente? Eu tenho um companheiro e queria que fosse com o esperma dele.
    Att

  198. Agelica disse:

    Doutor o que voce pode dizer das atuais pesquisas em relação a idade do pai é a concepção de filhos, na maioria das pesquisas doenças genéticas, a culpa, geralmente, recai sobre a mãe. Mulheres mais velhas correm um risco maior de gerar crianças portadoras das síndrome de Down, de Edwards e de Klinefelter, por exemplo. Já os homens, capazes de reproduzir até o resto da vida, parecem não contribuir em nada para o surgimento de variantes associadas a doenças. Novas pesquisas, porém, começam a desfazer o mito, indicando que a idade do pai tem uma influência ainda maior do que a materna, principalmente em relação a distúrbios psiquiátricos e cognitivos, como esquizofrenia, transtorno bipolar, autismo e déficit intelectual.
    Como o texto não é meu coloco há fonte a seguir: em.com.br/tecnologia

  199. fabioeugenio disse:

    Oi Cida,

    Muito improvável. Deve ser alteração hormonal pré-menopausa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  200. fabioeugenio disse:

    Oi Ana,

    O conselho Federal somente permite tratamento em mulheres até 50 anos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  201. fabioeugenio disse:

    Oi Angélica,

    Há um post em meu blog sobre esta questão:http://www.medicinareprodutiva.com.br/2013/12/o-homem-na-berlinda-idade-paterna-na-reproducao-humana/

    É um fator ainda em estudo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  202. Juliana Jardim disse:

    Boa tarde Dr.

    Estou me preparando para realização da FIV. Tenho 37 anos e tive duas gestações ectópicas. Fiz uma eco no primeiro dia do ciclo (ainda sem estimulação) e tive uma contagem de 7 folículos. Isso é bom? Está dentro do normal?
    Atenciosamente

  203. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    É uma contagem razoável para sua faixa de idade.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  204. renata disse:

    Boa tarde,
    Tenho uma filha de 10 anos de uma gravidez por métodos naturais, no momento estou com 39 anos e tento há 1 ano engravidar, já fiz todos os exames laboratoriais e ecografia transvaginal. ùtero limpinho, hormônios dentro da normalidade, porém não tenho menstruado regularmente, isso começou em torno de 7 meses atrás. Só não fiz o exame da permeabilidade das trompas. Alguma indicação? Obrigada.

  205. Lane disse:

    Dr. gostaria de saber tenho 48 anos parei de menstruar há 05 meses atrás ainda tenho possibilidade de engravidar?

  206. Sônia disse:

    Olá Dr. Já tenho dez anos de casada e não tenho filhos. Só agora estou pretendendo engravidar, já estou com 45 anos fiz todos os exames que o médico pediu, está tudo bem comigo e com o meu esposo. Só que até agora nada ainda…O tempo ta passando, será que ainda consigo ser mãe?

  207. Mallu disse:

    Oi, tenho 39 anos e sofri 2 abortos espontâneos, um no final de 2013 e outro no final de 2014, que exames são necessários para o casal fazer para terem certeza que deverão fazer tratamento para fertilidade. Pois os tratamentos são caros, e preciso ter certeza se em nosso caso há realmente a necessidade de ser feito! Grata!

  208. fabioeugenio disse:

    Oi Renata,

    Pode ser alguma disfunção ovulatória. Mas é fundamental o exame da trompa, e o espermograma.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  209. fabioeugenio disse:

    Oi Lane,

    Pode sim, através da FIV com doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  210. fabioeugenio disse:

    Oi Sônia,

    Consulte um especialista para ver os tratamentos disponíveis, inclusive a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  211. fabioeugenio disse:

    Oi Mallu,

    Os exames dependem do quadro clínico de cada casal, e somente podem ser definidos em consulta.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  212. cristiane disse:

    bom.fia dr.tenho 42 anos e gostaria de saber se ainda posso engravidar?

