Fortaleza possui tecnologia para a escolha do sexo do bebê - Medicina Reprodutiva - Dr. Fábio Eugênio

Um dos maiores anseios para um casal “grávido” é saber o sexo do bebê. Antigamente, cerca de trinta anos atrás, só podíamos saber o sexo do bebê no momento do nascimento, hoje isso já é possível antes mesmo da concepção.

No mundo há três técnicas que permitem a escolha prévia do sexo dos filhos. Dessas, duas estão disponíveis no Brasil, sendo que uma delas é a mais aceita por ser a menos invasiva e que não implica descarte de embriões já formados, resguardando nossos princípios éticos.

O primeiro método consiste em colher os espermatozoides do pai e submetê-los a um processo de centrifugação, que é a separação de elementos de densidades diferentes através de um rápido movimento de rotação. Desse modo, são separados os espermatozóides que carregam o cromossomo Y (mais leve) que gera meninos, dos que contém o X (mais pesado), que gera meninas.

Com essa separação, pode-se enriquecer uma amostra seminal com maior quantidade de determinado tipo de espermatozoide (X ou Y) e utilizar estes espermatozoides para tratamento de inseminação. Um alerta: essa técnica só funciona nos homens que tem contagem espermática normal, e aumenta apenas um pouco a possibilidade de gravidez de um determinado sexo em relação ao que acontece na natureza.

Essa escolha é bem vinda principalmente por razões culturais. Muitos casais sonham que o primeiro filho seja um menino, ou então, querem equilibrar o número de filhos meninos e meninas. Uma saída também para aqueles que querem ter um casal de filhos, um de cada sexo e “fechar” a família.

A outra técnica envolve princípios éticos, e só é liberada pelo Conselho Federal de Medicina nos casos de doenças ligadas aos cromossomos sexuais: é o PGD (Diagnóstico genético pré-implantacional). Nela, os óvulos são retirados, fertilizados in vitro e, no terceiro dia, remove-se uma célula de cada embrião para submetê-la à biópsia.

Esse exame revela o sexo com quase 100% de acerto e detecta possíveis doenças genéticas no futuro bebê, inclusive a Síndrome de Down. A partir da identificação dos sexos dos embriões, seriam implantados no útero somente os escolhidos, que não trouxessem riscos de determinadas doenças genéticas graves.

Como o embrião já estará formado, a decisão será se essa vida vai ser gerada ou não. E essa é uma questão muito delicada. O mais adequado é essa escolha ser feita antes de formado o embrião.

O terceiro método é o MicroSort, desenvolvido e patenteado por uma clínica dos Estados Unidos, com cerca de 80% a 90% de taxa de acerto. Nele o esperma é tingido com um corante fluorescente e são examinados, um por um, os milhões de espermatozoides lá presentes, num aparelho chamado Citômetro de Fluxo, separando os que têm o cromossomo Y (masculino, contém menos DNA e fica verde) daqueles com o X (feminino, que tem 2,8% a mais de DNA e aparece em vermelho claro). Os óvulos da mulher são então fertilizados de acordo com a escolha do sexo.

COMENTÁRIO DO ESPECIALISTA: este é um assunto recorrente no consultório de Reprodução Humana. Cada casal tem sua preferência particular por filhos de um determinado sexo. Acho uma solicitação natural e a meu ver, se não houver entraves científicos ou questões éticas que possam impedir o processo, um direito do casal. No entanto, devemos sempre alertar que em hipótese alguma podemos colocar em risco o bem-estar dos embriões para atender a esta solicitação. Reforço que o objetivo primordial dos tratamentos de Reprodução Humana é conseguir gravidez única de um bebê saudável, independente do sexo.

Nesta linha de raciocínio, tratamentos que visem a separar os espermatozoides X e Y não trariam qualquer prejuízo aos embriões ou não levantariam questionamentos éticos. Porém, com exceção do método de MicroSort disponível apenas em uma clínica dos EUA e que permite um aumento de 50% para até 90% de gravidez de um determinado sexo, os métodos de centrifugação diferencial aumentam apenas um pouco a possibilidade de escolha do sexo do bebê.

Já após a formação do embrião, na Fertilização in vitro, a situação é totalmente diferente. Temos vidas formadas e não podemos dispor de um ou outro embrião apenas por ser masculino ou feminino. Nestes casos somente podemos determinar o sexo do embrião antes da transferência ao útero, e desta feita com quase 100% de certeza, se houver possibilidade de evitar a transmissão hereditária de doenças genéticas graves, incapacitantes ou letais, para os filhos daquele casal.

Um exemplo clássico desta situação é a Hemofilia. Esta doença é muito grave. Por motivos genéticos falta ao paciente portador desta patologia um importante fator de coagulação do sangue, e em casos de ferimentos, pode haver hemorragias intensas e às vezes até fatais. A Hemofilia é uma doença genética recessiva ligada ao cromossomo X (para mulheres terem a doença precisam ter os dois cromossomos X alterados; no caso dos homens apenas um X alterado causa a doença pois o outro cromossomo sexual é Y). Isto significa que, se uma mulher é portadora do gene, mas não tem a doença, existe 50% de possibilidades de que um filho seu do sexo masculino tenha a doença completa. Nestes casos podemos selecionar, através de uma fertilização in vitro com diagnóstico pré-implantacional, um embrião do sexo feminino para o casal, que certamente não terá a Hemofilia. Esta é uma situação que comporta uma explicação ética para o fato de estarmos selecionando o sexo fetal a nível embrionário.

220 Comentários para “Fortaleza possui tecnologia para a escolha do sexo do bebê”

  1. naia thamylla disse:

    Gostaria de saber quanto custa uma reproduçao assistida,pois sonho em ter um menino e meu marido tambem.Ja que tenho uma menina de 4 anos,e estou gravida de 5 meses de outra menina.

  2. Aline disse:

    Estou pretendendo engravidar ano que vem e gostaría muito de ter um menino, estava pesquisando na net e encontrei esse site, o que me deixou muito feliz e esperancosa, pois vi que trata-se de um médico muito responsável e capaz…pretendo procura-lo em breve..e quem sabe ano que vem já com meu menino nos bracos eu coloque um depoimento contando minha trajetória??!! Que Deus ajude!!

  3. admin disse:

    Aline, tudo bem?

    Agradecemos o seu comentário. Esperamos ajudá-la nesta trajetória tão importante da sua vida. Você pode usar o formulário de contato para enviar suas dúvidas diretamente para o Dr. Fábio Eugênio.

    Até logo.

    Equipe Medicina Reprodutiva.

  4. Sou laquiada há 18 anos e tenho miomas, com esse problema eu tenho possibilidade de engravidar com procedimento de fertilizaçao in vitro.
     

  5. patricia disse:

    gostaria de saber o valor da fertilizaçao in vitro!

  6. Danielle df disse:

    olá,gostaria de saber o valores da fertilização in vitro,meu caso me encaixo no caso de problemas geneticos,muito parecido com a hemofilia,mas a doença que foi passada ao meu filho foi sindrome de wiskott aldrich,inclusive ele faleceu devido a essa doença…a geneticista do hospital de apoio me aconselhou a engravidar de uma menina,igual foi explicado no texto acima…meu sonho é ter outro filho(a) gostaria de mais esclarecimentos,desde ja agradeço a atençao!

  7. admin disse:

    Olá Amélia,

    Existe sim possibilidade de você engravidar através da fertilização in-vitro. Em relação aos miomas, é necessária uma avaliação para saber se eles estão alterando de maneira significativa o útero, e se há necessidade de tratamento prévio (miomectomia).

    Atenciosamente,

  8. admin disse:

    Olá Patrícia,

    A fertilização in-vitro (FIV) tem custo clínico de 7.500 reais + cerca de 3.500 reais de medicações. Para maiores detalhes me contacte diretamente no drfabioeugenio@gmail.com.

    Atenciosamente,

  9. admin disse:

    Olá Danielle,

    A sindrome de Wiskott Aldrich é uma doença genética rara que causa grave imunodeficiência e outras alterações. O gene defeituoso está em um cromossomo X, e por isso é chamada uma doença recessiva ligada ao X. Neste caso, a doença somente se manifesta em homens, que têm apenas um cromossomo X, já que o outro é Y. As mulheres não são acometidas por esta doença, pois têm dois cromossomos X, e quando um está alterado, o outro normal compensa.

    A medicina reprodutiva permite que você tenha implantado no seu útero embriões do sexo feminino, garantindo assim que serão bebês saudáveis. Para isto realizamos uma fertilização in-vitro (FIV), e fazemos uma análise genética dos embriões antes da transferência ao útero (PGD). Esta análise determina qual embrião é do sexo feminino, e também detecta alguma outra alteração cromossômica que possa haver.

    Atenciosamente,

  10. vanessa disse:

    olá,tenho desbalaneamento de DNA a um ano e meio tive meu filho de modo natural(benção de Deus),depois de cinco abortos espontaneos,gostaria de ter uma menina,e aho que não tenho mais pique nem tempo para tentar, ou passar por tudo isso denovo,e ainda ter a dúvida se vou conseguir realmente uma  menina!(que é nosso sonho)será que eu consigo na inseminação?meu diagnóstico é do hosp.Fernandes Figueiras.

  11. fabioeugenio disse:

    Olá Vanessa,

    Se você tem desbalanceamento de DNA, o tratamento mais indicado para nova gravidez é a fertilização in-vitro (FIV) com análise genética de embriões (PGD por CGH). Assim poderiam ser transferidos apenas embriões geneticamente saudáveis, reduzindo o risco de um novo aborto.