  213. fabioeugenio disse:

    Oi Cristaine,

    Com acompanhamento e tratamento adequados, pode engravidar sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  214. Ana Paula disse:

    Dr tive 3 filhas a última está com 15 anos nao tomo pílula nem fiz nenhuma cirurgia pra nao ser mãe tenho 37 anos quero saber quais as chances d engravidar fui mae nova 17 anos 3 cesarias com intervalo de 2 anos

  215. katia disse:

    Boa Tarde Dr. Fábio

    Meu nome é Kátia tenho 43 anos tenho uma filha de 9 anos e gostaria muito de ter outro filho, porém tive um aborto espontâneo com 13 semanas há 5 anos e um natimorto com a trissomia do cromossomo 21,

  216. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Paula,

    São necessários exames para determinar sua chance de gravidez atual.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  217. fabioeugenio disse:

    Oi Kátia,

    Com tratamento e acompanhamento adequados, você pode engravidar sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  218. luciana lima disse:

    boa noite DOUTOR EUGENIO ,primeiramente quero lhe parabenizar por tamanha dedicação com todas essas mulheres que sonham em ser mãe! tenho 45anos sou ligada a 15 anos e aos 40 entrei no climatério, estou em um novo casamento e meu marido sonha em ser pai ,por favor me ajude ,eu posso gerar um filho por FIV, com sucesso ,minha filha pode ser minha doadora de óvulos ? quanto custa esse procedimento e existe um plano para pagamento pois não possuo plano de saúde, por favor me responda por email tbm . obrigado e que DEUS te abençoe muito mais !!!

  219. luciana lima disse:

    por favor

  220. fabioeugenio disse:

    Oi Luciana,

    Você pode engravidar sim pela FIV com óvulo-doação. Mas a doadora tem que ser anônima, não podendo ser sua filha.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  221. denise aguiar disse:

    Doutor Fábio,bom dia!tenho 44 anos, minha menstruaçao vem certa todo dia 01, mas a de abril não.veio, dai fiz dois testes de farmácia deram positivo e com 14 dias fiz o beta deu positivo, estou com os seios doloridos,tenho tonturas,empachamento,gases,no laboratório não acreditei,mas to feliz,vou ao médico dia 05/05.Espero que tudo corra bem.Será necessário fazer outro beta? Obrigado e tenha um bom dia.

  222. fabioeugenio disse:

    Oi Denise,

    Não precisa. Pode fazer o primeiro ultrassom.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  223. Lúcia Helena C. Ribeiro disse:

    Boa tarde dr, tenho 45 anos,3 filhos,2 partos normais e 1 cesariana, fiz laqueadura a 7 anos, mas me arrependo muito, tive dois abortos espontâneos antes de ter o meu caçula, tive ele com 39 anos, engravida vá com facilidade, para segurar meu caçula médico me deu medicamentos para fortalecer o útero, coisa simples, acho que foi ácido folico ou sulfato ferroso, não tenho certeza, deu certo, meu filho nasceu saudável, gostaria de saber se conseguiria engravidar usando meus ovulos pelo método in vitro,obrigada pela atenção.

  224. fabioeugenio disse:

    Oi Lúcia,

    Há possibilidade sim, mas baixa. Na sua faixa de idade as maiores possibilidades são com a doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  225. VAnia disse:

    BOM DIA,

    AGRADEÇO A OPORTUNIDADE DE TIRAR MINHAS DUVIDAS, POIS BEM, TENHO 39 ANOS, MEU ESPOSO 31, AMBOS SEM FILHOS, TIVE UM ABORTO ESPONTÂNEO A CERCA DE UM ANO, MINHA TAXA DE ESTRADIOL DEU 24.3, LH 7.33 E FSH 12.62, GOSTARIA DE SABER O QUE DIZ ESSES RESULTADOS, SE ESTOU OVULANDO E QUANTO TEMPO POSSO AINDA TENTAR ENGRAVIDAR DE FORMA NATURAL, SALIENTO QUE FORAM REALIZADOS OS EXAMES NO TERCEIRO DIA DA MENSTRUAÇÃO. ESTOU EM PROCESSO PARA FAZER A FIV PARTICULAR, MAS NÃO ENTENDO PORQUE OS MEDICOS NO QUAL PASSEI NÃO ME RECEITAM INDUTORES ( ACHO QUE SERIA A ULTIMA TENTATIVA, CASO NAO DESSE CERTO EU FARIA A FIV), PORQUE NA REALIDADE EU SEMPRE FICAREI NA DUVIDA DE: “TALVES SE EU TIVESSE TOMADO INDUTOR EU ENGRAVIDARIA”. AGRADEÇO MAIS UMA VEZ E FICO NO AGUARDO ANSIOSAMENTE DA SUA RESPOSTA.

  226. eliana disse:

    ola sou eliana tem 39 anos tem chace de egravida pois mestruo todo mes tem duas filha casei de novo quero mas um filho

  227. Gi disse:

    Olá Dr. Fábio, tenho 33 anos e há dois anos e meio tento engravidar. Há um ano comecei uma investigação mais profunda, fiz exames hormonais, ultrassom, histerossalpingografia, histeroscopia e meu marido espermograma. Nosso diagnóstico é de ISCA (infertilidade sem causa aparente). Contudo, fiz no ano passado uma tentativa de coito programado que não deu certo e agora em abril uma fiz uma FIV que também não deu certo. Na FIV, o primeiro ultrassom mostrou que eu tinha 12 folículos antrais, depois com as induções, 7 folículos se desenvolveram, na punção foram captados 5 óvulos e desses 5 óvulos, 1 não foi fertilizado, 1 não se desenvolveu, 1 se fragmentou todo, 1 virou embrião com 8 células no terceiro dia (A8) e o outro virou embrião com 6 células no terceiro dia (B6). Ou seja, fiz a transferência de 2 embriões, um ótimo e um bom, o médico me deu 60% de chances de engravidar. Fiz repouso por 12 dias, mas infelizmente, não engravidei. Estou muito perdida quanto ao que fazer e pensar. Pois o que mais me angustia é não ter um diagnóstico mais preciso, é não saber o que eu tenho. Fico com muito medo de tentar novamente e não dar certo de novo! E apesar de ter o diagnóstico de ISCA, eu tenho alguns fatores e sintomas que falo com os médicos e parece que eles não levam em consideração. Vou explicar…Tenho uma irmã que foi diagnosticada com Menopausa Precoce aos 38 anos e não teve filhos, mas não fez nenhum tratamento. Eu aos 26 anos comecei a sentir uns calores de madrugada, que hoje só tenho muito de vez em quando; depois minha TPM começou a se agravar e os sintomas modificaram, pois antes eu só tinha irritabilidade e dores nos seios e nas pernas, depois comecei a ter muita insônia e dor de cabeça um dia antes de menstruar; meu fluxo diminuiu um pouco, apesar de ser super regular (28 em 28 dias); e outra coisa que observei é que o meu intestino que sempre foi super preso, passou a ser um relógio (pode ter a ver com os hormônios femininos). Só que eu só fui me dar conta desses sintomas depois que eu comecei a tentar engravidar e não consegui. Meus últimos exames antes da FIV deram FSH deu 8,91, LH 7,17 e Estradiol 79,9 no terceiro dia do ciclo; e Progesterona 11,88 e Prolactina 24,4 no 21 dia do ciclo. Gostaria de saber o que o senhor acha sobre o meu caso. Será que meus óvulos não são bons? E por isso os embriões não implantaram. Será que eu deveria recorrer à óvulos doados? Quais as outras investigações posso fazer antes de uma nova tentativa? E esses exames: CA-125 (endometriose); Videolaparoscopia; Cariótipo de Bandagem; e avaliação de células NK poderão ajudar de alguma forma? Por favor, Dr. Fábio, me dê uma luz. Fiz a minha FIV na Pró Criar de Juiz de Fora, por indicação de amigas que fizeram lá e deu certo de primeira. Estou desesperada e sem rumo. Desde já, obrigada!

  228. fabioeugenio disse:

    Oi Vânia,

    Estes exames revelam reserva ovariana baixa. O indutor simples oferece baixas chances neste caso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  229. fabioeugenio disse:

    Oi Eliana,

    Você pode engravidar novamente sim. Se tiver dificuldade, procure um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  230. fabioeugenio disse:

    Oi Giselle,

    Você tem idade excelente, e ótimas chances de gravidez. Os exames que passou estão normais. A FIV pode falhar mesmo com bons embriões.

    Acho que deveria somente tentar mudar a estimulação ovariana para conseguir mais óvulos maduros e embriões. Não precisa inúmeros exames sem comprovação de que vão ajudar na conduta.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  231. Ivan disse:

    Ola doutor, preciso muito da sua ajuda , tenho 37 anos tive 2 abortos e 1 parto prematuro com 37 semanas acabei adontando um bebe que amo de paixão e que agora ele esta com 15 anos tenho pressão alta maismais esta controlada tomando meus medicamentos , meu peso é normal pois eu sou professora de capoeira, tomo pílula a 17 anos e voltei a sonhar com um filho biológico , até porque meu filho tbm sonha com a cchegada de um irmaozinho .doutor quais as chances e riscos que tenho?