    Você poderia engravidar através de inseminação iontrauterina, ou mesmo gravidez espontânea, mas seu risco de aborto seria elevado, a depender do tipo de alteração que você possui.

    Atenciosamente,

    Dr. Fábio Eugênio

  12. vanessa disse:

    olá Dr.
    teho este problema no cromosomo um e no dezoito(um pedacinho do um foi para o dezoito)! ,por ter passado por 5 abortos antes de ter meu filho estevam(descobri n 4 aborto o desbalanceamento),não tenho mais pique de ficar testando gravidez,pois já estou com 31 anos,e quero ter uma menina que é o sonho do meu marido e eu!não vejo outra forma de obter miha filha ,a não ser assim!!!abraços.

  13. fabioeugenio disse:

    Olá Vanessa,

    Você então é portadora de uma TRANSLOCAÇÂO CROMOSSÔMICA BALANCEADA. Realmente, o tratamento ideal nestes casos é a fertilização in-vitro com diagnóstico genético dos embriões (PGD) antes da transferência ao útero.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  14. vanessa disse:

    sim mas quero ter ma menina,será que eu consigo assm?

  15. Alberto disse:

    olá, gostaria de saber de algum tratamento para conceber uma criança 
    sem risco de ter síndrome de Down, pois minha esposa tem 40 anos, também gostaria saber do valor do tratamento, agradeço a atençao.

  16. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    O diagnóstico genético é feito com o objetivo de selecionar embriões normais para a transferência ao útero.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  17. fabioeugenio disse:

    Olá Alberto,

    Para eliminar este risco deve-se fazer a fertilização in-vitro (FIV) com PGS (screening genético pré-implantação). Neste caso, antes da transferência dos embriões ao útero, fazemos a análise genética para evitar bebês com alguma alteração.
    Para maiores informações me contacta no e-mail drfabioeugenio@gmail.com

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  18. vanessa disse:

    so queria fazer algo que me deixasse confortavel com isso!pois ja que vou fazer uma fertilizacão,porque não tentar que venha uma menina!!!abracos.

  19. mariana disse:

    quero ajudar alguem a ter um filho sou bariga de lugi=uel se precisar e só me ligar(88)99797545

  20. fabioeugenio disse:

    Oi Mariana,

    Parabéns pela sua generosidade. Porém, pela lei brasileira, somente parentes em até 2o grau da mulher subfértil podem ser doadoras temporárias de útero.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  21. TM disse:

    DR FABIO POSSO TER MEU 1 FILHO AOS 47 ANOS

  22. TM disse:

    DR FABIO POSSO TER MEU 1 FILHO AOS 47 ANOS MIM  AJUDE  E O CUST POR MANDE A RESPOSTA PARA MEU EMAIL

  23. fabioeugenio disse:

    Olá Tânia,

    Você pode sim ter seu primeiro filho aos 47 anos. Procura consultar um especialista em medicina reprodutiva para serem detalhadas as opções de tratamento.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  24. nilam giva disse:

    ola dr fabio tenho 2 meninos e tenho 42 anos gostaria de saber se o dr me pode fazer uma fertilizacao para ter uma menina nao esta em causa o valor posso marcar logo a consulta se a sua resposta for positiva obrigado fico aguardar resposta

  25. fabioeugenio disse:

    Olá Nilam,

    O exame genético dos embriões somente pode ser realizado com o objetivo de evitar transmissão hereditária de doenças genéticas, ou garantir normalidade dos embriões.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  26. nilam giva disse:

    Olá Dr.Fábio,
    recebi o seu e-mail que desde já agradeço,mas
    não fiquei esclarecida se a resposta é positiva
    ou não.
    Melhores cumprimentos
    Nilam

  27. sou de cabo frio,gostaria de saber o preço e a possibilidade de minha esposa engravidar,pois há oito anos ela fez cirurgia de laquiadura e há quatro anos estamos casados,e sonhamos em ter uma filha,fruto do nosso amor.aguardo ansioso por sua resposta

  28. Olá doutor, estou pesquisando ja algum tempo para poder ter um filho menino, pois ja tenho duas meninas
    tenho 34 anos pode me ajudar?

  29. fabioeugenio disse:

    Olá Valdeir,

    É lógico que vocês podem ter filhos. O ideal é consultar um especialista em medicina reprodutiva para definir, através de exames, se o mais indicado é tentar a reversão da laqueadura, ou partir diretamente para a fertilização in-vitro.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  30. fabioeugenio disse:

    Olá Maria de Lourdes,

    Nos tratamentos de reprodução assistida, a determinação do sexo embrionário somente pode ser realizada com objetivo de evitar doenças genéticas no feto.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  31. TATIANA disse:

    OLÁ DR, TENHO 2 MENINOS E GOSTARIA DE SABER SE NA INSEMINAÇÃO POSSO ESCOLHER O SEXO DO BEBÊ?
    OBRIGADA

  32. viviane disse:

    Olá Dr Fábio, sou casada e temos um menino de 9 anos, temos na familia um caso de sindrome de lebarre (meu cunhado). Gostaria de ter mais um filho, pois como já temos uma menino ,tenho medo de ter outro , pois a familia do meu esposo somente tem menino, e essa sindrome somente desencadeia em homens. Nesse caso é possível fazermos a escolha do sexo ?
    Obrigada Abraços

  33. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiana,

    Na inseminação pode ser feita uma tentativa de separação diferencial do sêmen por centrifugação, com o objetivo de tentar aumentar a possibilidade de determinado sexo, mas não há garantias de sucesso pois é uma técnica de resultados variáveis.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  34. fabioeugenio disse:

    Olá Viviane,

    Não entendi ao certo qual a síndrome que seu cunhado tem. Entretanto, se houver um caráter genético e a incidência ou gravidade for maior em determinado sexo, pode-se fazer a fertilização in-vitro (FIV) com PGD (diagnóstico genético pré-implantacional) e determinar o sexo dos embriões antes da transferência ao útero.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  35. Lanna Paula disse:

    Olá… Me chamo Lanna , vivo em Madrid e estava pesquizando em internet sobre fertizaçao, e sobre como  seria possível selecionar o sexodo bb. Tenho 2 meninos e dentro de 1 ano queria engravidar outra vez, nosso sonho é ter uma menina já que temos os 2 meninos, e essa gravidez será a última, porque pretendemos encerrar por aqui…
    Se vc puderem ajudar-os ficaríamos super agradecidos, em um breve contato estaríamos instalando-nos no Brasil para realizar esse sonho. 
    Obrigada!

  36. fabioeugenio disse:

    Oi Lanna,

    Pela legislação brasileira, a escolha de sexo nos embriões somente pode ser realizada para impedir a transmissão hereditária de doenças genéticas.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  37. Olá! Me chamo Fabiane
    Tenho 31 anos e três meninos.
    Não posso negar que foi na tentativa de uma menina.
    Seria possível esse tratamento? e como seria?
    Obrigada!

  38. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiane,

    Na seleção do sêmen pode-se tentar aumentar a possibilidade de um determinado sexo, mas sem garantias.

    A seleção de embriões, que dá certeza do sexo do bebê, somente pode ser realizada quando há doenças genéticas familiares.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  39. LEKA disse:

    Olá, tenho 35 anos e gostaria de ober alguns esclarecimentos, não tenho problemas de infertilidade, porém gostaria de saber quanto custa a IIU, e se vou ter algum problema em realizar uma produção independente, já tenho o doador do sêmem.
    Obrigada!

  40. fabioeugenio disse:

    Oi Leka,

    Qualquer pessoa independente de estado civil, ou orientação sexual, pode fazer tratamento de reprodução assistida.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  41. MARIA JOSÉ disse:

    DR. Fábio ..boa tarde! eu quero muito engravidar, pois tenho um filho lindo de 13 anos. Meu sonho é ter um outro filho….gostaria de saber o valor da fertilização…pois se eu conseguir serei muito mais feliz….tenho muita fé que vai dá tudo certo……o Dr..só atende em fortaleza ou tem outra clínica em outro lugar…estou indo moirar no Rio de Janeiro…um abraço aguardo resposta

  42. fabioeugenio disse:

    Olá Maria José,

    Temos clínica em Fortaleza e Teresina, e fazemos também atendimento em São Luís.

    Qualquer dúvida me contacta diretamente no drfabioeugenio@gmail.com

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  43. Dr. Fábio eu tenho 48 e oito anos , mais tenho um filho de 13..tenho vontade de ter outro..só que pessoas falam que é muito perigoso..pois eu pesquise e encontrei..essa benção que é o senhor..espero poder realizar meu sonho…o problema é todo no meu esposo..pois tem seu esperma já fraco…preciso saber mais sobre este assunto..vejo todos darem certo…..mais também precisamos saber o custo..o mais importante!!! eu aqui em São Luis…ainda fui em uma consulta com Dr. Fulvia, mais n~~ao voltei mais lá..ele viu meus exame falou que eu estava entrando na menor pausa ..mais dava para fazer o metodo da fertilização …só que ela queria saber o exame de esperma do meu esposo..pois ele ainda não fez…ela queria vê a quantidades..e se tinha que tomar remédio…pois o dele estava fraco….preciso saber o custo para eu mim programar…beijos quero resposta ..o mais rápido possível …desde já agradeço…um abraço..  