  232. fabioeugenio disse:

    Olá,

    Na sua idade, com tratamento adequado, as chances de gravidez são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  233. maria disse:

    Doutor tenho insuficiencia no colo do útero o médico detectou na minha 3 gravidez que ja faz 17anos isso e nunca mais eu quiz engravidar pois tive parto prematuro e veio a falecer eu gostaria de saber como se considera grave o grau de IIc? Quando eu estava de 20 semans de gestação foi aparecer o primeiro sintomaeu tinha 1cm de dilatação mais como eu ja estava na 20 semana ele achou arriscado fazer a ceclagem e aguentei a gravidez ate as 35 semanas e fui pra 3 centimetros de dilatação mais houve im deslocamento de placenta e foi preciso fazer uma cesariana eu gostaria de saber se eu consegui chegar a 35 semanas só com repouso se eu fizer a ceclagem as chances de conseguir levar a gravidez ate o fim é maior? Como classificaria o grau do meu problema? Depois de 17 anos estou pensando em uma nova gravidez.

  234. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Fazendo a cerclagem com 14 a 16 semanas, e um pré-natal correto, as chances de sucesso são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  235. francinelly disse:

    Tenho 28 anos e tenho três crianças de 2 anos e 6 e 4 anos quero saber se tenho possibilidade de ter gêmeos e meu sonho se nao tiver possibilidade como posso fazer pra ter gêmeos tomo o anticoncepcional ciclo 21 e meu maior sonho e ter gêmeos ou trigêmeos estou aguardando a resposta obg ….

  236. fabioeugenio disse:

    Oi Francinelly,

    Os tratamentos não são realizados com objetivo de gravidez de gêmeos.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  237. Katia Ferrari disse:

    Dr . Fábio,
    Tenho 41 anos e esse ano completo 42. Tenho dois filhos do meu 1° casamento, e duas cesareas agora estou com outra pessoa à 8 anos, ele não teve filhos, eu gostaria de ter outro bebê, é possível? Eu corro algum risco e o bebê? Por favor me dê alguma orientação. Obg…

  238. Juliane disse:

    Oi, meu nome e Juliane, tenho 43 anos e estou tentando engravidar. Primeiro filho. Estou com a mestruaçao atrasada 12 dias, fiz o teste e deu negativo. Sera que estou entrando no climaterio?

  239. fabioeugenio disse:

    Oi Kátia,

    Com tratamento e pré-natal adequado você pode engravidar com segurança sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  240. fabioeugenio disse:

    Oi Juliane,

    Somente com exames hormonais e ultrassom para definir o diagnóstico.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  241. sonia m. a. gaido disse:

    Tenho 56 (fiz em julho deste ano), gostaria de ter outro filho, mas nem sei se menstruou ainda.
    Sera que consigo engravidar com o método de doação de óvulos (interrogação).
    Tem como fazer td sem o meu parceiro saber (interrogação).
    Desculpas mas meu noot não esta funcionando a tecla de interrogação. rsrs

  242. fabioeugenio disse:

    Oi Sônia,

    A idade limite para os tratamento é de 50 anos.

    E ambos os parceiros têm que autorizar o procedimento !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  243. Ivani disse:

    Oi tenho 47 anos sou daquelas que foi em busca do profissional …. Bom hoje com 47 anos vi que nada valeu a pena, quero uma família (pai, mãe e filhos) tenho endomentriose fiz tratamento mas sei que volta e tal… Qual a possibilidade de conseguir pelo SUS um fertilização com doação de óvulos? Ainda tenho chance?

  244. fabioeugenio disse:

    Oi Ivani,

    Você pode engravidar sim através da FIV com doação ovular. Se informe no hospital universitário de sua região.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  245. Ana Clara disse:

    Bom dia Dr. Fabio Eugenio,

    Tenho 41 anos, sou saudável,
    tenho 2 filhos com 15 e 10 anos.
    Os dois nasceram de cesariana e são
    muito saudáveis.
    Eu e o meu marido decidimos ter
    mais um filho, porque eu gostava muito
    e os nossos filhos têm pedido para ter
    mais um irmão.
    Das 2 gravidezes fiquei grávida no
    1º mês, agora está a ser mais difícil…

    Já fui ao ginecologista e os exames revelaram
    que ainda tenho muitos ovulos e estou
    com perfeita saúde.

    O que acha que devo fazer?
    Será que vou conseguir?
    Será que o bebê vai ser saudável?
    Tenho receio…

    Grata pela atenção

    Ana Clara Sampaio

  246. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Clara,

    Você tem ótimas possibilidades de conseguir nova gravidez. Se tiver dificuldade, procure um especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  247. Marta disse:

    Bom dia.
    Tenho 49 anos, minha menstruação é irregular tem alguns meses que ela não vem, tive relação sexual sem camissinha com meu parceiro, mais ele ejaculou fora, depois continuamos a relação, tem alguma chance de gravidez nessas condições.

  248. fabioeugenio disse:

    Oi Marta,

    Pode acontecer, mas é extremamente improvável.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  249. Mari disse:

    Bom dia Dr. Fábio!

    Estou com 51 anos… tive uma única filha aos 24 anos.
    Tomei anticoncepcional até novembro do ano passado. Depois fiquei até junho sem menstruar.
    Mestruei em julho e agosto (19).
    Dia 6 de setembro mantive relação com meu marido sem proteção. Minha menstruação está atrasada até agora… Nesse período tive q tomar Ciprofloxacina e Nimesulida. Posso estar grávida?

  250. Gislaine disse:

    Olá, de. Tenho 47 anos e 2 filhos naturalmente. Meu FSH deu 3,5, minha saúde ótima. Posso engravidar naturalmente ainda?

  251. fabioeugenio disse:

    Oi Mari,

    Muito pouco provável, mas faça o beta-hcg para confirmar.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  252. fabioeugenio disse:

    Oi Gislaine,

    Há possibilidade, mas é muito baixa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  253. Sandra da silva disse:

    Doutor Fábio tenho 48 anos, em março do ano que vem completo 49 anos, minha menstruação é irregular. Fiz o exame FSH, deu 19,92. Há chances de eu engravidar ainda.

  254. Sandra da silva disse:

    Dr Fábio esqueci de falar que tenho uma filha de 22 anos. Gostaria muito se poder engravidar de novo.

  255. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Você pode engravidar, mas as chances com seus próprios óvulos é muito baixa.

    Marque uma consulta com um especialista para analisar opções de tratamento.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  256. Claudia disse:

    Dr., primeiramente parabéns pelo site! Tenho 38 anos, não tenho filhos, nunca tomei pílula e agora gostaria de engravidar. Ouvi médicos falado que nessa idade é muito perigoso o bebê nascer com problemas. Isso procede? Existem exames que demonstram esse risco? Obrigada!

  257. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Existem riscos, mas baixos em sua idade, e que podem ser minimizados com acompanhamento médico correto.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  258. carla disse:

    Dr.
    engravidei aos 37 anos por FIV com sucesso e tenho uma filha. Agora aos 42 anos gostaria de engravidar novamente. Acha que tenho chances com meus próprios óvulos?Tenho embriões congelados?
    Existe chance ?
    Grata
    Carla

  259. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    As chances com os embriões congelados (aos 37 anos) são ótimas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  260. Ylka disse:

    Olá dR, fiz43anos esta semana e nos últimos três meses, tive dois abortos, segundo meu medico , não tenho dificuldade em engravidar mas tenho ma qualidade dos óvulos, a última gravidez tive que fazer amiu, por que não sangrei, tive meu primeiro filho com 40, e gostaria muito de ter outro, quais minhas chances? O óvulo doação me deixa confusa com medo das consequencias , não é meu filho?é muito caro? Garantido a saúde do bebê??? Por favor me oriente! Ando muito deprimida!

  261. fabioeugenio disse:

    Oi Ylka,

    Vocë pode engravidar até com seus próprios óvulos, mas a FIV com doação aumenta as chances de gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  262. Nubia disse:

    Oi Dr. Acabei de fazer 39 anos. A 4 anos tento engravidar. Fiz todos os exames e não tenho nada que indique algum problema. Então fiz uma Fiv em outubro. Fiz a punção e tive 4 óvulos, mas apenas 3 se desenvolveram .Todos com classificação 8A. O sr. Acha que tenho boas chances se tentar novamente com meus próprios óvulos?

  263. Amélia disse:

    Dr. Fabio, há possibilidade de engravidar com seu próprio ovulo com 44 anos?

  264. fabioeugenio disse:

    Oi Núbia,

    Os embriões formados são de ótima qualidade. Então há boas chances sim.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  265. fabioeugenio disse:

    Oi Amélia,

    Há sim, apesar das chances serem baixas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  266. Ivana Macedo disse:

    Boa Noite!!!!!
    Dr. Fabio, tenho 48 anos, tive dois filhos de parto cesariana e hoje vivo com meu atual marido ao qual tem 41 anos e não teve filhos, não fiz os exames recentemente mais um ano atras estavam todos normais,quais as chances de eu engravidar naturalmente, sem os recursos da ovulação doada ate por que não temos condições financeiras muito caro, quais as chances, ate porque estava menstruando normalmente só que vindo sempre 5 dias antes da data anterior e já estou atrasada fazem quase dois meses o que devo fazer e quais recursos devo procurar pois queria muito dar um filho ao meu marido…..

  267. fabioeugenio disse:

    Oi Ivana,

    As chances de gravidez natural são muito baixas. A melhor opção é realmente a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  268. Eliane disse:

    Dr. Fábio, como vai? Tudo bem?