  44. fabioeugenio disse:

    Olá Mimi,

    Na sua faixa de idade o tratamento mais indicado é a fertilização in-vitro (FIV) com óvulo-doação.
    Esta alteração do esperma de seu marido não atrapalha o processo.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  45. OBA NOITE!! MAIA QUERO MAIOR INFORMAÇÃO, POIS ELE SÓ ACEITA SE FOR DO SEME DELE..QUERO UMA RESPOSTA CORRETA..POIS PRECISO DE PRESSA PELA IDADE..TENHO UM GRANDE SONHO..CREIO QUE VOCÊ VAI MIM AJUDAR..PEÇO CARINHO PARA COMIGO..POIS PRECISO SABER O CUSTO..E SABER COMO POSSO FAZER A CONSULTA DELE POIS EU TENHO OS EXAMES , PRONTOS…BEIJOS ABRAÇO.AJUDA-ME..PRECISO DE SEU APOIO….IREI FICAR MUITO FELIZ SE VOCÊ MIM DÊ UMA RESPOSTA CONCRETA E DE MAIOR POSSIBILIDADE…BEIJOS ..ABRAÇOS

  46. fabioeugenio disse:

    Oi Mimi,

    O procedimento é feito com o sêmen de seu marido. Os embriões produzidos são implantados no seu útero.
    E as chances de gravidez são muito boas.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  47. Dr. Fábio, fiquei feliz!!!! Pois só em saber que ainda tenho chance….só que tenho uma pergunta para lhe fazer ?Um dos canais do meu marido é fechado…isso tem algum problema……ele quer saber se isto impedi o tratamento? qual clínica que você consulta….e o nome do endereço que fica …….e o custo ..quero saber ..pois precisamos programar…mande resposta…beijos…….quanto tempo precisamos ficar ai para saber o resultado…e o implante do meu , é no mesmo dia que ele cole!! Precisamos saber das respostas…estou com Fé….achou que vou conseguir meu sonho…

  48. fabioeugenio disse:

    Oi Mimi,

    Para detalhes do tratamento me escreve no e-mail drfabioeugenio.com.br

    Abraços,

    Sr. Fábio Eugênio

  49. QUERO SABER ONDE ATENDE ..AQUI EM SÃO LUIS..E IREI CONVERSAR..MANDE RESPOSTA ..BEIJOS..

  50. fabioeugenio disse:

    Oi Mimi,

    Nosso telefone em São Luís (98) 3235.2990. Após uma reforma que está sendo finalizada, retomamos os atendimentos na próxima semana.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  51. valdirene disse:

    oi doutor,tenho 35 anos e ano que vem quero engravidar de meu primeiro filho,mas meu marido tem tres meninos.O sangue dele e A negativo e o meu e A positivo.Sera que conseguirei engravidar de uma menina?Me ajude.obrigada

  52. fabioeugenio disse:

    Oi Valdirene,

    O tipo sanguíneo não interfere na chance de gravidez, ou no sexo do bebê.
    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  53. Sarah disse:

    Dr, Fábio, tenho 37 anos e sou mãe de dois meninos. Ambos são portadores de traço falciforme. O pediatra deles me alertou sobre o risco de ter uma criança portadora da Anemia Falciforme, pois quero ter uma menina. É possível fazer a fertilização in vitro (FIV) com PGD no meu caso? Aguardo resposta.Sarah

  54. fabioeugenio disse:

    Oi Sarah,

    Para haver risco de vocês terem um bebê com Anemia Falciforme, é preciso que você e seu marido sejam portadores de traço falciforme (neste caso haveria risco de 25%). Isto pode ser detectado através de exames sanguíneos.

    Para evitar a transmissão genética do traço falciforme é possível realizara a fertilização in-vitro (FIV) com diagnóstico genético pré-implantacional PGD.

    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  55. olá dr fabio,
    moro em florianópolis tenho 28 anos e meu marido tem 35. meu maior sonho é ter uma menina 
    ja tenho 3 meninos e estou esperando mais um. 
    gostaria de saber qual o procedimento mais indicado para ter uma menina ja que natural ta dificil.

  56. fabioeugenio disse:

    Oi Patrícia,

    A escolha de sexo nos tratamentos de reprodução assistida somente pode ser realizada quando existem doenças genéticas hereditárias na família.

    Abraços,
    Dr. Fábio Eugênio

  57. sandra disse:

    boa tarde era para fazer uma pergunta sou mae de 3 meninos e do meu ultimo filho deu as dores tortas gostava de saber se o procimo filho pode a ser uma menina

  58. fabioeugenio disse:

    Oi Sandra,

    Não existe relação científica entre o padrão de dor e o sexo do bebê.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  59. Daiane disse:

    Olá,ouvi dizer q tem um exame q o homem pode fazer para saber as chances de ter um menino ou menina,é verdade qual seria o nome desse exame? Meu marido tem 3 meninas queria saber se ele tem chances de ter um menino.Obrigada!

  60. fabioeugenio disse:

    Olá Daiane,

    Desconheço este exame, ou qualquer estudo científico neste sentido.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  61. valter disse:

    ola, dr. eu e minha esposa temos três filhos   todos meninos,tenho 38 anos e ela 32 o sonho dela sempre foi ter uma menina sera que podemos ter uma menina procurando a clínica de fertilização? qual seria o custo que ia-mos ter?

  62. Daiane disse:

    Olá,Dr o método citado acima de fazer inseminação com espermatozóides separados por centrifugação,esse é permitido p/ escolher o sexo do bebê? Qual a possibilidade de acerto?

  63. admin disse:

    Oi Valter,

    No Brasil apenas em casos de doenças genéticas familiares é possível determinar e escolher o sexo em nível de embrião, antes da transferência ao útero.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  64. admin disse:

    Oi Daiane,

    Este método é permitido. Porém no Brasil não há tecnologia ainda para fazer esta separação com eficiência e aumentar muito a gravidez de determinado sexo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  65. ANA LUCIA disse:

    olá, tenho 26 anos e meu marido tem 30, temos dois homens o nosso sonho é ter daqui um bom tempo uma menina, mais ja tem dois anos que meu esposo fez  vazectomia tem como a retirada do sêmem para saber se ha possibilidade de termos uma menina, e desta forma qual é a porcentagem de termos por causa da vesectomia, e se poderia-mos ter gemeas… aguardo respostas

  66. erica disse:

    Gostaria de saber quanto custa uma reproduçao assistida,pois sonho em ter um menina e meu marido tambem.Ja que tenho uma menino de 5 anos,e estou tentando engravidar

  67. fabioeugenio disse:

    Oi Ana Lúcia,

    Vocês podem engravidar (com excelentes chances) através da fertilização in-vitro (FIV) com ICSI, sendo os espematozóides captados dos testículos.

    Porém, a escolha de sexo somente é permitida (com biópsia embrionária) nos casos de doenças genéticas familiares.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  68. fabioeugenio disse:

    Oi Érica,

    A escolha de sexo somente é permitida (com biópsia embrionária) nos casos de doenças genéticas familiares.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  69. mônica disse:

    Oi Dr Fábio, tive uma filha com sindrome de sotos, viveu 13 meses e morreu no meu colo pois tinha uma doença congênita no coração. Hoje com 31 anos tenho vontades de ter outro bebe, tanto faz o sexo, mas tenho medo de viver esse pesadelo de perder outro filho. Gostaria de fazer uma biopsia embrionária, por razões religiosas, gostaria de saber qual o mínimo de embriões devem ser analisados, pois não gostaria de "descartar" embriões saudáveis, entende? E quantos anos esses embriões saudáveis podem ficar congelados a espera de serem implantados futuramente no meu útero? Quanto seria os custos por ano para guardar esses embriões saudáveis? Obrigada Mônica

  70. Vanessa disse:

    Bom dia, tem 39 anos e nao tenho mais utero, mas tenho os ovarios e gostaria de ter um filho, como o metodo de barriga de aluguel, qual o primeiro passo q devo tomar? fazer q tipo de exames?
    queremos ter um filho com meu ovulo e o esperma do meu marido, somente seja a barriga de outra pessoa

  71. JOSETE disse:

    Gostaria de saber quanto custa uma reprodução assistida.pois sonho em engravidar de um menino.
    Abraços. Josete

  72. Oie!!!! Tenho 31anos tenho 3 filhos homens de 11 anos, 6 anos e 3 anos. E meu sonho é ter uma menina. Gostaria de saber se tem como. E tb gostaria de saber valores. Por favor me ajudem a realizar meu sonho. Obrigada Carolina

  73. fabioeugenio disse:

    Oi Mônica,

    Esta síndrome decorre na maioria das vezes de novas mutações, que não existiam nos genitores. Portanto, é mais difícil de rastrear geneticamente. O primeiro passo é consultar um geneticista para realizar exames em você e seu marido.

    Se vocês não tiverem a mutação do gene, você pode engravidar novamente de forma espontânea, sem riscos aumentados.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  74. fabioeugenio disse:

    Olá Vanessa,

    É perfeitamente possível. O primeiro passo é procurar uma clínica de reprodução assistida, e conseguir uma doadora temporária de útero que seja sua parente (1o ou 2o grau).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  75. fabioeugenio disse:

    Oi Carolina,

    A escolha de sexo nos tratamentos de reprodução assistida somente pode ser realizada quando existem doenças genéticas hereditárias na família.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  76. Paulo Afonso disse:

    FIZ VASECTOMIA HA MAIS DE 20 ANOS, QUERO SABER SE É POSSIVEL ATRAVES DE PUNÇÃO, FAZER A COLETA DE ESPERMATOZOIDE PARA FERTILIZAÇÃO IN VITRO. E QUAL O CUSTO TOTAL DO PROCEDIMENTO DA FERTILIZAÇÃO.