    Tenho 36 anos. Sofri um aborto com 8 semanas de gestação em julho de 2013, uma perda perda gestacional com 38 semanas em dezembro de 2014 e um aborto em junho de 2015 com 8 semanas de gestação. A médica quem está me tratando suspeita que tenho trombofilia. Desde de agosto de 2015 tentei três ciclos com Serophene e Ovidrel e um ciclo com três injeções de Gonal com rastreamento de ovulação. No entanto não estou obtendo sucesso. Eu ovulei em três dos quatro ciclos, mas não engravidei. Estou com medo de que meus óvulos não sejam de boa qualidade devido a minha idade. Não tenho hipertensão ou diabete. Somente hipetireodismo. Tomo o medicamento Eútero de 50 mg . Neste caso o senhor acha necessário que seja realizada a FIV? Desde já agradeço a atenção dispensada. Parabéns por seu trabalho! Ele nos esclarece muitas dúvidas.

  269. fabioeugenio disse:

    Oi Eliane,

    Você pode completar 6 ciclos de indução. Se não tiver sucesso, as opções são a inseminação intra-uterina, ou a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  270. Ana Carol disse:

    Prezado de Fábio,
    Admiro e parabenizo sua disponibilidade em elucidar nossas dúvidas.
    Em novembro de 2015 completei 35 anos e meu noivo fará 37 anos em maio 2016. Vamos nos casar em novembro de 2016 e já estamos planejando ter filhos. Tenho boa saúde, faço pilates e caminhadas, alimentação super saudável. Não tenho problema de saúde. Gostaria se saber as chances de ter um bebê perfeito e saudável e uma gravidez tranquila. Já li na Internet que depois dos 35 anos é muito arriscado ter um bebê perfeito e isso me apavora. O que o dr acredita? Consigo engravidar naturalmente sem riscos?

  271. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Carol,

    A enorme maioria das gravidezes na sua faixa de idade são absolutamente normais, para você e o bebê.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  272. erica disse:

    Bom dia tenho 30 anos e 2 filhos , quero ter outro mas devido uma depressão que tive a 5 anos atrás minha pressão só fica alta é arriscado eu engravidar.

  273. fabioeugenio disse:

    Oi Érica,

    Com acompanhamento pré-natal correto, você pode engravidar com segurança.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  274. marlene dieres disse:

    oi meu marido tem 75 anos fez lakeadura eu tenh;o; 42 anos fis amarei minha unica tropa como fazer pra nois termo s um filho por inceminacao artificial

  275. fabioeugenio disse:

    Oi Marlene,

    O tratamento indicado é a fertilização in-vitro (FIV) com ICSI, sendo os espermatozoides captados dos testículos (PESA).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  276. Andreia disse:

    prezado D. Fábio,

    Tenho 42 anos, vou fazer a transferência de 2 blastocitos daqui a 2 dias. Porém contrai uma gripe forte, e estou com a garganta um pouco inflamada. Tem problema tomar nimesulida 2 dias antes da transferência? O fato de estar gripada prejudica o procedimento, uma vez, que meu sistemas imunológico está baixo?

    Obrigada,

  277. fabioeugenio disse:

    Oi Andreia,

    Nem a gripe e nem o uso prévio de Nimesulida atrapalham.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  278. Tive meu primeiro filho com 30anos , segundo com 33 terceiro com 41 e a ultima com 45 . Todos gravidez natural e planejada e tranquilas . Hoje estou com 51 minha princesa com 6 ainda existe risco de outra gravidez ? Não uso anticoncepcionais só preservativos .

  279. fabioeugenio disse:

    Oi Maria,

    Muito improvável !! Na menopausa não há mais óvulos fertilizáveis.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  280. simone disse:

    Tenho 37ans tenho 2 filhos fui operada aos 16 anos a retirada das trompas meu marido e doido pra mim engravidar okieu faço

  281. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    Existem ótimas chances de gravidez pela fertilização (FIV).

    Nosso telefone (85) 3047.8080

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  282. Helena disse:

    Olá Dr. Fábio
    Tenho 47 anos, prestes a fazer 48 anos em julho, uma filha de 23 anos, parto normal. Hoje sou casada pela 2 vez, meu esposo não tem filhos, meu sonho é dar um filho a ele, pois ele quer muito doutor. Mas não consegui engravidar mais pelo método natural, mesmo mais nova, sou casada a 10 anos. Com a sua vasta experiência me ajude, moro em Brasília.