  77. fabioeugenio disse:

    Oi Paulo,

    É possível sim conseguir gravidez por fertilização in-vitro (FIV), captando os espermatozóides diretamente dos testículos (PESA).

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  78. ,fabiany disse:

    Olá Dr Fábio, tensos dois meninos e estou esperando o 3  menino,já realizei meu sonho de ser mãe agora gostaria de realizar meu sonho de ter uma menina, tenho casos de hidrocefalia e mielomenigocele na família do meu esposo, nao sei se encaixa do perfil prata seleção do sexo, mais em breve pretendo me consultar com  vc para discutirmos a possibilidade da FiV para ter uma menina, me passe o seu contato em são Luís que é mais próximo pra mim, vejo q o sr foi enviado por Deus para realizar o sonho de taxas mulheres Deus permita que possa realizar o meu, obrigada

  79. fabioeugenio disse:

    Oi Fabiany,

    Para marcação em São Luís, fale com minhas secretárias Keliane ou Sinara, (85) 4012.6361 ou 4012.6360

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  80. Aline disse:

    olá Dr Fábio tenho duas meninas uma de 8 anos e outra de 2 anos amo as duas mas tenho o desejo de dar um irmãozinho a elas gostaria de saber se há algum metodo que possa me ajudar e se o fato de ter 2 meninas e pq o meu esposo tem mais cromossomos x que y em seus espermas.desde já agradeço a atenção

  81. Mariella disse:

    Ola boa tarde ! estou com 42 anos e vou me casar de novo, meu marido quer muito um menino, e eu também, ja tive dois filhos do primeiro casamento, um casal no caso, de parto normal…. gostaria de saber qual seria o procedimento e se seria viável ja que tenho 42 anos. Obrigada!!
    Poderia enviar a resposta no meu email particular? grata,
    Mariella.

  82. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Não há qualquer método natural que aumente a possibilidade de gravidez de determinado sexo.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  83. fabioeugenio disse:

    Oi Mariella,

    São necessários exames para definir o melhor tratamento para gravidez no seu caso.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  84. Bela disse:

    Tenho 2 filhos,um nasceu quando tinha 20 anos,o 2º nasceu quando tinha 31 anos,2 meninos,programei e fiquei fácilmente grávida,mas como o meu sonho é ter uma menina mais tarde tentei novamente,mas sem sucesso,aos 39 anos consegui depois de muita dificuldade de gemêos sem tratamento,com 6 semanas tive aborto expontaneo,com 41 fiquei novamente,mais um aborto expontaneo ás 12 semanas,desde aí nunca mais consegui,encontro-me já com 46 anos morro de desgosto de não ter uma menina,ouvi dizer que no brasil fazem escolha do sexo ao terceiro filho,gostava de saber em quanto pode ficar e se tenho chançe e em quanto fica desde já obrigado.

  85. josimar disse:

    bom dia dr fabio sou da bahia de camacari, dr tenho duas filhas lindas uma com 7 anos e a outra 3, e tenho um sonho imenso de ser pai de um menino
    e pesquisando na net achei esse blog seu que me deixou super contente gostaria de saber quanto custa esse processo todo, pois abaixo de deus eu faco de tudo pra ter esse filho com a ajuda do senhor dr fabio. aguardo resposta obrigado

  86. fabioeugenio disse:

    Oi Bela,

    Na sua faixa de idade, o tratamento mais adequado é a fertilização in-vitro (FIV) com óvulo-doação.

    Porém, no Brasil, a escolha do sexo somente pode ser realizada quando existem doenças genéticas familiares.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  87. fabioeugenio disse:

    Oi Josimar,

    Conforme explicamos no blog, a escolha do sexo somente pode ser realizada nos casos de doenças genéticas familiares.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  88. ola Dr. tenho 25 anos e ha 2 anos fiz uma cirugia videolaparoscopica e foi retirado minhas tropas por conta de uma hidrossalpige tenho micropolicisto e queria saber se posso engravida? qual o valor? se pode ser gemeos? e tomo selene pra acabar com os policisto quero saber se o selene vai atrapalhar pra mi engravidar? desde ja agradeco sua atencao

  89. fabioeugenio disse:

    Oi Elainy,

    A opção ideal é a fertilização in-vitro (FIV), e as chances de gravidez são excelentes. O Selene não vai atrapalhar nenhum tratamento futuro.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  90. tania disse:

    Dr Fabio eu li em sua pagina web sobre este metodo para ajudar na escolha do sexo do bebe, como é feito ?qual a porcentagem de acerto? eu achei interessante,no meu caso eu ja tenho menina e menino,estou casada pela segunda vez e quero fazer uma fiv queremos ter gemeos um casal.pesquisando na net sobre escolha de sexo encontrei a sua pagina e achei o maximo.se preferir pode responder no meu email. estou ansiosa

  91. fabioeugenio disse:

    Oi Tânia,

    Conforme você viu no post, o método mais efetivo que é a FIV com PGD somente pode ser realizada para escolha do sexo dos embriões quando existem doenças genéticas familiares.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  92. evanice disse:

    oi,boa tarde,moro em goiânia e estou me mudando pra fortaleza,gostaria de saber se ao chegar ai posso me consultar em qual clinica para tratamento de FIV?e se posso escolher ter uma menina?desde ja agradeço,aguardo retorno.
    Att:Evanice

  93. fabioeugenio disse:

    Oi Evanice,

    Nosso telefone em Fortaleza é (85) 4012.6361.

    Será uma satisfação atendê-la.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  94. evanice disse:

    muito obrigada dr.passei por um processo de fiv aqui em goiânia mas ainda ñ obtive resultados.em janeiro estarei ai e vou procurá-lo.muito obrigada pela atenção!
    um grande abraço.
    att:evanice

  95. monique disse:

    Boa noite Dr Fábio, Gostaria de saber se posso escolhe o sexo do meu proximo bebê pois já tenho uma menina e meu esposo tem mais 4 meninas da sua ex mulher, então estavamos querendo equilibrar a família já que ele tem tantas meninas e nenhum menino, isso possivel?

  96. Hellen disse:

    Boa tarde!! eu tenho 30 anos,sou casada há 13 anos e tenho um filho de 11 anos,nunca usei nenhum método para evitar a gravidez . Tive outra gravidez,porém,foi ectópica tive que retirar uma trompa.Desde então não consegui mais engravidar.Eu e meu esposo sonhamos ter uma menina,no meu caso será possivel a escolha?tenho doença de crohn descobri a pouco tempo sofri bastante por conta disso fiz 3 laparoctomias com fins diagnosticos e graças a deus na 3° descobriram.É caro??quanto custa??Desde já grata!!!!

  97. fabioeugenio disse:

    Oi Monique,

    A escolha de sexo nos tratamentos somente é permitida quando existem doenças genéticas familiares.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  98. evanice disse:

    boa noite dr.por favor preciso de um conselho,estou desesperada pois iniciei o processo de FIV aqui em goiânia a uns três meses,na primeira tentativa eu obtive só um foliculo e decidi ñ ir pra coleta.estou na segunda tentativa e hoje fui na minha médica e só estão se desenvolvendo dois folículos,eu comecei com quatro mas só estão dois agora e decidi ir pra coleta pois ja tomei muita medicação,ja tomei 1400ui de gonal e tamoxifeno do segundo ao décimo dia do ciclo e ainda continuo tomando gonal ate sexta dia 30/11,amanha é para aplicar gonal e cetrotide e a coleta esta prevista para dia 03/12.Dr. será que vou conseguir resultados se esses dois se desenvolverem?estou muito triste e ao mesmo tempo com esperança,o Sr. pode me ajudar?um grande abraço!agradeço muito pela sua atenção sempre.
    Att:Evanice

  99. fabioeugenio disse:

    Oi Hellen,

    Você pode fazer tratamento de reprodução assistida para engravidar. Porém a escolha de sexo somente é permitida no caso de doenças genéticas familiares.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  100. fabioeugenio disse:

    Oi Evanice,

    Apesar de serem poucos folículos, você deve acreditar, pois o importante é a qualidade dos óvulos e dos embriões formados.

    Vou torcer para você conseguir dois ótimos embriões. Assim suas chances são muito boas.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  101. evanice disse:

    oi dr. muito obrigada,estou feliz agora com seu conselho e esta dando tudo certo graças a DEUS.de qualquer forma sera o senhor quem vai cuidar de mim ai.me mudo em janeiro.grande abraço,muito obrigada.
    evanice

  102. evanice disse:

    oi dr.boa tarde!estou de volta aqui para contar pra vc meu resultado de beta que fiz hoje 14 dias após FIV.meu resultado foi:0,0 mui/ml.minha médica pediu pra continuar o uso de ultogestan 3x por dia e repetir o exame em 3 dias,mas dr.quero suspender a medicação pois li em um fórum na internet que o ultrogestan ñ deixa a menstruação vir e hoje estou com 33 dias de ciclo e ñ veio.meu mundo caiu dr.nesse momento que escrevo essa mensagem estou com lágrimas escorrendo sem que eu consiga contê-las!!!!!!!!gostaria de saber se vc pode guardar meu histórico,pois em fevereiro ou março me mundo pra bahia,meu esposo é da eletrobras furnas aqui em goiânia e está sendo transferido pra trabalhar nas eólicas da chesf em casa branca.gostaria muito de tentar de novo com vc.
    nesse meu processo muito doloroso de FIV transferi uma mórula e um embrião com 4 células,sendo que fiz punção dia 03/12 e transferi dia 06/12.
    meu esposo fez uma cirurgia de varicocele e tinha baixo nível de espermatozóide e eu só consegui coletar e fertilizar dois óvulos.muito obrigada dr. pela sua atenção nos meus momentos mais difíceis,tenho 32 anos e meu marido 49 anos.aguardo seu retorno.dr. sinceramente,quais são minhas chances?
    tenha um feliz natal e um própero ano novo pra vc e toda sua família,cheio de paz e saúde.um grande abraço!
    evanice
    um feliz

  103. evanice disse:

    corrigindo meu comentário a cidade é casa nova* e ñ casa branca.e minha FIV foi ICSI.
    abraços!
    evanice

  104. fabioeugenio disse:

    Oi Evanice,

    Infelizmente ainda não foi desta vez, mas não desista !!

    Você tem idade excelente. É importante tentar fazer uma melhor estimulaçao ovariana, e conseguir mais óvulos e embriões de qualidade.

    Assim suas chances de sucesso serão maiores.

    Boas festas, e um excelente 2013 para você e família.

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  105. Ester disse:

    Tenho 34 anos e duas meninas de 10 e 9 anos. Fiz ligadura e gostaria de ter um MENINO. Como faço? Estou pesquisando na net e encontrei esse site.
    Quais são os valores? Como devo proceder? Sou uma mulher saudável. Pode me enviar informações?
    Meu e-mail mulher.formosa31@gmail.com

  106. fabioeugenio disse:

    Oi Ester,

    A escolha de sexo nos tratamentos de reprodução assistida somente pode ser feito nos casos de doenças genéticas familiares.

    Atenciosamente,

    Dr. Fábio Eugênio

  107. evanice disse:

    oi dr. boa tarde?espero que tenha passado bem seu fim de ano!gostaria de saber se depois de ter tentando uma FIV que não deu certo eu posso tentar fazer um ciclo induzido tomando os mesmos medicamentos que tomei nas minhas outras induções de ovulação?estou pensando em fazer uma nova indução por conta própria e tentar a gravidez naturalmente.não quero mais procurar médicos aqui em goiânia,vou me mudar em fevereiro ou março e estou muito descrente,pois minha médica não foi atenciosa comigo e ignora minhas mensagens.tenha uma ótima semana,obrigada sempre pela atenção,um abraço!
    Att:evanice

  108. fabioeugenio disse:

    Oi Evanice,

    Você poderia tentar indução de ovulação, mas,para sua segurança, sempre com orientação médica.

    Feliz ano novo para você !!

    Abraços,

    Dr. Fábio Eugênio

  109. socorrinha disse:

    olá. tenho 44 e fiz laqueadura ha 19 anos. meu novo esposo tem 28 anos e gostariamos te ter um filho. gostaria de fazer a fiv. o mais proximo é em imperatriz. tenho dois pequenos miomas onde o meu ginecologista disse que não me causaria nenhum problema. será q tenho chances dr. estou indo a uma consulta com a dr Fulvia.

  110. fabioeugenio disse:

    Oi Socorrinha,

    Existe chance sim, mesmo você tendo 44 anos, mas você deve fazer uma avaliação precisa de sua reserva ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  111. Thais disse:

    Ola Dr. Fabio!!
    Eu e meu marido somos portadores dos traços da anemia falciforme nós queremos ter um menino pois tem mais possibilidade de nascer so com os traços, mais temos medo dele nascer com a doença completa, sera que teria uma possibilidade de isso no ocorre nos temos um menino sem a doença completa?

  112. Josymara disse:

    Olá, Dr. Eugênio. Tomei injeção perlutan por 8 meses e troquei por uno ciclo que tomei por 3 meses ou seja tomei injeção por 11 meses. Parei em setembro de 2012 já estamos em fevereiro de 2013 6 meses que cortei a injeção e ainda não conseguir engravidar é normal ? Quero muito engravidar de um menino o que faço ? Faço relações ate duas vezes nos dias do meu P.fertil e estou muito anciosa . Me ajude por favor agradeço desde já !

  113. Nile disse:

    Boa noite! Gostaria de tirar algumas dúvidas, tenho quase 31 anos e estou pensando em engravidar, mas tenho muito medo do meu bebê nascer com alguma doença (nao tenho ninguem ma familia doente), mas tenho medo de ter uma gravidez tensa e passar isso para meu bebê, por isso fico so adiando minha gestação. Uma amiga falou sobre essa analise genética e encontrei esse site. Qual processo seria melhor pra essa minha situação? Quanto custaria? E como moro em Aracaju e vou precisar ir a Fortaleza, quanto tempo leva o processo todo?
    Desde já agradeço o apoio e fiquei muito feliz em achar esse site e ainda mais por ser aqui no nordeste. 😉

  114. fabioeugenio disse:

    Oi Thaís,

    A anemia falciforme é uma doença genética autossômica recessiva. Ou seja, o gene alterado não está nos cromossomos sexuais (X e Y) e sim no cromossomo 11. Desta maneira, o sexo do bebê não tem relação com maior ou menor risco para herdar a doença.

    Se vocês são portadores de traços (heterozigotos) então o risco de um filho ou filha de vocês ter a doença completa é de 25%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  115. fabioeugenio disse:

    Oi Josymara,

    O fato de ter tomado anticoncepcional não atrapalha em nada sua fertilidade atual.

    A depender de sua idade, e tendo ciclos regulares, pode esperar até 1 ano por uma gravidez.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  116. fabioeugenio disse:

    Oi Nile,

    Na sua idade o risco genético é muito pequeno, e não justifica a realização de PGD.

    Se ainda assim desejar fazer, o custo do PGD de screening (fora o custo da FIV) é em torno de 8 a 10 mil reais.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  117. evanice disse:

    boa noite Dr. mais uma vez estou aqui com meus relatos frustantes.acabei de passar por mais um ciclo de FIV(ICSI),desta vez troquei de médico mas a clinica foi a mesma.o Dr. que me avaliou desta vez disse que meu caso era simples de ser resolvido pois eu não tenho nenhum problema.só meu esposo com baixa taxa de esperma mesmo devido a varicocele.obtive cinco óvulos desta vez sendo 3 fertilizados e um não evoluiu,então transferi dois embriões no D3 um 6A e outro 4A,foi colocado tbm o não estava se desenvolvendo bem.meu endométrio estava com 11.8 mm e trilaminar….usei 225ui de gonal ao dia e cetrotide e ovidrel…hoje fui pegar meu beta e o resultado:o,o mui/ml.na fase lútea usei ultrogestan 200mg de 8/8hs e prymogina 2mg de 12/12 hs….e meu sonho acabou aqui hoje dr.
    na sua opinião devo tentar novamente ou tenho que fazer uma investigação profunda pra ver o que houve de errado?estou em prantos mais uma vez e não tenho com quem conversar pois não contei pra ninguém,só eu e meu marido sabemos.meu médico disse que eu com 32 anos tenho uma baixa reserva ovariana,que ele deveria ter utilizado dosagens mais altas e associado alguma outra droga para forçar obter mais óvulos.o que faço dr?qual sua opinião?desde ja agradeço sua atenção comigo sempre!um grande abraço e obrigada de verdade pelos seus conselhos sempre!!!
    grande abraço!
    evanice

  118. evanice disse:

    ah!dr. esqueci de dizer que meu utero é retrovertido,e meus embriões estavam com 15% de fragmentação.
    evanice

  119. Olá, Dr.! Estou com 67 anos e tenho um casal de filhos. Tenho uma curiosidade, apenas curiosidade: na década de 70, quando engravidei e tive os meus filhos, falava-se muito de uma técnica em que a mulher media a temperatura antes de se levantar, pela manhã, anotava todos os dias. Quando a temperatura subia (sem gripes ou outras infecções), o período ovulatório estaria acontecendo e o casal fazia sexo no período de maior acidez vaginal para conceber meninas e no de menos acidez para conceber bebês do sexo masculino. Havia mulheres que faziam lavagem vaginal com vinagre branco diluído OU com bicarbonato de Sódio. Essa técnica ainda é utilizada atualmente? Parece-me que a atriz Regina Duarte teria utilizado essa técnica antes (e para) ter a filha Gabriela Duarte, com sucesso. Grata pela atenção.

  120. fabioeugenio disse:

    Oi Evanice,

    A estratégia é tentar melhorar sua resposta ovariana, para conseguir mais e melhores óvulos e embriões.

    Assim pode-se aumentar sua chance de sucesso.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  121. fabioeugenio disse:

    Heloísa,

    Estes métodos fazem já parte da cultura popular, mas não têm nenhuma evidência científica de eficácia.

    A chance menino-menina é 50%-50% !!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  122. Helena disse:

    Boa tarde doutor!
    Eu tenho 40 anos e estou fazendo tratamento para realizar uma Fiv em Piracicaba SP. Nesse mês de Abril dei inicio a estimulação ovariana, aós uma US, onde eu estava com 8 foliculos medindo 3.8 a 4.6, então meu medico receitou: 3 Ampolas de Bravelle junto com 1 de Menopur por 5 dias.