  283. fabioeugenio disse:

    Oi Helena,

    Você tem ótimas chances de nova gravidez, através da fertilização (FIV) com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  284. Dani disse:

    Dr, tenho 38 quase nos 39 e quero ter o terceiro filho meu ultimo tinha 31, meu marido já fez espermograma e deu tudo certo, fiz o teste de ovulação o nivel de LH deu pico alto na sequencia de 5 dias, porem ja faz 7 meses e nada, o que mais posso fazer.

  285. Helena disse:

    Boa noite doutor Fabio! obrigada pela resposta. Onde o senhor atende?

  286. fabioeugenio disse:

    Oi Dani,

    Faça também o exame das trompas – histerossalpingografia. E consulte especialista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  287. fabioeugenio disse:

    Olá Helena,

    Atendo em Fortaleza-CE e São Luís-MA

    Telefones (85) 3047.8080 e (85) 9.9909.0227 tim
    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  288. ARLENE disse:

    Boa noite Dr° Fabio Eugênio, Estou com 43 anos e tenho um filho de 6 anos e hoje fui ao GO e ele me falou que estou entrando na menor pausa ,e que não tem mas como eu engravidar .Como faria para engravidar novamente ,pois ano passado a minha menstruação não veio regularmente e agora este ano 2016 ela parou de vez ,cheguei a menstruar através do remédio, mas parei a medicação e parou de vim a menstruação, estou sentindo aquele calor intenso.Será que teria como eu engravidar no modo natural ? pois os médicos que eu já fui me tiram as forças total .

  289. Adriana Neil disse:

    Bom dia,
    Tenho 50 anos,farei 51 em novembro, tive uma relação sem me cuidar há 2 meses,sendo que já não mestruava há 9 meses. Posso estar grávida ?

  290. fabioeugenio disse:

    Oi Arlene,

    Tem que confirmar por exames, mas se é quadro de menopausa, o tratamento possível para engravidar é a FIV com doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  291. fabioeugenio disse:

    Oi Adriana,

    É muito improvável, mas faça o beta-hcg para esclarecer.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  292. claudia disse:

    Oi Doutor Fábio tudo bem?Gostaria de saber se posso engravidar vou fazer 44 anos agora dia 20/06/16,já tenho 2 filhos perfeito um com 20 e outro com 18,fiz uma ultra dia 02/06 e deu tudo normal,e que estava ovulando , mantive relação com meu marido 46 anos nestes dias ,tive um muco tipo uma clara de ovo com um pouquinho de sangue minha ginecologista diz que estava no meu período fértil ,ai tive relação nos dias,5,8,9,tenho alguma chance de estar grávida ,numcausei anticoncepcional usava o meto do coito interrompido .

  293. claudia disse:

    Ultra-vaginal.

  294. fabioeugenio disse:

    Oi Cláudia,

    Como houve relação sexual no período fértil, há possibilidade sim. Mas na sua faixa de idade, a chance natural é baixa.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  295. N.B.B.R disse:

    Dr.Quero tirar algumas dúvidas vou fazer fertilizacao com ovulo de doadora a minha pergunta é possivel eu engravidar de gemeos ja que é minha vontade tenho 48 anos me fale se há algum risco pra mim e para os bebés não tenho nem uma doença pre existente

  296. N.B.B.R disse:

    Tenho 48 anos vou engravidar com óvulo de doadora é queria saber qual fator genético dessa criança tenha aver comigo lembrando vai ser gerado do esperma do meu esposo com o ovulo da doadora é possível essa criança ter alguma semelhança minha ou vai se parecer com a doadora? Outra dúvida será que vou amar essa criança mesmo o meu psicológico acusando que foi gerado de outra pessoa é tanta dúvida Dr. Que fico pra enlouquecer por isso me fale toda verdade um abraço.

  297. Dr, Fábio, boa noite! Estou sofrendo muito, pois minha história é sofrida.
    Só tenho um trompa. Fiz videolaparoscopia e também 3 fertilizações e 3 in victros. Sucesso zero. Tenho 44 anos. Existe algum fio de esperança pra mim? Acho que Deus o colocou em meu caminho. Abraços

  298. Elaine Malachias disse:

    Ola doutor! Tenho 39 anos e tenho 3 filhos o mais velho tem 18 a mais nova 6, recentimento tive dois abortos expontanio,com diferença de um ano um aborto para o outro,os medicos disse que no primeiro tive um saco gestacional vazio,o outro ate teve a visicula mas nao desenvolveu o embriao, meu sangue é A- e meu esposo +, meu filho é negativo,minhas filhas sao positivas. Meu marido queria muito ter mais um filho,ja que meu primeiro nao é dele,mas ele cuida deis dos dois anos. Sera que posso ter esse filho naturalmente,meu exames do pre natal que fiz antes do aborto esta tudo normal.mas me preocupo com minha idade. Ha tive 3 cesarianas. O que devo fazer?

  299. fabioeugenio disse:

    Oi Gabrielly,

    É possível gêmeos sim, se forem transferidos 2 embriões.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  300. fabioeugenio disse:

    Oi Gabrielly,

    Aqui na clínica temos acompanhamento psicológico nestes casos. Os resultados clínicos são excelentes !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  301. fabioeugenio disse:

    Oi Rosilaine,

    Há chance de gravidez sim, mas considere a possibilidade de FIV com doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  302. fabioeugenio disse:

    Oi Elaine,

    Você pode engravidar novamente sim, mas converse com seu obstetra pelo fato de ter tido 3 cesareanas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  303. romilda da silva roo disse:

    tenho 46 anos quero muito engravida ……..fica sem menstrua 5 6 meses …e posivel eu fica?

  304. I just want to say I am beginner to blogging and absolutely liked your blog site. Very likely I’m want to bookmark your site . You absolutely have great article content. Many thanks for sharing your blog.

  305. Marta mendes disse:

    Quero ter filho mas a idade não ajuda….estou na menopausa….tenho chance de engravidar. abraço……….

  306. fabioeugenio disse:

    Oi Romilda,

    A possibilidade de gravidez natural é muito pequena. A maior chance é com a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  307. fabioeugenio disse:

    Thank you very much! Enjoy our posts !

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  308. fabioeugenio disse:

    Oi Marta,

    Pode engravidar sim, pela FIV com doação ovular.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  309. OLIVEIRA ELISABETE disse:

    ola
    tenho 49 anos e ja tenho uma filha mas agora estou noutro casamento e qaueria muito ter um filho mas foi me ter retirado utre mas tenho ovarios e colo de utre sera que tenho possibiluidades de engravidar

    um grande abraço
    Oliveira elisabete

  310. fabioeugenio disse:

    Oi Elisabete,

    No seu útero, não. Mas pode engravidar com doação ovular + implantação dos embriões em útero de substituição (solidário).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  311. Josirete disse:

    Olá Dr Fábio!
    Tenho 36 anos de idade nunca tive filhos, e hoje meu sonhor é ter um filho.Existe a possibilidade de se fazer a FIV
    ? Moro com minha companheira ela tem 2 filhos e hoje sinto o desejo e a necessidade de ser mãe.Existe solução para mim. O que o senhor indicaria?

  312. katia carvalhais disse:

    ola, tenho 46 anos e vou fazer 47 em maio:tenho menstruação todo mês no dia certinho, tive um filho aos 22 anos
    de iadde e tive outro aos 40 depois do segundo nunca mais tomei medicaçaõ para evitar tive 2 abortos apos isso ,um aos 41 e outro com 43 anos meu senho e engravidar tenho chance
    fiz exame pra ver foliculos antrais e tenho foliculos….me ajudem por favor meu filho mais velho faleceu e estou arrasada alguem pode me ajudar a realizar meu sonho…..

  313. fabioeugenio disse:

    Oi Josirete,

    É perfeitamente possível você ser mãe através da fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  314. fabioeugenio disse:

    Oi Kátia,

    Meus pêsames sinceros pela perda do seu filho!

    Sem dúvida o melhor tratamento para nova gravidez é a FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  315. Denise Ribeiro disse:

    Doutor,

    Tenho 51 anos. Meu exame de fish deu 46,3. Posso ter filhos de forma natural, já que não posso mais fazer tratamento por conta de ter passado da idade?
    Obrigada!

  316. fabioeugenio disse:

    Oi Denise,

    Você não passou da idade !! Pode engravidar pela FIV com óvulo-doação.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  317. Gabriela disse:

    Tenho 46 anos e meu marido 50. Ainda temos chance de ter um filho normal, ou seja, sem qualquer doença ou tipo de síndrome?

  318. fabioeugenio disse:

    Oi Gabriela,

    Há possibilidade de gravidez natural, mas muito baixa, e com risco genético alto.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  319. Gevaneide disse:

    Tenho 40 anos, já tenho uma filha de 13 anos e agora quero engravidar de novo mais ainda não consegui, consultei um médico, fiz vários exames e até agora nada, será que ainda é possível?

  320. fabioeugenio disse:

    Oi Gevaneide,

    É possível sim, com tratamento adequado.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

Deixe uma resposta

Mensagem