    Inicio dia: 03/04/13 à 08/04/13, repeti então o US no dia 08 /04 onde ele me disse que os meus ovarios não responderam bem ao tratamento, pois os foliculos não cresceu quase nada, desses 8 só 2 desenvolveu muito pouco 9.7e o outro 8.5…. Então estou aguardando outro ciclo para dar inicio tudo de novo…..

    Bom doutor a minha pergunta é:

    Será que vou conseguir uma resposta ovariana melhor?

    Será que a resposta dos ovarios na segunda tentativa é pior ou melhor? Porque ?

    Será que deve ser aumentada a dose de medicações?

    Ou trocar toda a medicação?

    Ou devo parar o tratamento?

    Doutor muito obrigada, por aquietar os nossos corações sempre que temos duvidas….

    Aguardo respostas

    Helena

  123. fabioeugenio disse:

    Oi Helena,

    É difícil opinar sem estar acompanhando seu caso.

    Porém, certamente deve-se tentar uma estratégia diferente para conseguir melhor resposta ovariana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  124. ruth disse:

    Eu e meu namorado somos portadores do traço falcemico, existe a possibilidade de escolher um embrião saudavel? se for possivel, o custo é alto? posso recorrer ao plano de saude para fazer o procedimento?

  125. fabioeugenio disse:

    Olá Ruth,

    Vocês podem fazer uma FIV com PGD e selecionar embriões normais para transferência.

    Em geral os planos não cobrem, mas se informe junto ao seu plano de saúde.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  126. Dr Fabio Eugenio Rodrigues preciso da tu ajuda sou angolana tenho 3 menina e o meu sonho e ter um menino ja sei que e possivel e estou cheia de

  127. Dr Fabio Eugenio Rodrigues preciso da tu ajuda sou angolana tenho 3 menina e o meu sonho e ter um menino ja sei que e possivel e estou cheia de esperança

  128. Kamilla disse:

    Olá,
    gostaria de ter trigêmeos, porém eu e meu marido queremos 2 meninos e 1 menina por fecundação in vitro. Isto é possível? Vocês fazem isso? Quais são minhas chances de conseguir, e se for possível o procedimento é muito caro?
    Obrigada pela atenção.

  129. fabioeugenio disse:

    Oi Edna,

    A escolha de sexo no tratamento de FIV no Brasil somente é autorizada nos casos de doenças genéticas familiares.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  130. fabioeugenio disse:

    Oi Kamilla,

    O tratamento é feito com objetivo de gravidez única. A possibilidade de trigêmeos é muito pequena.

    E a escolha de sexo somente é autorizada nos casos de doenças genéticas familiares.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  131. Carla Tavares disse:

    Boa tarde Dr. Quais são as doenças que podem se escolher o sexo? Sabe me dizer se no caso da doença de huntington isso é possível, visto que o homem pode transmitir em maior número a doença?

  132. fabioeugenio disse:

    Oi Carla,

    São mais de 300 doenças mapeadas geneticamente para o PGD, e entre elas, a doença de Huntington.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  133. wanessa ciuffo carvalho disse:

    ola eu e meu marido temos traço falcemico temos uma filha de 7 anos que tem o traço falcemico gostariamos de ter um outro filho. Gostaria de saber se através de inseminação poderemos ter um outro filho sem a doença. Somos moradores do Rio de Janeiro vc atende por aqui ? obrigado !

  134. fabioeugenio disse:

    Oi Wanessa,

    É possível sim através da análise genética de embriões (PGD) realizada em ciclo de fertilização in-vitro (FIV).

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  135. cristina disse:

    ola dr boa tarde, tenho 40 anos 4 filhos homens fiz laqueadura ha 15 anos , mas me casei novamente a 5 anos meu marido não tem filhos e sonhamos em ter uma menininha , sou muito fertil minha duvida é posso fazer a inceminação , escolher e sexo do nem o fato de eu ser saudavel barateia os custos? e quanto tempo dura o tratamento em media nesse caso , obrigada aguardo asiosa .

  136. fabioeugenio disse:

    Oi Cristina,

    A escolha de sexo no tratamento de FIV somente é permitido quando existem doenças genéticas familiares.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  137. Isabelli disse:

    Ola Dr gostaria de saber se eu tentar engravidar no dia da Ovulaçao ha chances pra mais de ter menino ,ja tenho uma menina de 4 anos e nosso sonho é ter um menino ficarei grata
    com sua resposta

  138. fabioeugenio disse:

    Oi Isabelli,

    Não há comprovação científica de que aumente suas chances de um determinado sexo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  139. léia disse:

    dr. tenho 35 anos e na tentativa de ter uma menina já estou com 4 meninos gostaria de saber se na fertilização poderei optar por uma menina a filha do meu irmão tem sindromedidall

  140. fabioeugenio disse:

    Oi Léia,

    A determinação do sexo somente pode ser feita para evitar doenças genéticas no embrião, e não por opção.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  141. léia disse:

    mas pelo fato de ter na familia caso de sindrome de dall poderei fazer com a escolha do sexo sim ou não dr. me responda por favor

  142. Emmanuelle disse:

    Boa tarde
    Tenho bronquiectasia e fui aconselhada pela minha médica a fazer inseminação artificial pela dificuldade de engravidar e pelo risco de gravidez ectópica ser aumentado na minha condição, gostaria de saber qual o melhor método para mim. Quais seriam os riscos do meu bebê nascer com bronquiequitasia….
    Desde já agradeço pela atenção.

  143. fabioeugenio disse:

    Oi Léia,

    Você pode fazer o PGD para escolher um embrião saudável geneticamente (sem síndrome cromossômica), independentemente do sexo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  144. fabioeugenio disse:

    Oi Emmanuelle,

    Para resultado mais rápido, a FIV é mais indicada.

    O risco hereditário do seu tipo de bronquiectasia deve ser avaliado por um geneticista.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  145. Maria Dulce disse:

    Oi Dr. , já escrevi para si e recebi a sua resposta anterior. Mas eu não sou brasileira, já tenho dois rapazes e 30 anos de idade. Se eu pretender engravidar daqui a 2 anos, poderei fazer uma fertilização escolhendo o sexo, uma vez que no meu pais não existe legislação referente ao assunto?

  146. fabioeugenio disse:

    Oi Dulce,

    No Brasil a determinação do sexo somente é permitida nos casos de doenças genéticas familiares.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  147. M Cassia disse:

    Olá
    Gostaria de saber qual é a probabilidade de eu conseguir engravidar de uma menina (eu ja tenho um menino) pela inseminação com sexagem… ? Isso é permitido no Brasil, certo?

  148. Vanessa disse:

    Ola, desde já agradeço por qualquer resposta que seja clara e objetiva. Bem tenho 25 anos e em torno de 1 ano e 7 meses velho tentando engravidar e não consigo, procurei uma ginecologista fiz prevenção, transvaginal, ultra das mamas e vários exames de sangue, pois bem deu um cisto simples no ovário direito e a medica disse que isso não me impedia, meu marido fez o espermograma e não deu nada, enfim a medica pediu pra mim fazer uma colposcopia e eu fiz e deu um Avaliação Macroscópica: Coloração esbranquiçada, mucosa com sinais de inflamação, orifício externo irregular.
    Achados colposcópicos: Evidencio-se lesão externa metaplásica, com característica revelando presença de HPV. Agora o que devo fazer? E com esses problemas pode ser feito a inseminação in vitro?
    Abraços

  149. fabioeugenio disse:

    Oi Marília,

    A separação do sêmen para inseminação é permitida, mas a eficácia clínica é pequena.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  150. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Após tratado o problema no colo, você pode fazer os tratamentos de reprodução assistida.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  151. fernanda disse:

    Gostaria de saber sobre sexagem por centrifugação de semem.
    onde está disponivil, se na clinica bios està disponivel e quanto custa?
    tenho 2 filhos e quero mto uma menina.

  152. fabioeugenio disse:

    Oi Fernanda,

    A centrifugação diferencial por citometria de fluxo, que tem excelente efetividade clínica, não está disponível no Brasil.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  153. VANESSA disse:

    Dr.sou lesbica,e eu e minha companheira estamos pretendendo ter uma menina,entao qria saber da possibilidade de juntar nossos ovulos.obg..é mto importante para nos saber …

  154. juliana ernandes segua disse:

    ola dr
    eu tenho 26 anos e gostaria de saber sobre FIV dr gostaria de saber cada paciente tem sua dosagem de medicação ou todas usa os mesmos medicamento

  155. Júlio Cesar disse:

    Boa Noite Dr
    Tenho um casal de amigos que são portadores de uma doença genética, querem ter filhos saudáveis, para isto decidiram fazer inseminação artificial. Assim poderiam escolher entre os embriões produzidos os que seriam saudáveis e descartar os que possuíssem a doença. Você acha correta esta abordagem? O que tem a me dizer?

    Abraço. Aguardo respostas

  156. Jaqueline Vidovix Soares disse:

    Já li que faz a fertilização in-vitro (FIV) com análise genética de embriões (PGD por CGH). Meu caso é assim… tenho 31 anos e tenho a pré mutação, síndrome do x frágil, tenho um filho de 15 anos que tem a mutação completa de x frágil. Gostaria de fazer a inseminação com análise genética e inseminar o óvulo saudável pois uma gravidez no método natural, teria risco de ter novamente um bebê com a síndrome. Meu esposo tem 34 anos. gostaria de saber quanto ficaria.
    Grata.

  157. fabioeugenio disse:

    Oi Vanessa,

    Vocês podem engravidar sim, mas não existe técnica de “juntar” óvulos. Podem-de utilizar os óvulos de uma de vocês, fertilizados com sêmen de doador.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  158. fabioeugenio disse:

    Oi Juliana,

    As medicações e doses são parecidas, mas variam de acordo com a idade e reserva ovariana da paciente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  159. fabioeugenio disse:

    Oi Júlio,

    Este é exatamente o procedimento do PGD, que permite aos casais evitar doenças genéticas hereditárias em seus filhos.

    É um excelente tratamento!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  160. fabioeugenio disse:

    Olá Jaqueline,

    É possível sim analisar os embriões para a alteração do x-frágil.

    Os custos variam de acordo com a clínica e tipo de tratamento.

    Para maiores informações ligue (85) 4012.6361

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  161. Meire disse:

    Olá Dr Fábio Eugênio!
    Tenho 38 anos, e sou mãe de três meninos 19, 17 e 10 anos sempre quis ter uma menina, meu esposo fez vasectomia a 8 anos logo após nosso filho caçula nascer agora estamos querendo ter mais um bebê uma menina que sempre sonhei, é possível ? e poderia me passar o valor de todo o procedimento caso seja possível ?

  162. fabioeugenio disse:

    Oi Meire,

    A escolha do sexo somente é permitida nos casos de doenças genéticas familiares.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  163. Alessandra disse:

    Bom dia Dr.Fabio,Tenho 3 filhos e ja tive um aborto o ano passado e ja estou para fazer 42 anos tenho tentado por 1 ano desde que perdi e na família do meu esposo algumas crianças da família tem sindrome ,Como e tenho medo devido a minha idade e do meu esposo gostaria de saber se posso fazer a fertilização e se posso escolher o sexo? Desde Ja Obrigada

  164. fabioeugenio disse:

    Oi Alessandra,

    Você pode sim fazer a FIV com análise genética para evitar doenças cromossômicas nos embriões, não apenas para determinação do sexo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  165. Alice Costa disse:

    Olá Dr Fábio Eugênio!
    Tenho 33 anos, e sou mãe de 1 meninos sempre quis ter uma menina poderia me passar o valor de todo o procedimento caso seja possível ?

  166. Anna Caroline disse:

    Dr. Fábio,
    tenho conhecimento de que o CFM tem uma resolução que proíbe a seleção genética de embriões para escolha de sexo, salvo em casos de doenças genéticas familiares relacionadas a sexo.
    Outros métodos, porém, que aumentam a chance de fecundação por cromossomo X ou Y não são permitidas? E aquelas técnicas de centrifugação ou fluorescência para seleção dos espematózóides, para posterior inseminação, vocês não realizam estes métodos?
    O que sua clínica dispõe neste sentido?
    Atenciosamente.
    Anna Caroline

  167. fabioeugenio disse:

    Oi Alice,

    A escolha do sexo nos tratamentos somente é possível nos casos de doenças genéticas familiares.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  168. fabioeugenio disse:

    Oi Anna,

    Estas técnicas de separação dos espermatozoides X e Y podem ser utilizadas, mas têm eficácia clínica baixa, aumentado apenas um pouco a chance de determinado sexo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  169. Alana Souza disse:

    Olá Dr.Fábio, meu marido já tem dois filhos, que são meninos, e a gora a gente quer ter mais um, só que não queremos menino, queremos uma menina. Eu e ele gostaríamos de saber, quanto custa para selecionar o esperma dele para termos certeza de que vai nascer uma menina?
    Obrigada.

  170. fabioeugenio disse:

    Oi Alana,

    Os métodos de separação do sêmen oferecem baixa eficácia clínica e, portanto, são pouco recomendados.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  171. Pricilla disse:

    Boa noite Dr.
    Tenho 35 anos, sou lesbica e eu e minha companheira gostaríamos de ter um filho. Passei por uma miomectomia, a poucos meses, mas meu ginecologista disse que daqui a uns 6 meses estarei pronta para engravidar. Gostaria de saber qual procedimento utiliza menos medicamentos? Quais as chances em termos de porcentagem, quando a pessoa está bem fisicamente? Quanto custa para realizar o procedimento? Agradeco e fico no aguardo.

  172. Flávia disse:

    Olá Dr Fabio, gostaria de uma gravidez assistida contigo. Tenho útero bicorno e ovário poliscistico. Outra coisa, gostaria muito de ter uma menina. Já tenho uma menina de 8 anos e meu marido 2 meninas do primeiro casamento. Pela lógica, seria natural querer um menino…acontece q todos os homens da minha família ( avô, pai, irmão e sobrinho) sofrem de esquizofrenia aguda. Hj sabemos q a esquizofrenia acomete duas vezes mais homens q mulheres. E tem essa questão genética familiar. Minha filha é criança saudável, meiga e muito inteligente. Tenho até arrepios em pensar numa gravidez de meninos, devido todos os traumas q sofri e ainda sofro com meu pai e irmão.
    Qual tipo de acompanhamento o senhor me aconselha?

  173. fabioeugenio disse:

    Oi Pricilla,

    O tratamento pode ser a inseminacão intra-uterina, ou a fertilização in-vitro (FIV), utilizando sêmen de doador.

    As chances de gravidez são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  174. fabioeugenio disse:

    Oi Flávia,

    Você pode fazer a FIV com PGD (análise genética dos embriões).

    As chances de gravidez são muito boas.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  175. Cristine disse:

    Olá Dr,

    Tenho 27 anos e meu marido é 40 anos mais velho que eu, estamos juntos á 9 anos e ele fez vasectomia á mais de 20 anos, queremos fazer uma ICSI com semên retirados dele, porém como ele já tem duas filhas queremos um menino. Gostaria de saber se é possível solicitar a separação do semên antes de implantar os embriões ?(mesmo sabendo que as técnicas de separação não são 100% de certeza).Abs.

  176. fabioeugenio disse:

    Oi Cristine,

    Não é possível esta técnica em sêmen de epidídimo, pois a quantidade é muito pequena.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  177. DAIANE disse:

    OLA,
    GOSTARIA DE SABER QUAL CLINICA EM FORTALEZA QUE FAZ A SEXAGEM DE SEMEM?
    AGUARDO..
    OBRIGADA

  178. fabioeugenio disse:

    Oi Daiane,

    Esta técnica ainda não é realizada com precisão no Brasil.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  179. Camila disse:

    Oi, Boa Tarde!! sou casada mãe de duas meninas 1 de 6 anos e outra de 5 meses e gostaria de saber se posso fazer uma Inseminação ou algum outro Método para ter um Menino? se tiver qual o custo?

    Abs,

  180. camile benin disse:

    Entao pelos comentarios e impossivel escolher o sexo que desejamos ter? Pois para conseguir um determinado sexo só se tiver alguma doencas?

  181. fabioeugenio disse:

    Oi Camila,

    A escolha do sexo nos tratamentos somente é permitida nos casos de doenças genéticas familiares.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  182. fabioeugenio disse:

    Oi Camile,

    Isto mesmo. O Conselho Federal de Medicina somente permite a determinação do sexo nos tratamentos de FIV quando existe indicação genética.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  183. antonia selma dos santos disse:

    eu quero saber eu tenho tres meninos e quero engravidar de meninas pocibilidade de eu quere engravidar so de menina eu posso uzar os cemis do meu marido e conto custa para fazer

  184. fabioeugenio disse:

    Oi Selma,

    A escolha do sexo nos tratamentos, somente pode ser realizada nos casos de doenças genéticas familiares.

    Abs,

    Dr.Fábio Eugênio

  185. PAULO CÉSAR disse:

    Bom dia!
    Quais seriam as doenças genéticas familiares? Na minha família há vários casos de câncer de mama em mulheres, isto pode ser considerado como doença genética familiar?

    Att,

  186. fabioeugenio disse:

    Oi Paulo,

    São doenças recessivas ligadas ao cromossomo X, como a Hemofilia.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  187. Andrea disse:

    Dr. Fábio, tenho hipofosfatemia tubular renal ligada ao cromossomo x, tive duas meninas do primeiro casamento que apresentam a hipofosfatemia, principalmente a caçula. Quero ter um menino do meu 2 casamento, tenho 38 anos e esse histórico. Qual indicação?

  188. Francisco disse:

    Gostaria de saber se faz inseminação artificial aqui em São Luís e, caso positivo, quanto custa e onde posso consultá-lo.

    No aguardo,

  189. Maria Marques Sandoval Ribeiro disse:

    Ola Boa Tarde!
    Tenho 28 anos tenho dois filhos um com 9 anos e o outro com 6 anos e tem exatamente 6 anos que fiz a minha laqueadura e arrependi loucamente de ter feito a laqueadura pois quero ter uma menina, tava vendo sobre fertilizaçao tenho saúde e meu esposo tbm nao tenho nenhum reque sito a normal gostaria de sabe se é possível eu fazer uma fertilizaçao e escolher a quantidade pois gostaria de ter 2 meninas em uma mesma gestação porem gêmeas.

  190. fabioeugenio disse:

    Oi Andrea,

    Nestas doenças ligadas ao X o quadro costuma ser mais grave no sexo masculino.

    O ideal é saber se sua alteração gênica já foi mapeada. Assim pode fazer o PGD durante a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  191. fabioeugenio disse:

    Olá Francisco,

    Atendo em São Luís no telefone (98) 3303.2030 – falar com Suzana.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  192. fabioeugenio disse:

    Olá Maria,

    Você pode engravidar pela FIV, mas a escolha do sexo somente é permitida nos casos de doenças genéticas familiares.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  193. THAIS BETTANIN disse:

    A ÉTICA,” A SOCIEDADE”, E ESPECIALISTAS SÃO CONTRA A ESCOLHA DO SEXO!!!
    ATÉ ONDE EU SEI, PAÍSES QUE APOIAM E PESSOAS QUE FIZERAM A ESCOLHA, NÃO ESTÃO MORTOS,NÃO MATARAM,NÃO ROUBARAM, NÃO MACHUCARAM NINGUÉM!!!!
    E SE VC ESCOLHER É CONTRA A “PERDOE A PALAVRA, A MERDA DA ÉTICA!! QUE ÉTICA É ESSA QUE SE O EMBRIÃO APRESENTAR PROBLEMAS GENÉTICOS, O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA DEIXA VOCÊ OPTAR POR FAZER A ESCOLHA !!!!! “PARA MIM É MUITO MAIS PRECONCEITO ESCUTAR ISSO, POIS SÃO VIDAS DA MESMA FORMA.,É ESCOLHER NÃO TER UM FILHO POR SIMPLESMENTE ESTAR COM SÍNDROME DE DOWN,POR EXEMPLO!!!”ISTO É ÉTICA? ENTÃO SE A ÉTICA ESTA FAZENDO TÃO CERTO COMO SE ACHA,ENTÃO ONDE FICA A ÉTICA DE ESTAR FAZENDO UMA ESCOLHA DE NÃO ACEITAR UMA VIDA SIMPLESMENTE POR QUE É PORTADORA DE UM PROBLEMA GENÉTICO. ATÉ ONDE EU SEI,TODO A CRIANÇA NESTE MUNDO QUE NASCER TEM SEU DIREITO DE VIVER,SENDO ELA COM PROBLEMA GENÉTICO OU NÃO! EU QUERO DIZER QUE SE AS PESSOAS QUE ESCOLHEM NÃO TER FILHOS COM PROBLEMAS GENÉTICOS POR MOTIVOS TAIS, AS PESSOAS TAMBÉM ESCOLHEM O SEXO DA CRIANÇA POR MOTIVOS TAIS. SE TEM PESSOAS QUE NÃO QUEREM TER FILHOS POR CAUSA DE PROBLEMAS GENÉTICOS, TEM PESSOAS QUE QUEREM TER O FILHO DO SEXO QUE DESEJA! (NÃO ESTOU DEFENDENDO NEM UM NEM OUTRO,APENAS ACHO QUE DEVERIA SER JUSTO PARA OS DOIS).

  194. fabioeugenio disse:

    Oi Thaís,

    Entendo sua posição. Mas o problema é que no tratamento de FIV podem ser gerados embriões do sexo não escolhido pelo casal. E neste caso? Você não dará a eles o direito de nascer apenas por ser de determinado sexo??

    Existem várias questões éticas e filosóficas envolvidas. Cabe a nós, médicos, seguirmos o que determina o Conselho Federal de Medicina.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  195. Gabriela disse:

    Tenho 21 anos, Tenho trompas bilaterais obstruidas meu ginecologista me indicou fazer a FIV, Deus me abençoando ano que vem 2015 vou fazer. Quem faz esse tipo de tratamento tem chance de ter gemeos. Quero saber se posso obter de querer gemeos?
    Desde já agradeço.

  196. Ana Laura G. Rosa disse:

    Oi boa tarde por acaso encontrei seu site . Sou médica tenho 35 anos e estou esperando meu segundo filho. Este filho fiz controle de ovulação e tive relação 4 dias antes de ovular com ducha de vinagre p acidificar pois queríamos muito uma menina. Estava muito esperançosa mas… Apesar de tudo veio outro menino. Desculpe a franqueza mas é muito frustrante para mim … Sei que e ilegal mas gostaria de tentar através do pdg, porém corro a risco de fertilizar apenas meninos. Gostaria de saber se há algum estudo específico p quantificar o número de x e y na amostra de um esperma. É possível não espermatozoides masculinos? Agradeço desde já.

  197. Grazielle Steffen disse:

    Concordo com vc Thais… a nossa legislação é muito confusa sim! Não se pode determinar o sexo do bebê, mas o adulto pode escolher fazer uma cirurgia de mudança de sexo!!! Tb discordo disso. Eu tenho 2 meninos e meu sonho de menina é ter uma filha. Sou feliz com os meus filhos, mas sonho é sonho. Sempre faltará algo que me deixe completa, pois a vontade é muito grande. O duro vai ser daqui há uns 10 ou 15 anos, quando eu não puder mais engravidar, votarem uma lei que permita a escolha do sexo… “Há coisas legais que são imorais, e há coisas ilegais que não são imorais”. Basta saber o que é imoral para uns e não imoral para outros…

  198. fabioeugenio disse:

    Oi Gabriela,

    A possibilidade de gêmeos é em torno de 20%.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  199. fabioeugenio disse:

    Oi Laura,

    Existe um procedimento de separação do sêmen chamado microsort, que é realizado em algumas clínicas nos EUA.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  200. simone costa disse:

    oi Dr quero muito uma menina pois ja tenho 2 meninos como faço posso pedir atraves de uma ordem judicial e um sonho que estao tirando de mim as leis aqui mudam muito tenho 38 estou com pressa e muito frustada obrigada.

  201. fabioeugenio disse:

    Oi Simone,

    O impedimento não é legal (justiça), é ético pelo Conselho Federal de Medicina!!

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  202. stefanny rodrigues disse:

    oi tenho 18 anos sou lesbica eu e minha namorada pretendemos ter uma filha, queria saber se é possivel a gente escolher o sexo do bebe e o qnt mais ou menos seria o orçamento…obrigada

  203. fabioeugenio disse:

    Oi Stefanny,

    A escolha de sexo somente é permitida nos casos de doenças genéticas familiares.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  204. Cíntia disse:

    Olá, meu nome é Cíntia tenho 28 anos e sou mae de 3 meninos…
    Amo meus filhos, eles são tudo pra nós, eu e meu marido, mas meu sonho é de ter uma menina… Gostaria de saber se isso é possível através da inseminação, e qual o valor? Fico no aguardo de uma resposta!
    Obrigada!

  205. fabioeugenio disse:

    Oi Cíntia,

    A inseminação não oferece chances efetivas de separação do sêmen para determinado sexo.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  206. Leticia disse:

    Boa noite,

    E possível escolher o sexo do bebe através da inseminação?

  207. valneyde silva disse:

    olá tenho dois filhos os dois são meninos gostaria muito de ter uma menina mas tenho medo de engravidar e ser mas um menino gostaria de saber quanto é para mim ter uma menina tenho 26 anos eu e meu marido ñ tenho nenhum problema de engravidar só quero ter uma menina gostaria de saber os procedimentos para isso e o valor

  208. fabioeugenio disse:

    Oi Letícia,

    É possível na FIV com PGD (anaálise genética), mas somente nos casos de doenças genéticas familiares.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  209. fabioeugenio disse:

    Oi Neide,

    A escolha do sexo somente é permitida nos casos de doenças genéticas familiares.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  210. oaris disse:

    oí Dr su so quería saber o valor da fiv

  211. ANDREA ALVES disse:

    Eu tenho quatro varões abençoados, e gostaria de uma princesinha também. Podemos tentar?

  212. ANDREA ALVES disse:

    Por favor me passa o endereço da clinica.

  213. fabioeugenio disse:

    Oaris,

    O custo médio é de 15 a 17 mil reais, incluindo medicações.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  214. fabioeugenio disse:

    Oi Andrea,

    A escolha do sexo somente é permitida nos casos de doenças genéticas familiares.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  215. Aline Francis disse:

    Quero ter filhos gêmeos um menino e uma menina, sendo que na minha família se ha caso de gêmeos por parte de meu pai, mas queria mesmo assim, já tenho uma filha de 6 anos, e queria saber se eu consegueria ter gêmeos com esse métodos e quanto custaria?

  216. Renato A M disse:

    Estou com algumas dúvidas será que na fertilização in vitro poderia se formar e ser fecundados de uma só vez 3 futuras bebês do sexo feminino? e quanto seria em média o valor de uma operação como
    essa ? desde já grato pela resposta as minhas indagações.

  217. fabioeugenio disse:

    Oi Aline,

    Os tratamentos são com objetivo de gravidez única. Os gêmeos ocorrem eventualmente.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  218. fabioeugenio disse:

    Oi Renato,

    A escolha do sexo somente é permitida nos casos de doenças genéticas familiares.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio

  219. Tatiane Neres disse:

    Boa tarde !
    Eu fiz laqueadura com 23 anos , cortei 1 lado da trompa . Eu conheci o homem da minha vida hoje e quero muito engravidar novamente , ou seja ter mais 1 bebe , hoje estou com 32 anos . Eu consigo gerar uma criança normal através de inseminação artificial ? ou seria melhor fazer reconstituição de trompas ? Quanto tempo leva para que a gestação seja concluída ? Qual e o valor aproximado para que esta inseminação seja feita ?
    No aguardo ,
    Tatiane Neres

  220. fabioeugenio disse:

    Oi Tatiane,

    Você tem idade ótima. Através de exames pode-se definir em relação à reversão da laqueadura, ou a FIV.

    Abs,

    Dr. Fábio Eugênio